Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Rodolfo Alves

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Fevereiro/2020

Recommended Posts

Alta de 1030 na Argentina...1582280127633.thumb.jpg.8db997e7486a8f664e806836c12aa06e.jpg

Alertas para hoje, no geral são de chuvas intensas e no extremo sul, keda de temperatura..Screenshot_2020-02-21-06-59-23-1.thumb.png.c62c5775ba4c4b58e84f02d6bdcbfa29.png

• Like 9

7 horas atrás, Guto Cesar disse:

E pensar que faz 10 dias que não cai uma gota aqui em São José dos Pinhais, faça frio, faça calor.

Quarta às 6h30/7h ⬇Screenshot_2020-02-19-06-46-43-1.thumb.png.d129d2a95e26833404ad6471fbe1f60d.png

• Like 5
  • Haha 1

Bom dia a todos. O dia amanheceu encoberto aqui na capital paulista, agora temos uma garoa moderada na zona Sul, 23° em Congonhas, resultado de áreas de instabilidade que estão no litoral e que não conseguem subir totalmente a Serra do Mar.

IMG_20200221_074411415_HDR.thumb.jpg.40e7416d64a51af6e36725f140a328e2.jpg

Não consegui uma foto boa do horizonte, me perdoem.

Edited by Elieder
  • Like 9

Voltou a chover em Queimada Nova na madrugada de hoje. Foram 10 mm de chuva.

Screenshot_20200221-081942.thumb.png.7bca30a7e2fa43bf7d1e701bef2d7ea5.png

Essa foi a chuva mais volumosa desde o dia 6 de fevereiro. Com isso, chegamos aos 162 mm no mês, o que é acima da média.

Há previsão de chuva até domingo.

• Like 9

O frio já chegou aos pampas, que beleza !!! Temperaturas mínimas na última hora:

1152603868_Semttulo.thumb.jpg.98f3314d48bfeb1e0de298158466fe19.jpg:

• Like 12

Tivemos uma virada seca( aqui no meu bairro e no Sesc também ) nessa frente fria , nada comum no verão .

Temos garoa fraca e a mínima do dia de 20.8 graus foi registrada agora a pouco .

• Like 3
  • Confused 1

Manhã de hoje mais abafada do que eu esperava, tenho 26C com céu nublado sem vento sul ainda.

Em Florianópolis já faz 21C com rajadas de 40km/h de sul na Davis do João Paulo.

• Like 8

20 minutos atrás, Felipe Backendorf disse:

Manhã de hoje mais abafada do que eu esperava, tenho 26C com céu nublado sem vento sul ainda.

Em Florianópolis já faz 21C com rajadas de 40km/h de sul na Davis do João Paulo.

Sul do Uruguai hj teve rajadas de >100 km/h.

IMG_20200221_100529.jpg.ef5754ad631c02150d4a00f79f11864b.jpgIMG_20200221_100448.jpg.50238420498d483adcbdd02b25a8a52a.jpgIMG_20200221_100413.jpg.ed595587caf06ad104f6ab1ca34ff311.jpg

• Like 6

Bom dia! A chuva volumosa prevista pra São Paulo, ao menos por enquanto, não veio, só tivemos algumas gotinhas aqui e ali. A cidade tem tempo bastante mais agradável hoje, com temperaturas entre 20ºC e 23ºC por todas as estações do CGE e céu nublado.

Já em Buenos Aires os dias tem sido ensolarados. Anteontem a mínima foi de 17ºC e a máxima de 29,9ºC. Ontem a temperatura mínima foi de 14,9ºC e a máxima pela primeira vez no ano não chegou aos 25ºC, ficou em 24,5ºC. E hoje a mínima foi de 13ºC, menor do ano, emparada com 30 de janeiro. Amanhã deve esfriar ainda mais!

Edited by Fábio De Nittis
  • Like 9

Para mim é muito satisfatório ver o frio voltando aos poucos. E pelas projeções do CFS (que tem sido assertivo), realmente o frio começa mais cedo este ano. A Metsul também comentou sobre isso. Enfim, graças a Deus bem diferente de 2019, que foi até hoje o ano em que o frio demorou mais tempo para chegar aqui. Minha primeira sub-15 do ano só veio a acontecer no dia 16 de Maio ! Um absurdo !

• Like 10
  • Thanks 1
  • Haha 1

Chuvas extremas atingem pontos do litoral paulista , muitas estações registrando até agora 100 a 150 mm .

E casos extremos em São Sebastião , com 187 mm na praia de Toque Toque , 207 em Camburi e 227 mm em Juquei ...isso em apenas 6 h de chuvas .

• Like 5

minina de 18,8 e faz 23,6. Muito agradável, um ar que lembra até o inverno. Nessas mesmas condições de hoje, se fosse no inverno mesmo, seria um dia muito gelado com máxima de 12/14.

• Like 5
  • Thanks 1

53 minutos atrás, Renan disse:

Para mim é muito satisfatório ver o frio voltando aos poucos. E pelas projeções do CFS (que tem sido assertivo), realmente o frio começa mais cedo este ano. A Metsul também comentou sobre isso. Enfim, graças a Deus bem diferente de 2019, que foi até hoje o ano em que o frio demorou mais tempo para chegar aqui. Minha primeira sub-15 do ano só veio a acontecer no dia 16 de Maio ! Um absurdo !

esse frio muito cedo significa mais frentes frias no sudeste e consequentemente muita chuva no fim do verão!

• Like 4

4 horas atrás, Carlos Campos disse:

Quarta às 6h30/7h ⬇Screenshot_2020-02-19-06-46-43-1.thumb.png.d129d2a95e26833404ad6471fbe1f60d.png

Ah sim, mas sabe que esse radar é meio descompassado, várias vezes não caiu um pingo enquanto estava laranja aqui em cima. Quando eu acordei na quarta às 8h30 não tinha nenhum sinal de chuva aqui.

• Sad 2

dia muito agradável em POA. Ontem, a T subiu menos que os 32 C previstos, chegando a 30 C mas parecendo bem menos.

Agora, maravilhosos 23 C.  Diz que chegaremos a 27 C, mas talvez não alcance isso. Espero que não hehehe

Edited by Eclipse
  • Like 6

26 minutos atrás, Guto Cesar disse:

Ah sim, mas sabe que esse radar é meio descompassado, várias vezes não caiu um pingo enquanto estava laranja aqui em cima. Quando eu acordei na quarta às 8h30 não tinha nenhum sinal de chuva aqui.

Foi muita falta de sorte não ter chovido no teu bairro no dia mais precipitoso de FEV/20.

Aki passou dos 30 milímetros em duas chuvas fortes, uma às 7h e outra maior às 14h30.

Em São José foi menos. A estação Borda do Campo reportou 9 mm na chuva das 7h e quase nada na chuva da tarde.

IMG_20200221_122341.jpg.585794813683716d61cddcabeec10608.jpgIMG_20200221_122408.jpg.9e81bd03a64e10fa8709b1a1c2b45aa6.jpg

• Like 4

Empresa "bombardeia" nuvens com água para barrar chuvas em São Paulo durante o carnaval.

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/carnaval/2020/noticia/2020/02/21/empresa-bombardeia-nuvens-com-agua-para-barrar-chuvas-em-sao-paulo-durante-o-carnaval.ghtml

"A ideia é fazer chover no lugar certo, como no reservatório Cantareira, por exemplo, e liberar os foliões para apreciar o carnaval de forma mais completa", disse o vice-presidente de Sustentabilidade e Suprimentos da Cervejaria Ambev, Rodrigo Figueiredo, em entrevista ao G1. A Skol, da Ambev, é patrocinadora oficial do carnaval de São Paulo."

Como assim? Desculpem se o assunto for sensacionalista e inadequado para esta área do fórum, mas não sei onde postar. Acho que com exceção do sistema Cantareira, todos os reservatórios estão com níveis razoáveis. Além disso, a porcentagem (até do próprio Cantareira) só aumentou a mais de uma semana pois tem chovido bastante por aqui, e o verão ainda não acabou. Será que eles estão se precavendo de uma possível seca extrema com a entrada do outono ou é só desculpa para evitar um "alagamentozinho" na hora da bagunça do Carnaval?

Edited by Elieder
  • Like 2
  • Confused 1

Efeito da latitude está bem gritante hoje no oeste do sul, com sol às 13h:

image.thumb.png.b4017fb477787ba766380c98b5485e63.png

Máximas em altitudes parecidas:

34,1C Planalto/PR 346m

27,8C Mondaí/SC 210m

23,7C Santa Rosa/RS 273m

No leste tudo nublado, 24,7C com 80% em Blumenau, advecção fria se iniciando.

Edited by Felipe Backendorf
  • Like 8

1 hora atrás, Elieder disse:

Empresa "bombardeia" nuvens com água para barrar chuvas em São Paulo durante o carnaval.

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/carnaval/2020/noticia/2020/02/21/empresa-bombardeia-nuvens-com-agua-para-barrar-chuvas-em-sao-paulo-durante-o-carnaval.ghtml

"A ideia é fazer chover no lugar certo, como no reservatório Cantareira, por exemplo, e liberar os foliões para apreciar o carnaval de forma mais completa", disse o vice-presidente de Sustentabilidade e Suprimentos da Cervejaria Ambev, Rodrigo Figueiredo, em entrevista ao G1. A Skol, da Ambev, é patrocinadora oficial do carnaval de São Paulo."

Como assim? Desculpem se o assunto for sensacionalista e inadequado para esta área do fórum, mas não sei onde postar. Acho que com exceção do sistema Cantareira, todos os reservatórios estão com níveis razoáveis. Além disso, a porcentagem (até do próprio Cantareira) só aumentou a mais de uma semana pois tem chovido bastante por aqui, e o verão ainda não acabou. Será que eles estão se precavendo de uma possível seca extrema com a entrada do outono ou é só desculpa para evitar um "alagamentozinho" na hora da bagunça do Carnaval?

Será que sou só eu que acho esse negócio irresponsável? Como pode um fabricante de cerveja achar que tem o direito de intervir no regime de chuvas de uma região habitada por mais de 20 milhões de pessoas? Sei que o método não tem essa eficácia toda e que provavelmente terá efeitos limitados mas num momento em que o solo já está por demais encharcado será correto interceptar a chuva antes que ela entre na mancha urbana fazendo chover muito mais num local do que no outro de modo anti-natural? Eles se responsabilizarão por eventuais prejuízos caso isso ocorra? A mim me parece o cúmulo da futilidade assumir um risco assim sem consultar os possíveis afetados apenas por causa de uma festa que de si mesma já é causa de tanta desgraça. Falar em recomposição dos reservatórios da SABESP é ridículo em pleno período de chuvas, ou melhor, cortina de fumaça para o único e verdadeiro objetivo que é garantir a venda de cerveja.

Edited by marcio valverde
  • Thanks 2

5 horas atrás, Renan disse:

O frio já chegou aos pampas, que beleza !!! Temperaturas mínimas na última hora:

1152603868_Semttulo.thumb.jpg.98f3314d48bfeb1e0de298158466fe19.jpg:

Acho que algo de errado não está certo. Nenhuma estação tem essas temperaturas na última hora.

Toda a região está com temperaturas entre 18 e 21 graus. Isto aí deve ser mínima matinal. Estamos em Fevereiro ainda.

Edited by Moretão
  • Like 2

7 minutos atrás, marcio valverde disse:

Será que sou só eu que acho esse negócio irresponsável? Como pode um fabricante de cerveja achar que tem o direito de intervir no regime de chuvas de uma região habitada por mais de 20 milhões de pessoas? Sei que o método não tem essa eficácia toda e que provavelmente terá efeitos limitados mas num momento em que o solo já está por demais encharcado será correto interceptar a chuva antes que ela entre na mancha urbana fazendo chover muito mais num local do que no outro de modo anti-natural? Eles se responsabilizarão por eventuais prejuízos caso isso ocorra? A mim me parece o cúmulo da futilidade assumir um risco assim sem consultar os possíveis afetados apenas por causa de uma festa que de si mesma já é causa de tanta desgraça. Falar em recomposição dos reservatórios da SABESP é ridículo em pleno período de chuvas, ou melhor, cortina de fumaça para o único e verdadeiro objetivo que é garantir a venda de cerveja.

Relaxem , não temos nuvens carregadas sobre a RMSP agora e nem previsão que terá nos próximos dias.

• Like 2

3 horas atrás, Juzinho disse:

Chuvas extremas atingem pontos do litoral paulista , muitas estações registrando até agora 100 a 150 mm .

E casos extremos em São Sebastião , com 187 mm na praia de Toque Toque , 207 em Camburi e 227 mm em Juquei ...isso em apenas 6 h de chuvas .

Juzinho,

onde conseguiu esses dados do litoral paulista?

Estações do Cemaden com dados congelados desde 10 h 10 da manhã de quinta.

• Like 1

8 minutos atrás, Juzinho disse:

Relaxem , não temos nuvens carregadas sobre a RMSP agora e nem previsão que terá nos próximos dias.

O problema é se a moda pegar.

O que o nosso colega Márcio escreveu eu só não escrevi pra postagem não ter tom de desabafo. Achei a matéria ridícula, o que será que ele estudou para dizer com tanta certeza que "é necessário fazer chover no lugar certo"?

Edited by Elieder
  • Like 2

24 minutos atrás, Moretão disse:

Acho que algo de errado não está certo. Nenhuma estação tem essas temperaturas na última hora.

Toda a região está com temperaturas entre 18 e 21 graus. Isto aí deve ser mínima matinal. Estamos em Fevereiro ainda.

Exatamente, são as mínimas matinais. Aliás, devem ser superadas hoje à noite.

• Like 3

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.