Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tufões no Pacífico Oeste - 2020


Recommended Posts

23 horas atrás, Felipe F disse:

Japão não solicitou a retirada do nome em 2015, mesmo com 74 mortos e estimativa de 1 bilhão de dólares em danos. 

No Indico tem um ciclone com nome bem parecido ( Gonu), que foi retirado em 2007.

 

Como o Tufão Goni(o deste ano) está passando pela área da PAGASA, ele está recebendo um nome atribuído pelo serviço das Filipinas. O nome atribuído pela PAGASA para esse tufão é Rolly.

 

Vale lembrar que até 1999 quem nomeava os tufões era os Estados Unidos (através da JTWC com sede no Havaí) e seus nomes eram os mesmos utilizados pelo Centro Nacional de furacões de Miami (o Ida foi um dos nomes de tufão mais utilizados, e está na lista da próxima temporada de furacões do Atlântico Norte).

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Isso é muito triste ! O ciclone é lindo, mas que desagradável ver ele passar bem por cima de uma cidade com mais de 200k habitantes.

 

Quando Haiyan maltratou as Filipinas, deixou um saldo de pelo menos 4000 fatalidades. E agora, que este novo tufão deve atingir uma cidade maior do que Tacloban ?

  • Like 1
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

5 minutos atrás, Renan disse:

Isso é muito triste ! O ciclone é lindo, mas que desagradável ver ele passar bem por cima de uma cidade com mais de 200k habitantes.

 

Quando Haiyan maltratou as Filipinas, deixou um saldo de pelo menos 4000 fatalidades. E agora, que este novo tufão deve atingir uma cidade maior do que Tacloban ?

Os 260 mil é a população estimada da ilha em 2015.

Destaco que ele pode afetar com força a Grande Manila.

 

8I7QPjt.thumb.png.c80b409e05c78b0f5f06bb090ecc173d.png

 

Tacloban tinha 170 mil habitantes e +6 mil morreram na passagem de Haiyan.

O ciclone deixou +1,7 mil desaparecidos.

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

T8.0

 

Citar

TPPN13 PGTW 311816

A. SUPER TYPHOON 22W (GONI)

B. 31/1800Z

C. 13.69N

D. 125.08E

E. ONE/HMWRI8

F. T8.0/8.0/D0.5/24HRS STT: D0.5/03HRS

G. IR/EIR

H. REMARKS: 01A/PBO EYE/ANMTN. WMG EYE SURROUNDED BY CDG YIELDS
AN E# OF 6.5. ADDED 1.0 EYE ADJUSTMENT FOR CDG, AND ADDED 0.5
FOR BF, TO YIELD A DT OF 8.0.

I. ADDITIONAL POSITIONS:
31/1257Z 14.07N 126.15E MMHS
31/1635Z 13.60N 125.47E GPMI
31/1655Z 13.80N 125.23E MMHS


HEINS

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

No mar, Goni tem agora ventos equivalentes a um tornado de classificação EF-5.

Em terra o relevo dessa Ilha é bem rugoso e com elevações de + de 700m e vários cumes mais à frente na Ilha de Luzon vão desestabilizar ràpidamente Goni. 

E essa baía de São Miguel não sei se ela é muito grande pra ser um problema, ela estará a barlavento quando o ciclone se aproximar. A posição de Tacloban no fundo de uma baía potencializou demais as inundações.

Manila eu acho que vi pegar um tufão ordinário.

NkBQONB.png

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

1 minuto atrás, Tavares disse:

Não sei, acho que esse é o landfall mais intenso pelo menos no Pacifico, não?

Acho que fica atrás somente de Haiyan (por pouco).

 

JMA foi 895 hPa para Haiyan no landfall e 905 para Meranti (2016) e agora Goni.

Rammasun (2014) teve registro de 888 mbar em um estação na China (JMA não baixou de 930 hPa sua estimativa).

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

20 minutos atrás, luizfbonfim disse:

 

Force Thirteen, eles tem mania de criar cenários hipotéticos de ciclones tropicais. Não sei de onde tiraram essa informação. Deve ser mais um cenário hipotético. Se é com base em informação de algum meteorologista, deveriam escrever "estima" no lugar de "confirma". Confirmar só se estivesse lá com instrumentos de medição. Os próprios institutos oficiais estão trabalhando com estimativas.

Edited by Tavares
  • Like 2
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Agora, Felipe F disse:

@Miguel Russe maiores altitudes da ilha se aproxima dos 800 metros.

 

Super Tufão Goni

 

Imagem

Então tem chances do olho fechar mais rápido? E sem a JMA atualizar a pressão para sub-900 mb? Alguma estação reportou pressão abaixo de 920 mb?

Perdão pela grande quantidade de pergunta, é que e a primeira vez que acompanho um ciclone desse porte, pois só comecei a ver TCs em 2017....

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.