Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Fábio De Nittis

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Dezembro/2019

Recommended Posts

7 minutos atrás, Wagner97 disse:

Aliás, cadê o Caco Pacheco pra falar da transição da transição? hehe

Já que ele não apareceu ainda pra falar disso, deixa eu falar por ele: Ainda sem sinal de verão climático ! A meu ver, transição primavera-verão (segundo as palavras Cacoístas). O verão pleno só começa quando se nota um predomínio do fluxo de calor e umidade vindos da Amazônia e Brasil central, o que não ocorreu ainda, pois estamos com muitas MP's oceânicas. Por enquanto, não há sinal de mudança desse padrão. 

Os meses menos propícios para MP's no Sudeste são Fevereiro e Março. Raramente há resfriamento significativo neste período. Quando esses meses terminam abaixo da média, geralmente é porque houve muitos canais de umidade formados, impedindo o aquecimento diurno. 

• Like 7

Manhã bastante fria para Dezembro aqui na ZS de SP.

A mínima surpreendeu e bateu nos 13,6 graus no Sesc.

• Like 7

53 minutos atrás, Juzinho disse:

Manhã bastante fria para Dezembro aqui na ZS de SP.

A mínima surpreendeu e bateu nos 13,6 graus no Sesc.

Realmente é um frio muito significativo. E parece que no fim de semana vem mais....

ESTÃO DEIXANDO A GENTE SONHAR.

• Like 4
  • Thanks 1

Meio dia em JF, e as temperaturas variam entre 20ºC e 17ºC pela cidade. Não há possibilidades de ser mais perfeito que isso.

• Like 3
  • Thanks 1

Vendo os colegas discutirem, me pergunto: o que seria o verão climático? Seria o predomínio daqueles dias de sol pela manhã, muito calor e chuva forte à tarde/noite? Bom, penso que essa seja uma das caras da estação, mas nada mais veranil do que um dia chuvoso, não é mesmo? Isso falando de Minas.

Esse excesso de nuvens que estamos observando há quase 20 dias e as chuvas associadas já mostram claramente que o verão está aí, escancarado. Afinal, nosso verão não é ensolarado. E as convecções? Já ocorrem também, embora elas tendem a ficar mais frequentes e mais típicas nas próximas semanas.

Hoje o dia é encoberto na capital, tipico de quando o vento sopra do mar. Tanto é que a chuva que cair será fraca. Região central às 12h, com 24°C:

424992041_Semttulo.png.5e130416d9066727649716bfcd713169.png

• Like 10

Áreas de instabilidade se propagam pelo centro do estado (Paraná), produzindo chuvas e trovoadas neste começo de tarde.

IMG_20191203_125148.jpg.d4651c04c51751d85dfe90bd08edc762.jpg

E pelos próximos 10 dias não irá faltar chuva em boa parte do país, com excessão de áreas do sul gaúcho e em parte do NORDESTE..

IMG_20191203_125329.thumb.jpg.192476af7b5c1a183af6c758c4cabfca.jpg

• Like 5
  • Thanks 1

26 minutos atrás, LeoP disse:

Vendo os colegas discutirem, me pergunto: o que seria o verão climático? Seria o predomínio daqueles dias de sol pela manhã, muito calor e chuva forte à tarde/noite? Bom, penso que essa seja uma das caras da estação, mas nada mais veranil do que um dia chuvoso, não é mesmo? Isso falando de Minas.

Esse excesso de nuvens que estamos observando há quase 20 dias e as chuvas associadas já mostram claramente que o verão está aí, escancarado. Afinal, nosso verão não é ensolarado. E as convecções? Já ocorrem também, embora elas tendem a ficar mais frequentes e mais típicas nas próximas semanas.

Hoje o dia é encoberto na capital, tipico de quando o vento sopra do mar. Tanto é que a chuva que cair será fraca. Região central às 12h, com 24°C:

424992041_Semttulo.png.5e130416d9066727649716bfcd713169.png

Leo, perfeito! Todos esses fatos fazem parte do nosso verão climático mineiro, porém ainda acho que a MPA continua mais atuante que a média e o fluxo de ventos do interior está meio tímido ainda, somente por isso eu creio que o verão climático ainda não esteja aí. Em termos de precipitação já está totalmente dentro da dinâmica, em termos de temperatura acho que ainda não. Por outro lado, vale lembrar: Já tivemos verões inteiros com a dinâmica que estamos tendo agora, o Predomínio de dias frescos e nublados, com poucos dias de tempestades convectivas e muitas zonas de convergência. 

Talvez estejamos mal acostumados e começamos a crer que um verão raiz é aquele como dos últimos anos, mas não é verdade. Talvez aí esteja a nossa falsa percepção, mas é fato que em Fevereiro e Março a estação tende a ter mais frequência desse combo: Sol, calor e trovoadas à tarde.  

• Like 6

Eu sei que tem regiões do Brasil que a umidade relativa do ar é MUITO baixa...mas ta me impressionante a umidade relativa do ar na Região Metropolitana de Porto Alegre chegar à 20% agora, acho que eu não vejo isso há anos, aqui é cercado de água por tudo quanto é lado, é difícil baixar de 30%.

• Like 5

6 horas atrás, Wagner97 disse:

Campo Grande não segue o horário de Brasília, o MS segue o fuso -4, o que quer dizer que no inverno em algumas localidades o sol se põe antes das 17h, e agora nessa época, o sol nasce antes das 5h.

Que máximo antes das 17 horas estar noite ...

• Like 2

Máxima muito baixa hoje no INMET-JF: 17,5ºC !

Possivelmente uma das mais baixas já registradas neste século PARA DEZEMBRO. Depois confiro os dados.

Edited by Renan
  • Like 6
  • Thanks 3

Dia invernal aqui na ZS de SP.

Sem aberturas de sol e com garoas de madrugada, tivemos hoje a nossa 52 máxima sub 20 do ano na estação do Sesc Inmet  .

Sesc Inmet  variação de 13.6 a 18.6 graus  

Mirante com variação de 15.1 a 21.5 graus  

• Like 5
  • Thanks 1

26 minutos atrás, Juzinho disse:

Dia invernal aqui na ZS de SP.

Sem aberturas de sol e com garoas de madrugada, tivemos hoje a nossa 52 máxima sub 20 do ano na estação do Sesc Inmet  .

Sesc Inmet  variação de 13.6 a 18.6 graus  

Mirante com variação de 15.1 a 21.5 graus  

Até que enfim o Mirante começa um Dezembro com temperatura bem abaixo da média pro mês.

• Like 3

Em Curitiba o mesmo.

Temperatura muito agradável, e olhando temperaturas dos próximos dias eu não tenho nada a reclamar com dezembro.

Estamos no início ainda, mas veremos.

Até agora tudo está correndo perfeitamente.

Ontem foi o dia mais seco do ano em Blumenau (minha Davis), a umidade média ficou em 63% e a máxima não passou dos 78%, Florianópolis também registrou baixa umidade mesmo de noite, o que é típico de primavera em Santa Catarina.

• Like 4

32 minutos atrás, Renan disse:

Até que enfim o Mirante começa um Dezembro com temperatura bem abaixo da média pro mês.

Fala baixinho, senão o ASAS pode escutar.

• Haha 11

2 horas atrás, EvandroPR disse:

Que máximo antes das 17 horas estar noite ...

Aqui em Campo Grande (MS) no mês de junho o sol se põe exatamente as 17 hs em ponto, 17:40 já está totalmente escuro, e o amanhecer nessa época começa por volta das 05:40 pro sol nascer as 06:20.

• Like 2

Pesquisei os dados e achei a informação que eu queria:

- ESTA MÁXIMA DE 17,5ºC HOJE NO INMET-JF FOI A MENOR PARA DEZEMBRO DESDE DEZ-2005, quando tivemos 17,4ºC no dia 12/12/05 e 16ºC no dia 08/12/05.

Além disso, foi a terceira máxima mais baixa para Dezembro neste século.

Edited by Renan
  • Like 9

Dia agradável, com predomínio de céu encoberto e temperaturas entre 18 e 25°C em BH. Garoou rapidamente pela manhã.

O tempo começou a abrir após às 16h e fomos agraciados com um lindo final de tarde na capital, com 22°C:

1957130628_Semttulo.png.b3cb9dcf7a70e394361077fd537e0d62.png

Os próximos 10 dias seguem abaixo dos 30C por aqui, com chuvas. Nada mau.

Edited by LeoP
  • Like 6

27 minutos atrás, Renan disse:

Pesquisei os dados e achei a informação que eu queria:

- ESTA MÁXIMA DE 17,5ºC HOJE NO INMET-JF FOI A MENOR PARA DEZEMBRO DESDE DEZ-2005, quando tivemos 17,4ºC no dia 12/12/05 e 16ºC no dia 08/12/05.

Valor impressionante mesmo! Não tinha conhecimento de máximas tão baixas pra dezembro por aí..

A menor máxima em cwb eu sei que é 13,7°C, no dia 14/12/10, nos registros do simepar. Na época estava chovendo uma barbaridade, tem uma notícia da gazeta do povo dizendo que choveu 144 mm desde o dia anterior até o horário da reportagem.

• Like 3
  • Thanks 2
  • Confused 1

Variação hoje: 13,3/19,2°C

Um dia ameno, por vezes frio devido aos ventos oceânicos e entrada de nuvens médias e altas no final da tarde, em virtude da aproximação das áreas de instabilidade q atuaram no interior do estado.

O entardecer:

1575408816646.thumb.jpg.256ef8ce305e63e304d08a4a31366400.jpg1575408776490.thumb.jpg.79fbecb08686658ee31154fb1130c09a.jpg

• Like 6

Fez frio ao longo de todo o dia na região serrana de Joinville e parte do NE de Santa Catarina.

A estação de Serra Smith (1.185m) registrou variação de 11,1/14,9°C.

• Like 6