Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Março/2020


Recommended Posts

25/03 - Segue o frio de manhã e calorzinho de tarde:

General Carneiro - 7,6°C ~ 24,9°C

Irati - 9,9°C ~ 26,9°C

Ponta Grossa/Corteva/PWS - 9,3°C ~ 26,6°C

Porto Amazonas - 9,52°C ~ 28,19°C

São Mateus Do Sul - 8,9°C ~ 27,4°C

 

São José Dos Ausentes/Fazenda Potreirinhos - 9,7°C ~ 25,9°C

São José Dos Ausentes/1.175m - 9,6°C ~ 23,3°C

 

Água Doce/PWS - 8,6°C ~ 23,3°C

Bom Jardim Da Serra/Mescalero Ranch - 4,5°C ~ 25,1°C

Bom Jardim Da Serra/Rio Do Rastro - 9,9°C ~ 18,6°C

Bom Jardim Da Serra/Rio Do Rastro Eco Resort - 8,7°C ~ 20,5°C

Bom Jardim Da Serra/Vista Alegre - 4,5°C ~ 24,7°C

Fraiburgo/Liberata/PWS - 4,8°C ~ 23,8°C

Frei Rogério/Epagri - 8,84°C ~ 24,66°C

Lebon Régis/Rio Dos Patos - 8,84°C ~ 23,95°C

Monte Castelo/Rodeio Grande - 9,79°C ~ 25,9°C

Painel/PWS - 4,8°C ~ 25,6°C

São Joaquim/Cruzeiro/Epagri - 10,44°C ~ 20,79°C

São Joaquim/Santo Antão - 6,5°C ~ 23,6°C

Urubici/Estrada Jararaca - 9,4°C ~ 21,4°C

Urubici/Mundo Novo - 10,31°C ~ 19,63°C

Urupema/Parque - 9,43°C ~ 21,69°C

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Pablo MQL disse:

La depresion proviene por falta de horas de sol; la region con mayor indice de suicidios del mundo es Groenlandia,

Então eu sou diferente da população comum, Curitiba, uma cidade bem nublada e mesmo assim sou depressivo

pra caramba (E não é por conta de ser nublada, porque pra mim deveria ser mais)

E outra, nada me desanima mais do que acordar e ver um céu azul e ensolarado, tenho nojo de sol e de sentir o sol na pele, não é atoa

que por mim eu teria nascido em Reykjavik.

Edited by Matheus Vinicius
  • Haha 2
  • Confused 2
Link to comment
Share on other sites

Mais um dia com cara bem de outono, parcialmente nublado, mais nuvens de manhã, mais sol de tarde.

Nova mínima do ano no INMET Ouro Branco: 14,1°

Tarde agradável com máxima de 23 graus

No momento, céu limpo, friozinho chegando pra mais uma noite que promete uns 14 graus de novo. Por enquanto, 18 graus em Conselheiro Lafaiete

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

19 minutos atrás, Matheus Vinicius disse:

E outra, nada me desanima mais do que acordar e ver um céu azul e ensolarado, tenho nojo de sol e de sentir o sol na pele, não é atoa


Eu entendo vc perfeitamente. Eu também sou assim. Dias de sol e céu azul são depressivos e dias chuvosos e nublados pra mim são maravilhosos, alegres, dinâmicos, felizes. 
 

Não coaduno com a definição Hollywoodiana de que dias chuvosos são tristes. Tipo, nas músicas é comum ver situações ruins ilustradas pela chuva/tempestade e o alívio representado pela volta do sol e do céu azul. 
 

Mas claro, é algo subjetivo. Cada qual com seu cada qual. :P

Edited by Pedro Victor P.
  • Like 2
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

18 minutes ago, Matheus Vinicius said:

Então eu sou diferente da população comum, Curitiba, uma cidade bem nublada e mesmo assim sou depressivo

pra caramba.

E outra, nada me desanima mais do que acordar e ver um céu azul e ensolarado, tenho nojo de sol e de sentir o sol na pele, não é atoa

que por mim eu teria nascido em Reykjavik.

Cada organismo es diferente.

Me rectifico; la CREENCIA es que la depresion proviene por las escasas horas de sol.

 

Sin embargo investigando un poco parece que el problema no proviene de eso; si no de la VARIACION en las horas de sol:se llama Transtorno Afectivo Estacional (TAE); " Se trata de un trastorno que se manifiesta con un cuadro de depresión y que tiene que ver con la disminución de las horas de luz en otoño e invierno."

 

"Las personas que sufren esta dolencia en invierno notan tristeza y fácilmente se ponen irritables, equivalente a una depresión. A todo esto le tenemos que sumar la ansiedad, la falta de energía, la somnolencia y un aumento de peso. Suelen encerrarse en casa y la vida social se reduce considerablemente."

 

Por esa razon quizas vivir en una ciudad nublada todo el año no sea tan problematico; ya que las horas de sol se mantienen bastante constantes,

 

Edited by Pablo MQL
  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Nossa, fico desolado quando acordo 6 da manhã num dia do 1º semestre em que a previsão era de chuva e tá lá o maior sol destruindo as minhas ilusões climatológicas. 
 

No 2º semestre não tem o que fazer, é secura mesmo e eu aceito. Mas no 1º semestre é triste kkkkkkkkk. É análogo a alguém do centro-sul acordar com 20°C num dia de junho. 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Bom, sobre as condições do tempo no momento, vem aí mais água para o interior do Ceará. Me lembra um pouco março de 2008, quando o interior, além de ter tido muita água, teve mais chuva que o litoral. 
 

7801D34B-D928-43FA-AF04-7C34CFBA2C26.thumb.jpeg.8f022c7a08b0df1f4ab5fa2db53487db.jpeg

Para o litoral, as condições para chuva deverão dar um salto entre o domingo (29) e a segunda (30):

 

89AFD410-3491-418B-BC75-79DA53360B15.thumb.png.7ab880f5bb8fd35c038addc1c6d0064f.png

 

Edited by Pedro Victor P.
  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

7 minutos atrás, Pedro Victor P. disse:

Nossa, fico desolado quando acordo 6 da manhã num dia do 1º semestre em que a previsão era de chuva e tá lá o maior sol destruindo as minhas ilusões climatológicas. 
 

No 2º semestre não tem o que fazer, é secura mesmo e eu aceito. Mas no 1º semestre é triste kkkkkkkkk. É análogo a alguém do centro-sul acordar com 20°C num dia de junho. 

 

hehe boa analogia. Isso aconteceu muito ano passado, com aquelas mínimas bizarras em Maio e Junho em POA.

Link to comment
Share on other sites

24 minutos atrás, Matheus Vinicius disse:

Então eu sou diferente da população comum, Curitiba, uma cidade bem nublada e mesmo assim sou depressivo

pra caramba (E não é por conta de ser nublada, porque pra mim deveria ser mais)

E outra, nada me desanima mais do que acordar e ver um céu azul e ensolarado, tenho nojo de sol e de sentir o sol na pele, não é atoa

que por mim eu teria nascido em Reykjavik.

Eu gosto de frio com tempo bom, igual Pinheiro Machado.

Frio mas com dias ensolarados, meu problema é com o calor não com o sol em si.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

1 minuto atrás, Lucas Venturini disse:

Eu gosto de frio com tempo bom, igual Pinheiro Machado.

Frio mas com dias ensolarados, meu problema é com o calor não com o sol em si.

 

 

Aqueles dias gelados, com o núcleo da MP passando com tudo, de céu bem azul são bons demais.

Junho tem muito desse frio seco por aqui, com chance de belas geadas.

Link to comment
Share on other sites

6 minutos atrás, Lucas Venturini disse:

Eu gosto de frio com tempo bom, igual Pinheiro Machado.

Frio mas com dias ensolarados, meu problema é com o calor não com o sol em si.

Eu entendo, frio e sol até é mais tranquilo.

Meu problema principal também é o calor, mas sol eu não gosto, eu gosto de tempo nublado e geralmente chuvoso.

Mas moraria em Pinheiro machado também, pelo frio.

Lugares no ponto pra mim são Escandinávia e Reino únido, especificamente Irlanda e escócia, tem climas maravilhosos.

Edited by Matheus Vinicius
  • Like 2
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

6 minutos atrás, Lucas Venturini disse:

Eu gosto de frio com tempo bom, igual Pinheiro Machado.

Frio mas com dias ensolarados, meu problema é com o calor não com o sol em si.

Idem... Geada ao amanhecer e um belo sol e vento gelado durante todo o dia.. máximas em torno dos 8/10°C com céu limpo me deixam eufórico  kk

  • Like 2
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

4 horas atrás, Tstorm disse:

Choveu muito também no Piauí nesta noite.

 

Imagens do radar de Petrolina à meia noite.

 

Em Queimada Nova também choveu nesta madrugada, ...

 

 

Só chove aí entre o fim da noite e a madrugada? Quase todos os dias te vejo comentando das chuvas que caíram no nordeste madrugada afora...

É chuva de madrugada e sol de dia?

 

Se a resposta for sim, qual sua opinião sobre? Tenho a impressão de que não seja tão legal, pois a população acaba não vivenciando tanto a chuva (pois estavam dormindo), numa região semi-árida.

 

Por aqui (BHte), dia de sol entre nuvens formadas pelo vento oceânico. Temperaturas baixas pra época, entre 15,9 e 25,7C no centro da cidade.

Edited by LeoP
  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

2 minutos atrás, LeoP disse:

 

Só chove aí entre o fim da noite e a madrugada? Quase todos os dias te vejo comentando das chuvas que caíram no nordeste madrugada afora...

É chuva de madrugada e sol de dia?

 

Se a resposta for sim, qual sua opinião sobre? Tenho a impressão de que não seja tão legal, pois a população acaba não vivenciando a chuva (pois estavam dormindo), numa região semi-árida.

 

Achei interessante teu kestionamento. 

Já reparei também que, pelos relatos, chove preferencialmente de madrugada.  Também pelas imagens de radar...Deve ser uma característica do clima semi-árido, pois já vi muitos filmes gravados em cidades desérticas americanas e aconteciam tempestades noturnas, enquanto durante o dia o sol e o calor eram infernais. Vc tbm já deve ter visto.. 

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

5 horas atrás, Matheus Vinicius disse:

Me impressiona o quanto o Rio grande do sul é quente no verão e um pouco além disso.

Lugar de extremos, temperaturas mais altas no verão e no inverno mais baixas, eu acredito que prefiro morar aqui no PR mesmo.

baixa altitude deixa o verão quente

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

17 minutos atrás, Matheus Vinicius disse:

Eu entendo, frio e sol até é mais tranquilo.

Meu problema principal também é o calor, mas sol eu não gosto, eu gosto de tempo nublado e geralmente chuvoso.

Mas moraria em Pinheiro machado também, pelo frio.

Lugares no ponto pra mim são Escandinávia e Reino únido, especificamente Irlanda e escócia, tem climas maravilhosos.


Eu gosto de dias frios com tempo nublado porque deixa o clima com toque de mistério/suspense mas também gosto de inverno ensolarado, ainda mais no final da tarde com aquele por do sol de inverno radiante e bonito, com ar extremamente gelado o dia todo, um verdadeiro freezer. Dias como esse vale muito a pena ter sol. O inverno é lindo quando é bem apreciado, tanto em dias nublados e ensolarados.

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Wallace Rezende disse:

Fico feliz de ver que março finalmente parece ter trazido boas chuvas de maneira mais generalizada para a Região Nordeste do Brasil.  Claro que ocorreram transtornos em cidades onde choveu mais, alguns grandes, mas estas chuvas concentradas e muito irregulares sempre foram características da região, e os problemas se repetem sempre que chove um pouco mais (o mesmo vale, de maneira aumentada, para as nossas grandes cidades).

 

Em janeiro e fevereiro deste ano, apesar de várias cidades terem superado a média na região NE também, o que mais chamava a atenção era a irregularidade das chuvas, pois áreas ainda maiores registravam chuva abaixo ou muito abaixo da média.  Já neste mês de março, pelo menos esta é a minha impressão, pela primeira vez há mais áreas com chuva acima que abaixo da média no NEB, e isto é muito importante pois a estação mais seca em grande parte da região está se aproximando.  Sei que vários açudes se recuperaram, em especial os pequenos e médios nas áreas mais agraciadas pelas chuvas, mas muitos outros permanecem com pouca água e não conseguirão alcançar um nível satisfatório tão cedo, especialmente os maiores (como Orós e Castanhão), que seguem em situação crítica, com menos de 10% de armazenamento.  Ainda que, nestes últimos casos, março de 2020 seja apenas uma gota após um oceano de quadras chuvosas ruins, podemos estar diante de um pontapé inicial, caso as próximas estações chuvosas sejam melhores.  A verdade é que precisa chover muito mais em grande parte da região, e abril ainda pode dar um empurrãozinho, antes das chuvas mais litorâneas de mai/jun/jul...

 

Ótima colocação Wallace! É isso mesmo, é MUITO difícil um mês ser acima da média em todo o semiárido nordestino. Até por que diferentes sistemas que são responsáveis pela chuva na região. Os canais de umidade, por exemplo, provocam muita chuva na metade sul da região, no entanto eles fazem com que a ZCIT "afaste-se", o que provoca falta chuva na área mais ao norte da região, a não ser que seja um canal que "suba" muito como o caso deste. Já a ZCIT só provoca chuva na metade norte da região, ou seja, um mês em que só a ZCIT atue vai ser abaixo da média na parte sul da região. Este março foi um mês muito mais dinâmico e atípico, onde a ZCIT e os canais de umidade alternaram sua atuação. O resultado foi as chuvas bem distribuídas pela região.

 

Além disso, fatores como orografia, chuvas irregulares, bloqueios atmosféricos... dificultam ainda mais que um mês seja acima da média em toda a região. O mês de março de 2016 como já falado anteriormente por mim e @CloudCb é um ótimo exemplo, na qual em algumas áreas do sertão o acumulado foi superior a 500 mm enquanto em outras foi um dos marços mais secos da história.

 

Voltando a falar sobre a chuva de hoje, durante o fim da tarde um bom núcleo se formou ao oeste de Queimada Nova. Na cidade o acumulado foi apenas de 5 mm, mas choveu forte em áreas bem próximas.

 

20200325_161238.thumb.jpg.76b238009a82187ccba2dbf728bbec8f.jpg

 

20200325_170336.thumb.jpg.067c841fc8b1bfb8443f8316372a12ab.jpg

 

 

20200325_170350.thumb.jpg.fd2d04d2107ebc27e6be3c3c6687eb7c.jpg

 

  • Like 7
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

A noite de ontem e, principalmente, a madrugada de hoje foi muito chuvosa em áreas do sudoeste do RN e no centro-oeste da PB, assim como em pontos do PE (o @Tstorm já postou os dados diários desse último).

 

image.png.cf2454d24326314947fa47518a5fe54d.png

Satélite das 2h de hoje.

 

Em Pombal tivemos chuvas fortes às 21h de ontem, às 1h40 e às 8h20 de hoje, mas elas duraram pouco tempo, acumulando ao todo 18,5 mm. No estado o máximo ocorreu no Cariri.

image.png.193df88a6ba439b585ea70512e90aa32.png

Dados da AESA e EMPAER.

 

Com mais uma chuva centenária, Zabelê foi a 1ª a atingir a marca dos 500 mm neste março no estado: está com 522,6 mm.

 

Referente aos acumulados mensais no Pernambuco, algumas marcas chamam atenção.

image.png.ded2eaa668e17d22a3d47675a86ea8ea.png

Dados da APAC.

 

Da tabela acima, somente Triunfo e Tabira ainda não superaram seus recordes de março mais chuvoso (Triunfo está bem longe: 695,2 mm em março de 1947).

 

E os dados do RN segundo a EMPARN:

image.png.7840f5fbcd3012ce15cd83567dde06f7.png

image.png.ad702d40314b6e8b72fa005781a8d4c3.png

 

Edited by CloudCb
  • Like 5
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

A mi me pasa que al final del invierno ya queres que venga la primavera y al final del verano ya queres que venga el tiempo fresco; me deprimen muchos dias de calor o muchos dias nublados y frios,

Personalmente lo que mas me gusta es el cambio; como muta la ciudad a traves del año; amo eso de mi ciudad; tenemos ciudad de verano; de otoño; de invierno y de primavera; cada una una ciudad diferente; pero la misma:

frio-uruguay-invierno.jpg

6L43t.jpg

DSCN5803.jpg

Screenshot_2020-03-26 Pablo Muñiz ( m35_off) • Fotos y videos de Instagram(1).png

Screenshot_2020-03-26 Pablo Muñiz ( m35_off) • Fotos y videos de Instagram.png

 

 

Screenshot_2020-03-26 Pablo Muñiz ( m35_off) • Fotos y videos de Instagram(2).png

7006c9256adf3c57b0e1338e9bf5520c.jpg

350257.jpg

Edited by Pablo MQL
  • Like 15
  • Thanks 5
Link to comment
Share on other sites

6 horas atrás, Matheus Vinicius disse:

Me impressiona o quanto o Rio grande do sul é quente no verão e um pouco além disso.

Lugar de extremos, temperaturas mais altas no verão e no inverno mais baixas, eu acredito que prefiro morar aqui no PR mesmo.

Na Serra Gaucha a partir de 850 metros todas as cidades tem verão mais ameno que qualquer cidade do Paraná e talvez até alguns pontos do extremo Sul até Serra de sudeste.

 

Link to comment
Share on other sites

O site do Inmet está completamente bagunçado. Dados colocados em datas que não confere, estações ocultas, algumas páginas com erro de abertura...

 

É um completo descaso, de se lamentar essa situação. Aliás sou favorável do Inmet juntar as atividades com o Cptec/Inpe e criar inclusive um site único onde todas as informações estejam reunidas em um só local.

 

É algo tão simples e por cima economiza o dinheiro do contribuinte.

Edited by Lucas Venturini
  • Like 1
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

8 minutos atrás, Lucas Venturini disse:

Na Serra Gaucha a partir de 850 metros todas as cidades tem verão mais ameno que qualquer cidade do Paraná e talvez até alguns pontos do extremo Sul até Serra de sudeste.

 

Será mesmo? O verão de Guarapuava é ameno. É claro, que os 1100 mts de Guarapuava ajuda.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

27 minutos atrás, Pablo MQL disse:

A mi me pasa que al final del invierno ya queres que venga la primavera y al final del verano ya queres que venga el tiempo fresco; me deprimen muchos dias de calor o muchos dias nublados y frios,

Personalmente lo que mas me gusta es el cambio; como muta la ciudad a traves del año; amo eso de mi ciudad; tenemos ciudad de verano; de otoño; de invierno y de primavera; cada una una ciudad diferente; pero la misma:

frio-uruguay-invierno.jpg

6L43t.jpg

DSCN5803.jpg

Screenshot_2020-03-26 Pablo Muñiz ( m35_off) • Fotos y videos de Instagram(1).png

Screenshot_2020-03-26 Pablo Muñiz ( m35_off) • Fotos y videos de Instagram.png

 

 

Screenshot_2020-03-26 Pablo Muñiz ( m35_off) • Fotos y videos de Instagram(2).png

7006c9256adf3c57b0e1338e9bf5520c.jpg

350257.jpg

 

Também tenho muito gosto por dinâmica e variação anual, infelizmente não fui tão feliz quanto tu, uma vez que vivo na latitude 27.

 

Hoje o dia foi ensolarado e não muito quente, máxima de 29,2C em Blumenau. No momento tenho céu estrelado e 19C, mínima do dia.

  • Like 2
  • Thanks 1
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

18 minutos atrás, JOÃO MARCOS disse:

Será mesmo? O verão de Guarapuava é ameno. É claro, que os 1100 mts de Guarapuava ajuda.

 

Canela INMET (830m) e Inácio Martins INMET (1200m) tem médias de verão bem parecidas, o que até é previsível uma vez que as MPs de verão dificilmente avançam muito pra norte...

  • Like 4
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Estou de acordo com todos os amigos que disseram que nada é mais apaixonante do que um belo dia ensolarado e gélido de inverno. Aquele sol que você busca incessantemente para se aquecer um pouquinho. Isso é perfeito, e me permito deixar aqui duas fotos de dois lugares onde estive e vivi esse sol frio maravilhoso.

 

1- Na estação de esqui de Farellones, Chile, em Setembro-2017. Nessa hora que eu tirei a foto fazia -4ºC ao meio dia:

 

IMG_20170910_133519104.thumb.jpg.cd40dbaa0011774c82ba68079915658b.jpg

 

 

2 - No Morro da Igreja em Julho de 2008. Na hora dessa foto fazia 4ºC por volta de 14h e ventava muito !

 

SDC10196.thumb.JPG.8815dabd75c64effcbff0fe5551ac0ce.JPG

  • Like 12
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

53 minutos atrás, Pablo MQL disse:

A mi me pasa que al final del invierno ya queres que venga la primavera y al final del verano ya queres que venga el tiempo fresco; me deprimen muchos dias de calor o muchos dias nublados y frios,

Personalmente lo que mas me gusta es el cambio; como muta la ciudad a traves del año; amo eso de mi ciudad; tenemos ciudad de verano; de otoño; de invierno y de primavera; cada una una ciudad diferente; pero la misma:

frio-uruguay-invierno.jpg

6L43t.jpg

DSCN5803.jpg

Screenshot_2020-03-26 Pablo Muñiz ( m35_off) • Fotos y videos de Instagram(1).png

Screenshot_2020-03-26 Pablo Muñiz ( m35_off) • Fotos y videos de Instagram.png

 

 

Screenshot_2020-03-26 Pablo Muñiz ( m35_off) • Fotos y videos de Instagram(2).png

7006c9256adf3c57b0e1338e9bf5520c.jpg

350257.jpg

Pena que no Brasil não apresenta as 4 estações tão bem definidas, até temos as 4 estações, mas elas são mais bagunçadas. Acredito que somente na região do Chuy/Chui tem essa semelhança.

  • Like 2
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

É normal, pelo visto, ter tanta variação nas previsões nessa época do ano né?

Já li que Outono e Primavera são períodos complicados de se fazer prognósticos, principalmente na região subtropical.

É verdade isso? Porque realmente tá aparecendo isso mesmo...já vi tudo que é previsão sendo feita pra esse Abril. Tá realmente uma caixinha de surpresas.

To feliz que parece tudo estar migrando para um Abril normal a fresco, entretanto, pro RS. Confere?

Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, JOÃO MARCOS disse:

Será mesmo? O verão de Guarapuava é ameno. É claro, que os 1100 mts de Guarapuava ajuda.

Olha são José dos ausentes, cambará do sul, são Francisco de Paula e bom Jesus não resta a menor dúvida que tem verões bem mais ameno que Guarapuava ou qualquer outra cidade do Paraná. De a Vacaria pra baixo podemos começar a questionar.

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Renan disse:

Estou de acordo com todos os amigos que disseram que nada é mais apaixonante do que um belo dia ensolarado e gélido de inverno. Aquele sol que você busca incessantemente para se aquecer um pouquinho. Isso é perfeito, e me permito deixar aqui duas fotos de dois lugares onde estive e vivi esse sol frio maravilhoso.

 

1- Na estação de esqui de Farellones, Chile, em Setembro-2017. Nessa hora que eu tirei a foto fazia -4ºC ao meio dia:

 

IMG_20170910_133519104.thumb.jpg.cd40dbaa0011774c82ba68079915658b.jpg

 

 

2 - No Morro da Igreja em Julho de 2008. Na hora dessa foto fazia 4ºC por volta de 14h e ventava muito !

 

SDC10196.thumb.JPG.8815dabd75c64effcbff0fe5551ac0ce.JPG

Aliás nada é mais gaúcho e Porto alegrense do que em um dia frio e ensolarado de inverno com tempo bom e máxima abaixo dos 15° comer uma bergamota lagarteando no sol em algum dos parques de Porto Alegre

Edited by Lucas Venturini
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Tstorm disse:

O mês de março de 2016 como já falado anteriormente por mim e @CloudCb é um ótimo exemplo, na qual em algumas áreas do sertão o acumulado foi superior a 500 mm enquanto em outras foi um dos marços mais secos da história.


 

DCF8B778-3CCD-4FB0-AB05-2ED71E1D98D1.thumb.jpeg.799bdef8bbf62b7483115c958ee0f557.jpeg


Panorama de março de 2016 no Ceará. Enquanto foi um mês bastante seco no litoral leste do estado, a região mais próxima da Paraíba teve grandes acumulados. O município de Várzea Alegre terminou o mês com 587,4 milímetros acumulados. Aqui em Fortaleza teria sido um mês bastante seco se não fosse o evento do dia 31, que acumulou 123 milímetros em um dos postos da cidade. Inclusive, esse episódio foi bastante interessante, já que aconteceu no meio de uma das raras semanas inteiras de chuva por aqui. Do dia 29 de março até o dia 3 de abril de 2016, Fortaleza viveu seguidos dias encobertos e chuvosos, com destaque para os dias 31 de março, 1º e 2 de abril, que foram três dias consecutivos com registros de +100 mm/24 h em pelo menos um posto da cidade. Curioso que isso aconteceu num ano de seca e em meio a um El Niño poderoso. 

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Moretão disse:

 

Guarapuava tem verão mais frio que Palmas? Se sim, é possível.

 

Tem outras cidades como Entre Rios e Inácio Martins que tem verão bem ameno.

Não, Guarapuava é mais quente que Palmas no verão, mas pouca coisa, Janeiro que é o mês mais quente nas duas, tem média de 20,9° em Guarapuava, e 20,3° em Palmas

 

Ps. Entre Rios é um distrito de Guarapuava, Guarapuava é o maior município no PR em extensão

Edited by Felipe S Monteiro
  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Renan disse:

Estou de acordo com todos os amigos que disseram que nada é mais apaixonante do que um belo dia ensolarado e gélido de inverno. Aquele sol que você busca incessantemente para se aquecer um pouquinho. Isso é perfeito, e me permito deixar aqui duas fotos de dois lugares onde estive e vivi esse sol frio maravilhoso.

 

1- Na estação de esqui de Farellones, Chile, em Setembro-2017. Nessa hora que eu tirei a foto fazia -4ºC ao meio dia:

 

IMG_20170910_133519104.thumb.jpg.cd40dbaa0011774c82ba68079915658b.jpg

 

 

2 - No Morro da Igreja em Julho de 2008. Na hora dessa foto fazia 4ºC por volta de 14h e ventava muito !

 

SDC10196.thumb.JPG.8815dabd75c64effcbff0fe5551ac0ce.JPG

Preciso me aventurar mais, pois minhas memórias mais gélidas com sol forte são em sua maioria no inesquecível 2017 em BH. Muitas saudades inclusive! 

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Eclipse disse:

É normal, pelo visto, ter tanta variação nas previsões nessa época do ano né?

Já li que Outono e Primavera são períodos complicados de se fazer prognósticos, principalmente na região subtropical.

É verdade isso? Porque realmente tá aparecendo isso mesmo...já vi tudo que é previsão sendo feita pra esse Abril. Tá realmente uma caixinha de surpresas.

To feliz que parece tudo estar migrando para um Abril normal a fresco, entretanto, pro RS. Confere?

Na vdd sempre é difícil prever algo, mas em estações de transição mais ainda, e é pior ainda quando a estação de transição é tão desregulada como é em latitudes não tão altas como o sul brasileiro

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

25 minutos atrás, Felipe S Monteiro disse:

Não, Guarapuava mais quente que Palmas no verão, mas pouca coisa, Janeiro que é o mês mais quente nas duas, tem média de 20,9° em Guarapuava, e 20,3° em Palmas

 

Ps. Entre Rios é um distrito de Guarapuava, Guarapuava é o maior município no PR em extensão

 

E Inácio Martins que é mais alta?

Link to comment
Share on other sites

35 minutos atrás, Moretão disse:

 

E Inácio Martins que é mais alta?

Parece q o verão lá é mais curto, dezembro é consideravelmente mais frio, com média de 18,9°, versus 19,8° de Palmas e 20,4° de Guarapuava, janeiro é um pouco mais quente q o de Palmas, mas só +0,1°, e fevereiro é o mês mais quente, com média de 20,7°, contra 20,2° de Palmas, e em março já caí mais que em Palmas, com média de 18,8°, enquanto que em Palmas a média é de 19,1°, acho que no total, é um empate

 

Eu acho que o distrito de Horizonte deve ter o verão mais ameno do PR, falando em zona habitada, mas pena q a estação é nova, e o Simepar não libera dados completos das estações

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Bom dia à todos... friozinho básico nesta manhã na capital paranaense. Temperaturas em torno dos 13°C nas estações espalhadas pela região metropolitana de Curitiba. 

Temos nevoeiros e nuvens baixas em algumas áreas e temperatura de 10,8°C na estação de Colombo e 11,5°C aki na vila.

Na estação Orleans a mínima atingiu 10,8°C no final da madrugada...1859175269_2020-03-2606_59_37.png.476df31b8403d0b59a97425afb6a3b75.png

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Bom dia! Sobre essa discussao, também prefiro infinitamente os dias cinzas. Meu grau de irritabilidade aumenta muito em dias de sol, nao sei explicar, acho o sol invasivo. Inclusive prefiro acordar antes de o dia amanhecer (o inverno ajuda bastante nesse aspecto aqui, com sol nascendo às 8h) porque o corpo vai acordando aos poucos, nao aquele horror de abrir a persiana e ficar cego.

Sobre o tempo, depois da madrugada bem quente de ontem em Buenos Aires, o dia foi nublado e fresco, com um pouco de chuva no comecinho da manha. A temperatura variou entre 21,3°C e 27,8°C.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Hoje temos outro dia nublado e agradável na capital argentina. Neste momento faz 20,8°C, com URA de 88%, vento leste a 5 km/h e pressao de 1.014,6 hpa.

A previsao do SMN indica que vai continuar assim, com possibilidade de garoa e chuvas isoladas. A máxima nao passa de 25°C. O sol nasceu às 7h01 e se poe às 18h55.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Mais uma manhã de mínimas boas para Março, com valores praticamente iguais no INMET e no Bandeirantes: 15,0C e 15,1C respectivamente. Faltou avisar que ontem registrei 14,9°C na minha estação, sendo assim a primeira sub-15 do ano. No ano passado isso só aconteceu , bizarramente, em meados de Maio. 

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

9 horas atrás, Moretão disse:

 

Guarapuava tem verão mais frio que Palmas? Se sim, é possível.

 

Tem outras cidades como Entre Rios e Inácio Martins que tem verão bem ameno.

Entre Rios é um distrito de Guarapuava. Provavelmente registra temperaturas menores que a sede, devido a posição da estação e por ser uma área menos urbanizada.

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Amanhecer mais frio do ano hoje na capital paulista .

 

Nas oficiais tivemos 12.1 graus no IAG , 14 graus no Sesc e 14.9 graus no Mirante .

 

Nas não oficiais tivemos:

Marsilac com 8.8 graus 

Capela com 9.7 graus 

São Mateus 11.7 graus 

Parelheiros com 12 graus 

Mauá 12.7 graus 

Perus com 13.4 graus 

Butantã 13.5 graus 

Pinheiros e Jabaquara com 14 graus 

Freguesia do Ó com 14.1 graus 

Vila Maria 14.3 graus 

Itaim Pta com 14.4 graus 

Sé com 16.3 

 

 

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Tá fazendo calor em POA nos últimos dias, mas aqui ainda está fichinha perto das cidades de vale do centro do RS (como Santa Maria) e as do noroeste do estado (Santa Rosa) que recebem com tudo o jato de ar quente vindo de noroeste, e que já enfraquece um pouco ao chegar em POA.

Observem como a nova onda de calor tem afetado ambas as cidades, e vejam as anomalias para Março. Proporcionalmente, por lá o mês está pior do que fevereiro, e muito pior que em POA:

 

Santa Maria

image.png.9643a8639d4a01f08d4020101ecb7721.png

 

 

 

 

Santa Rosa

image.png.c96d797b76a827ecf79afb428c685356.png

 

 

 

 

 

POA está quente mas  bem menos que as regiões correspondentes às cidades acima, por estar bem mais a leste.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.