Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tempo Severo - Brasil/América do Sul - 2020


Tomás WRuas
 Share

Recommended Posts

Achei essa umas das imagens mais incríveis do tornado em Descanso. A fundação da casa ficou e a casa em si foi parar no açude. Aquelas que o @Felipe F postou da área rural indicam que o tornado chegou a ter um diâmetro considerável.

 

1600967486_WhatsAppImage2020-06-12at00_04_58.jpeg.ad091a77f7a016b2cab183df05c85ca2.jpeg

WhatsApp-Image-2020-06-11-at-10_13_42.jpeg.d713ae5d1492ca91b9d8eff8eee04532.jpeg

320104730_WhatsAppImage2020-06-12at17_38_48.jpeg.f0c193b1e9d55a5e7618b74202ed93dc.jpeg

 

 

Relato do dono de um mercado em Belmonte:

 

"É uma coisa de nem acreditar. Veio uma nuvem cinza. Cheguei e fechei uma porta. No que fui fechar a porta do depósito, o vento arrancou ela das minhas mãos. Corri para um banheiro, me escorei na parede e ouvi um barulho. Olhei pra cima e vi o céu aberto. São 242 metros quadrados de construção, eu tinha 109 placas solares em cima do telhado, isso dá em torno de 7 mil quilos  que voou, sumiu", relata.

 

O telhado, e as placas solares, foram para em outra quadra.

 

Vídeo dos estragos causados pela primeira tempestade, no interior de Itapiranga/Tunápolis. Esse passou apenas na área rural e em lavouras/mata.

 

 

 

 

  • Like 6
  • Sad 8
Link to comment
Share on other sites

35 minutes ago, jean10lj said:

Achei essa umas das imagens mais incríveis do tornado em Descanso. A fundação da casa ficou e a casa em si foi parar no açude. Aquelas que o @Felipe F postou da área rural indicam que o tornado chegou a ter um diâmetro considerável.

 

1600967486_WhatsAppImage2020-06-12at00_04_58.jpeg.ad091a77f7a016b2cab183df05c85ca2.jpeg

WhatsApp-Image-2020-06-11-at-10_13_42.jpeg.d713ae5d1492ca91b9d8eff8eee04532.jpeg

320104730_WhatsAppImage2020-06-12at17_38_48.jpeg.f0c193b1e9d55a5e7618b74202ed93dc.jpeg

 

 

Relato do dono de um mercado em Belmonte:

 

"É uma coisa de nem acreditar. Veio uma nuvem cinza. Cheguei e fechei uma porta. No que fui fechar a porta do depósito, o vento arrancou ela das minhas mãos. Corri para um banheiro, me escorei na parede e ouvi um barulho. Olhei pra cima e vi o céu aberto. São 242 metros quadrados de construção, eu tinha 109 placas solares em cima do telhado, isso dá em torno de 7 mil quilos  que voou, sumiu", relata.

 

O telhado, e as placas solares, foram para em outra quadra.

 

Vídeo dos estragos causados pela primeira tempestade, no interior de Itapiranga/Tunápolis. Esse passou apenas na área rural e em lavouras/mata.

 

 

 

 

 

Boa tarde,
meu Deus eu não imagino o prejuízo que deve ser 109 placas solares voando pelos ares..... A vegetação toda retorcida, casas com a armação do telhado inteira arrancada, mas não houve tornado. Talvez eles estejam precisando de uma visitinha de um desses para confirmar com maior acurácia..

Edited by Lucas Centurion
  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

Em 11/06/2020 em 19:08, LeoP disse:

Alguém sabe me dizer se a ocorrência de tornado está relacionada ao relevo mais plano? Pode ser impressão, mas sempre vejo imagens do fenômeno em regiões planas do EUA e aqui no Brasil. Inclusive, há registros de tornados até mesmo na região de Brasília e, em Minas Gerais, eles ocorrem mais na região do Triângulo, justamente a região de relevo mais estável do estado.

A região da América do Sul entre o oeste do Mato Grosso até o Uruguai, passando por parte dos estados do Mato Grosso do Sul, interior de São Paulo, Triângulo Mineiro e metade oeste da região Sul possui um relevo mais plano; sendo um combustível pra super células quando uma frente fria encontra o ar quente tropical. Muitos tornados no Brasil ocorrem justamente nesta área, e poucos se aproximam das capitais desses estados em parte pelo relevo delas serem mais altos e ondulados, com exceção talvez de Campo Grande e Porto Alegre, onde a altitude é mais homogênea e mais baixa (Campo Grande é um pouco alta, entre 550/660 metros, porém não ha grandes ondulações no seu relevo).

  • Like 1
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Rodolfo Alves disse:

NESTE SÁBADO A DEFESA CIVIL DE SC CONFIRMOU A OCORRÊNCIA DE TORNADO ENTRE BELMONTE E DESCANSO, NO OESTE CATARINENSE. 

 

NO BOLETIM EM QUE CONFIRMOU O TORNADO, A DEFESA CIVIL DIVULGOU ALGUMAS IMAGENS "RESTRITAS" DO RADAR DE CHAPECÓ EVIDENCIANDO A FORMAÇÃO DO FENÔMENO.

 

001.png.8e170d951d3ca733abe4e3ca58e584c7.png002.png.f3c07f46e5db2c1a3419e810eda1cf1c.png003.png.b8303be4c9012390821d2a57a3aed452.png

Nós precisamos de mais radares espalhados na porção meridional do Brasil, imagina se um tornado desse porte toque o solo na cidade de São Paulo ou mesmo Curitiba e Florianópolis, os danos seriam muito mais severos.

Link to comment
Share on other sites

Guest Wallace Rezende
5 horas atrás, klinsmannrdesouza disse:

Nós precisamos de mais radares espalhados na porção meridional do Brasil, imagina se um tornado desse porte toque o solo na cidade de São Paulo ou mesmo Curitiba e Florianópolis, os danos seriam muito mais severos.

Curitiba já foi atingida por um tornado neste século, não lembro em qual ano mas lembro muito bem que foi em Curitiba, num bairro aparentemente periférico mas não muito longe da área central.  Foi divulgado o vídeo de uma câmera de vigilância bem no trecho da rua mais atingido pelo fenômeno, e mesmo um carro foi movido pelo vento (foi extremamente rápido, mas voaram pedaços de construções e a rede elétrica entrou em curto; era claramente um tornado, e diria não menos que F1).

 

Porto Alegre acho que já registrou alguma coisa também, mas não nos bairros centrais (e a RM teve um F3, se não me engano).  Em São Paulo capital não sei se existe algum registro confirmado, mas nos arredores da cidade (especialmente ao norte, no eixo Campinas/Indaiatuba) já aconteceram alguns, o último talvez em 06/2016, e o mais famoso em 05/2005.

 

Florianópolis e Rio de Janeiro (cidades) já registraram várias tombas d'água, mas tornados eu desconheço.

 

Na RM do RJ houve somente um registro (verificável) de tornado até hoje, na Baixada Fluminense em janeiro 2011 (no início foi dito que era apenas uma nuvem funil, mas depois foram confirmados danos em alguns pontos de Nova Iguaçu, compatíveis com um F0, talvez F1 bem isoladamente).  Mas no estado do RJ já ocorreram (suspeitos) tornados também em Macaé e Angra dos Reis (ambos muito breves e fracos).  É certo que ocorreram outros no passado, mas só no século XXI começaram a prestar mais atenção (e os registros amadores de vídeo se multiplicaram), antes tudo ia pro "balaio de gatos" do "vendaval", exceto casos mais intensos, que não ocorrem por aqui (falo do meu estado).

Edited by Wallace Rezende
Link to comment
Share on other sites

43 minutos atrás, Wallace Rezende disse:

Em São Paulo capital não sei se existe algum registro confirmado

Ocorreu ano passado um tornado na capital. Afetou principalmente a região do Campo de Marte, destruiu uns hangares e alguns aviões. Há uma filmagem feita a partir do aeroporto de Congonhas do funil. E em 2009 teve um tornado na região de Moema, na Zona Sul da Capital. A Rosana Jatobá disse que "faltou umidade (no meio da chuva) pra o funil tocar o chão", rola uns curto-circuitos na filmagem, Algum carro deve ter derrubado algum poste durante a chuva. rs

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Wallace Rezende disse:

Curitiba já foi atingida por um tornado neste século, não lembro em qual ano mas lembro muito bem que foi em Curitiba, num bairro aparentemente periférico mas não muito longe da área central.  Foi divulgado o vídeo de uma câmera de vigilância bem no trecho da rua mais atingido pelo fenômeno, e mesmo um carro foi movido pelo vento (foi extremamente rápido, mas voaram pedaços de construções e a rede elétrica entrou em curto; era claramente um tornado, e diria não menos que F1).

 

Porto Alegre acho que já registrou alguma coisa também, mas não nos bairros centrais (e a RM teve um F3, se não me engano).  Em São Paulo capital não sei se existe algum registro confirmado, mas nos arredores da cidade (especialmente ao norte, no eixo Campinas/Indaiatuba) já aconteceram alguns, o último talvez em 06/2016, e o mais famoso em 05/2005.

 

Florianópolis e Rio de Janeiro (cidades) já registraram várias tombas d'água, mas tornados eu desconheço.

 

Na RM do RJ houve somente um registro (verificável) de tornado até hoje, na Baixada Fluminense em janeiro 2011 (no início foi dito que era apenas uma nuvem funil, mas depois foram confirmados danos em alguns pontos de Nova Iguaçu, compatíveis com um F0, talvez F1 bem isoladamente).  Mas no estado do RJ já ocorreram (suspeitos) tornados também em Macaé e Angra dos Reis (ambos muito breves e fracos).  É certo que ocorreram outros no passado, mas só no século XXI começaram a prestar mais atenção (e os registros amadores de vídeo se multiplicaram), antes tudo ia pro "balaio de gatos" do "vendaval", exceto casos mais intensos, que não ocorrem por aqui (falo do meu estado).

Os registros de tornados no Brasil só começaram a serem levados a sério depois do que aconteceu em Itu-SP lá por 1991, durante a passagem de uma frente fria sobre o centro-sul brasileiro uma célula de tempestade produziu um funil de categoria F4, talvez tenha sido o mais intenso documentado no nosso país. Infelizmente os danos foram terríveis para a cidade porque não havia o conhecimento que temos hoje sobre tornados, a partir daí a meteorologia nacional começou a estudar melhor as catástrofes naturais.

A principal preocupação é se juntarem as condições propícias para um tornado sobre uma grande cidade, como os radares detalhados são mais escassos e as informações sobre mudanças bruscas no tempo demorarem mais para chegar até as pessoas leigas, o resultado pode ser trágico. Cmo exemplo um tornado que ocorreu no Pantanal do MS (Porto Murtinho), se formou rapidamente e virou um barco mediano que navegava na região, foi meio que ''do nada''.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

EM RELAÇÃO AO EVENTO DE JANEIRO DE 2019 NA CIDADE DE SÃO PAULO, A NUVEM FUNIL PARECEU SER BEM EVIDENTE NO CAMPO DE MARTE

 

001.png.e6020e16eb32850ab59e7bdb6b85fed8.png

 

002.png.b79b7ecb25a3abb6cd73e9d410af70a2.png

 

RAJADA DE VENTO CHEGOU A QUASE 100km/h NO CAMPO DE MARTE NAQUELE DIA.

 

003.png.dca06058e9cbaa183c7465152811696b.png

 

PELO RADAR UMA DISCRETA ROTAÇÃO NAS CÉLULAS FOI OBSERVADA EM CIMA DO CAMPO DE MARTE

 

004.png.815c52d5fe35583c9bf02751ebd67354.png

 

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

6 minutos atrás, Rodolfo Alves disse:

EM RELAÇÃO AO EVENTO DE JANEIRO DE 2019 NA CIDADE DE SÃO PAULO, A NUVEM FUNIL PARECEU SER BEM EVIDENTE NO CAMPO DE MARTE

 

001.png.e6020e16eb32850ab59e7bdb6b85fed8.png

 

002.png.b79b7ecb25a3abb6cd73e9d410af70a2.png

 

RAJADA DE VENTO CHEGOU A QUASE 100km/h NO CAMPO DE MARTE NAQUELE DIA.

 

003.png.dca06058e9cbaa183c7465152811696b.png

 

PELO RADAR UMA DISCRETA ROTAÇÃO NAS CÉLULAS FOI OBSERVADA EM CIMA DO CAMPO DE MARTE

 

004.png.815c52d5fe35583c9bf02751ebd67354.png

 

Nesse caso por pouco não encostou no solo, sorte dos paulistanos.

Link to comment
Share on other sites

Reportagem especial sobre tornados e vendavais no oeste de SC produzida pelas rádios do Grupo WH Comunicações https://wh3.com.br/olider/noticia/199804?fbclid=IwAR0pJjcfEHLb5EFou0ZvgxnFF_CmY4DabKNlMqrVDHK27Ny1EJxiaZiu-Po

Deixo salvo nesse tópico, conteúdo muito bom!

 

tonasdop 3xcgb.png

foto 2.png

Edited by cleiber ebertz
  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
Em 08/07/2020 em 13:36, Peregrine disse:

Madrugada muito fria no Sertão para nossos padrões (14 graus) Inclusive, moradores da localidade Açude do Pinheiros, município de Ibicuitinga (14km de onde estou) registraram geadas ao amanhecer do dia. Por lá estão todos apavorados achando que é "o fim do mundo".

é troll?

 

=

(post ex-pertencente ao tópico de Julho de 2020)

ESTOU USANDO ESSE POST PARA LINKAR O MONITORAMENTO DO DERECHO DO DIA 30/06 QUE TEM UM TÓPICO DEDICADO: 

 

Edited by Felipe Backendorf
  • Haha 13
Link to comment
Share on other sites

Em 11/06/2020 em 20:08, LeoP disse:

Alguém sabe me dizer se a ocorrência de tornado está relacionada ao relevo mais plano? Pode ser impressão, mas sempre vejo imagens do fenômeno em regiões planas do EUA e aqui no Brasil. Inclusive, há registros de tornados até mesmo na região de Brasília e, em Minas Gerais, eles ocorrem mais na região do Triângulo, justamente a região de relevo mais estável do estado.

 

Não consegui fazer um multiquote, então minha mensagem ficou entre duas mensagens. Não acredito muito que haja influência no relevo no sul. A região mais plana é do Uruguai até o norte do RS, notadamente fronteira oeste gaúcha:

 

relevo.JPG.9ff9d286cb015ac97b8005e920a632b3.JPG

 

Entretanto, não observamos tantos tornados assim nesta região. É importante dizer que é uma região de baixa densidade populacional e vários tornados podem passar despercebidos pela área rural deste municípios. Contudo, acredito que deveria sim haver mais tornados registrados se o relevo fosse importante.

 

belmonte.thumb.JPG.7bc67754e48b37c52ba318c26a8c31fd.JPG

 

Ampliação do mapa relevo de Belmonte e Descanso mostra uma região com razoável variação no relevo, longe de ser "beneficiadora" de tornados.

 

Ainda que para o padrão mineiro @LeoP isso talvez seja quase uma planície/planalto. (kkkkkk)

 

Em 13/06/2020 em 16:05, klinsmannrdesouza disse:

A região da América do Sul entre o oeste do Mato Grosso até o Uruguai, passando por parte dos estados do Mato Grosso do Sul, interior de São Paulo, Triângulo Mineiro e metade oeste da região Sul possui um relevo mais plano; sendo um combustível pra super células quando uma frente fria encontra o ar quente tropical. Muitos tornados no Brasil ocorrem justamente nesta área, e poucos se aproximam das capitais desses estados em parte pelo relevo delas serem mais altos e ondulados, com exceção talvez de Campo Grande e Porto Alegre, onde a altitude é mais homogênea e mais baixa (Campo Grande é um pouco alta, entre 550/660 metros, porém não ha grandes ondulações no seu relevo).

Edited by Moretão
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Terceira vez só hoje que tenho granizo em casa. Granizo generalizado no oeste catarinense hoje. Parece que nos meses de agosto/setembro a facilidade pra ser ter granizo é imensa. Talvez associado muitas vezes a um ar mais frio em altitude, somado ao costumeiro potencial para tempo severo.

 

1887117443_WhatsAppImage2020-08-14at15_52_49.thumb.jpeg.eeccd8698d8a4a32eec98aafb6813d22.jpeg

  • Like 14
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

TARDE COM CONDIÇÃO EXPLICITA DE TEMPO SEVERO EM SANTA CATARINA.

 

POSTAGEM NO TWITTER DO METEOROLOGISTA VITOR GOEDE MOSTRA ESTRAGOS EM ÁGUA DOCE.

 

É POSSÍVEL NOTAR UMA ROTAÇÃO CLARA NO RADAR NO CAMPO DE VENTOS, SUGERINDO QUE PODE TER HAVIDO UM TORNADO

 

 

AGORA POUCO OUTRA CÉLULA COM ROTAÇÃO ERA OBSERVADA ENTRE SC/PR, VISTA ATRAVÉS DO RADAR DE CHAPECÓ

 

002.png.a7418a19ab15f3a74f2214737a9bdb96.png003.png.718c274707985f722c3b1d8d977be347.png

 

ONTEM O NOAA, EM SUA ANÁLISE PARA A AMÉRICA DO SUL, INDICAVA POTENCIAL MODERADO DE TEMPO SEVERO PARA HOJE, JÁ PREVENDO POTENCIAL DE CONDIÇÕES SEVERAS ENTRE SC E PR

 

004.png.03ffb2cf0715759c94836774d19ff45c.png

  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

19 minutos atrás, Carlos Campos disse:

@Felipe Backendorf, @Moretão, @Augusto Göelzer, como estão as condições aí no vale?

Diferentemente do vale, não tive absolutamente nenhuma rajada de vento, apenas muita chuva forte com raios. Até o momento venho acumulando 13mm.

 

Essa noite/madrugada vai ser longa na região sul, água e severidades vem pela frente.

  • Like 11
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

39 minutos atrás, Tavares disse:

Assinatura supercelular nessas duas células no RS. Essa central afetando nesse momento os municípios de Caiçara e Frederico Westphalen.

 

514873525_Semttulo.thumb.png.48930f847f87f1d38fda6c290bfad60f.png

 

Passou relativamente longe da minha Davis e deixou uma rajada de 35,4km/h. Ali no X (Radar de velocidade radial):

image.png.b86e287c8a5fe5d3caae936aa46698ed.png

 

35,4 km/h | 20:27

  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.