Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Fábio De Nittis

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Dezembro/2019

Recommended Posts

Boa tarde!

Dia lindo em Porto Alegre e muito agradável, considerando que já estamos em dezembro. No momento, 14h35, faz entre 22°c a 24°c na capital gaúcha. Após o abafamento do sábado, o vento virou no domingo, trazendo uma ótima temperatura, que se mantém no dia de hoje. Amanhã teremos um calorzinho um pouco maior na parte da tarde, antecedendo o maior volume de chuva que deverá acontecer na quarta-feira.

Pelo aplicativo TEMPO 14 DIAS, a princípio, no final de semana próximo teremos tempo bom e uma maior elevação da temperatura.

Uma excelente semana, com MUITA PAZ a todos nós!

Edited by João Tur POA
  • Like 6

55 minutos atrás, Matheus Vinicius disse:

Está certo.

Verão climático é quando o padrão atmosférico de circulação começa a se comportar como nos meses mais quentes do ano, muita chuva no Brasil central e tempo mais seco no sul do país e na Argentina e Chile. Essa mudança geralmente ocorre antes do começo do verão astronômico, 21 de dezembro.

• Like 5

Agora, klinsmannrdesouza disse:

Verão climático é quando o padrão atmosférico de circulação começa a se comportar como nos meses mais quentes do ano, muita chuva no Brasil central e tempo mais seco no sul do país e na Argentina e Chile. Essa mudança geralmente ocorre antes do começo do verão astronômico, 21 de dezembro.

Sim, eu confundi, é verão climático agora.

Quis dizer que está certo no sentido que já se pode considerar "verão".

Edited by Matheus Vinicius

11 minutos atrás, Matheus Vinicius disse:

Sim, eu confundi, é verão astronômico agora.

Quis dizer que está certo no sentido que já se pode considerar "verão".

Matheus, creio que o verão astronômico começa apenas no solstício (21/12). O que começou foi o climático.

• Like 1
  • Confused 1

Agora, stankevecz1 disse:

Matheus, creio que o verão astronômico começa apenas no solstício (21/12). O que começou foi o climático.

Que confusão, bem, de qualquer forma algum começou, estou perdido.

• Haha 1

16 horas atrás, Felipe S Monteiro disse:

Aqui pelo o que me lembro fez 13° ou 14°, mas eu tbm me lembro de não sentir esse frio, acho que foi no fim de semana e eu dormi até tarde

Olá amigos, boa tarde!

Nesse dia 09, as automáticas do Mirante e SESC Interlagos registraram, respectivamente, 12,8℃ e 12,5℃ de mínimas. As estações do CGE, localizadas em Parelheiros (zona sul) e São Mateus (zona leste) registraram, nesse mesmo dia, 10,2℃ e 10,3℃, respectivamente.

A título de curiosidade, o recorde de temperatura mínima, em dezembro, registrado no IAG (USP) é de 9,1℃, ocorrido no dia 15/12/1951.

Com relação ao dia de hoje, no momento (medição das 15 horas), a automática do Mirante registra 18,5℃, SESC Interlagos registra 16,0℃, Parelheiros (CGE), com 14,5℃ (ótimo registro para uma tarde de dezembro!). Na região do Jabaquara, temos 16,0℃ agora.

• Like 4

31 minutos atrás, klinsmannrdesouza disse:

Minha dúvida era essa pontualidade da data de 1 de Dezembro ser o início do verão climático definida pela M*tsul. Nunca tinha ouvido isso e ao meu entender não tem início, o clima está sempre em transição e não dá pra definir um início ou um auge no calendário. Hoje é só o segundo dia de Dezembro. 

• Like 1

25 minutos atrás, Matheus Vinicius disse:

Que confusão, bem, de qualquer forma algum começou, estou perdido.

A atmosfera mudou o padrão de circulação para o verão, mas nós estamos na primavera, o verão no calendário só começa dia 21. Este último é o astronômico, a virada atmosférica é o verão climático.

• Like 3

Sair do trabalho no centro do RJ e está 22 graus no início de dezembro... Não tem preço. Bem agradável.

Aliás, o dia todo foi assim. Começou com sol dando o ar da graça mas logo foi tapado pelas nuvens que se assentaram por aqui. Dia bem fresco pra nossa época. Muito bom.

• Like 1
  • Thanks 1

20 horas atrás, jrmartinisp disse:

Pagamos caro com juros e correção o restante do mês por conta deste frio fora de época.

Nem sempre.

Já houve grandes resfriamentos fora de época em dezembro, no passado, que não foram seguidos de calorões.

Acho que o mecanismo disso, a conjunção de fatores, deva ser algo mais complexo.

Edited by Aldo Santos
  • Like 5

extremas hoje 17,2 a 26,2 ºC. Muito agradável.

Atlântico resfriou, Pacífico leste teve um súbito aquecimento, niño 1+2 está em +1,5 ºC

ff5Jkyg.png

• Like 5
  • Thanks 3

20 horas atrás, jrmartinisp disse:

Pagamos caro com juros e correção o restante do mês por conta deste frio fora de época.

Isso que eu estava pensando. Agora, imagine um verão bastante ameno, com muita chuvas e temperaturas agradáveis em fevereiro/20 e de repente um outono quente e semelhante ao deste ano. Sei não, espero estar errado, mas o inverno começou em julho, bastante atrasado. Tomara que ano que vem, eu esteja errado.

• Like 1
  • Confused 1

21 horas atrás, jrmartinisp disse:

Dizem que frio fora de época, torna um verão escaldante e o próximo inverno com escassez de frio. Nunca parei pra pensar nesse ponto. 😏🤔

• Like 3

Agora, LucianoD disse:

Atlântico resfriou, Pacífico leste teve um súbito aquecimento, niño 1+2 está em +1,5 ºC

ff5Jkyg.png

Que baita resfriamento no Atlântico !

• Like 1
  • Thanks 1

3 minutos atrás, Renan disse:

Que baita resfriamento no Atlântico !

Essa imagem mostra o quanto esfriou/esquentou nos últimos 7 dias. O resfriamento foi muito intenso.

4xkLhsN.png

• Like 6
  • Thanks 3

9 minutos atrás, LucianoD disse:

Essa imagem mostra o quanto esfriou/esquentou nos últimos 7 dias. O resfriamento foi muito intenso.

4xkLhsN.png

Já avisei que a profecia vai ser comprida.

Ar polar chegando em JF, a temperatura já está entre 16C e 17C nos topos e aqui na baixada temos 19,6°C e em rápido declínio. 

• Like 2
  • Thanks 1

Agora, LucianoD disse:

4xkLhsN.png

Isso vai dar um efeito bom pra nós. Especialmente para o litoral, que continuará registrando vários dias amenos se comparado com o interior. Pode facilitar a chegada de frentes frias e formação de canais de umidade. Claro que precisará de outros fatores envolvidos, mas a tendência é boa. 

• Like 2

45 minutos atrás, LucianoD disse:

ff5Jkyg.png

Com o Atlântico frio, quais são os efeitos no clima em São Paulo, Curitiba, etc dependendo da época do ano(temperatura, chuva)?

Agora, Guilherme Wawrzyniec disse:

Dizem que frio fora de época, torna um verão escaldante e o próximo inverno com escassez de frio. Nunca parei pra pensar nesse ponto. 😏🤔

Como eu disse: ainda é cedo, mas eu acho excelente o resfriamento em qualquer época do ano para o Brasil. Só espero que ano que vem não aconteça a mesma coisa como foi neste outono com temperaturas acima da média, onde o verão chegou a ser ameno (ora com períodos escaldantes, ora chuvosos) e o inverno bastante atrasado. Os fatos estão aí.

• Like 2

2 minutos atrás, Matheus Vinicius disse:

Mais uma queda!

Amo Curitiba.

Jornal animando um pouco.

IMG-20191202-WA0036.jpg

Screenshot_20191202-193539_1.jpg

São Paulo está curiosamente um pouco mais fria que Curitiba.

Aqui na sacada do meu AP fazia essa temperatura às 18hs, com garoa.

Agora 15.2°C.

• Like 3