Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
André Luiz DS

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Janeiro/2020

Recommended Posts

Apesar de meio abafado agora a noite (faz 24 graus às 23h), BH teve um dia até confortável. O centro da cidade não passou dos 27,8ºC de máxima hoje, valor bom para uma tarde com sol e sem chuva no verão. Pela manhã, céu nublado e períodos de garoa.

Amanhã estarei em Palmas e será interessante acompanhar a diferença no padrão climático.

• Like 1

Às 21h deu uma pancadinha de chuva, e agora o tempo começa à ameaçar algo mais intenso, tá fazendo 23,3°, mas a sensação térmica do lado de fora está bem amena, um vento fresco típico de chuva forte noturna de frente fria

_20200107_003628.JPG

• Like 2

O que está acontecendo na Austrália e surreal. 500 milhões de animais mortos, o país está pegando fogo de Norte a sul de leste a oeste, fumaça causada pelas chamas chegaram a América do Sul

• Sad 10

Surreal mesmo! Uma catástrofe... As imensas queimadas criaram um sistema positivo, que se retroalimenta gerando mais fogo e calor. Sem contar as majestosas formações de PyroCbs! Alguns com topos que ultrapassaram 16km de altitude. E agora a fumaça já chega no sul da América do Sul. 

Screen Shot 2020-01-07 at 2.39.31.png

Screen Shot 2020-01-07 at 2.40.40.png

Screen Shot 2020-01-07 at 2.45.20.png

• Like 5
  • Thanks 1

Eu sabia que a noite ia ser quente, mas não tanto, 21,6°C em Curitiba agora, 20°C no aero e aqui na minha casa. E o céu limpo e zero vento, mas a temperatura não cai, incrível.

• Like 4

Posted (edited)

Muita água caindo no momento, é estranho que no Simepar até agora choveu pouca coisa, algumas cidades vizinhas estão chegando aos 30mm

Edit. Agora a chuva forte chegou lá

_20200107_050934.JPG

Edited by Felipe S Monteiro
  • Like 5

Bom dia à todos...

Manhã começando kente em Curitiba.

Nas áreas centrais da capital, as mínimas ficaram acima dos 20°C:

1578389849251.thumb.jpeg.d0dd2447399940d7af86d35d758f41af.jpeg

18°C às 6h30 por aki..

1578391481578.thumb.jpg.4b85bbe74a222dfe5da5ad7ce58e6fc2.jpg

• Like 2
  • Thanks 1

Bom dia! Resumo do tempo nos últimos dias em Buenos Aires, dividido em tres posts pra nao cansar:

Quarta: o primeiro dia do ano foi de muitas nuvens, com chuva fraca e rápida à tarde. Mínima de 19,2°C e máxima de 26,2°C.

Quinta: chuvinha fraca de manha, depois céu parcialmente nublado. A tarde foi de sol, finalizando o dia com céu limpo. O vento sorpou do rio e garantiu outro dia agradável, com mínima de 18,6°C e máxima de 26°C.

Sexta: dia ensolarado, com mínima de 20°C e máxima de 27,7°C.

Sábado: sol, poucas nuvens e vento norte, com temperatura entre 21,6°C e 28,8°C.

• Like 3

Em 04/01/2020 em 23:47, Wagner97 disse:

Não era, te juro. Dava pra ver a chuva caindo do céu...

Eu já presenciei isto algumas vezes, aqui em sp inclusive, não é algo tão fácil de se perceber, mas acredito que não pq é raro e sim pq a área de chuva é mto pequena e na imensidão do céu acertar aonde vc esta se torna algo difícil de se ver, já percebi que ocorre depois de algum dia muito chuvoso. Eu tenho uma teoria de que nuvens pequenas podem se precipitar se houver condições favoráveis. Acredito que na natureza o excesso de umidade pode fazer isto. Mas, existe uma técnica (bem polêmica por sinal )que é provocar isto artificialmente, que seria a a semeadura de nuvens, que consiste em aglutinar o vapor de água de uma nuvem e fazê-la precipitar. Isso pode ser feito com cloreto de sódio, iodeto de prata ou água mesmo.

• Like 2

15 minutos atrás, jrmartinisp disse:

Eu já presenciei isto algumas vezes, aqui em sp inclusive, não é algo tão fácil de se perceber, mas acredito que não pq é raro e sim pq a área de chuva é mto pequena e na imensidão do céu acertar aonde vc esta se torna algo difícil de se ver, já percebi que ocorre depois de algum dia muito chuvoso. Eu tenho uma teoria de que nuvens pequenas podem se precipitar se houver condições favoráveis. Acredito que na natureza o excesso de umidade pode fazer isto. Mas, existe uma técnica (bem polêmica por sinal )que é provocar isto artificialmente, que seria a a semeadura de nuvens, que consiste em aglutinar o vapor de água de uma nuvem e fazê-la precipitar. Isso pode ser feito com cloreto de sódio, iodeto de prata ou água mesmo.

Me parecem virga, há um arco-íris em uma área de precipitação

Algo que eu já notei nas minhas observações é que se há alguma trovoada nos arredores, causam uma vibração nas partículas de água nessas pequenas nuvens, elas se aglutinam e precipitam. Notei também que por várias vezes nuvens carregadas não precipitam antes no primeiro trovão, serião, dava o primeiro trovão e rompia tudo de uma vez.

• Like 4

Em 04/01/2020 em 17:58, Wagner97 disse:

A chuva que cai de lugar nenhum 😂alguém explica?? 🤔

Agora eu me lembrei de uma vez q eu vi algo que pode explicar isso, eu até postei aqui no Baz, era uma nuvem de chuva pequena, mas cada vez ela foi ficando mais pequena, e em um certo momento ela virou só chuva, mas dava para ver que era uma chuva realmente rala, talvez essa do seu vídeo virou só essa nuvenzinha que estava ali

Primeira chuva expressiva do ano, até agora 60,4mm

Só faz 20,9°, cerca de 8° mais fresco que no mesmo horário de ontem

• Like 1

Bom dia.

O modelo europeu insiste na chance de altos volumes hoje (a partir da noite).

Screenshot_20200107-102648.png.e8ae739eec6a4e1fcec35035d21ccb24.png

Precipitação acumulada até 9h de amanhã. ECMWF.

O GFS é mais contido e mostra valores entre 5 mm 20 mm.

Screenshot_20200107-102714.png.20b737cf6b07cbf90e87b7cda68f31d5.png

Precipitação acumulada até às 9h de amanhã. GFS.

Vamos ver o resultado disso.

• Like 5

A madrugada de hoje foi de chuva intensa na minha área do sertão Nordestino.

ne_VPR202001070520.thumb.jpg.aa467ff5ba86686d4d511aee504413e6.jpgScreenshot_38.png.712aee438c9e7c6d00eb80f3a195ec7c.png

Em Paulistana - PI, cidade mais próxima com estação, o acumulado foi de 67 mm na convencional do INMET.

A chuva foi forte também na desértica Petrolina que teve 43,8 mm de chuva, maior acumulado diário desde fevereiro de 2017.

Locais pouco mais distante daqui também tiveram acumulados altos, destaque para Exu - PE com 92 mm e Caracol - PI com 54,4 mm. 

Aqui em Queimada Nova o acumulado foi de 10 mm, mas em áreas do interior do município a chuva foi bem mais forte. O acumulado mensal está em 74 mm, contra uma média na faixa dos 122 mm. Este está sendo o melhor início de estação chuvosa desde a estação chuvosa 2014-2015.

• Like 8

6 minutos atrás, Tstorm disse:

Exu - PE com 92 mm

Exu já está com 220 mm neste mês. Em apenas uma semana.

A média de Janeiro é de 94,4 mm.

• Like 4

Posted (edited)

A chuva que avança pelo Paraná logo deve chegar por aqui, temos tempo nublado e a chuva deve vir em breve, faz 24°C.

Edited by Jean Carlo
  • Like 3

27 minutos atrás, Felipe S Monteiro disse:

Agora eu me lembrei de uma vez q eu vi algo que pode explicar isso, eu até postei aqui no Baz, era uma nuvem de chuva pequena, mas cada vez ela foi ficando mais pequena, e em um certo momento ela virou só chuva, mas dava para ver que era uma chuva realmente rala, talvez essa do seu vídeo virou só essa nuvenzinha que estava ali

Essa nuvem é até comum aqui geralmente vem depois de uma pancada  ou em dias bem umidos e dependendo do vento o ceu pode estar azul em cima da pessoa.

• Like 1

29 minutos atrás, Tstorm disse:

A madrugada de hoje foi de chuva intensa na minha área do sertão Nordestino.

Em Paulistana - PI, cidade mais próxima com estação, o acumulado foi de 67 mm na convencional do INMET.

A chuva foi forte também na desértica Petrolina que teve 43,8 mm de chuva, maior acumulado diário desde fevereiro de 2017.

Locais pouco mais distante daqui também tiveram acumulados altos, destaque para Exu - PE com 92 mm e Caracol - PI com 54,4 mm. 

Aqui em Queimada Nova o acumulado foi de 10 mm, mas em áreas do interior do município a chuva foi bem mais forte. O acumulado mensal está em 74 mm, contra uma média na faixa dos 122 mm. Este está sendo o melhor início de estação chuvosa desde a estação chuvosa 2014-2015.

O que é essa área de tempo limpo sobre a faixa leste do NE? ASAS? 

10 minutos atrás, Daniel Vieira disse:

Essa nuvem é até comum aqui geralmente vem depois de uma pancada  ou em dias bem umidos e dependendo do vento o ceu pode estar azul em cima da pessoa.

No meu caso era um dia bem quente, seco, e sem nenhuma outra chuva, a umidade estava em uns 20%

Já no domingo tivemos um dia de céu parcialmente nublado, tempo quente e um pouco pesado. A mínima foi de 21,6°C e a máxima foi de 30,3°C. A pressao atmosférica baixou até apenas 997 hpa. No fim da noite, as condicoes comecaram a mudar. A passagem de uma frente fria provocou pancadas de chuva rápidas em alguns pontos, mas o destaque foi o vento e a queda de temperatura.

No Observatório Central, onde fazem as medicoes oficiais para a cidade de Buenos Aires, a temperatura caiu seis graus em duas horas:

23h: 25,7°C

0h: 22,7°C

1h: 19,7°C

No Aeroparque a temperatura desabou os mesmos seis graus num período de só 30 minutos:

23h: 25°C, vento a 9 km/h
23h48: 25°C, vento a 20 km/h, rajadas de 39 km/h

0h: 22°C, vento a 20 km/h, rajadas de 39 km/h

0h18: 19°C, vento a 30 km/h, rajadas de 57 km/h

Às 2h37 foi registrada uma rajada de 59 km/h.

Em Ezeiza a mudanca também foi significativa: queda de oito graus em menos de uma hora e meia e rajadas de vento acima dos 60 km/h

23h: 25°C, vento a 7 km/h

23h29: 23°C, vento a 43 km/h, rajadas de 61 km/h
23h46: 20°C, vento a 33 km/h, rajadas de 56 km/h
0h: 20°C, vento a 31 km/h, rajadas de 56 km/h
0h20: 17°C, vento a 35 km/h, rajadas de 63 km/h

• Like 1

1 hora atrás, Tavares disse:

Me parecem virga, há um arco-íris em uma área de precipitação

Algo que eu já notei nas minhas observações é que se há alguma trovoada nos arredores, causam uma vibração nas partículas de água nessas pequenas nuvens, elas se aglutinam e precipitam. Notei também que por várias vezes nuvens carregadas não precipitam antes no primeiro trovão, serião, dava o primeiro trovão e rompia tudo de uma vez.

Também já notei o mesmo diversas vezes, nuvens carregadas só precipitarem após um trovão. Além disso, também já notei que varias rajadas de vento ocorrem depois de um forte relâmpago. É como vc disse, parece que essas descargas elétricas causam grande vibração no ambiente ocasionando outros fenômenos ou os intensificando.

• Like 1

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.