Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Fábio De Nittis

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Dezembro/2019

Recommended Posts

5 minutos atrás, Matheus Vinicius disse:

Quem disse que foi desligada do pr???????

Eu estou falando que lembra clima nordestino, o que não é mentira alguma.

Máximas perto de 30 e mínimas de 20 pra mais parece sim.

Vc tem todo razao.  Acho que vc deve pensar " como pode ter vida acima de Curitiba" .... Mas blz . Preconceitos a parte bão domingo para vc.

Edited by EvandroPR
  • Confused 3

Agora, EvandroPR disse:

Vc tem todo razao.  Acho que vc deve pensar " como pode ter vida acima de Curitiba" .... Mas blz . Preconceitos a parte bão domingo para vc.

Falar que é quente é preconceito?

Não entendi.

Aí é você que está interpretando dessa forma.

Quente é, isso é fato.

E como eu mesmo disse, para os meus padrões.

• Like 3

Agora, Matheus Vinicius disse:

Falar que é quente é preconceito?

Não entendi.

Aí é você que está interpretando dessa forma.

Quente é, isso é fato.

E como eu mesmo disse, para os meus padrões.

Cara. Morreu o assunto.  Bom domingo pra vc . Um abraço!

• Like 2

Do primeiro dia do ano até ontem o Sesc Inmet acumula 1765 MM de chuvas , e a estação Iguape Inmet que fica no litoral Sul de SP acumula 3196 MM.

Já o mês de Dezembro até ontem acumula no Sesc 91 MM, não sei se devido ao oceano mais frio , A ZS de SP tá ficando mais de fora das tempestades que ocorreram em SP nos últimos dias.

Milagrosamente o Sesc está escapando de mínimas tropicais , a mínima de hoje foi de 19,3 graus , e hoje devemos passar de 30 graus.

• Like 4

Um domingo lindo. Nada, absolutamente nada a reclamar:

Sem título.png

Sopra um vento suave de forma constante, com 27ºC no meio da tarde.

Edited by LeoP
  • Like 10

Tudo é questão de comparação. Se colocar Curitiba ao lado de São Joaquim, S. José dos Ausentes, Urupema e Pinheiro Machado, Curitiba é quente. A minha opinião pessoal é que se trata de uma cidade com clima ameno boa parte do ano e um verão quente, já para muitos é uma cidade fria, como falei no inicio, tudo é questão de comparação.
Quanto a Maringá, tem uma clima continentalizado o que prejudica um pouco a sua média máxima, porém vamos lembrar que Maringá é uma das cidades mais arborizadas do Brasil, o que ajuda bastante, sem contar a qualidade de vida na cidade que é noticia no Brasil inteiro.
Quanto ao Nordeste tem algumas outras cidades com clima agradável além de Piatã e Triunfo como inclusive a populosa Vitória da Conquista com aproximadamente 350 mil habitantes.  E quanto ao menino Matheus acho que ele é apenas infantil, não faz por mal, apenas não sabe medir suas palavras.

• Like 4

9 minutos atrás, Lucas Venturini disse:

Tudo é questão de comparação. Se colocar Curitiba ao lado de São Joaquim, S. José dos Ausentes, Urupema e Pinheiro Machado, Curitiba é quente. A minha opinião pessoal é que se trata de uma cidade com clima ameno boa parte do ano e um verão quente, já para muitos é uma cidade fria, como falei no inicio, tudo é questão de comparação.
Quanto a Maringá, tem uma clima continentalizado o que prejudica um pouco a sua média máxima, porém vamos lembrar que Maringá é uma das cidades mais arborizadas do Brasil, o que ajuda bastante, sem contar a qualidade de vida na cidade que é noticia no Brasil inteiro.
Quanto ao Nordeste tem algumas outras cidades com clima agradável além de Piatã e Triunfo como inclusive a populosa Vitória da Conquista com aproximadamente 350 mil habitantes.  E quanto ao menino Matheus acho que ele é apenas infantil, não faz por mal, apenas não sabe medir suas palavras.

Mas é a realidade, Lucas Venturini.

De qualquer forma se alguém falar que não é quente, estará mentindo.

É claro que muda a percepção dependendo dos lugares.

Mas o óbvio é o óbvio.

Mesmo se tu comparar Oymyakon com São Joaquim, São Joaquim vai parecer quente, mas vai continuar sendo fria.

Mesmo comparando Maringá com o nordeste, o nordeste é bem mais quente, mas Maringá não vai deixar de ser quente também.

E outra, eu nem falei sobre qualidade de vida, e sim clima.

Edited by Matheus Vinicius
  • Like 1

O meu Aplicativo no celular " Tempo 14d dias" alertava ontem, para hoje termos uma máxima de 27 graus aqui em Curitiba.
  Entretanto, foi mais frio que isto, novamente. Máxima foi 25,2 na AHU. O ruim foi a mínima, quentes 18,2 (quente para uma mínima, eu digo, apenas minha interpretação. Eu durmo com coberta levíssima ou até sem, só lençol numa temperatura destas). Então, média 21,95, levemente acima da média histórica.
  Num âmbito geral, dezembro está bem OK. Provavelmente nas PWS que ficam instaladas em lugares diferentes (topos, baixadas, lugares urbanizados, etc), a média está levemente acima da histórica 81 - 2010. Não sei se o INMET ainda está abaixo, até uns 2,3 dias atrás, o outro rapaz que colocava os dados, mostrou que SIM! ESTAVA ABAIXO da média histórica.
 Enfim, para encerrar: Se Dezembro fechar nesse ritmo que estamos até agora, metade do mês. Fechando um pouco abaixo, na média mesmo, ou até mesmo, levemente acima, estará ótimo. Ainda mais depois do último dezembro que tivemos aqui.

PS: Falta uma coisa só neste mês. Chuva. Pouca chuva. Tem que chover mais. Curitiba é a cidade que as nuvens mais ""enganam"" que vai chover e acaba não chovendo. Ou apenas umas gotas esparsas que não significa nada.

• Like 4

Um intenso temporal deve atingir Porto Alegre nos próximos minutos.

IMG-20191215-WA0010.jpg

4pFKrlo.png

Edited by Tavares
  • Like 6

Caindo uma chuva muito boa, mas esperava mais. Pelo jeito vai ser coisa rápida

o dia foi muito quente, máxima de 36,2 ºC e a previsão era de 27.

• Haha 2

Máxima de 32,0°C hoje na minha estação. Achei exageradamente alta, acredito em um superaquecimento de +-1°C na medição real. A Davis Vir não tem uma ventilação tão boa em dias como hoje, de muito sol e pouco vento. 

Para fins de comparação, deu 27,7°C no INMET-AUTOMÁTICA e 30,0°C em Viçosa. 

• Like 3

• Parece que a chuva vai tirar uns dias de folga e só volta lá pra quinta (já estou com saudades dela...)
  • Por outro lado, esse domingo ensolarado foi uma grata surpresa
  • Temperatura normal pra dezembro, mínima de 19° e máxima de 27°
  • Belo entardecer em Cons. Lafaiete, vento constante, agora faz 24 graus
  • Like 3

Olhem que interessante, Manaus teve hoje a 2ª menor temperatura máxima do país dentre as capitais, com "apenas" 27,3ºC, considerado muito baixo para os padrões da região. Só que a mínima foi de 25,7C com umidade próxima a 100% o dia todo.

Dá pra considerar um dia agradável?

• Like 2

Tivemos máxima de 24.6° pelo Simepar.

a máxima prevista era 28°, então foi bem abaixo.

Agora 23.8° 

Deveremos ter uma mínima bem quente hoje.

received_3245297718878824.jpeg

received_514039119196329.jpeg

Edited by Matheus Vinicius
  • Like 3

Agora, LeoP disse:

Olhem que interessante, Manaus teve hoje a 2ª menor temperatura máxima do país dentre as capitais, com "apenas" 27,3ºC, considerado muito baixo para os padrões da região. Só que a mínima foi de 25,7C com umidade próxima a 100% o dia todo.

Dá pra considerar um dia agradável?

Acho que não. A sensação deve ser um pouco desconfortável. Eu nunca tive a experiência de ter uma mínima dessas para dormir, então não sei. 

• Like 3

Agora, Renan disse:

Acho que não. A sensação deve ser um pouco desconfortável. Eu nunca tive a experiência de ter uma mínima dessas para dormir, então não sei. 

Mas ti pode não ter sido. Mas para o povo de Manaus foi sim.

• Like 1

Um balanço da condição apresentada nos últimos dias mo Mirante:

Em termos de chuva, desde a terça-feira(10) até hoje(15), o Mirante acumulou 130,8mm. Com certeza é um dos maiores acumulados do ano em um período de 7 dias.

Dezembro de 2019 está com 147,3mm. Com os 43,5mm acumulados entre ontem e hoje, o dia 15 de dezembro é o dia que o Mirante bateu a normal anual de chuva. Agora o ano está com 1651,7mm no dia de hoje(15/12/2019).

São Paulo foi a capital mais chuvosa no dia de hoje segundo o INMET. Mais do que a soma das chuvas acumuladas de hoje em Macapá, Manaus e Cuiabá.

Os 43,5mm foram a segunda maior chuva do segundo semestre, perdendo apenas para aquela histórica chuva do dia 05/07.

• Like 5

1 hora atrás, Rafael Rezende de loyola disse:

O meu Aplicativo no celular " Tempo 14d dias" alertava ontem, para hoje termos uma máxima de 27 graus aqui em Curitiba.
  Entretanto, foi mais frio que isto, novamente. Máxima foi 25,2 na AHU. O ruim foi a mínima, quentes 18,2 (quente para uma mínima, eu digo, apenas minha interpretação. Eu durmo com coberta levíssima ou até sem, só lençol numa temperatura destas). Então, média 21,95, levemente acima da média histórica.
  Num âmbito geral, dezembro está bem OK. Provavelmente nas PWS que ficam instaladas em lugares diferentes (topos, baixadas, lugares urbanizados, etc), a média está levemente acima da histórica 81 - 2010. Não sei se o INMET ainda está abaixo, até uns 2,3 dias atrás, o outro rapaz que colocava os dados, mostrou que SIM! ESTAVA ABAIXO da média histórica.
 Enfim, para encerrar: Se Dezembro fechar nesse ritmo que estamos até agora, metade do mês. Fechando um pouco abaixo, na média mesmo, ou até mesmo, levemente acima, estará ótimo. Ainda mais depois do último dezembro que tivemos aqui.

PS: Falta uma coisa só neste mês. Chuva. Pouca chuva. Tem que chover mais. Curitiba é a cidade que as nuvens mais ""enganam"" que vai chover e acaba não chovendo. Ou apenas umas gotas esparsas que não significa nada.

A média parcial já contando esse domingo estão entre: 15.8º ~ 25.3º, anomalia negativas de 0.9º nas máximas e 0.4º nas minimas em comparação com a normal climatológica mais 'recente".
Inclusive a galera de Curitiba tem que se preparar que a partir de amanha a tarde vai chover 'pra molhar' de verdade. Significativos acumulados de chuva entre a tarde desta segunda-feira até a próxima quarta-feira. Portanto não saiam de casa sem o guarda-chuva.
Alias estamos já estamos sob alerta laranja do INMET:

cwb.png

Edited by Lucas Venturini
  • Like 3
  • Thanks 1

Em 14/12/2019 em 14:41, Darley disse:

CHUVA NAS CAPITAIS EM DEZEMBRO-ATÉ O DIA 14/12

Porto Alegre: 6,7mm

Florianópolis: 59,8mm

Curitiba: 29,7mm

São Paulo: 103,8mm

Belo Horizonte: 102,4mm

Vitória: 116,1mm

Goiânia: 190,4mm

Cuiabá: 53,4mm

Brasília: 210,4mm

Campo Grande: 86,6mm

Rio Branco: 243mm

Manaus: 45,6mm

Boa Vista: 16,2mm

Macapá: 63,9mm

Belém: 77,1mm

Palmas: 145,2mm

São Luís: 3,8mm

Teresina: 16,3mm

Fortaleza: 26,8mm

Natal: 14,4mm

João Pessoa: 10,4mm

Recife: 3,4mm

Maceió: 1,2mm

Aracaju: 1,6mm

Salvador: 9mm

Contando com a chuva de hoje(15), terminamos a primeira quinzena de dezembro. O acumulado nas capitais abaixo são as das que acumularam chuva hoje(as demais capitais que não aparecerem abaixo o acumulado é o que está na lista acima):

Florianópolis: 61,2mm

São Paulo: 147,3mm

Vitória: 122,4

Cuiabá: 61,8mm

Campo Grande: 88,8mm

Rio Branco: 243,2mm

Manaus: 58,6mm

Macapá: 65,8mm

Belém: 82,2mm

Fortaleza: 27,2mm

Natal: 15,6mm

Recife: 6mm

Maceió: 11mm

Aracaju: 2,6mm

Salvador: 12,8mm

Com esses dados de hoje, na primeira quinzena de dezembro, São Paulo é a quarta capital mais chuvosa, perdendo apenas para Rio Branco, Brasília e Goiânia.

Edited by Darley
  • Like 4

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.