Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Fevereiro/2020


Recommended Posts

17 minutos atrás, Felipe Backendorf disse:

 

Uma estação em local ventilado e sem obstáculos muitas vezes parece outro mundo. Se eu fosse o @sjmolive  tentaria colocar o abrigo naquela pracinha que tem no condomínio, poderia baixar bem as máximas e mínimas...

De fato, o fato de estar ao lado da calçada e nao muito distante de rua dá uma diferença na minha leitura, ainda que no entorno haja gramado e o local seja muito aberto e quase sem obstaculos.

 

Mas hoje, por exemplo, minhas leituras estão mais ou menos em linha com as do Renan, 200 m mais baixo que aqui. 32,2 x 30,9.  Então talvez isso nao seja tao determinante.

 

De qq maneira tenho que manter meu abrigo no dominio do meu lote, tenho esta limitacao.

 

Outra coisa, a estacao da UFJF é um topo de morro, com altitude 30 m acima da minha.

 

Aqui é praticamente um chapadao a 900 m de altitude - ha muita superficie para aquecimento e resfriamento - tanto que aqui as minimas sao menores que na UFJF - na verdade, em fevereiro até agora tenho -0,3 C de mínima e +0,9 C de máxima em relaçao aquela estacao.

 

De qq modo, muito interessante seu comentario....

Edited by sjmolive
  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

5 minutos atrás, Eclipse disse:

 

 

Obrigado @sjmolive!

 

Infelizmente tbm não consegui obter os dados para POA, mas é sempre bom conhecer um novo site sobre clima e projeções!

Abraço!

Mas veja o que achei lá para Porto Alegre, direto da mega onda de frio de 75... até aquele fatídico dia com máxima de 7 graus.

Não sei se tem muito mais dados para outros anos, no entanto.

 

438550405_CapturadeTela2020-02-20as20_50_52.png.9fcdfc4492480dd859591fd895c2b41d.png

 

 

 

  • Like 2
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

2 minutos atrás, sjmolive disse:

Mas veja o que achei lá para Porto Alegre, direto da mega onda de frio de 75... até aquele fatídico dia com máxima de 7 graus.

Não sei se tem muito mais dados para outros anos, no entanto.

 

438550405_CapturadeTela2020-02-20as20_50_52.png.9fcdfc4492480dd859591fd895c2b41d.png

 

 

 

 

 

 

Ah que bom!! Então alguns dados valiosos poderei de fato encontrar aí. Muito obrigado!

Que delícia de onda de frio essa! Pena ser tão rara haha

Link to comment
Share on other sites

1 minuto atrás, sjmolive disse:

Mas veja o que achei lá para Porto Alegre, direto da mega onda de frio de 75... até aquele fatídico dia com máxima de 7 graus.

Não sei se tem muito mais dados para outros anos, no entanto.

 

438550405_CapturadeTela2020-02-20as20_50_52.png.9fcdfc4492480dd859591fd895c2b41d.png

 

 

 

Nesse mesmo site já vi umas máximas de 5°C e 6°C em Curitiba qdo nas respectivas datas as máximas atingiram 11°C e 13°C.

Fora outras inúmeras datas específicas q procurei e não bateram com a realidade.

Não sei de onde tiram esses valores.

Pena pq tem muitos anos nos históricos deles...

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

1 minuto atrás, Carlos Campos disse:

Nesse mesmo site já vi umas máximas de 5°C e 6°C em Curitiba qdo nas respectivas datas as máximas atingiram 11°C e 13°C.

Fora outras inúmeras datas específicas q procurei e não bateram com a realidade.

Não sei de onde tiram esses valores.

Pena pq tem muitos anos nos históricos deles...

Os dados amarelos são estimativas, sei de lá de onde...

Os dados brancos, em tese, são registros.

Mas de qq modo, nao da para confiar cegamente mesmo...

  • Like 1
  • Sad 3
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, sjmolive disse:

De fato, o fato de estar ao lado da calçada e nao muito distante de rua dá uma diferença na minha leitura, ainda que no entorno haja gramado.

 

Mas minhas leituras estão em linha com as do Renan, 200 m mais baixo que aqui. Então talvez isso nao seja tao determinante.

 

De qq maneira tenho que manter meu abrigo no dominio do meu lote, tenho esta limitacao.

 

Outra coisa, a estacao da UFJF é um topo de morro, com altitude 30 m acima da minha.

 

Aqui é praticamente um chapadao a 900 m de altitude - ha muita superficie para aquecimento e resfriamento - tanto que aqui as minimas sao menores que na UFJF - na verdade, em fevereiro até agora tenho -0,3 C de mínima e +0,9 C de máxima em relaçao aquela estacao.

 

De qq modo, muito interessante seu comentario....

 

É, o condomínio provavelmente não iria gostar da casinha de madeira na praça hahaha

 

Mencionei essa parte porque fiz diversos testes com minha estação meteorológica até finalmente encontrar o local definitivo (de 2016 até 2018 foram vários locais).

 

Qual o resultado? Só consegui uma medição com valores satisfatórios/próximos aos do INMET quando coloquei minha estação numa altura que a minha casa não interferisse mais(nenhum obstáculo horizontal), ou seja, uns 2m mais alta que a casa. Claro, meu objetivo também era medir o vento. Obstáculos são malignos quando se trata da medição meteorológica.

 

 

Edited by Felipe Backendorf
  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Guest Wallace Rezende

Com a entrada da brisa marítima um pouco mais cedo, a temperatura máxima hoje no Rio de Janeiro acabou ficando um pouco abaixo da registrada ontem na maioria dos bairros, mas a sensação de calor foi muito forte até o início da tarde, quando o vento do mar ganhou um pouco mais de força trazendo algum alívio.  No início da noite de hoje, a sensação na rua era bem menos desconfortável do que ontem, apesar da temperatura ainda alta, por conta desta brisa.  Mas agora a calmaria está voltando (como tipicamente acontece após o anoitecer), e o abafamento volta a se impor.

 

Este período quente acabou sendo o mais sentido do verão até aqui em boa parte da RM do RJ, tanto que a maior média diária de temperatura do ano (média 24 horas) foi registrada ontem nas estações de Jacarepaguá (29,6ºc) e Santos Dumont (29,8ºc), enquanto na Vila Militar foi a terceira maior, com 30,6ºc.  Por sorte, o vento de quadrante norte que se fez presente por várias horas ontem e anteontem acabou deixando a umidade do ar mais baixa em parte do dia, o que segurou o índice de calor até um pouco abaixo da temperatura nas horas mais quentes (com ponto de orvalho mínimo abaixo dos 20ºc, localmente na casa dos 16ºc).

 

Vi que hoje muitos colegas compartilharam imagens de formações de nuvens e núcleos de chuva, então vou destoar um pouco com o entardecer de hoje na área central do Rio de Janeiro, sob um "céu de brigadeiro".  No canto esquerdo, o morro do Corcovado (720 m), e no direito o Pico da Tijuca (1021 m).  Provavelmente, foi o último entardecer assim no mês, já que deve voltar a chover amanhã e as nuvens devem predominar por vários dias depois, até o início de março pelo visto.

fev3.thumb.jpg.e3f15bee14d1e7e4a8cd258a9c67d3de.jpg

 

Apesar do tempo firme por aqui, pude observar relâmpagos ao norte (direção da Serra dos Órgãos) ao pegar a barca para Niterói no início da noite, e de fato parte de Teresópolis (bairros mais ao sul) registrou um forte aguaceiro há pouco, com 106,8 mm em apenas 2 horas na estação do INMET, resultado de formações típicas de verão que já estão se dissipando.  Na estação Comari do INEA o Rio Paquequer chegou a transbordar (abaixo).  Na parte norte da cidade choveu bem menos, e nos bairros mais centrais de Terê também não choveu tanto.

 

cotagrama.thumb.png.2649d55e19a0e5921a1940fa2e9be8ed.png

Edited by Wallace Rezende
Link to comment
Share on other sites

Agora, Felipe Backendorf disse:

 

É, o condomínio provavelmente não iria gostar da cainha de madeira na praça hahaha

 

Mencionei essa parte porque fiz diversos testes com minha estação meteorológica até finalmente encontrar o local definitivo (de 2016 até 2018 foram vários locais).

 

Qual o resultado? Só consegui uma medição com valores satisfatórios/próximos aos do INMET quando coloquei minha estação numa altura que a minha casa não interferisse mais(nenhum obstáculo horizontal), ou seja, uns 2m mais alta que a casa. Claro, meu objetivo também era medir o vento. Obstáculos são malignos quando se trata da medição meteorológica.

 

 

Interessante... o que me deixa relativamente tranquilo é que minhas médias estão muito próximas da UFJF - ex: fevereiro até agora 21,8 C  Alphaville x 21,4 C UFJF de médias estimadas.

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

5 minutos atrás, Wallace Rezende disse:

Com a entrada da brisa marítima um pouco mais cedo, a temperatura máxima hoje no Rio de Janeiro acabou ficando um pouco abaixo da registrada ontem na maioria dos bairros, mas a sensação de calor foi muito forte até o início da tarde, quando o vento do mar ganhou um pouco mais de força trazendo algum alívio.  No início da noite de hoje, a sensação na rua era bem menos desconfortável do que ontem, apesar da temperatura ainda alta, por conta desta brisa.  Mas agora a calmaria está voltando (como tipicamente acontece após o anoitecer), e o abafamento volta a se impor.

 

Este período quente acabou sendo o mais sentido do verão até aqui em boa parte da RM do RJ, tanto que a maior média diária de temperatura do ano (média 24 horas) foi registrada ontem nas estações de Jacarepaguá (29,6ºc) e Santos Dumont (29,8ºc), enquanto na Vila Militar foi a terceira maior, com 30,6ºc.  Por sorte, o vento de quadrante norte que se fez presente em boa parte do dia ontem e anteontem acabou deixando a umidade do ar mais baixa em parte do dia, o que segurou o índice de calor até um pouco abaixo da temperatura nas horas mais quentes (com ponto de orvalho mínimo abaixo dos 20ºc, localmente na casa dos 16ºc).

 

Vi que hoje muitos colegas compartilharam imagens de formações de nuvens e núcleos de chuva, então vou destoar um pouco com o entardecer de hoje na área central do Rio de Janeiro, com "céu de brigadeiro".  No canto esquerdo, o morro do Corcovado (720 m), e no direito o Pico da Tijuca (1021 m).

fev3.thumb.jpg.e3f15bee14d1e7e4a8cd258a9c67d3de.jpg

 

Apesar do tempo firme por aqui, pude observar relâmpagos ao norte (direção da Serra dos Órgãos) ao pegar a barca para Niterói no início da noite, e de fato parte de Teresópolis (bairros mais ao sul) registrou um forte aguaceiro agora pouco, com 106,8 mm em apenas 2 horas na estação do INMET, resultado de formações típicas de verão que já estão se dissipando.  Na estação Comari do INEA o Rio Paquequer chegou a transbordar (abaixo).  Na parte norte da cidade choveu bem menos, e nos bairros mais centrais de Terê também não choveu tanto.

 

cotagrama.thumb.png.2649d55e19a0e5921a1940fa2e9be8ed.png

A situação aki não destoou muito daí, já q as formações (poucas) se desintegraram cedo com a chegada da brisa e o céu ficou claro, igualzinho aí no Rio.

Linda imagem 😍

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

32 minutos atrás, Pedro Victor P. disse:

Nesta noite, muita água entre o Cariri cearense e o sertão paraibano. 

F8A2A5E8-FBFF-4911-9AC2-3FBB54E0419E.thumb.jpeg.bf7eb7733e2e0c3331bfb8de1f6aeffd.jpeg

 

Áreas de chuva forte em cima de Cajazeiras.

Desde o fim da tarde que chove forte lá. Fevereiro está com 281,1 mm na cidade (até às 9h de hoje).

Janeiro terminou com 303,9 mm. Com a chuva de hoje será mais um mês a terminar com mais de 300 mm.

 

A automática de São Gonçalo tinha 60,8 mm acumulados. Às 21h não atualizou (só de meia-noite).

Screenshot_20200220-213804.png.c17072a15e09704f1b30fd0cd8427bcd.png

 

O CEMADEN está off de novo.

Edited by CloudCb
  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Carlos Campos disse:

Esse rosa é assustador. Geralmente associado à granizo e até tornados...

Aqui em Campo Grande houve alagamento em várias ruas, com direito a acúmulos de água até o joelho. A chuva chegou por volta do meio dia e desde então vem ocorrendo em intensidade moderada a forte, porém sem extremos quanto a ventania ou granizo.

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Em fevereiro de 2019 o posto do Pici, aqui em Fortaleza, acumulou 466,7 mm. Mas, já que a convenção assim manda, vamos falar do INMET. Pois bem, nesses 20 dias, fevereiro de 2020 já tem 351,3 mm acumulados. Isso nos coloca (segundo os dados do BDMEP) no fevereiro mais chuvoso em 16 anos. Fevereiro de 2004 acumulou 356,1 mm. Se superarmos esse valor, vamos ter, de uma forma pra lá de bizarra, o fevereiro mais chuvoso em 35 anos. Claro, assumindo que os desconhecidos (pelo INMET) fevereiros de 1986, 1987, 1988, 1989, 1990, 1991, 1992, 1993, 1995 e 2001 não tenham superado esse valor. 
 

Pelos dados do INMET, o fevereiro mais chuvoso desde 1985. Pelo dados da FUNCEME, o fevereiro mais chuvoso desde... 2019. E olha que Fortaleza está longe de ser uma cidade enorme.

 

Menção honrosa para fevereiro de 2011, que como 2019, também ultrapassou os 400 milímetros em um dos postos da FUNCEME.

 

 

Edited by Pedro Victor P.
  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Em BH, dia de sol com aumento de nuvens à tarde e algumas pancadinhas bem isoladas, sem relevância. Houve formação de arco-íris no final da tarde (aliás, gostei bastante dessa novidade na climatempo, previsão de arco-íris). As temperaturas variaram entre 19,8 e 30,0C no centro da cidade (inmet).

 

A partir de amanhã, a nebulosidade e a chance de chuva aumentam, anunciando um carnaval de muitas nuvens, pouco sol, pouco calor e chuvas ocasionais.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

2 hours ago, Maicon said:

E mais chuva!!!!

 

1512675537_Screenshot_20200220-202543_SamsungInternet.thumb.jpg.bd6222d3f8bb4b28bd05cae6b11e066f.jpg

Hahaha que beleza Maicon, hoje foram umas 3 ou 4 pancadas boas aí em José Bonifácio. Que show de Cbs! Você sabe quanto choveu aí? Na automática do INMet em Bauru acumulou 44,7mm, em São José do Rio Preto (CEMADEN - Eldorado) foi 42,8mm . Aqui em Bacuriti caiu umas três gotas e em Lins deu 1mm até às 21UTC, mas deve subir esse valor pq passou uma cbzinha por lá. Tomara que amanha venha mais!! A previsão até segunda é de chuvas variando de 30-80mm (ECMWF).

 

Acumulados até segunda (inclusive) ECMWF
1894771996_ScreenShot2020-02-20at23_18_18.png.4ca87cf740ee3abf70deb4f702783667.png

  • Like 3
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

1 minuto atrás, Lucas Centurion disse:

Hahaha que beleza Maicon, hoje foram umas 3 ou 4 pancadas boas aí em José Bonifácio. Que show de Cbs! Você sabe quanto choveu aí? Na automática do INMet em Bauru acumulou 44,7mm, em São José do Rio Preto (CEMADEN - Eldorado) foi 42,8mm . Aqui em Bacuriti caiu umas três gotas e em Lins deu 1mm até às 21UTC, mas deve subir esse valor pq passou uma cbzinha por lá. Tomara que amanha venha mais!! A previsão até segunda é de chuvas variando de 30-80mm (ECMWF).

 

Acumulados até segunda (inclusive) ECMWF
1894771996_ScreenShot2020-02-20at23_18_18.png.4ca87cf740ee3abf70deb4f702783667.png

 

46.2mm.

 

Mas no INMET não teve a mesma sorte. Por lá deve ter dado no máximo 10mm.

  • Like 2
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Bom dia a todos. O dia amanheceu encoberto aqui na capital paulista, agora temos uma garoa moderada na zona Sul, 23° em Congonhas, resultado de áreas de instabilidade que estão no litoral e que não conseguem subir totalmente a Serra do Mar.

IMG_20200221_074411415_HDR.thumb.jpg.40e7416d64a51af6e36725f140a328e2.jpg

Não consegui uma foto boa do horizonte, me perdoem.

Edited by Elieder
  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

Bom dia! A chuva volumosa prevista pra São Paulo, ao menos por enquanto, não veio, só tivemos algumas gotinhas aqui e ali. A cidade tem tempo bastante mais agradável hoje, com temperaturas entre 20ºC e 23ºC por todas as estações do CGE e céu nublado.

 

Já em Buenos Aires os dias tem sido ensolarados. Anteontem a mínima foi de 17ºC e a máxima de 29,9ºC. Ontem a temperatura mínima foi de 14,9ºC e a máxima pela primeira vez no ano não chegou aos 25ºC, ficou em 24,5ºC. E hoje a mínima foi de 13ºC, menor do ano, emparada com 30 de janeiro. Amanhã deve esfriar ainda mais!

Edited by Fábio De Nittis
  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Para mim é muito satisfatório ver o frio voltando aos poucos. E pelas projeções do CFS (que tem sido assertivo), realmente o frio começa mais cedo este ano. A Metsul também comentou sobre isso. Enfim, graças a Deus bem diferente de 2019, que foi até hoje o ano em que o frio demorou mais tempo para chegar aqui. Minha primeira sub-15 do ano só veio a acontecer no dia 16 de Maio ! Um absurdo !

  • Like 9
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

53 minutos atrás, Renan disse:

Para mim é muito satisfatório ver o frio voltando aos poucos. E pelas projeções do CFS (que tem sido assertivo), realmente o frio começa mais cedo este ano. A Metsul também comentou sobre isso. Enfim, graças a Deus bem diferente de 2019, que foi até hoje o ano em que o frio demorou mais tempo para chegar aqui. Minha primeira sub-15 do ano só veio a acontecer no dia 16 de Maio ! Um absurdo !

 

esse frio muito cedo significa mais frentes frias no sudeste e consequentemente muita chuva no fim do verão!

 

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

dia muito agradável em POA. Ontem, a T subiu menos que os 32 C previstos, chegando a 30 C mas parecendo bem menos.

 

Agora, maravilhosos 23 C.  Diz que chegaremos a 27 C, mas talvez não alcance isso. Espero que não hehehe

Edited by Eclipse
Link to comment
Share on other sites

26 minutos atrás, Guto Cesar disse:

 

Ah sim, mas sabe que esse radar é meio descompassado, várias vezes não caiu um pingo enquanto estava laranja aqui em cima. Quando eu acordei na quarta às 8h30 não tinha nenhum sinal de chuva aqui.

Foi muita falta de sorte não ter chovido no teu bairro no dia mais precipitoso de FEV/20.

Aki passou dos 30 milímetros em duas chuvas fortes, uma às 7h e outra maior às 14h30.

Em São José foi menos. A estação Borda do Campo reportou 9 mm na chuva das 7h e quase nada na chuva da tarde.

IMG_20200221_122341.jpg.585794813683716d61cddcabeec10608.jpgIMG_20200221_122408.jpg.9e81bd03a64e10fa8709b1a1c2b45aa6.jpg

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Empresa "bombardeia" nuvens com água para barrar chuvas em São Paulo durante o carnaval.

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/carnaval/2020/noticia/2020/02/21/empresa-bombardeia-nuvens-com-agua-para-barrar-chuvas-em-sao-paulo-durante-o-carnaval.ghtml

 

"A ideia é fazer chover no lugar certo, como no reservatório Cantareira, por exemplo, e liberar os foliões para apreciar o carnaval de forma mais completa", disse o vice-presidente de Sustentabilidade e Suprimentos da Cervejaria Ambev, Rodrigo Figueiredo, em entrevista ao G1. A Skol, da Ambev, é patrocinadora oficial do carnaval de São Paulo."

 

Como assim? Desculpem se o assunto for sensacionalista e inadequado para esta área do fórum, mas não sei onde postar. Acho que com exceção do sistema Cantareira, todos os reservatórios estão com níveis razoáveis. Além disso, a porcentagem (até do próprio Cantareira) só aumentou a mais de uma semana pois tem chovido bastante por aqui, e o verão ainda não acabou. Será que eles estão se precavendo de uma possível seca extrema com a entrada do outono ou é só desculpa para evitar um "alagamentozinho" na hora da bagunça do Carnaval?

 

Edited by Elieder
  • Like 2
  • Confused 1
Link to comment
Share on other sites

Preocupado, previsão no RJTV pra sábado de 95mm pro Rio. Eles se baseiam em que instituto? 

 

EDIT: Vi no INMET agora, alerta vermelha para toda a costa do RJ para hoje E amanhã. http://alert-as.inmet.gov.br/cv/emergencia/cap/12668

Edited by fernandosant
  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Efeito da latitude está bem gritante hoje no oeste do sul, com sol às 13h:

 

image.thumb.png.b4017fb477787ba766380c98b5485e63.png

Máximas em altitudes parecidas:

34,1C Planalto/PR 346m

27,8C Mondaí/SC 210m

23,7C Santa Rosa/RS 273m

 

No leste tudo nublado, 24,7C com 80% em Blumenau, advecção fria se iniciando.

Edited by Felipe Backendorf
  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Elieder disse:

Empresa "bombardeia" nuvens com água para barrar chuvas em São Paulo durante o carnaval.

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/carnaval/2020/noticia/2020/02/21/empresa-bombardeia-nuvens-com-agua-para-barrar-chuvas-em-sao-paulo-durante-o-carnaval.ghtml

 

"A ideia é fazer chover no lugar certo, como no reservatório Cantareira, por exemplo, e liberar os foliões para apreciar o carnaval de forma mais completa", disse o vice-presidente de Sustentabilidade e Suprimentos da Cervejaria Ambev, Rodrigo Figueiredo, em entrevista ao G1. A Skol, da Ambev, é patrocinadora oficial do carnaval de São Paulo."

 

Como assim? Desculpem se o assunto for sensacionalista e inadequado para esta área do fórum, mas não sei onde postar. Acho que com exceção do sistema Cantareira, todos os reservatórios estão com níveis razoáveis. Além disso, a porcentagem (até do próprio Cantareira) só aumentou a mais de uma semana pois tem chovido bastante por aqui, e o verão ainda não acabou. Será que eles estão se precavendo de uma possível seca extrema com a entrada do outono ou é só desculpa para evitar um "alagamentozinho" na hora da bagunça do Carnaval?

 

Será que sou só eu que acho esse negócio irresponsável? Como pode um fabricante de cerveja achar que tem o direito de intervir no regime de chuvas de uma região habitada por mais de 20 milhões de pessoas? Sei que o método não tem essa eficácia toda e que provavelmente terá efeitos limitados mas num momento em que o solo já está por demais encharcado será correto interceptar a chuva antes que ela entre na mancha urbana fazendo chover muito mais num local do que no outro de modo anti-natural? Eles se responsabilizarão por eventuais prejuízos caso isso ocorra? A mim me parece o cúmulo da futilidade assumir um risco assim sem consultar os possíveis afetados apenas por causa de uma festa que de si mesma já é causa de tanta desgraça. Falar em recomposição dos reservatórios da SABESP é ridículo em pleno período de chuvas, ou melhor, cortina de fumaça para o único e verdadeiro objetivo que é garantir a venda de cerveja.

Edited by marcio valverde
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

5 horas atrás, Renan disse:

O frio já chegou aos pampas, que beleza !!! Temperaturas mínimas na última hora:

 

 

1152603868_Semttulo.thumb.jpg.98f3314d48bfeb1e0de298158466fe19.jpg:

 

 

 

Acho que algo de errado não está certo. Nenhuma estação tem essas temperaturas na última hora.

 

Toda a região está com temperaturas entre 18 e 21 graus. Isto aí deve ser mínima matinal. Estamos em Fevereiro ainda.

Edited by Moretão
  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

7 minutos atrás, marcio valverde disse:

Será que sou só eu que acho esse negócio irresponsável? Como pode um fabricante de cerveja achar que tem o direito de intervir no regime de chuvas de uma região habitada por mais de 20 milhões de pessoas? Sei que o método não tem essa eficácia toda e que provavelmente terá efeitos limitados mas num momento em que o solo já está por demais encharcado será correto interceptar a chuva antes que ela entre na mancha urbana fazendo chover muito mais num local do que no outro de modo anti-natural? Eles se responsabilizarão por eventuais prejuízos caso isso ocorra? A mim me parece o cúmulo da futilidade assumir um risco assim sem consultar os possíveis afetados apenas por causa de uma festa que de si mesma já é causa de tanta desgraça. Falar em recomposição dos reservatórios da SABESP é ridículo em pleno período de chuvas, ou melhor, cortina de fumaça para o único e verdadeiro objetivo que é garantir a venda de cerveja.

Relaxem , não temos nuvens carregadas sobre a RMSP agora e nem previsão que terá nos próximos dias.

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

3 horas atrás, Juzinho disse:

Chuvas extremas atingem pontos do litoral paulista , muitas estações registrando até agora 100 a 150 mm .

 

E casos extremos em São Sebastião , com 187 mm na praia de Toque Toque , 207 em Camburi e 227 mm em Juquei ...isso em apenas 6 h de chuvas .

Juzinho,

onde conseguiu esses dados do litoral paulista?

Estações do Cemaden com dados congelados desde 10 h 10 da manhã de quinta.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

8 minutos atrás, Juzinho disse:

Relaxem , não temos nuvens carregadas sobre a RMSP agora e nem previsão que terá nos próximos dias.

 

O problema é se a moda pegar.

 

O que o nosso colega Márcio escreveu eu só não escrevi pra postagem não ter tom de desabafo. Achei a matéria ridícula, o que será que ele estudou para dizer com tanta certeza que "é necessário fazer chover no lugar certo"?

Edited by Elieder
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

24 minutos atrás, Moretão disse:

 

Acho que algo de errado não está certo. Nenhuma estação tem essas temperaturas na última hora.

 

Toda a região está com temperaturas entre 18 e 21 graus. Isto aí deve ser mínima matinal. Estamos em Fevereiro ainda.

 

Exatamente, são as mínimas matinais. Aliás, devem ser superadas hoje à noite.

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.