Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Dezembro/2019


Recommended Posts

12 horas atrás, klinsmannrdesouza disse:

É natural que as frentes frias avancem mais pelo interior do continente sul-americano por causa do relevo ser mais baixo nessa região, todas as massas de ar se movimentam com mais facilidade quando não há barreiras geográficas; e também o próprio continente é mais volátil do que áreas litorâneas ( o oceano funciona como um regulador térmico, impedindo variações bruscas nas temperaturas).

Outro fator é que a ASAS está mais próxima do Sudeste e leste do Paraná do que nas outras áreas do país, para que as massas polares cheguem com forte intensidade nessa região é necessário a ajuda de um ciclone extratropical, que canaliza os ventos frios para leste, tornando a abrangência do anticiclone polar mais homogênea.

Um exemplo disso foram os eventos de maio/junho de 1979 e agosto de 1984, havia uma baixa pressão no litoral de SC e RS enquanto uma alta pressão fria estava no Chaco argentino, a interação entre ela e a baixa drenou o ar frio para norte, chegando a esfriar até no interior da Bahia. 

Eu acrescentaria mais alguns fatores. O principal seria o efeito Coriolis, o movimento de giro da terra vai se modificando da linha do Equador até os pólos. Se observar os sistemas se deslocam na diagonal no planeta não só por aqui, só a zcit que tem um deslocamento mais "reto".

O outro seria mais específico da A.M do sul e agradeça a barreira física da cordilheira , pois ela "quebra" os sistemas de alta pressão semi permanentes em ASAS e ASPS. Se não houvesse a cordilheira é muito provável que houvesse uma alta pressão semi permanente nas nossas cabeças, como é na África. Se vc estiver no Sul ou Sudeste do país e ver o que corresponde lá, provavelmente será o deserto do Calaari ou da Namibia.

  • Like 3
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

10 horas atrás, Wallace Rezende disse:

O "monthly mode" do Wunderground está um a porcaria, estão duplicando o total de vários dias (pois o software jogou horário de verão), eu chequei os dias individualmente e a chuva acumulada real neste mês de dezembro (já contando o dia 21, mais chuvoso) é de 236/237 mm.  No "monthly mode" aparece 442,7 mm agora por conta deste erro de totalização.

 

Mudando de assunto, início de madrugada extremamente abafado aqui em Niterói com 29ºc no Ingá ainda por conta do pré-frontal (vento norte), e há bairros do Rio na casa dos 30ºc ainda (31ºc no Jardim Botânico no Leblon), mas neste domingo já há previsão de pancadas à tarde (trazendo refresco), e os dias 23 e 24 serão bem mais amenos, com períodos de chuva também (a chuva pode ser localmente volumosa no dia 23).

Foi por isso q eu me enganei sobre os altos valores de precipitação de uma PWS na Serra da Canastra. 

Ruim os sites de estação privada e ainda pior os públicos.

A estação do INMET daqui parou de reportar a chuva.. provavelmente o pluviométrio está entupido. Faltando apenas alguns dias pra acabar o ano, no segundo mês mais chuvoso e isso acontece.

Enfim, se algum dia consertarem isso eu já fico feliz. 

Edited by LucasFSopranos
  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

16 horas atrás, klinsmannrdesouza disse:

É natural que as frentes frias avancem mais pelo interior do continente sul-americano por causa do relevo ser mais baixo nessa região, todas as massas de ar se movimentam com mais facilidade quando não há barreiras geográficas; e também o próprio continente é mais volátil do que áreas litorâneas ( o oceano funciona como um regulador térmico, impedindo variações bruscas nas temperaturas).

Outro fator é que a ASAS está mais próxima do Sudeste e leste do Paraná do que nas outras áreas do país, para que as massas polares cheguem com forte intensidade nessa região é necessário a ajuda de um ciclone extratropical, que canaliza os ventos frios para leste, tornando a abrangência do anticiclone polar mais homogênea.

Um exemplo disso foram os eventos de maio/junho de 1979 e agosto de 1984, havia uma baixa pressão no litoral de SC e RS enquanto uma alta pressão fria estava no Chaco argentino, a interação entre ela e a baixa drenou o ar frio para norte, chegando a esfriar até no interior da Bahia. 

Por que frentes frias que provocam um frio mais surreal no Mato Grosso, Acre e Rondônia, e que provocam tardes excepcionalmente frias em Cuiabá, muitas vezes não têm um avanço expressivo na Região Sudeste, deixando Minas Gerais sob um forte bloqueio, enquanto aquelas que avançam melhor pelo Sudeste provocando geadas em Minas, vide o começo de julho, são amenas em Cuiabá com um frio mais intenso limitado ao período da madrugada e amanhecer? 

Edited by Leandro Leite
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Nessas épocas, sempre viajo para o noroeste do RS, e dessa vez estou completamente chocado com a previsão, seria uma das mais severas ondas de calor de todos os tempos....

Euro 00z para Crissiumal, detalhe, estou a 400m de altitude. Os vales daqui vão a 40C em todos os dias...

668419AE-62FD-457F-AD46-6039F91B3DB8.jpeg

 

 

  • Like 4
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

2 minutos atrás, Carlos Campos disse:

Verão pleno... Boa tarde à todos.1577026875379.thumb.jpg.cb1f5b90c0a0e2bc6d10e8acf99dd99d.jpg1577025690902.thumb.jpg.ee6ce8bdad843b4a014a1fdf31ca0348.jpg

Hoje em Morretes, com 30°C e sensação térmica de 33°C. O tempo está excelente por aki... Vento moderado, nuvens dispersas e períodos de sol.

Amanheceu com algum chuvisco 👇

1577025821962.thumb.jpg.148bd5931e81dc7f8f9d58cb113102fc.jpg

Isso explica uma vegetação mais tropical, pois se trata do litoral do Paraná, diferente dos arredores de Curitiba que na mesma latitude mostram características de clima temperado. 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

16 horas atrás, Tomás WRuas disse:

 

 

UPTADE: EUROPEU 12Z TROUXE A PREVISÃO MAIS INSANA QUE EU JÁ VI PRA PORTO ALEGRE. 38°C NO BRUTO É PRA PASSAR DOS 39°C NO INMET!

 

image.thumb.png.e47fa86a987e627a984c5233174992ca.png

 

 

A confirmar esse cenário, dezembro 2019 vai fechar com a maior média máxima pra qualquer dezembro desde 1910, com ~32°C.

 

Porto Alegre? Estou indo pra lá, essa época é outro Cuiabá! Se bem que Cuiabá estará menos quente. Pego o avião na terça. 

Edited by Leandro Leite
  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, LucasFSopranos disse:

Foi por isso q eu me enganei sobre os altos valores de precipitação de uma PWS na Serra da Canastra. 

Ruim os sites de estação privada e ainda pior os públicos.

A estação do INMET daqui parou de reportar a chuva.. provavelmente o pluviométrio está entupido. Faltando apenas alguns dias pra acabar o ano, no segundo mês mais chuvoso e isso acontece.

Enfim, se algum dia consertarem isso eu já fico feliz. 

Este ano a estação automática do INMET de Primavera do Leste ficou exatos 6 meses sem funcionar entre o fim de maio e o fim de novembro, por isso eu recorri às PWSs do entorno atrás de dados da região, essas PWSs ficam em zona rural, uma delas, a do Rio Sapé, fica numa baixada, com uma grande mata de galerias, e quase toda madrugada de julho baixa de 15 C. 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

6 minutos atrás, Leandro Leite disse:

Porto Alegre? Estou indo pra lá, essa época é outro Cuiabá! Se bem que Cuiabá estará menos quente. Pego o avião na terça. 

Cuiabá é mais quente de agosto a novembro . Depois a capital mais quente do país se muda ou para o Rio ou para Porto Alegre de dezembro a fevereiro

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

22 minutos atrás, Leandro Leite disse:

Por que frentes frias que provocam um frio mais surreal no Mato Grosso, Acre e Rondônia, e que provocam tardes excepcionalmente frias em Cuiabá, muitas vezes não têm um avanço expressivo na Região Sudeste, deixando Minas Gerais sob um forte bloqueio, enquanto aquelas que avançam melhor pelo Sudeste provocando geadas em Minas, vide o começo de julho, são amenas em Cuiabá com um frio mais intenso limitado ao período da madrugada e amanhecer? 

Cuiabá X São Paulo em julho, comparem a atuação de uma MP marítima da terceira semana do mês com a de uma MP continental na semana seguinte: 

 

graf_temp_bulboseco_sim (1).jpg

graf_temp_bulboseco_sim.jpg

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

28 minutos atrás, Augusto Goelzer disse:

Nessas épocas, sempre viajo para o noroeste do RS, e dessa vez estou completamente chocado com a previsão, seria uma das mais severas ondas de calor de todos os tempos....

Euro 00z para Crissiumal, detalhe, estou a 400m de altitude. Os vales daqui vão a 40C em todos os dias...

668419AE-62FD-457F-AD46-6039F91B3DB8.jpeg

 

 

 

Pelo GFS a onda de calor é menos agressiva que pelo Euro. Vamos acompanhar.

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, jrmartinisp disse:

Eu acrescentaria mais alguns fatores. O principal seria o efeito Coriolis, o movimento de giro da terra vai se modificando da linha do Equador até os pólos. Se observar os sistemas se deslocam na diagonal no planeta não só por aqui, só a zcit que tem um deslocamento mais "reto".

O outro seria mais específico da A.M do sul e agradeça a barreira física da cordilheira , pois ela "quebra" os sistemas de alta pressão semi permanentes em ASAS e ASPS. Se não houvesse a cordilheira é muito provável que houvesse uma alta pressão semi permanente nas nossas cabeças, como é na África. Se vc estiver no Sul ou Sudeste do país e ver o que corresponde lá, provavelmente será o deserto do Calaari ou da Namibia.

Acho que não,  amigo.  O clima do sul e sudeste seria semelhante ao do moçambique/leste da África do Sul ,  que ficam  no LESTE do continente,  assim como nós. Você não pode ignorar as correntes marinhas, que são sempre frias no oeste, mas quentes no leste dos continentes . 

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Guest Wallace Rezende

A madrugada foi “do capeta” em grande parte do Rio de Janeiro, muitos bairros da zona sul passaram a maior parte da madrugada entre 30 e 32ºc, e nas demais áreas da cidade não fez muito menos que isso (27/29ºc na maior parte das zonas norte, oeste e central).  Na rampa da Pedra Bonita (alt 520, encosta) a mínima foi de 27,1ºc. Jacarepaguá auto (num local bem protegido e verde) conseguiu chegar a 24,5ºc no início da madrugada, mas antes das 4:00 da manhã o vento ganhou força e subiu para 30/31ºc.

 

Com o amanhecer esquentou ainda mais, e a PWS da Praia do Pepino alcançou os 34,8ºc por volta de 8:40 da manhã (maior temperatura desde abril), antes da brisa do mar começar a atuar (agora faz 27ºc com vento do mar na praia, mas a rampa 520 metros acima ainda registra 31ºc).

 

Agora o vento já sopra do mar em parte da cidade (e também aqui perto da baía em Niterói) trazendo alívio, mas outros bairros ainda seguem com vento norte/noroeste quente que deve mudar logo.  Como destaque, na observação de 12:00 o Galeão registrou 37ºc com vento noroeste de 15 km/h, o Santos Dumont 28ºc com vento sul de 26 km/h.  A distância entre os dois é de 13/14 km em linha reta, sem variação de altitude.

 

A Região Serrana também registrou uma madrugada muito quente para os padrões locais, com mínima de 21,2ºc na auto de Teresópolis (se não for alterada será a maior do ano, mas creio que será alterada mais tarde) e 20,1ºc na auto de Nova Friburgo (a chance de ser alterada é muito grande, mas se não for será a primeira vez na história da estação que a mínima não baixa dos 20ºc). Repito: considero esta hipótese muito remota, pois deve chover antes do final do dia.

 

EDIT: a PWS serrana de Rio Bonito de Lumiar já caiu de 31ºc para 18,8ºc em 1:30 com a chegada de uma bela pancada de chuva (35 mm em 30 minutos), as mínimas de Teresópolis e Nova Friburgo auto não vão durar muito. https://www.wunderground.com/dashboard/pws/INOVAFRI6

Edited by Wallace Rezende
Link to comment
Share on other sites

Guest Wallace Rezende

Por sorte, eu passei a maior parte do dia de ontem (quando o bafo começou a apertar aqui embaixo) na minha terra natal Teresópolis, onde o dia foi um pouco abafado mas muito mais tolerável, e como o sol ficou escondido pelas nuvens por bastante tempo a máxima foi de civilizados 26,5ºc na automática do INMET (eu estava num bairro relativamente alto, a 920 metros, então não deve ter diferido muito da auto).  Mas a mínima de ontem na auto de Teresópolis foi a segunda maior do ano (20,7ºc, atrás apenas dos 20,9ºc de 16/02).  Este vento norte costuma segurar bastante as mínimas também na borda da serra, e como não houve a tradicional pancada de chuva (a subsidência não deixou o calor, a umidade e o relevo atuarem no desenvolvimento das nuvens) a mínima foi alta para os padrões locais.  Hoje o calor apertou por lá e passou dos 29ºc no final da manhã, mas deve chover logo.

 

Abaixo algumas fotos que tirei em Teresópolis ontem.  Ao fundo é possível ver boa parte da Serra dos Órgãos (que recebeu este nome por lembrar os tubos dum órgão de igreja quando vista de certos ângulos).  Entre os picos que aparecem nas fotos estão o famoso Dedo de Deus (símbolo da cidade, com 1692 m), mais ao centro, e a Pedra do Papudo (2219 m), mais à direita, que só aparece fora das nuvens na terceira foto.  O vento norte mais forte em altitude também favoreceu a formação de nuvens “tipo lenticular”, como dá para ver em algumas fotos (2 e 4).

 

almir1.jpg

almir13.jpg

almir20.jpg

almir33.jpg

Link to comment
Share on other sites

1 minuto atrás, jean10lj disse:

Mínima de 13,1°C hoje, bem curioso esse frio todo, já se aproximando do final do mês de dezembro. Próximos dois dias terão mínimas baixas, mas depois vem calor bem forte pra finalizar o mês.

 

fgddgfgdfdgf.thumb.png.9f939cfc62845a76710669a43216cb40.png

 

 

Foda...

a última vez que senti frio de verdade foi no início de setembro.

  • Haha 1
  • Confused 1
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Wagner97 disse:

Acho que não,  amigo.  O clima do sul e sudeste seria semelhante ao do moçambique/leste da África do Sul ,  que ficam  no LESTE do continente,  assim como nós. Você não pode ignorar as correntes marinhas, que são sempre frias no oeste, mas quentes no leste dos continentes . 

Pode ser, bem lembrado, mas de qqer forma não acredito que nosso regime de chuvas ia ser como é hoje Não sei como seria o JBN por exemplo, ou seja a classica formação em "C", a umidade vem pelo oceano entra na região norte do continente é bloqueada fisicamente na cordilheira, a floresta amazônica retem parte desta umidade e o JBN a traz para o centro sul do país oscilando de acordo com o movimento dos anticiclones polares e a época do ano ( se tem AB, Vcan, etc)

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

TODOS OS INSTITUTOS FALHARAM na previsão para o leste do Paraná no fds e neste começo de semana.

Em média haviam previsto >50 mm entre sábado e domingo. Choveu ontem 1,5 mm e hoje 0,6 mm.

Aki no litoral, ao invés da chuvarada prevista, temos hoje sol, calor de 33°C e vento fraco.

Dia perfeito...

1577040602373.thumb.jpg.09ecc96d42c68dd029873262be1db136.jpgWipeOut54_22_2019_035455.340000.thumb.jpg.c81e3cd55feb90e8b42a06db11373381.jpg

  • Like 11
  • Thanks 1
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Wallace Rezende disse:

Por sorte, eu passei a maior parte do dia de ontem (quando o bafo começou a apertar aqui embaixo) na minha terra natal Teresópolis, onde o dia foi um pouco abafado mas muito mais tolerável, e como o sol ficou escondido pelas nuvens por bastante tempo a máxima foi de civilizados 26,5ºc na automática do INMET (eu estava num bairro relativamente alto, a 920 metros, então não deve ter diferido muito da auto).  Mas a mínima de ontem na auto de Teresópolis foi a segunda maior do ano (20,7ºc, atrás apenas dos 20,9ºc de 16/02).  Este vento norte costuma segurar bastante as mínimas também na borda da serra, e como não houve a tradicional pancada de chuva (a subsidência não deixou o calor, a umidade e o relevo atuarem no desenvolvimento das nuvens) a mínima foi alta para os padrões locais.  Hoje o calor apertou por lá e passou dos 29ºc no final da manhã, mas deve chover logo.

 

Abaixo algumas fotos que tirei em Teresópolis ontem.  Ao fundo é possível ver boa parte da Serra dos Órgãos (que recebeu este nome por lembrar os tubos dum órgão de igreja quando vista de certos ângulos).  Entre os picos que aparecem nas fotos estão o famoso Dedo de Deus (símbolo da cidade, com 1692 m), mais ao centro, e a Pedra do Papudo (2219 m), mais à direita, que só aparece fora das nuvens na terceira foto.  O vento norte mais forte em altitude também favoreceu a formação de nuvens “tipo lenticular”, como dá para ver em algumas fotos (2 e 4).

 

almir1.jpg

almir13.jpg

almir20.jpg

almir33.jpg

 

Cidade maravilhosa, vou passar aí em Janeiro para curtir uma cachoeira no famoso "Poço Verde", que fica na saída da cidade para quem vai para o Rio, já descendo em direção a Guapimirim. É um lugar paradisíaco, um dos poços mais cristalinos que já vi. 

 

Para quem sai daqui de MG, o melhor caminho para Teresópolis é pegando a serra de Itaipava, poucos sabem mas a altitude da estrada chega a uns 1500m em alguns pontos dela. É uma estrada perigosa, sem acostamentos, com curvas sinuosas, mas o visual é espetacular. Já peguei muito frio nessa estrada. 

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

O verão começou abafado em Conselheiro Lafaiete. Mínima alta, 20 graus, muito raro não cair de 20° nas madrugadas e nessa não caiu. 

Máxima bateu nos 30 graus e as chuvas começaram a rondar a região. INMET Ouro Branco registrou 15mm, distrito congonhense de Joaquim Murtinho, pertinho daqui, registrou 5mm e aqui em Lafaiete, sempre a chuva desviando, por enquanto só 3mm.

No momento 24 graus

Tinha um lindo arco íris agora há pouco, infelizmente apaguei a foto sem querer mas fiz um videozinho nos stories do instagram, se alguém quiser ver: https://www.instagram.com/eniorezende1

 

Edited by Enio Rezende
  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

41 minutos atrás, Carlos Campos disse:

TODOS OS INSTITUTOS FALHARAM na previsão para o leste do Paraná no fds e neste começo de semana.

Em média haviam previsto >50 mm entre sábado e domingo. Choveu ontem 1,5 mm e hoje 0,6 mm.

Aki no litoral, ao invés da chuvarada prevista, temos hoje sol, calor de 33°C e vento fraco.

Dia perfeito...

1577040602373.thumb.jpg.09ecc96d42c68dd029873262be1db136.jpgWipeOut54_22_2019_035455.340000.thumb.jpg.c81e3cd55feb90e8b42a06db11373381.jpg

Dia perfeito?

Pelo amor de Deus, desgosto infernal.

  • Thanks 1
  • Haha 1
  • Confused 1
Link to comment
Share on other sites

40 minutos atrás, Matheus Vinicius disse:

Dia perfeito?

Pelo amor de Deus, desgosto infernal.

Melhor do q se estivesse chovendo e frio...

Em todo caso, estou numa área florestal pouco afetada pelo calor. Quase não senti os efeitos diretos do Sol hoje, mesmo estando ensolarado até há 1 h atrás.

Agora nublou e está 27°C.

1577046770981.thumb.jpg.a390064c44670dbb87b6ba7f01a444a9.jpg

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

4 horas atrás, Wallace Rezende disse:

A madrugada foi “do capeta” em grande parte do Rio de Janeiro, muitos bairros da zona sul passaram a maior parte da madrugada entre 30 e 32ºc, e nas demais áreas da cidade não fez muito menos que isso (27/29ºc na maior parte das zonas norte, oeste e central).  Na rampa da Pedra Bonita (alt 520, encosta) a mínima foi de 27,1ºc. Jacarepaguá auto (num local bem protegido e verde) conseguiu chegar a 24,5ºc no início da madrugada, mas antes das 4:00 da manhã o vento ganhou força e subiu para 30/31ºc.

 

Com o amanhecer esquentou ainda mais, e a PWS da Praia do Pepino alcançou os 34,8ºc por volta de 8:40 da manhã (maior temperatura desde abril), antes da brisa do mar começar a atuar (agora faz 27ºc com vento do mar na praia, mas a rampa 520 metros acima ainda registra 31ºc).

 

Agora o vento já sopra do mar em parte da cidade (e também aqui perto da baía em Niterói) trazendo alívio, mas outros bairros ainda seguem com vento norte/noroeste quente que deve mudar logo.  Como destaque, na observação de 12:00 o Galeão registrou 37ºc com vento noroeste de 15 km/h, o Santos Dumont 28ºc com vento sul de 26 km/h.  A distância entre os dois é de 13/14 km em linha reta, sem variação de altitude.

 

A Região Serrana também registrou uma madrugada muito quente para os padrões locais, com mínima de 21,2ºc na auto de Teresópolis (se não for alterada será a maior do ano, mas creio que será alterada mais tarde) e 20,1ºc na auto de Nova Friburgo (a chance de ser alterada é muito grande, mas se não for será a primeira vez na história da estação que a mínima não baixa dos 20ºc). Repito: considero esta hipótese muito remota, pois deve chover antes do final do dia.

 

EDIT: a PWS serrana de Rio Bonito de Lumiar já caiu de 31ºc para 18,8ºc em 1:30 com a chegada de uma bela pancada de chuva (35 mm em 30 minutos), as mínimas de Teresópolis e Nova Friburgo auto não vão durar muito. https://www.wunderground.com/dashboard/pws/INOVAFRI6

 

Extremas do dia até o momento em algumas das estações da cidade do hell de janeiro:

 

Vila Militar/INMET: 26,0°/36,5°

Jacarepaguá/INMET: 24,5°/36,1°

Marambaia/INMET: 26,1°/35,5°

Copacabana/INMET: 26,3°/34,3°

São Conrado/6m/PWS: 27,1°/34,8°

São Conrado/520m/PWS: 24,6°/31,2°

Guaratiba/PWS: 26,6°/35,5°

 

O sol estava castigando muito no meio da tarde 😈😈😈☀️

  • Like 4
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Agora, Gvieira disse:

 

Extremas do dia até o momento em algumas das estações da cidade do hell de janeiro:

 

Vila Militar/INMET: 26,0°/36,5°

Jacarepaguá/INMET: 24,5°/36,1°

Marambaia/INMET: 26,1°/35,5°

Copacabana/INMET: 26,3°/34,3°

São Conrado/6m/PWS: 27,1°/34,8°

São Conrado/520m/PWS: 24,6°/31,2°

Guaratiba/PWS: 26,6°/35,5°

 

O sol estava castigando muito no meio da tarde 😈😈😈☀️

 

Essas mínimas são muito escrotas. Difícil demais lidar. 

  • Like 1
  • Sad 3
Link to comment
Share on other sites

5 horas atrás, Wallace Rezende disse:

Por sorte, eu passei a maior parte do dia de ontem (quando o bafo começou a apertar aqui embaixo) na minha terra natal Teresópolis, onde o dia foi um pouco abafado mas muito mais tolerável, e como o sol ficou escondido pelas nuvens por bastante tempo a máxima foi de civilizados 26,5ºc na automática do INMET (eu estava num bairro relativamente alto, a 920 metros, então não deve ter diferido muito da auto).  Mas a mínima de ontem na auto de Teresópolis foi a segunda maior do ano (20,7ºc, atrás apenas dos 20,9ºc de 16/02).  Este vento norte costuma segurar bastante as mínimas também na borda da serra, e como não houve a tradicional pancada de chuva (a subsidência não deixou o calor, a umidade e o relevo atuarem no desenvolvimento das nuvens) a mínima foi alta para os padrões locais.  Hoje o calor apertou por lá e passou dos 29ºc no final da manhã, mas deve chover logo.

 

Abaixo algumas fotos que tirei em Teresópolis ontem.  Ao fundo é possível ver boa parte da Serra dos Órgãos (que recebeu este nome por lembrar os tubos dum órgão de igreja quando vista de certos ângulos).  Entre os picos que aparecem nas fotos estão o famoso Dedo de Deus (símbolo da cidade, com 1692 m), mais ao centro, e a Pedra do Papudo (2219 m), mais à direita, que só aparece fora das nuvens na terceira foto.  O vento norte mais forte em altitude também favoreceu a formação de nuvens “tipo lenticular”, como dá para ver em algumas fotos (2 e 4).

 

almir1.jpg

almir13.jpg

almir20.jpg

almir33.jpg

 

Que saudades de passear pelas cidades da região serrana 😍😍, aproveitando o ensejo para atualizar tabelas anuais da região da serra dos órgãos e do parque nacional do Itatiaia

 

Teresópolis/INMET (991m):

1211586034_terespolis.thumb.PNG.53a8dc64863e47a80e009f8f571f9b07.PNG

 

Nova Friburgo/INMET (1065m):

friburgo.thumb.PNG.a27209ef1417c5b029857869b64b158a.PNG

 

Pico do Couto/Petrópolis (1758m):

pico.thumb.PNG.29f666351c8feeae33844efbccbc3829.PNG

 

Parque Nacional do Itatiaia/INMET (2450m):

PNI.thumb.PNG.f25cb6e06a8b31ffe3cec5875a2d9fd6.PNG

Edited by Gvieira
  • Like 7
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

16 minutos atrás, Renan disse:

 

Essas mínimas são muito escrotas. Difícil demais lidar. 

 

Esse ano está bem fácil de dar essas madrugadas encapirotadas ... 🤢. Para ter noção, na Vila Militar a mínima mais alta desde 2007 em qualquer mês foi 27,6°, então os 26,0° de hoje são bem severos, embora acredite que a chuva destruirá essa mínima mais tarde kkk

Edited by Gvieira
  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Guest Wallace Rezende

 

56 minutos atrás, Renan disse:

 

Essas mínimas são muito escrotas. Difícil demais lidar. 

Uma curiosidade: exatamente hoje fez aniversário de 5 anos a madrugada mais quente da década no Rio de Janeiro, a do dia 22 de dezembro de 2014, quando a temperatura no Jardim Botânico e Riocentro passou a madrugada inteira entre 31 e 33ºc, e até o Alto da Boa Vista não baixou dos 28,4ºc.  No INMET/Vila Militar também não baixou dos 30ºc, e nenhum bairro baixou dos 27ºc.  Só que no final do dia, com a entrada de ventos do mar, a temperatura caiu um pouco (a mínima do dia fechou em 26ºc na Vila Militar e 24ºc no Alto).

 

Voltando ao dia de hoje, as mínimas já foram alteradas na maior parte da cidade do Rio (mas segue abafado) apesar da chuva ter sido bem isolada e rápida, e na Região Serrana as pancadas de chuva também alteraram as mínimas como era esperado.  Na área urbana de Nova Friburgo choveu bem forte e Rio Bengalas quase transbordou.  Na estação do INEA no bairro de Olaria em Friburgo choveu 32 mm em 15 minutos e 80 mm em 1 hora.

 

Em Niterói a chuva foi no máximo moderada e mais concentrada perto da divisa com São Gonçalo; aqui na beira da baía só pingou, mas no INMET/Barreto choveu 9 mm.  Na cidade de Maricá o INEA registrou 30 mm em 15 minutos no posto pluviométrico de Mumbuca mas apenas 3 mm na Barra de Maricá.

 

A previsão realmente indicava pancadas mal distribuídas para hoje e uma chuva mais generalizada amanhã, vamos ver se a segunda parte da previsão se confirma.

 

Transtornos em Olaria/NF:

 

Edited by Wallace Rezende
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Carlos Campos disse:

TODOS OS INSTITUTOS FALHARAM na previsão para o leste do Paraná no fds e neste começo de semana.

Em média haviam previsto >50 mm entre sábado e domingo. Choveu ontem 1,5 mm e hoje 0,6 mm.

Aki no litoral, ao invés da chuvarada prevista, temos hoje sol, calor de 33°C e vento fraco.

Dia perfeito...

1577040602373.thumb.jpg.09ecc96d42c68dd029873262be1db136.jpgWipeOut54_22_2019_035455.340000.thumb.jpg.c81e3cd55feb90e8b42a06db11373381.jpg

 

A primeira foto realmente parece uma pintura num quadro, parabéns. Nosso litoral é lindo.

 

Hoje nem chegou perto de chover aqui. Céu agora limpissimo. Previsão de chuva em milímetros eu não considero, se dizem que vai ter 50mm, eu espero entre 5 e 150 mm.

  • Like 2
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Agora, Gvieira disse:

 

Que saudades de passear pelas cidades da região serrana 😍😍, aproveitando o ensejo para atualizar tabelas anuais da região da serra dos órgãos e do parque nacional do Itatiaia

 

Teresópolis/INMET (991m):

1211586034_terespolis.thumb.PNG.53a8dc64863e47a80e009f8f571f9b07.PNG

 

Nova Friburgo/INMET (1065m):

friburgo.thumb.PNG.a27209ef1417c5b029857869b64b158a.PNG

 

Pico do Couto/Petrópolis (1758m):

pico.thumb.PNG.29f666351c8feeae33844efbccbc3829.PNG

 

Parque Nacional do Itatiaia (2450m):

PNI.thumb.PNG.f25cb6e06a8b31ffe3cec5875a2d9fd6.PNG

 

Não me canso de ver os dados do PNI (e babar bastante). Olha essa média das mínimas em Julho e a média 24h.

 

Como diria Bruno Henrique: PNI realmente está em outro patamar. 

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

2 minutos atrás, Renan disse:

 

Não me canso de ver os dados do PNI (e babar bastante). Olha essa média das mínimas em Julho e a média 24h.

 

Como diria Bruno Henrique: PNI realmente está em outro patamar. 

 

Só é uma pena que não temos mais a estação de baixada no PNI, apenas o INMET em encosta, mas ainda sonho futuramente que possamos encabeçar um projeto para instalar uma Davis de primeira linha no Campo Belo e deixá-la on line😍

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Juiz de Fora teve MUITO AZAR com a chuva hoje. Houve temporais ao norte e ao sul do município, mas nenhum passou com força por aqui. O acumulado acabou sendo irrisório (03,8mm) e a sensação de abafamento foi muito desconfortável. Chegamos a ter índice de calor na casa dos 36 graus devido à máxima de 30,8°C combinado com um ponto de orvalho que chegou aos 26 graus em certos momentos. 

 

A mínima foi relativamente alta (19,7C) , mas diante do cenário carioca, nada tenho a me queixar.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.