Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Maio/2020


Recommended Posts

1 minuto atrás, Matheus Vinicius disse:

Como poderia ser assim?

 

Acho que ele se refere ao clima úmido, garoento, nublado, e altamente favorável a doenças respiratórias.

Fui pra lá uma vez e quase morri de pneumonia. Não, mentira, mas fui mal preparado, lembrando do calor horrível de POA, e passei muito frio. Voltei gripado pra sauna de POA.

Link to comment
Share on other sites

4 minutos atrás, Eclipse disse:

 

Acho que ele se refere ao clima úmido, garoento, nublado, e altamente favorável a doenças respiratórias.

Fui pra lá uma vez e quase morri de pneumonia. Não, mentira, mas fui mal preparado, lembrando do calor horrível de POA, e passei muito frio. Voltei gripado pra sauna de POA.

Por incrível que pareça após eu começar a me expor tanto a tomar banho de chuvas quanto ao frio forte, eu venho raramente ficando doente. Creio que isso criou mais imunidade e mais resistência, e é exatamente o que o holandês Wim Hof disse, recomendo pesquisar sobre ele. Ele já maratonou corridas a -20, escalou montanhas, inclusive o Monte Everest, mergulhou em lagos congelados e por aí vai, tudo isso naturalmente. E segundo ele todos podem ser assim caso treinem.

 

 

 

 

Edited by Matheus Vinicius
  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, LeoP disse:

 

Perfeita explanação, amigo... a temperatura é a variável mais importante quanto à sensação de calor ou frio, mas tem muuuitas outras que, juntas, podem fazer uma diferença tão grande quanto a temperatura. Não é a toa que o inmet mede, além da temperatura:

 

-umidade;

-intensidade de ventos;

-radiação em Kj/m²;

-insolação;

-etc

 

Aqui na minha região, se você observar os gráficos, verá uma diferença de apenas 5ºC entre o mês mais quente e o mês mais frio, mas a sensação térmica geral é muito diferente, bem menor em julho que em fevereiro, coisa que apenas os números de temperatura não conseguem mostrar. Isso acontece porque, nessa época, além dessa queda de temperatura, aumentam os ventos, diminui a umidade, diminui a intensidade da radiação, diminui a duração dos dias. Creio que Juiz de Fora, próximo daqui, seja parecido. Há regiões que, em determinada época, apresentam diminuição da temperatura, mas aumento da umidade. No final, a sensação de calor fica equivalente. Palmas é mais desagradável no verão (quente e úmida) ou no meio do ano (muito quente e seca)?

 

Hoje o dia foi ensolarado e civilizado, 15/25 graus no centro. Mesmo sem ar polar, tivemos um dia levemente abaixo da média do mês.

Primeiramente, gostaria de agradecer a todos os envolvidos nas postagens recentes, pois confesso para vocês que nunca ri tanto na minha vida acessando o BAZ. Muito obrigado por me proporcionarem alguma alegria nestes dias caóticos e solitários. 

 

Agora, voltando a discussão, eu gostaria de citar o exemplo de João Pessoa. Eu estive por lá, intercalado de bate-voltas a Belo Horizonte, entre agosto/2019 e fevereiro/2020. Consegui pegar um pouco da época mais fria e um pouco da época mais quente. 

 

Em agosto, o padrão das temperaturas em João Pessoa, usando a orla de Cabo Branco como referência, sempre era 22°C/28°C, variando bem pouco. 

 

Em fevereiro, o padrão na variação diária era sempre 26°C/32°C, as vezes 1°C para mais ou para menos e raramente divergindo mais do que 2°C destas médias. 

 

São 4°C de diferença na média entre um dos meses mais frios e um dos meses mais quentes, mas falar com vocês, dá uma diferença enorme de uma época para outra. Em agosto, o vento forte e constante proporciona um conforto térmico excepcional, que eu sinceramente não imaginava encontrar quando fui lá pela primeira vez. Já em fevereiro, bastam 5 minutos de caminhada ao sol, com pouco vento que você já está implorando por uma sombra com ar condicionado, que aliás, pelo menos pra mim que não estou acostumado, é um item obrigatório para conseguir dormir no verão, mas que se esforçar um pouco, é dispensável no inverno. 

 

Então, reforço o que já foi dito por vocês, se basear somente em números ao julgar o clima de um determinado local é um equívoco enorme. 

Edited by RafaelBHZ
  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

13 minutos atrás, Matheus Vinicius disse:

Por incrível que pareça após eu começar a me expor tanto a tomar banho de chuvas quanto ao frio forte, eu venho raramente ficando doente. Creio que isso criou mais imunidade e mais resistência, e é exatamente o que o holandês Wim Hof disse, recomendo pesquisar sobre ele. Ele já maratonou corridas a -20, escalou montanhas, inclusive o Monte Everest, mergulhou em lagos congelados e por aí vai, tudo isso naturalmente. E segundo ele todos podem ser assim caso treinem.

 

 

Até acredito que isso possa ver verdade. Temos um corredor aqui em POA, chamado "O Cara da Sunga", no inverno ele só usa um chapeuzinho e luvas pra correr, pq ele afirma que o importante é proteger as extremidades, e corre sem camisa, só de sunguinha.

Segundo ele, ao longo dos anos ele foi ficando mais resistente, e praticamente nunca mais se gripou.

Inclusive tem um vídeo dele dando entrevista em Agosto de 2013, com um termômetro de rua da Redenção marcando 3 C.

Acredito que somos adaptáveis, e nosso organismo é resiliente a ponto de nos fortalecer pra condições cada vez mais adversas;

 

O cara mais doidão desses aí é o Hyoga de Cisne, que mergulhava nos lagos gelados da Sibéria pra entregar flores ao defunto da mãe dele. Ainda bem que o Camus de Aquário acabou com essa palhaçada lá na casa de Libra.

Edited by Eclipse
Link to comment
Share on other sites

Até o momento NENHUM mês de 2020 teve anomalia positiva maior que 1 grau. Somente janeiro teve anomalia positiva, e leve(em especial na média das máximas, de apenas 0,3 graus). O resto não passou de 0 grau de anomalia. 

 

Um ano bem comportado no Mirante. Será que maio repetirá a dose? A última vez que o Mirante teve mais de 1 grau de anomalia positiva foi em outubro do ano passado.

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

11 minutos atrás, RafaelBHZ disse:

Primeiramente, gostaria de agradecer a todos os envolvidos nas postagens recentes, pois confesso para vocês que nunca ri tanto na minha vida acessando o BAZ. Muito obrigado por me proporcionarem alguma alegria nestes dias caóticos e solitários. 

 

Agora, voltando a discussão, eu gostaria de citar o exemplo de João Pessoa. Eu estive por lá, intercalado de bate-voltas a Belo Horizonte, entre agosto/2019 e fevereiro/2020. Consegui pegar um pouco da época mais fria e um pouco da época mais quente.  

 

Em agosto, o padrão das temperaturas em João Pessoa, usando a orla de Cabo Branco como referência, sempre era 22°C/28°C, variando bem pouco. 

  

Em fevereiro, o padrão na variação diária era sempre 26°C/32°C, as vezes 1°C para mais ou para menos e raramente divergindo mais do que 2°C destas médias. 

 

São 4°C de diferença na média entre um dos meses mais frios e um dos meses mais quentes, mas falar com vocês, dá uma diferença enorme de uma época para outra. Em agosto, o vento forte e constante proporciona um conforto térmico excepcional, que eu sinceramente não imaginava encontrar quando fui lá pela primeira vez. Já em fevereiro, bastam 5 minutos de caminhada ao sol, com pouco vento que você já está implorando por uma sombra com ar condicionado, que aliás, pelo menos pra mim que não estou acostumado, é um item obrigatório para conseguir dormir no verão, mas que se esforçar um pouco, é dispensável no inverno. 

  

Então, reforço o que já foi dito por vocês, se basear somente em números ao julgar o clima de um determinado local é um equívoco enorme. 

 

Isso é algo que a galera do centro-sul não imagina mas a população percebe muito a diferença do verão pro inverno no leste do Nordeste.

 

Natal em Dezembro/Janeiro é mínima de 25/26ºC todo dia e máximas de 30/31ºC, pouca chuva e pouco vento, muito desagradável.

 

Já em Julho/Agosto mínimas entre 20/22ºC e máximas entre 26/28ºC, com muito vento e é um vento frio, nem se compara ao vento morno do verão.

  • Like 14
Link to comment
Share on other sites

Aqui em São Paulo (capital), a temperatura geralmente não diz nada a respeito da sensação térmica. O solo totalmente asfaltado aquece muito o ar, quem gosta de andar (andar mesmo) por aqui sabe bem disso: você sai com 15 graus e chega suando no seu destino. É por isso que eu, pra falar do tempo, só falo saindo de casa e andando um pouco lá fora. Falar se está frio sem saber como está o vento, a umidade, etc, aqui não funciona. Kkk

 

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Agora, Elieder disse:

Aqui em São Paulo (capital), a temperatura geralmente não diz nada a respeito da sensação térmica. O solo totalmente asfaltado aquece muito o ar, quem gosta de andar (andar mesmo) por aqui sabe bem disso: você sai com 15 graus e chega suando no seu destino. É por isso que eu, pra falar do tempo, só falo saindo de casa e andando um pouco lá fora. Falar se está frio sem saber como está o vento, a umidade, etc, aqui não funciona. Kkk

 

Tem a questão do sol dos 800 metros de altitude ...isso conta muito.

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, RafaelBHZ disse:

Primeiramente, gostaria de agradecer a todos os envolvidos nas postagens recentes, pois confesso para vocês que nunca ri tanto na minha vida acessando o BAZ. Muito obrigado por me proporcionarem alguma alegria nestes dias caóticos e solitários. 

 

Agora, voltando a discussão, eu gostaria de citar o exemplo de João Pessoa. Eu estive por lá, intercalado de bate-voltas a Belo Horizonte, entre agosto/2019 e fevereiro/2020. Consegui pegar um pouco da época mais fria e um pouco da época mais quente. 

 

Em agosto, o padrão das temperaturas em João Pessoa, usando a orla de Cabo Branco como referência, sempre era 22°C/28°C, variando bem pouco. 

 

Em fevereiro, o padrão na variação diária era sempre 26°C/32°C, as vezes 1°C para mais ou para menos e raramente divergindo mais do que 2°C destas médias. 

 

São 4°C de diferença na média entre um dos meses mais frios e um dos meses mais quentes, mas falar com vocês, dá uma diferença enorme de uma época para outra. Em agosto, o vento forte e constante proporciona um conforto térmico excepcional, que eu sinceramente não imaginava encontrar quando fui lá pela primeira vez. Já em fevereiro, bastam 5 minutos de caminhada ao sol, com pouco vento que você já está implorando por uma sombra com ar condicionado, que aliás, pelo menos pra mim que não estou acostumado, é um item obrigatório para conseguir dormir no verão, mas que se esforçar um pouco, é dispensável no inverno. 

 

Então, reforço o que já foi dito por vocês, se basear somente em números ao julgar o clima de um determinado local é um equívoco enorme. 

Verdade, moro em João Pessoa, e faz muita diferença o verão escaldante com o inverno, que não é frio como vocês estão acostumados mas é bem agradável, de Maio até Agosto.

Como nasci e me criei em Pernambuco e depois vim pra cá, então sou acostumado a dormir com ventilador, mas mesmo eu com esse costume ainda é dificil de suportar no verão, pq como você disse é bem quente e com pouco vento, e qualquer coisa faz o indivíduo suar muito. Em contrapartida no inverno, com a chuva e o vento frio soprando do AS, o tempo fica bem confortável, para mim seria perfeito se fosse um Maio-Agosto o ano inteiro ☺

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

17 horas atrás, Pablo MQL disse:

 

El Liquidambar o estoraque  es un arbol de distribucion natural en zonas templadas y subtropicales calidas, de hecho este genero se extinguio de toda Europa y se retiro durante la ultima glaciacion hasta una pequeña zona de clima templado calido en Turquia donde sobrevive una sola especie.

 

Existen solo 4 especies, 2 asiaticas en China, sur de Corea, Laos, Taiwan y Vietnam, la especie  turca y una norte/centro americana.

 

La especie mas comun; Liquidambar styracifua, la que vemos por esta parte del globo, es la norte y centro americana  es nativo de áreas templadas y  subtropicales del este de Estados Unidos, donde se distribuye desde el sur del estado de New York hasta el centro de la peninsula de la Florida, tambien se distribuye por el sur de Mexico; Guatemala, Belize, Nicaragua y Honduras; crece desde el nivel del mar hasta no mas de los 1800msnm, en campos, bosques y llanuras inundadas.

Es una especie que no se siente a gusto en clima templados frios.

 

250px-Liquidambar_styraciflua_range_map_

 

En si la coloracion y perdida de hojas depende mas de la variacion en la luz solar mas que de la temperatura, por,ejemplo en Bogota plantaron miles de Liquidambares, es uno de los arboles mas comunes de sus calles, Bogota se ubica a 2800msn y 4° N , es decir en plena zona ecuatorial, con una temperatura promedio de 13,1°C. el arbol se adapta bien, sin embargo apenas sufre cambios de coloracion, lo que es natural ya que la intensidad de la luz solar casi no varia durante el año.

 

Si observamos su distibucion, aparentemente, es un arbol que teoricamente se adaptaria bien a la latitud de Rio de Janeiro, me sorprende la coloracion intensa  del ejemplar de la foto para el lugar, sin embargo es habitual que existan grandes diferencias entre ejemplares, incluso puede tener que ver con factores como su salud o falta/exceso de lluvias, ademas Rio queda a una latitud mucho mayor que Bogota (posee mayor variacion solar durante el año).

 

El liquidámbar en la antigüedad era muy utilizado por los aztecas. Ejemplo de ello eran los mancebos (hombres jóvenes que no podían rendir tributos grandes) de Tulantzingo que llevaban tributos ante el rey Nezahualcóyotl, dentro de los cuales estaba el pan elaborado con liquidámbar y resina de liquidámbar (Códice Mendoza). Otro uso que le daban los aztecas era como objeto para el pago de impuestos y el comercio.

 

El mayor productor de Liquidambar del mundo es Honduras:

 

liquidambar-5.jpg

 

Ejemplares en Bogota:

15.JPG

 

 

O Liquidambar não está na capital(A capital do estado do Rio de Janeiro chama-se Rio de Janeiro) do estado do Rio de Janeiro, ele está no município de Resende que fica no extremo sul do estado do Rio de Janeiro a mais de 400 metros de altitude. O Clima do município de Resende é diferente do clima do município do Rio de Janeiro! Acho surpreendente que o Liquidambar apresente cores intensas aqui em Resende, mas, se fosse no Rio de Janeiro, seria ultra surpreendente!

 

Abaixo podemos observar e comparar as previsões do tempo de Resende e do Rio de Janeiro

 

1848690434_CapturadeTela(47).png.1a671258e380db9616eaa2db8e33e2a5.png1798281133_CapturadeTela(46).png.f8b857572a7ecec0703b71e04d6e31dd.png

Edited by Victor92
  • Like 3
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Bom dia a todos,

 

Manhã fria na Mantiqueira.

Registros pelo amanhecer:

 

-2,5°C Bairro Do Charco/Delfim Moreira - MG
2,1°C Vila Inglesa/Campos do Jordão - SP
2,1°C Bairro Reserva/ Maria da Fé - MG
3,2°C Sitio da Lage /Maria da Fé - MG
4,2°C Maria da Fé/INMET
4,4°C Melhoramentos/Camanducaia - MG
4,5°C PNI/INMET
4,6°C Campos do Jordão/INMET
5,3°C Monte Verde/INMET
6,4°C Santo Antônio do Pinhal
6,7°C São Bento do Sapucaí - SP

 

Fonte: PWS/INMET

Video feito no Bairro do Charco:

 

  • Like 15
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Maio assim como Abril vem sendo caracterizado com o tempo seco e com isso dias de grande amplitude térmica, ontem variamos de 7 a 27°C, hoje novamente uma manhã bem gelada com apenas 6.4°C, estas manhãs frias estão trazendo um maio com média de mínima até agora em 9.4°C ( comparando com 2019 que teve 13.9°C), a diferença é brutal, e este ano está bom no quesito manhãs frias, apenas o frio diurno é que não está muito presente, fato este comprovado pela menor máxima do ano ainda ser de fevereiro com 23.2°C. A média máxima de maio está em 26.4°C. A expectativa é de que os proximos dias sigam assim e aguardar a chuva e a virada do tempo no fim de semana.

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

19/05 - ❄️❄️

 

-2,9°C - Bom Jardim Da Serra/Vista Alegre

-1,5°C - Bom Jardim Da Serra/Mescalero Ranch

-1,4°C - São Joaquim/Postinho

-1,3°C - Bom Jardim Da Serra/Rio Porteira

-1,1°C - Painel/Fazenda Velha

-0,8°C - Fraiburgo/Liberata/PWS

-0,58°C - Bom Jardim Da Serra/XV Dias

0°C - Fraiburgo/Fazenda Maciel

0,5°C - Vargem Bonita

 

- A estação da Vista Alegre precisa de 0,8°C de média mínima para encerrar o mês com média mínima negativa. Difícil, mas já não é impossível.

  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

26 minutos atrás, Moretão disse:

19/05 - ❄️❄️

 

-2,9°C - Bom Jardim Da Serra/Vista Alegre

-1,5°C - Bom Jardim Da Serra/Mescalero Ranch

-1,4°C - São Joaquim/Postinho

-1,3°C - Bom Jardim Da Serra/Rio Porteira

-1,1°C - Painel/Fazenda Velha

-0,8°C - Fraiburgo/Liberata/PWS

-0,58°C - Bom Jardim Da Serra/XV Dias

0°C - Fraiburgo/Fazenda Maciel

0,5°C - Vargem Bonita

 

- A estação da Vista Alegre precisa de 0,8°C de média mínima para encerrar o mês com média mínima negativa. Difícil, mas já não é impossível.

 

Impressionante. Se com qualquer peidinho esse estação de Vista Alegre já dá essas negativas, imagina quando vir a "MP do ano" ? Estou apostando pesado nos dois dígitos negativos esse ano. 

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Euro 00Z veio péssimo pro frio, minha média máxima se manteria acima dos 25C no mês de maio. Espero que seja falso.

 

Mínima de 12,7C em Blumenau, última mínima boa desse período de ar mais seco uma vez que o vento leste da alta marítima já se apresentou por aqui. Teremos dias com menos amplitude térmica e quem sabe até com alguma chuva (tomara).

 

 

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

9 minutos atrás, Renan disse:

 

Impressionante. Se com qualquer peidinho esse estação de Vista Alegre já dá essas negativas, imagina quando vir a "MP do ano" ? Estou apostando pesado nos dois dígitos negativos esse ano. 

 

Esporadicamente Renan. Depende do ano. Ano passado acho que não chegaria a -9°C.

 

Já em 2012 quando fez -9,2°C na Epagri (provavelmente um pouco menos) deve ter passado com sobras. Outros anos também.

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

8 horas atrás, DaviOlrb disse:

 

Isso é algo que a galera do centro-sul não imagina mas a população percebe muito a diferença do verão pro inverno no leste do Nordeste.

 

Natal em Dezembro/Janeiro é mínima de 25/26ºC todo dia e máximas de 30/31ºC, pouca chuva e pouco vento, muito desagradável.

 

Já em Julho/Agosto mínimas entre 20/22ºC e máximas entre 26/28ºC, com muito vento e é um vento frio, nem se compara ao vento morno do verão.

Passei 2 dias em Natal em novembro do ano passado, exatamente com a variação 25ºC/30ºC. Inclusive achei tranquilo durante o dia, não tem diferença nenhuma para um dia normal de verão em Belo Horizonte. Só a noite que tive foi difícil dormir, eu estava na região do Candelária e sem ar condicionado. Não sei se naquele bairro que venta pouco ou se dei azar quanto ao dia que fui aí mesmo. 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

7 horas atrás, victorgomes334 disse:

Verdade, moro em João Pessoa, e faz muita diferença o verão escaldante com o inverno, que não é frio como vocês estão acostumados mas é bem agradável, de Maio até Agosto.

Como nasci e me criei em Pernambuco e depois vim pra cá, então sou acostumado a dormir com ventilador, mas mesmo eu com esse costume ainda é dificil de suportar no verão, pq como você disse é bem quente e com pouco vento, e qualquer coisa faz o indivíduo suar muito. Em contrapartida no inverno, com a chuva e o vento frio soprando do AS, o tempo fica bem confortável, para mim seria perfeito se fosse um Maio-Agosto o ano inteiro ☺

Gosto muito de João Pessoa, meu sonho é que a cidade fosse vizinha a BH, só atravessar a serra e do outro lado se deparar com a capital paraibana e com o mar.

 

Tenho acompanhando as postagens sobre a Paraíba e vi que está chovendo bastante por aí. No mês de Maio é aquela chuva que cai dispersa ao longo do dia ou ela costuma vir mais volumosa a noite, como nos outros meses? E aliás, eu acho a água da chuva no litoral nordestino um pouco "morna" se comparada às pancadas que temos aqui no centro-sul. Acredito que seja a combinação de altas temperaturas com nuvens baixas.

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Pelas rodadas dessa madrugada, para a minha região permanecem as expectativas das menores mínimas do ano serem mais uma vez registradas. Provavelmente entre Segunda a Quarta. 

 

Estou aguardando algo entre 9°C e 10°C no INMET e de 7°C a 8°C na minha estação. Valores acima disso serão considerados decepcionantes. 

 

Vai ser uma MP bacana de se acompanhar. Assim espero. 

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

EPAGRI APOSTA EM UMA EVENTUAL NEVE NO FINAL DE SEMANA:

 

 

Mudança brusca de tempo no fim da semana
Chuva🌧 e frio 🥶intenso na sequencia 

Na sexta-feira (22/05), uma frente fria desloca-se por SC, provocando chuva em todas as regiões, com risco de temporais localizados, ventania e granizo, especialmente no Oeste. Os maiores totais de chuva estão previstos para o Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte (em média de 40 a 50 mm) e de 20 e 30 mm em média nas demais regiões. Essa chuva não reverte a situação de forte estiagem no estado de SC, mas ameniza em algumas regiões.

No fim de semana (23 e 24/05), a temperatura declina acentuadamente com a chegada de uma intensa massa de ar frio de origem polar. A diminuição de temperatura ocorre com a presença de muita umidade em SC, associada a um ciclone extratropical entre o litoral do Uruguai e RS, com possibilidade de neve e/ou chuva congelada nas áreas altas do Planalto Sul, entre o fim de sábado e início de domingo.  Na próxima semana (25 a 27/05) o tempo fica estável e frio, com temperatura mínima próxima de 0°C e negativa nas áreas altas do estado (acima de 700 m), com formação de geada. No Litoral a temperatura também será baixa, com mínima de 4°C a 8°C.

Acompanhe diariamente a previsão do tempo e avisos meteorológicos no site da Epagri/Ciram e redes socias.
 

Gilsânia Cruz e Marilene de Lima – Meteorologistas
 (Epagri/Ciram)

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

12 minutos atrás, Daniel Lisboa disse:

Tá difícil o Europeu este ano, hein? Agora deu uma pioradinha no frio e sumiu de novo com a MP do fim do mês. 

 

Na boa ? Tá muito instável. E errando terrivelmente nas temperaturas pra cá. Será que acabou o reinado do "EuroREI" ? 

  • Like 4
  • Confused 1
Link to comment
Share on other sites

1 minuto atrás, Renan disse:

 

Na boa ? Tá muito instável. E errando terrivelmente nas temperaturas pra cá. Será que acabou o reinado do "EuroREI" 

Dizem os entendidos que a redução de voos está afetando a obtenção de dados em altitude, fora que muitas convencionais estão sem leitura também devido a pandemia ...

  • Like 3
  • Thanks 2
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

12 horas atrás, João Vicente disse:

 

 

Essa do ribeirao vai negativar esse ano!!! Aposto em -0,7

 

Deus tchouça! Mas vem aí uma PWS muito bem localizada em Ratones que pode brigar pela negativa também. Além, é claro, de Carijós e da Fazenda Ressacada. Tudo vai depender do tipo de resfriamento pela fatídica MP. Mas adoraria que fosse no Sertão, e acho que tem muitas chances! Hoje mínima da Ilha foi lá: 9,8°.

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

20 minutos atrás, Renan disse:

 

Na boa ? Tá muito instável. E errando terrivelmente nas temperaturas pra cá. Será que acabou o reinado do "EuroREI" ? 

 

Pra SP pelo menos a interpretação de previsão dele pelo Foreca tem sido assertiva para períodos inferiores a uma semana, temo que não tenhamos sub-10 nessa mp aqui, mas só de manter as mínimas na média já estará razoável.

Link to comment
Share on other sites

E as altitudes do estado do RJ vão tendo também até aqui um 2020 abaixo da média esperada para o período. Seguem os extremos diários nos INMETs de altitude no estado:

 

Teresópolis - Parque Nacional - 991m Alt.

611581286_terespolis.thumb.PNG.0308e83ce574544de01dd098e915ebdf.PNG

 

Nova Friburgo - Bairro Salinas - 1065m Alt.

friburgo.thumb.PNG.bbaec80175664b7f27f94f3211754cb7.PNG

 

Parque Nacional do Itatiaia - 2.450m Alt.

inmet.thumb.PNG.b4a888990c08037505e4ae7ebc918e7f.PNG

 

A estação do INMET no Pico do Couto se encontra fora do ar há alguns meses.

 

  • Like 10
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

3 hours ago, Victor92 said:

O Liquidambar não está na capital(A capital do estado do Rio de Janeiro chama-se Rio de Janeiro) do estado do Rio de Janeiro, ele está no município de Resende que fica no extremo sul do estado do Rio de Janeiro a mais de 400 metros de altitude. O Clima do município de Resende é diferente do clima do município do Rio de Janeiro! Acho surpreendente que o Liquidambar apresente cores intensas aqui em Resende, mas, se fosse no Rio de Janeiro, seria ultra surpreendente!

 

 

 

 

Si , lo se, estoy de acuerdo que lo es soprendente la coloracion que adquirio ese ejemplar, pero no es sorprendente que se pueda cultivar y desarrollar alli saludablemente.

 

Si observamos su rango de distribucion natural encontramos que es un arbol de clima preferentemente subtropical y que se desarrolla bien en climas templados calidos; subtropicales o tropicales de altura, pero no lo hace en climas templados o templados frios; es decir es un arbol mas apto para el clima de las altitudes bajas de las sierras cariocas que para el clima canadiense.

 

En Estados Unidos se distribuye naturalmente al nivel del mar tan al sur como el Lago Worth (Florida) 26°N.

 

29_T3150879_0_1547244834.jpg

 

Si observamos su rango de distribucion en estas muestras de su medio natural en Centroamerica, vemos que su distribucion natural abarca altitudes y latitudes bastante bajas:

 

49751522007_gf1.png

 

Bosque dedicado a la produccion de Balsamo de Liquidambar en el sur de Mexico:

 

1976302252_Sanstitre33.jpg.75b4fcfb401e950fc68ed539dc3be291.jpg

 

 

 

Edited by Pablo MQL
  • Like 9
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

30 minutos atrás, HenriqueFN disse:

EPAGRI APOSTA EM UMA EVENTUAL NEVE NO FINAL DE SEMANA:

 

 

Mudança brusca de tempo no fim da semana
Chuva🌧 e frio 🥶intenso na sequencia 

Na sexta-feira (22/05), uma frente fria desloca-se por SC, provocando chuva em todas as regiões, com risco de temporais localizados, ventania e granizo, especialmente no Oeste. Os maiores totais de chuva estão previstos para o Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte (em média de 40 a 50 mm) e de 20 e 30 mm em média nas demais regiões. Essa chuva não reverte a situação de forte estiagem no estado de SC, mas ameniza em algumas regiões.

No fim de semana (23 e 24/05), a temperatura declina acentuadamente com a chegada de uma intensa massa de ar frio de origem polar. A diminuição de temperatura ocorre com a presença de muita umidade em SC, associada a um ciclone extratropical entre o litoral do Uruguai e RS, com possibilidade de neve e/ou chuva congelada nas áreas altas do Planalto Sul, entre o fim de sábado e início de domingo.  Na próxima semana (25 a 27/05) o tempo fica estável e frio, com temperatura mínima próxima de 0°C e negativa nas áreas altas do estado (acima de 700 m), com formação de geada. No Litoral a temperatura também será baixa, com mínima de 4°C a 8°C.

Acompanhe diariamente a previsão do tempo e avisos meteorológicos no site da Epagri/Ciram e redes socias.
 

Gilsânia Cruz e Marilene de Lima – Meteorologistas
 (Epagri/Ciram)

 

Eu também apostaria em neve nos pontos mais altos de SC, pelo menos com o GFS. Como o Vini mencionou ontem, em relação a esse cavado que se torna uma baixa fria, isso quer dizer basicamente muito frio em altitude e muita instabilidade. E ela passa bem "em cima" do Morro da Igreja no final da tarde e início da noite de Sábado ! Vejam a imagem a seguir:

 

1590267600-dYLXVLbFSNQ.png

 

- A temperatura em 850hpa (1500m de altitude) não aparece mais negativa, mas fica bem próximo disso. Além disso, o ponto de congelamento já é atingido pouco depois, e chega a valores bem negativos em 700hpa (3000m de altitude):

 

1590267600-eXic1O6kVMs.png

 

- Chuva e umidade não vão faltar:

 

1590271200-c9e1GaCemSU.png

 

- Resultado disso ? Imprevisível....mas a meu ver o CIRAM está correto em apontar essa possibilidade. Pequenos ajustes podem determinar se vai se tratar de uma chuva gelada, uma chuva congelada ou a tão esperada queda de neve.

 

 

  • Like 9
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

17 minutos atrás, Gvieira disse:

E as altitudes do estado do RJ vão tendo também até aqui um 2020 abaixo da média esperada para o período. Seguem os extremos diários nos INMETs de altitude no estado:

 

Teresópolis - Parque Nacional - 991m Alt.

611581286_terespolis.thumb.PNG.0308e83ce574544de01dd098e915ebdf.PNG

 

Nova Friburgo - Bairro Salinas - 1065m Alt.

friburgo.thumb.PNG.bbaec80175664b7f27f94f3211754cb7.PNG

 

Parque Nacional do Itatiaia - 2.450m Alt.

inmet.thumb.PNG.b4a888990c08037505e4ae7ebc918e7f.PNG

 

A estação do INMET no Pico do Couto se encontra fora do ar há alguns meses.

 

 

Temperatura MÁXIMA registrada no PNI este ano: 21,1C....

 

OTO PATAMÁ.

  • Like 7
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Rodadas ainda incertas, porém bom padrão pro inverno 2020. Pelo análise desta manhã, vejo a possibilidade de precipitação de inverno no topo do planalto sul SC. Na sequência o sistema começa a ficar seco, dando boa condição de geadas. 
 

Outra particularidade deste sistema muito comum em MPs com característica, como frio acentuado e no sul o vento minuano soprando com força, são ciclones bem formados com MP entrando através de vórtice, pelos gráficos fica evidente o padrão em formato de dedo. Assim  se projeta neste sistema. 
 

A intensidade do sistema ainda vai perceber muitas variáveis desprezadas até aqui..  
Porém o sistema mostra uma nítida mudança de comportamento OUT INV. Temos uma situação de perturbação da região do AAO “oscilando muito“. Mas o diferencial deste ano se dá mesmo pela diminuição da temperatura do oceano pacífico. 
Além disto pondero também, estarmos no período de mínimo solar, aliás a média de radiação deste período atual é equivalente aos dos anos 40-50 do último século.

 

 

A69D062D-B8CA-43A6-9306-6AD394A119C7.jpeg

916A6CD0-C16B-4362-9570-FA627B9A081C.jpeg

733B6650-982E-40B0-8AC4-DAB1DD362932.jpeg

  • Like 6
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

22 minutos atrás, Tomás WRuas disse:

 

Deus tchouça! Mas vem aí uma PWS muito bem localizada em Ratones que pode brigar pela negativa também. Além, é claro, de Carijós e da Fazenda Ressacada. Tudo vai depender do tipo de resfriamento pela fatídica MP. Mas adoraria que fosse no Sertão, e acho que tem muitas chances! Hoje mínima da Ilha foi lá: 9,8°.

 

Dando meu pitaco...

 

Três lugares para a mínima da ilha:

 

- encosta (vale) ao norte do Morro do Ribeirão;

- algum lugar de Ratones;

- aquela região depois do trevo do ingleses que sai no Rio Vermelho onde tem um vale bem fechado que sai na praia dos Ingleses ou Rio Vermelho. Aquele local me chamou a atenção certa vez.

 

Mudando de assunto. Essa estação Ressacada tem link? Pode me passar fazendo favor? (aqui ou via MP).

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Olá à todos...

Felizmente a infiltração oceânica não conseguiu produzir nebulosidade sobre o planalto e a madrugada foi de céu limpo, com ventos fracos do NE e temperatura baixa, como já vinha ocorrendo nos últimos 2 dias.

A mínima em casa atingiu 5,2°C e na baixada registrei 3,1°C.

Como houve uma certa movimentação atmosférica algumas horas antes do nascer do Sol, a geada não apareceu.

Mas a fumaça estava alí novamente e graças à isso, consegui obter boas imagens dos raios solares projetados na nuvem de poluição.

1589899383787.thumb.jpg.153e9bfe55e71aa454bfa8a646f91a4b.jpg1589899408788.thumb.jpg.503da0b8d7f8c155123ecac0cd101f33.jpg1589899362579.thumb.jpg.af1c07d437e7d809f369f6fbda88b05b.jpg1589899429394.thumb.jpg.508d62fb015b061f3ca2535ef6a95b25.jpg1589899338966.thumb.jpg.4e0f2f3497cad95c021c2cd257a18acc.jpg

 

  • Like 13
  • Thanks 6
Link to comment
Share on other sites

Algo já apontado como certo em termos de precipitação invernal para os próximos 3 ou 4: neve nas serras de Córdoba, centro-norte da Argentina.

O acumulado pode atingir >14 cm nos pontos mais elevados dakelas montanhas.

Screenshot_20200519-120412.png.2d97ae22d6a4edb1329526bdc163348e.png

Provavelmente teremos lindas imagens da região, já q existem muitas vilas nas montanhas e boas estações PWS.

Quanto aos acumulados previstos para a capital paranaense, tanto o Europeu qto o GFS apontam valores acima dos 40 mm.

Europeu:

Screenshot_20200519-120606.png.c4164074b049032009731cd342f86fe4.png

GFS:

Screenshot_20200519-120629.png.6932d26c000d7637822bdb9204082432.png

Florianópolis seria a capital com menores índices de acumulação pluviométrica.

Ambos os modelos projetam 17 mm na capital catarinense.

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, RafaelBHZ disse:

Gosto muito de João Pessoa, meu sonho é que a cidade fosse vizinha a BH, só atravessar a serra e do outro lado se deparar com a capital paraibana e com o mar.

 

Tenho acompanhando as postagens sobre a Paraíba e vi que está chovendo bastante por aí. No mês de Maio é aquela chuva que cai dispersa ao longo do dia ou ela costuma vir mais volumosa a noite, como nos outros meses? E aliás, eu acho a água da chuva no litoral nordestino um pouco "morna" se comparada às pancadas que temos aqui no centro-sul. Acredito que seja a combinação de altas temperaturas com nuvens baixas.

Na temporada chuvosa pode vim a qualquer hora do dia, as vezes passando dias chuvendo quando sistemas mais fortes como um DOL alcança nosso litoral, ou por infiltração maritíma mesmo.. no geral as chuvas de madrugadas continuam acontecendo frequentemente também, é algo comum desde os meses de Verão.

  • Like 1
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

13 horas atrás, Felipe S Monteiro disse:

Acho que é impossível, já que o corpo se adapta muito ao clima local, um cidadão de Curitiba irá achar o clima de Fortaleza muito quente, e um de Fortaleza o de Curitiba muito frio, o que é mais geral é que algumas capitais do interior são tão quentes em certos períodos do ano que é difícil até pra quem mora lá, tipo Cuiabá, Palmas, Teresina e Boa Vista.

Meu amigo de Manaus viveu lá por mais de 20 anos, e nunca acostumou com clima de lá. Rs. 

  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

37 minutos atrás, Moretão disse:

 

Dando meu pitaco...

 

Três lugares para a mínima da ilha:

 

- encosta (vale) ao norte do Morro do Ribeirão;

- algum lugar de Ratones;

- aquela região depois do trevo do ingleses que sai no Rio Vermelho onde tem um vale bem fechado que sai na praia dos Ingleses ou Rio Vermelho. Aquele local me chamou a atenção certa vez.

 

Mudando de assunto. Essa estação Ressacada tem link? Pode me passar fazendo favor? (aqui ou via MP).

 

http://pcdweb.dualbase.com.br/login

 

login: ufsc.cca

senha: ufsccca

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Preciso dizer que este fórum é uma comédia às vezes.

Fico 24h sem acessar e faço questão de ler todas essas "pérolas" aqui escritas.

 

----

Aqui em Curitiba vamos continuar, nesta semana, com um padrão ensolarado com manhãs frescas e tardes relativamente quentes (para o desespero de alguns foristas kk)

 

Aguardando a sexta-feira que trará, além da mudança de padrão, a possibilidade de alguma chuva. Estamos precisando muito! Não me lembro de ter presenciado uma estiagem tão severa aqui na Região Metropolitana. A terra da chuva se converteu, nos últimos 11 meses, na terra que não chove nem com reza brava. Precisamos organizar a vinda de um pajé ou outra pessoa que traga a chuva amada em até três dias SEM ENGANAÇÃO ou devolva o dinheiro.

  • Like 1
  • Thanks 1
  • Haha 3
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.