Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
André Luiz DS

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Março/2020

Recommended Posts

2 horas atrás, Felipe Backendorf disse:

dia belo em Florianópolis com vento sul e máximas na casa dos 26C nas praias. Foto da praia do matadeiro hoje:

P_20200301_115443.thumb.jpg.8c371e7a7a6775eae5468ed2b3bab9df.jpg

Que praia maravilhosa.

• Like 3

Posted (edited)
2 horas atrás, Daniel85 disse:

Radar de São Roque neste momento mostra chuvas de característica orográfica atingindo partes do litoral paulista.

Chove com maior intensidade entre Santos e Bertioga.

rcuSX14.jpg

Daniel85,

o Inpe/Cptec emitiu alerta para amanhã de muita chuva desde Joinville até a Baía de Sepetiba(Angra, Mangaratiba e Itaguaí), sendo que no Vale do Ribeira pode ter grandes acumulados.

Tem alerta também para a Zona da Mata, centro-norte do Rio e Sul do ES.

Especificamente na região da bacia do Rio Muriaé, o modelo WRF de 12Z, indicando valores acima de 100 mm no município de Miraí, Miradouro, Rosário da Limeira, São S. V.Alegre e distrito Belisário,se por acaso chover essa valor até ás 9 h manhã, teremos uma grande enchente no rio Muriaé, aqui em Laje do Muriaé o rio está na cota de 5,10 m apena 25 cm para começar alagar as partes baixas.

Mas acho muito difícil chover mais de 80 mm até o meio da manhã nas cidades citadas acima.

Edited by marinhonani
  • Like 4

8 minutos atrás, marinhonani disse:

Que praia maravilhosa.

Floripa é um paraíso. Pena eu não gostar de praia.

• Like 1
  • Haha 1

Posted (edited)
2 horas atrás, Lucas Venturini disse:

Após o dia 10/03 previsão de um novo forte aquecimento no Rio Grande do Sul, que pode ultrapassar a casa dos 39° em Porto Alegre, e ultrapassar os 40° na fronteira Oeste.

O verão nessa região não tem jeito mesmo. E eu estava torcendo para que a previsão apresentada pelo Accuweather fosse uma rodada isolada, mas seguiu insistindo nessa onda de calor, e o meteoblue também tá sinalizando o surgimento desse desastre.

Bom, que isso venha pelo menos por agora, e não em abril (2016, 2018) ou...pior, em junho (2019).

Mas do jeito que anda a coisa, com outonos desastrosos, eu não duvidaria se viesse em todos os três referidos meses.

Edited by Eclipse
  • Like 4
  • Sad 2

O dia começou com poucas nuvens aqui no norte do Espirito Santo, algumas cumulus e nada mais. A temperatura subiu de tarde, não tanto, mas foi bem desconfortável. A tarde não teve muita diferença, pequenas áreas de chuva se formaram, mas de forma bem isolada. Já no centro-sul do estado a história foi outra...A chuva começou durante a tarde em algumas áreas e durante o inicio da noite ganhou muita força, causando muitos problemas.

O Acumulado de chuva ainda tende a subir, já que ainda continua chovendo de fraca/moderada intensidade e em alguns momentos forte.chuva-es.thumb.png.0617caebea67be3761e6572d032e6106.png

Imagens de Satélite:

c84a6ab9ea4f.gif

• Like 9

1 hora atrás, Eclipse disse:

O verão nessa região não tem jeito mesmo. E eu estava torcendo para que a previsão apresentada pelo Accuweather fosse uma rodada isolada, mas seguiu insistindo nessa onda de calor, e o meteoblue também tá sinalizando o surgimento desse desastre.

Bom, que isso venha pelo menos por agora, e não em abril (2016, 2018) ou...pior, em junho (2019).

Mas do jeito que anda a coisa, com outonos desastrosos, eu não duvidaria se viesse em todos os três referidos meses.

Que fique claro que são tendências, pode e deve haver ajustes, previsão do tempo com o mínimo de confiabilidade fica dentro de um espectro de três dias ou setenta e duas horas.

De todo modo não me surpreenderia se essa tendência for confirmada

• Like 5

Áreas de instabilidade se formaram na Região Metropolitana de Fortaleza. Porém, Fortaleza em si, no momento...

F1871D16-405E-4027-B46F-74B0A2D6F956.jpeg

• Like 6

21 minutos atrás, Lucas Venturini disse:

Que fique claro que são tendências, pode e deve haver ajustes, previsão do tempo com o mínimo de confiabilidade fica dentro de um espectro de três dias ou setenta e duas horas.

De todo modo não me surpreenderia se essa tendência for confirmada

Verdade @Lucas Venturini. E realmente, ainda estamos longe desta janela de confiabilidade, portanto dá pra ter esperanças ainda hehe

Eu lembro que após aquela onda de calor do fim de dezembro, era prevista uma nova e intensa para a segunda semana de janeiro. No fim, ela não se confirmou (foram dias na média intercalados com dias levemente acima). O mesmo ocorreu também em Fevereiro, no começo da segunda quinzena, logo antes daquela MP continental. Espero que esta recente onda que surgiu nos modelos não se confirme tb.

• Like 2
  • Sad 1

Mais uma noite chuvosa em Belo Horizonte, se prolongando até está manhã. Amanhecemos com 17°C e chuva fraca constante, típica de ZCAS, sem sinais de trégua. 

Na madrugada, fortes rajadas de vento repentinas assustaram a população. Não sei bem o que aconteceu, pois surgiram quando já estava chovendo fraco a muito tempo e também não houve chuva forte. 

• Like 9

Bom dia! Saindo de casa com 21 C em POA. Eu esperava uma temperatura menor nesse horário. Ah, pera, é Porto Alegre, Faz sentido agora.

• Like 3
  • Haha 4

Bom dia à todos...

Ontem houve o registro de uma tromba d'água no litoral paranaense 👇

IMG_20200302_063408.thumb.jpg.c50eda66803916d89a3e9eb7ced74743.jpgIMG_20200302_064513.thumb.jpg.f8f9b53d2c469266edccf5ba679f93b6.jpgIMG_20200302_063324.thumb.jpg.d58a101b939352c02584944aec60b5d3.jpg

• Like 18

Acredito que possamos ter a menor máxima do ano em BH hoje. Expectativa de 20°C de máxima no centro e até menos nas regiões altas.

• Like 8

BH hoje tem um dia bem chuvoso, com tempo encoberto e frio pra essa época do ano. A mínima em casa foi de apenas 16,5 graus e a máxima prevista é de apenas 20 graus!! Com a chuva incessante, a sensação é de mais frio. 

Não me surpreenderia uma máxima sub-20 hoje, que certamente deve ocorrer em áreas mais altas de BH, acima dos 1000 metros.

Nos anos 90, em que tivemos muitas ZCAS como neste ano, era relativamente comum termos dias assim mesmo no verão.

Agora ainda temos 17 graus.

• Like 7

Posted (edited)

Fevereiro fechou com 403mm por aqui. Nada excepcional se comparado com o que se observou em outras partes do país mas é o maior acumulado mensal desde que iniciei minhas anotações em 2016. Para efeito de comparação, no mesmo mês, em 2017 tivemos 136mm, em 2018 182mm e em 2019 208mm. O segundo maior valor medido foi em dezembro próximo passado quando registrei 387mm. 

Hoje começamos o dia com friozinho digno de outono e céu parcialmente nublado. 

20200302_062539_HDR.jpg

Edited by marcio valverde
  • Like 11
  • Thanks 1

Ar frio perdendo força no Vale do Itajaí. Já ontem com céu limpo quase a noite inteira as mínimas ficaram entre 15/17. Hoje ficaram em +-18/19.

O GFS chegou a prever máximas altas por alguns dias, o que deixaria a primeira quinzena na média ou talvez até um pouco acima, mas a previsão mudou e agora deve ficar abaixo da média.

• Like 10

Assustado com o acumulado de hoje do posto do INMET. 85,4 mm. No entanto, vejam o de outros bairros. Um deu 50,0 e o outro apenas 13,8. 

E4F29F04-5E1F-4345-B4FF-1E4A51FFBF50.thumb.jpeg.08b3bcbc2bf955c1e4b60f3f6b7a9d67.jpeg

Resultado da bizarra concentração das chuvas. Radar de ontem a noite mostra o quanto as áreas de instabilidade ficaram concentradas no extremo-sul de Fortaleza, enquanto o norte da cidade passou boa parte do período com céu aberto. Pra se ter um ideia, a distância do posto da Água Fria para Messejana em linha reta é de menos de 10 km. 

62D63BC0-E1B2-4EC7-AA17-F9CBCEE2972B.thumb.jpeg.46bd06bd248577117fb2a6ae45a5276e.jpeg

Os acumulados horários na estação automática do INMET (9h de 1º/3 às 9h de hoje):

9EFBADD2-ED8C-4F3A-886A-D984F4551C64.jpeg.ffeded0a5fb00406d15583770ce25e3e.jpeg

• Like 9
  • Thanks 1

2 horas atrás, RafaelBHZ disse:

Acredito que possamos ter a menor máxima do ano em BH hoje. Expectativa de 20°C de máxima no centro e até menos nas regiões altas.

Não será diferente aqui em Juiz de Fora. Ainda tenho 18,1°C após uma mínima de 17,2°C, chove fraco desde ontem e o céu está muito carregado. Quem sabe vem aí uma das menores máximas já registradas para Março ? A conferir. 

• Like 6

Sol aparecendo em meio a nuvens baixas em algumas áreas de São Paulo.

As temperaturas nas estações do CGE variam. No extremo sul, 19 graus enquanto em áreas mais ao norte, 22/23 graus (apesar da infiltração marítima, boa subida pra essa hora).

1190121922_mapa_sp_geoserver_estacoes(1).png.0e3f7c3419e08dada4ef75b6ce048a69.png

• Like 5

O tempo segue frio e chuvoso em BH, com ZCAS a todo vapor! Estou no Belvedere, parte alta de BH, onde faz apenas 16,1 C no momento, sendo que essa área teve mínima de 14,7 C e a máxima prevista alcança apenas 19 graus. Dia curitibano em BH. 20200302_103152.thumb.jpg.e573eba1b9e2b78f2d52247c73dc3c10.jpg 

• Like 14
  • Haha 1

17 horas atrás, Wallace Rezende disse:

enquanto nos bairros do extremo norte da cidade cortados pelo Rio Acari (que recebe águas da Pedra Branca e do Mendanha, onde choveu muito) e em vários pontos da zona oeste ocorreram alagamentos mais sérios, com destaque para o grande volume de água que desceu (como cabeça d’água) do Parque da Pedra Branca sobre partes de Realengo (Serra do Barata) e Taquara entre a noite de ontem e a madrugada de hoje, que chegou a invadir casas e arrastar carros em algumas ruas

Estive ontem na Taquara, na estrada do principal acesso ao Parque da Pedra Branca pelo lado de Jacarepaguá, na Estrada do Pau da Fome. Toda a região da Taquara foi muito atingida mesmo. Locais que não costumam alagar, alagaram e os que alagam normalmente foram atingidos com mais força. No próprio Pau da Fome, muita lama, água descendo com força mesmo com a chuva tendo diminuído bastante.

Eu não tenho informações de barragens no interior do Parque mas moradores antigo de lá me informaram que lá há uma barragem e que para os rios atingirem um nível tão alto deve ter ocorrido algum problema por lá. Realmente o volume de chuva, constante, foi excessivo. Mas o estrago foi além do normal. Eu vi rios que costumam ficar baixos, com grande volumes e caudalosos (Rio pequeno, Grande e Tindiba). Alguma coisa fora do comum ocorreu e não foi só a chuva.

• Like 5
  • Sad 1

Neste momento faz 18°C em BH. Amanheci com 17°C. Chove o dia inteiro.

• Like 3

Depois do Fevereiro mais chuvoso desde abertura da estação, o mês de Março também começou com bastante chuva em Patrocínio.

Ontem choveu 84 mm, sendo a maior parte no final da noite. 

Os rios e córregos que cortam a cidade e também a zona rural transbordaram.

patrocinio-online_-inundacao-salitre-de-minas.png

Nas cidades vizinhas houve queda de pontes no fim de Fevereiro.

Alguns locais da zona rural de Serra do Salitre e Cruzeiro da Fortaleza estão sem acesso. 

• Like 10
  • Thanks 1

Bom dia a todos. Não entrei no fórum essa semana, adoeci de tal modo que precisei de repouso completo. No hospital tá cheio de casos de doenças respiratórias, o frio que veio mais cedo para capital paulista derrubou muita gente. Confesso que nunca tinha visto um fevereiro como este que passou, com chuva histórica e manutenção dos dias frios. Hoje estamos aqui com algumas aberturas de sol intercaladas com garoa fraca na zona Sul, resultado do vento frio de sudeste que traz chuvas para o litoral paulista nesta segunda. 22º em Congonhas, porém dentro de casa está um gelo! 😅

• Like 2
  • Sad 1

56 minutos atrás, Nowcasting disse:

Neste momento faz 18°C em BH. Amanheci com 17°C. Chove o dia inteiro.

Várias pessoas reclamando por aqui devido a essa chuva ininterrupta desde ontem. Me sinto um extraterrestre nesse momento, pois se tem uma coisa que nunca vou reclamar é de chuva, mas a maioria das pessoas parece ter um certo ódio ao tempo chuvoso o dia todo.

• Like 3
  • Thanks 1
  • Haha 2

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.