Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Rodolfo Alves

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Fevereiro/2020

Recommended Posts

Faltando apenas 9 dias para o termino do mês de Fevereiro a média mensal está com anomalia positiva nas minimas e nas máximas: 17.9º ~ 26.82º

Irá fazer 2 anos esse mês em que todos os meses de Fevereiro de 2018 até agora sempre terminaram com desvio positivo.

Edited by Lucas Venturini
  • Like 1
  • Sad 7

A forte pancada de chuva trouxe um acumulado bem expressivo nesta tarde, foram 46 mm acumulados.

• Like 5
  • Thanks 2

ENFIM 30 GRAUS.

Hoje, sim, tivemos máxima acima dos 30 graus, rompendo o "jejum"desde o dia 2/2/20 - as temperaturas oscilaram entre 19,2 C e 30,9 C, caracterizando um dia quente de fevereiro. Curiosamente na UFJF foram registrados apenas 28,8 C de máxima. 

Com esta sequência de dias quentes por aqui a média estimada do mês até agora está bem próxima da esperada - está em 21,8 C. Apenas um décimo abaixo de janeiro, que segue, até agora, como o mês mais quente deste verão.

@Renan sua estação está fora do ar no Wunderground - quanto chegou aí no Bandeirantes? 32C?

Edited by sjmolive
  • Like 8
  • Thanks 1

28 minutos atrás, Lucas Venturini disse:

Faltando apenas 9 dias para o termino do mês de Fevereiro a média mensal está com anomalia positiva nas minimas e nas máximas: 17.9º ~ 26.82º

Irá fazer 2 anos esse mês em que todos os meses de Fevereiro de 2018 até agora sempre terminaram com desvio positivo.

esses 5, 6 dias estragaram a média mesmo.S
Só se os últimos 8, 9 dias salvarem o mês, o que eu duvido.
Vai dar uma amenizada por causa de sei lá, sábado a segunda. Mas só.

• Like 1
  • Sad 2

Um belo temporal desaguou hoje entre às 16h e 17h, no Simepar o acumulado foi de 10,4mm e a rajada de vento chegou à 61,9km/h, mas em alguns lugares choveu bem mais, aonde eu estava na hora da chuva foram mais de 30min de chuva forte ininterrupta, também ajudou à refrescar, caindo 10° em pouco tempo, saindo de 35° para 25°

temperatura-do-ar-e-umid (4).png

Capture+_2020-02-20-18-17-45-1.png

• Like 11
  • Thanks 1
  • Haha 1

8 horas atrás, Eclipse disse:

Linda Imagem. Belo ciclone, trazendo o ar polar . Que venham mais e mais desses a partir de agora.

Uma dúvida bem de leigo mesmo. Qual o principal critério para a formação desses ciclones?  O que impediria a formação destes, ou os enfraqueceria, em anos em que ar polar dificilmente chega ao Brasil?

Outra dúvida: sobre Maio e Junho de 2016. Naqueles dois meses, tivemos ar polar continuamente sendo empurrado pro centro-sul do Brasil. Foi um ciclone desses que ficou permanentemente ativo ou a sucessão de vários sendo formados? Naquele período, notei que já em Dez de 2015 o Atlântico Sul próximo à Antártida estava se resfriando intensamente, apesar do calorão que ocorreu até a última semana de abril/16.

Minha formação não é meteorologia, mas tenho curiosidade e interesse em aprender conforme algumas dúvidas surgem,  e acho aqui um ótimo espaço pra perguntar isso.

valeu!

Boa tarde... 

Meu ver, o principal critério para a formação desses ciclones q nos alegram e trazem Altas importantes ao Sul e também ao Sudeste e parte do Centro-oeste seria o posicionamento do Jato Polar mais ao norte, entre Argentina e Sul do Brasil.

Quando ele atravessa o paralelo 30°S durante o outono/Inverno/primavera temos entrada de forte massa de ar polar.

Final de Abril, Maio e Junho de 2016 q vc mencionou foi espetacular por aki, com muitas mínimas negativas na vila onde eu moro e faço monitoramento.

Abraço

• Like 4
  • Thanks 2

1 hora atrás, Moretão disse:

Por aqui, o vento Sudeste começa a aparecer com algumas rajadas.

28,6°C no Tomaz Coelho e 27,9°C no Santa Luzia, bairros mais ao Sul de Brusque. Tempo nublado.

Alegria sentir que o inferno está dando uma pausa.

Por aqui depois da máxima de 34,1C começando a chover, faz 26,9C com 85%, amanhã não passa muito dos 25C.

• Like 5
  • Haha 2

Dia ainda sufocante no Vale do Itajaí. Mas agora encerramos outro ciclo de calor e vamos até Segunda sem calor forte!

Não chove ainda por aqui, mas está bem escuro.

tenor.gif?itemid=7204975

• Like 7
  • Haha 1
  • Sad 1

1 hora atrás, Rafael Rezende de loyola disse:

esses 5, 6 dias estragaram a média mesmo.S
Só se os últimos 8, 9 dias salvarem o mês, o que eu duvido.
Vai dar uma amenizada por causa de sei lá, sábado a segunda. Mas só.

Que maré terrível para Curitiba. Inédito isso. Mas se não for agora em Fevereiro, vai ser em Março o prometido mês com anomalia negativa de temperatura. Esse momento glorioso haverá de chegar ! 

• Like 3
  • Thanks 1
  • Haha 2
  • Sad 1

1 hora atrás, sjmolive disse:

ENFIM 30 GRAUS.

Hoje, sim, tivemos máxima acima dos 30 graus, rompendo o "jejum"desde o dia 2/2/20 - as temperaturas oscilaram entre 19,2 C e 30,9 C, caracterizando um dia quente de fevereiro. Curiosamente na UFJF foram registrados apenas 28,8 C de máxima. 

Com esta sequência de dias quentes por aqui a média estimada do mês até agora está bem próxima da esperada - está em 21,8 C. Apenas um décimo abaixo de janeiro, que segue, até agora, como o mês mais quente deste verão.

@Renan sua estação está fora do ar no Wunderground - quanto chegou aí no Bandeirantes? 32C?

32,2°C, Samuel. Tem vezes que eu acho meio esquisito esse termômetro na UFJF. Mas a estação automática ainda está bem mais calibrada do que a Convencional, que tem registrado máximas iguais ou maiores que as minhas aqui embaixo, kkkkkkkk.

• Like 4

Hoje tivemos um dia típico de verão, com nebulosidade variável e formações de Congestus e até Cumulonimbus durante a tarde, porém não aconteceram precipitações no município.

A temperatura máxima atingiu os 30°C.

Manhã com formações interessantes no oeste e 20°C:

1582235999265.thumb.jpg.3812dae09609cdb13e4aab5bb2c524ca.jpg

Tarde com vista para sul e 29°C:

1582237085377.thumb.jpg.67a96c49314eff8102d058503ea19c43.jpg

Formação isolada de vida curta no começo da tarde:

1582237021080.thumb.jpg.42b92378a7ef29cd2deae685efe5a027.jpg

• Like 14
  • Thanks 1

30 minutos atrás, Carlos Campos disse:

Boa tarde... 

Meu ver, o principal critério para a formação desses ciclones q nos alegram e trazem Altas importantes ao Sul e também ao Sudeste e parte do Centro-oeste seria o posicionamento do Jato Polar mais ao norte, entre Argentina e Sul do Brasil.

Quando ele atravessa o paralelo 30°S durante o outono/Inverno/primavera temos entrada de forte massa de ar polar.

Final de Abril, Maio e Junho de 2016 q vc mencionou foi espetacular por aki, com muitas mínimas negativas na vila onde eu moro e faço monitoramento.

Abraço

Boa tarde @Carlos Campos

Valeu pela explicação! Aos poucos vou aprendendo mais e mais com vcs. 

Pelo visto 2016 foi o último ano com frio mais democrático então. Já tá na hora de vir o próximo hehe

abraço!

• Like 4

Finalmente um ar diferenciado...O final de tarde com menos cara de verão desde a FF do começo da segunda quinzena de Janeiro.

A redução gradual nas horas de Sol também alegra meu coração gelado a favor do frio kkkk

• Like 3
  • Haha 1

20/02 - Até o momento:

General Carneiro - 13,5°C ~ 34,2°C

Inácio Martins - 17,9°C ~ 31,7°C

Bom Jesus/BASF - 13,2°C ~ 28,5°C

Cambará Do Sul/INMET - 16,6°C ~ 27,2°C

Pinheiro Machado/Passo da Olaria - 12,9°C ~ 25,7°C

São José dos Ausentes/INMET - 15,8°C ~ 25,6°C

São José dos Ausentes/PWS - 16,2°C ~ 26,1°C*

Soledade/Farroupilha - 10,3°C ~ 28,9°C

Água Doce/PWS - 11,7°C ~ 28,5°C

Bom Jardim Da Serra/Epagri - 11,24°C ~27,94°C

Bom Jardim Da Serra/Mescalero Ranch - 11,8°C ~ 28,8°C

Bom Jardim Da Serra/Rio Do Rastro - 15,3°C ~ 22,9°C*

Bom Jardim Da Serra/Rio Porteira - 11,3°C ~ 30,2°C

Bom Jardim Da Serra/Santa Bárbara - 16,7°C ~ 28,7°C*

Fraiburgo/Liberata/PWS - 10,3°C ~ 30,2°C

Lebon Régis/PWS - 16,7°C ~ 28,9°C
Painel/PWS - 13,4°C ~ 31,5°C

São Joaquim/Cruzeiro/PWS - 16,4°C ~ 25,4°C*

São Joaquim/INMET - 16,5°C ~ 25,4°C

Urubici/Jararaca/PWS - 15,4°C ~ 28,1°C

Urubici/Mundo Novo - 15,5°C ~ 27,3°C

Urupema - 13,14°C ~ 29,04°C

*PWS's com mínima no momento da postagem ou muito próxima de ser trocada.

Edited by Moretão
  • Like 9
  • Thanks 4

Hoje foi um repeteco de ontem, temperatura e condições do tempo iguais, mínima de 19° e máxima de 28° e pancadas isoladas de chuva no meio da tarde. No momento tempo firme porém com aproximação de nuvens carregadas pelo sudoeste, temperatura de 23 graus. E vem aí o Carnachuva...

• Like 5

Boa noite! Ontem foi mais um dia de sol, calor e pancadas de chuva em São Paulo. Várias estações em distintos pontos da cidade registraram volumes de mais de 20 mm, mas as precipitações mais significativas se concentraram na zona sul e no centro. Os maiores acumulados no CGE foram 55,4 mm na Vila Mariana, 47,5 mm em Parelheiros e 41,8 mm no Jabaquara. Foram 23 pontos de alagamento, sendo 11 intransitáveis. Como o solo anda encharcado, nem precisa chover muito pra alagar.

Hoje tivemos uma máxima de 30-31ºC na maioria das estações. No meio da tarde tivemos pancadas moderadas a fortes, mas rápidas aqui na zona leste. O CGE colocou a região em estado de atenção. Mais tarde foi a vez da zona norte entrar em atenção e a subprefeitura de Perus chegou a estar em estado de alerta devido às inundações. A estação de lá registrou 42,2 mm. Foram 12 pontos de alagamento hoje na cidade, sendo 4 intransitáveis.

Agora não chove e temos temperatura agradável, em torno de 24ºC. Mas mais tarde deve voltar a chover e pelo visto forte também e de maneira contínua.

image.png.a9431e9a7364492b9da6928f4eb39868.png

• Like 7

Segundo a MetSul, há uma leve chance de fraca precipitação na Região Metropolitana de POA, e no litoral norte do RS nas próximas horas. Garoa mais esse ventinho fresco seria uma beleza! Mas talvez fiquemos no tempo nublado com vento fresco. De qualquer forma, tô bem felizão aqui.

Edited by Eclipse
  • Like 3

Pessoal, peço desculpas se essa postagem é fora de tópico (caso seja, por favor me corrijam): mas onde consigo os valores de T máximas e mínimas para POA diários em um determinado ano? Eu juro que procurei haha

No accuweather tem dados até em torno de 1998. No freemeteo, da década de 80 para antes, muitos meses estão incompletos, e não tem quase nada da década de 70. No site do INMET, existe um banco de dados no qual me registrei. Contudo, muitas planilhas não se tornam disponíveis, e o os gráficos são bem ruins de se visualizar.

Existe alguma fonte com esses dados diários? Estou muito curioso pelas décadas de 60 a 80.

Nas poucas horas livres, tenho me divertido bastante com uma planilha que tem as médias mensais desde da déc. de 60, disponibilizada aqui no fórum. Mas bateu a curiosidade por dados de T diários também. 😜 Alguma base de dados tabelados grátis, na linha do freemeteo ou do accuweather seria muito bem-vinda!

Nas nossas conversas aqui no fórum eu vi que pelo jeito 88 foi um ano bom. Também bateu curiosidade por 84, ano da neve em POA.

Obrigado!

Edited by Eclipse
  • Like 2

ESPETACULAR esse sistema de Baixa (975 hPa) em alto-mar 😨

Screenshot_2020-02-20-20-27-13-1.thumb.png.b078f40fc364b9afcf5161eeaa2f3596.png

Alta já cobre parte da Patagônia...Screenshot_2020-02-20-20-27-33-1.thumb.png.90bc09581e3c7233209a712dd1012112.png

• Like 8
  • Thanks 4

1 hora atrás, Renan disse:

32,2°C, Samuel. Tem vezes que eu acho meio esquisito esse termômetro na UFJF. Mas a estação automática ainda está bem mais calibrada do que a Convencional, que tem registrado máximas iguais ou maiores que as minhas aqui embaixo, kkkkkkkk.

Uma estação em local ventilado e sem obstáculos muitas vezes parece outro mundo. Se eu fosse o @sjmolive  tentaria colocar o abrigo naquela pracinha que tem no condomínio, poderia baixar bem as máximas e mínimas...

• Like 5

9 minutos atrás, Eclipse disse:

Pessoal, peço desculpas se essa postagem é fora de tópico (caso seja, por favor me corrijam): mas onde consigo os valores de T máximas e mínimas para POA diários em um determinado ano? Eu juro que procurei haha

No accuweather tem dados até em torno de 1998. No freemeteo, da década de 80 para antes, muitos meses estão incompletos, e não tem quase nada da década de 70. No site do INMET, existe um banco de dados no qual me registrei. Contudo, muitas planilhas não se tornam disponíveis, e o os gráficos são bem ruins de se visualizar.

Existe alguma fonte com esses dados diários? Estou muito curioso pelas décadas de 60 a 80.

Nas poucas horas livres, tenho me divertido bastante com uma planilha que tem as médias mensais desde da déc. de 60, disponibilizada aqui no fórum. Mas bateu a curiosidade por dados de T diários também. 😜 Alguma base de dados tabelados grátis, na linha do freemeteo ou do accuweather seria muito bem-vinda!

Nas nossas conversas aqui no fórum eu vi que pelo jeito 88 foi um ano bom. Também bateu curiosidade por 84, ano da neve em POA.

Obrigado!

Já tentou este?

https://www.agritempo.gov.br/agritempo/jsp/PesquisaClima/index.jsp?siglaUF=RS

• Like 3
  • Sad 1

Temperaturas amenas na metade sul do continente, no restante do continente, muito calor neste começo de noite....

Screenshot_2020-02-20-20-36-14-1.thumb.png.70d8cf3e51eab119539452d3148e2539.png

Instabilidade fortíssima no Centro-Oeste, porém radares indisponíveis, pra variar.Screenshot_2020-02-20-20-33-35-1.thumb.png.74ad2aca3f18e6109615297b0d6c70b3.png

Edited by Carlos Campos
  • Like 10

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.