Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Maio/2020


Recommended Posts

4 hours ago, Wallace Rezende said:

Mas não é uma comparação justa, a estação de Buenos Aires (OCBA) é totalmente urbana, ainda que fique numa boa área verde, enquanto a de Melilla é suburbana (ao norte da cidade), fica num amplo gramado que favorece o resfriamento radiativo, e conta com pouquíssima urbanização ao redor (o Pablo já colocou uma foto da estação aqui, há algum tempo).

 

Na área urbana mais central da capital uruguaia as minimas ficaram pelos 8/9ºc, e na beira da água na faixa dos 10/11ºc.  Todos os locais monitorados de Montevideo registraram a madrugada mais fria do ano hoje.

 

Hoje também foi registrada a menor mínima do ano nos bairros mais adensados e costeiros do Rio de Janeiro e Niterói, com valores entre 17ºc e 18ºc (localmente 16/17ºc).  O Santos Dumont, que teve a mínima mais alta, foi a 18ºc, baixando em 1ºc a marca anterior de ontem e do dia 04.  Nas estações tradicionalmente mais frias,  em locais menos adensados, as próximas madrugadas prometem as menores marcas do ano (talvez 12/13ºc em algum ponto), tudo dentro do esperado para a época.  Agora vem um período de monotonia, mas parece que a frente que fará a média mensal de chuva ser alcançada na cidade do Rio (faltam 3 mm apenas) já está no radar para meados do mês.

 

Um maio sem reclamações até agora.  Longe e ser uma maravilha, mas bem digno.  Por outro lado, não espero nada do inverno, uma hora este padrão muda e não tem como demorar muito (se mesmo assim vier alguma coisa boa, nem que seja uma MP realmente forte só, tanto melhor).  A última mínima sub-10ºc numa estação dentro do município do Rio foi em 07/2016, é um jejum longo lá, e não precisa de muito para acontecer.  Uma MP de intensidade fraca/moderada com ar bem seco depois já faz o trabalho (tipo agosto de 2014, e julho de 2016 mesmo).

 

@fsorf9rj, te mandei um link com a resposta, do tópico de abril.

 

 

 

La temperatura minima hoy en la estacion Prado fue 8,5°C,es un parque ubicado en plena planta urbana en el centro geografico del departamento de Montevideo;

 

En Montevideo la unica estacion que conozco oficial al lado del agua es la del faro de Punta Carretas, pero no es nada representativo ni siquiera del clima costero ya que es la punta de una peninsula isolada absolutamente del resto de la ciudad y donde no vive nadie, solo el personal del faro, solamente cuando hay dias agradables alguna gente llega hasta alli a ver una de las puestas de sol mas maravillosas de la ciudad, pero ,es un microclima casi isleño.

 

En todas las ciudades costeras las temperaturas en lugares directamente al lado del agua, muy proximos o peor aun absolutamente rodeados del agua como el faro de Punta Carretas, son menos extremas.

Asi como existen lugares asi en Montevideo, en Buenos Aires tambien, una estacion en el barrio de Puerto Madero , terrenos ganados y rodeados de rio, donde vive mucha gente probablemente registre temperaturas muy moderadas, pero no serian  representativas de la mayor parte de la  ciudad; solo seria un microclima, como ejemplo esta estacion queda en el barrio de la Boca, barrio costero y el registro es del hoy:

 

796570820_SanstitreT.jpg.156ade8847f78964128c99e2243bb2fa.jpg

 

 

 

 

 

Edited by Pablo MQL
  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Aqui pelo Rio deveremos ter a mínima do ano. Céu limpo, ar polar ainda agindo. Não devemos ter nada de extraordinário mas tá valendo. Segunda noite seguida com friozinho agradável. Ano passado isso demorou bem mais pra acontecer, foi só em Junho e mesmo assin depois ficou um bom tempo sem fazer frio de verdade, só voltando em Julho com o auge em uma tarde de Agosto, que fez 16 graus.

 

No momento:

 

Alto da Boa Vista (Alerta Rio) - 14 e 19,2 de máxima nas estações restantes da rede;

Jacarepaguá (Inmet) - 16,8

Condomínio Passaredo, Estrada do Pau da Fome, Jacarepaguá (PWS) - 16,5

 

Fora da cidade, a estação Silva Jardim (INMET) reporta bons 16. Temperatura lá costuma cair bem nessas situações. Deve ter uma mínima na casa dos 12 por lá.

  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

Boa noite. Aqui em Florianópolis a mínima desta MP tende a ocorrer no próximo amanhecer, a última madrugada foi de muito vento. No momento 11,8ºC na estação do Sertão do Ribeirão no Sul da Ilha, após máxima de 21,3ºC.

 

Em Bagé na estação topo do INMET, os extremos foram de 4,0/19,8ºC. UR bateu 35%, evidenciando a seca que passa a região.

 

Em Pinheiro Machado mínima de -2,3ºC. Menor temperatura deste ano no RS. Agora por lá 1,6ºC.

 

 

  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

A estação na faz. Gottardi/Água Doce/F.Keiser, caindo a temperatura continuamente, comparando com outras estações.

temperaturas ás 23 horas.

 

-1,1ºC faz. Gottardi/Água Doce/F.Keiser

 0,8ºC Villaggio Grando/Água Doce/Diego Soares

 2,4ºC General Carneiro/PR/Inmet

 7,8ºC Água Doce/Epagri

 

Fui dar uma olhada no site do Simepar-PR a estação de Horizonte/Palmas, que deve ficar nuns  1340 metros de altitude, marcava 8,3 de temperatura média ás 22 h e 23 h,essa estação fica a norte/noroeste da estação faz. Gottardi/Água Doce, ar frio escorrendo para as baixadas de Água Doce.Diferença de 9ºC.

Edited by marinhonani
  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

Agora, Victor Naia disse:

Cheguei no centro de Varginha. Termômetro do carro marca 11°C. Apesar do céu estrelado, venta bastante. Sensação de frio aqui no topo do prédio na área mais alta do centro aos 960m. 

20200508_233533.jpg

20200508_233555.jpg

Victor Naia,

de uma passeio de carro e vá em ruas que ficam em baixada para ver a diferença.

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

15 minutos atrás, marinhonani disse:

Victor Naia,

de uma passeio de carro e vá em ruas que ficam em baixada para ver a diferença.

 

Com vento quase não dá diferença.

 

Só para atualizar... 00h10min, em casa 12.9°C. Caindo rápido. Certamente 1 dígito amanhã.

Edited by Maicon
  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Guest Wallace Rezende
1 hora atrás, Pablo MQL disse:

 

En todas las ciudades costeras las temperaturas en lugares directamente al lado del agua, muy proximos o peor aun absolutamente rodeados del agua como el faro de Punta Carretas, son menos extremas.

Asi como existen lugares asi en Montevideo, en Buenos Aires tambien, una estacion en el barrio de Puerto Madero , terrenos ganados y rodeados de rio, donde vive mucha gente probablemente registre temperaturas muy moderadas, pero no serian  representativas de la mayor parte de la  ciudad; solo seria un microclima, como ejemplo esta estacion queda en el barrio de la Boca, barrio costero y el registro es del hoy:

 

Está certo, mas existe outra diferença importante, Buenos Aires tem terra a oeste, de onde o vem o ar frio mais forte, e Montevideo tem água.  Por isso, a área urbana de Buenos Aires (conurbano), em média, está sujeita a extremos mais acentuados, apesar da ilha de calor da capital portenha (muito maior que a da capital uruguaia) bagunçar um pouco as coisas também.

 

Em advecções de ar frio excepcionalmente fortes, como a de junho de 1967, Buenos Aires registrou temperaturas bem negativas com vento em todos os pontos da cidade, pois o frio era muito forte em altura e nem a ilha de calor (à época já expressiva) da cidade conseguiu impedir um congelamento generalizado.  Até chegar à capital Uruguaia, este ar frio ainda precisa atravessar o Rio da Prata, o que modera a massa de ar.  As mínimas negativas em Montevideo são por resfriamento radiativo, em parte da cidade, não ocorrem com vento forte, durante a advecção de ar frio (em julho de 2007, a temperatura só caiu abaixo de zero grau no Carrasco quando o vento ficou fraco e virou para noroeste, mais de 24 horas depois da neve na capital argentina; durante a neve em Buenos Aires, auge da advecção de ar frio em altura, fazia 5/6ºc em Montevideo e 0/1ºc em Buenos Aires).

 

Esta posição numa ponta avançando pelo rio também explica porque jamais houve acumulação de neve (documentada) no Centro de Montevideo (em 1930 não acumulou, mas num passado bem distante deve ter havido algo), enquanto Buenos Aires tem ao menos dois casos de neve verdadeira amplamente documentados em 100 anos na área central, e vários outros de “aguanieve” e graupel*.  Se considerar os subúrbios, sei que Montevideo mais tem alguns casos bem fracos, você até mencionou um acho que nos anos 1980, mas Buenos Aires tem mais.  *No Brasil e em alguns outros lugares, graupel também é chamado de neve granular por alguns, mas sou mais purista e só considero neve quando é em flocos, ou “copos”.

 

Em junho de 1918, há relatos de uma grande nevada que cobriu várias partes do Uruguai (mesmo evento que levou neve para Buenos Aires, bem mais forte que 2007), mas a moderação da massa de ar frio pelo rio impediu que nevasse em Montevideo, onde houve apenas chuva fria.

 

Uma coisa não se discute, este clima oceânico extremo, com destaque para os bairros centrais de Montevideo (lembrando que o Prado já fica um pouco para dentro e num parque, o resfriamento radiativo é bem maior que no Centro da cidade) torna os verões de Montevideo bem mais agradáveis que os de Buenos Aires, e faz da capital uruguaia mais ventosa (com menor sensação térmica) no inverno também.  No geral, considero o clima da sua cidade mais agradável que o de Buenos Aires, principalmente pelos verões mais arejados.  É um clima ótimo, dinâmico e com estações muito bem definidas para os padrões “aqui de cima”.

 

@fernandosant, não vem sub-10ºc nem com banda de música, o Alto tem tradição de cair rápido até o início da madrugada e depois estabilizar em noites de céu limpo.  Com sorte vai a 11/12ºc.  Quem sabe lá para JJA, pois faz tempo que não acontece (em 2006 foi em setembro, mas é mais difícil).  Pensar que o Alto da Boa Vista registrou 12,5ºc em dezembro de 2018, e só agora se aproxima desta marca, mostra como não tem nada demais esta MP.  Aqui na beira da água ainda patinando entre 18ºc e 19ºc, normal...

Edited by Wallace Rezende
Link to comment
Share on other sites

Agora, Victor Naia disse:

Amanhã cedo. Agora está tarde. Na fazenda tinha menos vento. Acho que as mínimas vão ficar muito prejudicadas.

Victor Naia,

acho que o vento vai estabilizar ao longo da madrugada.

PNI/Itatiaia custou para negativar, a meia-noite tava -2,9.

No bairro do Charco/Delfim Moreira está 0,3ºC agora 00 h 47.

Monte Verde que negativa todo ano, marcava 8,0 a meia-noite, acho que encheu de nuvens lá, o vento não está forte lá, 2,3 m/s.

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

1 hour ago, Wallace Rezende said:

 

Está certo, mas existe outra diferença importante, Buenos Aires tem terra a oeste, de onde o vem o ar frio mais forte, e Montevideo tem água.  Por isso, a área urbana de Buenos Aires (conurbano), em média, está sujeita a extremos mais acentuados, apesar da ilha de calor da capital portenha (muito maior que a da capital uruguaia) bagunçar um pouco as coisas também.

 

Em advecções de ar frio excepcionalmente fortes, como a de junho de 1967, Buenos Aires registrou temperaturas bem negativas com vento em todos os pontos da cidade, pois o frio era muito forte em altura e nem a ilha de calor (à época já expressiva) da cidade conseguiu impedir um congelamento generalizado.  Até chegar à capital Uruguaia, este ar frio ainda precisa atravessar o Rio da Prata, o que modera a massa de ar.  As mínimas negativas em Montevideo são por resfriamento radiativo, em parte da cidade, não ocorrem com vento forte, durante a advecção de ar frio (em julho de 2007, a temperatura só caiu abaixo de zero grau no Carrasco quando o vento ficou fraco e virou para noroeste, mais de 24 horas depois da neve na capital argentina; durante a neve em Buenos Aires, auge da advecção de ar frio em altura, fazia 5/6ºc em Montevideo e 0/1ºc em Buenos Aires).

 

Esta posição numa ponta avançando pelo rio também explica porque jamais houve acumulação de neve (documentada) no Centro de Montevideo (em 1930 não acumulou, mas num passado bem distante deve ter havido algo), enquanto Buenos Aires tem ao menos dois casos de neve verdadeira amplamente documentados em 100 anos na área central, e vários outros de “aguanieve” e graupel*.  Se considerar os subúrbios, sei que Montevideo mais tem alguns casos bem fracos, você até mencionou um acho que nos anos 1980, mas Buenos Aires tem mais.  *No Brasil e em alguns outros lugares, graupel também é chamado de neve granular por alguns, mas sou mais purista e só considero neve quando é em flocos, ou “copos”.

 

Em junho de 1918, há relatos de uma grande nevada que cobriu várias partes do Uruguai (mesmo evento que levou neve para Buenos Aires, bem mais forte que 2007), mas a moderação da massa de ar frio pelo rio impediu que nevasse em Montevideo, onde houve apenas chuva fria.

 

Uma coisa não se discute, este clima oceânico extremo, com destaque para os bairros centrais de Montevideo (lembrando que o Prado já fica um pouco para dentro e num parque, o resfriamento radiativo é bem maior que no Centro da cidade) torna os verões de Montevideo bem mais agradáveis que os de Buenos Aires, e faz da capital uruguaia mais ventosa (com menor sensação térmica) no inverno também.  No geral, considero o clima da sua cidade mais agradável que o de Buenos Aires, principalmente pelos verões mais arejados.  É um clima ótimo, dinâmico e com estações muito bem definidas para os padrões “aqui de cima”.

 

 

Interesante analisis; la ultima nevada documentada ocurrio justamente en Melilla, en 1992, fue de madrugada y dio para cubrir un poco de los techos, cesped y arboles del lugar,

Despues nieve con BUENA acumulacion solamente existe un registro de la estacion de trenes del barrrio Peñarol cubierta de nieve en el año 1900, esa foto esta en el club Peñarol de Montevideo, supongo que en la sede o en algun museo que tenga el club, cuando se normalice el tema del COVID voy a ver si la localizo y si no me la prestan para escanear sacare una foto de la foto.

En si no me interesa hacer un versus con Buenos Aires, se podria decir que en Bs Aires se pueden dar invierno con eventos mas extremos, incluso nieve, pero Montevideo tiene un promedio de temperaturas mas frescas, incluso mismo en invierno por que las maximas son mas moderadas por ser un clima de transicion hacia el clima templado maritimo que se desarrolla mas hacia el este del pais.

 

 

Edited by Pablo MQL
  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

Dia muito ameno aqui em Ipanema, zona sul do Rio. Ainda chegou a chover no começo da madrugada, mas desde o amanhecer o tempo abriu e tivemos uma sexta feira de muito sol e temperatura agradável, com mínima de 17 e máxima de 22°C. Agora faz 18°C aqui na altura da praça Nossa Senhora da Paz já próximo à Lagoa, céu claro com pouquíssimas nuvens. Abaixo, duas imagens dessa tarde enquanto eu fazia a atividade da semana nesses tempos de pandemia, uma ida até o supermercado.

IMG_20200508_164810.jpg

IMG_20200508_165011.jpg

Edited by Breno Coimbra
  • Like 18
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Amanhecer com uma demonstração incrível do poder do microclima, no planalto sul. -6°C no Mescalero e +8°C no Mirante!:

 

FHDFHDHFDDFHDHF.thumb.png.ee41619f804334270abba1fb7f0ae806.png

 

Destaco também a nova estação do Keiser no oeste, em Vargem Bonita, que hoje teve -4,1 e ontem -5 (arredondado, ficou fora justo na mínima). Uma MP banal para maio (apesar de incomum para a primeira quinzena do mês), registrando esses valores nas novas estações de baixada. Mostra que o potencial é enorme.

 

A região de Faxinal dos Guedes, Ponte Serrada, Vargem Bonita, Passos Maia, etc, no oeste, apenas agora está recebendo PWS em baixadas por bazianos e já registra valores incríveis.

 

 

  • Like 18
Link to comment
Share on other sites

Pessoal, bom dia!

 

Registros de sub 10,  neste 09/05,  aqui em São Paulo:

 

- CGE MARSILAC: 5,4℃

- CGE CAPELA DO SOCORRO: 9,4℃

- CGE PERUS (zona oeste): 9,5℃

- CGE PARELHEIROS : 9,9℃

 

- CGE SANTA DE PARNAÍBA (Região Metropolitana de São Paulo): 8,7℃

 

Dados do INMET, sendo redundante, pífios,:

 

- INMET SESC: 12,4℃

- INMET MIRANTE: 13,0℃

  • Like 13
Link to comment
Share on other sites

Bom dia a todos,

Manhã fria com algumas temperaturas negativas hoje em pontos da Serra da Mantiqueira.

 

Registros pela manhã:

 

-4,8°C PNI/INMET 
-2,2°C Bairro Do Charco/Delfim Moreira - MG
1,2°C Piranguçu - MG
1,8°C Vila Inglesa/Campos do Jordão - SP
2,3°C Monte Verde/INMET
2,8°C Bairro Reserva/ Maria da Fé - MG
3,7°C Melhoramentos/Camanducaia - MG
3,9°C Campos do Jordão/INMET
4,0°C Sitio da Lage /Maria da Fé - MG
5,1°C Maria da Fé/INMET
7,1°C Maringá/ Itatiaia - RJ

 

Fonte: PWS/INMET

received_901639837017486.jpeg

received_294594888206294.jpeg

received_543487283026650.jpeg

received_609440766330109.jpeg

  • Like 20
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Aqui em José Bonifácio a mínima foi no meio da madrugada, quando ainda não ventava aqui e no Inmet o vento era de Norte.

Meio da madrugada vieram ventos de SE.

 

No Inmet fez 11.1°C (menor do ano).

Em casa fez 10.7°C (segunda menor do ano).

 

Valparaíso bateu mínima de 8.8°C no meio da madrugada também.

 

Com os ventos a temperatura subiu um pouco e ficou estável nos 11°C.

 

Dentro de casa está gelados 19°C.

 

Edited by Maicon
  • Like 15
Link to comment
Share on other sites

ainda não foi hoje que abaixamos de 10ºC.

 

10,6ºC - INMET Cercadinho

11,1ºC - INMET Pampulha

13,1ºC - Minha PWS

 

Outros dados (parece que as baixadas esfriaram mais):

 

9,8ºC - INMET Florestal - 754 m

12,6ºC - INMET Ibirité (Rola Moça) - 1.200 m

Edited by Nowcasting
  • Like 15
Link to comment
Share on other sites

3 horas atrás, jean10lj disse:

Amanhecer com uma demonstração incrível do poder do microclima, no planalto sul. -6°C no Mescalero e +8°C no Mirante!:

 

FHDFHDHFDDFHDHF.thumb.png.ee41619f804334270abba1fb7f0ae806.png

 

Destaco também a nova estação do Keiser no oeste, em Vargem Bonita, que hoje teve -4,1 e ontem -5 (arredondado, ficou fora justo na mínima). Uma MP banal para maio (apesar de incomum para a primeira quinzena do mês), registrando esses valores nas novas estações de baixada. Mostra que o potencial é enorme.

 

A região de Faxinal dos Guedes, Ponte Serrada, Vargem Bonita, Passos Maia, etc, no oeste, apenas agora está recebendo PWS em baixadas por bazianos e já registra valores incríveis.

 

 

Jean 10lj,

observei que a estação de Vargem Bonita/F.Keiser, demora para ficar no ranking das mais frias, no inicio/meio da noite, no final da noite/madrugada ela começa a destacar na temperatura baixa, aconteceu isso anteontem e ontem.Ficando na ranking das menores mínimas no amanhecer.

 

Será que a temperatura de ontem em Vargem Bonita tem como ser recuperada,naquele período que ficou fora do ar?

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Nowcasting disse:

ainda não foi hoje que abaixamos de 10ºC.

 

10,6ºC - INMET Cercadinho

11,1ºC - INMET Pampulha

13,1ºC - Minha PWS

 

Outros dados (parece que as baixadas esfriaram mais):

 

9,8ºC - INMET Florestal - 754 m

12,6ºC - INMET Ibirité (Rola Moça) - 1.200 m

 

Completando, o INMET Santo Agostinho (centro, 915m) bateu 12,7C.

As 3 estações da capital afundaram essa noite e tivemos recordes generalizados pela cidade.

 

Às 10h40, muito sol e 19ºC. Máxima prevista de 23C.

 

 

 

Edited by LeoP
  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

09/05 - ❄️❄️❄️❄️❄️

 

-0,4°C - General Carneiro

 

-0,9°C - Pinheiro Machado/Passo Da Olaria e São José Dos Ausentes/Fazenda Potreirinhos

-0,8°C - Soledade/Sítio Toniolo

-0,6°C - São José Do Ouro

-0,4°C - Soledade/Farroupilha

0,5°C - Canela/Castelinho

 

-6,1°C - Bom Jardim Da Serra/Mescalero Ranch

-5,1°C - Bom Jardim Da Serra/Vista Alegre

-4,2°C - Bom Jardim Da Serra/Epagri e São Joaquim/Pericó

-4,1°C - Vargem Bonita

-3,7°C - Fraiburgo/Liberata/PWS

-3,3°C - Lebon Régis/São Sebastião Do Sul

-3,2°C - Água Doce/Fazenda Gottardi e Painel/Fazenda Velha

-3,14°C - Urupema/Parque De Exposição

-3°C - Bom Jardim Da Serra/Rio Porteira

-2,8°C - Fraiburgo/Fazenda Maciel

-2,6°C - São Joaquim/Postinho

-0,9°C - São Joaquim/Cabana Fundo Da Serra e Urubici/Fazenda Rancho Alegre

-0,8°C - Urubici/Jararaca

-0,7°C - São Joaquim/Jardim Bandeira

-0,6°C - Água Doce/Fazenda Nossa Senhora Aparecida

-0,56°C - Frei Rogério

-0,5°C - Água Doce/PWS e São Joaquim/Cruzeiro/1520m

0,28°C - Lebon Régis/Rio Dos Patos

0,31°C - Fraiburgo/Liberata/Epagri

0,38°C - Curitibanos/UFSC

 

Ponto fora da curva estas mínimas de Bom Jardim da Serra hoje! Era esperado algo próximo a -4°C! Enquanto isso São Joaquim/INMET e Cruzeiro ficaram com elevados 6 e 7 graus, respectivamente. Lembrando que o recorde de Urupema é -6,8°C, muito possivelmente na segunda quinzena do mês.

 

2,7°C foi a diferença da Fazenda Gottardi para o Villagio em Água Doce. Dá para esperar na pior das hipóteses -8°este ano. Ah não ser que for um ano ruim como 2015, quando fez -3,4°C no Villagio.

Edited by Moretão
  • Like 14
Link to comment
Share on other sites

Em 07/05/2020 em 20:48, Andoni disse:

Recomendo utilizar a própria estação do INMET em Resende.
16,9°C às 20h 

https://tempo.inmet.gov.br/TabelaEstacoes/A609

Dados estão no fuso UTC. Subtrair 3h para o horário de Brasília.

Ah, e bem vindo ao fórum....!!!



Hoje na região:

Barra do Piraí (PWS): 16,3/21,0 
Resende: 16,2/21,6
Rio Claro: 15,0/20,5
Três Rios: 17,3/23,0

Hoje tivemos recorde na estação do @Andoni aqui em Barra do Piraí-RJ, Vale do Paraíba Fluminense.

Mínima de 12,1°C

No centro da cidade chegou a 13,5°C.

Apesar de Barra do Piraí ter 100 mil habitantes o efeito da ilha de calor urbana é bem perceptível.

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.