Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Março/2020


Recommended Posts

Mínimas Baixo Nordeste de SC 26/03

 

13,8°C Santa Isabel (Corupá)
15,4°C Quiriri (Garuva)
15,4°C Nereu Ramos (Jaraguá)
15,4°C Jativoca (Joinville)
15,5°C Itapoá
15,6°C Massaranduba
15,8°C Rainha (Araquari)
15,8°C Areias Pequenas (Araquari)
15,8°C Schroeder
16,1°C São João do Itaperiú
16,3°C Vila Nova (Joinville)
16,4°C Luis Alves
16,4°C Guarajuva (Corupá)
16,8°C Zona Sul (Joinville)
16,8°C Rio Cerro (Jaraguá do Sul)
16,9°C Centro (Araquari)
17,0°C Aeroporto de Joinville
17,2°C Floresta (Joinville)
17,4°C Pirabeiraba (Joinville)
17,7°C Balneário Barra do Sul
18,2°C São João Abaixo (Garuva)
18,9°C Barra Velha
20,8°C Capri (São Francisco)
23,3°C Ilha da Paz (São Francisco)

 

Dados: PWS/EPAGRI

Por Tai Leocadio

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

9 horas atrás, Felipe S Monteiro disse:

Parece q o verão lá é mais curto, dezembro é consideravelmente mais frio, com média de 18,9°, versus 19,8° de Palmas e 20,4° de Guarapuava, janeiro é um pouco mais quente q o de Palmas, mas só +0,1°, e fevereiro é o mês mais quente, com média de 20,7°, contra 20,2° de Palmas, e em março já caí mais que em Palmas, com média de 18,8°, enquanto que em Palmas a média é de 19,1°, acho que no total, é um empate

 

Eu acho que o distrito de Horizonte deve ter o verão mais ameno do PR, falando em zona habitada, mas pena q a estação é nova, e o Simepar não libera dados completos das estações

 

Então talvez não tenha cidade paranaense com verão mais frio que alguma cidade gaúcha acima dos 850m.

 

Na verdade, acredito que três cidades teriam alguma chance: Monte Alegre Dos Campos, Vacaria e Muito Capões. Enquanto Bom Jesus, São José Dos Ausentes, São Francisco De Paula e Cambará do Sul serima mais frias.

 

Que são as cidades que eu lembro de ter mais de 850 metros de altitude.

  • Like 1
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Eu sou meio suspeito a falar... Acho que se alguém gosta de frio diurno forte, não pode gostar muito de dias ensolarados.

 

9°C com sol é bem mais quente que com tempo nublado/chuva. As temperaturas são medidas à sombra e isso não mede exatamente a realidade que as pessoas fazem quando está frio com tempo bom: que é ir ao sol tentar se esquentar. Ah não ser na mínima, logo no amanhecer.

 

Claro que se formos levar em conta, a visibilidade do dia, a paisagem, um dia com sol é muito mais atraente. Mas nesse caso, não é exatamente do frio que se gosta, e sim da paisagem ou outros fatores. Pelo menos eu penso assim no momento.

 

~~~~~~~~~~~~~~~~

 

Quanto à minha preferência: gosto de dias ensolarados e gosto de dias nublados/chuvosos e escuros.

 

O que eu acho que não gosto são alguns dias nublados e secos, onde não sai o sol, e não chove ou não fica muito escuro. Estes dias me parecem tristes. Fico torcendo para o sol sair, ou para escurecer e ficar úmido.

 

O @Carlos Campos sempre posta imagens assim de Piraquara.

  • Like 6
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

13 minutos atrás, Moretão disse:

Eu sou meio suspeito a falar... Acho que se alguém gosta de frio diurno forte, não pode gostar muito de dias ensolarados.

 

9°C com sol é bem mais quente que com tempo nublado/chuva. As temperaturas são medidas à sombra e isso não mede exatamente a realidade que as pessoas fazem quando está frio com tempo bom: que é ir ao sol tentar se esquentar. Ah não ser na mínima, logo no amanhecer.

 

Claro que se formos levar em conta, a visibilidade do dia, a paisagem, um dia com sol é muito mais atraente. Mas nesse caso, não é exatamente do frio que se gosta, e sim da paisagem ou outros fatores. Pelo menos eu penso assim no momento.

 

~~~~~~~~~~~~~~~~

 

Quanto à minha preferência: gosto de dias ensolarados e gosto de dias nublados/chuvosos e escuros.

 

O que eu acho que não gosto são alguns dias nublados e secos, onde não sai o sol, e não chove ou não fica muito escuro. Estes dias me parecem tristes. Fico torcendo para o sol sair, ou para escurecer e ficar úmido.

 

O @Carlos Campos sempre posta imagens assim de Piraquara.

Isso do sol ser muito quente em dias de frio é coisa de latitude baixa e altitude.

São Joaquim é um exemplo bem definido de sol de altitude, ano passado durante o ápice da mp (06/07) fazia 4/6C com sol na região, e a diferença entre a sombra e o sol era abissal, em locais sem vento dava pra ficar de moletom tranquilamente (sol de 1400m é realmente potente). Se fosse essa mesma temperatura em Bagé ou Pelotas com sol, seria totalmente impossível tirar um casacão sem se tremer de frio.

 

Edited by Augusto Goelzer
  • Like 9
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Bom dia a todos,

Terceiro dia de temperatura recorde para 2020 na Mantiqueira. Alguns Registros:

 

-3,9°C PNI/INMET (Recorde)

• 1,7°C Bairro do Charco/Delfim Moreira - MG
5,6°C Vila Inglesa/Campos do Jordão - SP
6,6°C Monte Verde/INMET
7,3°C Aiuruoca/Sitio Águas Claras 
7,4°C Campos do Jordão/INMET
7,4°C Sitio da Lage /Maria da Fé - MG
7,6°C Melhoramentos/Camanducaia - MG
7,6°C Maria da Fé/INMET
8,8°C Marmelópolis
9,9°C São bento do Sapucaí - SP

 

Fonte: PWS/INMET

 

Edited by Gabriel Cardoso
  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

12 minutos atrás, Augusto Goelzer disse:

Isso do sol ser muito quente em dias de frio é coisa de latitude baixa e altitude.

São Joaquim é um exemplo bem definido de sol de altitude, ano passado durante o ápice da mp (06/07) fazia 4/6C com sol na região, e a diferença entre a sombra e o sol era abissal, em locais sem vento dava pra ficar de moletom tranquilamente (sol de 1400m é realmente potente). Se fosse essa mesma temperatura em Bagé ou Pelotas com sol, seria totalmente impossível tirar um casacão sem se tremer de frio.

 

 

Mas mesmo que fique de casaco tem diferença não tem?

 

Poderia ser numa latitude 50°. Com sol é uma coisa, sem sol é outra. Mesmo na Europa eu vejo as pessoas buscando o sol. Por que será? Se não houvesse diferença as pessoas ficariam na sombra não?

Edited by Moretão
  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

13 minutos atrás, Gabriel Cardoso disse:

Bom dia a todos,

Terceiro dia de temperatura recorde para 2020 na Mantiqueira. Alguns Registros:

 

-3,9°C PNI/INMET (Recorde)
5,6°C Vila Inglesa/Campos do Jordão - SP
6,6°C Monte Verde/INMET
7,3°C Aiuruoca/Sitio Águas Claras 
7,4°C Campos do Jordão/INMET
7,4°C Sitio da Lage /Maria da Fé - MG
7,6°C Melhoramentos/Camanducaia - MG
7,6°C Maria da Fé/INMET
8,8°C Marmelópolis
9,9°C São bento do Sapucaí - SP

 

Fonte: PWS/INMET

 

OBS: BAIRRO DO CHARCO/Delfim Moreira SEM INTERNET, ASSIM QUE VOLTAR ATUALIZO.

 

Monstruosa essa mínima no PNI ! Destruiu o recorde do Campo Belo em Março e esse é o novo recorde absoluto de frio por lá.

  • Like 2
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Agora, no Jornal do Almoço:

 

-Dos 497 municípios do RS, 212 encontram-se em emergência devido à estiagem inciada em Novembro.

-Praticamente todo o estado está com ar abaixo de 35 % de umidade. Quanto mais a oeste, menores os níveis.

 

 

Link to comment
Share on other sites

Mais um dia de grandes volumes no Ceará, dessa vez atingindo um dos maiores centros urbanos do interior do estado: Juazeiro do Norte. 
 

FA9AB86D-8474-453A-B262-7C02D4EAC41B.thumb.jpeg.91a80fe3c305a8bb2a2f27607ad3394d.jpeg
 

Vários municípios já ultrapassaram os 500 mm acumulados neste mês, com Granja já encostando nos 600:

 

8F0DA2BC-7196-45D0-B476-EE97942CFC8A.thumb.jpeg.6a4b312074343f7cec7fa34b8c70212d.jpeg

 

E vem aí os dias 30 e 31 com chances de escurecer ainda mais esse mapa, dessa vez no litoral. 

Edited by Pedro Victor P.
  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

59 minutos atrás, Gabriel Cardoso disse:

Bom dia a todos,

Terceiro dia de temperatura recorde para 2020 na Mantiqueira. Alguns Registros:

 

-3,9°C PNI/INMET (Recorde)

• 1,9°C Bairro do Charco/Delfim Moreira - MG
5,6°C Vila Inglesa/Campos do Jordão - SP
6,6°C Monte Verde/INMET
7,3°C Aiuruoca/Sitio Águas Claras 
7,4°C Campos do Jordão/INMET
7,4°C Sitio da Lage /Maria da Fé - MG
7,6°C Melhoramentos/Camanducaia - MG
7,6°C Maria da Fé/INMET
8,8°C Marmelópolis
9,9°C São bento do Sapucaí - SP

 

Fonte: PWS/INMET

 

Gabriel Cardoso,

acordei um pouco antes de 5 h e vi que no PNI/Inmet estava levemente negativa -0,7ºC, mas com vento fraco, pensei, tomara que esfrie até 6 h 30 e fique abaixo do recorde da baixada do rio Campo Belo de -1,9ºC, mas surpreendeu, -3,9ºC.

Se a estação do Rio Campo Belo estivesse ativa, acho que registraria -5,x.

Em outras ondas de frio de março, poderia registrar uns -5, como março 1961, 1968, 1978, 1979.

  • Like 2
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

2 minutos atrás, marinhonani disse:

Gabriel Cardoso,

acordei um pouco antes de 5 h e vi que no PNI/Inmet estava levemente negativa -0,7ºC, mas com vento fraco, pensei, tomara que esfrie até 6 h 30 e fique abaixo do recorde da baixada do rio Campo Belo de -1,9ºC, mas surpreendeu, -3,9ºC.

Se a estação do Rio Campo Belo estivesse ativa, acho que registraria -5,x.

Em outras ondas de frio de março, poderia registrar uns -5, como março 1961, 1968, 1978, 1979.

Sim Nani, creio em algo em torno de -5/-6 no Campo belo, rasgando bonito o recorde para o mês.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

55 minutos atrás, Renan disse:

 

Monstruosa essa mínima no PNI ! Destruiu o recorde do Campo Belo em Março e esse é o novo recorde absoluto de frio por lá.

Na última vez que vi, marcava -0,7 ás 4 madrugada, tava com cara que ia esfriar mais um pouco, torcia para o recorde da baixada Rio Campo Belo, mas surpreendeu, como sempre o Alto de Itatiaia.

  • Like 2
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Moretão disse:

Eu sou meio suspeito a falar... Acho que se alguém gosta de frio diurno forte, não pode gostar muito de dias ensolarados.

 

9°C com sol é bem mais quente que com tempo nublado/chuva. As temperaturas são medidas à sombra e isso não mede exatamente a realidade que as pessoas fazem quando está frio com tempo bom: que é ir ao sol tentar se esquentar. Ah não ser na mínima, logo no amanhecer.

 

Claro que se formos levar em conta, a visibilidade do dia, a paisagem, um dia com sol é muito mais atraente. Mas nesse caso, não é exatamente do frio que se gosta, e sim da paisagem ou outros fatores. Pelo menos eu penso assim no momento.

 

~~~~~~~~~~~~~~~~

 

Quanto à minha preferência: gosto de dias ensolarados e gosto de dias nublados/chuvosos e escuros.

 

O que eu acho que não gosto são alguns dias nublados e secos, onde não sai o sol, e não chove ou não fica muito escuro. Estes dias me parecem tristes. Fico torcendo para o sol sair, ou para escurecer e ficar úmido.

 

O @Carlos Campos sempre posta imagens assim de Piraquara.

Tenho a mesma preferência climática que vc, @Moretão

Dias de Sol ou dias de tempo escuro/chuvoso tem o mesmo valor para mim... 

Imaginar-me vivendo num local de clima oceânico e sob uma determinada condição climática perpétua é algo que não dá... eu não conseguiria.

Por coincidência, estava há pouco observando imagens de satélite e as condições atuais do tempo no Continente e me atentei para as tristes formações nebulosas da costa chilena/peruana. É uma bela imagem vista do alto, porém penso na tristeza que seria viver abaixo dakele manto de nuvens cinzentas e ter que passar os dias e as noites sem a mínima variação térmica, com ventos incessantes soprando da mesma direção. 

Pra se ter uma idéia do marasmo climático, entre hoje (26/3) e terça-feira (31/3) a variação térmica num determinado ponto em mar aberto à 525 km da costa e 18°S de lat será de ~1°C. 1585236406335.thumb.jpg.6c3d71a27310ff1ba46cc4ff5eeea74b.jpg

1585236542887.thumb.jpg.ce60c5d3e44b344504c90824d79ed631.jpg

Claro que se trata de um local afastado da costa, porém o clima marítimo influenciado pela corrente fria que cruza quase toda a costa oeste do Continente é responsável pelo clima seco, modorrento e sem graça do norte do Chile e do Peru e uma ampla faixa continental desses dois países apresentam situação climática quase idêntica à do local escolhido no mapa.

Eu simplesmente morreria de tédio (já teria morrido)...

  • Like 4
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

Porto  Alegre finalmente completa sua transição Outono -> Verão, com aumento gradual das temperaturas, e redução de umidade. 

 

Meteoblue subestimando muito as máximas pra cá nos últimos dias, e superestimando as mínimas, portanto segue a previsão do bom e velho AW mesmo, que é a que tem acertado:

 

image.png.578ae43683ecf8d5896e28e967ebd3e4.png

 

 

 

Março terminará acima da média.

 

 

 

 

 

 

 

Imagem de satélite mais recente mostra uma atmosfera típica de auge de verão no território gaúcho, com ar quente persistente:

 

image.png.a7b0fcbbcd4af7887d09b1faae306413.png

 

 

Edited by Eclipse
Link to comment
Share on other sites

48 minutos atrás, marinhonani disse:

Na última vez que vi, marcava -0,7 ás 4 madrugada, tava com cara que ia esfriar mais um pouco, torcia para o recorde da baixada Rio Campo Belo, mas surpreendeu, como sempre o Alto de Itatiaia.

 

Será que a temperatura no PNI tem potencial para atingir -20C em situações extremamente excepcionais ?

  • Like 2
  • Thanks 1
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Augusto Goelzer disse:

Isso do sol ser muito quente em dias de frio é coisa de latitude baixa e altitude.

São Joaquim é um exemplo bem definido de sol de altitude, ano passado durante o ápice da mp (06/07) fazia 4/6C com sol na região, e a diferença entre a sombra e o sol era abissal, em locais sem vento dava pra ficar de moletom tranquilamente (sol de 1400m é realmente potente). Se fosse essa mesma temperatura em Bagé ou Pelotas com sol, seria totalmente impossível tirar um casacão sem se tremer de frio.

 

Parabéns, colocação perfeita

Link to comment
Share on other sites

17 horas atrás, LeoP disse:

 

Só chove aí entre o fim da noite e a madrugada? Quase todos os dias te vejo comentando das chuvas que caíram no nordeste madrugada afora...

É chuva de madrugada e sol de dia?

 

Se a resposta for sim, qual sua opinião sobre? Tenho a impressão de que não seja tão legal, pois a população acaba não vivenciando tanto a chuva (pois estavam dormindo), numa região semi-árida.

 

Por aqui (BHte), dia de sol entre nuvens formadas pelo vento oceânico. Temperaturas baixas pra época, entre 15,9 e 25,7C no centro da cidade.

 

Pode parecer estranho, mas penso eu que tem mais a ver com a latitude e longitude das regiões do Nordeste.

 

Se prestar atenção, as instabilidades na região leste do semi-árido (interior do RN, PB e PE) se formam na divisa entre o agreste e o sertão ainda no começo da tarde e vão avançando para oeste, atingindo as outras regiões ao longo da tarde/noite.

 

Ou seja, as regiões com chuvas mais a noite são as regiões mais a oeste enquanto as com chuvas mais de dia estão mais e leste.

Edited by DaviOlrb
  • Like 6
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Atualizando:

 

- A região do Nino 3.4 continua numa neutralidade positiva , super estacionária , estamos com anomalia de 0.6;

- A AAO continua na fase positiva desde meados de Fevereiro , isso me preocupa um pouco quanto as MPs em Abril;

- O Atlântico Sul , está em fase de aquecimento , acredito que devido ao calor que está fazendo na região Sul + o período muito ensolarado no Sudeste;

- O Atlântico Sul está com as águas costeiras já em condição quente , afastando um pouco da costa , está um pouco frio, mas com tendência de aquecimento.

 

Bom, parece bem claro que o Atlântico Sul um pouco frio , que tornou nosso verão ameno no Sudeste , e me parece que a condição para o Outono não está muito favorável para nós.

 

 

nino34.png

aao.obs.gif

cdas-sflux_ssta7diff_global_1.png

cdas-sflux_ssta_global_1.png

  • Like 4
  • Thanks 1
  • Haha 1
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

Daqui a pouco eu respondo os questionamentos de vocês @LeoP e @Carlos Campos sobre as chuvas de madrugada e a noite por aqui.

E por falar nelas... Núcleos muito fortes desenvolveram-se na última noite/madrugada por aqui. Dessa vez as chuvas mais fortes ficaram concentradas na região oeste de PE.

 

ne_VPR202003260600.thumb.jpg.4555d036986e65ddfad509c810cb6f02.jpg

 

Radar de Petrolina: 0h30m - 26/03/2020

Radar de Petrolina - 00h30m (hora local) - 26/03/2020

 

No sertão de Pernambuco o maior acumulado foi de 136,8 mm no distrito de Jutaí, município de Lagoa Grande, um dos mais secos de todo o estado.

Outros volumes grandes foram registrados em:

 

134,0 mm em Terra Nova

95,0 mm em Dormentes (sede)

93,7 mm em Petrolina (zona rural - local não especificado)

82,5 mm em Dormentes (Lagoas)

74,0 mm em São José do Belmonte (Bom Nome)

72,0 mm em Araripina

72,0 mm em Tupetarama

71,9 mm em Santa Filomena

70,0 mm em Serrita

69,0 mm em Manari

65,0 mm em Ibimirim

62,0 mm em São José do Belmonte (sede)

 

Screenshot_54.png.a924496ebd300db3608918f76b92b0f0.png

 

No agreste também choveu muito. Foram 105,7 mm em Caruaru. 104,0 mm em São João e 95,0 mm em Lajedo.

Aqui em Queimada Nova - PI foram 24 mm que fizeram o mês chegar a 153 mm, superando a média.

 

Edited by Tstorm
  • Like 6
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Sobre a discussão aqui no fórum, sem dúvidas prefiro o tempo ensolarado. A chuva agrada como forma de quebrar a rotina, por isso mesmo os longos períodos chuvosos no verão incomodam um pouco.

 

O auge do frio com sol que vivi aqui em Belo Horizonte foi no dia 04/07/2017, quando o centro da cidade teve variação de 9,4/18ºC sendo que, às 9h da manhã fazia 13,7C e, às 15h, apenas 17,3C. Tudo isso num dia com 8h de insolação no total.

 

E hoje está acontecendo o que o @Moretão e @Carlos Campos disseram (e não gostam): o dia até começou com sol (e ótima mínima de 15,9C), mas a infiltração oceânica trouxe muita nebulosidade nessa tarde. Nuvens que não deixam o tempo escuro e nem o sol passar, não ameaçam chuva, não faz frio e nem calor. Enfim, nuvens inúteis:

 

10038303_Semttulo.png.59ea7f2f26d66869e3d5385974db608d.png

 

24ºC agora às 14h.

 

 

 

Edited by LeoP
  • Like 6
  • Haha 2
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Juzinho disse:

Atualizando:

 

- A região do Nino 3.4 continua numa neutralidade positiva , super estacionária , estamos com anomalia de 0.6;

- A AAO continua na fase positiva desde meados de Fevereiro , isso me preocupa um pouco quanto as MPs em Abril;

- O Atlântico Sul , está em fase de aquecimento , acredito que devido ao calor que está fazendo na região Sul + o período muito ensolarado no Sudeste;

- O Atlântico Sul está com as águas costeiras já em condição quente , afastando um pouco da costa , está um pouco frio, mas com tendência de aquecimento.

 

Bom, parece bem claro que o Atlântico Sul um pouco frio , que tornou nosso verão ameno no Sudeste , e me parece que a condição para o Outono não está muito favorável para nós.

 

 

nino34.png

aao.obs.gif

cdas-sflux_ssta7diff_global_1.png

cdas-sflux_ssta_global_1.png

 

Bom, mas por enquanto os modelos climáticos seguem indicando uma boa estação para nós. Essa condição de neutralidade do Pacífico está esquisita, pois pelo menos neste verão ela manifestou muito mais influência de La Nina do que de El Nino. Certamente o Atlântico ajudou também, vamos ver agora o quanto que esse aquecimento momentâneo vai atrapalhar na propagação das MPs do outono. Os modelos não indicam que esse aquecimento vai perdurar, logo entra em resfriamento novamente.

 

Em todo caso, me parece um cenário muito melhor que o péssimo outono de 2019. As previsões atuais mostram o seguinte:

 

cfs-monthly-all-avg-brarg-t2m_c_anom_season_last3days-0969600.thumb.png.ff6914d783c0affd81ce9eb2b702a228.png

 

 

  • Like 11
  • Thanks 4
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, LeoP disse:

Sobre a discussão aqui no fórum, sem dúvidas prefiro o tempo ensolarado. A chuva agrada como forma de quebrar a rotina, por isso mesmo os longos períodos chuvosos no verão incomodam um pouco.

 

O auge do frio com sol que vivi aqui em Belo Horizonte foi no dia 04/07/2017, quando o centro da cidade teve variação de 9,4/18ºC sendo que, às 9h da manhã fazia 13,7C e, às 15h, apenas 17,3C. Tudo isso num dia com 8h de insolação no total.

 

E hoje está acontecendo o que o @Moretão e @Carlos Campos disseram (e não gostam): o dia até começou com sol (e ótima mínima de 15,9C), mas a infiltração oceânica trouxe muita nebulosidade nessa tarde. Nuvens que não deixam o tempo escuro e nem o sol passar, não ameaçam chuva, não faz frio e nem calor. Enfim, nuvens inúteis:

 

10038303_Semttulo.png.59ea7f2f26d66869e3d5385974db608d.png

 

24ºC agora às 14h.

 

 

 

 

Por isso mesmo que são chamadas há vários anos aqui no BAZ de "Maldições Malditas", vulgo "MM". Só os mais antigos usam esse termo por aqui. Quem criou foi o Marcos Boldrini, de Porto Alegre. Ele sempre se irritava com essas nuvens inúteis que apareciam à noite e avacalhavam o resfriamento da cidade, enquanto há algumas dezenas de Km da cidade elas não existiam e o resfriamento era intenso. 

 

@Eclipse, você nota essas MM por aí no inverno ?

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

@Renan, caso se confirme a previsão divulgada ontem pela MetSul para Abril, com a entrada de algumas frentes frias no Sul, o Atlântico escapará por um triz de se aquecer mais ainda, impedindo o avanço do leve estrago causado em Março. Por isso talvez nosso outono tenha salvação, e esses mapas indicam um início de período frio bem democrático. Isso é muito bom.

Link to comment
Share on other sites

9 minutos atrás, Renan disse:

 

Por isso mesmo que são chamadas há vários anos aqui no BAZ de "Maldições Malditas", vulgo "MM". Só os mais antigos usam esse termo por aqui. Quem criou foi o Marcos Boldrini, de Porto Alegre. Ele sempre se irritava com essas nuvens inúteis que apareciam à noite e avacalhavam o resfriamento da cidade, enquanto há algumas dezenas de Km da cidade elas não existiam e o resfriamento era intenso. 

 

@Eclipse, você nota essas MM por aí no inverno ?

 

 

Confesso que não cheguei a prestar muita atenção nisso ainda Renan, mas talvez seja isso que faça POA ter sempre mínimas piores do que qualquer lugar em volta da cidade - e nem precisa ser muito longe, na própria região metropolitana nota-se uma baita diferença nas mínimas comparado com POA, o que é muito irritante .

Certamente é culpa do Guaíba, por isso no auge do verão também vivemos numa sauna, e no inverno sofremos às vezes pra baixar a temperatura na madrugada. Ou seja, incomoda tanto pra sensação de abafamento no verão, como pra redução no potencial de frio no inverno.

Muitas vezes eu já notei que era uma prevista uma mínima, mas em POA sempre ficava acima do previsto, e em outras cidades - até próximas - caía bem mais à noite. E isso costuma me incomodar muito no inverno.

Mas não lembro exatamente de como ficava o céu, ou desse tipo de nuvem que vocês se referem. Quando tivermos uma primeira MP mais significativa, vou tentar ficar mais atento a isso, e ver como prossegue a queda na T. Mas provavelmente seja isso mesmo que ocorra, pra termos mínimas tão ruins comparadas com o resto do RS.

As mínimas de POA geralmente só perdem, ou ficam equivalentes, a cidades como Mostardas e outras no litoral do RS que talvez também sejam prejudicadas por esse fenômeno.

Edited by Eclipse
Link to comment
Share on other sites

18 horas atrás, LeoP disse:

 

Só chove aí entre o fim da noite e a madrugada? Quase todos os dias te vejo comentando das chuvas que caíram no nordeste madrugada afora...

É chuva de madrugada e sol de dia?

  

Se a resposta for sim, qual sua opinião sobre? Tenho a impressão de que não seja tão legal, pois a população acaba não vivenciando tanto a chuva (pois estavam dormindo), numa região semi-árida.

 

18 horas atrás, Carlos Campos disse:

Achei interessante teu kestionamento. 

Já reparei também que, pelos relatos, chove preferencialmente de madrugada.  Também pelas imagens de radar...Deve ser uma característica do clima semi-árido, pois já vi muitos filmes gravados em cidades desérticas americanas e aconteciam tempestades noturnas, enquanto durante o dia o sol e o calor eram infernais. Vc tbm já deve ter visto.. 

Sim, realmente o horário em que mais chove aqui é de madrugada, mas não sei exatamente por que isso ocorre. Um dos fatores já foi explicado pelo @DaviOlrb, mas não é o único (realmente nessa época do ano é mais isso mesmo), mas mesmo quando não está chovendo no leste do Nordeste a chuva continua caindo mais pela madrugada e o início da manhã por aqui. É bem comum os núcleos se formarem aqui mesmo. Mas é importante ressaltar que esse ano está meio atípico mesmo, tanto que praticamente não houve nenhuma chuva no fim da tarde/início da noite, e até as chuvas das primeiras horas da manhã que são bem comuns foram poucas (como vai ser possível observar nos gráficos).

 

Outro fator que possa ser responsável por isso talvez seja por ser o horário em que a umidade está maior, especialmente no fim da madrugada/inicio da manhã.

 

Esse gráfico representa a média de precipitação anual por horário entre 2007 e 2017 em Paulistana - PI (cidade próxima). Só pra deixar claro, no gráfico o "15" representa chuva entre 15:00 e 15:59, por exemplo.

 

Screenshot_57.png.54bb777fe74bee1a63cecfbb594f962f.png

 

Já este daqui é o mesmo gráfico, só que na versão desta estação chuvosa. 

 

Screenshot_56.png.9a88a466f6ef33357a72fc983064cf04.png

 

Dá pra perceber que em relação aos outros anos, houve um grande aumento nas chuvas nas primeiras horas da madrugada e um diminuição drástica das chuva nos horário que é mais comum (entre 4h e 7h.). Já entre o fim da tarde o início da noite a chuvas diminuíram muito também. Paulistana nesta estação chuvosa teve mais chuva que aqui a tarde. Se esse gráfico fosse daqui a parte da tarde do gráfico seria igual a da noite.

 

Quanto a impressão eu não sei se é tão ruim assim, claro que a gente não vai ver tanta chuva e por isso vai ter a sensação que é mais seco, mas dormir com o som da chuva é muito bom hehehe. E eu mesmo quase sempre acordo com as chuvas, então se eu achar necessário eu fico acordado. Só pra lembrar a maioria da população por aqui é rural, então a maioria das casas não tem forro (até mesmo na cidade não é toda casa que tem) então não é difícil acordar. E além disso a população já sabe que isso é o normal por aqui, então não se importa muito.

  • Like 5
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Aqui em Fortaleza também o padrão é que chova entre a noite e o final da manhã. Por isso eu desacredito completamente de previsões indicando sol de manhã, aumento de nuvens durante a tarde e pancadas de chuva entre a tarde e a noite pra cá. Isso praticamente não existe em Fortaleza, é muito raro. 

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

5 horas atrás, Gabriel Cardoso disse:

Bom dia a todos,

Terceiro dia de temperatura recorde para 2020 na Mantiqueira. Alguns Registros:

 

-3,9°C PNI/INMET (Recorde)

• 1,9°C Bairro do Charco/Delfim Moreira - MG
5,6°C Vila Inglesa/Campos do Jordão - SP
6,6°C Monte Verde/INMET
7,3°C Aiuruoca/Sitio Águas Claras 
7,4°C Campos do Jordão/INMET
7,4°C Sitio da Lage /Maria da Fé - MG
7,6°C Melhoramentos/Camanducaia - MG
7,6°C Maria da Fé/INMET
8,8°C Marmelópolis
9,9°C São bento do Sapucaí - SP

 

Fonte: PWS/INMET

 

Marmelópolis fica num buraco! Não sei onde é a estação na cidade, mas existem umas baixadas na faixa dps 1200 aos 1300m na cidade que devem igualar as melhores de Delfim Moreira e Maria da Fé. 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

A rodada 12Z do Europeu é excelente. Mostra uma poderosa erupção polar, bastante continental, configurando o primeiro resfriamento significativo no Centro-oeste e a primeira friagem no Norte. Ciclogênese intensa sobre o RS, gerando um ciclone extratropical na costa. Um cenário dos sonhos, trazendo chuva ao RS e levando o frio pra todo o Centro-sul. 

 

Confiram algumas imagens da rodada:

 

1- Posicionamento e desenvolvimento da alta polar no continente:

 

ecmwf-deterministic-samer-mslp-5828800.thumb.png.57dd2d4ac485552bfe506959dd143d05.png

 

ecmwf-deterministic-samer-mslp-5915200.thumb.png.0f06e6ae491fe86b0c45df19f196fae9.png

 

2- Expansão do ar frio sobre o território:

 

ecmwf-deterministic-brazil-t850_anom_stream-6001600.thumb.png.6334ef5d37ed0aa22ef6b9d8bab54a72.png

 

3- O ciclone extratropical é intenso e poderia trazer rajadas de vento extremamente fortes para o litoral gaúcho, passando dos 100Km/h. Potencial para estragos. 

 

ecmwf-deterministic-southbrazil-gust_kmh-5893600.thumb.png.80b07d28c0c4fb1dc43377c8204fd051.png

  • Like 15
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

25 minutos atrás, Victor Naia disse:

Marmelópolis fica num buraco! Não sei onde é a estação na cidade, mas existem umas baixadas na faixa dps 1200 aos 1300m na cidade que devem igualar as melhores de Delfim Moreira e Maria da Fé. 

 

E esta estação de Aiuruoca (terra da Ísis Valverde) deve ficar numa baixada alta da cidade. A maior parte da cidade não é tão fria assim, mas existem várias localidades geladas próximas, com altitude maior. 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

29 minutos atrás, Victor Naia disse:

Marmelópolis fica num buraco! Não sei onde é a estação na cidade, mas existem umas baixadas na faixa dps 1200 aos 1300m na cidade que devem igualar as melhores de Delfim Moreira e Maria da Fé. 

Essa estação meteorológica em Marmelópolis deve ser bem recente. Nunca vi falar dela por aqui no fórum. Mas olha essa imagem de lá.

1504628342_images(2).jpeg.ff3e6ebf03b7007609503ca0799c27ab.jpeg

  • Like 10
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Renan disse:

 

Por isso mesmo que são chamadas há vários anos aqui no BAZ de "Maldições Malditas", vulgo "MM". Só os mais antigos usam esse termo por aqui. Quem criou foi o Marcos Boldrini, de Porto Alegre. Ele sempre se irritava com essas nuvens inúteis que apareciam à noite e avacalhavam o resfriamento da cidade, enquanto há algumas dezenas de Km da cidade elas não existiam e o resfriamento era intenso. 

 

Renan, a cidade de São Paulo é uma das campeãs de MM, de noites nubladas. :D

Infelizmente não anotei mas, há alguns anos, cheguei a contar 30 e poucos dias seguidos com noites de céu encoberto em Sampa.

 

Em qualquer massa polar, se o vento for marítimo, batata! em 99% dos casos, nuvens stratus da infiltração marítima cobrem o céu à noite.

É por isso que com MPs marítimas... sem chance de Sampa ter mínimas excepcionais.

Pode ter máximas baixas... mas as mínimas...

 

A notável exceção foi em 13/06/2016, em que o Mirante registrou 3,5°C com vento marítimo incessante durante toda a noite e a madrugada e céu completamente limpo.

Notável também pelo fato de a temperatura ter caído mesmo com aquele vento todo.

A única explicação que eu consigo imaginar é que, pelo fato da MP ser originalmente continental e estar em trajetória para o oceano, o ar ainda estava suficientemente seco para que as nuvens stratus não se formassem.

Quem tiver outro motivo pode se manifestar.

 

Normalmente, Sampa só tem noites de céu limpo com massas polares em 2 situações:

1. MP continental com ciclone na costa do Uruguai ou do RS, com ventos secos e gelados de SO, oeste e até NO.

2. O centro da MP passar muito próximo ou sobre a nossa região, coisa rara no pós-2000.

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

Mais um dia outonal em Sampa, com sol, poucas nuvens e vento.

Hoje, já esquentou mais.

 

Parece que, graças ao coronavírus, ficaremos sem leitura por tempo indeterminado na convencional do Mirante, segundo a Climatempo.

 

Mirante (Aut): 14,9°C / 28,1°C

SESC; 14,0°C / 24,9°C

IAG: 12,1°C / 26,8°C

 

Em Barueri (Oeste da reg. metropolitana):

13,1°C / 28,3°C

 

A tendência é elevação gradativa das temperaturas até o próximo fim de semana, pelo menos.

  • Like 6
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Novamente não tivemos akele tempo horroroso durante a tarde e sim outra tarde maravilhosa de sol e ausência de nebulosidade.

Mesmo com o Sol brilhando forte, a temperatura máxima não ultrapassou os 25°C.

Amplitude térmica 14°C e URA descendo à 45% no período mais kente do dia.

Ventos não dão trégua e já injetam umidade do mar sobre o continente.

Às 13h com 23°C 👇

1585246956849.thumb.jpg.29a2232f85b9823c33076017f1a4a85d.jpg

Comparativo: de manhã estava assim, com 12°C 👇1585220297104.thumb.jpg.7c714da854692629d9c5d88898ff0d89.jpg

  • Like 10
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

4 horas atrás, DaviOlrb disse:

 

Pode parecer estranho, mas penso eu que tem mais a ver com a latitude e longitude das regiões do Nordeste.

 

Se prestar atenção, as instabilidades na região leste do semi-árido (interior do RN, PB e PE) se formam na divisa entre o agreste e o sertão ainda no começo da tarde e vão avançando para oeste, atingindo as outras regiões ao longo da tarde/noite.

 

Ou seja, as regiões com chuvas mais a noite são as regiões mais a oeste enquanto as com chuvas mais de dia estão mais e leste.

Continuando com a discussão... Tem um fator q penso ser influenciador no avanço das precipitações de leste para oeste, sem q as mesmas percam intensidade (ou até se intensifikem ao longo da noite): a quase ausência de ventos em altitude. Geralmente qdo ocorrem ventos fortes acima de ~7.000/8.000 m, as grandes formações acabam se deformando e se espalhando na forma de Ci ou Cs... Algo q não vejo com muita frequência nas imagens de satélite do interior do nordeste, inclusive dia desses (noite dessas, na verdade) teve akela incrível formação "bola" q comentamos aki. Se fosse sobre Sul, Sudeste, em pouco tempo o sistema teria se deformado e se desintegrado em poucas horas. Porquê aki os ventos em altitude sopram com frequência e com muita força, algo como já percebi, não acontece por aí...

Abraço

  • Like 4
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Victor Naia disse:

Marmelópolis fica num buraco! Não sei onde é a estação na cidade, mas existem umas baixadas na faixa dps 1200 aos 1300m na cidade que devem igualar as melhores de Delfim Moreira e Maria da Fé. 

Sim! Essa estação não fica em baixada, é encosta em cima de uma casa.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Dias e mais dias de tédio, a dinâmica parece que tbm entrou em quarentena, todo dia a mesma coisa, mínima de 18°, máxima de 32°

Uma coisa q eu vi, é que neste mês de março, teve 16 dias de mínimas abaixo de 20°, e setembro do ano passado teve 20 dias com estes parâmetros, se nos próximos dias continuar com minimas abaixo de 20°(pelas previsões, isso pode ser possível), esse março, mesmo não tendo nada demais, terá mais mínimas sub 20 que setembro, que é bem mais invernal na média, isso para ver o quão ruim foi 2019

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Aldo Santos disse:

A notável exceção foi em 13/06/2016, em que o Mirante registrou 3,5°C com vento marítimo incessante durante toda a noite e a madrugada e céu completamente limpo.

Notável também pelo fato de a temperatura ter caído mesmo com aquele vento todo.

A única explicação que eu consigo imaginar é que, pelo fato da MP ser originalmente continental e estar em trajetória para o oceano, o ar ainda estava suficientemente seco para que as nuvens stratus não se formassem.

Quem tiver outro motivo pode se manifestar.

 

Normalmente, Sampa só tem noites de céu limpo com massas polares em 2 situações:

1. MP continental com ciclone na costa do Uruguai ou do RS, com ventos secos e gelados de SO, oeste e até NO.

2. O centro da MP passar muito próximo ou sobre a nossa região, coisa rara no pós-2000.

 

Falando em Junho de 2016, dia 13/06/2016, aparentemente foi o ápice no Sudeste. Hoje estava revendo mínimas.

 

MÍNIMAS DE HOJE - 13/06/2016

 

-2,3°C Curitiba-PR (Ahú/PWS)

-1,3°C Curitiba-PR (Simepar)

-0,8°C Curitiba-PR (Afonso Pena/Aeroporto)

-0,8°C Curitiba-PR (Conv/Inmet)

-0,6°C São Paulo-SP (Capela do Socorro/CGE)

-0,3°C Curitiba-PR (Campo Comprido/PWS)

0,4°C São Paulo-SP (São Mateus/Zona Leste/CGE)

1,3°C São Paulo-SP (IAG/Usp)

1,6°C São Paulo-SP (Perus/Zona Norte/CGE)

1,9°C São Paulo-SP (Butantã/Zona Oeste/CGE)

2,4°C Florianópolis-SC (Carijós/Epagri)

3,0°C Porto Alegre-RS (Conv)

3,5°C São Paulo-SP (Mirante de Santana/Conv)

4,2°C Florianópolis-SC

5,6°C São Paulo-SP (Congonhas/Aeroporto)

8,6°C Rio de Janeiro-RJ (Alto da Boa Vista/Geo-Rio)

8,7°C Rio de Janeiro-RJ (Vila Militar/Inmet)

 

No Vale do Itajaí e litoral, foi mais forte dia 12/06/2016, quando se registrou geada forte:

 

-1,1°C Itapoá-SC

0,2ºC Jaraguá do Sul-SC Rio da Luz (PWS)

0,2°C Joinville-SC (Jativoca)

1,7°C Brusque-SC (Centro)

 

787548172_Geada12-06-16-RuanMarceloRubik5.jpg.b1227882d17fa5626e7224325ec198f5.jpg

 

Que saudade deste evento! 😍🤩

Edited by Moretão
  • Like 8
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Boa noite! Aqui em Friburgo hj não foi muito diferente de ontem. Tanto no meu termômetro de casa, qto na Uerj as mínimas foram idênticas: 12,1°C.

Em Salinas (Inmet) a mínima de 9,4 tb não decepcionou. 

A tarde foi bastante agradavel predominando o céu parcialmente nublado. No momento tudo indica para mais uma madrugada outonal por aqui, no momento faz 18°C.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.