Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
André Luiz DS

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Março/2020

Recommended Posts

Mínimas Baixo Nordeste de SC 26/03

13,8°C Santa Isabel (Corupá)
15,4°C Quiriri (Garuva)
15,4°C Nereu Ramos (Jaraguá)
15,4°C Jativoca (Joinville)
15,5°C Itapoá
15,6°C Massaranduba
15,8°C Rainha (Araquari)
15,8°C Areias Pequenas (Araquari)
15,8°C Schroeder
16,1°C São João do Itaperiú
16,3°C Vila Nova (Joinville)
16,4°C Luis Alves
16,4°C Guarajuva (Corupá)
16,8°C Zona Sul (Joinville)
16,8°C Rio Cerro (Jaraguá do Sul)
16,9°C Centro (Araquari)
17,0°C Aeroporto de Joinville
17,2°C Floresta (Joinville)
17,4°C Pirabeiraba (Joinville)
17,7°C Balneário Barra do Sul
18,2°C São João Abaixo (Garuva)
18,9°C Barra Velha
20,8°C Capri (São Francisco)
23,3°C Ilha da Paz (São Francisco)

Dados: PWS/EPAGRI

Por Tai Leocadio

• Like 7

Mínimas na região 26/03/2020:

Maravilha 12.4
Linha Wickert 12.6 (Iporã do Oeste)
Linha Laranjeira 12.9 (Itapiranga)
Linha Catres 13.3 (Mondaí)
São Miguel do Oeste 16.6

• Like 9
  • Thanks 1

22 minutos atrás, jean10lj disse:

Mínimas na região 26/03/2020:

Maravilha 12.4
Linha Wickert 12.6 (Iporã do Oeste)
Linha Laranjeira 12.9 (Itapiranga)
Linha Catres 13.3 (Mondaí)
São Miguel do Oeste 16.6

Que baita diferença entre maravilha e só Miguel

• Like 1

9 horas atrás, Felipe S Monteiro disse:

Parece q o verão lá é mais curto, dezembro é consideravelmente mais frio, com média de 18,9°, versus 19,8° de Palmas e 20,4° de Guarapuava, janeiro é um pouco mais quente q o de Palmas, mas só +0,1°, e fevereiro é o mês mais quente, com média de 20,7°, contra 20,2° de Palmas, e em março já caí mais que em Palmas, com média de 18,8°, enquanto que em Palmas a média é de 19,1°, acho que no total, é um empate

Eu acho que o distrito de Horizonte deve ter o verão mais ameno do PR, falando em zona habitada, mas pena q a estação é nova, e o Simepar não libera dados completos das estações

Então talvez não tenha cidade paranaense com verão mais frio que alguma cidade gaúcha acima dos 850m.

Na verdade, acredito que três cidades teriam alguma chance: Monte Alegre Dos Campos, Vacaria e Muito Capões. Enquanto Bom Jesus, São José Dos Ausentes, São Francisco De Paula e Cambará do Sul serima mais frias.

Que são as cidades que eu lembro de ter mais de 850 metros de altitude.

• Like 2
  • Thanks 1

Eu sou meio suspeito a falar... Acho que se alguém gosta de frio diurno forte, não pode gostar muito de dias ensolarados.

9°C com sol é bem mais quente que com tempo nublado/chuva. As temperaturas são medidas à sombra e isso não mede exatamente a realidade que as pessoas fazem quando está frio com tempo bom: que é ir ao sol tentar se esquentar. Ah não ser na mínima, logo no amanhecer.

Claro que se formos levar em conta, a visibilidade do dia, a paisagem, um dia com sol é muito mais atraente. Mas nesse caso, não é exatamente do frio que se gosta, e sim da paisagem ou outros fatores. Pelo menos eu penso assim no momento.

~~~~~~~~~~~~~~~~

Quanto à minha preferência: gosto de dias ensolarados e gosto de dias nublados/chuvosos e escuros.

O que eu acho que não gosto são alguns dias nublados e secos, onde não sai o sol, e não chove ou não fica muito escuro. Estes dias me parecem tristes. Fico torcendo para o sol sair, ou para escurecer e ficar úmido.

O @Carlos Campos sempre posta imagens assim de Piraquara.

• Like 8
  • Sad 1

Posted (edited)
13 minutos atrás, Moretão disse:

Eu sou meio suspeito a falar... Acho que se alguém gosta de frio diurno forte, não pode gostar muito de dias ensolarados.

9°C com sol é bem mais quente que com tempo nublado/chuva. As temperaturas são medidas à sombra e isso não mede exatamente a realidade que as pessoas fazem quando está frio com tempo bom: que é ir ao sol tentar se esquentar. Ah não ser na mínima, logo no amanhecer.

Claro que se formos levar em conta, a visibilidade do dia, a paisagem, um dia com sol é muito mais atraente. Mas nesse caso, não é exatamente do frio que se gosta, e sim da paisagem ou outros fatores. Pelo menos eu penso assim no momento.

~~~~~~~~~~~~~~~~

Quanto à minha preferência: gosto de dias ensolarados e gosto de dias nublados/chuvosos e escuros.

O que eu acho que não gosto são alguns dias nublados e secos, onde não sai o sol, e não chove ou não fica muito escuro. Estes dias me parecem tristes. Fico torcendo para o sol sair, ou para escurecer e ficar úmido.

Isso do sol ser muito quente em dias de frio é coisa de latitude baixa e altitude.

São Joaquim é um exemplo bem definido de sol de altitude, ano passado durante o ápice da mp (06/07) fazia 4/6C com sol na região, e a diferença entre a sombra e o sol era abissal, em locais sem vento dava pra ficar de moletom tranquilamente (sol de 1400m é realmente potente). Se fosse essa mesma temperatura em Bagé ou Pelotas com sol, seria totalmente impossível tirar um casacão sem se tremer de frio.

Edited by Augusto Goelzer
  • Like 11
  • Thanks 1

rodada.png.267ad2d6763dda113d324ecbf420cb1e.png

O GFS pega o primeiro friozinho do ano, apesar do calor durante o dia! 

• Like 4
  • Thanks 1

Posted (edited)

Bom dia a todos,

Terceiro dia de temperatura recorde para 2020 na Mantiqueira. Alguns Registros:

-3,9°C PNI/INMET (Recorde)

• 1,7°C Bairro do Charco/Delfim Moreira - MG
5,6°C Vila Inglesa/Campos do Jordão - SP
6,6°C Monte Verde/INMET
7,3°C Aiuruoca/Sitio Águas Claras 
7,4°C Campos do Jordão/INMET
7,4°C Sitio da Lage /Maria da Fé - MG
7,6°C Melhoramentos/Camanducaia - MG
7,6°C Maria da Fé/INMET
8,8°C Marmelópolis
9,9°C São bento do Sapucaí - SP

Fonte: PWS/INMET

Edited by Gabriel Cardoso
  • Like 13

Posted (edited)
12 minutos atrás, Augusto Goelzer disse:

Isso do sol ser muito quente em dias de frio é coisa de latitude baixa e altitude.

São Joaquim é um exemplo bem definido de sol de altitude, ano passado durante o ápice da mp (06/07) fazia 4/6C com sol na região, e a diferença entre a sombra e o sol era abissal, em locais sem vento dava pra ficar de moletom tranquilamente (sol de 1400m é realmente potente). Se fosse essa mesma temperatura em Bagé ou Pelotas com sol, seria totalmente impossível tirar um casacão sem se tremer de frio.

Mas mesmo que fique de casaco tem diferença não tem?

Poderia ser numa latitude 50°. Com sol é uma coisa, sem sol é outra. Mesmo na Europa eu vejo as pessoas buscando o sol. Por que será? Se não houvesse diferença as pessoas ficariam na sombra não?

Edited by Moretão
  • Like 6

13 minutos atrás, Gabriel Cardoso disse:

Bom dia a todos,

6,6°C Monte Verde/INMET
7,6°C Maria da Fé/INMET
8,8°C Marmelópolis

OBS: BAIRRO DO CHARCO/Delfim Moreira SEM INTERNET, ASSIM QUE VOLTAR ATUALIZO.

Monstruosa essa mínima no PNI ! Destruiu o recorde do Campo Belo em Março e esse é o novo recorde absoluto de frio por lá.

• Like 3
  • Thanks 1

Agora, no Jornal do Almoço:

-Dos 497 municípios do RS, 212 encontram-se em emergência devido à estiagem inciada em Novembro.

-Praticamente todo o estado está com ar abaixo de 35 % de umidade. Quanto mais a oeste, menores os níveis.

• Thanks 1
  • Sad 4

Posted (edited)

Mais um dia de grandes volumes no Ceará, dessa vez atingindo um dos maiores centros urbanos do interior do estado: Juazeiro do Norte. 

FA9AB86D-8474-453A-B262-7C02D4EAC41B.thumb.jpeg.91a80fe3c305a8bb2a2f27607ad3394d.jpeg

Vários municípios já ultrapassaram os 500 mm acumulados neste mês, com Granja já encostando nos 600:

8F0DA2BC-7196-45D0-B476-EE97942CFC8A.thumb.jpeg.6a4b312074343f7cec7fa34b8c70212d.jpeg

E vem aí os dias 30 e 31 com chances de escurecer ainda mais esse mapa, dessa vez no litoral. 

Edited by Pedro Victor P.
  • Like 7

59 minutos atrás, Gabriel Cardoso disse:

Bom dia a todos,

• 1,9°C Bairro do Charco/Delfim Moreira - MG
6,6°C Monte Verde/INMET
7,6°C Maria da Fé/INMET
8,8°C Marmelópolis

Gabriel Cardoso,

acordei um pouco antes de 5 h e vi que no PNI/Inmet estava levemente negativa -0,7ºC, mas com vento fraco, pensei, tomara que esfrie até 6 h 30 e fique abaixo do recorde da baixada do rio Campo Belo de -1,9ºC, mas surpreendeu, -3,9ºC.

Se a estação do Rio Campo Belo estivesse ativa, acho que registraria -5,x.

Em outras ondas de frio de março, poderia registrar uns -5, como março 1961, 1968, 1978, 1979.

• Like 4
  • Thanks 1

2 minutos atrás, marinhonani disse:

Gabriel Cardoso,

acordei um pouco antes de 5 h e vi que no PNI/Inmet estava levemente negativa -0,7ºC, mas com vento fraco, pensei, tomara que esfrie até 6 h 30 e fique abaixo do recorde da baixada do rio Campo Belo de -1,9ºC, mas surpreendeu, -3,9ºC.

Se a estação do Rio Campo Belo estivesse ativa, acho que registraria -5,x.

Em outras ondas de frio de março, poderia registrar uns -5, como março 1961, 1968, 1978, 1979.

Sim Nani, creio em algo em torno de -5/-6 no Campo belo, rasgando bonito o recorde para o mês.

• Like 3

55 minutos atrás, Renan disse:

Monstruosa essa mínima no PNI ! Destruiu o recorde do Campo Belo em Março e esse é o novo recorde absoluto de frio por lá.

Na última vez que vi, marcava -0,7 ás 4 madrugada, tava com cara que ia esfriar mais um pouco, torcia para o recorde da baixada Rio Campo Belo, mas surpreendeu, como sempre o Alto de Itatiaia.

• Like 3
  • Thanks 1

1 hora atrás, Moretão disse:

~~~~~~~~~~~~~~~~

Tenho a mesma preferência climática que vc, @Moretão

Dias de Sol ou dias de tempo escuro/chuvoso tem o mesmo valor para mim... 

Imaginar-me vivendo num local de clima oceânico e sob uma determinada condição climática perpétua é algo que não dá... eu não conseguiria.

Por coincidência, estava há pouco observando imagens de satélite e as condições atuais do tempo no Continente e me atentei para as tristes formações nebulosas da costa chilena/peruana. É uma bela imagem vista do alto, porém penso na tristeza que seria viver abaixo dakele manto de nuvens cinzentas e ter que passar os dias e as noites sem a mínima variação térmica, com ventos incessantes soprando da mesma direção. 

Pra se ter uma idéia do marasmo climático, entre hoje (26/3) e terça-feira (31/3) a variação térmica num determinado ponto em mar aberto à 525 km da costa e 18°S de lat será de ~1°C. 1585236406335.thumb.jpg.6c3d71a27310ff1ba46cc4ff5eeea74b.jpg

1585236542887.thumb.jpg.ce60c5d3e44b344504c90824d79ed631.jpg

Claro que se trata de um local afastado da costa, porém o clima marítimo influenciado pela corrente fria que cruza quase toda a costa oeste do Continente é responsável pelo clima seco, modorrento e sem graça do norte do Chile e do Peru e uma ampla faixa continental desses dois países apresentam situação climática quase idêntica à do local escolhido no mapa.

Eu simplesmente morreria de tédio (já teria morrido)...

• Like 5
  • Haha 1

Posted (edited)

Porto  Alegre finalmente completa sua transição Outono -> Verão, com aumento gradual das temperaturas, e redução de umidade. 

Meteoblue subestimando muito as máximas pra cá nos últimos dias, e superestimando as mínimas, portanto segue a previsão do bom e velho AW mesmo, que é a que tem acertado:

image.png.578ae43683ecf8d5896e28e967ebd3e4.png

Março terminará acima da média.

Imagem de satélite mais recente mostra uma atmosfera típica de auge de verão no território gaúcho, com ar quente persistente:

image.png.a7b0fcbbcd4af7887d09b1faae306413.png

Edited by Eclipse
  • Like 2
  • Thanks 1
  • Haha 2
  • Sad 2

48 minutos atrás, marinhonani disse:

Na última vez que vi, marcava -0,7 ás 4 madrugada, tava com cara que ia esfriar mais um pouco, torcia para o recorde da baixada Rio Campo Belo, mas surpreendeu, como sempre o Alto de Itatiaia.

Será que a temperatura no PNI tem potencial para atingir -20C em situações extremamente excepcionais ?

• Like 2
  • Thanks 1
  • Sad 1

2 horas atrás, Augusto Goelzer disse:

Parabéns, colocação perfeita

Posted (edited)
17 horas atrás, LeoP disse:

Só chove aí entre o fim da noite e a madrugada? Quase todos os dias te vejo comentando das chuvas que caíram no nordeste madrugada afora...

É chuva de madrugada e sol de dia?

Se a resposta for sim, qual sua opinião sobre? Tenho a impressão de que não seja tão legal, pois a população acaba não vivenciando tanto a chuva (pois estavam dormindo), numa região semi-árida.

Por aqui (BHte), dia de sol entre nuvens formadas pelo vento oceânico. Temperaturas baixas pra época, entre 15,9 e 25,7C no centro da cidade.

Pode parecer estranho, mas penso eu que tem mais a ver com a latitude e longitude das regiões do Nordeste.

Se prestar atenção, as instabilidades na região leste do semi-árido (interior do RN, PB e PE) se formam na divisa entre o agreste e o sertão ainda no começo da tarde e vão avançando para oeste, atingindo as outras regiões ao longo da tarde/noite.

Ou seja, as regiões com chuvas mais a noite são as regiões mais a oeste enquanto as com chuvas mais de dia estão mais e leste.

Edited by DaviOlrb
  • Like 6
  • Thanks 1

Atualizando:

- A região do Nino 3.4 continua numa neutralidade positiva , super estacionária , estamos com anomalia de 0.6;

- A AAO continua na fase positiva desde meados de Fevereiro , isso me preocupa um pouco quanto as MPs em Abril;

- O Atlântico Sul , está em fase de aquecimento , acredito que devido ao calor que está fazendo na região Sul + o período muito ensolarado no Sudeste;

- O Atlântico Sul está com as águas costeiras já em condição quente , afastando um pouco da costa , está um pouco frio, mas com tendência de aquecimento.

Bom, parece bem claro que o Atlântico Sul um pouco frio , que tornou nosso verão ameno no Sudeste , e me parece que a condição para o Outono não está muito favorável para nós.

nino34.png

aao.obs.gif

cdas-sflux_ssta7diff_global_1.png

cdas-sflux_ssta_global_1.png

• Like 4
  • Thanks 1
  • Haha 1
  • Sad 3

Posted (edited)

Daqui a pouco eu respondo os questionamentos de vocês @LeoP e @Carlos Campos sobre as chuvas de madrugada e a noite por aqui.

E por falar nelas... Núcleos muito fortes desenvolveram-se na última noite/madrugada por aqui. Dessa vez as chuvas mais fortes ficaram concentradas na região oeste de PE.

ne_VPR202003260600.thumb.jpg.4555d036986e65ddfad509c810cb6f02.jpg

Radar de Petrolina: 0h30m - 26/03/2020

Radar de Petrolina - 00h30m (hora local) - 26/03/2020

No sertão de Pernambuco o maior acumulado foi de 136,8 mm no distrito de Jutaí, município de Lagoa Grande, um dos mais secos de todo o estado.

Outros volumes grandes foram registrados em:

134,0 mm em Terra Nova

95,0 mm em Dormentes (sede)

93,7 mm em Petrolina (zona rural - local não especificado)

82,5 mm em Dormentes (Lagoas)

74,0 mm em São José do Belmonte (Bom Nome)

72,0 mm em Araripina

72,0 mm em Tupetarama

71,9 mm em Santa Filomena

70,0 mm em Serrita

69,0 mm em Manari

65,0 mm em Ibimirim

62,0 mm em São José do Belmonte (sede)

Screenshot_54.png.a924496ebd300db3608918f76b92b0f0.png

No agreste também choveu muito. Foram 105,7 mm em Caruaru. 104,0 mm em São João e 95,0 mm em Lajedo.

Aqui em Queimada Nova - PI foram 24 mm que fizeram o mês chegar a 153 mm, superando a média.

Edited by Tstorm
  • Like 7
  • Thanks 1

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.