Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Augusto Göelzer

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Maio/2020

Recommended Posts

As árvores deciduais começam a perder suas folhas, como o cedro rosa, ano passado, as folhas só começaram a cair no final de junho

IMG_20200508_150005.jpg

• Like 12

9 minutos atrás, Lucas Centurion disse:

Boa tarde, André.

Onde que vc conseguiu ver essa mapa? Tentei achar e não consegui. No site da Simepar só tem do Paraná. 

Boa tarde, Lucas. Eu consegui esse mapa no site do Simepar. Eles postaram no começo da manhã.

• Like 1
  • Thanks 1

19 horas atrás, Wallace Rezende disse:

A queda de temperatura também seguiu dentro do esperado; mínimas entre 17ºc e 19ºc com chuva nas partes baixas no final da madrugada, e máximas diurnas que ficaram ali pelos 20/21ºc em grande parte da cidade (máxima real no começo da madrugada, entre 23/24ºc).

Wallace, talvez você saiba tirar uma dúvida minha: quais as menores máximas registradas na cidade do Rio?

• Like 2

19 minutos atrás, Lucas Centurion disse:

Boa tarde, André.

Onde que vc conseguiu ver essa mapa? Tentei achar e não consegui. No site da Simepar só tem do Paraná. 

Não considero INMET como mínimas...pois estão em topo...considero mínimas de topo...não gerais...

• Confused 6

13 minutes ago, Paulo Henrique said:

Não considero INMET como mínimas...pois estão em topo...considero mínimas de topo...não gerais...

Você tá dizendo que o INMet trabalha com estações de topo? Não entendi muito bem. Aqui no interior de SP são bem fidedignas ao que ocorre dentro das cidades, sem extremos exagerados para mais ou para menos. 

• Like 2

Posted (edited)

Cercadinho tem 18ºC neste momento. Por aqui tenho 22ºC. A previsão errou em dizer que o dia seria nublado hoje, o sol apareceu praticamente toda a manhã e ficou parcialmente nublado.

Edited by Nowcasting
  • Like 5

15h:

Montes Claros, 19,6C (máxima invertida de 22,3C) - Média das máximas em Maio é 29,1C

Capelinha, no vale do Jequitinhonha, com apenas 15,9C e a máxima foi invertida com 18,4C às 21h de ontem. Estação alta, localizada a 932m de altitude, mas latitude de apenas 17,7S.

• Like 16

Ontem à noite eu estava feliz que a mínima poderia ser MUITO boa. Foi pífia. Depois que fui dormir, deu uma esquentada. Até abaixou, mas longe de algo decente.
5,9 na Pilarzinho
6,0 na AHU

Aqui em Curitiba nas duas que acompanho

• Like 3
  • Sad 1

Aqui em Varginha variação de 9.5/22°C no INMET. Acabei não fazendo a medição na fazenda, mas imagino que a mínima tenha sido similar, coisa de 1°C a menos. Agora 21.5 e sol a todo  momento.

• Like 5

6 horas atrás, stankevecz1 disse:

Algumas Mínimas em Curitiba e Região, 08/05:

Curitiba Orleans 3,1ºC
Colombo Inmet 4,3ºC
São José dos Pinhais/Colônia 5,4ºC
Curitiba Pilarzinho 5,9ºC
Curitiba Ahú 6,0°C
Curitiba Barigui 6,3ºC
Curitiba Campo Comprido 6,5ºC
Tijucas do Sul 7,0°C
Curitiba Boa Vista 8,0°C
Curitiba Inmet FORA

INMET fora! Puxa, que coincidência, não? 

• Sad 1

A alegria não pode parar:

ecmwf-deterministic-brarg-t850_anom_stream-9760000.thumb.png.6f42938c31649155b780e024977a0cf8.png

• Like 11
  • Thanks 5
  • Haha 2
  • Sad 2

3 minutos atrás, Rafael Rezende de loyola disse:

INMET fora! Puxa, que coincidência, não? 

A automática cai abaixo de 8ºC. Mas a convencional registrou 6,7ºC.

• Like 4

4 minutos atrás, stankevecz1 disse:

A automática cai abaixo de 8ºC. Mas a convencional registrou 6,7ºC.

eu nunca entendo porque sempre em dias frios ela fica fora aqui em Curitiba. 

• Sad 2

Agora, Rafael Rezende de loyola disse:

eu nunca entendo porque sempre em dias frios ela fica fora aqui em Curitiba. 

Pessoal do INMET justifica que é problema de pilhas, mas não sei se procede.

• Like 3
  • Haha 1
  • Sad 1

29 minutos atrás, Renan disse:

ecmwf-deterministic-brarg-t850_anom_stream-9760000.thumb.png.6f42938c31649155b780e024977a0cf8.png

Fora a do dia 13 tem uma pro dia 18? Esse mês promete ser ótimo então.

• Like 1

Posted (edited)

Temperatura já esta em queda livre, agora (16:40) 16°C aqui.

Edited by Rafael
  • Like 8

Previsão de bastante chuva para o começo da próxima semana, como não tem previsão de muito calor para as próximas semanas, só essa chuva já aliviaria a seca por um bom tempo.

IMG_20200508_164236.jpg

• Like 4

No Mirante já caiu pra 18,2° na última leitura, no extremo sul Parelheiros já anota 14,6° e Marsilac 15,6°.

Há muitas nuvens ainda sobre a cidade e provavelmente durante toda a noite e madrugada por vir, então minha expectativa é de que na verdade a mínima de amanhã seja até superior a de hoje, mas creio que as periferias podem rugir um pouco. 

• Like 7

Posted (edited)

Cercadinho tinha 16,6ºC as 16hrs. BH hoje vai baixar de 10ºC pelo menos em 1 estação.

Edited by Nowcasting
  • Like 8

51 minutos atrás, Renan disse:

essa rodada veio extremamente forte e coloca uma ampla área de chuva com trovoadas em MG:

951622924_CapturadeTela2020-05-08s16_58_14.thumb.png.46450e64d44072b2211e0a6978dc5dd5.png

• Like 6
  • Thanks 1

2 horas atrás, BrunoSaoPauloCapital disse:

Pessoal, eu estive observando um fato curioso. As massas polares praticamente nunca chegam a Maceió, capital de Alagoas. Existe algum dado de que uma massa polar tenha afetado o litoral de Alagoas ou estados vizinhos como Pernampuco ou Sergipe? É interessante que estados da Amazônia com latitudes iguais sofrem o efeito da MP, mas o Nordeste, não. Na imagem, a orla da cidade de Maceió (AL).

Maceió.jpg

Eu também gostaria muito de saber o mesmo sobre o Ceará. 

• Like 1

27 minutos atrás, Matheus Vinicius disse:

Fora a do dia 13 tem uma pro dia 18? Esse mês promete ser ótimo então.

Sim, mas essa do dia 13 é fraca, só que depois vem o irmãozinho mais velho dela e quebra tudo.

• Like 3
  • Haha 6

17 minutos atrás, ricardosilva disse:

No Mirante já caiu pra 18,2° na última leitura, no extremo sul Parelheiros já anota 14,6° e Marsilac 15,6°.

Há muitas nuvens ainda sobre a cidade e provavelmente durante toda a noite e madrugada por vir, então minha expectativa é de que na verdade a mínima de amanhã seja até superior a de hoje, mas creio que as periferias podem rugir um pouco. 

Eu tinha visto o céu limpar há algumas horas. Vi teu comentário agora e olhei pela janela... cheio de nuvens. Acho que a mínima de amanhã vai ser por volta dos 11 ºC.

• Like 2
  • Sad 3

Posted (edited)
12 minutos atrás, Pedro Victor P. disse:

Eu também gostaria muito de saber o mesmo sobre o Ceará. 

Por um motivo muito simples. as massas de ar polar que entram pelo continente ou seja as chamadas mp continentais elas adentram mais dentro do continente sul-americano, no caso a região oeste do Brasil pegando o sul da Amazônia, a região nordeste está nas bordas do continente americano e é mais difícil chegar até lá, a não ser que fosse uma Mp marítima, mas que geralmente não teria força para chegar até a parte do litoral do Nordeste mas mesmo assim não é impossível, isso já aconteceu, tem fatos históricos de friagem inclusive na parte norte do litoral nordestino.

A região da matopiba a nova fronteira agrícola do Brasil que pega Tocantins, sul do Maranhão e Piauí e oeste da Bahia tem um festival todos os anos com temperaturas abaixo dos 10°, podendo cair até a casa dos 6° em ocasiões mais raras.

Edited by Lucas Venturini
  • Like 7
  • Thanks 1

Posted (edited)
2 horas atrás, BrunoSaoPauloCapital disse:

Pessoal, eu estive observando um fato curioso. As massas polares praticamente nunca chegam a Maceió, capital de Alagoas. Existe algum dado de que uma massa polar tenha afetado o litoral de Alagoas ou estados vizinhos como Pernampuco ou Sergipe? É interessante que estados da Amazônia com latitudes iguais sofrem o efeito da MP, mas o Nordeste, não. Na imagem, a orla da cidade de Maceió (AL).

Frente frias chegam todos os anos em Alagoas, mas geralmente só trazem chuva e nenhum ar polar. Diria que o limite do ar polar gerado por MP's no litoral nordestino é a região de Salvador mesmo.

Porém, na MP de Julho de 2017 esfriou toda costa leste nordestina. É muito raro mas pode acontecer.

Aliás, que saudades de Julho de 2017, Recife, JP e Natal com rajadas de 50 a 70 km/h por dias seguidos, além de muita chuva e tardes com 22º/23ºC mas sensação de bem menos.

Que venha outra baleia polar dessas esse ano. É pedir muito uns 1050hpa na costa do Sudeste? 😅

Edited by DaviOlrb
  • Like 7
  • Haha 1

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.