Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Fábio De Nittis

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Dezembro/2019

Recommended Posts

37 minutos atrás, Guto Cesar disse:

Valor impressionante mesmo! Não tinha conhecimento de máximas tão baixas pra dezembro por aí..

A menor máxima em cwb eu sei que é 13,7°C, no dia 14/12/10, nos registros do simepar. Na época estava chovendo uma barbaridade, tem uma notícia da gazeta do povo dizendo que choveu 144 mm desde o dia anterior até o horário da reportagem.

Nesse dia 14/12 choveu muito aki em Piraquara também, porém não tanto quanto em Curitiba.

O acumulado na área dos Mananciais da Serra foi de 105,6mm e em Piraquara 89,6mm.

As temperaturas ficaram excepcionalmente baixas e a máxima foi 13,3°C aki na vila.

Pra se ter uma idéia, em muitos anos as menores máximas de maio (exemplo) não ficam tão baixas.

• Like 4
  • Thanks 1

Agora, Matheus Vinicius disse:

Fim de tarde aqui em Curitiba.

16°, nublado e vento.

Muito agradável, pelo Simepar a máxima não passou dos 20°.

Nem tão agradável...

Meu corpo (kkk) não se sente bem com temperaturas muito abaixo da média, principalmente durante a tarde.

No caso, hoje, foram 6°C abaixo do esperado.

🙄

• Like 3
  • Haha 2

Quem diria que isso:1949012335_Capture_2019-12-03-17-30-53-1.thumb.png.3ad785b3ac2c6e47946a75ebe846bd09.png

Virou isso:

479289738_Capture_2019-12-03-19-12-58-1.thumb.png.210e5f0a8a76314ede5cc563540497fc.png

Me impressionou a chuva, no momento aqui parou, mas logo deve continuar, parece que estou em um olho de furacão, já acumulou uns 15mm

• Like 4
  • Thanks 2
  • Confused 1

3 minutos atrás, Carlos Campos disse:

Nem tão agradável...

Meu corpo (kkk) não se sente bem com temperaturas muito abaixo da média, principalmente durante a tarde.

No caso, hoje, foram 6°C abaixo do esperado.

🙄

Para mim está perfeito, nada a reclamar não.

Ansioso para outono 2020 em diante...

• Like 4

Agora, Matheus Vinicius disse:

Para mim está perfeito, nada a reclamar não.

Ansioso para outono 2020 em diante...

Para mim também, está acontecendo exatamente o que para mim é o perfeito, que são temperaturas bem amenas, mas sem ser frio. Ausência de calor e de frio. Nos últimos Dezembros daqui, dava pra contar nos dedos quantos dias foram amenos ou "pouco quentes", e neste abençoado Dezembro de agora serão esses dias a maioria. 

• Like 2
  • Thanks 1

10 horas atrás, Renan disse:

Já que ele não apareceu ainda pra falar disso, deixa eu falar por ele: Ainda sem sinal de verão climático ! A meu ver, transição primavera-verão (segundo as palavras Cacoístas). O verão pleno só começa quando se nota um predomínio do fluxo de calor e umidade vindos da Amazônia e Brasil central, o que não ocorreu ainda, pois estamos com muitas MP's oceânicas. Por enquanto, não há sinal de mudança desse padrão. 

Os meses menos propícios para MP's no Sudeste são Fevereiro e Março. Raramente há resfriamento significativo neste período. Quando esses meses terminam abaixo da média, geralmente é porque houve muitos canais de umidade formados, impedindo o aquecimento diurno. 

Renan,

já que tocou no assunto fevereiro e março menos propício a MP's na região Sudeste.Vou divulgar alguns anos do século XIX e XX em que fevereiro e março devem ter registrado temperaturas abaixo da média.Nesses quatro anos, choveu muito em Minas Gerais, desde Belo Horizonte até Juiz de Fora, Muriaé e Noroeste do Rio

1896(enchente março)

1906(enchente fevereiro)

1916(enchente março)

1926( a maior de março até hoje)

Tinha um ditado antigo na região do vale do Rio Muriaé, que anos terminados em 6, ocorriam grandes enchentes, quando chegou no último dia de dezembro de 1946, teve uma enchente histórica na cidade de Muriaé, com mais de 100 mortos(desabamentos de casas, deslizamento de terra zona rural e afogamentos),saiu no jornal O Globo do Rio e outros da época.

Edited by marinhonani
  • Like 6

O CFS tá uma beleza para as próximas semanas para SP: temperatura abaixo da média durante todo o mês(se houver calor no período, será tiro curto).

Em 2019 nas capitais os extremos foram de -0,7°C(Curitiba) a 42,6°C(Cuiabá). De tanto calor que houve neste ano nas capitais, Cuiabá merece esse troféu(e é pouco provável que uma capital atinja uma temperatura similar neste mês).

• Like 8

6 horas atrás, Carlos Campos disse:

Áreas de instabilidade se propagam pelo centro do estado (Paraná), produzindo chuvas e trovoadas neste começo de tarde.

IMG_20191203_125148.jpg.d4651c04c51751d85dfe90bd08edc762.jpg

E pelos próximos 10 dias não irá faltar chuva em boa parte do país, com excessão de áreas do sul gaúcho e em parte do NORDESTE..

IMG_20191203_125329.thumb.jpg.192476af7b5c1a183af6c758c4cabfca.jpg

Carlos Campos, 

essa imagem das chuvas em 10 dias é do modelo GFS?

A região do Alto, Médio Vale do rio São Francisco, agradece pelos ótimos acumulados de chuva que devem ocorrer nesse dezembro de 2019.

• Like 3

15 minutos atrás, Darley disse:

O CFS tá uma beleza para as próximas semanas para SP: temperatura abaixo da média durante todo o mês(se houver calor no período, será tiro curto).

Em 2019 nas capitais os extremos foram de -0,7°C(Curitiba) a 42,6°C(Cuiabá). De tanto calor que houve neste ano nas capitais, Cuiabá merece esse troféu(e é pouco provável que uma capital atinja uma temperatura similar neste mês).

Darley, 

a consequência dessas temperaturas abaixo da média em SP/capital, vai ser de muita chuva em Minas, parte do Rio e todo ES.

• Like 1

12 minutos atrás, marinhonani disse:

Carlos Campos, 

essa imagem das chuvas em 10 dias é do modelo GFS?

A região do Alto, Médio Vale do rio São Francisco, agradece pelos ótimos acumulados de chuva que devem ocorrer nesse dezembro de 2019.

Nani, é do Euro... 

Olhei o GFS e não percebi diferença muito grande (entre ambos).

Eu gosto do Euro pelos detalhes adicionais, como previsão de tempestade, por exemplo, q não encontrei no GFS.

Tomara q as chuvas sejam mesmo abundantes na região das nascentes e afluentes do São Francisco...

• Like 2

As granizadas voltaram a castigar o norte da Argentina no fds.

Em Santa Elena, Entre Rios 👇

AirBrush_20191203195820.thumb.jpg.7fdb8273b1d852db3239b4b7cee019b6.jpg78652074_2767604649945887_1857622713284165632_n.jpg.75b9169c745277a0ead24106109960bb.jpg

Em Salta (Carabajal)  👇

78560994_2768691969837155_5991518694050627584_n.jpg.f00e94887eae252e776eb6264a73dc63.jpg

(Gustfront)

• Like 15
  • Sad 1

Boa noite, máxima hj foi de 22°C na área urbana de Friburgo. Agora (20:30), 17°C.

Vamos ver como vai se comportar a segunda quinzena de dezembro q costuma ser um forno...

• Like 4

1 hora atrás, Renan disse:

Para mim também, está acontecendo exatamente o que para mim é o perfeito, que são temperaturas bem amenas, mas sem ser frio. Ausência de calor e de frio. Nos últimos Dezembros daqui, dava pra contar nos dedos quantos dias foram amenos ou "pouco quentes", e neste abençoado Dezembro de agora serão esses dias a maioria. 

Infelizmente para nós aki no leste do Paraná, verão com dias frios ou "amenos" não é sinônimo de bons acumulados pluviométricos. 

Precisamos principalmente de calor para a formação das chuvas fortes do período da tarde e com temperaturas inferiores à normalidade isso não ocorre, já que o ar fresco é geralmente decorrente de infiltração do ar oceânico e esse fenômeno inibe a formação das Cumulonimbus ou então as desintegra antes de produzirem chuvas aki no município. 

A ZACAS (que produz chuvas abundantes e clima ameno por aí, não influencia tanto o clima daki).

• Like 4

Dia nublado e "frio" em Cons. Lafaiete, mínima de 16° e máxima de 21 graus

Dia sem chuva, apenas uma garoa que apertou um pouquinho ao anoitecer e o acumulado de hoje foi só 1 mm

No momento, 17 graus, um pouquinho de garoa, nevoeiro baixando, não tá parecendo dezembro hehehe

• Like 7

Radares da UNESP mostram chuvas no noroeste e oeste paulista.

Já aqui em São Paulo, céu nublado por nuvens baixas vindas do mar.

cLiH3Lz.jpg

• Like 4

Em 02/12/2019 em 21:44, Matheus Vinicius disse:

COMO VOCÊS ESPERAM QUE SEJA O ANO DE 2020?

COMENTEM.

Comentando:

1575422186276.jpg.d3a070ce705668073c5f3e1f291f91ce.jpg

Boa noite, durma bem, sonhe....sonhe muito...

😴🌜

• Haha 10

Boa noite!

Mais um dia muito quente aqui em Petrolina.

Hoje a mínima foi de altíssimos 27,7ºC, já a máxima chegou a 39,3ºC. Essa é a maior máxima para dezembro desde 1997.

E só não subiu mais por que a partir de meio-dia houve um aumento na nebulosidade.

Agora a temperatura está na faixa dos 34ºC.

• Like 5
  • Thanks 2
  • Sad 4

Noite menos fria em São Paulo em relação à anterior.

18 graus na maioria das estações do CGE.

No extremo sul, 15 graus.

5Rrgo9q.png

• Like 2
  • Thanks 1

No momento 15.7° em Curitiba, temperatura bem agradável.

aparentemente teremos temperaturas abaixo da média até dia 12 de dezembro, aonde esquentará.

depois disso, veremos o que virá pela frente.

Screenshot_20191203-225926_1.jpg

• Like 3

38 minutos atrás, Carlos Campos disse:

Comentando:

1575422186276.jpg.d3a070ce705668073c5f3e1f291f91ce.jpg

Boa noite, durma bem, sonhe....sonhe muito...

😴🌜

Totalmente preparado.

A profecia se cumprirá, Carlos Campos.

E 2020 será um dos melhores anos vistos neste século.

• Like 2

1 hora atrás, Matheus Vinicius disse:

Totalmente preparado.

A profecia se cumprirá, Carlos Campos.

E 2020 será um dos melhores anos vistos neste século.

Qual a profecia?

• Like 2