Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Maio/2020


Recommended Posts

39 minutos atrás, Felipe Pelisari disse:

Boa tarde bazianos, pelas últimas saídas do GFS, creio que possa ter alguma chance de precipitação invernal  nesse fim de semana, dia 23, se não estiver enganado 

 

Correto. Pela 12Z do GFS existe chance de neve no sul do Paraná, remota no meio oeste de SC, e maior chance no topo da serra catarinense. Temperatura máxima sub-5 nas áreas mais frias. 

  • Like 9
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

2 minutos atrás, LeoP disse:

Maritimidade, borda de serra, efeito baixada... A urbanização só aumentou mais um pouco a diferença que já era enorme. Os colegas da capital concordam?

 

Concordo muito com que você disse, o clima de Marsilac que fica no extremo Sul total , com o clima da ZN da cidade por exemplo , é muito diferente e sempre foi diferente, a questão que a urbanização deixou isso ainda mais grotesco.

 

Marsilac tem média de chuvas anual em torno de 2500 MM , Santana tem 1600 MM.

Se a insolação no Mirante é em torno de 1900 h anuais , chuto que no Marsilac seja algo em torno de 1400 h.

 

A diferença nas máximas em dias de ventos Sul ou Sudeste é muito grande entre as duas regiões , como já pode ser notada entre a estação Sesc e o MIrante.

 

E Marsilac tem 9 mil habitantes numa área de 250 km quadrado e aspectos quase rurais em 99 % do território , inclusive há em torno de 15 cachoeiras na região, Já Santana que é o distrito onde fica o Mirante tem 112 mil pessoas em 12 km quadrados e uma brutal urbanização.

  • Like 14
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

52 minutos atrás, Juzinho disse:

 

Concordo muito com que você disse, o clima de Marsilac que fica no extremo Sul total , com o clima da ZN da cidade por exemplo , é muito diferente e sempre foi diferente, a questão que a urbanização deixou isso ainda mais grotesco.

 

Marsilac tem média de chuvas anual em torno de 2500 MM , Santana tem 1600 MM.

Se a insolação no Mirante é em torno de 1900 h anuais , chuto que no Marsilac seja algo em torno de 1400 h.

 

A diferença nas máximas em dias de ventos Sul ou Sudeste é muito grande entre as duas regiões , como já pode ser notada entre a estação Sesc e o MIrante.

 

E Marsilac tem 9 mil habitantes numa área de 250 km quadrado e aspectos quase rurais em 99 % do território , inclusive há em torno de 15 cachoeiras na região, Já Santana que é o distrito onde fica o Mirante tem 112 mil pessoas em 12 km quadrados e uma brutal urbanização.

Sem discordar em nada do que você disse eu enfatizaria ainda mais que as diferenças naturais que sempre existiram, eram muito menores no passado. Já li uma porção de livros sobre a história de São Paulo nos quais o aspecto climático é citado de passagem e o que se pode notar desses relatos é que o clima do Planalto de Piratininga (essa porção compreendida entre a Serra do Mar e a Serra da Cantareira) era bem mais uniforme do que é hoje, tanto no que toca a temperaturas quanto a umidade. Apesar dos registros do fatos poder-se-ia dizer tratarem-se de meras impressões pessoais. Alguns fatos registrados, porém, confirmam a tese. Os relatos de geadas severas no chamado Triângulo Original são abundantes. A presença de florestas de Araucárias em toda parte, dando origem até a um dito popular de que "em tempo de pinhão, em SP não se passa fome". A presença de "campos de altitude" naquilo que hoje é o ABC (Não é à toa que o primitivo nome de Santo André era Santo André da Borda do Campo e São Bernardo ainda é do Campo rsss). O epíteto de Terra da Garoa não surgiu porque a garoa era frequente em Marsilac ou no Grajaú (naquela época mais desabitados de que hoje ainda, mas sim pq a garoa era frequente no Brás, Bexiga, Barra Funda... Outra coisa que pouca gente sabe é que a primeira atividade econômica do planalto foi o cultivo de trigo (isso numa época anterior aos melhoramentos genéticos que permitiram a cultura desse cereal em terras um pouco mais quentes). Não sei se há algum livro que trate especificamente desse assunto mas aceito sugestões se porventura houver.

 Ainda sobre a garoa paulistana uma nota poética. O fenômeno era tão frequente naquela pequenina São Paulo ainda espremida entre o espigão da Paulista (Caaguaçu) e a Várzea do Tietê que não escapou ao olhar atento de um dos poetas de então:


Que pó de arroz espiritual empoa
o halo dourado e móvel destas urnas,
destes lampiões
                   nas solidões
                                  noturnas?
 
Que cabeleira prateada voa
e se enrosca nas árvores despidas,
crucificadas,
                      pelas avenidas?

Que agudo lápis, manejado à-toa,
risca de branco a descorada tela
que por moldura tem minha janela?
 
Que som suave é este que nem soa,
mão de sonho que bate na vidraça,
como quem quer entrar e depois passa?
 
Que multidão meu silêncio povoa?
 
Que véu de noiva minha face beija
e que umidade meu olhar mareja?
—A garoa...

 

Afonso Schmidt
 

Edited by marcio valverde
  • Like 17
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Raro alinhamento entre três modelos: Canadense, Alemão e o Americano:

Teríamos uma tarde bem fria no dia 23 e seguido de uma mínima sub-4 no dia seguinte, com nebulosidade ainda. E no dia 24 uma tarde com URA bem baixa e seguida no outro dia de uma mínima bem baixa:

 

2088897353_Semttulo.png.6345bae9c44fd045f6dec1fc9eef84aa.png

 

Ops, atualização: o Canadense 12Z veio bem fora da casinha com temperaturas negativas no Sul de Minas e interior de São Paulo:

 

gem_T850_samer_25.thumb.png.5712283899a7fed96362339e0c0eb51a.png

 

 

 

us_model-en-087-7_modcan_2020051812_165_12405_1.thumb.png.a6bd1348c2d10c89091b5150e93567a0.png

  • Like 18
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

8 minutos atrás, LucasFSopranos disse:

Raro alinhamento entre três modelos: Canadense, Alemão e o Americano:

Teríamos uma tarde bem fria no dia 23 e seguido de uma mínima sub-4 no dia seguinte, com nebulosidade ainda. E no dia 24 uma tarde com URA bem baixa e seguida no outro dia de uma mínima bem baixa:

 

2088897353_Semttulo.png.6345bae9c44fd045f6dec1fc9eef84aa.png

 

Ops, atualização: o Canadense 12Z veio bem fora da casinha com temperaturas negativas no Sul de Minas e interior de São Paulo:

 

gem_T850_samer_25.thumb.png.5712283899a7fed96362339e0c0eb51a.png

 

 

 

us_model-en-087-7_modcan_2020051812_165_12405_1.thumb.png.a6bd1348c2d10c89091b5150e93567a0.png

 

Eu quero me iludir mais ! Ainda tá pouco ! 

 

gem-all-rio-t2m_c-0397200.thumb.png.333fdcd910d65db95ff2cd623f7675a1.png

 

  • Like 11
  • Thanks 1
  • Haha 10
  • Confused 1
Link to comment
Share on other sites

24 minutos atrás, LucasFSopranos disse:

Raro alinhamento entre três modelos: Canadense, Alemão e o Americano:

Teríamos uma tarde bem fria no dia 23 e seguido de uma mínima sub-4 no dia seguinte, com nebulosidade ainda. E no dia 24 uma tarde com URA bem baixa e seguida no outro dia de uma mínima bem baixa:

 

2088897353_Semttulo.png.6345bae9c44fd045f6dec1fc9eef84aa.png

 

Ops, atualização: o Canadense 12Z veio bem fora da casinha com temperaturas negativas no Sul de Minas e interior de São Paulo:

 

gem_T850_samer_25.thumb.png.5712283899a7fed96362339e0c0eb51a.png

 

 

 

us_model-en-087-7_modcan_2020051812_165_12405_1.thumb.png.a6bd1348c2d10c89091b5150e93567a0.png

LucasFSopranos,

seria tão bom, se as mínimas aqui centro-norte do RJ e parte leste de Minas, fossem as menores para maio desde a onda de frio de 19 e 20 de maio de 1990, que foi uma das mais fortes, junto com maio de 1977 em muitas cidades de Minas.

  • Like 3
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

1 minuto atrás, marinhonani disse:

LucasFSopranos,

seria tão bom, se as mínimas aqui centro-norte do RJ e parte leste de Minas, fossem as menores para maio desde a onda de frio de 19 e 20 de maio de 1990, que foi uma das mais fortes, junto com maio de 1977 em muitas cidades de Minas.

 

Nani, nessa onda de frio registrou-se 05,1C no topão do INMET. Imagina na baixada Passos del Rei ? Negativas com geada forte.

  • Like 4
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Tarde quente em POA, 26 C. Pra época isso já começa a ficar intolerável hahahaha

 

pra cá o Europeu já tirou o friozão  da segunda MP kkkk mas ele há de voltar

 

Eu vendo as projeções pro dia 29:

image.png.757f9a5da9bdb16794c6a0f76a174ef6.png

Edited by Eclipse
Link to comment
Share on other sites

Rodadas da tarde de hoje dos modelos ECMWF, GFS, ICON e CMC.

 

23 de maio:

1590235200-LPwbzE8ckIg.png1590235200-YG9Wqoby4Gw.png

1590235200-K7JBODkXspc.pngicon_mslp_pcpn_frzn_samer_40.png

 

A tendência seguida pelos modelos é a mesma, com algumas diferenças entre eles: um cavado em 500 hPa transpõe os Andes orientado diagonalmente (quase meridional) a leste de um sistema de alta pressão, com uma crista alongada saindo do litoral da Argentina sentido sudeste no Atlântico. Devido à sua grande amplitude, conforme o cavado avança parte dele se desprende dando origem a uma baixa fechada e fria, uma baixa segregada. A advecção de vorticidade ciclônica auxilia na formação de um ciclone extratropical em superfície a leste da baixa em médios níveis. A diferença dos modelos está na intensidade na qual o cavado passa pelos Andes, e a intensidade da baixa formada pela sua quebra na sequência. Esses dois fatores influenciarão na posição e intensidade do ciclone, além da intensidade da advecção do ar frio. 

 

24/05:

1590321600-NzC6m9uhYeQ.png1590321600-5Pw36o6NOaI.png

1590321600-19AdP6INdlM.pngicon_mslp_pcpn_frzn_samer_48.png

 

No dia 24, a previsibilidade cai devido a esse impasse na intensidade do cavado. Aos poucos, os modelos vão se ajustando a um ponto em comum. O último a adquirir o 'desenho padrão' foi o CMC, na 12Z de hoje. Eu vou me abster de fazer alguma previsão mais focada por ora, só gostaria de fazer umas observações:

- O desenho projetado por todos os modelos, exceto o ECMWF, são para neve nos pontos acima de 1200m entre o RS e SC;

- O frio é amplo em todos os modelos.

 

Sobre o modelo CMC, conforme já dito aqui muitas vezes antes, é um bom modelo para dar tendências para as baixadas, mas só em cima da hora.

 

Sobre 'semelhanças' com maio de 1979, eu devo pedir para os sonhadores acordarem pois: nem de perto. É uma bela onda de frio que se desenha, mas nem de perto se aproxima da grandiosa onda de frio de maio de 1979.

  • Like 26
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, LeoP disse:

 

São Paulo tem a característica de ser gigantesca no sentido oeste-leste. Além da maritimidade bem maior, o sul da capital paulista está colada na Serra do Mar.  Praticamente são climas diferentes o norte e o extremo sul da cidade, talvez nem faça sentido comparar (isso fica claro na diferença de até onde a infiltração chega em alguns dias e aquelas situações de muita chuva a sul e só céu nublado a norte). Creio que SP sejam uma das poucas cidades com uma situação como essa.

 

Maritimidade, borda de serra, efeito baixada... A urbanização só aumentou mais um pouco a diferença que já era enorme. Os colegas da capital concordam?

 

Por aqui, sem destaques. Mínimas de 15/14 graus, com máxima entre 26/25. Predomínio de sol.

 

Os colegas já comentaram suficiente.

Eu só queria acrescentar uma coisa: a influência marítima era mais presente em toda a cidade de São Paulo.

Sempre houve boas diferenças entre os climas da parte norte e do sul, claro, mas eram menos acentuadas do que atualmente.

 

Por exemplo, a neblina da noite, que começava ali pelas 20h30/21h, ocorria em toda a cidade até aproximadamente as décadas de 1980/90.

Hoje, ela praticamente desapareceu em grande parte, ficando restrita quase só à zona sul, como o Juzinho comentou ontem.

Só os nevoeiros da madrugada/manhã ainda acontecem na metrópole toda, caso de ontem e hoje.

 

Outra coisa que atualmente ficou restrita mais à zona sul são as chamadas chuvas de infiltração.

São chuvas causadas pelos ventos marítimos subindo a serra do Mar, geralmente fracas a moderadas mas contínuas.

Atualmente, atingem o litoral e a zona sul.

Antes, até a década de 1990, mais ou menos, eram mais frequentes em toda a cidade.

 

 

 

Edited by Aldo Santos
  • Like 15
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, LucasFSopranos disse:

Raro alinhamento entre três modelos: Canadense, Alemão e o Americano:

Teríamos uma tarde bem fria no dia 23 e seguido de uma mínima sub-4 no dia seguinte, com nebulosidade ainda. E no dia 24 uma tarde com URA bem baixa e seguida no outro dia de uma mínima bem baixa:

 

2088897353_Semttulo.png.6345bae9c44fd045f6dec1fc9eef84aa.png

 

Ops, atualização: o Canadense 12Z veio bem fora da casinha com temperaturas negativas no Sul de Minas e interior de São Paulo:

 

gem_T850_samer_25.thumb.png.5712283899a7fed96362339e0c0eb51a.png

 

 

 

us_model-en-087-7_modcan_2020051812_165_12405_1.thumb.png.a6bd1348c2d10c89091b5150e93567a0.png

O canadense ano passado chegou a prever 2°C para Belo Horizonte. No final, foi 10°C na convencional, 7°C na Pampulha e 5,7°C na Cercadinho. 

 

Acho que pra fazer menos do que isso aqui, o canadense precisa prever -10°C com acumulado expressivo de neve. Por isso fico sempre com um pé e meio atrás.

  • Like 3
  • Haha 9
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Temperaturas extremas el dia de ayer en Montevideo: 22,9°C/9,5°C (Melilla); no hay datos confiables de las otras estaciones.

Actuamente  las 16:45 24,3°C Melilla/ 23,8°C Prado/ 22,9°C Carrasco , estamos teniendo la temperatura maxima del dia, la minima rondo los 10°C

Seguimos con el veranillo, dias en extremo agradables, notar lo largas que estan empezando a ser las sombras para la hora en la que estamos..

 

1255486717_Sanstitre.jpg.a500f3a8f2898a203fdc8844565fe6f4.jpg

 

 

 

 

 

 

 

Edited by Pablo MQL
  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

25 minutos atrás, RafaelBHZ disse:

O canadense ano passado chegou a prever 2°C para Belo Horizonte. No final, foi 10°C na convencional, 7°C na Pampulha e 5,7°C na Cercadinho. 

 

Acho que pra fazer menos do que isso aqui, o canadense precisa prever -10°C com acumulado expressivo de neve. Por isso fico sempre com um pé e meio atrás.

Acho q todos modelos, incluindo o Canadense, só dá para confiar realmente faltando pouquíssimos dias. O Canadense aqui em algumas MP's de anos anteriores foi o modelo q teve melhor desempenho. Ele e o GFS. Mas isso um dia antes ou dois do evento. Porém são inúmeros os casos de erros do modelo também. Essa última MP de Maio mesmo, faltando poucos dias, ele previa 6,5/7 graus e nem baixou de 10 graus. Eu creio q postar esses mapas é mais por curiosidade mesmo.

 

O Europeu 12z não veio tão bom para o Sudeste, pelo visto, infelizmente.

 

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Boa tarde!

 

Assim como tem sido 2020 de um modo geral, maio está com temperaturas bem comportadas e abaixo da média aqui em Santos - SP. Hoje a mínima foi de 15,9ºC e máxima de 26,4ºC na estação da Ponta da Praia/Cetesb. Aliás, maio/20 está bem parecido com maio/16 por aqui, espero que junho venha com uma bomba polar como a daquele ano, rs.

Abaixo, a tabela na estação da Ponta da Praia/Cetesb até a data de hoje:

 

image.png.d85d2b337dc46254fc34fd283bcb7947.png

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

7 minutos atrás, Luiz Henrique. disse:

Boa tarde!

 

Assim como tem sido 2020 de um modo geral, maio está com temperaturas bem comportadas e abaixo da média aqui em Santos - SP. Hoje a mínima foi de 15,9ºC e máxima de 26,4ºC na estação da Ponta da Praia/Cetesb. Aliás, maio/20 está bem parecido com maio/16 por aqui, espero que junho venha com uma bomba polar como a daquele ano, rs.

Abaixo, a tabela na estação da Ponta da Praia/Cetesb até a data de hoje:

 

image.png.d85d2b337dc46254fc34fd283bcb7947.png

Luiz, você sabe o local exato em que fica essa estação?

Você tem os dados dela desde o começo do ano?

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

21 minutos atrás, LucasFSopranos disse:

Acho q todos modelos, incluindo o Canadense, só dá para confiar realmente faltando pouquíssimos dias. O Canadense aqui em algumas MP's de anos anteriores foi o modelo q teve melhor desempenho. Ele e o GFS. Mas isso um dia antes ou dois do evento. Porém são inúmeros os casos de erros do modelo também. Essa última MP de Maio mesmo, faltando poucos dias, ele previa 6,5/7 graus e nem baixou de 10 graus. Eu creio q postar esses mapas é mais por curiosidade mesmo.

 

O Europeu 12z não veio tão bom para o Sudeste, pelo visto, infelizmente.

 

 

Esse ponto que o Vinícius levantou é verdade, o canadense acerta mais a curto prazo. Neste último final de semana, ele era o único que mostrava máximas sub-20 pra cá, faltando 2 dias para o evento, e foi o que aconteceu. Também na MP do início de Julho do ano passado, nas últimas rodadas antes da chegada do ar frio ele era o único que indicava alguma temperatura condizente com geada fraca por aqui, e foi o que aconteceu.

 

Ou seja, essa rodada de agora provavelmente foi um exagero, mas temos que prestar bastante atenção lá para Quinta ou Sexta. Se continuar mostrando esse frio, já podemos nos animar.

  • Like 4
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

CLIMATERRA (Ronaldo Coutinho e Piter Scheuer)
@Climaterra
·
2 min
Dia louco! Amanheceu com geada e 2,8°C/Climaterra e -1,0°C no bairro Bandeira em S.Joaquim e de tarde quebramos o recorde de máxima para maio! 26,2°C/Climaterra (era 25,6°C) e 26,0°C Bandeira! No Inmet foi recorde diário com 23,9°C (20,8°C).

 

  • Like 10
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

38 minutos atrás, LucasFSopranos disse:

Acho q todos modelos, incluindo o Canadense, só dá para confiar realmente faltando pouquíssimos dias. O Canadense aqui em algumas MP's de anos anteriores foi o modelo q teve melhor desempenho. Ele e o GFS. Mas isso um dia antes ou dois do evento. Porém são inúmeros os casos de erros do modelo também. Essa última MP de Maio mesmo, faltando poucos dias, ele previa 6,5/7 graus e nem baixou de 10 graus. Eu creio q postar esses mapas é mais por curiosidade mesmo.

 

O Europeu 12z não veio tão bom para o Sudeste, pelo visto, infelizmente.

 

Nesse evento do ano passado, o Canadense manteve as mínimas extrmamente baixas mesmo faltando pouquíssimos dias. Mas era um ponto totalmente fora da curva.

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

42 minutes ago, Juzinho said:

Luiz, você sabe o local exato em que fica essa estação?

Você tem os dados dela desde o começo do ano?

 

Juzinho,

 

Ela fica na praça Eng. José Rebouças, relativamente próxima ao Porto/Canal do Estuário:

 

image.png.893cd12b35a74bbf10aa21646f43c570.png

 

Eu tenho os dados desde o começo do ano sim. Ela ficou fora do ar alguns dias, então não tenho 100% os dados de março. Segue o disponível:

 

image.png.82da49e409e127a5ebaf1dbd049b4bbc.png

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

5 horas atrás, marcio valverde disse:

Quisera eu poder dizer que essa é uma geada fraca. Aqui ela seria histórica. A maior geada desde 1975 kkk.

É até engraçado... O distanciamento entre geada fraca e geada histórica na cidade de Curitiba, se for calculado em °C, não ultrapassa 8 ou 9°C (+3°C = geada fraca/ -5°C = histórica).

Em Piraquara, área de baixada, essa diferença é pouco maior, cerca de 11°C (+3/-8°C).

Para o interior paulista, eu diria q essa diferença varia entre 5/6°C, ou seja, muito pekena.

Regiões de clima temperado continental podem apresentar diferenças superiores à 30°C.

Nosso clima é muito suave.

 

  • Like 7
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Agora, Carlos Campos disse:

É até engraçado... O distanciamento entre geada fraca e geada histórica na cidade de Curitiba, se for calculado em °C, não ultrapassa 8 ou 9°C (+3°C = geada fraca/ -5°C = histórica).

Em Piraquara, área de baixada, essa diferença é pouco maior, cerca de 11°C (+3/-8°C).

Para o interior paulista, eu diria q essa diferença varia entre 5/6°C, ou seja, muito pekena.

Regiões de clima temperado continental podem apresentar diferenças superiores à 30°C.

Nosso clima é muito suave.

 

Eu considero o clima de Curitiba como morno. Aqui não é frio, faz frio. Essa é a diferença.

  • Like 1
  • Confused 4
Link to comment
Share on other sites

2 minutos atrás, Daniel Lisboa disse:

O Europeu aumentou o frio pra SP ou o tempo.com tá doido? 

 

Está oscilando muito.

Mas esse segundo pulso de ar frio ora coloca isto, ora nada.

Muito ruim este ano, pela falta de consistência.

Ano passado achei que ele se saiu melhor do que o GFS. Mas, neste está deixando a desejar.

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

1 minuto atrás, Matheus Vinicius disse:

Eu considero o clima de Curitiba como morno. Aqui não é frio, faz frio. Essa é a diferença.

Eu considero q vc deveria não comparar tanto o clima das nossas regiões com os climas das regiões setentrionais da Ásia. Caso contrário, nc estará satisfeito com a tua realidade, q é a de desfrutar até a velhice do "chato" clima subtropical.

Eu trabalhei por muitos anos no centro de Curitiba e te juro q incontáveis vezes pensei "q cidade fria!"

Só mesmo kem trabalha na cidade e necessita acordar antes do nascer do Sol, caminhar pelas ruas sob frio e vento cortante, seja de manhã ou à partir do final da tarde entende o q estou falando. Não se baseie apenas em °C.

Sensação térmica é difícil calcular, tantas fórmulas existem, mas sensação de frio é fácil de sentir na capital paranaense.

E não só em Curitiba, se utilizarmos como exemplo apenas capitais. Porto Alegre é muito fria em boa parte do inverno...o atake do vento Minuano (q seria o "Pampeiro" na Argentina), é de arrepiar... simplesmente CONGELANTE! 

São Paulo, pela altitude e pela frequência das infiltrações tristes em fins de tarde, tbm é fria.

Florianópolis, sob vento sul é um gelo e Belo Horizonte fica gelada em muitos momentos do inverno por causa dos ventos fortes q sopram do oceano, às vezes por dias e mais dias seguidos. 

Mas, claro...falando em VENTO, pra vc é como jogar as palavras ao MESMO, já q vc pelo visto compara NÚMEROS com NÚMEROS... Aí fica difícil. 

E, antes.... Não estou criticando vc como pessoa, e sim as tuas formas de interpretação das realidades. 

  • Like 15
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

2 minutos atrás, Carlos Campos disse:

Eu considero q vc deveria não comparar tanto o clima das nossas regiões com os climas das regiões setentrionais da Ásia. Caso contrário, nc estará satisfeito com a tua realidade, q é a de desfrutar até a velhice do "chato" clima subtropical.

Eu trabalhei por muitos anos no centro de Curitiba e te juro q incontáveis vezes pensei "q cidade fria!"

Só mesmo kem trabalha na cidade e necessita acordar antes do nascer do Sol, caminhar pelas ruas sob frio e vento cortante, seja de manhã ou à partir do final da tarde entende o q estou falando. Não se baseie apenas em °C.

Sensação térmica é difícil calcular, tantas fórmulas existem, mas sensação de frio é fácil de sentir na capital paranaense.

E não só em Curitiba, se utilizarmos como exemplo apenas capitais. Porto Alegre é muito fria em boa parte do inverno...o atake do vento Minuano (q seria o "Pampeiro" na Argentina), é de arrepiar... simplesmente CONGELANTE! 

São Paulo, pela altitude e pela frequência das infiltrações tristes em fins de tarde, tbm é fria.

Florianópolis, sob vento sul é um gelo e Belo Horizonte fica gelada em muitos momentos do inverno por causa dos ventos fortes q sopram do oceano, às vezes por dias e mais dias seguidos. 

Mas, claro...falando em VENTO, pra vc é como jogar as palavras ao MESMO, já q vc pelo visto compara NÚMEROS com NÚMEROS... Aí fica difícil. 

E, antes.... Não estou criticando vc como pessoa, e sim as tuas formas de interpretação das realidades. 

 

Botar esse piá pra pedalar com o oilman, de sunga, para saciar a necessidade de sentir frio, kkkkk

  • Like 1
  • Thanks 1
  • Haha 15
Link to comment
Share on other sites

POA variou hoje de 12,1 °C a 26,6 °C. Mínima boa, manhã fria, rápido resfriamento após 17h (estamos com 20 °C), e o pico de calor foi bem rápido (e não muito incômodo) devido ao ar bem seco (dia com baixíssima umidade).

Edited by Eclipse
Link to comment
Share on other sites

26 minutos atrás, Carlos Campos disse:

Eu considero q vc deveria não comparar tanto o clima das nossas regiões com os climas das regiões setentrionais da Ásia. Caso contrário, nc estará satisfeito com a tua realidade, q é a de desfrutar até a velhice do "chato" clima subtropical.

Eu trabalhei por muitos anos no centro de Curitiba e te juro q incontáveis vezes pensei "q cidade fria!"

Só mesmo kem trabalha na cidade e necessita acordar antes do nascer do Sol, caminhar pelas ruas sob frio e vento cortante, seja de manhã ou à partir do final da tarde entende o q estou falando. Não se baseie apenas em °C.

Sensação térmica é difícil calcular, tantas fórmulas existem, mas sensação de frio é fácil de sentir na capital paranaense.

E não só em Curitiba, se utilizarmos como exemplo apenas capitais. Porto Alegre é muito fria em boa parte do inverno...o atake do vento Minuano (q seria o "Pampeiro" na Argentina), é de arrepiar... simplesmente CONGELANTE! 

São Paulo, pela altitude e pela frequência das infiltrações tristes em fins de tarde, tbm é fria.

Florianópolis, sob vento sul é um gelo e Belo Horizonte fica gelada em muitos momentos do inverno por causa dos ventos fortes q sopram do oceano, às vezes por dias e mais dias seguidos. 

Mas, claro...falando em VENTO, pra vc é como jogar as palavras ao MESMO, já q vc pelo visto compara NÚMEROS com NÚMEROS... Aí fica difícil. 

E, antes.... Não estou criticando vc como pessoa, e sim as tuas formas de interpretação das realidades. 

Eu não discordo, pros padrões brasileiros tá ótimo.

Mas comparando com qualquer clima do hemisfério norte sempre vai perder de lavada. 

Lá a sensação de frio pra eles em certos locais é quase nos 12 meses do ano.

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Clima subtropical não é uma chatice, é o melhor clima que tem pra quem gosta de boa dinâmica. Mas ele se destaca mais entre os paralelos 30-40°, como podemos observar em cidades como Tóquio, Xangai, Atlanta, Washington DC. Lugares que tem estações do ano bem definidas. Não dá pra comparar com o clima subtropical de sp e Curitiba por exemplo que estão no limite pro tropical.

  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

Fez um pouco mais de calor hoje do que nos últimos dias. Mesmo assim, super agradável, simplesmente perfeito. Como eu amo essa época ! Não precisava voltar nunca o verão...

 

Máxima de 26,1°C

Mínima de 12,6°C

 

Se tudo der certo, posso registrar uma mínima inferior à mínima de Maio-18 aqui na minha Davis, e assim bater de novo o recorde de mínima para Maio. 

  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

15 minutos atrás, Wagner97 disse:

Clima subtropical não é uma chatice, é o melhor clima que tem pra quem gosta de boa dinâmica. Mas ele se destaca mais entre os paralelos 30-40°, como podemos observar em cidades como Tóquio, Xangai, Atlanta, Washington DC. Lugares que tem estações do ano bem definidas. Não dá pra comparar com o clima subtropical de sp e Curitiba por exemplo que estão no limite pro tropical.

 

O clima subtropical é maravilhoso ! Comparar ele com o clima temperado continental ou polar é sacanagem, ainda mais se for pra ficar só se lamentando. Eu acho que o Brasil ainda consegue façanhas ao resfriar tanto em alguns momentos do ano. 

  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

2 minutos atrás, Renan disse:

Fez um pouco mais de calor hoje do que nos últimos dias. Mesmo assim, super agradável, simplesmente perfeito. Como eu amo essa época ! Não precisava voltar nunca o verão...

 

Máxima de 26,1°C

Mínima de 12,6°C

 

Se tudo der certo, posso registrar uma mínima inferior à mínima de Maio-18 aqui na minha Davis, e assim bater de novo o recorde de mínima para Maio. 

 

 

 

praticamente igual POA hoje. Só invertendo as casas decimais.

Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Luiz Henrique. disse:

 

Juzinho,

 

Ela fica na praça Eng. José Rebouças, relativamente próxima ao Porto/Canal do Estuário:

 

image.png.893cd12b35a74bbf10aa21646f43c570.png

 

Eu tenho os dados desde o começo do ano sim. Ela ficou fora do ar alguns dias, então não tenho 100% os dados de março. Segue o disponível:

 

image.png.82da49e409e127a5ebaf1dbd049b4bbc.png

E o Mirante de Santana de vocês hehe, área bastante urbanizada.

Valeu por compartilhar esses dados...

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

29 minutos atrás, Matheus Vinicius disse:

Eu não discordo, pros padrões brasileiros tá ótimo.

Mas comparando com qualquer clima do hemisfério norte sempre vai perder de lavada. 

Lá a sensação de frio pra eles em certos locais é quase nos 12 meses do ano.

 Oymyakon já tá passando de 10 °C em algumas tardes, tu sofreria muito por lá, fora que no verão facilmente passa de 30 por ser clima muito continental. Seria muito triste.

A solução é Plutão, ou algum outro planeta anão (depois de Marte só tem planetas gasosos, mas os planetas anões como Plutão, Éris e Ceres têm boas médias de temperatura, e dá para andar sobre eles, contruir uma casa, mas não sei como tu faria para se alimentar). Descartamos Marte porque lá tu não teria privacidade, muito robozinho.

Ceres é o mais tórrido de todos, podendo chegar a -35 °C, mas os outros dois dá pra chegar mais pertinho do Zero Absoluto.

 

Link to comment
Share on other sites

Se o modelo que Renan confirmar a previsão na quinta/sexta, teríamos estragos nos cafezais aqui na região. Linha de -2 aqui. Como tenho pé não chão, não acredito. Geralmente notamos a força da bomba polar quando os grupos de cafeicultores começam a partilhar informações de sites especializados e institutos constantemente. 

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

24 minutos atrás, Wagner97 disse:

Clima subtropical não é uma chatice, é o melhor clima que tem pra quem gosta de boa dinâmica. Mas ele se destaca mais entre os paralelos 30-40°, como podemos observar em cidades como Tóquio, Xangai, Atlanta, Washington DC. Lugares que tem estações do ano bem definidas. Não dá pra comparar com o clima subtropical de sp e Curitiba por exemplo que estão no limite pro tropical.

Sim, não daria pra comparar o subtropical dos paralelos 23/28° com 33/38°, seja norte ou sul.

O clima de Curitiba é o "fresco temperado subtropical", (a parte "fresco temperado" é devido à altitude >900 m), com poucas e medianas invasões de massas polares.

O clima de Washington tbm é o "fresco temperado subtropical", mas o "fresco temperado" é devido à latitude e apresenta frequentes e fortes invasões polares.

Nenhum desses climas é "chato".. talvez o clima temperado subtropical das terras altas de Honduras possa ser um pouco chato... não tenho certeza..

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.