Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Janeiro/2020


Recommended Posts

Agora, Felipe S Monteiro disse:

A diferença é que eu moro na zona rural, sempre tem vento e a maioria do solo é vegetação, não absorve muito calor, já aí é uma cidade, muito concreto e menos vento

Sim. Aqui dentro de casa praticamente nem entra vento.

E mesmo nas áreas que entram, por incrível que pareça são as mais quentes.

  • Like 1
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

3 horas atrás, Wallace Rezende disse:

É evidente que não podemos esperar rigor científico de termômetros de rua, mas é um fato também que em vários locais “frios” (especialmente onde há turismo ligado ao frio) alguns termômetros são deliberadamente adulterados para marcar temperaturas abaixo da realidade, e um bom exemplo é o que fica na entrada de Teresópolis, minha cidade natal (3/4ºc abaixo da realidade).  Mas já vi em Gramado um exemplar desses também, e relatos/fotos de outros locais.

 

No Rio, a situação até melhorou nos últimos anos, pois vários termômetros de rua (mas não todos, foi algo meio aleatório) foram alinhados com estações de aeroportos, deixando de ser “malukinhos”.  As estações Alerta Rio são as novas "malukinhas", pois o trono não pode ficar vazio...

 

Mudando de assunto, agora começou um ventinho por aqui que alivia bastante a sensação do lado de fora, resultado das instabilidades.

Em Porto Alegre colocaram um desses termômetros de rua high-tech.

seu funcionamento, além de informar hora e temperatura, está equipado com câmeras de segurança, medidores de radiação solar, painel de mensagens ao cidadão e wi-fi gratuito

https://www.correiodopovo.com.br/notícias/geral/marchezan-assina-contrato-para-instalação-de-168-relógios-de-rua-em-porto-alegre-1.392179

Edited by Lucas Venturini
  • Confused 2
Link to comment
Share on other sites

E o temporal "pulou" o Rio mais uma vez. Mais um de alguns outros.

Por conhecimento de causa estou com as barbas de molho. Dia de calor excepcional, dia após dia. Quando a chuva cair será daquelas pesadas.

 

Aqui em Vila Isabel tempo nublado, vento soprando como se anunciasse chuva e abafados 32,6º, às 21:25.

 

Alto verão.

IMG_20200111_211946.jpg

  • Like 1
  • Sad 9
Link to comment
Share on other sites

Guest Wallace Rezende
5 horas atrás, Rafael disse:

Boa noite, hj fez calor até para os padrões friburguenses. Mínima alta de 19,7°C e máxima em torno dos 32°C na área urbana. O ventilador não para.

Hoje as estações do INMET em Nova Friburgo e Teresópolis registraram as maiores mínimas desde janeiro de 2016 (caso não haja alteração, levo em conta a hora local nas minhas anotações).

 

Em Nova Friburgo/INMET (área rural) fez 19,9ºc, igualando a mínima dos dias 10 e 14 de janeiro de 2016 como a mais alta desde a abertura da estação (09/2010).

 

Em Teresópolis/INMET a mínima da madrugada de hoje não baixou dos 21,7ºc, a maior desde 10/01/2016, quando fez 22,8ºc (recorde absoluto da estação, desde 2006).  A segunda maior mínima foi registrada no dia 09/01/2016, com 21,8ºc.  EDIT: a mínima deste sábado caiu para 21,6ºc entre 23:00 e 00:00, foi a terceira maior já registrada pela estação.

 

Na capital, a mínima de Jacarepaguá/INMET hoje (24,3ºc) superou por quase nada a maior já registrada em 16 de março de 2018 (24,2ºc), mas é uma estação muito recente, de agosto de 2017, então o valor histórico é pequeno.  Já os 26,1ºc de mínima na Vila Militar hoje já foram superados várias vezes, pela última vez em 03/02/2019 (26,7ºc).

 

Janeiro de 2016 não foi um mês quente, mas antes da chegada da frente fria que trouxe vários dias amenos para cá (e muita chuva para o norte de MG e BA, o que seria muito importante agora mas infelizmente não está no radar) foram registradas noites muito abafadas.

Edited by Wallace Rezende
Link to comment
Share on other sites

Bom dia 8:30 da manhã e quase todas as estações do alerta Rio registram temperatura acima dos 30°C. Em Irajá mínima de 27°C !!!

Aqui em Friburgo mínima de 21°C no meu termômetro, no inmet 19,2°C. Agora faz 28°C já na area urbana!

Edited by Rafael
  • Like 2
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

16 horas atrás, Wallace Rezende disse:

Como sempre nesta época, voltou o show de notícias sensacionalistas, agora alimentado pelos "estagiários" do centro de operações da prefeitura do Rio de Janeiro, que anunciaram com grande alarde no Twitter "calor de 50ºC em Guaratiba hoje" e "sensação de 54,8ºc"  Enfim, é disso que povo gosta mesmo, deixa pra lá.  E o "caso Antonina" prova que as maiores sandices podem sair da boca dos próprios meteorologistas, que com algumas exceções têm vivência zero na área de observação meteorológica, e senso crítico nulo com relação aos dados.

 

Agora porque será que a estação do INMET/Marambaia e a do Alerta Rio/Guaratiba (que ficam uma ao lado da outra) registram valores tão díspares com frequência (37,9 x 40,2ºc hoje)? A resposta é fácil: o Alerta Rio tem estações de qualidade inferior e posicionadas de forma totalmente amadora, eles deveriam se limitar ao monitoramento das chuvas no município do Rio, pois é o que fazem de mais importante.

 

Essa mania de chamar índice de calor de "sensação térmica" infelizmente pegou por aqui, pois alimenta o sensacionalismo, mas é um grande equívoco também.  Nos Estados Unidos, onde este índice (altamente questionável) foi "inventado", o "heat index" (índice de calor) e o "real feel" (equivalente o que seria a sensação térmica) sempre aparecem separados nas tabelas.

 

Voltando ao Guarujá, a chuva foi pouca (2 mm), mas a ameaça (e os prováveis trovões) serviram para espantar os banhistas da praia, olhem como ficou a praia 55 minutos depois:

 

robot3 (1).jpg

 

O Alerta é um desserviço completo no quesito temperatura, estações meteorológicas ruins instaladas em locais piores ainda. A dona Globo que adora notícias de recorde de calor no Rio de Janeiro, ignorando lugares que tiveram dados importantíssimos de sensação térmica ultimamente, no estado de Santa Catarina por exemplo...

  • Like 5
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

3 minutos atrás, Gvieira disse:

 

O Alerta é um desserviço completo no quesito temperatura, estações meteorológicas ruins instaladas em locais piores ainda.

É verdade! A gente sabe que são lugares quentes mas as temperaturas de Irajá e São Cristóvão sempre estão bem mais altas que as outras e os aeroportos, as vezes mais de 2 ou 3 graus de diferença. Acho que a de Irajá fica dentro do Ceasa e a de São Cristóvão na feira, confere? Dá pra confiar nos dados delas? Eu sei que são bairros quentes mas será tudo isso que elas registram?

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Agora, Enio Rezende disse:

É verdade! A gente sabe que são lugares quentes mas as temperaturas de Irajá e São Cristóvão sempre estão bem mais altas que as outras e os aeroportos, as vezes mais de 2 ou 3 graus de diferença. Acho que a de Irajá fica dentro do Ceasa e a de São Cristóvão na feira, confere? Dá pra confiar nos dados delas? Eu sei que são bairros quentes mas será tudo isso que elas registram?

 

Irajá é zero confiável, fica em cima de uma laje e bem colada em elementos construtivos, São cristóvão já está melhor localizada, embora ainda não no ideal, numa calçada, próximo de muitos viadutos que atrapalham ventilação e irradiação, mas ainda assim é mais confiável que Irajá. A pior delas é a de Guaratiba, completamente maluca, e as estações num geral registram umidade relativa mais alta do que o real, ou seja, temperatura mais alta e umidade mais alta = picos malucos de sensação térmica, prato cheio pra dona Globo...

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

De volta a MG, de Palmas, encontro BH bem mais quente do que quando eu saí. Ainda assim, a sensação de calor é menor que no norte do BR. As máximas até que estão parecidas, mas as mínimas e a URA (mais baixas aqui) fazem toda a diferença. Hoje o inmet de BH teve mínimas bem altas de 21/22 graus.

 

O tocantins, nessa época, é muito úmido. O ar fica quente e pesado e a noite é sempre abafada, com mínimas em 23/24ºC. É bem tropical mesmo, todos os dias são quase iguais, apesar de uns dias terem mais chuva que outros, uns mais nebulosos que outros e a temperatura máxima responder a essa sutileza do horário da maior nebulosidade. Quando se olha a previsão do tempo, os institutos pouco fazem essa distinção e colocam as mesmas condições para todos os dias. Deve ser bem difícil de prever mesmo.

 

Diferente de Palmas, por aqui a umidade consegue cair no verão, melhorando a sensação térmica.

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Em 11/01/2020 em 11:58, Matheus Vinicius disse:

A naturalidade de vocês para com temperaturas altas me impressiona.

Fico impressionado lendo posts de muitos falando por exemplo que está mais de 35 c e numa naturalidade total.

Me impressiona tanto isso quanto uma amiga Russa minha que disse "It's -24, it's warm".

Ou outra que disse "Only -4'...

 

Algumas pessoas são mais adaptadas a outras com diversas faixas de temperatura, pare de ser chato garoto. O dia todo isso, traz conteúdo de qualidade aqui para o BAZ, contribua positivamente de alguma forma.

  • Like 11
  • Thanks 4
  • Haha 2
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

17 horas atrás, Pedro Victor P. disse:

Apesar do acumulado aparentemente alto de Fortaleza neste mês de janeiro (até agora, 123,5 mm), as chuvas deste mês estão bastante concentradas tanto em espaço quanto em tempo: chove forte em alguns bairros e por poucos minutos. 41% do acumulado de janeiro no posto do INMET foi despejado apenas no intervalo de 11h às 12h do dia 8. No meu bairro (menos de 10 km distante do posto do INMET, pasmem), por exemplo, a chuva do dia 8 nesse horário não foi tão intensa. É como se as áreas de instabilidade não conseguissem se fixar aqui por pelo menos algumas horas a fio, como é de costume da ZCIT (ou pelo menos com era de costume dela). O padrão dos eventos de chuva da estação chuvosa por aqui costuma ser o seguinte: começa durante o fim da noite, se prolonga por toda a madrugada e para entre o fim da manhã e o início da tarde. Pelo menos até onde minha “memória meteorológica” me permite levar. 

 

Ao que parece, até agora, não houve atuação da ZCIT na gente ainda. As chuvas que ocorreram foram resultantes de divergência em 250 hPa, VCAN/CAN, convergência aqui embaixo e calor + umidade. O ponto mais ao sul que a ZCIT atingiu nesses 12 dias foi a Ilha de Marajó, segundo as cartas sinóticas de superfície do CPTEC.

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Começam as primeiras pancadas de chuva em São Paulo, e o alerta já ascende.

 

20200112_123053.thumb.jpg.f87a09600bf5e8e412acecd0f295dd23.jpg

 

Há projeções de acumulados significativos nas próximos horas por todo o estado.

 

No interior núcleos começam a surgir também. Neste momento chove com trovoadas em Mirassol.

 

Em José Bonifácio-SP minha estação registrou minima de absurdos 25.1°C na cidade, uma das mais altas observadas em 14 anos de registro.

 

Agora por lá faz 33.4°C e UR em 66%, o que dá uma sensação térmica de 43°C.

 

 

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

13 minutos atrás, CloudCb disse:

 

Ao que parece, até agora, não houve atuação da ZCIT na gente ainda. As chuvas que ocorreram foram resultantes de divergência em 250 hPa, VCAN/CAN, convergência aqui embaixo e calor + umidade. O ponto mais ao sul que a ZCIT atingiu nesses 12 dias foi a Ilha de Marajó, segundo as cartas sinóticas de superfície do CPTEC.


Ah sim, então está explicado. Realmente a instabilidade/chuva que passou por aqui semana passada não tinha cara de ZCIT. 

Link to comment
Share on other sites

A "equatorialização" do Sudeste nos últimos dias trouxe uma sequência inédita de mínimas altas aqui para Itajubá desde que a estação da Unifei foi instalada em abril de 2010:

07/01: 17,2/31,8
08/01: 21,2/30,9
09/01: 20,1/30,6
10/01: 21,8/32,1
11/01: 21,3/31,8
12/01: 21,0

 

Mínimas acima de 21,0°C por aqui são bem incomuns, e acontecem pouquíssimas vezes no ano, e há anos em que elas nem ocorrem.

 

Sobre a Alta da Bolívia deslocada, ainda teremos a presença dela por mais alguns dias. Neste momento, ela está centrada entre o norte do Paraná, oeste de São Paulo e sul do Mato Grosso do Sul. De acordo com o modelo ECMWF, ela fará um pequeno deslocamento para oeste, se alongando para o Paraguai e norte da Argentina até o dia 16, mas ainda com a parte central atuando sobre São Paulo, parte do Rio e Minas. Uma mudança mais importante deve ocorrer lá pelos dias 18 e 19, quando um cavado em médios e altos níveis se amplifica sobre o litoral do Sul e Sudeste, trazendo algum alívio no calorão. Outra coisa que gostaria de destacar é o avanço de uma frente fria pelo litoral nos dias 16 e 17 que pode causar grandes acumulados na região serrana do Rio. Vamos acompanhando.

  • Like 7
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Esse domingo já o 4° dia do mês (O terceiro consecutivo) que a mínima não cai abaixo de 20 graus

Não me lembro de uma sequência assim de mínimas altas anteriormente, vou consultar meus registros desde 2008, mas acho que é algo inédito😰

INMET Ouro Branco com mínima de 20,7°, meu termômetro na janela do apartamento com mínima de 21,5°

Mas hoje acho que volta a chover e a previsão nos próximos dias já indica um retorno das mínimas entre 18°/19°

Agora, 12:30, céu limpo mas com aumento de nuvens, temperatura já chegando aos 31 graus e umidade em 50%, tá bem abafado😨

Imagens do radar de agora já mostram coisas interessantes...como tá aí em JF @Renan e @sjmolive?

1491721502_Semttulo.thumb.png.fd003801560c85de43555b7024d3e08c.png

 

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Agora, Enio Rezende disse:

Esse domingo já o 4° dia do mês (O terceiro consecutivo) que a mínima não cai abaixo de 20 graus

Não me lembro de uma sequência assim de mínimas altas anteriormente, vou consultar meus registros desde 2008, mas acho que é algo inédito😰

INMET Ouro Branco com mínima de 20,7°, meu termômetro na janela do apartamento com mínima de 21,5°

Mas hoje acho que volta a chover e a previsão nos próximos dias já indica um retorno das mínimas entre 18°/19°

Agora, 12:30, céu limpo mas com aumento de nuvens, temperatura já chegando aos 31 graus e umidade em 50%, tá bem abafado😨

Imagens do radar de agora já mostram coisas interessantes...como tá aí em JF @Renan e @sjmolive?

1491721502_Semttulo.thumb.png.fd003801560c85de43555b7024d3e08c.png

 

 

Tivemos bonitas formações por aqui, raios próximos ao centro da cidade e muitos trovões altos, mas a chuva foi bem modesta por enquanto. Acumulados baixos, exceto no setor leste e sudeste da cidade, onde choveu com mais força. 

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

O Mirante já teve a sua máxima do dia: 26,7°C. A mínima antes da chuva foi 23,7°C mas será invertida devido a chuva. A estação do CGE de Santana já está tendo a sua mínima do dia(22,5°C), se a chuva continuar o dia todo não descarto a volta das mínimas sub-20. Vamos aguardar a próxima leitura do Mirante para saber qual foi a mínima na última hora.

 

A primeira má notícia de 2020 é que a maior mínima do ano no Mirante já será maior que a de 2019(23,5°C, contra 22,8°C de 2019) não tivemos mínimas de 23 graus ou mais no ano passado

Edited by Darley
  • Sad 3
Link to comment
Share on other sites

3 horas atrás, Gvieira disse:

 

O Alerta é um desserviço completo no quesito temperatura, estações meteorológicas ruins instaladas em locais piores ainda. A dona Globo que adora notícias de recorde de calor no Rio de Janeiro, ignorando lugares que tiveram dados importantíssimos de sensação térmica ultimamente, no estado de Santa Catarina por exemplo...

Permita-me discordar do amigo. Claro que não é o ideal mas é melhor que nada. E sim, as estações poderiam ser melhores instaladas. Acho importante ter estação, mesmo que mal colocada pra servir de base pra alguma coisa. Deveríamos ter muitas outras, o Alerta Rio tem pouquíssimas estações.

 

Eu já mandei mensagem pro Centro de Operações falando desses alarmes deles. Principalmente quanto a chuva. Muitas vezes alardeiam desnecessariamente. Ficam mandando mensagens de chuva e não chove nem perto do que informam. Além do mais deixam de informar a população de fato quando há chuva forte. Uso o alerta rio desde tenho internet e nubca vi eles serem eficientes nos avisos das maiores chuvas dessa cidade. Demoram a informar a complexidade da situação. Só colocam a cidade em alerta quando já deveria estar em alerta máximo. Ao mesmo tempo que fazem alarde quando não era pra fazer, demoram a tomar decisões quando a situação já não funciona. E agora a prefeitura mudou os estágios de mobilização da cidade. São 5. Acho muito complexo 5 estágios. Não precisa. 3 estágios era o ideal, na minha visão.

 

  • Like 2
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

Boa tarde!

De volta ao monitoramento. Nesse momento faz muito calor 33,2ºC úmido, céu com cumulus e congestus! A temperatura mínima foi de surpreendentes 22,5ºC

Chove muito forte na região de São José do Rio Preto e José Bonifácio. Em Mirassolândia passou o centro de umas dessas células, provavelmente choveu muito forte por lá. 

Infelizmente aquela sequência de chuvas diárias foi quebrada, sendo a ultima ocorrida na quinta-feira. Espero que as pancadas de chuvas voltem. Climatempo apostando em 21mm aqui em Cafelândia. 
 

WhatsApp Image 2020-01-12 at 14.29.19.jpeg

WhatsApp Image 2020-01-12 at 14.28.13.jpeg

Screen Shot 2020-01-12 at 13.32.26.png

Screen Shot 2020-01-12 at 13.24.41.png

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Agora, Lucas Centurion disse:

Boa tarde!

De volta ao monitoramento. Nesse momento faz muito calor 33,2ºC úmido, céu com cumulus e congestus! A temperatura mínima foi de surpreendentes 22,5ºC

Chove muito forte na região de São José do Rio Preto e José Bonifácio. Em Mirassolândia passou o centro de umas dessas células, provavelmente choveu muito forte por lá. 

Infelizmente aquela sequência de chuvas diárias foi quebrada, sendo a ultima ocorrida na quinta-feira. Espero que as pancadas de chuvas voltem. Climatempo apostando em 21mm aqui em Cafelândia. 
 

WhatsApp Image 2020-01-12 at 14.29.19.jpeg

WhatsApp Image 2020-01-12 at 14.28.13.jpeg

Screen Shot 2020-01-12 at 13.32.26.png

Screen Shot 2020-01-12 at 13.24.41.png

Espero que chova sexta e sábado só prometeu..

  • Sad 3
Link to comment
Share on other sites

Guest Wallace Rezende
8 horas atrás, Gvieira disse:

 

Irajá é zero confiável, fica em cima de uma laje e bem colada em elementos construtivos, São cristóvão já está melhor localizada, embora ainda não no ideal, numa calçada, próximo de muitos viadutos que atrapalham ventilação e irradiação, mas ainda assim é mais confiável que Irajá. A pior delas é a de Guaratiba, completamente maluca, e as estações num geral registram umidade relativa mais alta do que o real, ou seja, temperatura mais alta e umidade mais alta = picos malucos de sensação térmica, prato cheio pra dona Globo...

Perfeito, eu acompanho as 7 estações meteorológicas automáticas do Alerta Rio e todas sofrem, em maior ou menor grau (e variando de acordo com as condições atmosféricas) com algum superaquecimento sob o sol ou mormaço, mas em média as piores são mesmo Guaratiba e Irajá.

 

Irajá registra os maiores desvios em dias de sol com vento fraco ou vento sul/sudeste (no último caso, um padrão muito comum por aqui em qualquer época do ano, a tradicional brisa do mar), chegando a ficar 4/5ºc acima da temperatura real.  Nos últimos dias de dezembro, quando houve uma sequência de dias de sol forte mas com vento fresco na cidade (máximas de 26/27ºc no Santos Dumont, 29/30ºc no Galeão e 31/32ºc no Afonsos), Irajá registrou direto máximas na casa dos 35ºc, algo totalmente impossível naquelas condições já que a estação fica justamente entre entre o Galeão e o Afonsos na trajetória da brisa (a partir da beira da baía), então poderia no máximo igualar o Afonsos nestas condições.  Na última sexta-feira, quando fez 32ºc no Galeão e 34ºc no Afonsos com vento sul/sudeste, Irajá registrou absurdos 38ºc, o que é uma impossibilidade física, pois Irajá está mais perto da água que o Campo dos Afonsos, numa posição intermediária entre os dois aeros. Só os profundamente alienados meteorologistas do Alerta Rio não vêem isso. Com vento sudoeste/oeste ou norte (caso de agora) Irajá se aproxima bem mais dos aeros, indicando que a estação talvez pegue mais o vento que sopra destas direções, diminuindo o superaquecimento no abrigo.

 

Guaratiba é outra porcaria, com o abrigo no meio da vegetação de mangue sem qualquer critério, e a estação do INMET Marambaia (que fica ao lado) expõe a farsa.  Nas demais estações do Alerta Rio o superaquecimento costuma ficar entre 1 e 2ºc no máximo, mas pontualmente pode passar um pouco disso.  A melhorzinha é a do Alto da Boa Vista, mas também aquece às vezes.  Outro problema é o sensor de umidade, quase sempre mal calibrado, o que ajuda a inflar artificialmente o índice de calor, e fazer a festa da "Grobo".

 

É uma pena que o INMET (que sempre foi a fonte principal das notícias sobre o tempo/clima) cada vez mais perca espaço para este sensacionalismo barato nojento, pois mesmo que o INMET esteja longe de ser perfeito (a estação no Forte de Copacabana superaquece em alguns dias, a manutenção de várias estações é deficiente..), ainda está anos luz à frente destas porcarias do Alerta Rio.

 

Sobre a questão dos alertas de chuva, concordo com o que o outro colega disse, é um festival de avisos desnecessários, mas infelizmente esta é a cultura que predomina no Brasil, de alertas para "tirar o deles da reta", genéricos e muito mal feitos, e nesta área o próprio INMET faz um péssimo trabalho, com alertas que englobam áreas enormes sem qualquer critério ou necessidade.  É evidente que estão apenas tentando se proteger para se ocorrer alguma fatalidade ou transtorno maior em 0,001% da área sob alerta eles poderem dizer "mas nós avisamos".

 

Edited by Wallace Rezende
Link to comment
Share on other sites

 

Just now, Subzero_2017 said:

Espero que chova sexta e sábado só prometeu..

Hoje estou muito confiante, dá pra notar que os cumulus estão bem "sadios" e com elevação vertical acentuada. Não sei a pressão atmosférica no momento, mas o CAPE (convective available potential energy) hoje deve estar muito favorável a pancadas de chuva (que inclusive pelo norte do estado estão bem fortes consistentes).

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Boa tarde! Resumo do tempo nos últimos dias aqui:

Quinta-feira: céu nublado de manha e à tarde o tempo abriu. Fez muito calor, com mínima de 23°C e máxima de 31,4°C.

 

Sexta: também mais nebulosidade de manha e mais sol à tarde. Mínima de 22°C e máxima de 32,5°C


Ontem: sol e céu praticamente sem nuvens, com mínima de 19°C e máxima de 31,8°C. No fim da noite noite o tempo nublou e houve chuviscos na madrugada de hoje.

Hoje estamos tendo muitas nuvens e calor, mas nao tanto. Faz 28,9°C, com URA de 45%, vento do rio (leste) a 14 km/h e pressao de 1.013,7 hpa. A máxima prevista para hoje é de 30°C. O sol nasceu às 5h53 e o sol se poe às 20h09, já comecou a se por mais cedo também.

 

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Boa tarde à todos...

A entrada do vento sudeste no começo da tarde impossibilitou a formação de nuvens com potencial para chuvas e trovoadas.

Temos nuvens baixas, sol e temperatura de 26°C.

No centro-norte, oeste e nos Campos Gerais ocorrem chuvas fortes em áreas isoladas, porém amplas e muitas descargas atmosféricas.IMG_20200112_151725.thumb.jpg.3878497ea5270383765ad86a234bd175.jpgIMG_20200112_151706.thumb.jpg.d19970e33a1ed0506a70aa931bfaf9b4.jpgIMG_20200112_151756.thumb.jpg.92938b809af949024799e11d5dfc7460.jpg

 

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Agora, Lucas Venturini disse:

Desses 11 primeiro dias de janeiro aqui em Curitiba, a temperatura ficou acima da média em 8 dias e em apenas em 3 ficou igual ou abaixo da media para o mês.

Foram acumulados 124mm.

Mas uma coisa é fato, está muito melhor do que 2019.

Não chega a ser realmente sofrimento, só calor chato mesmo.

Link to comment
Share on other sites

1 minuto atrás, Matheus Vinicius disse:

Mas uma coisa é fato, está muito melhor do que 2019.

Não chega a ser realmente sofrimento, só calor chato mesmo.

Você ainda não entendeu o que foi janeiro de 2019...

Foi o mês mais quente da história de Curitiba em mais de cem anos de monitoramento do clima da capital, qualquer comparação com aquele mês é tosca, tem que ser comparar esse atual mês de janeiro com a média climatologia da cidade que por sinal está muito acima.

  • Like 1
  • Confused 1
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Nesse momento chove forte no distrito Bacuriti, refrescou muito e agora a TºC despencou de 33,6ºC para 27,8ºC e vai cair mais ainda. 

As fotos abaixo mostra eu saindo do distrito até trombar com a maravilhosa chuva no meio da estrada :)

WhatsApp Image 2020-01-12 at 16.39.00 (1).jpeg

WhatsApp Image 2020-01-12 at 16.39.00.jpeg

WhatsApp Image 2020-01-12 at 16.39.01 (1).jpeg

WhatsApp Image 2020-01-12 at 16.39.01.jpeg

WhatsApp Image 2020-01-12 at 16.39.02 (2).jpeg

WhatsApp Image 2020-01-12 at 16.39.02 (1).jpeg

WhatsApp Image 2020-01-12 at 16.39.02.jpeg

WhatsApp Image 2020-01-12 at 16.39.03 (2).jpeg

WhatsApp Image 2020-01-12 at 16.39.03 (1).jpeg

WhatsApp Image 2020-01-12 at 16.39.03.jpeg

Screen Shot 2020-01-12 at 15.59.59.png

Edited by Lucas Centurion
  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.