Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Miguel Russe

Tufões no Pacífico Oeste - 2020

Topic will be automatically locked at 02:00 AM

Recommended Posts

Posted (edited)

Tópico para Monitoramento de Tufões no Pacífico Oeste - 2020

========================================================================================================================

Informações Básicas:

Período: Ano Todo (Maior atividade entre Maio e Outubro)

Cobertura: Entre 100 Graus Leste a 180 Graus Oeste (Limite da Linha Internacional de Data)

Órgão Responsável por Monitorar: Agência Meteorologica do Japão - JMA (Toda Bacia); PAGASA (para as Filipinas), além do JTWC para interesses dos EUA.

Sufixo para INVEST: "W"

Classificação de Fases: Depressão Tropical (Até 64km/h); Tempestade Tropical (64 a 117km/h) [somente para o JMA - Tempestade Tropical Severa (89 a 117km/h)]; Tufão (118 a 240km/h); [somente para o JTWC - Super Tufão (240km/h ou mais)].

==========================================================================================================================

Nessa bacia, há uma lista rotatória de nomes dados pelos países da região mais os EUA, sem definição por anos. 

Próximos nomes internacionais para o Pacífico Oeste adotados pelo JTWC:

Vongfong

Nuri 

Sinlaku 

Hagupit 

Jangmi 

Mekkhala 

Higos 

Bavi 

Maysak 

Haishen 

Noul 

Dolphin 

Kujira 

Chan-hom 

Linfa 

Nangka 

Saudel 

Molave 

Goni 

Atsani 

Etau 

Vamco 

Krovanh 

Dujuan 

Surigae 

Choi-wan 

Koguma 

Champi 

(MENSAGEM EDITADA PELA ADMINISTRAÇÃO, PARA REALOCAÇÃO DA INTRODUÇÃO DO TÓPICO)

========================================================================================================================

Está aberta a temporada de tufões no pacifico. Ambo se formou ontem a noite e pode virar uma TS amanhã ou outro dia. Não dá p descartar a chance de um tufão, ja que o ciclone esta em codições favoraveis e uma breve intensificação para tufão pode acontecer.

300px-Ambo_2020_track.png

wp9520.gif

Edited by Miguel Russe
  • Like 2

Em 10/05/2020 em 13:25, Miguel Russe disse:

Está aberta a temporada de tufões no pacifico. Ambo se formou ontem a noite e pode virar uma TS amanhã ou outro dia. Não dá p descartar a chance de um tufão, ja que o ciclone esta em codições favoraveis e uma breve intensificação para tufão.

Vongfong se formou e pode fazer landfall nas Filipinas como tufão na quinta.

Previsão inicial que chegue as Filipinas com ventos sustentados em 130 km/h.

Imagem

Imagem

• Like 1

1. O futuro de Vongfong está incerto. De um lado ele fica como TS ou fica como um fraco minimo cat 1 (JMA, JTWC, EURO, PAGASA e etc) e de outro ele vai pras categorias 3 e 4, tendo modelos prevendo até um categoria 5 ! (GFS, EU MESMO e etc.
  2.  Estou tambem com muitas Dúvidas sobre vongfong. Enquanto JMA, JTWC E PAGASA classificam Ambo (Vongfong) como TS mínima, eu vejo uma função semelhante a olho (Eye like feature) e eu tenho minhas estimativas de 50 knots (60 mph). Mesmo sabendo eu que A JTWC tem seus habitos bem conservadores, acho que ele podia dar a Vongfong uns 50 mph,mesmo sendo a pouca diferença
  3. Em minhas previsões sobre Vongfong, eu nunca tirei uma chance de rápida intensificação seja a qualquer categoria, pois a até a JTWC E PAGASA não descartam uma, pois todo mundo sabe que o sistema está em um ambiente extremamente favoráveis.
  • Like 1

Eu acho que alem de ciclones devastadores, deveriam ser retirados os nomes de ciclones com marcas meteorológicas muito expressivas. Tipo Vongfong e Megi. 

Só acho. 

• Thanks 4

Tempestade tropical Vongfong:

10-minutos: 40 kn (45 mph) 

1-minuto: 50 kn (60 mph)

Pressão: 998 mbar

Vongfong se insificou um pouco rapido das 12h á 17h de 40 mph á 60 mph. 5 hrs foi 20 mph. Expectativa de se intensifique mais rapidamente ate a cat 3, 4 ou 5.

• Like 1

Posted (edited)

Vongfong está gerando um pequeno olho.

Rapida intensificação deve estar em andamento.

20200512_194240.png

20200512_200543.png

Edited by mario junior
  • Like 3

1 hora atrás, mario junior disse:

Vongfong está gerando um pequeno olho.

Rapida intensificação deve estar em andamento.

20200512_194240.png

20200512_200543.png

Vamos lá Vongfong! Kkkkkkk

Olhando a imagem eu eu diria que Vongfong passa por uma intensificação explosiva.

Estimo eu uns 90 mph.

Quem diria, um tufão bem começo da temporada

Typhoon 01W Vongfong

4 horas atrás, Miguel Russe disse:

Vamos lá Vongfong! Kkkkkkk

Olhando a imagem eu eu diria que Vongfong passa por uma intensificação explosiva.

Estimo eu uns 90 mph.

Quem diria, um tufão bem começo da temporada

Typhoon 01W Vongfong

2016 fez isso e ainda trouxe um com vento de 180 mph 

• Thanks 1

Posted (edited)
Em 10/05/2020 em 13:25, Miguel Russe disse:

Tópico para Monitoramento de Tufões no Pacífico Oeste - 2020

Informações Básicas:

Período: Ano Todo (Maior atividade entre Maio e Outubro)

Cobertura: Entre 100 Graus Leste a 180 Graus Oeste (Limite da Linha Internacional de Data)

Órgão Responsável por Monitorar: Agência Meteorologica do Japão - JMA (Toda Bacia); PAGASA (para as Filipinas), além do JTWC para interesses dos EUA.

Sufixo para INVEST: "W"

Classificação de Fases: Depressão Tropical (Até 64km/h); Tempestade Tropical (64 a 117km/h) [somente para o JMA - Tempestade Tropical Severa (89 a 117km/h)]; Tufão (118 a 240km/h); [somente para o JTWC - Super Tufão (240km/h ou mais)].

==========================================================================================================================

Nessa bacia, há uma lista rotatória de nomes dados pelos países da região mais os EUA, sem definição por anos. 

Próximos nomes internacionais para o Pacífico Oeste adotados pelo JTWC:

Vongfong 

Nuri 

Sinlaku 

Hagupit 

Jangmi 

Mekkhala 

Higos 

Bavi 

Maysak 

Haishen 

Noul 

Dolphin 

Kujira 

Chan-hom 

Linfa 

Nangka 

Saudel 

Molave 

Goni 

Atsani 

Etau 

Vamco 

Krovanh 

Dujuan 

Surigae 

Choi-wan 

Koguma 

Champi 

(MENSAGEM EDITADA PELA ADMINISTRAÇÃO, PARA REALOCAÇÃO DA INTRODUÇÃO DO TÓPICO)

Está aberta a temporada de tufões no pacifico. Ambo se formou ontem a noite e pode virar uma TS amanhã ou outro dia. Não dá p descartar a chance de um tufão, ja que o ciclone esta em codições favoraveis e uma breve intensificação para tufão.

300px-Ambo_2020_track.png

wp9520.gif

Heheh gostei bastante da introdução

Valeu administração kkk

Edited by Miguel Russe

Posted (edited)

Vongfong finalmente foi a categoria 1.

Ele está como tempestade tropical severa pela JMA.

Tem 1 min. de 80 mph, segundo a nossa "querida" JTWC.

Tem 10 min. de 70 mph segundo a JMA.

Pressão entre 985 e 980.

JTWC mudou seu discurso e voltou a colocar. um categoria 3.

Que eu me lembre JMA previa um 100 mph de 10 min, podendo variar as cat. 2, 3 e 4.

TYPHOON 01W (VONGFONG) WARNING NR 007 UPGRADED FROM TROPICAL STORM 01W 01 ACTIVE TROPICAL CYCLONE IN NORTHWESTPAC MAX SUSTAINED WINDS BASED ON ONE-MINUTE AVERAGE WIND RADII VALID OVER OPEN WATER ONLY --- WARNING POSITION: 130600Z --- NEAR 12.0N 128.5E MOVEMENT PAST SIX HOURS - 295 DEGREES AT 04 KTS POSITION ACCURATE TO WITHIN 030 NM POSITION BASED ON CENTER LOCATED BY SATELLITE PRESENT WIND DISTRIBUTION: MAX SUSTAINED WINDS - 070 KT, GUSTS 085 KT WIND RADII VALID OVER OPEN WATER ONLY RADIUS OF 064 KT WINDS - 015 NM NORTHEAST QUADRANT 005 NM SOUTHEAST QUADRANT 000 NM SOUTHWEST QUADRANT 010 NM NORTHWEST QUADRANT RADIUS OF 050 KT WINDS - 040 NM NORTHEAST QUADRANT 035 NM SOUTHEAST QUADRANT 020 NM SOUTHWEST QUADRANT 030 NM NORTHWEST QUADRANT RADIUS OF 034 KT WINDS - 085 NM NORTHEAST QUADRANT 060 NM SOUTHEAST QUADRANT 055 NM SOUTHWEST QUADRANT 070 NM NORTHWEST QUADRANT REPEAT POSIT: 12.0N 128.5E

O pontinho que faltava para o nome Vongfong ter sentido

800px-Vongfong_2020_track.png

01W_130900sair.jpg

Edited by Miguel Russe
  • Like 1
  • Thanks 1

6 horas atrás, PabloMartins disse:

2016 fez isso e ainda trouxe um com vento de 180 mph 

Quem sabe o vongfong queira atingir no minimo 160?

• Like 1

Vongfong finalmente foi atualizado para tufão num aviso especial da JMA.

são 80 mph de 10 e 1 minuto sustentado. JTWC estima 982 mbar. JMA estima 975 mbar.

• Like 1

Vongfong passou por uma rápida intensificação, chegando a categoria 2 em menos de 3 dias. A previsão da JTWC indica que vongfong irá fazer seu primeiro landfall numa região bem perto de onde o Tufão Kammuri devastou no fim do ano passado e depois fará seu 2° landfall na costa leste de luzon como um forte categoria 3. Minha expectiva é que depois disso seus remanecentes poderão passar perto de Tóquio e causar algumas chuvas fortes e torrenciais e ventos entre 80 e 50 km\h.

• Like 1

13 minutos atrás, Miguel Russe disse:

Vongfong passou por uma rápida intensificação, chegando a categoria 2 em menos de 3 dias. A previsão da JTWC indica que vongfong irá fazer seu primeiro landfall numa região bem perto de onde o Tufão Kammuri devastou no fim do ano passado e depois fará seu 2° landfall na costa leste de luzon como um forte categoria 3. Minha expectiva é que depois disso seus remanecentes poderão passar perto de Tóquio e causar algumas chuvas fortes e torrenciais e ventos entre 80 e 50 km\h.

Imagem

• Like 1

HRWF indicando landfall como categoria 4.

Imagem

• Like 3
  • Confused 1
  • Sad 1

Fui na wikipedia agora a pouco e estou esperando a confirmação da JTWC dizendo que VONGFONG FOI Á CATEGORIA 3!!! 

Com ventos de 120 mph e 965 mbar!!

Obs..

Está confirmando, por isso a informação oficial pode demorar.

• Like 1

Tufão Vongfong

Imagem

• Like 5

HWRF segue indicando um landfall como categoria 4.

Nesta rodada as chances aumentaram ainda mais, pois trajetória está mais ao sul.

Imagem

• Confused 1

Pressão prevista de 935 mbar.

Imagem

• Like 1

13 minutos atrás, mario junior disse:

Eita

Acho que vai ficar meio impossivel Vongfong ficar assim.

Torço por um Mitch 2.0

Extremamente forte nas aguas mas se chegar perto de alguma terra morre na hora

Mitch enfraqueceu mais devido ao fato de ter ficado estacionado do que devido à proximidade ao continente. E isso foi mais desastroso do que se ele tivesse feito logo landfall como Cat 5.

• Like 5

HWRF prevê quantos km/h por 1 minuto?

Estou prevendo um 140 mph de 940 mbar.

Posted (edited)

VONGFONG FOI OFICIALMENTE ATUALIZADO PARA CATEGORIA 3!!! 

120 MPH E PRESSÃO DE 965 MBAR!!!

Vongfong passou por uma rapida intensificação, indo de 80 mph a 120 mph em menos de 20 horas e chegou a um forte categoria 3 em menos de 2 dias! (50 mph a 120 mph)

Edited by Miguel Russe
.
  • Like 2

Posted (edited)

Vongfong proximo do landfall em samar, filipinas.

Se houver danos de mais de 100 mil Php (moeda filipina) o nome Ambo deve ser retirado da lista rotatoria de nomes para TCs da PAGASA.

Não se pode descartar um cat 4, mesmo proximo de terra. O proximo aviso da JTWC e previsto pra ser publicado dentro de 1 hora

Vongfong tem ventos de quase 125 mph, e deve tocar terra numa cidade chamada Dolores.

20200513_225008.png

20200513_224945.png

Edited by mario junior
  • Like 3

Tufão Vongfong está fazendo landfall nas Filipinas.

Imagem

• Like 1