Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Fábio De Nittis

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Dezembro/2019

Recommended Posts

19.6 graus em Curitiba, noite totalmente comum para dezembro.

Hoje foi basicamente um dia dentro da média de dezembro.

Amanhã aparentemente será igual hoje.

E depois um rápido aquecimento, depois queda de temperatura de novo.

image.thumb.png.e70e58ac91bee410557730769485d41e.png

• Like 1
  • Haha 1

Achei bem interessantes os dados do calor na campanha gaúcha. Está acompanhando a dinâmica de Buenos Aires. 

Destaque vai para o Chuí e seus 37 graus. Mesmo com o oceano gelado, o que mostra que o vento de norte está intenso, a ponto de impedir a brisa marítima. 

• Like 5

Permitam-me fazer uma retificação sobre o que postei há uns dias. Falei que o verão climática em Sampa "iniciaria" neste próximo domingo, 15/Dezembro. Erro meu...

A bem da verdade, começou neste último domingo 08/dezembro. Estamos vivendo dias quente e abafados, típicos de verão. Nesta 3ª tivemos várias pancadas de chuva condizentes com a época.

Então, verão começando na época certinha...

• Like 2

Aqui em Curitiba pra mim ainda não começou nada de verão climático, 90% desse dezembro nem sol tô vendo direito.

Esse ano não sei se é impressão minha mas tá sendo um dos mais nublados que já vi.

Edited by Matheus Vinicius

8 horas atrás, Matheus Vinicius disse:

... em Curitiba ...queda de temperatura de novo.

image.thumb.png.e70e58ac91bee410557730769485d41e.png

Legal q vc trouxe a má notícia e junto com ela, a solução (50% de desconto nas passagens é tentador..)👇1576056414930.jpg.e42ef603eda48364cd56f288186e727b.jpg

Só falta agora escolher em qual cidade devo me refugiar nesses dias frios q virão...

🤔

Estou pensando em NATAL/RN.. Assim não correrei o risco de ser perseguido pelas frentes frias...

Edited by Carlos Campos
  • Haha 2

8 horas atrás, Gvieira disse:

Final de tarde de chuva na cidade do Rio de Janeiro, formando bolsões de água sobretudo na zona norte, porém sem acumulados expressivos. Maior acumulado de 36mm na rede Alerta Rio, no bairro de Anchieta, zona norte. O dia foi de predomínio de nuvens e muito abafamento, a mínima foi de 22,8° e a máxima foi de 29,0° no INMET Vila Militar

Saudações...

Pelo post do @Renan e também pelas imagens de radar q eu vi ontem, achei q cairia um dakeles dilúvios épicos na cidade.. com desabamentos e todo o "pacote calamidade"... Menos mal...

8 horas atrás, Gvieira disse:

Chuí representou heim !!!

Pelotas tem mais 2 dias de calorão, depois retorna a tranquilidade 😍

Capturar.thumb.PNG.4350b0c1fdd55a4d26807b7d5277dbaa.PNG

..."a tranquilidade" pra mim é a parte ruim.

Eu levo pelo menos uns 4 ou 5 dias pra me acostumar à essas mudanças de 34° para 22/23°C. Às vzs eu choro no meio da noite...tenho q confessar...

• Like 4
  • Haha 1
  • Sad 1

12 horas atrás, LeoP disse:

E justamente hoje meus pais visitaram a cidade pela 1ª vez, que falsa impressão devem ter tido do clima daí. Minha mãe me ligou e falou do sol escaldante e que estava "virando torrada" já.

Enquanto isso, aqui pelas bandas tropicais, Belo Horizonte passou a tarde sob céu encoberto, períodos de chuva fraca e amenos 21/22°C.

Pior que ontem nenhum ponto da cidade teve calor tolerável. Nem se tivessem ido conhecer o Puerto Madero, que tem o rio, costuma ventar mais. Porque no Aeroparque, que é dentro do rio, a máxima foi de 37,5°C. Avisa eles que hoje pode ser pior mas que vai ficar tudo bem hahaha

Aliás, agora que voce falou lembrei que uma das vezes que minha mae e meu irmao vieram me visitar foi no fim de 2017. O dia que mais bateram perna teve máxima de 38,0°C, tiveram o azar de pegar o dia mais quente desde que vim morar aqui, em marco de 2014.

Edited by Fábio De Nittis
  • Like 1
  • Haha 1

Bom dia! Ontem o dia foi ensolarado e quentíssimo: mínima de 23,5°C e máxima de 37,9°C. Foi a maior temperatura desde o fim de 2017, quando fez 38°C, além de ter sido a segunda maior temperatura desde o comeco de 2014. Como disse na mensagem acima respondendo ao colega, nenhum ponto da cidade foi mais fresco, até o Aeroparque bateu 37,5°C. 

Hoje o dia comeca ainda mais quente que o de ontem, com temperatura atual em 25,2°C, sendo ainda 7 da manha. Temos 54% de URA, vento sudoeste a 1 km/h e pressao de 1.003,8 hpa. Está pesado. O dia segue com céu parcialmente nublado e à noite o vento vira, com rajadas de até 60 km/h de sul e a temperatura cai muito rapidamente. Também há possibilidade de chuva isolada, que pode ser forte. A máxima de hoje vai depender da hora que o vento virar, mas o SMN acredita que o calor pode ser até pior que o de ontem e preve máxima de 38°C. O sol nasceu às 5h33 e se poe às 19h59.

• Like 8

Hoje finalmente aconteceu a primeira chuva significativa do mês em Fortaleza. Foram 20,8 milímetros no posto Água Fria. Esse valor

corresponde a 48% da média para todo o mês de dezembro. Por enquanto só saiu o dado desse posto. Ao longo da manhã saem os dados dos outros postos. 

ACCDF937-8E85-45C0-BF32-944B6BB63CF2.jpeg

5741DC47-78FB-4D87-B8E5-09210C787FFE.jpeg

• Like 9

49 minutos atrás, Pedro Victor P. disse:

Hoje finalmente aconteceu a primeira chuva significativa do mês em Fortaleza. Foram 20,8 milímetros no posto Água Fria. Esse valor

corresponde a 48% da média para todo o mês de dezembro. Por enquanto só saiu o dado desse posto. Ao longo da manhã saem os dados dos outros postos. 

ACCDF937-8E85-45C0-BF32-944B6BB63CF2.jpeg

5741DC47-78FB-4D87-B8E5-09210C787FFE.jpeg

A instabilidade da ZCIT tá bem perto da costa.

Screenshot_20191211-085938.png

• Like 4

Ontem foi mais um dia do ótimo mês de  dezembro aqui no sul das alterosas. Ontem variação de 18.1~26.4 em Varginha com uma acumulação razoável em alguns pontos da cidade. 

Hoje mínima de 19 e faz 21.5 no momento. Ambientes frescos e ventinho na rua. 

• Like 6

3 horas atrás, Matheus Vinicius disse:

received_559278821561269.jpeg

Bom dia, vc fez esta 👆  imagem de dentro do presídio? Q lugar é esse? 🙄

• Haha 2

dias abençoado de garoa e tempo fechado, apesar do pequeno abafamento no fim da tarde. Espero que continue assim..

~pq será que a casa sempre abafa no fim da tarde? 🧐

• Like 2

18 minutos atrás, Carlos Campos disse:

Bom dia, vc fez esta 👆  imagem de dentro do presídio? Q lugar é esse? 🙄

São uns fios do varal na tela :v

É bem no fundão da casa, pra fora

Edited by Matheus Vinicius
  • Like 1
  • Sad 1

12 minutos atrás, Subzero_2017 disse:

dias abençoado de garoa e tempo fechado, apesar do pequeno abafamento no fim da tarde. Espero que continue assim..

~pq será que a casa sempre abafa no fim da tarde? 🧐

Aqui abafa é a noite.

Em dias com 30 c é um lixo.

Tô com uma saudade inexplicável do inverno, 2018 foi um ano muito bom no inverno pra mim. Outono também.

• Sad 1

Convencional do Mirante acumulou 40,8mm. Foi a maior chuva no Mirante desde o dia 05/07, quando houve o acumulado de 123,6mm(a maior chuva da década no Mirante, e acho pouco provável que ocorra uma chuva dessas neste mês). 

Em comparação com 2018, a ocorrência de chuvas acima dos 40mm mais do que dobrou neste ano.

• Like 2

Os 24° de manhã compensaram, uma cb gigante (o "martelo" dela tinha mais de 10km de extensão) chegou a cidade pelas 9h, choveu muito forte, mas de novo a estação do Simepar estava em manutenção e não registrou uma gota, agora 22,5°, super agradável

• Like 3

Depois de uma mínima de 18,4 graus no Sesc, agora temos um mormaço muito forte e 25,9 graus.

Se o vento não espantar, temos nesse momento nuvens bem ameaçadoras aqui na ZS de SP.

Aqui na região mais ao sul, estamos ainda com um mês de Dezembro relativamente seco.

• Like 1

Boa tarde. 

Mais um dia típico de ZCOU por aqui, céu nublado e com rápidos momentos de mormaço, mas sem sol. Aliás, a última vez que o sol apareceu na cidade foi Domingo passado.

A chuva não é contínua, mas vem em forma de pancadas de moderada a forte intensidade desde o amanhecer. Na minha Davis temos 11,6mm acumulados por enquanto. A temperatura máxima chegou aos 25 graus e a mínima desceu a 19,9C. Agora temos 22,7ºC.

• Like 2

Em BH, o sol praticamente não aparece há 5 dias. De sábado até agora, foram menos de 3 horas de insolação.

No entanto, a chuva, apesar de frequente, está fraca e acumulando pouco. No mesmo período, foram apenas 25mm e o mês está preguiçosamente chegando aos 100mm.

Hoje o dia começou com 19°C e a máxima, até o momento, foi de 26°C. Ambientes internos e rua muito agradáveis. Nada a reclamar.

• Like 3

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.