Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
André Luiz DS

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Janeiro/2020

Recommended Posts

Chuva com granizo na região sul de São José do Rio Preto-SP.

Screenshot_20200112-133034.jpg.164cdd22198909a4de2a4c592b2ba76d.jpg

• Like 2
  • Sad 1

Esse domingo já o 4° dia do mês (O terceiro consecutivo) que a mínima não cai abaixo de 20 graus

Não me lembro de uma sequência assim de mínimas altas anteriormente, vou consultar meus registros desde 2008, mas acho que é algo inédito😰

INMET Ouro Branco com mínima de 20,7°, meu termômetro na janela do apartamento com mínima de 21,5°

Mas hoje acho que volta a chover e a previsão nos próximos dias já indica um retorno das mínimas entre 18°/19°

Agora, 12:30, céu limpo mas com aumento de nuvens, temperatura já chegando aos 31 graus e umidade em 50%, tá bem abafado😨

Imagens do radar de agora já mostram coisas interessantes...como tá aí em JF @Renan e @sjmolive?

1491721502_Semttulo.thumb.png.fd003801560c85de43555b7024d3e08c.png

• Like 8

Agora, Enio Rezende disse:

Esse domingo já o 4° dia do mês (O terceiro consecutivo) que a mínima não cai abaixo de 20 graus

Não me lembro de uma sequência assim de mínimas altas anteriormente, vou consultar meus registros desde 2008, mas acho que é algo inédito😰

INMET Ouro Branco com mínima de 20,7°, meu termômetro na janela do apartamento com mínima de 21,5°

Mas hoje acho que volta a chover e a previsão nos próximos dias já indica um retorno das mínimas entre 18°/19°

Agora, 12:30, céu limpo mas com aumento de nuvens, temperatura já chegando aos 31 graus e umidade em 50%, tá bem abafado😨

Imagens do radar de agora já mostram coisas interessantes...como tá aí em JF @Renan e @sjmolive?

1491721502_Semttulo.thumb.png.fd003801560c85de43555b7024d3e08c.png

Tivemos bonitas formações por aqui, raios próximos ao centro da cidade e muitos trovões altos, mas a chuva foi bem modesta por enquanto. Acumulados baixos, exceto no setor leste e sudeste da cidade, onde choveu com mais força. 

• Like 3

O Mirante já teve a sua máxima do dia: 26,7°C. A mínima antes da chuva foi 23,7°C mas será invertida devido a chuva. A estação do CGE de Santana já está tendo a sua mínima do dia(22,5°C), se a chuva continuar o dia todo não descarto a volta das mínimas sub-20. Vamos aguardar a próxima leitura do Mirante para saber qual foi a mínima na última hora.

A primeira má notícia de 2020 é que a maior mínima do ano no Mirante já será maior que a de 2019(23,5°C, contra 22,8°C de 2019) não tivemos mínimas de 23 graus ou mais no ano passado

Edited by Darley
  • Sad 3

3 horas atrás, Gvieira disse:

O Alerta é um desserviço completo no quesito temperatura, estações meteorológicas ruins instaladas em locais piores ainda. A dona Globo que adora notícias de recorde de calor no Rio de Janeiro, ignorando lugares que tiveram dados importantíssimos de sensação térmica ultimamente, no estado de Santa Catarina por exemplo...

Permita-me discordar do amigo. Claro que não é o ideal mas é melhor que nada. E sim, as estações poderiam ser melhores instaladas. Acho importante ter estação, mesmo que mal colocada pra servir de base pra alguma coisa. Deveríamos ter muitas outras, o Alerta Rio tem pouquíssimas estações.

Eu já mandei mensagem pro Centro de Operações falando desses alarmes deles. Principalmente quanto a chuva. Muitas vezes alardeiam desnecessariamente. Ficam mandando mensagens de chuva e não chove nem perto do que informam. Além do mais deixam de informar a população de fato quando há chuva forte. Uso o alerta rio desde tenho internet e nubca vi eles serem eficientes nos avisos das maiores chuvas dessa cidade. Demoram a informar a complexidade da situação. Só colocam a cidade em alerta quando já deveria estar em alerta máximo. Ao mesmo tempo que fazem alarde quando não era pra fazer, demoram a tomar decisões quando a situação já não funciona. E agora a prefeitura mudou os estágios de mobilização da cidade. São 5. Acho muito complexo 5 estágios. Não precisa. 3 estágios era o ideal, na minha visão.

• Like 2
  • Sad 3

Boa tarde!

De volta ao monitoramento. Nesse momento faz muito calor 33,2ºC úmido, céu com cumulus e congestus! A temperatura mínima foi de surpreendentes 22,5ºC

Chove muito forte na região de São José do Rio Preto e José Bonifácio. Em Mirassolândia passou o centro de umas dessas células, provavelmente choveu muito forte por lá. 

Infelizmente aquela sequência de chuvas diárias foi quebrada, sendo a ultima ocorrida na quinta-feira. Espero que as pancadas de chuvas voltem. Climatempo apostando em 21mm aqui em Cafelândia. 

WhatsApp Image 2020-01-12 at 14.29.19.jpeg

WhatsApp Image 2020-01-12 at 14.28.13.jpeg

Screen Shot 2020-01-12 at 13.32.26.png

Screen Shot 2020-01-12 at 13.24.41.png

• Like 7

Agora, Lucas Centurion disse:

Boa tarde!

De volta ao monitoramento. Nesse momento faz muito calor 33,2ºC úmido, céu com cumulus e congestus! A temperatura mínima foi de surpreendentes 22,5ºC

Chove muito forte na região de São José do Rio Preto e José Bonifácio. Em Mirassolândia passou o centro de umas dessas células, provavelmente choveu muito forte por lá. 

Infelizmente aquela sequência de chuvas diárias foi quebrada, sendo a ultima ocorrida na quinta-feira. Espero que as pancadas de chuvas voltem. Climatempo apostando em 21mm aqui em Cafelândia. 

WhatsApp Image 2020-01-12 at 14.29.19.jpeg

WhatsApp Image 2020-01-12 at 14.28.13.jpeg

Screen Shot 2020-01-12 at 13.32.26.png

Screen Shot 2020-01-12 at 13.24.41.png

Espero que chova sexta e sábado só prometeu..

• Sad 3

8 horas atrás, Gvieira disse:

Irajá é zero confiável, fica em cima de uma laje e bem colada em elementos construtivos, São cristóvão já está melhor localizada, embora ainda não no ideal, numa calçada, próximo de muitos viadutos que atrapalham ventilação e irradiação, mas ainda assim é mais confiável que Irajá. A pior delas é a de Guaratiba, completamente maluca, e as estações num geral registram umidade relativa mais alta do que o real, ou seja, temperatura mais alta e umidade mais alta = picos malucos de sensação térmica, prato cheio pra dona Globo...

Perfeito, eu acompanho as 7 estações meteorológicas automáticas do Alerta Rio e todas sofrem, em maior ou menor grau (e variando de acordo com as condições atmosféricas) com algum superaquecimento sob o sol ou mormaço, mas em média as piores são mesmo Guaratiba e Irajá.

Irajá registra os maiores desvios em dias de sol com vento fraco ou vento sul/sudeste (no último caso, um padrão muito comum por aqui em qualquer época do ano, a tradicional brisa do mar), chegando a ficar 4/5ºc acima da temperatura real.  Nos últimos dias de dezembro, quando houve uma sequência de dias de sol forte mas com vento fresco na cidade (máximas de 26/27ºc no Santos Dumont, 29/30ºc no Galeão e 31/32ºc no Afonsos), Irajá registrou direto máximas na casa dos 35ºc, algo totalmente impossível naquelas condições já que a estação fica justamente entre entre o Galeão e o Afonsos na trajetória da brisa (a partir da beira da baía), então poderia no máximo igualar o Afonsos nestas condições.  Na última sexta-feira, quando fez 32ºc no Galeão e 34ºc no Afonsos com vento sul/sudeste, Irajá registrou absurdos 38ºc, o que é uma impossibilidade física, pois Irajá está mais perto da água que o Campo dos Afonsos, numa posição intermediária entre os dois aeros. Só os profundamente alienados meteorologistas do Alerta Rio não vêem isso. Com vento sudoeste/oeste ou norte (caso de agora) Irajá se aproxima bem mais dos aeros, indicando que a estação talvez pegue mais o vento que sopra destas direções, diminuindo o superaquecimento no abrigo.

Guaratiba é outra porcaria, com o abrigo no meio da vegetação de mangue sem qualquer critério, e a estação do INMET Marambaia (que fica ao lado) expõe a farsa.  Nas demais estações do Alerta Rio o superaquecimento costuma ficar entre 1 e 2ºc no máximo, mas pontualmente pode passar um pouco disso.  A melhorzinha é a do Alto da Boa Vista, mas também aquece às vezes.  Outro problema é o sensor de umidade, quase sempre mal calibrado, o que ajuda a inflar artificialmente o índice de calor, e fazer a festa da "Grobo".

É uma pena que o INMET (que sempre foi a fonte principal das notícias sobre o tempo/clima) cada vez mais perca espaço para este sensacionalismo barato nojento, pois mesmo que o INMET esteja longe de ser perfeito (a estação no Forte de Copacabana superaquece em alguns dias, a manutenção de várias estações é deficiente..), ainda está anos luz à frente destas porcarias do Alerta Rio.

Sobre a questão dos alertas de chuva, concordo com o que o outro colega disse, é um festival de avisos desnecessários, mas infelizmente esta é a cultura que predomina no Brasil, de alertas para "tirar o deles da reta", genéricos e muito mal feitos, e nesta área o próprio INMET faz um péssimo trabalho, com alertas que englobam áreas enormes sem qualquer critério ou necessidade.  É evidente que estão apenas tentando se proteger para se ocorrer alguma fatalidade ou transtorno maior em 0,001% da área sob alerta eles poderem dizer "mas nós avisamos".

Edited by Wallace Rezende
  • Like 6
  • Thanks 1

Just now, Subzero_2017 said:

Espero que chova sexta e sábado só prometeu..

Hoje estou muito confiante, dá pra notar que os cumulus estão bem "sadios" e com elevação vertical acentuada. Não sei a pressão atmosférica no momento, mas o CAPE (convective available potential energy) hoje deve estar muito favorável a pancadas de chuva (que inclusive pelo norte do estado estão bem fortes consistentes).

• Like 2

Dia virando noite no centro de São Paulo.

20200112_145420.thumb.jpg.68a7ddd6457ef1841838a39ffcaa4fb0.jpg

No extremo norte da cidade a chuva já é muito expressiva.

Vila Maria com 42mm;

Penha com 50mm.

Fonte:CGE.

• Like 7
  • Thanks 2

Boa tarde! Resumo do tempo nos últimos dias aqui:

Quinta-feira: céu nublado de manha e à tarde o tempo abriu. Fez muito calor, com mínima de 23°C e máxima de 31,4°C.

Sexta: também mais nebulosidade de manha e mais sol à tarde. Mínima de 22°C e máxima de 32,5°C

Ontem: sol e céu praticamente sem nuvens, com mínima de 19°C e máxima de 31,8°C. No fim da noite noite o tempo nublou e houve chuviscos na madrugada de hoje.

Hoje estamos tendo muitas nuvens e calor, mas nao tanto. Faz 28,9°C, com URA de 45%, vento do rio (leste) a 14 km/h e pressao de 1.013,7 hpa. A máxima prevista para hoje é de 30°C. O sol nasceu às 5h53 e o sol se poe às 20h09, já comecou a se por mais cedo também.

• Like 4

A previsao do SMN pra semana indica alguns dias de calor, mas absolutamente dentro do normal para o mes e ainda coloca uma bela queda de temperatura na quinta-feira, com mínima de 15°C:

image.png.e86934a9f99b8133d5978e051e02967a.png

• Like 4

Graças a Deus chove em Friburgo, temperatura caiu para agradáveis 21°C.

• Like 4

33 graus em Conselheiro Lafaiete, a maior temperatura desse início de 2020. Umidade em 50%, alta sensação de calor. Céu parcialmente nublado, já vejo chuva no horizonte

IMG_20200112_151815549.thumb.jpg.11580968568124dedfcf14451dee6dd8.jpg

Screenshot_20200112-152107.thumb.png.7d76fed5979cf2371d08e3d4067b62a9.png

Edited by Enio Rezende
  • Like 4

Já são 31 municípios afetados pela 'seca' no Rio Grande do Sul, que já afeta a produção de uvas pra produção de vinhos.

• Like 1
  • Sad 1

Boa tarde à todos...

A entrada do vento sudeste no começo da tarde impossibilitou a formação de nuvens com potencial para chuvas e trovoadas.

Temos nuvens baixas, sol e temperatura de 26°C.

No centro-norte, oeste e nos Campos Gerais ocorrem chuvas fortes em áreas isoladas, porém amplas e muitas descargas atmosféricas.IMG_20200112_151725.thumb.jpg.3878497ea5270383765ad86a234bd175.jpgIMG_20200112_151706.thumb.jpg.d19970e33a1ed0506a70aa931bfaf9b4.jpgIMG_20200112_151756.thumb.jpg.92938b809af949024799e11d5dfc7460.jpg

• Like 6

Desses 11 primeiro dias de janeiro aqui em Curitiba, a temperatura ficou acima da média em 8 dias e em apenas em 3 ficou igual ou abaixo da media para o mês.

Foram acumulados 124mm.

• Like 3

Agora, Lucas Venturini disse:

Desses 11 primeiro dias de janeiro aqui em Curitiba, a temperatura ficou acima da média em 8 dias e em apenas em 3 ficou igual ou abaixo da media para o mês.

Foram acumulados 124mm.

Mas uma coisa é fato, está muito melhor do que 2019.

Não chega a ser realmente sofrimento, só calor chato mesmo.

1 minuto atrás, Matheus Vinicius disse:

Mas uma coisa é fato, está muito melhor do que 2019.

Não chega a ser realmente sofrimento, só calor chato mesmo.

Você ainda não entendeu o que foi janeiro de 2019...

Foi o mês mais quente da história de Curitiba em mais de cem anos de monitoramento do clima da capital, qualquer comparação com aquele mês é tosca, tem que ser comparar esse atual mês de janeiro com a média climatologia da cidade que por sinal está muito acima.

• Like 1
  • Confused 1
  • Sad 1

Nesse momento chove forte no distrito Bacuriti, refrescou muito e agora a TºC despencou de 33,6ºC para 27,8ºC e vai cair mais ainda. 

As fotos abaixo mostra eu saindo do distrito até trombar com a maravilhosa chuva no meio da estrada :)

WhatsApp Image 2020-01-12 at 16.39.00 (1).jpeg

WhatsApp Image 2020-01-12 at 16.39.00.jpeg

WhatsApp Image 2020-01-12 at 16.39.01 (1).jpeg

WhatsApp Image 2020-01-12 at 16.39.01.jpeg

WhatsApp Image 2020-01-12 at 16.39.02 (2).jpeg

WhatsApp Image 2020-01-12 at 16.39.02 (1).jpeg

WhatsApp Image 2020-01-12 at 16.39.02.jpeg

WhatsApp Image 2020-01-12 at 16.39.03 (2).jpeg

WhatsApp Image 2020-01-12 at 16.39.03 (1).jpeg

WhatsApp Image 2020-01-12 at 16.39.03.jpeg

Screen Shot 2020-01-12 at 15.59.59.png

Edited by Lucas Centurion
  • Like 8

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.