Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Qual mês em sua cidade tem essa cara?


Guest Eclipse
 Share

Recommended Posts

Pessoal, segue um pequeno questionário sobre qual mês representa melhor uma determinada característica, aonde você mora.

Acredito que isso será interessante para vermos de forma resumida várias características de diversas regiões de nosso país.

Caso vocês queiram adicionar mais de um mês, favor colocar entre parênteses, ao lado do mês "principal" da resposta.

 

Mês mais frio em sua cidade -

Mês mais quente em sua cidade -

Mês com mais temporais severos -

Mês mais monótono (com menos gangorras de T, menos eventos extremos etc) -

Mês mais dinâmico -

Mês que tem se desviado muito da média climatológica nos últimos anos -

Mês que tem sido mais bem comportado, ou seja, mais próximo da média climatológica -
Teus três meses preferidos, e, caso queiram, digam o porquê -

 

Seguem minhas respostas pra Porto Alegre:

 

Mês mais frio em sua cidade - JUNHO (JULHO)

 

Junho tipicamente é o mais frio por aqui. De memória, em anos recentes, 2012, 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018, tiveram Junho como o mês mais frio do ano em POA e protagonista de fortes ondas de frio. É tb o mês com maior dificuldade em se atingir 30 C, quanto mais ultrapassar esse valor. 2019 foi uma aberração, claro, mas Junho segue sendo o mais suavizado em máximas, já que Julho há um bom tempo vem pegando sequências "trintonas" com mais frequência do que Junho. Além disso, Julho foi o mais frio do ano somente em 2013 e 2019 no intervalo acima mencionado. Junho, pela minha memória recente, e pela propria média climatológica de POA (sim, oficialmente é o mais frio do ano), ganha esse posto.

 

Mês mais quente em sua cidade - FERVEREIRO (JANEIRO)

 

O calor em Fevereiro muitas vezes tem sido trágico, com ondas de calor assolando o mês inteiro. Esse quadro vem mudando desde aquele fantástico Fev18, com o pior do verão sendo reservado mais recentemente à segunda quinzena de dezembro.

 

Mês com mais temporais severos - OUTUBRO  (JANEIRO, FEVEREIRO)

 

Em outubro um exército de CCM's toma conta do RS, vindos de oeste. É um mês em que temporais não dão trégua, e os primeiros sinais de abafamento surgem, intercalados com eventuais dias de frio, sendo um mês muito propício a fortes choques de massas de ar frio e quente num ambiente que está começando a receber mais umidade, e o resultado disso é...KABOOOM!

 

Mês mais monótono (com menos gangorras de T, menos eventos extremos etc) - ABRIL

 

Mês que só traz alguma dinâmica quando o verão se prolonga pra dentro dele, causando alguns temporais isolados de verão, ou quando vem alguma onda de frio mais precoce (como em 2016, o que é bem raro). No mais, tipicamente tem sido um mês acima da média e seco, sendo tortuoso em seus calorões fora de época que mal trazem dinâmica devido à falta de umidade - apenas dias desérticos e chatos, avacalhando muitas vezes as expectativas quanto ao frio. A única emoção de Abril é aguardar a primeira onda de frio relevante. Mas, como recentemente o calor insiste permanecer abril adentro, a única coisa que vem é frustração mesmo.

 

Mês mais dinâmico - OUTUBRO

 

Ondas de frio em anos de inverno prolongado, ondas de calor em anos ruins, e muito temporal. Em uma semana pode acontecer de tudo. É a versão primaveril de agosto, os "dois meses do cachorro louco", com a diferença que outubro tem sido mais bem comportado e agosto volta e meia surge com alguma aberração.

 

Mês que tem se desviado muito da média climatológica nos últimos anos - AGOSTO, (SETEMBRO, ABRIL)

 

Como dito acima, Agosto tem sido um mês de bizarrices extremas, podendo ter ondas de calor dignas de Fevereiro num mês de "inverno". Em alguns anos, agosto tem sido uma antecipação da primavera. Maio muitas vezes é mais interessante que agosto por aqui, pois dificilmente tem máximas extremas (raramente se passa de 30 C em Maio), enquanto que em Agosto não é difícil ter sequências de 32 C pra cima.  Contudo, nem tudo é ruim - Agosto pode ter algumas ondas de frio bem mais fortes que Maio. Mas maio ainda vence, na minha opinião, em qualidade de frio nos anos recentes, porque tardes bem comportadas, com máximas decentes, são fundamentais na minha opinião pra que o frio do dia seja de qualidade - já que ele apresenta constância ao longo de todos os turnos.  

 

Mês que tem sido mais bem comportado, ou seja, mais próximo da média climatológica - NOVEMBRO (JUNHO, JULHO)

 

Novembro tem se mostrado um mês agradável, onde o calor à tarde usualmente é amenizado pelos ventos sudeste e leste, sendo que nessa época do ano, caso o inverno tenha sido bom, o oceano está a uma boa T trazendo frescor nos começos de noite primaveris. É um período em que não se espera ondas absurdas de calor, e em alguns anos, especialmente quando a La Niña se configura na primavera, favorece boas mínimas e tardes que dificilmente passam dos 31. Mesmo em anos ruins, não tem sido um mês tão ruim tb.

 

Teus três meses preferidos, e, caso queiram, digam o porquê - JUNHO, JULHO e OUTUBRO. Junho e Julho representam o período de maior potencial pra frio por aqui. Maio e Agosto não entram porque são meses frustrantes em anos ruins, com picos de calor fora de época que, em agosto, podem ter a cara do verão. E eu acho muito incômodo uma tarde com 33 C em inverno, mesmo que na média a estação esteja sendo boa - só que isso ocorre direto em Agosto e Setembro, mesmo em anos bons de frio. No caso de Maio, apesar de raramente termos máximas altas, o que incomoda muitas vezes é a demora pro frio de verdade chegar. Em anos bons, entretanto, Maio pode ser o melhor pra frio perdendo apenas pro bimestre JJ. O bimestre JJ, contudo, tem se mantido fiel ao seus status de meses frios, e, por mais que 2019 tenha tido um péssimo Junho, por regra, em boa parte dos anos esse mês se revela o mais frio do ano aqui em POA e em boa parte do RS. Ambos os meses favorecem belos eventos de geada, e sempre me trazem ótima nostalgia. Até mesmo em anos ruins como 2012, 2014 e 2015 estes meses foram bons por aqui. Só foram ruins em 2017, e ainda assim Junho foi o mais frio daquele ano. 2018 teve junho e julho memoráveis por aqui tb. Agosto e Setembro me frustram por aparecerem os primeiros picos de calor incovenientes.

E outubro? Simplesmente por ser o mais dinâmico por aqui. Sujeito a ondas de frio, a ondas de calor, nas devidas proporções pra época, claro, e também pelos temporais e sequências de invasões de CCM vindos de oeste. É o nosso mês dos temporais e da intensidade climática.

 

Edited by Eclipse
Link to comment
Share on other sites

FORTALEZA (CE)

 

Mês mais frio (um pouquiiiiiiinho menos quente) em sua cidade - Julho

Mês mais quente em sua cidade - Dezembro

Mês com mais temporais severos - Março e abril

Mês mais monótono (com menos gangorras de T, menos eventos extremos etc) - Agosto, setembro, outubro e novembro

Mês mais dinâmico - Fevereiro, março, abril e maio

Mês que tem se desviado muito da média climatológica nos últimos anos - Diversos meses de maio e junho da segunda metade da década de 2010 foram secos por aqui. 

Mês que tem sido mais bem comportado, ou seja, mais próximo da média climatológica - Agosto, setembro, outubro e novembro. A média de chuva desses meses é baixíssima e é incrível: nunca falha. Fica seco mesmo. 
Teus três meses preferidos, e, caso queiram, digam o porquê - Março, abril e maio. São os três meses do ano com as maiores médias mensais de precipitação. 

Edited by Pedro Victor P.
  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

São Paulo SP 

 

Mês mais frio  em sua cidade - Julho

Mês mais quente em sua cidade - Fevereiro ( esse ano graças a jah não hehe)

Mês com mais temporais severos - Janeiro e Fevereiro

Mês mais monótono (com menos gangorras de T, menos eventos extremos etc) - Abril.

Mês mais dinâmico - Setembro

Mês que tem se desviado muito da média climatológica nos últimos anos - Abril , e Setembro , meses que estão trágicos.. 

Mês que tem sido mais bem comportado, ou seja, mais próximo da média climatológica - Novembro , acho que é o único.
Teus três meses preferidos, e, caso queiram, digam o porquê - Maio , Junho e Julho , meses com menor possibilidade de calor extremo.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Mês mais frio em sua cidade - JULHO

Mês mais quente em sua cidade - FEVEREIRO

Mês com mais temporais severos - GERALMENTE É DEZEMBRO, MAS OUTUBRO TEM UM HISTÓRICO BEM INTERESSANTE TAMBÉM.

Mês mais monótono (com menos gangorras de T, menos eventos extremos etc) - MARÇO. Poucas variações de temperatura, você fica na expectativa pelo outono devido ao calendário, mas a mudança não vem 🤣

Mês mais dinâmico - Depende do ano. Algumas vezes é Julho, outras vezes é Agosto, mas mais frequentemente ocorre em Outubro.

Mês que tem se desviado muito da média climatológica nos últimos anos - SETEMBRO acima de todos. Esse é o mês em JF atualmente com o maior jejum de registrar temperaturas abaixo da média. 

Mês que tem sido mais bem comportado, ou seja, mais próximo da média climatológica - Novembro, um mês adorável. Logo atrás dele, o outro "comportadinho" é Maio, exceto ano passado que foi bizarro. 
Teus três meses preferidos, e, caso queiram, digam o porquê -

JULHO - por ser o mês mais propício aos grandes eventos de frio

MAIO - por ser o mês que inaugura a temporada das MPs e do frio, dá uma baita sensação de alegria com a nova estação.

NOVEMBRO - por ser um mês termicamente muito comportado e extremamente regular na chuva. Este mês nunca decepciona, a chuva vem de forma bem regular aqui na cidade e não há bloqueios. 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Conselheiro Lafaiete/MG

Usando dados que tenho desde 2008 e algumas outras percepções pessoais...

 

Mês mais frio em sua cidade - JULHO/Junho

Na verdade, desde 2008, o placar tá empatado entre junho e julho (5x5) esse ano vai ser o desempate hehehe, mas pegando as médias simples, julho tem 17,83° e junho tem 18°, então julho vai levando, mas são meses muito semelhantes e depende do ano. Detalhe que nessa série de 12 anos tivemos 2 anos em que agosto levou o título de mais frio.

 

Mês mais quente em sua cidade - FEVEREIRO/Janeiro

Mas assim como o mês mais frio, o mais quente também tem empate de 5x5 de fevereiro com janeiro. Em outros 2 anos os titulos foram pra novembro e dezembro. Esse ano janeiro foi mais quente que fevereiro mas na média simples desde 2008 janeiro tem 22,88° e fevereiro 22,95° então fevereiro acaba levando o 1º lugar

 

Mês com mais temporais severos - OUTUBRO

Toda primavera/verão pode ter temporais severos, mas como dizem os mais velhos "as primeiras chuvas são as mais brabas" Na minha percepção pessoal, é um mês com mais probabilidade de granizo e vendavais

 

Mês mais monótono - ABRIL

Não quero chamar o mês do meu aniversário de monótono hehe. Na verdade considero como um mês tranquilo, sem calorão, friozinho dando as caras, aquele solzinho típico de início de outono...Mas a verdade é que não esperamos emoções nem surpresas em abril...

 

Mês mais dinâmico - OUTUBRO

Outubro é uma loucura!! Não dá pra prever nada desse mês, a maior incógnita do calendário. Pode ter calor extremo (O recorde anual de 35° é dele). Pode ter frio (já vi tardes com máxima de 15° em outubro). Pode ser seco ou chuvoso...Pode fazer as quatro estações em uma semana...Emoções não faltam!!

 

Mês que tem se desviado muito da média climatológica nos últimos anos - Sinceramente, não consigo dizer. Olhando a planilha desde 2008 os meses tem oscilado bem ao longo dos anos, normalmente um ano compensando o outro. 

Mês que tem sido mais bem comportado, ou seja, mais próximo da média climatológica - Digo o mesmo que acima, a oscilação de um ano pra outro tem atingido todos os meses.


Teus três meses preferidos, e, caso queiram, digam o porquê -

Não necessariamente nessa ordem:

ABRIL - Não tem grandes emoções mas adoro sentir a transição do calor pro frio. Noto uma luminosidade única no ano, a forma como o sol bate nas folhas (mais alguém já notou isso?) Temperaturas agradáveis e meu aniversário no fim do mês hehe

 

AGOSTO - A secura do ar é sua marca registrada, mas eu adoro aquelas noites mega geladas com tardes agradáveis. Ir dos 5° aos 25° num mesmo dia. Derruba a saúde de qualquer um, mas enfim...eu gosto!

 

JULHO - Nem preciso falar muito do mês mais frio do ano, geadas rondando, aquele sol que brilha mas não aquece...TOP

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Belo Horizonte - MG

 

Mês mais frio em sua cidade - JULHO

 

Mês mais quente em sua cidade - FEVEREIRO

 

Mês com mais temporais severos - DEZEMBRO e JANEIRO

Juntos, acumulam, em média, 680mm.

 

Mês mais monótono (com menos gangorras de T, menos eventos extremos etc) - ABRIL

Ainda registra chuvas, porém bem menos que nos meses anteriores, e recebe pouco ar polar. Ou seja, não é chuvoso e nem frio, nem quente...

 

Mês mais dinâmico - MAIO

Ainda costuma ter um pouco de chuva (geralmente de característica frontal) e o ar polar já chega com facilidade. Ou seja, as 4 combinações (chuva/frio, chuva/calor, sol/frio e sol/calor) são comuns em maio.

 

Mês que tem se desviado muito da média climatológica nos últimos anos - SETEMBRO

 

Mês que tem sido mais bem comportado, ou seja, mais próximo da média climatológica - NOVEMBRO


Teus três meses preferidos, e, caso queiram, digam o porquê - DEZEMBRO, MAIO E JULHO

Respectivamente, o mês do tempo severo, da dinâmica e do frio com sol.

Edited by LeoP
  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Guest Wallace Rezende

Grande Rio - RJ:

 

Mês mais frio em sua cidade: em média é Julho, mas não é raro ser junho ou agosto, e raramente setembro.

 

Mês mais quente em sua cidade: janeiro e fevereiro quase empatam, mas com ligeira vantagem histórica para Fevereiro.  Não é raro ser dezembro ou março, e apenas uma vez (2009) foi novembro.

 

Mês com mais temporais severos : Janeiro tem a maior média de chuvas, mas temporais severos mesmo (vento, granizo, etc) raramente são a questão por aqui, e sim o volume de chuva, que não raro causa transtornos (ou tragédias) por conta da péssima ocupação do solo, problema crônico em muitas cidades do Brasil.  Dezembro, fevereiro, março e abril também podem registrar chuvas volumosas e não ficam muito atrás; e com menor frequência junho (maio já faz muito tempo que não acontece, mas existem precedentes).

 

Mês mais monótono (com menos gangorras de T, menos eventos extremos etc) : Maio tem se destacado como bem monótono nos últimos tempos, um mês quase sempre inexpressivo, ainda que geralmente agradável (tem uma das menores máximas absolutas do ano, junto com junho, mas as mínimas absolutas quase sempre decepcionam).  2019 foi uma exceção, bem quente para os padrões do mês.

 

Mês mais dinâmico: Setembro e Outubro podem regirar flutuações de temperatura bem interessantes.  No ano de 2014, em alguns pontos do estado, outubro trouxe a menor mínima do ano e a maior máxima da história (caso de Teresópolis).  Setembro de 2012 também trouxe a maior máxima do ano, e alguns dias depois (final do mês, já primavera) de longe a advecção de frio mais forte do ano.

 

Mês que tem se desviado muito da média climatológica nos últimos anos: Junho, tirando 2016 (honrosa exceção), tem sido um mês irritantemente quente desde 2012.  Até 2017, fevereiro entraria também pelo predomínio de chuvas abaixo da média, algo que já foi "corrigido" nos últimos 3 anos.

 

Mês que tem sido mais bem comportado, ou seja, mais próximo da média climatológica: Setembro não tem se desviado muito da média por aqui, mas nos últimos anos há um predomínio de ligeiras anomalias positivas de temperatura, atenuadas pelo oceano (ainda relativamente frio).  Não fosse por 2019, maio entraria também.

 

Teus três meses preferidos, e, caso queiram, digam o porquê:   Janeiro, Junho e Julho.  Janeiro pelas chuvas (mas claro que varia, em 2019 e 2020, por exemplo, fevereiro deu um banho em janeiro; em 2009 foi dezembro, e em 2010 março e abril).  Escolhi janeiro por ter média maior.  Junho e julho por serem os meses mais amenos, de maior conforto térmico no Rio.

Edited by Wallace Rezende
Link to comment
Share on other sites

segue as informações sobre Leme-SP

 

Mês mais frio em sua cidade - Junho

Mês mais quente em sua cidade - Outubro

Mês com mais temporais severos - talvez Jan/Fev

Mês mais monótono (com menos gangorras de T, menos eventos extremos etc) - Novembro

Mês mais dinâmico - Novembro

Mês que tem se desviado muito da média climatológica nos últimos anos - Dezembro

Mês que tem sido mais bem comportado, ou seja, mais próximo da média climatológica - Junho/Novembro

 

Teus três meses preferidos, e, caso queiram, digam o porquê:

Novembro por ser um mês bem tranquilo a respeito de chuvas, frio e calor. Fevereiro típico com bastante chuva e tempo encoberto e Junho pelo frio.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...

RIO BRANCO-AC

 

Mês mais frio: JUNHO E JULHO ( Junho menores médias de máximas e julho menores médias de mínimas)

Mês mais quente em sua cidade: SETEMBRO E OUTUBRO ( Setembro maior média de máximas e outubro maior média de mínimas).

Mês com mais temporais severos: SETEMBRO

Mês mais monótono (com menos gangorras de T, menos eventos extremos etc): janeiro

Mês mais dinâmico: MAIO ( Ainda tem alguns poucos eventos de chuvas associadas à instabilidades amazônicas, mas recebe influências de frentes frias e MPs com facilidade.

Mês que tem se desviado muito da média climatológica nos últimos anos: JANEIRO ( ou chove muito acima, ou muito abaixo, e a temperatura geralmente tem ficado muito acima).

Mês que tem sido mais bem comportado, ou seja, mais próximo da média climatológica: AGOSTO
Teus três meses preferidos, e, caso queiram, digam o porquê: MAIO, JUNHO E JULHO (Trimestre com as menores temperaturas médias do ano).

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Mês mais frio em sua cidade - junho/julho

Mês mais quente em sua cidade - Janeiro

Mês com mais temporais severos - Janeiro

Mês mais monótono (com menos gangorras de T, menos eventos extremos etc) - Não tenho certeza.

Mês mais dinâmico - Outubro

Mês que tem se desviado muito da média climatológica nos últimos anos - Abril

Mês que tem sido mais bem comportado, ou seja, mais próximo da média climatológica - Julho
Teus três meses preferidos, e, caso queiram, digam o porquê - Maio, Junho, Julho, pois são os mais frios.

Edited by Matheus Vinicius
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Respostas para o distrito de Bacuriti, Cafelândia/SP.


Mês mais frio em sua cidade - JULHO
Esse é o mês em que temos o ápice do inverno e baixas temperaturas, não só de absolutas mínimas, mas de máximas baixas por vários dias seguidos (isso quando o inverno ajuda com uma bela Mp). Não muito raramente ocorrem até boas pancadas de chuvas (como no ultimo inverno de 2019) em razão de potentes FF. Em quase que a totalidade dos anos em que acompanhei as mínimas absolutas ocorrem nesse belo mês de JULHO.
 

Mês mais quente em sua cidade - FEVEREIRO (OUTUBRO)
Em regra geral FEVEREIRO ganha por um simples motivos: é o mês em que temos a maior chance de ocorrer veranicos (chuvas abaixo da média) e consequentemente menor cobertura de nuvens, que aliado ao fato de estarmos praticamente no ápice do verão proporciona dias muito quentes e com umidade relativa mínima em dias tórridos que pode ficar superiores a 40%. Ou seja, além do calor muito grande, índice UV nas alturas, temos ainda o agravante do abafamento. Já em OUTUBRO é comum termos Tmáx superiores a 36ºC podendo atingir 38ºC também, porém esse mês por ser definido como o início do retorno das chuvas no Sudeste por vezes o calor é mais seco e tolerável (claro que isso depende, ano passado tivemos um 38,6ºC em setembro. Mas paciência nesses tempos de anormalidades :/ ).
 

Mês com mais temporais severos - OUTUBRO (NOVEMBRO)
Por ser os meses de transição entre o inverno e o verão e da estação seca à chuvosa temos nesse caldeirão ingredientes perfeitos para temporais frontais e Cbs enormes e muito severas. Com o ingresso de Mps ainda potentes aliados ao calor muito grande da primavera (38ºC por exemplo e elevado potencial convectivo (CAPE)) temos situações de pré-frontais por vezes assustadoras. Nos radares IPMet o mês de OUTUBRO e NOVEMBRO são os que tem maiores ocorrências de células severas e mais isoladas de tonalidades vermelhas (indicando granizo, rajadas e até microexplosões). No ano passado foram vários registros de núcleos severos. Aqui em Bacuriti a chuva mais intensa que eu tenho notícia aconteceu em OUTUBRO de 2013, o que levou ao destelhamento de mais de 40 casas aqui e derrubada de mais de 20 postes, nesse caso o mais provável foi uma microexplosão).
 

Mês mais monótono (com menos gangorras de T, menos eventos extremos etc) - ABRIL (AGOSTO)
Abril aqui geralmente é uma monotonia, semanas sem passar uma FF decente que leve chuva, ausência de Mps que derrubem bem a temperatura e o cessar dos temporais de fim de tarde. Ou seja, não é nem uma coisa nem outra. Dias e dias e sol, algumas nuvens e leve aumento da amplitude térmica (é claro que nem sempre é assim). De forma mais polêmica, coloquei AGOSTO em segunda opção pelo fato de ser o mês mais seco do ano aqui. É muito comum passar esse mês sem chuva significativa, com aqueles dias com o céu pouco nítido devido a quantidade de partículas em suspensão na atmosfera (poluição, queimadas) e bloqueios de massas de ar seco gigantescas, que conferem aqueles dias satânicos de sair de casa com blusa e passar calor a tarde sem a menor perspectiva de chuva ou coisa mais interessante.
 

Mês mais dinâmico - NOVEMBRO (JANEIRO)
Como citei acima, nessa época de transição as oscilações de massas de ar, calor, formação de temporais e pré-frontrais fazem do mês de NOVEMBRO muito interessante para quem curte "caçar" temporais, inclusive não tão raro há relatos de tornados nesse período. A coisa mais linda é ver aquela LI de uma FF cobrindo o estado de norte a sul. Por isso geralmente esse mês não há monotonia (pelo menos pra mim que gosto de tempestades e quedas bruscas de temperatura).
 

Mês que tem se desviado muito da média climatológica nos últimos anos - SETEMBRO
Setembro perdeu aquele padrão típico de antigamente de quando as chuvas começavam a retornar no estado de SP. Não faz mais aquele frio de despedida do inverno como costumava e as vezes simplesmente não chove quase nada. Parece que o que era habitual em AGOSTO está pegando uma parte também de SETEMBRO (setembro do ano passado foi algo muito bizarro, atingimos 38,8ºC aqui e muitos dias acima de 36ºC). Talvez o desconforto no ano passado me fez influenciar um pouco nessa minha opinião. Um exemplo é que o pessoal da roça costumava plantar milho com as primeiras chuvas e o café florava com pancadas maiores que 10mm, as vezes só ocorre isso em outubro ou mesmo novembro. Mas tudo bem, é o que começa a primavera e eu ainda gosto muito heheh.
 

Mês que tem sido mais bem comportado, ou seja, mais próximo da média climatológica - MARÇO (DEZEMBRO, JULHO)
São meses que não costumam muito destoar da normal climatológica. Apesar desse MARÇO de 2020, as chuvas aqui raramente ficam abaixo de 100mm (média 182mm) e não tem ondas de calor infernais como as que ocorrem em FEVEREIRO. Por isso meu voto é MARÇO. Já DEZEMBRO segue essa mesma linha de MARÇO, e JULHO sempre tem aquele frio gostoso e uma FF para trazer alguma chuvinha e dar uma trégua das longas estiagens de inverno (um mês que não costuma falhar).

Teus três meses preferidos, e, caso queiram, digam o porquê - JANEIRO (DEZEMBRO, JULHO)
Sem nenhuma sombra de dúvidas é JANEIRO, o mês que MAIS CHOVE aqui em SP, glorioso e magnífico mês das águas, das ZCAS, de tudo o que há de bom em termos de chuvas. DEZEMBRO também porque costuma chover bastante. JULHO porque é um mês geladinho e gostoso.

 

Link to comment
Share on other sites

Em 08/03/2020 em 00:55, Eclipse disse:

Pessoal, segue um pequeno questionário sobre qual mês representa melhor uma determinada característica, aonde você mora.

Acredito que isso será interessante para vermos de forma resumida várias características de diversas regiões de nosso país.

Caso vocês queiram adicionar mais de um mês, favor colocar entre parênteses, ao lado do mês "principal" da resposta.

 

Mês mais frio em sua cidade -

Mês mais quente em sua cidade -

Mês com mais temporais severos -

Mês mais monótono (com menos gangorras de T, menos eventos extremos etc) -

Mês mais dinâmico -

Mês que tem se desviado muito da média climatológica nos últimos anos -

Mês que tem sido mais bem comportado, ou seja, mais próximo da média climatológica -
Teus três meses preferidos, e, caso queiram, digam o porquê -

 

Seguem minhas respostas pra Porto Alegre:

 

Mês mais frio em sua cidade - JUNHO (JULHO)

 

Junho tipicamente é o mais frio por aqui. De memória, em anos recentes, 2012, 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018, tiveram Junho como o mês mais frio do ano em POA e protagonista de fortes ondas de frio. É tb o mês com maior dificuldade em se atingir 30 C, quanto mais ultrapassar esse valor. 2019 foi uma aberração, claro, mas Junho segue sendo o mais suavizado em máximas, já que Julho há um bom tempo vem pegando sequências "trintonas" com mais frequência do que Junho. Além disso, Julho foi o mais frio do ano somente em 2013 e 2019 no intervalo acima mencionado. Junho, pela minha memória recente, e pela propria média climatológica de POA (sim, oficialmente é o mais frio do ano), ganha esse posto.

  

Mês mais quente em sua cidade - FERVEREIRO (JANEIRO)

 

O calor em Fevereiro muitas vezes tem sido trágico, com ondas de calor assolando o mês inteiro. Esse quadro vem mudando desde aquele fantástico Fev18, com o pior do verão sendo reservado mais recentemente à segunda quinzena de dezembro.

 

Mês com mais temporais severos - OUTUBRO  (JANEIRO, FEVEREIRO)

 

Em outubro um exército de CCM's toma conta do RS, vindos de oeste. É um mês em que temporais não dão trégua, e os primeiros sinais de abafamento surgem, intercalados com eventuais dias de frio, sendo um mês muito propício a fortes choques de massas de ar frio e quente num ambiente que está começando a receber mais umidade, e o resultado disso é...KABOOOM!

 

Mês mais monótono (com menos gangorras de T, menos eventos extremos etc) - ABRIL

 

Mês que só traz alguma dinâmica quando o verão se prolonga pra dentro dele, causando alguns temporais isolados de verão, ou quando vem alguma onda de frio mais precoce (como em 2016, o que é bem raro). No mais, tipicamente tem sido um mês acima da média e seco, sendo tortuoso em seus calorões fora de época que mal trazem dinâmica devido à falta de umidade - apenas dias desérticos e chatos, avacalhando muitas vezes as expectativas quanto ao frio. A única emoção de Abril é aguardar a primeira onda de frio relevante. Mas, como recentemente o calor insiste permanecer abril adentro, a única coisa que vem é frustração mesmo.

 

Mês mais dinâmico - OUTUBRO

 

Ondas de frio em anos de inverno prolongado, ondas de calor em anos ruins, e muito temporal. Em uma semana pode acontecer de tudo. É a versão primaveril de agosto, os "dois meses do cachorro louco", com a diferença que outubro tem sido mais bem comportado e agosto volta e meia surge com alguma aberração.

 

Mês que tem se desviado muito da média climatológica nos últimos anos - AGOSTO, (SETEMBRO, ABRIL)

 

Como dito acima, Agosto tem sido um mês de bizarrices extremas, podendo ter ondas de calor dignas de Fevereiro num mês de "inverno". Em alguns anos, agosto tem sido uma antecipação da primavera. Maio muitas vezes é mais interessante que agosto por aqui, pois dificilmente tem máximas extremas (raramente se passa de 30 C em Maio), enquanto que em Agosto não é difícil ter sequências de 32 C pra cima.  Contudo, nem tudo é ruim - Agosto pode ter algumas ondas de frio bem mais fortes que Maio. Mas maio ainda vence, na minha opinião, em qualidade de frio nos anos recentes, porque tardes bem comportadas, com máximas decentes, são fundamentais na minha opinião pra que o frio do dia seja de qualidade - já que ele apresenta constância ao longo de todos os turnos.  

 

Mês que tem sido mais bem comportado, ou seja, mais próximo da média climatológica - NOVEMBRO (JUNHO, JULHO)

 

Novembro tem se mostrado um mês agradável, onde o calor à tarde usualmente é amenizado pelos ventos sudeste e leste, sendo que nessa época do ano, caso o inverno tenha sido bom, o oceano está a uma boa T trazendo frescor nos começos de noite primaveris. É um período em que não se espera ondas absurdas de calor, e em alguns anos, especialmente quando a La Niña se configura na primavera, favorece boas mínimas e tardes que dificilmente passam dos 31. Mesmo em anos ruins, não tem sido um mês tão ruim tb.

 

Teus três meses preferidos, e, caso queiram, digam o porquê - JUNHO, JULHO e OUTUBRO. Junho e Julho representam o período de maior potencial pra frio por aqui. Maio e Agosto não entram porque são meses frustrantes em anos ruins, com picos de calor fora de época que, em agosto, podem ter a cara do verão. E eu acho muito incômodo uma tarde com 33 C em inverno, mesmo que na média a estação esteja sendo boa - só que isso ocorre direto em Agosto e Setembro, mesmo em anos bons de frio. No caso de Maio, apesar de raramente termos máximas altas, o que incomoda muitas vezes é a demora pro frio de verdade chegar. Em anos bons, entretanto, Maio pode ser o melhor pra frio perdendo apenas pro bimestre JJ. O bimestre JJ, contudo, tem se mantido fiel ao seus status de meses frios, e, por mais que 2019 tenha tido um péssimo Junho, por regra, em boa parte dos anos esse mês se revela o mais frio do ano aqui em POA e em boa parte do RS. Ambos os meses favorecem belos eventos de geada, e sempre me trazem ótima nostalgia. Até mesmo em anos ruins como 2012, 2014 e 2015 estes meses foram bons por aqui. Só foram ruins em 2017, e ainda assim Junho foi o mais frio daquele ano. 2018 teve junho e julho memoráveis por aqui tb. Agosto e Setembro me frustram por aparecerem os primeiros picos de calor incovenientes.

E outubro? Simplesmente por ser o mais dinâmico por aqui. Sujeito a ondas de frio, a ondas de calor, nas devidas proporções pra época, claro, e também pelos temporais e sequências de invasões de CCM vindos de oeste. É o nosso mês dos temporais e da intensidade climática.

 

 

Acabei só lendo hoje esse teu tópico, muito legal! Vou dar a minha visão sobre Porto Alegre.

 

Pessoalmente, acho agosto muito mais interessante que maio. Maio é um mês de sonos, normalmente sem extremos de frio ou de calor. Muito comum ver em maio xoxisse extrema, com mínimas altas e máximas baixas (vide 2019). Apesar de certa sensação de frio, não me agrada. Em agosto, mesmo em aberrações como 2012 ou 2015, nós temos um mês dinâmico, com muita variação de temperatura. Aliás, o meu mês favorito dentre todo o período que vivi em Porto Alegre é um agosto: o de 2013. Aquele mês foi extraordinário. Tivemos máxima de 30°, máxima sub 10°, frio com sol, com chuva, baixa amplitude, alta amplitude, trovoadas e 5°C no meio da tarde, enfim. Um mês EXCEPCIONALMENTE meteorológico (by @kevin cassol). Agosto 2013 foi assim no Inmet (HBR):
image.thumb.png.60e97d21d70530bb5f9fbae8bdecffd6.png

 

Aproveitando, vou fazer uma correção: em 2012 o mês mais frio do ano foi julho. Em junho tivemos uma onda de frio fortíssima, histórica, mas em termos médios foi um mês normal a acima da média. Julho, ao contrário, teve frio constante (tirando os primeiros 5 dias) e fechou bem abaixo da média. Foi um mês de frio constante histórico, aliás, pra alguns locais mais a sul. Ademais, julho é o mês mais frio do ano em POA. Pegando períodos históricos, sempre tivemos médias menores em julho do que em junho - apesar da tendência de julho ter extremos maiores de máximas. Acho que é na normal 1961-1990 do Inmet que junho consta como mês mais frio, o que na verdade não condiz com a realidade atual. Como comparação, usando média simples (dados do Inmet convencional):

 

1921-30:

14,5° junho

14,2° julho

 

1931-40:

15,8° junho

14,9° julho

 

1941-50:

15,7° junho

14,5° julho

 

1951-60:

15,4° junho

15,0° julho

 

1961-74:

15,6° junho

15,5° julho

 

Isso na Redenção. No Inmet atual, no Jardim Botânico, temos:

1975-90:

14,6° junho

15,0° julho

 

1991-00:

15,3° junho

14,5° julho

 

2001-10:

16,5° junho

15,1° julho

 

2011-19:

15,8° junho

15,4° julho

 

E mesmo pegando a automática pra ver esse período que citastes, @Eclipse, continua julho sendo levemente mais frio hehehe:

2012-19:

15,7° junho

15,5° julho

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Pombal, PB

 

Mês mais frio em sua cidade - JUNHO (JULHO)

São os meses mais amenos, num geral, por conta tanto por ser inverno quanto pelas chuvas ocasionais que podem ocorrer por influência de distúrbios de leste, o que pode deixar alguns dias com máximas de 26/27.

 

Mês mais quente em sua cidade - OUTUBRO (NOVEMBRO)

 

Mês com mais temporais severos - MARÇO (FEVEREIRO, JANEIRO)

 

 

Mês mais monótono (com menos gangorras de T, menos eventos extremos etc) - SETEMBRO

Mês extremamente chato, não chove, sempre faz calor e sempre é Sol, céu com nuvens cumulus no fim da tarde e com ventos fracos constantes durante o dia e moderados à noite. 

 

Mês mais dinâmico - MAIO (JUNHO, ABRIL)

Ora está um dia com Sol entre nuvens durante o dia e temporais de verão com muitos raios no fim da tarde e durante a noite, ora o dia todo nublado, ameno e ventoso com chuvas esporádicas características de inverno.

 

Mês que tem se desviado muito da média climatológica nos últimos anos - ABRIL

A média de abril ultrapassa os 180 mm aqui, mas a última vez que choveu "acima da média" foi em 2011 (entre aspas porque foi 6% acima apenas) e em 2018 ficou na media, o resto tudo abaixo. 

 

 

Mês que tem sido mais bem comportado, ou seja, mais próximo da média climatológica - MARÇO

De 2013 até este ano, apenas 2018 teve chuva abaixo da média, o resto sempre ficou acima.

Aqui eu considero a ocorrência de algo, como chuvas. Porque se for no geral, os meses mais fiéis à média são agosto a novembro mesmo, já que mal chove.


Teus três meses preferidos, e, caso queiram, digam o porquê - MARÇO, FEVEREIRO e ABRIL

São os meses mais chuvosos do ano, e os mais tempestuosos (apesar de janeiro ser também, mas com menor quantidade que os outros 3).

 

Tá aí, @Eclipse. Kkkk.

Edited by CloudCb
  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

NOVA SANTA RITA / PORTO ALEGRE

Mês mais frio em sua cidade - JULHO

Mês mais quente em sua cidade - JANEIRO

Mês com mais temporais severos - OUTUBRO

Mês mais monótono (com menos gangorras de T, menos eventos extremos etc) - MARÇO

Mês mais dinâmico - AGO/SET

Mês que tem se desviado muito da média climatológica nos últimos anos - ABRIL

Mês que tem sido mais bem comportado, ou seja, mais próximo da média climatológica - NOVEMBRO
Teus três meses preferidos, e, caso queiram, digam o porquê -JUL/AGO/DEZ (EM BUSCA DA MIN ABS/NEVE/DINÂMICAS E DEZ PELAS ONDAS DE CALOR EXTREMAS)

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

6 horas atrás, Tomás WRuas disse:

 

Acabei só lendo hoje esse teu tópico, muito legal! Vou dar a minha visão sobre Porto Alegre.

 

Pessoalmente, acho agosto muito mais interessante que maio. Maio é um mês de sonos, normalmente sem extremos de frio ou de calor. Muito comum ver em maio xoxisse extrema, com mínimas altas e máximas baixas (vide 2019). Apesar de certa sensação de frio, não me agrada. Em agosto, mesmo em aberrações como 2012 ou 2015, nós temos um mês dinâmico, com muita variação de temperatura. Aliás, o meu mês favorito dentre todo o período que vivi em Porto Alegre é um agosto: o de 2013. Aquele mês foi extraordinário. Tivemos máxima de 30°, máxima sub 10°, frio com sol, com chuva, baixa amplitude, alta amplitude, trovoadas e 5°C no meio da tarde, enfim. Um mês EXCEPCIONALMENTE meteorológico (by @kevin cassol). Agosto 2013 foi assim no Inmet (HBR):
image.thumb.png.60e97d21d70530bb5f9fbae8bdecffd6.png

 

Aproveitando, vou fazer uma correção: em 2012 o mês mais frio do ano foi julho. Em junho tivemos uma onda de frio fortíssima, histórica, mas em termos médios foi um mês normal a acima da média. Julho, ao contrário, teve frio constante (tirando os primeiros 5 dias) e fechou bem abaixo da média. Foi um mês de frio constante histórico, aliás, pra alguns locais mais a sul. Ademais, julho é o mês mais frio do ano em POA. Pegando períodos históricos, sempre tivemos médias menores em julho do que em junho - apesar da tendência de julho ter extremos maiores de máximas. Acho que é na normal 1961-1990 do Inmet que junho consta como mês mais frio, o que na verdade não condiz com a realidade atual. Como comparação, usando média simples (dados do Inmet convencional):

 

1921-30:

14,5° junho

14,2° julho

 

1931-40:

15,8° junho

14,9° julho

 

1941-50:

15,7° junho

14,5° julho

 

1951-60:

15,4° junho

15,0° julho

 

1961-74:

15,6° junho

15,5° julho

 

Isso na Redenção. No Inmet atual, no Jardim Botânico, temos:

1975-90:

14,6° junho

15,0° julho

 

1991-00:

15,3° junho

14,5° julho

 

2001-10:

16,5° junho

15,1° julho

 

2011-19:

15,8° junho

15,4° julho

 

E mesmo pegando a automática pra ver esse período que citastes, @Eclipse, continua julho sendo levemente mais frio hehehe:

2012-19:

15,7° junho

15,5° julho

 

 

Obrigado pelos esclarecimentos, @Tomás WRuas!

 

Eu gostaria de aproveitar e lhe perguntar qual dos dois meses é o mais quente em POA: Janeiro ou Fevereiro? hehe

Eu sempre entendi que Fevereiro era o mais quente, mas eu posso ter visto errado. Obrigado!

Link to comment
Share on other sites

21 horas atrás, Eclipse disse:

 

 

Obrigado pelos esclarecimentos, @Tomás WRuas!

 

Eu gostaria de aproveitar e lhe perguntar qual dos dois meses é o mais quente em POA: Janeiro ou Fevereiro? hehe

Eu sempre entendi que Fevereiro era o mais quente, mas eu posso ter visto errado. Obrigado!

 

Então. A diferença é muito singela, mas no geral janeiro é levemente mais quente. Fevereiro tem média das mínimas mais alta, mas nas máximas -e na média simples- janeiro ganha.

Link to comment
Share on other sites

Nova Trento / Florianópolis

 

Mês mais frio em sua cidade - Julho. Historicamente sempre juntou o melhor dos dois mundos, geadas e umidades/neve na região.

 

Mês mais quente em sua cidade - Na média 81-10 seria fevereiro, mas nos últimos anos janeiro vem surrando sem dó nem piedade.

 

Mês com mais temporais severos - Dezembro / Janeiro. De Novembro a Janeiro é a época de severidades no leste, com ápice no final de dezembro ou inicio de janeiro geralmente.

 

Mês mais monótono (com menos gangorras de T, menos eventos extremos etc) - Março.

 

Mês mais dinâmico - Agosto e Outubro

 

Mês que tem se desviado muito da média climatológica nos últimos anos - Abril, Maio, Setembro e Outubro. Sinceramente não sei definir o que ta pior, meses de transição vem apanhando como nunca com o aquecimento global, nos últimos anos esses meses se tornaram algo torturante de se passar infelizmente. 

 

Mês que tem sido mais bem comportado, ou seja, mais próximo da média climatológica - Novembro e março. Ironicamente o mês de inicio e final de transição foram os menos afetados, sempre bem tranquilos na media. 


Teus três meses preferidos, e, caso queiram, digam o porquê: Julho, Agosto e Dezembro.
Julho: Geralmente não decepciona em relação ao frio, caçamos geadas, neves, mínimas abs e etc.

Agosto: Dinâmicas graves, bate 31C tranquilamente e 2 dias depois ta dando 3/4C de manhã, é um mês de emoções.

Dezembro: Gigantesca diferença entre a primeira e segunda quinzena, começa bem ameno e com mps bem fortes em muitos anos, e termina infernal, geralmente leva a máxima absoluta do ano. Comumente é o mês do tempo severo, com várias tempestades fotogênicas e fortes.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...

Queimada Nova - PI

 

Mês mais frio em sua cidade: Julho 

Nos últimos 12 anos em apenas 1 julho não foi o mês mais frio do ano em Paulistana - PI (estação próxima).

 

Mês mais quente em sua cidade: 1º Novembro | 2º Outubro

Vai depender do início da estação chuvosa como geralmente só inicia pra valer em dezembro, novembro vai ser o mês mais quente do ano. Se começar a chover em novembro, outubro vai ser o mais quente. Além disso, as médias mínimas de novembro são maiores que as de outubro.

 

Mês com mais temporais severos: 1º Março | 2º Abril

Só por que é o mais chuvoso. Todos os meses tem a mesma probabilidade de temporais em relação a média de chuva. Aliás temporais severos (com vento, muitos trovões) é algo meio raro por aqui, granizo nunca nem vi aqui. Já eventos de volumes extremos são relativamente comuns por aqui se a gente comparar com a média anual que é de uns 612 mm. Entre 2013 e hoje já registrei 7 eventos acima de 100 mm, em todos os meses entre novembro e abril, com exceção de dezembro.

Se a gente considerar esses eventos curiosamente abril seria o mês mais "tempestuoso" com 3 registros, um em 2013 e dois agora em 2020. Além disso, abril já "bateu na trave" em 2015 com uma chuva de 97 mm no dia 21. Sendo que abril nem está entre os meses mais chuvosos. 

 

Mês mais monótono (com menos gangorras de T, menos eventos extremos etc): 1º Agosto | 2º Maio

Mês definitivamente mais chato do ano aqui. Não chove nada, absolutamente nada. Pra se ter ideia em Paulistana a última vez que agosto teve mais de 3 mm foi em 1920. A média do mês é de 0,2 mm por lá.

Se tratando de temperatura agosto também deixa a desejar, a média (2008-2019) também em Paulistana é de 21,5/32,5. Mas nunca teve uma máxima menor que 29,3º em todo esse período, já que quase todos os dias são de sol. É o mês com a maior menor máxima absoluta (espero que essa frase faça sentido hehehe).

 

Muito próximo dele tá maio, mas por motivos diferentes, não chove, não faz calor nem faz frio. Ou seja não acontece nada que seja importante ser monitorado (com algumas exceções, por isso agosto fica em primeiro lugar). Aliás, se eu tô fazendo esse post é justamente por isso kkkkk. O mais bizarro é que maio consegue ser mais quente que os meses anteriores.

 

Mês que tem se desviado muito da média climatológica nos últimos anos:  Janeiro | 2º Maio

Se tratando de chuva nesses 8 anos de registros em Queimada Nova, o mês nunca nem ficou se quer perto da média. Metade deles ficaram abaixo de 10 mm, sendo que a média mensal é de uns 121 mm (segundo mês mais chuvoso do ano), sempre um tem bloqueio atrapalhando tudo. Já nos anos que são acima da média, ele resolve compensar os anos que não choveram nada. Além disso esses bloqueio puxam a média de temperatura pra cima.

 

Em segundo lugar está maio por que ele tá conseguindo ter médias de temperatura mais altas que fevereiro, março e abril (isso não faz sentido nem mesmo pra cá). Além disso nos meses 7 maio's que tenho registro de chuva apenas 1 foi acima da média, e nem foi grande coisa assim.

 

Mês mais dinâmico: Janeiro

Pelos mesmos motivos acima. Em um janeiro chove 7 mm, no próximo chove 515 mm e no seguinte não chove nada. Ou seja impressibilidade pura. O mesmo vale pras máximas que pode ter média de 31,6º num ano e 35,7º no ano seguinte. Já que janeiro fica na transição entre os meses mais quentes do ano (BRO-BRO) e alguns dos mais frescos (fevereiro, março, abril). Em Paulistana - PI no mesmo janeiro já foi registrado uma máxima de 38ºC e outra de 24ºC (isso é muita coisa pra cá).

 

Depois eu colocaria, dezembro, fevereiro e março. Pois são ao lado de janeiro os 4 meses mais chuvosos. Pra um mês ser dinâmico aqui tem que chover.

 

Mês que tem sido mais bem comportado, ou seja, mais próximo da média climatológica: Dezembro

Em termos de chuva é o mês que tem sido mais próximo da média por aqui. A média é de uns 73 mm e nos 7 anos que tem de registro em Queimada Nova a média foi de 70 mm. Como chuva tá relacionada com temperatura, as temperaturas estão sendo geralmente normais também.

 

Um mês que tem sido acima da média nas chuvas e até abaixo nas temperaturas é fevereiro. Mas como a pergunta é próximo da média, vou deixar só a menção mesmo.

 

Teus três meses preferidos, e, caso queiram, digam o porquê: Janeiro, fevereiro e março

Por que são os 3 meses mais chuvosos do ano.

 

Edited by Tstorm
  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.