Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Aldo Santos

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Novembro/2019

Recommended Posts

Manhã começando fria por aki...

O céu limpou ao anoitecer de ontem e a temperatura despencou.

Hoje às 5h40 a temperatura estava em 9,4°C na área mais baixa da vila, enquanto em casa 11,5°C.

WipeOut40_18_2019_064045.439000.jpg

• Like 5

A instabilidade ganhou força no oceano. Isso em novembro, para essa latitude, é um feito e tanto.

Screenshot_20191118-072732.thumb.png.527dd8a82cb9ea33951169085993b346.png

• Like 5

1 hora atrás, Carlos Campos disse:

Manhã começando fria por aki...

O céu limpou ao anoitecer de ontem e a temperatura despencou.

Hoje às 5h40 a temperatura estava em 9,4°C na área mais baixa da vila, enquanto em casa 11,5°C.

WipeOut40_18_2019_064045.439000.jpg

Vento L atrapalhou um pouco essa noite, trazendo nebulosidade variável. Ainda assim, Colombo INMET registrou 8,8ºC. Certamente foi menos afetada pelas nuvens. Curitiba INMET conseguiu chegar a 12,7ºC. Na estação da minha casa, no Pilarzinho, registrei 11,3ºC.

• Like 3

Tarde mais fria do mês parece que se confirmará hoje. O INMET pode ter uma máxima sub-20. Nesse momento está muito nublado e com garoa quase imperceptível, temperatura variando dos 18C a 20C pela cidade, dependendo da altitude. Ontem (17/11) já foi um dia quase invernal nos topos da cidade, e hoje não será diferente. Agora Novembro encaixou nos trilhos !

• Like 3
  • Sad 1

3 horas atrás, CloudCb disse:

A instabilidade ganhou força no oceano. Isso em novembro, para essa latitude, é um feito e tanto.

Screenshot_20191118-072732.thumb.png.527dd8a82cb9ea33951169085993b346.png

Por aqui já dá pra ver algumas nuvens mais “gordinhas” no horizonte norte. 

C35CAB32-6AD5-465C-8D17-1BFE5D62AA42.jpeg

• Like 4

Bom dia! Em Buenos Aires temos uma manha de sol, céu parcialmente nublado e bastante calor. Inclusive já passamos da máxima prevista pelo SMN para hoje, que era de 30°C. Já faz 31°C, com sensacao de 31,4°C, sendo 11h18 ainda. Há chuvas passando pelo sul/sudoeste da cidade agora, nao deve chegar aqui. Vamos ver se se formam novas áreas de chuva ou se pelo menos o tempo fica mais nublado e segura um pouco a máxima.

• Like 2

1 minuto atrás, Fábio De Nittis disse:

Bom dia! Em Buenos Aires temos uma manha de sol, céu parcialmente nublado e bastante calor. Inclusive já passamos da máxima prevista pelo SMN para hoje, que era de 30°C. Já faz 31°C, com sensacao de 31,4°C, sendo 11h18 ainda. Há chuvas passando pelo sul/sudoeste da cidade agora, nao deve chegar aqui. Vamos ver se se formam novas áreas de chuva ou se pelo menos o tempo fica mais nublado e segura um pouco a máxima.

Campanha gaúcha com a mesma dinâmica daí, com calor e tempo seco. Sempre anti-correlacionada com o Sudeste e principalmente com o leste do Sudeste. Interessante.

• Like 4

3 horas atrás, stankevecz1 disse:

Vento L atrapalhou um pouco essa noite, trazendo nebulosidade variável. Ainda assim, Colombo INMET registrou 8,8ºC. Certamente foi menos afetada pelas nuvens. Curitiba INMET conseguiu chegar a 12,7ºC. Na estação da minha casa, no Pilarzinho, registrei 11,3ºC.

Gosto da estação do Pilarzinho e geralmente confiro os dados qdo cito nos posts Curitiba, pq é bem padronizada. Não sabia q tbm era tua.. parabéns!!

Aki esfriou bem com a dispersão da nebulosidade, por isso, 9°C cedo e por isso tbm, 23°C agora.

Está um dia incrível 😳

• Like 2

24 minutos atrás, Subzero_2017 disse:

dia quente, úmido e abafado. Triste 🥴

Q post triste...

Tomara q as coisas melhorem por aí... não suporto tristeza 😟

Abraços subzero

• Haha 3

5 hours ago, Carlos Campos said:

Bom dia!

Aí está um lugar q eu pretendo conhecer em breve...

As temperaturas de inverno provavelmente são muito baixas, principalmente as máximas, já q o local além de serrano fica localizado mais a leste do q as principais cidades frias da região.

Boa tarde!

Vale a pena, Maromba é a última e também mais alta vila da região. Uma moradora local me disse que no inverno realmente é comum temperaturas próximas ou menores a zero grau. Dali parte uma trilha de mais ou menos 6 horas para alcançar o cume das Agulhas Negras.

• Like 2

13 minutos atrás, Carlos Campos disse:

Gosto da estação do Pilarzinho e geralmente confiro os dados qdo cito nos posts Curitiba, pq é bem padronizada. Não sabia q tbm era tua.. parabéns!!

Aki esfriou bem com a dispersão da nebulosidade, por isso, 9°C cedo e por isso tbm, 23°C agora.

Está um dia incrível 😳

Faço o possível para deixar os dados confiáveis. O espaço do terreno é pequeno, não consigo afastar muito do muro. E o local é uma baixada grande. Minha casa está a 925m, mas ao lado tem o morro das torres de TV que chega em 995m. Prejudica a medição da direção do vento. Porém, a condição do relevo propicia bons extremos de frio e de calor. Essa ano variei de -1,5ºC a 35,5ºC dentro da área urbana da cidade.

• Like 7

1 minuto atrás, stankevecz1 disse:

Faço o possível para deixar os dados confiáveis. O espaço do terreno é pequeno, não consigo afastar muito do muro. E o local é uma baixada grande. Minha casa está a 925m, mas ao lado tem o morro das torres de TV que chega em 995m. Prejudica a medição da direção do vento. Porém, a condição do relevo propicia bons extremos de frio e de calor. Essa ano variei de -1,5ºC a 35,5ºC dentro da área urbana da cidade.

Dados incríveis 🤗

Melhores do q a maioria das estações curitibanas.

Vc já morava aí em 2003?

Eu fui até o local da torre de TV em julho dakele ano fotografar o granizo.

Fui 2 dias após a tempestade e havia bastante gelo..

• Like 2

5 minutos atrás, Carlos Campos disse:

Dados incríveis 🤗

Melhores do q a maioria das estações curitibanas.

Vc já morava aí em 2003?

Eu fui até o local da torre de TV em julho dakele ano fotografar o granizo.

Fui 2 dias após a tempestade e havia bastante gelo..

Não, em 2003 morava em outro bairro. Minha estação no Pilarzinho é recente, tenho 3 anos de dados. Na verdade, tenho 2 lado a lado para fazer testes. A que está online no wunderground é a Ambient Weather 2902. E a que está online no weatherlink e Windy é a Davis Vue.

• Like 2

Aqui 23°, mas bem quente.

Ensolarado e famoso sol ardido. 

Eu esperava uma mínima bem baixa, mas acordei e já estava 15, dormi sem camisa mesmo, não deu pra sentir nem 1 pingo de frio...

12 minutos atrás, Matheus Vinicius disse:

Aqui 23°, mas bem quente.

Ensolarado e famoso sol ardido. 

Eu esperava uma mínima bem baixa, mas acordei e já estava 15, dormi sem camisa mesmo, não deu pra sentir nem 1 pingo de frio...

Boa tarde, a "mínima bem baixa" aconteceu às 6h da manhã... Pelo menos aki...

• Like 2

Hoje vamos para o quarto dia com máximas sub 22 no Sesc Inmet , estou gostando bastante.

Sesc Inmet variou de 15,4 a 21,5 graus 

Mirante já esquentou mais , possivelmente tem mais aparições do sol na ZN, variação de 16,3 a 25,3 graus .  

• Like 2

Em Belo Horizonte também teremos hoje a menor máxima do mês. O dia é completamente encoberto, com chuvas intermitentes e temperatura máxima entre 19 e 22°C na cidade, dependendo do bairro.

Às 14:50, o dia virou noite:316859436_Screenshot_2019-11-18-14-54-522.png.137a2483bad969851e6e8d42dfe84085.png

Faz 19°C na Pampulha e 17°C na região sul da cidade.

• Like 5

33,2°C já em Buenos Aires, mas nublando. No sul da Grande Buenos Aires há pouco houve uma potente célula de tempestades e já houve granizo inclusive:

image.png.b00a77253fd84c839d1293fdd7943bde.png

Há áreas de chuva do lado oeste-sudoeste também, pode ser que alguma chegue até aqui ou que se formem novas:

image.png.86d4165335c38c4f07dc2c02038f59ab.png

Edited by Fábio De Nittis
  • Like 6

4 horas atrás, Renan disse:

Tarde mais fria do mês parece que se confirmará hoje. O INMET pode ter uma máxima sub-20. Nesse momento está muito nublado e com garoa quase imperceptível, temperatura variando dos 18C a 20C pela cidade, dependendo da altitude. Ontem (17/11) já foi um dia quase invernal nos topos da cidade, e hoje não será diferente. Agora Novembro encaixou nos trilhos !

Dependendo do tipo de teto e direção dos ventos poderia tanto ser um dia agradável qto poderia ser extremamente desagradável.

Céu encoberto, frio com chuva inapreciável e ventos continentais me deixam muito deprimido. Dá uma sensação de vazio...por outro lado,  céu encoberto, frio e chuva constante me deixam animado...

• Like 2

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.