Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
André Luiz DS

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Janeiro/2020

Recommended Posts

Boa tarde a todos. Dia quente por aqui. A mínima foram elevados 20,1 C. A mais alta observada desde 12/1/20. No momento, céu parcialmente nublado e 31,2 C. UR 56%.

O saldo do mês até agora, no quesito temperatura, é normalidade. A média da temperatura de jan 20 está em 21,4 C, até agora.

2084451003_CapturadeTela2020-01-30as13_08_01.png.950433852ed54ec4aee23b2579dc871b.png

• Like 11

Hoje a mínima também foi muito alta aqui na região de Lafaiete. INMET Ouro Branco teve mínima de 20.9°, muito perto da maior mínima já registrada que foi 21.1° em 2016. Possivelmente pelo fato de não ter chovido ontem a noite, ter muita umidade e nebulosidade também.

Agora, 13:15, trovoadas já rondam a região, temperatura de 29 graus

• Like 6

Boa tarde caro @coutinho caros Bazianos, grandes companheiros de todos os dias!! 

Sou de Imbituba, Praia do Rosa, litoral sul de SC e por aqui além de paisagens deslumbrantes visitadas e mostradas pelo colega @Carlos Campos

Contamos com noites tropicais à perder de vista. Paralelo 28° muitas vezes mais quentes de paralelos inferiores...

IMG_20190313_162326.jpg

• Like 16
  • Thanks 2

34 minutos atrás, coutinho disse:

AQUI FOI DE MADRUGADA QUENTE, 16,8°C. 20,5 AGORA.

Ninguém sente calor com 16º. Pode ser um urso polar.

• Like 5
  • Haha 6

Os últimos 6 dias que garantiram um mês de Janeiro com desvio positivo aqui em Curitiba/PR, mês que vinha relativamente bem até essa sequencia ruim.

30/01: 28.9°
29/01: 30.4°
28/01: 28.9°
27/01: 31.1°
26/01: 31.6°
25/01: 28.1°

• Like 6
  • Sad 2

Finalmente voltou a chover em Rio Claro. Em alguns momentos, o rain rate da estação chegou a registrar quase 200 mm/h. O acumulado não foi tão expressivo, apenas 12,8 mm, mas já é alguma coisa. Ainda há muitas áreas de chuva forte pelo estado, quem sabe ainda não tenhamos mais chuva.

• Like 5

Just now, Patrick Ribeiro said:

Finalmente voltou a chover em Rio Claro. Em alguns momentos, o rain rate da estação chegou a registrar quase 200 mm/h. O acumulado não foi tão expressivo, apenas 12,8 mm, mas já é alguma coisa. Ainda há muitas áreas de chuva forte pelo estado, quem sabe ainda não tenhamos mais chuva.

Que beleza! Já aqui continua só nas ameaças, eu não sei se é em razão da "Brisa Lacustre" já mencionada aqui, gerada pelo represamento do Tietê, mas parece que reina um bloqueio atmosférico ad eternum... Simplesmente passa chuva para tudo quanto é canto e aqui nada.
643058252_ScreenShot2020-01-30at14_37_51.png.fca9358b4ce6e736dcf49347d2d4aa81.png 

• Like 2
  • Sad 3

Em BH, dia muito abafado, com mínima de 20,1 (centro) e quentes 31°C agora às 14h30. A umidade alta deixa a sensação de calor bem grande.

Mesmo sem sistemas meteorológicos de maior escala, essa combinação (calor e umidade) já provoca trovoadas e traz possibilidade de temporais de verão nas próximas horas:

1981389742_Screenshot_2020-01-30-14-37-462.png.1ae171d43840c90eed507b3f92361463.png

• Like 9

Boa tarde amigos bazianos.

Rio de Janeiro com muito calor, principalmente nas áreas mais afastadas do litoral.

Pelas 7 estações do Alerta Rio temos uma média de 35 graus pela medição de 14:15. Nas estações particulares temos registros bem expressivos, como por exemplo 39.8 na estação PASSAREDO, na entrada do Parque Estadual da Pedra Branca, local geralmente fresco. Na orla a temperatura está entre 29 e 30 graus, bem mais suave.

Aqui na Candelária tenho 35 graus, com uma camada de nuvens que alivia um pouco o sol mas não o tapa.

Climatempo fala sobre possibilidade de temporais para tarde/noite de hoje aqui no Rio. Primeira vez que vejo eles prevendo precipitação mais forte pra cá dentro de muito tempo. Tomara que chova mesmo. Estamos precisando. Até as árvores e plantas já estão "reclamando". Muitas com folhas secas e amareladas, grama queimada, tudo por conta da falta de chuva. Mas não acredito em chuva muito generalizada, talvez forte mas mais localizadas.

• Like 7

Chegamos a 35°C com 61% de umidade no Centro de Brusque.

Resultado de imagem para gif heat simpsons"

Edited by Moretão
  • Like 2
  • Haha 9
  • Sad 3

Sesc Inmet bateu nos 32.8 graus com ST de 36 graus ...nada comum aqui no Planalto .

Choveu em alguns locais isolados principalmente da ZL , aqui na ZS nenhum sinal dela .

• Like 2
  • Sad 2

Prevejo transtornos pra capital paulista.

Screenshot_20200130-155327-01.jpeg

• Like 3
  • Sad 2

30 graus na região da Paulista, mas o abafamento está terrível, hein! Sensação bem acima disso. 

• Like 1

Agora, Tavares disse:

Prevejo transtornos pra capital paulista.

Screenshot_20200130-155327-01.jpeg

Mais 100 mm para o nosso pinico da chuva ... Mirantão das águas hehe 

• Like 1

topos bem vigorosos se desenvolvendo em direção a BH. preocupacao.

299451821_CapturadeTela2020-01-30s16_25_08.thumb.png.ec36434abcca6eea13431041a6dda8dd.png

• Like 2
  • Sad 3

15 horas atrás, Wagner97 disse:

Falando nisso, parece que anda circulando uma fake news de que em fevereiro vai fazer "um calor sem precedentes", inclusive até o inmet postou um comunicado desmentindo. Todo ano é a mesma coisa! 

A galera compartilha na louca essas coisas. Antigamente falavam: "Cuidado com a internet, tá cheio de mentira. Não acredite em nada!"
Hoje as pessoas simplesmente compartilham, não verificam se é verdade ou não; Minha mãe me mostrou isso de um grupo de pessoas da idade dela, da faculdade.Para variar, tava lá "encaminhada no msg no grupo do whats." E o pessoal do grupo: "Nossa, que horror, Deus me livre".
    Então, EU falei pra minha mãe direto, que o texto tem algumas ideias boas para eventos de calor extremo, mas que a informação meteorológica é totalmente fake news. Falei que no próprio texto falam de "equinócio" (?? oi? Estamos no meio do SOLSTÍCIO!) (nem geografia básica esse povo sabe, pfff).
Enfim, avisei a minha mãe que era fake news. Não sei se ela avisou aos demais depois.

• Like 5
  • Thanks 2

Agora, Garisto disse:

Olha a água que vem vindo pra SP 

AACE3953-6604-43F9-9CB7-6343A39A03EC.jpeg

Eu estava agora há pouco no Planalto Paulista ...e vi uma nuvem dessa em minha direção ...

Agora estou em frente ao Aeroporto de Congonhas com muita chuva agora .

• Like 3

E o misterioso hiato das chuvas de verão (entre a região de Sorocaba-Ibiuna e a porção Oeste-Sudoeste da Grande São Paulo, ataca novamente):

JPVke2f5S0sWjhkGnXZpqfqGi11QN7iRyMyYj3SonWUnWNspdShs92789LRjauBEZquVoQ5amy6dl3G54HhC1CBY2EISCHl-TURG9RFK0IdiNQvRfUhIsE7HimXH2MdeATG8OK3Q

• Haha 5
  • Confused 1
  • Sad 2

Chovendo no centro do Rio, com 30 graus (sensação de mais) e sol. Isso mesmo. Chuva e sol. Nuvens muito esparsas causando a chuva e o sol conseguindo penetrar entre elas e nos iluminar. Finalmente chovendo mas bem pouco. Talvez novos núcleos consigam se formar até o final do dia.

• Like 7

Modelo COSMO 7km (INMET) prevendo muita chuva para os próximos 7 dias no centro e sul de minas (incluindo BH), região serrana do Rio e litoral de SP. Áreas do norte de MS e GO também podem ter bastante chuva. Os acumulados em várias regiões ficam entre 100-200mm, podendo atingir 300mm no litoral de SP (principalmente litoral norte). Cidades fortemente atingidas em minas pelas ultimas chuvas e regiões serranas costeiras devem ficar atentas para episódios mais extremos (de novo).
Aqui tbm temos uma espécie de hiato ou doce ilusão, já que não choveu em Bacuriti. Para cafelândia a previsão é de 30-40mm nesse período de 7 dias.. tsc tsc tsc 

891466737_ScreenShot2020-01-30at18_15_42.thumb.png.5e2ee0d993975baa361b4490c7873551.png
Mais uma vez centro-oeste paulista sendo esquecido pelas chuvas de verão. 

• Like 3

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.