Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Augusto Göelzer

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Maio/2020

Recommended Posts

Tarde amena e levemente instável em Pombal.

received_743257256501866.thumb.jpeg.6c0cc2c32490c949ec5009d138d0ef15.jpeg

No momento cai uma pancada de chuva. Já é o 6° dia seguido que chove.

• Like 16

1 minuto atrás, ricardosilva disse:

Olha, se for pra fazer essa mínima safada no Mirante é melhor que nem baixe de 10°. Me dá uma raiva enorme em ocasiões que fica nessa berlinda no termômetro.

Agora temos um solzinho maroto, típico de outono com 25,1° no CGE Santana.

Eu tenho uma relação de amor e ódio com o número 9 após a vírgula , amo na mínima e detesto na máxima hehe.

Já contando hoje, estamos com a média máxima alta nas estações do Inmet aqui em SP.

Média máxima no Mirante está em 24,4 graus e no Sesc 23,7 graus, mais de 1 grau acima da média.Acho que nunca vi tanto sol como estamos tendo desde o mês de Março.

• Like 1
  • Haha 2

4 minutos atrás, Pedro Victor P. disse:

Fortaleza registrou a maior chuva de maio até agora: 65,2 mm. 

Aqui tá parecendo um deserto, nunca quis tanta chuva na vida.

Por mim teria uma semana toda de tempestades fortes.

• Like 4
  • Haha 1
  • Sad 1

Posted (edited)

Estava dando uma olhada aqui na PWS COND. F PASSAREDO, que fica na entrada do Parque da Pedra Branca, na zona oeste do Rio. Os números mostram de forma bem clara como esse ano tá mais fresco. Um exemplo simples. Esse ano, agora em maio, a estação já bateu duas vezes na casa dos 14 graus. Ano passado isso só ocorreu em junho.

Outro dado interessante é observando a PWS do Alton Leblon, na zona sul da cidade. Lá a estação já desceu dos 20º esse mês sete vezes, em 21 dias. Ano passado o mês não desceu de 20,2 por lá. Por outro lado a estação esse ano já passou dos 30 seis vezes. Ano passado, durante todo o mês, a temperatura subiu 17 vezes, o que não vai ocorrer esse mês, longe disso.

Isso mostra bem, junto aos dados dos meses anteriores, que o Rio vem tendo um ano fresco. Claro, nada fora da média, mas levando em conta alguns períodos de forte calor, até mesmo no último inverno, isso é um alento e deixa uma boa perspectiva para o que possa vir pela frente ainda.

Edited by fsorf9rj
  • Like 6
  • Thanks 1

10 minutos atrás, Matheus Vinicius disse:

Aqui tá parecendo um deserto, nunca quis tanta chuva na vida.

Por mim teria uma semana toda de tempestades fortes.

O rio Iguaçu iria transbordar fácil.

• Like 3
  • Sad 1

8 minutos atrás, marinhonani disse:

O rio Iguaçu iria transbordar fácil.

Nani,

Qual sua expectativa para as minimas dessa próxima mp no sudeste?

• Like 2

Posted (edited)

Abafamento, com máximas entre 26 e 28 graus no Vale do Itajaí.

Apesar disso, a brisa marítima (quando sopra) tira bastante a sensação de calor. Um pré-frontal "tolerável".

Edit: Esqueci de dizer que é porque estamos sem sol.

Edited by Moretão
  • Like 7

rápida a queda de T em POA, já estamos em 19 °C

• Like 5

Posted (edited)

CFS está interessante até:

cfs-avg_T2maMean_samer_1.pngcfs-avg_T2maMean_samer_2.pngcfs-avg_T2maMean_samer_3.png

Edited by renata16
erro
  • Like 19
  • Thanks 4

Posted (edited)

Má notícia:

É interessante de se notar a desaceleração da FF e como o frio na segunda-feira de manhã ficará "represado" bem perto de BH, como notado por mim na sexta-feira passada, o que não mudou nas rodadas dos últimos dias. Pra se ter uma ideia, Araxá pode chegar nuns 7ºC, enquanto BH queimará com 17ºC na segunda cedinho. Além disso não estão previstas máximas baixas.

xx_model-en-178-0_modez_2020052112_96_15113_148.thumb.png.c4d6c48f03af4e1b665b95eb7a98363a.png

Boa notícia:

Vamos ter chuva significativa com esse sistema e o contrate térmico promete altas emoções.

xx_model-en-178-0_modez_2020052112_93_15113_63.thumb.png.b2780c4d59c1e25fef3892d4f83b5c8b.png

A grande mudança é que o frio vai enfim "ir pra cima"/deslanchar na terça-feira de manhã com possível recorde do ano. A previsão é de 9ºC/10ºC pra capital mineira. Talvez até menos. A questão é que as noites serão bem frias durante toda a semana que vem.

xx_model-en-178-0_modez_2020052112_120_15113_148.thumb.png.c46be3d5d3ff82dfa13b3fb9e8592891.png

Edited by Nowcasting
  • Like 21
  • Thanks 1

Posted (edited)

Vai ser um inverno de continentais? Tomara que a natureza nos presenteie com uma baleia polar tb! BH se sobressai nas marítimas.

Final de tarde ameno em BH, enquanto o frio não chega parece que conseguimos desfrutar de boas temperaturas aqui em relação ao centro sul. Tudo graças a altitude e a frequente infiltração marítima nos últimos dias, fenômeno que era frequente em maio na década de 90 e parece ter voltado esse ano com mais força.

17.30 seguem as temperaturas:

Poa: 18oC

Bh, Cwb: 21 oC

Fln: 22 oC

Rio,Sp,Bsb: 24oC

Edited by BrunoBH
  • Like 11

17 horas atrás, Bruno D disse:

Um grande problema também é o assoreamento extremo da Represa de Guarapiranga, ultimamente o problema é tão grave, que as coportas são abertas caso o reservatório passe de 86-87% da capacidade.

Neste verão as comportas foram abertas repetidas vezes, sempre que a represa batia esse patamar, mesmo com a pressão das cheias do alto Tietê, o que denota a situação complicada do Manancial, se não fosse isso, ela tinha chegado a 100% da capacidade, com esse verão chuvoso, e hoje estaria com algo entorno de 80-85% da capacidade. 

Engraçado que eu já percebi várias vezes e não é de hoje que o Guarapiranga bem dificilmente consegue ultrapassar os 90%. Quando chega a 88%, começa a ocorrer queda no dia seguinte e creio que tenha a ver com isso que você comentou!

• Like 3

Muita expectativa pra mudança no tempo amanhã, inicialmente nem quanto ao frio mas sim a chuva, que está lastimável, são 10 mm este mês e é este o volume acumulado dos ultimos 40 dias aqui, vamos aguardar. Máxima hoje bateu os 28°C.

• Like 4

Posted (edited)

as rodadas foram boas hoje, quarta de manhã:

Euro com linha de 5ºC na RMBH e Alemão com 4ºC.

xx_model-en-178-0_modez_2020052112_144_37616_148.thumb.png.1cdde7db17354e7ec5ac08c5018f8ad3.png

xx_model-en-178-0_moddeu_2020052112_144_37616_148.thumb.png.5976813fec274237e1ff52456deeaf16.png

YR:

70371888_CapturadeTela2020-05-21s18_05_24.thumb.png.7b6212ae0cce4eb64266baa4f78279ce.png

Edited by Nowcasting
  • Like 9

Pelo GFS 12Z , ficou mais claro que serão dois pulsos de ar frio no sul, um no domingo e outro na terça. E que esse segundo deve vir com mais intensidade para o ES.  

• Like 7
  • Thanks 2

Euro melhorou de novo o frio em relação a última rodada. Impressionante. Vem aí uma semana bem gelada. Ansioso! Iporã do Oeste/SC.

fgdgdffddfgfdg.thumb.png.e8a79f43ad5feb79cf7ea4d587b5ffed.png

• Like 12
  • Thanks 2

Noite começando com céu limpo em São Paulo, após um dia de leve calor durante a tarde (igual a ontem).

As temperaturas estão caindo, em velocidades diferentes, entre os locais. Enquanto no extremo sul a queda está sendo mais acentuada (16-18 graus), áreas mais ao norte  da cidade apresentam uma queda mais lenta (22/23 graus, alguns locais com até 24 graus).

Estações - CGE

wFRthxW.png

A previsão do Foreca baseado na 12z de hoje do europeu mostra que a capital paulista poderá ter alguns dias seguidos de máximas baixas.

T0yBsrJ.jpg

• Like 9

14 minutos atrás, Daniel85 disse:

Engraçado que eu já percebi várias vezes e não é de hoje que o Guarapiranga bem dificilmente consegue ultrapassar os 90%. Quando chega a 88%, começa a ocorrer queda no dia seguinte e creio que tenha a ver com isso que você comentou!

Desculpa me intrometer nesse assunto novamente mas acho que não tem nada a ver. A capacidade de armazenamento de um reservatório decai ao longo dos anos com o assoreamento e esse processo é previsto quando do projeto. Ocorre que a velocidade do assoreamento pode acelerar a depender do uso do solo na bacia hidrográfica que é tributária desse mesmo reservatório. Seja como for a capacidade do reservatório de Guarapiranga hoje é aquela do projeto original, descontado o volume assoreado. Sendo assim, quando a Sabesp fornece o valor reservado atualmente, ela está informando o valor real e não o valor máximo de projeto descontado o assoreamento. Do contrário ela estaria fornecendo uma informação falsa e inútil, afinal nós precisamos saber quanta água nós temos disponível e não quanta água nós deveríamos ter se a represa tivesse se mantido tal qual quando ela foi inaugurada em 1908. No caso da Billings e da Guarapiranga, o sistema não pertence à SABESP e sim à EMAE (Empresa Metropolitana de Águas e Energia) que tem por objetivo, além do abastecimento público de água e da geração de energia elétrica, o controle de enchentes. É aí que acho que entra esse limite de operação inferior ao máximo do reservatório. Imagine o que ocorreria se as represas estivessem com 100% da capacidade e um evento severo de chuva se precipitasse sobre a bacia. Para não romper a Billings e a Guarapiranga teriam que abrir os vertedouros e canal do Pinheiros não suportaria esse volume adicional de água submergindo boa parte da região da Marginal Pinheiros. A Billings tem como verter a água para o rio Cubatão na Baixada mas a Guarapiranga não. Acho que é por aí. Na prática, além de ser um reservatório para abastecimento público o reservatório da Guarapiranga funciona também como um grande piscinão.

• Like 6

O Europeu tá devolvendo toda a força dessa MP q ele tirou em outras rodadas passadas. Na rodada 12z, agora ele coloca pra cá no dia 24 uma máxima de 15,6°C e mínima de 6°C no outro dia. Tempo nublado no começo do dia e a tarde com tempo bom. Também colocou mais alguns dias com mínimas baixas

Além do mais ela ficou bem mais democrática a cada rodada também. Mas vamos, ECMWF: Ainda dá pra melhorar mais

ecmwf_T850a_samer_fh24-240.thumb.gif.d940cdb4b55a4aa2ec267e069f1d49c7.gif

• Like 9

Posted (edited)

Euro coloca 8°C de mínima aqui em casa por dois dias seguidos nesta MP. 

Meu palpite de menores temperaturas: Cercadinho com 7°C, Pampulha entre 8°C a 10°C e a estação convencional, no Centro com 10°C. A baixada em Florestal acho que talvez tenha chance de geada fraca e sub 5°C. 

Esse é meu chute baseado nas últimas rodadas, tudo pode mudar até lá. Mas pela proximidade, acho que não muito.

Edited by RafaelBHZ
  • Like 6

Vem maxima sub 17 

20200521_185314.jpg

• Like 9

Posted (edited)

Final da tarde...densa camada de Cirrus se adiantando à instabilidade.

1590096544451.thumb.jpg.c30b8d7a14eefab160fb5c873f0f1ba6.jpg

Vem, vem, vem...chuva esperada. Se apresse!!

Screenshot_20200521-191218.png.54fdf8fdaae1f33ee5da71fd6664f4ce.png

Morro da Igreja sob pré-frontal, com rajadas de até 90 km/h e máxima de 13°C.

Screenshot_20200521-191944.png.090db6654600f57d9d625898f5ee561a.png

Edited by Carlos Campos
  • Like 15

1 hora atrás, BrunoBH disse:

Vai ser um inverno de continentais? Tomara que a natureza nos presenteie com uma baleia polar tb! BH se sobressai nas marítimas.

Final de tarde ameno em BH, enquanto o frio não chega parece que conseguimos desfrutar de boas temperaturas aqui em relação ao centro sul. Tudo graças a altitude e a frequente infiltração marítima nos últimos dias, fenômeno que era frequente em maio na década de 90 e parece ter voltado esse ano com mais força.

17.30 seguem as temperaturas:

Poa: 18oC

Bh, Cwb: 21 oC

Fln: 22 oC

Rio,Sp,Bsb: 24oC

Essa é a cara do inverno de BH: suave, com temperaturas bem amenas mesmo sem nenhum sistema significativo atuando, só pela infiltração. Para se ter uma ideia, nessa semana de pouca movimentação atmosférica, as médias dos últimos 4 dias do inmet Santo Agostinho, no centro, estão em ótimos 15,2 / 23,6C. 

Para a semana que vem, a previsão mudou da água pro vinho. Agora, a capital está na rota da chuva, que deve ser sucedida por uma semana de sol e muito frio. Minhas apostas:

INMET Cercadinho: 7,7C

INMET Pampulha: 9,1C

INMET Santo Agostinho: 10,2C

Além das manhãs sempre perto dos 10ºC, as máximas vão ficar pelos 21/22C com tempo ensolarado por vários dias. Muito, muito bom!

• Like 8
  • Thanks 2

Posted (edited)
3 horas atrás, Gabriel Cardoso disse:

Nani,

Qual sua expectativa para as minimas dessa próxima mp no sudeste?

Gabriel Cardoso,

pelas rodadas do modelo CMC, ICon, Europeu, as chances são grandes do Sudeste registrar as menores mínimas de maio e de 2020, nos dias 26 a 28(para Minas e Rio).

Acompanho muito o modelo CMC para mínimas de baixada,acredito que no bairro do Charco, vai ocorrer negativas da noite de 25 até a manhã de sexta(29).Está indicando vento abaixo de 5 km/h, da noite de 25 atá a manhã de 29, são os requisitos para o bairro do Charco negativar.

Edited by marinhonani
  • Like 4
  • Thanks 3

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.