Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Aldo Santos

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Novembro/2019

Recommended Posts

Em BH, sábado de muitas nuvens, períodos de sol e chuvas fracas e isoladas ao longo do dia. As temperaturas variaram entre 18 e 28 graus, em geral agradáveis, mas com abafamento à tarde.

Houve excelente recuperação pluviométrica ao longo do mês: foram 190mm a 250mm acumulados, a depender da estação, em 13 dias. As temperaturas, que estavam bizarras até o final da 1a quinzena, teve um drop legal e o mês ficou dentro de um desvio (positivo) normal. Posto os dados completos no tópico certo.

Para os próximos 2 dias, parece que vai fazer calor à tarde (28-29ºC) e há tendência de queda (25ºC) a partir de terça. Disse "parece" pois é difícil prever temperaturas máximas nessa época do ano, pois depende muito do quanto e quando a nebulosidade vai deixar o sol aparecer. 

Edited by LeoP
  • Like 4

14 minutos atrás, Matheus Vinicius disse:

Final de tarde...

22° aqui.

Quando o sol se põe fica um lindo céu azul por alguns minutos.

Azul escuro.

received_473969909897931.jpeg

Não passou mal com o calor hoje ? Eu passei...
Cheguei em casa e tomei um banho gelado para amenizar a máxima de 31°. Amanha mais um dia bem quente igual ou mais que hoje.

• Like 2

42 minutos atrás, Daniel85 disse:

Como o mês de novembro está terminando no Brasil?

XfEPUm6.gifbo4S9wI.gif

9TluJs4.gifJenYE6I.gif

O mapa quase acertou pra cá. Faltou estender um pouco mais as anomalias positivas de chuva em direção ao sul de Minas. Já nas temperaturas é isso mesmo, fechou com temperatura na média. Os primeiros 10 dias do mês foram totalmente anormais e quase colocaram tudo a perder. 

• Like 2

Ano passado, nesse mesmo dia, Fortaleza estava tendo 84 milímetros de chuva, evento histórico para essa época do ano (correspondeu a pouco mais de nove vezes o valor da média mensal). 

Novembro de 2019 seguiu a normalidade e terminou seco de uma ponta a outra. A média mensal salta de 9 milímetros neste mês para 43 milímetros em dezembro. Ano passado, terminamos dezembro com 223 milímetros acumulados. Vamos ver como será em 2019. 

• Like 1
  • Thanks 1

Em 29/11/2019 em 00:02, Wagner97 disse:

Alguém sabe dizer como andam as médias de temperatura este mês em Sampa? 🤔

A percepção que eu tenho é de uma anomalia negativa, merecemos isso!

Comparando com a normal extra-oficial 1991-2018, este novembro está praticamente na média no Mirante.

As máximas estão mais ou menos na média.

As mínimas, cerca de 0,7°C acima.

Ainda não vai ser dessa vez que teremos anomalias negativas.

• Like 2
  • Thanks 1

21 minutos atrás, Lucas Venturini disse:

Não passou mal com o calor hoje ? Eu passei...
Cheguei em casa e tomei um banho gelado para amenizar a máxima de 31°. Amanha mais um dia bem quente igual ou mais que hoje.

Cara...

Eu fiquei 98% do tempo dentro de casa, então não passei não.

1 hora atrás, Renan disse:

O mapa quase acertou pra cá. Faltou estender um pouco mais as anomalias positivas de chuva em direção ao sul de Minas. Já nas temperaturas é isso mesmo, fechou com temperatura na média. Os primeiros 10 dias do mês foram totalmente anormais e quase colocaram tudo a perder. 

De maneira geral, foi um novembro fraco para chuvas em MG, numa olhada superficial nas convencionais de MG contei 13 com chuva abaixo da média (desde bem pouco até muito abaixo), 5 com chuva acima da média e 2 com chuva na média (Paracatu e aí em Juiz de Fora, com desvio negativo abaixo dos 10 mm cada uma, ou seja desprezível).  Caparaó foi a estação com desvio positivo mais significativo (choveu mais de 300 mm, quase o dobro da média), e Pedra Azul foi das mais secas (menos de 15 mm para uma média acima de 150 mm).

Se levar em conta em conta a variação (desvio) normal, aumenta o número de estações na média (BH entraria no bolo), mas as estações abaixo da média ainda ganham das acima da média.

No Rio de janeiro também foi mais ou menos como mostra o mapa, com anomalias positivas em parte do norte do estado e mais dentro da média (um pouco acima ou abaixo) nas demais regiões.  As chuvas foram bem vindas no norte do RJ, reduziram as anomalias negativas de 2019 em algumas áreas.  Mas se dezembro não for chuvoso não terá adiantado muita coisa, pois boa parte do estado está abaixo da média em 2019, com destaque para o interior.

No litoral do NE novembro fez jus à fama de ser um dos melhores meses para o veraneio, choveu muito pouco em todas as capitais exceto por Salvador (onde a chuva superou a média, mas se concentrou em 1/2 dias). João Pessoa convencional até zerou.  Em 2018, São Luís(MA) estraçalhou a média mensal de novembro aos 45 do segundo tempo, choveu 159,2 mm no dia 30/11 (recorde isolado do mês, umas dez vezes a média!)

Eu já vi alguns mapas de anomalia do INPE bem ruinzinhos, mas este até que ficou bom para o SE de um modo geral.

Edited by Wallace Rezende
  • Like 7

Último anoitecer deste Novembro, com céu limpo, vento calmo... calmaria total...e 17°C aki na vila.

Caminhada agradável, aproveitando o silêncio e a paisagem estrelada...1575156218759.thumb.jpg.6b8690c80ce3f2b6fa650dce20ddcf74.jpg1575156317363.thumb.jpg.96ad44a9e1d9d5ee08f080da762cb6d4.jpg

• Like 7

2 horas atrás, Daniel85 disse:

Como o mês de novembro está terminando no Brasil?

XfEPUm6.gifbo4S9wI.gif

9TluJs4.gifJenYE6I.gif

Para cá o mapa está certo.

Chuva acima da média e temperatura com anomalia positivas.

Foram 311,2 mm em 17 dias de precipitação. 

A média das temperaturas

18,7(+1,1)

29,2(+0,4

Edited by LucasFSopranos
  • Like 3

7 minutos atrás, Carlos Campos disse:

Último anoitecer deste Novembro, com céu limpo, vento calmo... calmaria total...e 17°C aki na vila.

Caminhada agradável, aproveitando o silêncio e a paisagem estrelada...1575156218759.thumb.jpg.6b8690c80ce3f2b6fa650dce20ddcf74.jpg1575156317363.thumb.jpg.96ad44a9e1d9d5ee08f080da762cb6d4.jpg

17, quem me dera...

• Like 2

Em 28/11/2019 em 02:28, jrmartinisp disse:

Provavelmente a grande enchente no Estado de sp em Janeiro de 1929 foi provocada por uma, este caso é curioso pq meu avô comentou com meu pai quando era vivo que em 1929 o que aconteceu foi surreal. Já estava chovendo bastante desde o ano novo quando em meados do mes virou o pinico do mundo  sobre a cidade de SP e muitas cidades do interior.

Essa enchente de fevereiro de 1929 foi histórica na cidade e em grande parte do estado de SP.

Na cidade de São Paulo, é a maior de que se tem registro.

Pra quem pensa que enchentes na cidade de São Paulo são coisa recente...

Naquela época, os rios Tietê e Pinheiros, os principais da cidade, ainda não eram retificados.

Eram cheios de meandros.

Enchentede1929a.jpg

Bairro da Luz, centro da cidade de São Paulo, na enchente de fevereiro de 1929.

Fonte: saopauloantiga.com.br

Enchente1929b.jpg

A avenida Cidade Jardim na cheia do rio Pinheiros em fevereiro de 1929.

Fonte: saopauloantiga.com.br

Enchente1929d.jpg

O vale do Anhangabaú na enchente de fevereiro de 1929.

Enchente1929e.jpg

O bairro do Bom Retiro na cheia de fevereiro de 1929.

Enchente1929c.png

Área inundada na grande cheia de fevereiro de 1929.

Fonte: Grupo Hímaco

Edited by Aldo Santos
  • Like 8
  • Thanks 2

25 minutos atrás, Matheus Vinicius disse:

17, quem me dera...

Ha ha...

Garanto q estava tão fresco q chegava estar friozinho...

Tão logo tirei a foto, tive q vestir a camiseta kkkk 👇AirBrush_20191130205937.thumb.jpg.17ac405447f16f954a65d492c722cd06.jpg

Eu não abro mão dos passeios no final da tarde... É bom pra refletir... Organizar as idéias e observar o tempo, óbvio.

Aliás, vc já pode sair do abrigo anti-calor ha ha ha 

• Haha 2
  • Confused 1

9 minutos atrás, Carlos Campos disse:

Ha ha...

Garanto q estava tão fresco q chegava estar friozinho...

Tão logo tirei a foto, tive q vestir a camiseta kkkk 👇AirBrush_20191130205937.thumb.jpg.17ac405447f16f954a65d492c722cd06.jpg

Eu não abro mão dos passeios no final da tarde... É bom pra refletir... Organizar as idéias e observar o tempo, óbvio.

Aliás, vc já pode sair do abrigo anti-calor ha ha ha 

Vou tirar uma dessas aí com 0° ano que vem.

Mal posso esperar o frio de 2020

• Haha 2

11 minutos atrás, Carlos Campos disse:

Chuvas já atingem o SW e W do estado, após uma breve pausa...IMG_20191130_212609.jpg.499fc0278cd6484e7727cebef2cba202.jpg

Houve muita atividade elétrica perto daqui

• Like 2

22 minutos atrás, Matheus Vinicius disse:

E aqui em Curitiba 21.3° ainda.

Moro em baixada, apenas para registrar a diferença. Em casa está 16,3ºC no mesmo horário.

• Like 3

4 minutos atrás, stankevecz1 disse:

Moro em baixada, apenas para registrar a diferença. Em casa está 16,3ºC no mesmo horário.

Eu tô sem camisa, de janela aberta e em frente ao ventilador.

Nem sei o que é baixada na verdade...

Edited by Matheus Vinicius

2 minutos atrás, Matheus Vinicius disse:

Eu tô sem camisa, de janela aberta e em frente ao ventilador.

Nem sei o que é baixada na verdade...

Baixada é uma área mais baixa do que as áreas ao redor, e como o ar frio desce, nas baixadas fazem mais frio à noite

• Like 3
  • Thanks 1

Radares nesta noite mostram chuvas no centro do estado de SP e também pegando um pouco o leste paulista.

UNESP (Bauru e Presidente Prudente)

7OzuShd.jpg

São Roque

B4ZMz49.jpg

• Like 3

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.