Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
André Luiz DS

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Janeiro/2020

Recommended Posts

A mínima registrada em Marsilac hoje (9,4°C), foi menor do que as mínimas absolutas em anos como 2014 e 2015 no Mirante de Santana. 🤭

Estamos falando do MESMO MUNICIPIO!! Não é bizarro?

• Like 4
  • Haha 3

Agora, Wagner97 disse:

A mínima registrada em Marsilac hoje (9,4°C), foi menor do que as mínimas absolutas em anos como 2014 e 2015 no Mirante de Santana. 🤭

IAG registrou a mínima do ano hoje também , com 13.1 graus .

Sesc com 16.1 e Mirante com 16.4 , perderam para ontem .

Agora o Sol tá torrando , com 30 graus já no Sesc Inmet .

• Like 3

31 minutos atrás, Wagner97 disse:

Incrível! Eu queria ver a reação das pessoas que moram lá com esse frio atípico... se bem que elas nem devem sentí-lo, já que às 6h da manhã já está bastante sol e a temperatura já sobe pra uns 18°C. Bem ao estilo Santiago do Chile no verão.

A MESMA QUE AS DAQUI, 1,7 AO AMANHECER E 26/28 DE TARDE. RECLAMAM E LOGO ESQUECEM.

• Like 2

O que aconteceu com as pancadas de chuva que ocorriam durante o verão? Elas praticamente não ocorrem mais na minha região. Saudade da época que tínhamos as maravilhosas pancadas de chuva nos fins de tarde. As pancadas não precisavam de frentes frias ou sistemas de baixa pressão para ocorrerem, ao contrário de hoje em dia. Triste.  A temperatura no momento é de 32.3˚C, com umidade do ar em 51%. Tempo muito seco em toda a região noroeste.

Edited by André Luiz DS
  • Like 3
  • Confused 2
  • Sad 1

Essa madrugada foi bem complicada pra dormir.

Hoje tivemos mínima de 18.8°

E agora já temos 28.1° 

Os próximos dias deverao continuar quentes.

• Like 2
  • Haha 1
  • Sad 1

53 minutos atrás, Wagner97 disse:

Incrível! Eu queria ver a reação das pessoas que moram lá com esse frio atípico... se bem que elas nem devem sentí-lo, já que às 6h da manhã já está bastante sol e a temperatura já sobe pra uns 18°C. Bem ao estilo Santiago do Chile no verão.

Estas mínimas de verão tem sensação térmica totalemente diferente do inverno.

Não vou falar em 9°C... Mas aqui por exemplo, fez 15/16 graus e é uma temperatura que pouca gente percebe. A maioria sequer trocou qualquer peça do vestuário com o objetivo de se aquecer. Se fosse no inverno a maioria já estaria pelo menos de calça e talvez até com alguma roupa maior.

Mesma situação que no final da primavera, mesmo com mínimas baixas, a sensação é bem diferente daquela do inverno.

• Like 6

9 minutos atrás, André Luiz DS disse:

O que aconteceu com as pancadas de chuva que ocorriam durante o verão? Elas praticamente não ocorrem mais na minha região. Saudade da época que tínhamos as maravilhosas pancadas de chuva nos fins de tarde. Triste.  A temperatura no momento é de 32.3˚C, com umidade do ar em 51%. Tempo muito seco em toda a região noroeste.

Para ser sincero aqui mal está chovendo também. Quando lembro de verões passados lembro de intensas chuvas que até alagavam a casa.

• Like 4

5 minutos atrás, Matheus Vinicius disse:

Para ser sincero aqui mal está chovendo também. Quando lembro de verões passados lembro de intensas chuvas que até alagavam a casa.

Na minha região, as pancadas não precisavam de frentes frias ou sistemas de baixa pressão para acorrerem, ao contrário de hoje em dia. Saudade dos velhos tempos.

• Like 2
  • Sad 2

Recomeça o risco de chuva em BH, neste momento uma instabilidade se aproxima.

228647893_CapturadeTela2020-01-27s12_12_26.thumb.png.0ae46a6473c66ba7956a52bc80c45f56.png

• Like 3

Tarde começando kente mas nem tanto qto ontem, pelos dados q acompanhei.

Temos 28°C e bastante vento (NW), além de nuvens com pekeno desenvolvimento vertical. Essa nebulosidade já provoca pancadas bem isoladas. Mas bem isoladas, mesmo.

1580138314995.thumb.jpg.038c60da32b16cb665a3cbe334ec22b2.jpg

Frontalmente falando, quase não chove no Sul e este sistema q avança pelo mar, pouca coisa fez até o momento.

IMG_20200127_122155.thumb.jpg.1871751754f9137f6ffbe0b3fda047cf.jpg

• Like 4

1 hora atrás, Wagner97 disse:

Sim, o Mirante de Santana é bizarro.

• Like 1

13 horas atrás, Lucas Venturini disse:

Hoje eu recebi alguns parentes em casa e fiquei prestando atenção como tem gente maluca depois de um dia com máxima de 32 graus esses meus parentes foram tomar banho com chuveiro na água quente como que alguém com um calorão desse pode querer tomar banho com água quente cê tá louco...

Para mim o chuveiro fica desligado da corrente elétrica durante todo verão e boa parte do outono e primavera, com algumas raras excessão

Como já disseram tem variáveis que influenciam na temperatura da água. Quando morei no interior de SP, morava em uma casa e a caixa da água era exposta, a maioria dos dias na primavera e verão o chuveiro tinha que ficar no frio pq a temperatura da água já ficava agradável, eu tinha um termômetro de piscina e ficava medindo,  a água ficava em torno dos 30°. Mas se chovesse muitos dias seguidos (Zcas por exemplo) ficava desconfortável, quando a água caia para menos de 26° eu já ligava e eletricidade.

Aqui na cidade de SP já é outra pegada, moro em prédio, a água é armazenada no subsolo e depois direcionada para um reservatório no alto, mas é coberto. É bem mais fria, Só coloco o chuveiro no frio quando faz dias seguidos de sol com temperatura passando dos 34° Este ano ainda não tomei banho frio, em compensação ano passado por exemplo, foram vários dias.

• Like 4

URGENTE:

mais chuva deve começar em breve em BH. daki de casa já consigo ver o céu carregado.

1792420408_CapturadeTela2020-01-27s13_44_32.thumb.png.8b1bcf46e242150afda344e3b745d2e0.png

IMG_0613.thumb.JPG.1f55d9ec3703a9c3aea82680ed5dca43.JPG

Edited by Nowcasting
  • Like 7

SÃO MATEUS TEVE HOJE SUA MENOR MÍNIMA PARA JANEIRO DESDE A ABERTURA DA ESTAÇÃO. 

11,2ºC É O NOVO RECORDE (2013-2020) PARA JANEIRO NO BAIRRO DO EXTREMO LESTE DA CAPITAL PAULISTA.

001.png.fedbd0d87104715e8c688e86670eba66.png

NO IAG, ZONA SUL DA CAPITAL, OS 13,1ºC REGISTRADOS NESTA MANHÃ É A MENOR TEMPERATURA PARA JAN DESDE 2012.

002.thumb.png.7947881bf797ca2cbc44af5a3ed5f090.png

• Like 18

Muito calor em Curitiba com 31° neste momento. Fui para meu treino que fica a 10 minutos daqui de casa e cheguei na academia ensopado de suor.

IMG_20200127_110029.jpg

• Like 4
  • Sad 1

Assim o solo não seca: 

1839688034_Screenshot_2020-01-27-14-07-142.png.ca46c778cffd82475a9cc778b35c8324.png

Chove moderado com raios em Belo Horizonte agora. Pelo menos são chuvas de verão, não devem acumular tanto.

22°C às 14h

• Like 6

por aqui a chuva flopou. começou a dar uns pingos grossos, mas parou.

Edited by Nowcasting
  • Like 1

14 hours ago, Lucas Venturini said:

Hoje eu recebi alguns parentes em casa e fiquei prestando atenção como tem gente maluca depois de um dia com máxima de 32 graus esses meus parentes foram tomar banho com chuveiro na água quente como que alguém com um calorão desse pode querer tomar banho com água quente cê tá louco...

Para mim o chuveiro fica desligado da corrente elétrica durante todo verão e boa parte do outono e primavera, com algumas raras excessão

Aqui em casa a caixa d'água recebe o sol tanto da manha como o da tarde. Resultado, mesmo desligado a água sai quente. Já contestei algumas pessoas aqui por ligarem a chave do chuveiro no verão em situações de bastante calor. Até meia-noite em dias quentes é "tomável" no desligado. Vai entender.. Sem contar que água pelando faz mal pra pele. 

• Like 2
  • Haha 1

Boa tarde BAZianos,

De volta ao monitoramento, o dia está bem quente em Bacuriti, muito ensolarado com 33,2ºC, já as 06:00 a TºC era de 19,5ºC, sendo a mínima de hoje bem maior que a de sábado.

Sobre as chuvas, aqui no centro-oeste paulista continua muito escassa. Desde o dia 13 de janeiro até hoje (27) tivemos 16,4mm apenas. em 15 dias foram apenas 3 dias de chuva, com baixos acumulados (16/01:5,1mm; 22/01:1,9mm e 23/01:9,4mm). Para o padrão de janeiro as chuvas estão bem irregulares no interior de SP, principalmente depois do dia 12. A sorte é que as chuvas foram quase que diárias no primeiro decêndio, e até o momento o acumulado do mês é de 236.6mm (dentro da média).
A partir de quarta-feira a convecção deverá ser mais livre no interior de SP, com gradativo aumento dos acumulados ao longo da semana.

• Sad 1

3 horas atrás, Carlos Campos disse:

Sim, o Mirante de Santana é bizarro.

Mas eu diria que ele representa grande parte de SP, não é baixada, altamente urbanizado etc. É a realidade. 

• Like 5

Dia segue quente em Fortaleza, mas tem bastante coisa no mar.

70A724DC-38F7-4C97-B84D-8EC3070E7C60.thumb.jpeg.b56e8d78522f0eecee3581aac0252a76.jpeg

Uns 80 milímetros, uns raios e 23ºC na madrugada estaria de boas pra mim. :P

• Like 2
  • Haha 2

Na madrugada ainda ocorreram algumas chuvas no sertão da PB.

image.png.dcf2969c0b64736e389b2a7563699c7d.png

Região de ocorrência das chuvas. ↑

image.png.7e9fe960f359843d94df9267d4bc60fe.png

Imagem de satélite das 2h de hoje. ↑

image.png.3c1c671547a8a2d4ec987fce37e24823.png

Os volumes da chuva. ↑

Os dados e a 1ª imagem são da AESA. A imagem de satélite é da DSA do CPTEC/INPE.

Não sei porquê mas a APAC e a FUNCEME estão com problemas nos seus portais desde cedo. Quando voltarem ao normal posto os dados da chuva de ontem no PE e no CE.

• Like 2

51 minutos atrás, Pedro Victor P. disse:

Dia segue quente em Fortaleza, mas tem bastante coisa no mar.

70A724DC-38F7-4C97-B84D-8EC3070E7C60.thumb.jpeg.b56e8d78522f0eecee3581aac0252a76.jpeg

Uns 80 milímetros, uns raios e 23ºC na madrugada estaria de boas pra mim. :P

Por que você gosta de raios ? 

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.