Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Fábio De Nittis

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Dezembro/2019

Recommended Posts

Madrugada foi de muitas trovoadas por conta dos CBs que se formaram na região noroeste do estado de SP.

Em José Bonifácio-SP uma chuva forte, de 15 minutos, trouxe exatos 10mm de chuva. No INMET o total com as pancadas foi de 10.2 mm.

Screenshot_20191228-091119.thumb.jpg.c7c819a81d2307323ae1589fbf85e5a2.jpg

Impressionou a quantidade de raios!

• Like 6

10 horas atrás, Wallace Rezende disse:

Mas tudo isso também alimenta meu fascínio pelos fenômenos atmosféricos, é claro a que busca pelo conhecimento é algo maravilhoso e deve continuar, mas se não houvesse algum mistério seria muito mais "sem graça" (ao menos para mim) acompanhar os fenômenos meteorológicos.

Wally, teus conhecimentos me fascinam e mais ainda a tua recusa em kerer saber tudo no q diz respeito à climatologia.

A natureza é sábia em impor um limite à nossa existência física neste plano, caso contrário, viveríamos no mais absoluto tédio. 

Há um tempo atrás (coisa de uns 5 ou 6 anos) eu comecei a estudar mais a fundo os fenômenos climáticos e os mecanismos atmosféricos. Comprei livros, assisti muitas vídeo aulas, peskisei vários sites com assuntos relacionados à meteorologia em geral... Eu keria poder estar à altura dos mais entendidos no assunto e contribuir aki mesmo no fórum, com informações (q acreditava) serem relevantes... Até para mostrar q meu conhecimento não se resumia apenas ao básico de um mero aficcionado pelo clima.

Bem, não precisei de muito tempo para perceber o q estava acontecendo comigo: eu estava ficando profundamente entediado. E isso foi algo triste...pq eu estava indo além dakilo q eu tinha estabelecido como limite entre o q eu keria e o q eu necessitava no meu íntimo.

À meu ver (e isso vale apenas como reflexão), entender bem a "base" de como as coisas funcionam tem muita importância e isso basta.

Até mesmo porquê não escolhi obter a minha sustentação financeira através da meteorologia (nem q quisesse, poderia, pois detesto a matemática).  Cálculos matemáticos complexos me cansam, me deixam profundamente triste... melancólico, com vontade de não existir...

O "mistério" é fundamental na minha vida...

Quando estou na baixada litorânea e vejo nuvens escuras e ameaçadoras envolvendo a Serra do Mar, eu não procuro saber o q há além dos limites da Serra... simplesmente não preciso saber.

... café...

Abraços 

• Like 2

9 minutos atrás, Carlos Campos disse:

Wally, teus conhecimentos me fascinam e mais ainda a tua recusa em kerer saber tudo no q diz respeito à climatologia.

A natureza é sábia em impor um limite à nossa existência física neste plano, caso contrário, viveríamos no mais absoluto tédio. 

Há um tempo atrás (coisa de uns 5 ou 6 anos) eu comecei a estudar mais a fundo os fenômenos climáticos e os mecanismos atmosféricos. Comprei livros, assisti muitas vídeo aulas, peskisei vários sites com assuntos relacionados à meteorologia em geral... Eu keria poder estar à altura dos mais entendidos no assunto e contribuir aki mesmo no fórum, com informações (q acreditava) serem relevantes... Até para mostrar q meu conhecimento não se resumia apenas ao básico de um mero aficcionado pelo clima.

Bem, não precisei de muito tempo para perceber o q estava acontecendo comigo: eu estava ficando profundamente entediado. E isso foi algo triste...pq eu estava indo além dakilo q eu tinha estabelecido como limite entre o q eu keria e o q eu necessitava no meu íntimo.

À meu ver (e isso vale apenas como reflexão), entender bem a "base" de como as coisas funcionam tem muita importância e isso basta.

Até mesmo porquê não escolhi obter a minha sustentação financeira através da meteorologia (nem q quisesse, poderia, pois detesto a matemática).  Cálculos matemáticos complexos me cansam, me deixam profundamente triste... melancólico, com vontade de não existir...

O "mistério" é fundamental na minha vida...

Quando estou na baixada litorânea e vejo nuvens escuras e ameaçadoras envolvendo a Serra do Mar, eu não procuro saber o q há além dos limites da Serra... simplesmente não preciso saber.

... café...

Abraços 

Mano, eu me matriculei no curso de meteorologia por duas oportunidades. Mas se juntar tudo eu não durei nem um semestre. Não tenho saco pra metodologias científicas, burocracias acadêmicas e prazos.

Fora que eu também odeio cálculo, sou muito de humanas.

• Thanks 2
  • Haha 4

Os próximos dias na cidade do Rio de Janeiro devem ser de temperaturas não tão altas, apenas após a virada para 2020 com forte pré frontal para refrescar logo depois como sugere a saída 0Z.

Capturar.thumb.PNG.911daa0d7e0668b2149de8a223e3f111.PNG

• Like 5

8 horas atrás, Lucas Venturini disse:

Só passei pra dizer que Bagé bateu recorde de máxima de 76 anos chegando a 40.9, e ficando apenas um décimo de igualar seu recorde absoluto

Em qual estação isso ?

Calor extremo em Bagé-RS.

10 horas da manhã e o aeroporto já registra 35°C !!!

Screenshot_20191228-110110.thumb.jpg.d1d6fa798ac0fe561e4eddda1386b111.jpg

• Like 5
  • Sad 1

3 minutos atrás, Allef Matos disse:

O 40,9°C da convencional de Bagé é mais fake que a neve do Campo dos Goytacazes.

Muito Fake mesmo, na automática a máxima foi de 37,9°.

• Like 2

12 horas atrás, Lucas Venturini disse:

Só passei pra dizer que Bagé bateu recorde de máxima de 76 anos chegando a 40.9, e ficando apenas um décimo de igualar seu recorde absoluto

Pelo que me consta, este dado é inconsistente.

3 horas atrás, Carlos Campos disse:

Imagem bonita...a manhã começa animada em Buenos Aires 💣

Screenshot_2019-12-28-07-29-53-1.thumb.png.39ab03af7ac67e52295bc4bb573139d8.png

Com uma tempestade dessas, é possível até que ocorram alguns tornados nessa região, este núcleo chega a extrapolar a escala!

• Like 3

Estou em viagem em itajobi no interior de SP próximos a Catanduva-Sp , vou acompanhar o clima por aqui. E postar informações dessa cidade durante esses dias.

Agora 28.4 na estação de Pindorama que é a cidade próxima 

Edited by EvandroPR
  • Like 1

10 minutos atrás, Pedro Victor P. disse:

Bom dia. A previsão vai se mantendo. Fogos o caramba. Eu quero raios! 🤣

AE072C51-D19E-450D-81D3-F36A593BD7A7.thumb.jpeg.3809f7de93f1a35ebbfc4236c7667585.jpeg

Pra ser sincero, eu não me recordo um ano novo que não tenha chovido aqui no interior de SP, seja no dia 31 ou no dia 1, aquela chuva da tarde/noite sempre vem.

1 hora atrás, Vinicius Lucyrio disse:

Pelo que me consta, este dado é inconsistente.

Inconsistente ou não são os dados que estão registrados na convencional basta olhar lá se tiver alguma dúvida.

Dados esses que servem para registros históricos para comparações históricas.

Agora talvez eles corrijam esse esse número quando for consolidado e ir para o banco de dados do inmet.

Bom dia! Ontem Buenos Aires amanheceu com céu nublado mas, ao contrário do previsto, o tempo abriu no meio da manha e tivemos um dia ensolarado e de calor muito intenso. A mínima foi de 20,4°C, a máxima chegou a 33,3°C e a combinacao de calor e umidade elevada levaram a sensacao térmica a quase 40 graus.

De noite parecia que aos poucos ia refrescar, com 26,2°C às 22h, mas o vento norte e a nebulosidade impediram a temperatura de cair e a madrugada de hoje foi quentíssima e muito abafada, observem a variacao horária da temperatura e da sensacao térmica:

22h: 26,2°C - ST 28,8°C
23h: 27,2°C - ST 29,3°C
0h: 27,3°C - ST 29,8°C
1h: 27,5°C - ST 30,3°C
2h: 27,1°C - ST 29,4°C
3h: 26,9°C - ST 29,3°C
4h: 26,8°C - ST 29,1°C
5h: 27°C - ST 29,6°C
6h: 28°C - ST 30,7°C

• Like 5

3 horas atrás, Lucas Venturini disse:

Inconsistente ou não são os dados que estão registrados na convencional basta olhar lá se tiver alguma dúvida.

Dados esses que servem para registros históricos para comparações históricas.

Agora talvez eles corrijam esse esse número quando for consolidado e ir para o banco de dados do inmet.

Não é porque estão registrados que devemos aceitar. Nenhuma estação naquela região chegou a valores próximos daquela marca, e num teste de consistência ele jamais passaria. A estação automática registrou 37,9°C. As duas estações não estão no mesmo local, mas tem pouca diferença na altitude: a automática está a 226m e a convencional a 246m. Não há complexidade suficiente no terreno para causar uma compressão adiabática, por exemplo, logo não há como considerar esse dado mesmo ele tendo sido registrado pelo INMET.

• Like 5

3 minutos atrás, Vinicius Lucyrio disse:

Não é porque estão registrados que devemos aceitar. Nenhuma estação naquela região chegou a valores próximos daquela marca, e num teste de consistência ele jamais passaria. A estação automática registrou 37,9°C. As duas estações não estão no mesmo local, mas tem pouca diferença na altitude: a automática está a 226m e a convencional a 246m. Não há complexidade suficiente no terreno para causar uma compressão adiabática, por exemplo, logo não há como considerar esse dado mesmo ele tendo sido registrado pelo INMET.

Tá liberado para validação maximas de termohigrômetros instalados do lado de casas, sem abrigo, sob a sombra de árvores. 👍

-7°C de Cáceres com sincelo nunca foi tão real.

• Like 4
  • Haha 2
  • Confused 1

Agora, Maicon disse:

Pra ser sincero, eu não me recordo um ano novo que não tenha chovido aqui no interior de SP, seja no dia 31 ou no dia 1, aquela chuva da tarde/noite sempre vem.

Aqui onde moro eu não lembro se já houve chuva num ano novo. Eu sei que choveu 95 mm aqui em Pombal no 1° dia de 2002, mas eu só tinha 4 anos, então... Não vale.

Provavelmente ocorreu chuvas na virada de 2009 pra 2010, mas eu não estava na cidade. Então, se vier a ocorrer alguma chuva na virada aqui, vai ser a 1ª vez que presencio, até onde lembro... Kkkk.

• Like 1
  • Haha 1

Calor extremo em Bagé-RS.

12 HORAS, E 37°C.

Screenshot_20191228-130832.thumb.jpg.27762bfa6d2cff28454b5ebd09f2abc9.jpg

Impressiona o calor no norte da Argentina. FORMOSA, no que seria para a gente 11 da manhã, já tem impressionantes 38°C!

Screenshot_20191228-130803.thumb.jpg.28de218af6fda94115a6e27df4f2bc84.jpg

• Like 4
  • Thanks 1
  • Sad 3

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.