Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Rodolfo Alves

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Fevereiro/2020

Recommended Posts

9 horas atrás, Lucas Centurion disse:

Caramba que mapa lindo!! :D Isso seria em partes devido ao oceano Atlântico mais ameno e passagem de várias FF, ausência de bloqueios?

Com certeza ! Já em Abril, segundo essa projeção, essas temperaturas abaixo do normal no leste do país e acima no RS e oeste é típico de uma condição: ASAS ancorada numa posição semipermanente, sendo abastecida por ar frio marítimo. Tipo como foi em Julho de 2017. 

• Like 2
  • Thanks 1
  • Sad 1

8 horas atrás, Eclipse disse:

kkkkkkkk Abril ano após ano tentando assegurar sua vaga como integrante do verão climático aqui no RS.

Não vejo com bons olhos esse mapa. Lembrando que a gente torrando aqui no RS leva a um oceano mais quente na nossa costa que provavelmente também afetará as menores latitudes mais adiante.

E pelo que lembro, algumas projeções a longo prazo (presentes no tópico ENSO), mostram um inverno com justamente essa região do Atlântico Sul finalmente acima da média.

Março, entretanto, vai tá uma delícia pelo visto.

Se confirmar Abril assim, teríamos uma situação que já aconteceu outras vezes, como Agosto-12, Julho-08 e Julho-17. Meses com a ASAS super fortalecida no oceano, bombando ar frio marítimo no Sudeste e trazendo ventos quentes e secos para o RS. 

• Like 3
  • Sad 1

3 horas atrás, Renan disse:

Se confirmar Abril assim, teríamos uma situação que já aconteceu outras vezes, como Agosto-12, Julho-08 e Julho-17. Meses com a ASAS super fortalecida no oceano, bombando ar frio marítimo no Sudeste e trazendo ventos quentes e secos para o RS. 

kkkkkkkkkkk todos meses deliciosos por aqui 🍳👹🔥

Mas não vou sofrer por antecipação...aquele mapa de março tá uma delícia!

Além disso, os anos com os piores meses de Abril por aqui reservaram ótimos invernos: 2016 e 2018.

Então, primeira metade de outono ruim não necessariamente é regra pra um resto de outono e inverno podres.

Hoje POA vai a 31/32 (tá parecendo que não vai chegar a tudo isso) mas amanhã vem coisa boa!

Já venho notando um belo alívio nos ambientes internos. As madrugadas melhoraram bastante nos últimos dias.

Edited by Eclipse
  • Like 4

3 horas atrás, Carlos Campos disse:

Bom dia à todos...

Imagem deste comecinho de manhã Screenshot_2020-02-20-06-31-55-1.thumb.png.4ccd2b8b541762eced8ba356fb49254a.png

Linda Imagem. Belo ciclone, trazendo o ar polar . Que venham mais e mais desses a partir de agora.

Uma dúvida bem de leigo mesmo. Qual o principal critério para a formação desses ciclones?  O que impediria a formação destes, ou os enfraqueceria, em anos em que ar polar dificilmente chega ao Brasil?

Outra dúvida: sobre Maio e Junho de 2016. Naqueles dois meses, tivemos ar polar continuamente sendo empurrado pro centro-sul do Brasil. Foi um ciclone desses que ficou permanentemente ativo ou a sucessão de vários sendo formados? Naquele período, notei que já em Dez de 2015 o Atlântico Sul próximo à Antártida estava se resfriando intensamente, apesar do calorão que ocorreu até a última semana de abril/16.

Minha formação não é meteorologia, mas tenho curiosidade e interesse em aprender conforme algumas dúvidas surgem,  e acho aqui um ótimo espaço pra perguntar isso.

valeu!

• Like 3
  • Thanks 1

3 horas atrás, Renan disse:

Com certeza ! Já em Abril, segundo essa projeção, essas temperaturas abaixo do normal no leste do país e acima no RS e oeste é típico de uma condição: ASAS ancorada numa posição semipermanente, sendo abastecida por ar frio marítimo. Tipo como foi em Julho de 2017. 

Eu ia te perguntar sobre o que causaria essa anomalia positiva entre Argentina e RS, e o resto do país abaixo da média, pra mim não fazia sentido essa anomalia sendo que as massas polares vem do sentido sul, ai eu fiquei pensando 🤔 , será que é devido as chuvas nas outras regiões com anomalia negativa? Um bloqueio? Então, você respondeu essa minha dúvida. Se de fato é o frio marítimo, as temperaturas máximas devem ser mais afetadas, correto? Já que as mínimas precisam de ar seco pra ter aquela boa caída. 

• Like 2

7 minutos atrás, Guilherme Wawrzyniec disse:

Eu ia te perguntar sobre o que causaria essa anomalia positiva entre Argentina e RS, e o resto do país abaixo da média, pra mim não fazia sentido essa anomalia sendo que as massas polares vem do sentido sul, ai eu fiquei pensando 🤔 , será que é devido as chuvas nas outras regiões com anomalia negativa? Um bloqueio? Então, você respondeu essa minha dúvida. Se de fato é o frio marítimo, as temperaturas máximas devem ser mais afetadas, correto? Já que as mínimas precisam de ar seco pra ter aquela boa caída. 

Exatamente, esse ar frio marítimo persistente, empilhado com a ASAS no oceano, traz máximas amenas no Sudeste mas não traz mínimas boas. O giro do vento da alta pressão sobre o continente faz com que a direção dele mude para o quadrante Norte quando chega no oeste da região Sul e o RS, esse vento chega aquecido por já ter passado pelo Brasil central e assim a consequência dele no Sul é bem diferente daquela no Sudeste. 

Mas também vai depender da força e posição do bloqueio atmosférico sobre o Sudeste. Dependendo de como for, nem no Sudeste esse sistema poderá ser benéfico. 

• Like 4
  • Thanks 1

42 minutos atrás, Eclipse disse:

kkkkkkkkkkk todos meses deliciosos por aqui 🍳👹🔥

Mas não vou sofrer por antecipação...aquele mapa de março tá uma delícia!

Além disso, os anos com os piores meses de Abril por aqui reservaram ótimos invernos: 2016 e 2018.

Então, primeira metade de outono ruim não necessariamente é regra pra um resto de outono e inverno podres.

Hoje POA vai a 31/32 (tá parecendo que não vai chegar a tudo isso) mas amanhã vem coisa boa!

Já venho notando um belo alívio nos ambientes internos. As madrugadas melhoraram bastante nos últimos dias.

Costumamos dizer aqui no BAZ que a dinâmica atmosférica no RS é anti-correlacionada com o Sudeste. Ou seja, em inúmeras ocasiões o inverno que é bom no RS é ruim no Sudeste, e vice versa. Já com o oeste do país essa dicotomia não é tão frequente. Mas isso não é uma regra, pois houve anos em que o Brasil inteiro experimentou, ao mesmo tempo, um grande inverno. São os casos de 1988, 1990, 2000, por exemplo.

• Like 3
  • Thanks 1

3 minutos atrás, Renan disse:

Exatamente, esse ar frio marítimo persistente, empilhado com a ASAS no oceano, traz máximas amenas no Sudeste mas não traz mínimas boas. O giro do vento da alta pressão sobre o continente faz com que a direção dele mude para o quadrante Norte quando chega no oeste da região Sul e o RS, esse vento chega aquecido por já ter passado pelo Brasil central e assim a consequência dele no Sul é bem diferente daquela no Sudeste. 

Mas também vai depender da força e posição do bloqueio atmosférico sobre o Sudeste. Dependendo de como for, nem no Sudeste esse sistema poderá ser benéfico. 

Bom dia, meu irmão! Bom dia a todos os colegas de fórum!

Para o RS, teremos até um "friozinho" , a partir de amanhã, sábado e ainda um pouco no domingo. Feriado prolongado sem calorão por aqui. Pelo TEMPO 14 DIAS, poderemos ter em torno de 14ºc no sábado de manhã aqui em Porto Alegre, talvez menos em alguns bairros mais afastados do Centro.

Bom feriado prolongado a todos, com MUITA PAZ!  

• Like 4

3 minutos atrás, Renan disse:

Costumamos dizer aqui no BAZ que a dinâmica atmosférica no RS é anti-correlacionada com o Sudeste. Ou seja, em inúmeras ocasiões o inverno que é bom no RS é ruim no Sudeste, e vice versa. Já com o oeste do país essa dicotomia não é tão frequente. Mas isso não é uma regra, pois houve anos em que o Brasil inteiro experimentou, ao mesmo tempo, um grande inverno. São os casos de 1988, 1990, 2000, por exemplo.

valeu Renan! Pois é, 2017 foi nosso pior inverno da década, mas foi excelente em MG né?

Pena que eu não prestava tanta atenção no clima no ano 2000, queria viver cada segundo dele com os olhos de hoje hahahah Sótenho ideia vendo fotos daquele ano (todo mundo estilo esquimó naquele julho kk) e vendo os dados.

• Like 3

Finalmente o INMET fez algo em relação aos dados históricos e atuais das estações automáticas. Ficou muito bom.

image.thumb.png.9601ef11f278c7b2d10253d5d367837e.png

Edited by LucasFSopranos
  • Like 12
  • Thanks 3

Hj no inmet o tempo está instavel  no  Nordeste vamos dá o alerta.

Mas o Vcan  é dificil de saber onde vai cair a chuva .

A solução... Vamos alerta para toda a região. 

kkkk

• Like 2
  • Haha 1

Pré-frontal assombrosa aqui em Niterói.

Impossível ficar 5 min ao ar livre.

Ar ligado 24h por dia.

• Like 2
  • Sad 1

Imagem de satélite muito bonita no final desta manhã.

182989517_Capturar-satlite.PNG.4be2032c6c223440f642a6b245369c3e.PNG

Canal vapor d'água - 13:40 UTC

Destaque para o forte núcleo que está chegando na costa leste do Nordeste, especialmente no RN e na PB.

189635006_Satlitevsivel-20-02-202013-50.PNG.5296f4c745849a80dfe13df23a1435af.PNG

Canal visível - 13:50 UTC

A situação deve ficar bem interessante na região até sábado com o avançar para o interior desses núcleos e de outros. Vamos acompanhando...

• Like 9

Previsão de mais chuva por aqui, os reservatórios já estão abarrotados:

1689596547_04RioManso20022020.thumb.png.69b3d74dc6f64b9160247fb002acb75b.png

1608328532_06VrzeadasFlores20022020.thumb.png.4ae6acd5511f84590ab7d3e528c53478.png

1975720727_05SerraAzul20022020.thumb.png.44f8803c322bb9a0a2b4aaf71673e46b.png

• Like 6

5 horas atrás, Renan disse:

Seria meu sonho? Último frio úmido significativo que tivemos em BH foi exatamente em 2017 com ventos marítimos constantes e muita nebulosidade em alguns dias. Já está na hora de reviver isso! 

Em tempo, tem possibilidade de nova ZCAS ou ZCOU por aqui nos próximos dias ou estou enganado?

• Like 4

Boa tarde BAZianos,

Nesse momento o céu encontra-se parcialmente nublado, com alguns cúmulos em estágio avançado (Congestus) e Stratocumulus, TºC de 29,8ºC (mais ameno devido à nebulosidade). Pelo radar IPMet várias áreas de chuva são detectadas, torcendo para formar uma aqui (8 dias sem chuva). Foto abaixo de um Congestus quase virando um Cbzinha.👇 A chuva ainda não chegou mas pelo menos não tá aquele sol de rachar mamona que a essa hora já batia mais de 33ºC.
1572247000_WhatsAppImage2020-02-20at12_38_35.thumb.jpeg.15b68d9a07d6c7e290386638656a7d71.jpegCongestus explodindo na direção NNE (sobre o Tietê)

• Like 9

48 minutos atrás, jean10lj disse:

Nevoeiros nesta manhã. Mínima de 16,5°C. Iporã do Oeste/SC

fgdfgdfgdfgd.thumb.png.736e172108c7e4b0992895183e8adeb7.png

photo_2020-02-20_07-34-31.thumb.jpg.928a95f166ae960fe444848d1eff24d9.jpg

20200220_093116.thumb.jpg.1a19cab9d11f24cc0f424c48b8644839.jpg

Fantástica esse primeira imagem com os nevoeiros preenchendo os vales dos rios Uruguai e Pelotas.

• Like 4

Boa tarde, sou novo por aqui e estou aprendendo bastante.

Aqui uma foto da ZS de São Paulo, há alguns pontos de chuva forte nas zonas sul e leste e Grande ABC, lá vem mais um dia de enchentes.

IMG_20200220_134012753_HDR.thumb.jpg.d20bff64ebbcd60472f6a1d68a418d5b.jpg

Edited by Elieder
  • Like 13

7 horas atrás, Renan disse:

Eu sinceramente não gostei, apesar de SP estar na área azul, aqui a gente não se dá muito bem com atuação de asas, estes eventos que vc mencionou não foram meses bons aqui, ja na Mantiqueira ai sim a história é outra.

• Like 2
  • Thanks 1
  • Sad 2

Chuva forte em Bonifácio-SP

Foto do meu pai.

20200220_142915.thumb.jpg.465781e3a09375332683c0cdc89f5104.jpg

1741926209_Screenshot_20200220-143853_SamsungInternet.thumb.jpg.5d537bd9011e775ad401e43ffab181da.jpg

Edited by Maicon
  • Like 8

Maior mínima do ano hoje em Blumenau: 24,2C

Assim temos uma sequência de absurdas 150 horas sem baixar de 23C. Nem janeiro de 2019 teve uma sequência de mínimas assim

• Like 2
  • Sad 7

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.