Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Maio/2020


Recommended Posts

5 minutos atrás, Juzinho disse:

O vento ainda está muito forte, creio que isso esteja segurando a queda das temperaturas, até as rurais estão com quedas contidas.

Juzinho,

a umidade ainda está muito baixa nas três estações do Inmet, inclui Barueri que fica encostada na capital.

Não tenho acesso as estações da Cetesb, mas também devem registrar umidade baixa e vento.Umidade baixa é sinal de que ainda vai esfriar bem.

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

47 minutos atrás, Daniel85 disse:

Realmente a queda está bem devagar.

Em 3 horas, as temperarturas caíram em média 2 graus nas estações do CGE, inclusive no extremo sul e isso com céu completamente limpo.

y8AX6vW.png

 

 

Falando em céu limpo, o céu nessa noite está tão cristalino, tão escuro que se bobear é capaz de os paulistanos conseguirem ver a via láctea a olho nu hehehe

Não estamos tendo aquele horizonte claro devido a poluição (luminosa + ar) ou névoa. Tudo preto!

Kkkk quem me dera ver a via Láctea de SP! Não consegui ver direito no interior da Bahia, Itiruçu, cidade pequena.. seria um sonho poder ver aqui. Mas tá excelente pra fotos em longa exposição das nebulosas.

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Boa noite! Ar polar começando a fazer efeito nesse início de noite em BH.

Essa é a mp ideal para a nossa posição geográfica, apesar das mínimas não trazerem recordes abaixo de 8oC , o frio costuma ser mais persistente e duradouro. Uma mp continental forte não costuma durar mais que 3 dias, já a maritima pode ficar até 7 dias e com maior constância de frio. 
Previsão de minima sub 10 nas partes altas da cidade até sexta feira.
 

Temperaturas as 22:30 no centro-sul:

 

Cwb: 11oC

Sp:14oC

Bh, Poa: 16oC

Bsb, Fln: 18oC

Rio: 20oC

 

 

 

 

Edited by BrunoBH
  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

Previsão para São Paulo - 12z do europeu desta segunda

 

 

Foreca

Houve uma piora na mínimas em relação a ontem. Teríamos sub-10 apenas amanhã e na sexta feira.

Já a partir do final de semana, o frio noturno diminuiria bem.

9Zvwk30.jpg

 

Tempo.com

A menor mínima do ano foi antecipada para a quarta feira. Além disso, esse mesmo valor poderá ocorrer no sábado.

Já na quinta, o valor seria mais alto. A possível causa poderá ser um aumento da nebulosidade, conforme está sendo indicado pelo Foreca.

rSlDGCL.jpg

  • Like 9
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Guest Wallace Rezende
9 horas atrás, fsorf9rj disse:

 

Julho de 2013 vai ficar marcado na história aqui no RJ: frio fortíssimo no período que o Papa estava na cidade para a JMJ 2013. A cidade entupida de gente de todas as partes do mundo. Eu lidei com poloneses que estavam hospedados na minha paróquia e eles não sentiam muito frio, claro, mas estranharam bastante aquelas temperaturas. Mas mesmo assim foram mergulhar no mar😂.

 

Eu estava todos os dias da onda de frio na rua acompanhando o evento e posso afirmar sem sombra de dúvidas, foi MUITO frio. Claro e sempre relembrando, pros padrões do carioca. Pela rua via-se diversos termômetros, muitos descalibrados logicamente, marcando 14, 15 graus durante o dia 24. Talvez quem não seja do Rio ache isso banal mas pra quem mora aqui sabe que isso só é absolutamente fora do comum, pelo menos nos últimos anos. A sensação de frio era bizarra porque chovia e ventava.

 

Lembro também que foi a época que fiz minha primeira postagem aqui no Fórum. Dia 23/07 já havia esfriado bem mas dia 24 foi absurdo. Meu termômetro, extremamente amador, marcava 12 graus a noite com chuva moderada! Nunca vi nada parecido em Vila Isabel. Aqui a temperatura, com muito custo, baixa a 14º naquelas massas polares mais fortes, logo antes de amanhecer. 12º com chuva é histórico. O frio chegou dia 22 e começou a ir embora no dia 29. Sete dias pra ficar marcado, por todo o contexto.

 

Pra não fugir mais do tópico, por aqui continuo com céu de brigadeiro e 24º. Expectativa de ver se a temperatura cai a noite e se registramos recorde.

 

Neste ponto eu discordo de você, considero julho de 2013 uma MP frustrante e superestimada no Rio de Janeiro.  Baseado nas estações devidamente abrigadas, a menor temperatura nas partes baixas da zona norte e no Centro do Rio com chuva neste evento de 2013 (dias 24 e 25 de julho, quando o frio raso atuou) ficou entre 14 e 15ºc (Galeão e Santos Dumont), valores de recorrência anual.  A MP de julho de 2007 (que foi muito intensa, mas não histórica) foi muito mais forte e mais duradoura que a de julho de 2013 em todo o RJ (e não foi bloqueada, foram quatro máximas seguidas abaixo dos 20ºc em 2007, contra apenas 2 em 2013, e em 2007 uma das tardes sub-20ºc registrou até aberturas de sol).  Junho de 2016 também foi mais forte que julho de 2013 no Rio (a média mensal e a mínima absoluta foram bem menores que em 2013), mas não foi registrada máxima muito baixa em 06/2016 pois todas as tardes de advecção fria foram com sol (mesmo assim teve máxima de 20/21ºc com sol em 2016, em 2013 bastou sair o sol que disparou para 24ºc).  Se levarmos em conta as mínimas, então todos os anos registraram algum “frio” tão ou mais forte que julho de 2013 na maior parte da cidade do Rio ao menos uma vez, exceto 2015 e 2018 talvez.

 

Por favor não me entenda mal, não é nada pessoal não.  Além do mais, se você considera 2013 memorável, quem sou eu para dizer que não? (até porque a memória é sua!)  Mas não consigo ouvir qualquer elogio ao desempenho deste evento no Rio de Janeiro sem me pronunciar, pois fiquei muito incomodado com a força do bloqueio, que impediu o desenvolvimento pleno do potencial de ar frio deste sistema no RJ (já o melhor ficou reservado para SC e PR).

 

A MP de julho de 2013 trouxe sim uma das tardes mais frias do século XXI para a cidade do Rio (15ºc no dia 24, pontualmente alguns décimos abaixo no final da tarde, apesar da máxima ter superado os 17ºc em vários bairros de madrugada), mas o evento como um todo passou longe de ser um dos mais fortes.  Aliás, a tarde de 04/08/2019 foi muito parecida com a mais fria de 2013 em termos de temperatura, e nos dois casos a chuva (e o céu “200%” encoberto) foram fundamentais para segurar a temperatura, sem ela não teria feito um friozinho de destaque, pois havia pouco frio em altura.  

 

Em julho de 2013 o frio só chegou com alguma força em altura até a divisa PR/SP, o RJ teve zero de frio em altura, apenas frio raso e bloqueado, que resultou em máximas baixas por conta da nebulosidade e da chuva constante.  Considero a MP de julho de 2013 um evento decepcionante no Rio de Janeiro principalmente porque bloqueio impediu a queda das mínimas, e também pelo recuo do ar quente em altura no dia 25, que fez a máxima subir bastante já no primeiro dia de sol.  Até a temperatura interna (dentro de casa) não teve tempo de cair, uma vez que dois dias depois da máxima mais baixa o sol saiu e as tardes ficaram ligeiramente quentes.  Em julho de 2007, esfriou muito mais dentro de casa que em 2013 (até pela duração do evento, além das mínimas menores foram mais tardes com máxima baixa), e isto pesa muito na minha avaliação dos eventos de frio.

 

São Paulo (cidade), mesmo fora da área atingida pelo frio em altura (a capital paulista só pegou a rebarba do frio mais forte), ainda conseguiu uma máxima histórica (o tempo chuvoso causado pelo próprio bloqueio foi fundamental, e o frio raso estava bem mais forte que aqui).  O RJ, ainda mais para dentro do bloqueio, pegou apenas a “rebarba da rebarba” do ar frio.

 

Foi um evento maravilhoso em grande parte da Região Sul (e em partes de SP e do Centro-Oeste pelas máximas baixas), e teria sido muito bom no RJ se não tivesse sido fortemente bloqueado, mas restou apenas o “friozinho” de duas tardes chuvosas, um “prêmio de consolação” bem amargo para o meu gosto, e nenhuma madrugada digna de lembrança.  Aliás, no final do segundo dia nublado (um dia após a menor máxima), já havia ar quente recuando em altura, e a máxima foi registrada à noite na cidade do Rio, quando já não chovia.  Lembro que nesta noite específica (dia 25) falaram na TV que fazia muito frio em Copacabana, mas tudo não passava de sensacionalismo midiático, pois estava 18/19ºc (entre 20:00 e 21:00) apesar do vento um pouco mais forte, uma temperatura banal até para os padrões do patético inverno carioca à noite (no dia do encerramento da JMJ saiu o sol, e muitos turistas desfilavam sem camisa sob o sol ardente de Copacabana, esperando a última missa do papa).  

 

Eu chamo julho de 2013 de "a MP do quase" no Rio de janeiro.  Aliás, o inverno de 2013 como um todo foi frustrante; outra MP que alegrou parte da Região Sul em agosto não passou de um peido por aqui.  2013 não foi um inverno horrível como foram os de 2015 e 2018 (julho e agosto de 2013 fecharam dentro da média, apesar do habitual junho muito quente dos tempos atuais), mas foi um inverno muito frustrante, talvez até mais frustrante que 2015 e 2018, pois houve sim frio forte que ficou "travado" logo ao sul daqui (e para mim isso é pior que não fazer frio algum).

 

Sobre a discussão das capitais, minha opinião é a seguinte: Curitiba é a única capital brasileira com verões agradáveis (média, fora janeiros de 2019 da vida), todas as demais para mim têm verões quentes ou muito quentes (com eventuais dias agradáveis, até aqui no Rio bem de vez em quando).  No inverno, Porto Alegre e Curitiba se destacam, mas claro que outras como São Paulo, Florianópolis e Campo Grande têm seus bons eventos de frio (e, com muito menor frequência, outras capitais mais).  Ah sim pessoal, quando falo em capitais (verão agradável/quente/muito quente), falo das áreas urbanizadas/adensadas, onde moram a maioria das pessoas.

 

Para não fugir ainda mais do tópico, hoje foi um dia totalmente comum de início/meados de outono no Rio de Janeiro, não fez "frio" algum de madrugada e muito menos durante o dia, mas eu já esperava por isso.  Essas previsões de máximas baixas (sub-25ºc) não levam em conta os pontos de grade mais continentais da cidade (tipo Vila Militar e Santa Cruz), e sim locais como o Centro, mais perto da água, onde pode até ser que a barreira dos 25ºc não seja mais superada este mês mesmo.  Amanhã chega sim um leve reforço de "friozinho", com vento, e talvez tenhamos a menor mínima do mês esta semana, o que também é de se esperar no final de maio (a chance da mínima do mês ser registrada na segunda quinzena é sempre maior que na primeira em mar/abr/maio).

Edited by Wallace Rezende
Link to comment
Share on other sites

56 minutos atrás, Renan disse:

Sub-10 certa amanhã se nada der errado. Tenho 12,6°C. O vento ainda não está totalmente nulo.

 

Fico feliz pelo colega... já aqui em SP tenho certeza que vai flopar lindamente. CGE Santana ainda está em pífios 14°, e Marsilac ainda em 12,7°. Está ventando absurdamente forte, zero chance de acumular ar frio. Mais uma Mp desperdiçada por um detalhe bosta.

 

 

  • Like 6
  • Sad 5
Link to comment
Share on other sites

Estado de São Paulo neste final de noite (estimativa do europeu)

 

Temperaturas entre 10 e 12 graus em boa parte do estado, enquanto no litoral, os valores estão bem mais altos, com 20 graus em Itanhaém.

Já os ventos, sopram do continente para o litoral (direções que variam de oeste para leste e noroeste para sudeste, dependendo do local)

OexuZhe.jpg

 

 

Em relação às nuvens baixas, está tudo limpo, inclusive em alto mar.

S86YlAj.png?1

  • Like 13
Link to comment
Share on other sites

Estação do Inmet em  Monte Verde/Camanducaia com chances de registrar uma negativa amanhã, mas para isso o vento tem que ficar fraquinho, abaixo de 6 km/h. Já teve em 3,8ºC ás 22 h.

 

Outra com chance de registrar negativa é a PWSVila Inglesa/Campos do Jordão, marcava 3,1ºC ás 23 h 06.

 

No bairro do Charco/Delfim Moreira negativou ás 21 h 58, -0,1ºC.

No horário de 23 h15 marcava -0,9ºC

  • Like 5
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

2 minutos atrás, ricardosilva disse:

 

Fico feliz pelo colega... já aqui em SP tenho certeza que vai flopar lindamente. CGE Santana ainda está em pífios 14°, e Marsilac ainda em 12,7°. Está ventando absurdamente forte, zero chance de acumular ar frio. Mais uma Mp desperdiçada por um detalhe bosta.

 

 

 

Calma, pois a MP reforçada vem aí. A semana toda terá chance de sub-10 em Sampa. Se está ventando, é porque há advecção. Nada está perdido. 

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

4 minutos atrás, Daniel85 disse:

Estado de São Paulo neste final de noite (estimativa do europeu)

 

Temperaturas entre 10 e 12 graus em boa parte do estado, enquanto no litoral, os valores estão bem mais altos, com 20 graus em Itanhaém.

Já os ventos, sopram do continente para o litoral (direções que variam de oeste para leste e noroeste para sudeste, dependendo do local)

OexuZhe.jpg

 

 

Em relação às nuvens baixas, está tudo limpo, inclusive em alto mar.

S86YlAj.png?1

Que imagem linda, nem uma MM.

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Buenas, não queria retornar ao assunto até porque como moderador tenho que prezar pela bom andamento do fórum, mas me intrigou algumas mensagens...diria que um tanto quanto empíricas. Como foi comentado é questão puramente de gosto alguém preferir capital A ou capital B, região A ou região B. Gostos são gostos. Contudo, vi algumas mensagens equivocadas mandadas por alguns usuários para justificar escolhas pessoais o que me motivou a trazer algumas informações a título de curiosidade. 

 

Primeiramente, vi algumas pessoas dizendo que o verão nas "baixitudes" do RS são sufocantes. Na verdade é um pouco sufocante sim, mas nas áreas do oeste, noroeste, vales, depressão central e grande POA. Mesmo assim não é um bicho de sete cabeças em se tratando de Brasil, pra variar ainda consegue vários dias amenos/frios no verão devido a entradas de frentes frias. Claro, para as regiões de maior altitude, principalmente os planaltos e serras do leste é bem quente de fato. Outra questão é que esse período mais quente é bastante restrito a  DJFM!!! Outubro, novembro e Abril são de forma geral amenos ou bem toleráveis, apenas com alguns dias mais sufocantes. Nas demais épocas do ano, o frio/ameno se intercalam com alguns dias mais quentes. Nem de longe é a alternância de frio/calor como alguns falaram. O verão do sul gaúcho, litoral e as áreas mais altas são bem tranquilos, exceto por alguns dias de calor mais intenso.

 

Peguei como exemplo, a cidade de Pelotas onde morava antes de estar agora em Blumenau. Abaixo uma tabela do ano de 2018 que foi um ano mais normal no sul gaúcho, apesar do inverno um pouco abaixo da média:

 

 

958484147_WhatsAppImage2020-05-25at22_39_05.thumb.jpeg.b1b98ae734eb385bdbd577522f2da178.jpeg

 

 

 

Como podem ver, apesar do fevereiro abaixo da média o restante do período quente (janeiro, março e dezembro foram na média) e novembro bem acima da média. Ta certo que o inverno foi um pouco abaixo da média, porém a anomalia trimestral na região foi de -0,x, nada de extraordinário. Realmente são poucas entradas de calor no inverno, o frio é bem constante. Ao contrário do que muitos podem pensar, não é nenhum pouco nublado ou com baixa insolação, tem é bastante sol. Pelotas tem mais sol que o Rio de Janeiro, quem duvida olhe as normais de insolação de cada município. As máximas baixas é efeito puro da latitude e os dias no inverno são quase sempre ventosos trazendo sensação térmica bem baixa. Foi bastante sofrido para mim que morava no Mato Grosso e teve que se adaptar a um clima desses (morei entre 2013 - 2019). É sofrido até para vários colegas que tive oriundos de climas tropicais de altitude/amenos e até de certas regiões do sul do país.

 

Obs: Janeiro a metade de maio são dados da estação convencional/oficial e da metade de maio para o final do ano são dados da PWS instalada por mim e pelos meus amigos (Fernando Rafael e @Gabriel Cassol) no bairro Colina do Sol. Todas as médias são médias simples.

 

 

Agora 2016,  uma tabela com um junho bem frio, mas com um verão quente, sobretudo fevereiro muito acima da média. O verão quente anula todo restante do ano??? Aí vai do gosto de cada um:

 

 

 

 

202292332_WhatsAppImage2020-05-25at22_33_47.thumb.jpeg.547d46dc24675340efc76b7b8f799386.jpeg

 

 

Assim como em 2018, as advecções constantes no inverno impediram mínimas mais expressivas na região. Inclusive a mínima absoluta anual de 2016 ficou bem acima da média. Todavia, nem tudo se resume a mínimas, o frio foi constante e com sensação térmica bem baixa.

 

Obs: janeiro a abril são dados da estação convencional/oficial, a partir de maio são dados de uma outra estação que tínhamos no norte da cidade.

 

Tanto em 2018 como em 2016, ambas as PWS foram instaladas em maio, eis o motivo de pegar o verão da estação convencional. Mas não difere quase nada da PWS.

 

Ao contrário de 2016 e 2018 que foram normais na média anual, 2019 foi um ano bem quente. Janeiro muito quente, junho foi o mais quente já registrado junto com 2005 (maior média máxima disparado em 100 anos). Porém nenhum bicho de sete cabeças, exceto por alguns dias. No dia 5 de julho houve precipitação fraca de chuva com neve em flocos (água e neve).

 

 

1419001488_WhatsAppImage2020-05-25at23_11_05.thumb.jpeg.3decdfa2d594100be51265fd459da971.jpeg

 

 

 

Como um bônus, a tabela de Pinheiro Machado - topo em 2018:

 

 

1999354498_WhatsAppImage2020-05-25at22_30_11.thumb.jpeg.ad27e8fe464534aa1099cf88672d1924.jpeg 

 

 

 

E pra encerrar um ano com um inverno porreta (2007) em Bagé:

 

 

 

197378633_WhatsAppImage2020-05-25at22_31_55.thumb.jpeg.73444d304c043ef675999ff399a72bce.jpeg

 

 

 

 

Novamente fica a pergunta, o suposto "verão escaldante" anula o restante ano??  Vai da análise de cada um.

 

 

Todas as médias nas tabelas acima são médias simples. Não trabalho com compensadas.

  • Like 12
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

5 minutos atrás, Renan disse:

 

Calma, pois a MP reforçada vem aí. A semana toda terá chance de sub-10 em Sampa. Se está ventando, é porque há advecção. Nada está perdido. 

 

Eu não tenho esperanças Renan, se vier qualquer sub-10 (ou mesmo um registro de 10°) vai me surpreender muito pq aqui qualquer motivo já serve pra passar longe de fazer esse frio. Aí amanhã já volta a merda da MM de novo. É um dos motivos de querer me mudar pra bem longe daqui, é muita tortura pra quem gosta de frio.

  • Like 5
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

20 minutos atrás, ricardosilva disse:

 

Fico feliz pelo colega... já aqui em SP tenho certeza que vai flopar lindamente. CGE Santana ainda está em pífios 14°, e Marsilac ainda em 12,7°. Está ventando absurdamente forte, zero chance de acumular ar frio. Mais uma Mp desperdiçada por um detalhe bosta.

 

 

O estado de MG tá sendo nesse 2020 o Estado mais abençoado pelas MPs , elas tão literalmente descansando mais tempo em cima deles , nem pré frontal tão tendo mais , passa um pouco desse mel para seus vizinhos hehe.

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Extremamente decepcionante a queda da temperatura na capital paulista.

O vento batendo até 30 km/h , céu absurdamente limpo.

 

Temperaturas entre 12,2 na Capela do Socorro até 14,6 na Mooca.

Tô começando a duvidar até de sub 11 de mínima amanhã nas estações oficiais.

  • Like 5
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

1 minuto atrás, Juzinho disse:

Extremamente decepcionante a queda da temperatura na capital paulista.

O vento batendo até 30 km/h , céu absurdamente limpo.

 

Temperaturas entre 12,2 na Capela do Socorro até 14,6 na Mooca.

Tô começando a duvidar até de sub 11 de mínima amanhã nas estações oficiais.

 

Eu aposto em 13,X no Inmet...

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

10 horas atrás, Renan disse:

 

Está aí uma grande vantagem de São Paulo: a metrópole gigante SEMPRE tem essas tardes de "sol de geladeira" no inverno. Dias ensolarados com máxima sub-20 não são comuns por aqui, só em MPs mais potentes. Ou seja, não ocorrem todo ano, pelo menos não aqui na baixada (nos topos da cidade sim). 

 

Nesta MP de agora, na minha estação, não espero nenhuma máxima sub-20. No INMET tem chances ....mas, de forma geral, raramente se sente frio numa tarde ensolarada por aqui. 

 

Hoje, a estação da CETESB no Pico do Jaraguá registrou 12,6°C ao meio dia, com o céu completamente azul! Muito bom!!!!

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

13 minutos atrás, Juzinho disse:

Extremamente decepcionante a queda da temperatura na capital paulista.

O vento batendo até 30 km/h , céu absurdamente limpo.

 

Temperaturas entre 12,2 na Capela do Socorro até 14,6 na Mooca.

Tô começando a duvidar até de sub 11 de mínima amanhã nas estações oficiais.

Juzinho, 

ainda acho que o vento vai enfraquecer bem e as temperaturas cairão nos bairros mais propícios a mínimas baixas.

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

27 minutos atrás, Daniel85 disse:

São Paulo e sua triste sina: quando não é a MM para atrapalhar, são os ventos.

Ontem nessa mesma hora, os pesos pesados de São Paulo (Marsilac, Capela do Socorro e Parelheiros) já estavam com sub-10. Hoje estão com temperaturas ainda na casa dos 12 graus.

Quando é assim, no meio da madrugada a temperatura começa a despencar, vai vendo... 

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

PWS de Conceição de Rio Verde, ao lado do Rio Verde, está marcando apenas 5.9°C à meia noite. Vai a 2°C lá? Caramba! PWS Faz. Divisa em Três Corações (que estava mais fria que lá) e PWS de Coqueiral fora do ar, o que é uma pena mesmo. Devemos ter geada em baixadas amanhã mesmo. App do celular indicando 8°C pra Varginha. Na fazenda devo ter 6°C. Ótimo. 

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

4 minutos atrás, marinhonani disse:

Juzinho, 

ainda acho que o vento vai enfraquecer bem e as temperaturas cairão nos bairros mais propícios a mínimas baixas.

Você tá mais confiante do que eu kkk 

 

As 0 h o Sesc Inmet tinha 12,9 graus com umidade de 65% e rajadas de ventos de até 28 km/h.

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

10 horas atrás, ricardosilva disse:

 

Disso não dá pra reclamar de fato. Ano passado em Julho tivemos um dia lindo de sol com variação entre 6°/14°. Dos meus registros climáticos o mais marcante que me lembro foi em Julho de 2007 quando tivemos uma máxima de 11° com céu de brigadeiro.

 

Esse dia que você se refere no ano passado, foi 07/07, data em que a estação do CGE MARSILAC registrou - 0,2°C e a estação do CGE Capela do Socorro registrou 0,5°C.

 

A estação da CETESB, no Pico do Jaraguá, registrava 9,4°C ao meio dia (a máxima foi de 11,2°C, às 16 horas).

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

20 minutos atrás, Rafael MG disse:

Agora em BH temos céu parcialmente nublado e 16,0 C, e o dia alternou uma manhã cinzenta e um fim tarde de céu mais limpo, como o registrado na vizinha cidade de Contagem (20 km daqui) hoje à tarde.

A mínima foi de 14,9 C e a máxima foi de 22,8 C na estação central do INMET. 

20200525_164235.jpg

20200525_165011.jpg

Morador de Belo Horizonte vindo fazer turismo aqui na minha humilde quebrada? Geralmente é o contrário... Hehehe

 

Se continuar no centro de Contagem, experimenta dar uma caminhada na Av. Prefeito Gil Diniz de manhã cedo. Essa baixada aí as vezes esfria bastante!

Link to comment
Share on other sites

17 minutos atrás, Victor Naia disse:

PWS de Conceição de Rio Verde, ao lado do Rio Verde, está marcando apenas 5.9°C à meia noite. Vai a 2°C lá? Caramba! PWS Faz. Divisa em Três Corações (que estava mais fria que lá) e PWS de Coqueiral fora do ar, o que é uma pena mesmo. Devemos ter geada em baixadas amanhã mesmo. App do celular indicando 8°C pra Varginha. Na fazenda devo ter 6°C. Ótimo. 

Victor Naia,

na automática de Varginha 9,0 ás 23 h, ainda vai baixar mais, tem que diminuir o vento lá.

Edited by marinhonani
  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Wallace Rezende disse:

 

Neste ponto eu discordo de você, considero julho de 2013 uma MP frustrante e superestimada no Rio de Janeiro.  

 

Meu caro, importantíssimo seu relato! Com muito mais riqueza de detalhes do que o meu e muito bem fundamentado.

 

O que coloquei, de percepção pessoal mesmo, de quem tem 28 anos, foi de um dos eventos mais fortes que tenho na memória recente, além de ser num período de um evento memorável.

 

Talvez a palavra histórico tenha sido mal colocada mesmo no tocante a MP como um todo mas acredito que tardes como aquela do dia 24 ficam no imaginário da população leiga, por isso usei o termo histórico.

 

A temperatura que registrei num termômetro furreca não pode ser levada muito em conta, assim como os termômetros da cidade, que em geral mostram temperaturas desconexas mesmo mas aquele dia foi um extremamente frio levando-as em conta. Explico: é bem incomum termômetros no Rio marcando 14, 15 graus durante o dia, ainda mais com chuva e vento, o que aumenta muito a sensação de frio, que pra carioca foi enorme naquela data. Vejo todos os anos eles marcando 15, 16 em manhãs frias, não que estejam certos, mas é o que mostram. Se mostram menos, durante o dia, é porque realmente está um frio de respeito, não necessariamente aquilo que está sendo mostrado.

 

Aquele evento marcou pelo que acontecia na cidade e por termos sensação de frio durante praticamente todo o dia e não só na noite/madrugada como acontece em geral, com a temperatura descendo até mais do que esses 14, 15 graus. Todo ano temos mínimas menores do que naquele evento. O destaque realmente não foram as mínimas muito baixas mas o frio forte diurno, que não ocorre exatamente todos os anos. Ano passado ocorreu em Agosto, tão forte quanto. 

 

Hoje olhei os dados do Galeão do dia 22 ao dia 29. Realmente não fez frio fora do comum, com exceção do dia 24.

 

Eu estava na praia em quase todos esses dias e a noite fazia aquele frio de inverno carioca, 18, 17 graus. Tranquilo.

 

E no dia que você citou, do encerramento da JMJ, realmente, fazia sol, o calor ressurgia mas ainda pairava no ar aquele ar fresco de 24°, com resquício dos dias anteriores, que como você morador da boa Niterói sabe, já é suficiente pro carioca colocar aquele casaco guardado o ano todo pra ser usado 5 dias no ano 😂😂

 

Mas nada de errado, tratando do tropical Rio de Janeiro.

 

Edited by fsorf9rj
  • Like 5
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

11 minutos atrás, Enio Rezende disse:

Maria da Fé, Sul de Minas, escancarando a porta da geladeira, na casa dos 3 graus por lá.

 

Aqui em Lafaiete tá meio encrencado, apesar do céu limpo ainda venta um pouco. Já passa da meia noite e meu termômetro ainda tá nos 14 graus

Outra que está destacando no Sul de Minas,é a PWS de Conceição do Rio Verde na faixa de 5,x.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Temperaturas extremas del dia que acaba de finalizar en Montevideo (Melilla) :

 

TEMP MÁXIMA
15.72 a las 12:13:00
TEMP MÍNIMA
12.56 a las 00:01:00

 

El ciclon no se quiere ir, sigue ventoso y ahora esta absolutamente nublado, incluso se largo un chaparron de respeto; temperatura a la medianoche en Montevideo 12,6 Melilla 13,2 Prado 12,8°C Carrasco.

 

Mañana se espera un dia mas frio que hoy (14/7°C) pero con cielo menos nuboso y sol.

 

Despues un ligero repunte de temperaturas seguido de unos dias bastante frescos.

 

1060384127_Sanstitre.png.706548d2d3a12d5d6efdeb297660d660.png

 

 

 

 

 

 

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Que começo de madrugada aleatório no estado. Quase todos os locais tem MM (nuvens baixas) ou ventania, ou ambos. Aqui está estável e limpo e tenho 5.9°C na baixada. Não é um valor significativo mas mesmo assim é um dos mais baixos do estado, junto justamente com as partes mais altas, os topos das serras, que estão com ventania e mm. Um certo azar especial pra alguns locais nessa MP. Por outro lado, bem limpo entre o PR e SP.

 

DFGGDFFGDDFGGDF.thumb.png.ea69fdc635bea7792a4c6af007c0b2e3.png

Untitledfff.thumb.png.01f4a63905920295cbc354b7251b2ab0.png

DGFGFDFGDGDFDGF.thumb.png.bdb22d8b48045e682e1d958cfa2776c8.png

 

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

6 minutos atrás, HenriqueFN disse:

Périco 8c

Sertão do Ribeirão em Floripa 10c

 

O frio pegou legal aqui na ilha...

 

Chegou mesmo! A variação ontem (25) no Sertão do Ribeirão foi de 9,7° a 23,8°, sendo que a mínima ocorreu agora há pouco, às 23h59. Agora faz 9,4° por lá. A queda está um pouco prejudicada pelo vento, mas mesmo com algumas rajadinhas não chegou a disparar. Espero a mínima da onda de frio no amanhecer de quinta, talvez a menor do ano, que atualmente é 6,8° no dia 15/05.

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

25 minutos atrás, marinhonani disse:

Victor Naia,

na automática de Varginha 9,0 ás 23 h, ainda vai baixar mais, tem que diminuir o vento lá.

Sim! Tá ventando..agora na casa dos 8.5°C ainda. Se o vento diminuir, pode chegar aos 5°C. Na fazenda não sei como está, mas amanhã cedo estarei lá. Chego perto das 7.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

31 minutos atrás, Allef Matos disse:

Buenas, não queria retornar ao assunto até porque como moderador tenho que prezar pela bom andamento do fórum, mas me intrigou algumas mensagens... um tanto quanto empíricas. Como foi comentado é questão puramente de gosto alguém preferir capital A ou capital B, região A ou região B. Gostos são gostos. Contudo, vi algumas mensagens equivocadas mandados por alguns usuários para justificar escolhas pessoais o que me motivou a trazer algumas informações a título de curiosidade. 

 

Primeiramente, vi algumas pessoas dizendo que o verão nas "baixitudes" do RS é sufocante. Na verdade é um pouco sufocante sim, mas nas áreas do oeste, noroeste, vales, depressão central e grande POA. Mesmo assim não é um bicho de sete cabeças em se tratando de Brasil, pra variar ainda consegue vários dias amenos/frios no verão devido a entradas de frentes frias. Claro, para as regiões de maior altitude, principalmente os planaltos e serros do leste é bem quente. Outra questão é que esse período mais quente é bastante restrito a  DJFM!!! Outubro, novembro e Abril são de forma geral amenos ou bem toleráveis, apenas com alguns dias mais sufocantes. Nas demais épocas do ano, o frio/ameno se intercalam com alguns dias mais quentes. Nem de longe é a alternância de frio/calor como alguns falaram. O verão do sul gaúcho, litoral e as áreas mais altas são bem tranquilos, exceto por alguns dias de calor mais intenso.

 

Peguei como exemplo, a cidade de Pelotas onde morava antes de estar agora em Blumenau. Abaixo uma tabela do ano de 2018 que foi um ano mais normal no sul gaúcho, apesar do inverno um pouco abaixo da média:

 

 

958484147_WhatsAppImage2020-05-25at22_39_05.thumb.jpeg.b1b98ae734eb385bdbd577522f2da178.jpeg

 

 

 

Como podem ver, apesar do fevereiro abaixo da média o restante do período quente (janeiro, fevereiro e dezembro foram na média) e novembro bem acima da média. Ta certo que o inverno foi um pouco abaixo da média, porém a anomalia trimestral na região foi de -0,x, nada de extraordinário. De fato são poucas entradas de calor no inverno, o frio é bem constante. Ao contrário do que muitos podem pensar, não é nenhum pouco nublado ou com baixa insolação, tem é bastante sol. Pelotas tem mais sol que o Rio de Janeiro, quem duvida olhe as normais de insolação de cada município. As máximas baixas é efeito puro da latitude e os dias no inverno são quase sempre ventosos trazendo sensação térmica bem baixa. Foi bastante sofrido para mim que morava no Mato Grosso e teve que se adaptar a um clima desses (morei entre 2013 - 2019). É sofrido até para vários colegas que tive oriundos de climas tropicais de altitude/amenos e até de certas regiões do sul do país.

 

Obs: Janeiro a metade de maio são dados da estação convencional/oficial e da metade de maio para o final do ano são dados da PWS instalada por mim e pelos meus amigos (Fernando Rafael e @Gabriel Cassol) no bairro Colina do Sol. Todas as médias são médias simples.

 

 

Agora 2016,  uma tabela com um junho bem frio, mas com um verão quente, sobretudo fevereiro muito acima da média. O verão quente anula todo restante do ano??? Aí vai do gosto de cada um:

 

 

 

 

202292332_WhatsAppImage2020-05-25at22_33_47.thumb.jpeg.547d46dc24675340efc76b7b8f799386.jpeg

 

 

Assim como em 2018, as advecções constantes no inverno impediram mínimas mais expressivas na região. Inclusive a mínima absoluta anual de 2016 ficou bem acima da média. Todavia, nem tudo se resume a mínimas, o frio foi constante e com sensação térmica bem baixa.

 

Obs: janeiro a abril são dados da estação convencional/oficial, a partir de maio são dados de uma outra estação que tínhamos no norte da cidade.

 

Tanto em 2018 como em 2016, ambas as PWS foram instaladas em maio, eis o motivo de pegar o verão da estação convencional. Mas não difere quase nada da PWS.

 

Ao contrário de 2016 e 2018 que foram normais na média anual, 2019 foi um ano bem quente. Janeiro muito quente, junho foi o mais quente já registrado junto com 2005 (maior média máxima disparado em 100 anos). Porém nenhum bicho de sete cabeças, exceto por alguns dias. No dia 5 de julho houve precipitação fraca de chuva com neve em flocos (água e neve).

 

 

1419001488_WhatsAppImage2020-05-25at23_11_05.thumb.jpeg.3decdfa2d594100be51265fd459da971.jpeg

 

 

 

Como um bônus, a tabela de Pinheiro Machado - topo em 2018:

 

 

1999354498_WhatsAppImage2020-05-25at22_30_11.thumb.jpeg.ad27e8fe464534aa1099cf88672d1924.jpeg 

 

 

 

E pra encerrar um ano com um inverno porreta (2007) em Bagé:

 

 

 

197378633_WhatsAppImage2020-05-25at22_31_55.thumb.jpeg.73444d304c043ef675999ff399a72bce.jpeg

 

 

 

 

Novamente fica a pergunta, o suposto "verão escaldante" anula o restante ano??  Vai da análise de cada um.

 

 

Todas as médias nas tabelas acima são médias simples. Não trabalho com compensadas.

Realmente @Allef Matos, a sazonalidade do extremo sul do Rio Grande do Sul provoca uma realidade muito peculiar se compararmos ao resto do pais. Ainda que o verão possa ser quente, e não considero o verão da região um verão quente, quando pegamos pra comparar com as demais regiões do Brasil, vemos que é apenas um verão levemente quente com picos eventuais de calor forte (que algumas raras vezes podem ser muito fortes, sobretudo nas áreas de menor altitude e mais afastadas do oceano).

 

Tive uma breve passagem por Pelotas, onde morei por um ano (entre 2018 e 2019) e pude sentir a enorme disparidade que existe entre o verão e o inverno na região, o verão com bastante sol e os dias variando entre quentes e frescos (inclusive com algumas manhãs frias em pleno verão devido as massas polares),  massas polares essas que sempre estão aparecendo no verão trazendo alívio para o calor, refrescando bem os ambientes internos.

 

Com o passar dos meses as massas polares vão se tornando mais frequentes e mais intensas e já no começo do outono acontecem as máximas amenas ou até baixas com céu limpo, já causa um impacto grande pra quem vem do trópico, o que é o meu caso. A vegetação começa dar os primeiros sinais de que o inverno está se aproximando, as árvores começam exibir coloração amarelada e começam a perder suas folhas, os picos de calor que acontecem já não são suficientes para aquecer ambientes internos e geralmente ocorrem precedendo alguma frente fria 1 ou 2 dias depois.

 

Chega o mês de maio e a média do mês desaba, as massas polares são constantes e bem intensas já nesse período do ano, começam a acontecer geadas e também nesse mês é que o traço mais marcante da região começa a ser percebido com maior frequência, as tardes ficam muito frias, com vento ciclônico e o céu completamente limpo, temperaturas durante a tarde na casa dos 13°/14° ao nível do mar com céu completamente limpo começa a se tornar algo constante, e nada lembra os 13°/14° que acontecem por aqui com céu limpo pelas manhãs, lá em Pelotas acontece com vento e sol da tarde, bem mais intenso. Se for analisar então a serra do sudeste (serra próximo a Pelotas), as tardes já ficam seguramente perto dos 10° e sol nas atuações de massas polares.

 

No trimestre entre Junho e Agosto o frio intenso torna-se a média, tardes de 12°/13° e sol são comuns ao nível do mar, acompanhada de inúmeras mínimas abaixo de 15°, tudo isso temperado com vento, umidade e dias bem bonitos, algo bem interessante  que por causa da latitude, nessa época o sol fica muito fraco e bem baixo, o que deixa a sensação de frio ainda mais intensas, áreas ficam durante meses em sombra "eterna", meu quarto na casa que morei em Pelotas ficou essa época inteira sem incidência de sol, as temperaturas internas ficaram muito desconfortáveis pois eu não tinha aquecimento artificial, o frio era tanto em alguns dias que desejei o retorno do verão haha, temperaturas internas na casa dos 11°/12° se tornaram corriqueiras, isso que mantinha as janelas fechadas durante semanas. As regiões de serra no extremo sul registram dias extremamente gelados, pude presenciar em Pinheiro Machado ao longo do inverno de 2018, tardes abaixo dos 5°, precipitação invernal, temperatura ao redor de 0° com vento, E para verem que o sol no meio do ano não ajuda a esquentar, pego de exemplo o mês de Julho de 2007 em Pelotas, este mês registrou 182,4 horas de sol, uma insolação comum em regiões tropicais na época do verão !!:

 

Capturar.PNG.b7b262d6ebd811a83727736ad56abde5.PNG

 

No inverno algo me marcou muito também: Durante as advecções quentes, que causavam os dias um pouco mais quentes, aconteciam chuvas muito intensas com raios, e a temperatura ao encostar nos 20° causava sensação de abafamento, lembro de um dia reclamar de abafamento e ao olhar na estação fazia 19° e tinha um sol tímido escondido por nuvens altas. Outra característica bem interessante e que difere muito das entradas de frente frias aqui no RJ é o tempo severo que algumas massas polares causam a chegar, tendo granizo e vendavais, coisas que só registro aqui no período do verão. 

 

Após meses abaixo de frio, começa então a chegar a primavera, mas ela vem tímida (mas não tediosa), acompanhada de tempestades, linhas de instabilidades intensas e ainda assim acontecem massas polares bem fortes entre setembro e novembro, lembro de uma tarde com 16°, vento leve e sol em pleno mês de outubro em 2018. A sensação de verão só retorna mesmo em meados de dezembro, quando os dias começam a se tornar cada dia mais duradouros e as árvores ficam bem verdes novamente.

 

Não se pode esquecer de outros fatores ao comparar climas de locais, altitude, vento, umidade, inclinação e intensidade do sol, nebulosidade, etc., influenciam diretamente na experiência climática de um local (Por exemplo, 25° e sol durante a tarde aqui no Rio e 25° durante a tarde em um lugar com mais de 1000m de altitude produzem sensações consideravelmente diferentes).

  • Like 17
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.