Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Aldo Santos

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Novembro/2019

Recommended Posts

10 horas atrás, Tstorm disse:

Sim, é comum em toda essa área

Em Queimada Nova, eu considero novembro o primeiro mês da estação chuvosa (ou pré-estação chuvosa, como alguns preferem).

Em novembro de 2014, por exemplo, choveu 172 mm por lá.

Novembro é o primeiro mes da época chuvosa no Nordeste, pois é comum chover no interior até mesmo no sertão de Pernambuco, ficando seco no litoral entre o Maranhão e a região de Salvador na Bahia. Em dezembro a ZCIT começa a influenciar o litoral norte Nordestino, aí começam as primeiras chuvas por lá.

• Like 3

13 horas atrás, Tstorm disse:

mas que já faz desse o novembro menos seco desde 2014

Eu pensei que o novembro de 2018 havia sido ao menos na média aí.

Me é muito estranho chover acima da média no sul do CE e aí não, num Novembro.

• Like 2

9 horas atrás, sjmolive disse:

Oi Renan, aqui no alto temos tido no maximo ligeiras anomalias positivas, depois um agosto muito frio. Isto comparando com os valores registrados na automática da UFJF,  cuja serie vai de  2008 a 2019,  estimando os valores que teriamos aqui com base na diferenca de maximas e minimas observadas ate agora entre minha estacao e a ufjf. Isto é diferente das normais 81-2010, mas é o que temos na automatica de JF.

Vejamos, a partir de 14/8/19

mês --- registrado --- estimativa de anomalia

AGO 19...........15,5 C...........-1,5 C

SET 19............19,3 C...........+0,6 C

OUT 19............20,3 C..........+0,3 C

NOV 19............20,0 C...........0,0 C

Se somarmos tudo, ainda estamos no 0,6C negativos neste segundo semestre.

E é o que estamos sentido aqui - muitos dias ainda de cobertor, água de piscina gelada até hoje.

Sem falar nas copiosas chuvas - desde o final de setembro nao estou mais enchendo a piscina de casa, que ja esta quase transbordando! Esta sistematicamente chovendo mais que evaporando ha quase dois meses, por aqui.

Samuel, bom dia. Permita-me fazer duas observações importantíssimas em cima de seus comentários:

1) A mini-normal da estação automática do INMET está "corrompida" pela quentíssima década de 2010, então mesmo em meses quentes como Set-19 e Out-19, vai parecer que eles não foram assim "tão quentes" porque são superados facilmente pelos muito bizarros meses de primavera de Outubro 2012/2015/2017 e Setembro 2009/2014/2015, além de se igualarem a vários outros anos. Para você ter uma ideia, Setembro tem média normal de 17,8C e a média nesta década foi de absurdos 19,0ºC. Então na verdade nós perdemos a noção da normalidade para Setembro, que virou um mês de primavera (antes era de inverno).

2) Na verdade não faz muito sentido pegar a mini-normal da automática do INMET, pois ela está ao lado da estação convencional e não representa uma realidade climática diferente daquela. O que tenho feito é usar os dados da estação automática hoje em dia (pois a convencional está com superaquecimento), porém calcular todas as médias em cima da normal 81-2010 , pois isso faz sentido devido à automática, como eu disse, estar a poucos metros de lá.

- Ao final de 2020, teremos a aguardada normal 91-2020, com importantes mudanças no dados. Aguarde.

• Like 5

9 horas atrás, marinhonani disse:

Renan,

não sei se já comentei com você, mas Ubá e Leopoldina já tiveram estações convencionais, instaladas em 1915 ou final de 1914, as duas constam das  normais de 1931 a 1960.

Vou pesquisar uns dados e divulgar aqui.

Seria ótimo postar aqui, Nani. Está na hora de pelo menos Ubá ganhar uma automática. Mas que fosse em baixada, para pegar a realidade brutal do calor que faz lá.

• Like 1

Comodoro Rivadávia no extremo leste da Patagônia(extremo sul do país) e banhada pelo Atlântico, é uma das cidades mais secas da Argentina, com acumulado pluviométrico anual de apenas 250mm. É mais seca, por exemplo, do q a localidade mais seca do nordeste brasileiro.

Uma das razões pela extrema secura na região é a fortíssima movimentação atmosférica gerada pelos ventos extremamente secos q descem dos Andes, açoitam o leste da Patagônica e frequentemente superam os 100 km/h.

Em NOVEMBRO a precipitação média na cidade é de apenas 13mm e tempestades são raras, mas neste fds houve um belo espetáculo no céu, devido ao forte calor (entre aspas) e à mudança no padrão dos ventos..

Belas imagens:

IMG_20191126_081736.thumb.jpg.147deef26d00a1f2963c303137aa7733.jpgAirBrush_20191126081705.thumb.jpg.7c58d63e6f45c6a0c5e8ac2c8b47634d.jpgIMG_20191126_081802.jpg.2dd5a2c433f44966eee7d849f626e18f.jpg

(Gustfront)

Comodoro_Rivadavia.jpg.31e3c8977074621dcf4b1ef5f5055a89.jpgIMG_20191126_091520.jpg.3805d8f7b8c0f7ac67c61e2c8e1e2c83.jpg

Edited by Carlos Campos
  • Like 9

Bom dia!

Noites tem sido bem fresquinhas em Porto Alegre, necessitando de um casaquinho leve ou manga comprida para circularmos pelas ruas após 19h, devido ao vento que tem sido bem constante nos últimos dias. Hoje, 26/11, tempo já está um pouco mais abafado (mas sem calor exagerado), antecedendo a instabilidade, que deve chegar ao longo do dia. Segundo o aplicativo TEMPO 14 DIAS, os maiores volumes de chuva são esperados para amanhã. Tempo firmaria novamente na quinta-feira, permanecendo seco até o final de semana, com forte aquecimento no sábado.

Um excelente dia a todos, com MUITA PAZ! 

• Like 5

Instabilidade de nível altíssimo já atinge o extremo SW do Paraná, oeste de Santa Catarina e noroeste do RS neste começo de tarde.

Possivelmente haverá e inclusive já pode estar havendo tempestade severa em algumas áreas (notícias chegarão).

IMG_20191126_123002.thumb.jpg.daf586c0653cd11fbd37b3853655b37a.jpg

À princípio, poderemos ter uma máxima amanhã muito elevada aki na região de Curitiba, segundo a previsão do instituto Simepar. Depois esfria bem... Quarta-feira com 34°C e na Quinta-feira a máxima seria de 19°C (isso é demais pra mim  😠 )

IMG_20191126_123155.jpg.24ca7237c805a0abff9926e007013f00.jpg

Boa notícia pro pessoal q habita o oeste, noroeste e norte do Estado: os acumulados pluviométricos nos próximos dias serão elevados (talvez até muito elevados). Aki no leste nada de muito interessante em termos de precipitação.

• Like 5
  • Haha 1

3 horas atrás, Renan disse:

- Ao final de 2020, teremos a aguardada normal 91-2020, com importantes mudanças no dados. Aguarde.

Boa tarde, Renan... O q exatamente isso pode significar? Grande elevação das médias?

30 minutos atrás, Carlos Campos disse:

Instabilidade de nível altíssimo já atinge o extremo SW do Paraná, oeste de Santa Catarina e noroeste do RS neste começo de tarde.

Possivelmente haverá e inclusive já pode estar havendo tempestade severa em algumas áreas (notícias chegarão).

IMG_20191126_123002.thumb.jpg.daf586c0653cd11fbd37b3853655b37a.jpg

À princípio, poderemos ter uma máxima amanhã muito elevada aki na região de Curitiba, segundo a previsão do instituto Simepar. Depois esfria bem... Quarta-feira com 34°C e na Quinta-feira a máxima seria de 19°C (isso é demais pra mim  😠 )

IMG_20191126_123155.jpg.24ca7237c805a0abff9926e007013f00.jpg

Boa notícia pro pessoal q habita o oeste, noroeste e norte do Estado: os acumulados pluviométricos nos próximos dias serão elevados (talvez até muito elevados). Aki no leste nada de muito interessante em termos de precipitação.

34?

Mas nem ferrando, isso tá errado demais

• Haha 2

1 hora atrás, Carlos Campos disse:

Creio que seja viagem do simepar nessa previsão.

Dei uma olhadinha na previsão para horário e olha isso.

34°C às 9 da manhã e com sensação térmica de 65°C 😂😂

20191126_141000.jpg

Edited by GabrielG.
  • Haha 5

57 minutos atrás, Matheus Vinicius disse:

34?

Também acho. Simepar é zoado demais, não tem a menor chance de chegar a 34 amanhã em Curitiba, e aqueles valores do dia 30/11 e 01/12 também me parecem errados.

• Like 2

1 hora atrás, Carlos Campos disse:

Boa tarde, Renan... O q exatamente isso pode significar? Grande elevação das médias?

Sim, graças à década "perdida" de 2010. Alguns décimos serão acrescidos nas médias de JF, tenho certeza.

• Like 2

5 horas atrás, Renan disse:

Samuel, bom dia. Permita-me fazer duas observações importantíssimas em cima de seus comentários:

1) A mini-normal da estação automática do INMET está "corrompida" pela quentíssima década de 2010, então mesmo em meses quentes como Set-19 e Out-19, vai parecer que eles não foram assim "tão quentes" porque são superados facilmente pelos muito bizarros meses de primavera de Outubro 2012/2015/2017 e Setembro 2009/2014/2015, além de se igualarem a vários outros anos. Para você ter uma ideia, Setembro tem média normal de 17,8C e a média nesta década foi de absurdos 19,0ºC. Então na verdade nós perdemos a noção da normalidade para Setembro, que virou um mês de primavera (antes era de inverno).

2) Na verdade não faz muito sentido pegar a mini-normal da automática do INMET, pois ela está ao lado da estação convencional e não representa uma realidade climática diferente daquela. O que tenho feito é usar os dados da estação automática hoje em dia (pois a convencional está com superaquecimento), porém calcular todas as médias em cima da normal 81-2010 , pois isso faz sentido devido à automática, como eu disse, estar a poucos metros de lá.

Oi Renan, qual foi  a data de mudança da estação meteorológica convencional de JF lá para o topo do morro da UFJF? Tem a data lá mas não me lembro. Acho que foi bem depois de 1981...

• Like 1

Hummm.. já vi aqui - foi na década de 70.

A estação Meteorológica foi transferida da Praça Agassis para a UFJF na década de 1970. “”Reconhecendo que a estação climatológica existia, mas que não representava mais as condições naturais do município devido à urbanização, teve-se a idéia de instala-lá na localização geográfica atual, pelo mérito de ter os dados representativos””.

• Like 3

42 minutos atrás, sjmolive disse:

Oi Renan, qual foi  a data de mudança da estação meteorológica convencional de JF lá para o topo do morro da UFJF? Tem a data lá mas não me lembro. Acho que foi bem depois de 1981...

Então, foi em Janeiro de 1973. Antes a estação estava na praça Mariano Procópio (ali pertinho do Bahamas e da Chimarron). A intensa urbanização fez ela mudar para aquele topão gigante lá, que tão pouco representa a realidade climática das temperaturas vividas pela população.

Ou seja, essa normal 81-2010 que o INMET lançou no ano passado já abrange todo o registro em um mesmo local, sem mais confusões como era na normal 61-90. Mas a melhor de todas será a nova normal 91-2020, representando com precisão toda a realidade atual, sem mais interferência das décadas de 70 e 80, quando o planeta ainda estava com pouca ou nenhuma influência do AG humano.

• Like 2

36 minutos atrás, sjmolive disse:

Hummm.. já vi aqui - foi na década de 70.

A estação Meteorológica foi transferida da Praça Agassis para a UFJF na década de 1970. “”Reconhecendo que a estação climatológica existia, mas que não representava mais as condições naturais do município devido à urbanização, teve-se a idéia de instala-lá na localização geográfica atual, pelo mérito de ter os dados representativos””.

Pois é, mas deveriam ter preservado as características geográficas do antigo local. A meu ver, o melhor local teria sido instalar ela na região do Colégio Militar que já fica mais distante do centro, porém com a mesma altitude.

1 hora atrás, GabrielG. disse:

Creio que seja viagem do simepar nessa previsão.

Dei uma olhadinha na previsão para horário e olha isso.

34°C às 9 da manhã e com sensação térmica de 65°C 😂😂

20191126_141000.jpg

1 hora atrás, Renan disse:

Também acho. Simepar é zoado demais, não tem a menor chance de chegar a 34 amanhã em Curitiba, e aqueles valores do dia 30/11 e 01/12 também me parecem errados.

2 horas atrás, Matheus Vinicius disse:

34?

Calma, gente kkkkkk

Se eu tivesse visto a previsão horária não teria corroborando com tamanha besteira.

Com certeza foi um erro de digitação...

Mas é ótimo q todos concordem q houve erro. Assim é mais provável q não aconteça essa tragédia. 

• Like 4
  • Thanks 1

Como já foi mostrado pelo @CloudCb, a madrugada de hoje foi extremamente chuvosa no sertão de Pernambuco.

Abaixo estão os maiores acumulados de chuva hoje no sertão de PE, segundo dados da APAC (Agência Pernambucana de Águas e Clima):

Screenshot_34.png.43cccc2dc88a650c1c2e52d862c175a2.png

159,0 mm em Floresta (Nazaré da Mata) - (Cemaden)

155,0 mm em Ipubi

112,0 mm em Trindade

103,0 mm em Terra Nova

93,0 mm em Parnamirim

92,2 mm em Ouricuri (INMET)
89,4 mm em Flores

88,0 mm em Granito

87,0 mm em Triunfo

85,0 mm em Mirandiba

84,0 mm em Cabrobó
84,0 mm em Serrita

70,0 mm em Betânia
66,0 mm em Bodocó
60,0 mm em Ibimirim
56,6 mm em Araripina
53,0 mm em Custódia
52,0 mm em Carnaubeira da Penha

49,1 mm em Sertânia
39,0 mm em Itacuruba

35,5 mm em Floresta
35,3 mm em Solidão
34,0 mm em São José do Egito
32,0 mm em Serra Talhada
30,0 mm Santa Cruz da Baixa Verde

1594745735_Satlite26-11.thumb.jpg.94924bc4583695303e13d13a0976aa14.jpg

Imagem de satélite das 5 horas da manhã de hoje

8 horas atrás, CloudCb disse:

Eu pensei que o novembro de 2018 havia sido ao menos na média aí.

Me é muito estranho chover acima da média no sul do CE e aí não, num Novembro.

Realmente, eu não lembro o que aconteceu em novembro de 2018. Deve ter sido, VCAN, ondas de leste ou algo do tipo. Já que não teve nenhuma frente fria ou canal de umidade. Até por isso, novembro de 2018 só teve 6 mm em Queimada Nova.

Edited by Tstorm
  • Like 3
  • Thanks 3

Dia com bastante sol hoje na capital paulista , na ZS dia mais tranquilo , na ZN calorão , o vento marítimo mais uma vez salvou a ZS  .

Sesc Inmet variou de 15,2 a 26,1 graus 

Mirante variação de 16,0 a 30,7 graus 

• Like 2

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.