Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Novembro/2019


Aldo Santos
 Share

Recommended Posts

Extremos da região Sul neste sábado: 

 

Menor máxima: São José dos Ausentes/RS: 18.7°

Maior Máxima: Paranapoema/PR: 33.3°

Menor minima: Urupema/SC: -0.2°

Maior minima: Nova Tebas/PR: 26°

Menor umidade relativa do Ar: Lages/SC: 15%

Maior rajada de vento: Joaquim Távora/PR: 57,60 Km/h

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Guest Wallace Rezende

Montevidéu está mesmo numa situação interessante, é de fato muito ventilada e tem um verão bem mais tolerável que o de Buenos Aires (embora não fique livre dos eventuais surtos de vento norte e calor, que não duram muito), mas a área mais adensada é um horror para mínimas baixas por conta da posição geográfica + ilha de calor, eu diria até comparável ao centão Porto Alegre neste aspecto (mínimas "ruins"), e temperaturas negativas são uma raridade em grande parte da cidade (praticamente impossíveis hoje dia nas áreas mais adensadas). 

 

A estação climatológica principal da cidade fica no Prado, e registra negativas com mais frequência (embora não tanto quanto o aeroporto), por estar mais recolhida do mar/rio e pelo próprio efeito resfriador do parque; os recordes absolutos de Montevideo/Prado são de 42,8ºc (em 01/1917) e -5,4ºc (?). 

 

O aeroporto de Carrasco, de onde são as médias apresentadas aqui, registra mínimas ainda mais baixas, menores que em quase toda a cidade (afastado da água e pouco adensado, a diferença para o centrão de Montevidéu nas madrugadas de céu limpo e pouco vento é bem grande, eu mesmo já presenciei uma vez mínima de -4ºc no aero de Carrasco e +5ºc numa PWS Davis na área urbana perto da água, com outras próximas indicando um valor parecido).  Já faz uns 8 anos que eu acompanho as diversas estações particulares perto da costa de Montevidéu (onde ficam os bairros mais conhecidos e também mais adensados) e nunca vi a temperatura sequer chegar perto de zero nestes locais, na maioria dos anos as mínimas mais baixas ficam pelos 3/4ºc, enquanto Carrasco (aero) tem várias negativas todos os os invernos (as primeiras já no outono); Carrasco é praticamente uma Marsilac para quem mora em bairros como Pocitos, Punta Carretas e Centro (em noites limpas com pouco vento).

 

Também nunca foi registrada uma nevada significativa na capital uruguaia, á ultima vez que nevou (extremamente fraco) foi em 1930 no início da copa do mundo, e foi única vez no século XX.  Em 1918 boa parte do Uruguai registrou neve (no mesmo evento de Buenos Aires), mas a capital ficou de fora pois a aproximação do frio pela água não deixou.  Como toda massa de ar frio atravessa água antes de chegar à cidade, o lugar é péssimo para mínimas extremas e neve, apesar de registrar vários dias com 6/10ºc no inverno e baixa sensação térmica frequente por ventar muito (ciclones).

Edited by Wallace Rezende
Link to comment
Share on other sites

46 minutos atrás, Lucas Venturini disse:

2 Mortes, 6 feridos,  e 650 desabrigados no Espirito Santo em decorrência das chuvas que atingem a região:


 

Lucas Venturini,

acompanho faz muitos anos os acumulados de chuvas no ES.

Da cidade de Alfredo Chaves no sul do estado até Aracruz que fica perto da região do Vale do Rio Doce, de tempos em tempos registram acumulados altíssimos de chuva em períodos de 48 h a 72 h, as vezes ultrapassando 300 mm, com isso cidades banhadas por rios pequenos de até 60 metros de largura,podem registrar enchentes em menos de 48 horas.

No final de outubro(29 a 31/10 de 2009/começo de novembro(de 1º a 2/11), Vitória e outras cidades ao norte registraram valores que chegaram até 450 mm.De rios que estavam bem vazios, passaram para regime de inundações enormes com subida de 8 metros até valores maiores.

Edited by marinhonani
  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

10 minutos atrás, Wallace Rezende disse:

Montevidéu está mesmo numa situação interessante, é de fato muito ventilada e tem um verão bem mais tolerável que o de Buenos Aires (embora não fique livre dos eventuais surtos de vento norte e calor, que não duram muito), mas a área mais adensada é um horror para mínimas baixas por conta da posição geográfica + ilha de calor, eu diria até comparável ao centão Porto Alegre neste aspecto (mínimas "ruins"), e temperaturas negativas são uma raridade em grande parte da cidade (praticamente impossíveis hoje dia nas áreas mais adensadas). 

 

A estação climatológica principal da cidade fica no Prado, e registra negativas com mais frequência (embora não tanto quanto o aeroporto), por estar mais recolhida do mar/rio e pelo próprio efeito resfriador do parque; os recordes absolutos de Montevideo/Prado são de 42,8ºc (em 01/1917) e -5,4ºc (?). 

 

O aeroporto de Carrasco, de onde são as médias apresentadas aqui, registra mínimas ainda mais baixas, menores que em quase toda a cidade (afastado da água e pouco adensado, a diferença para o centrão de Montevidéu madrugadas de céu limpo e pouco vento é bem grande, eu mesmo já presenciei uma vez mínima de -4ºc no aero de Carrasco e +5ºc numa PWS Davis na área urbana perto da água, com outras próximas indicando um valor parecido).  Já faz uns 8 anos que eu acompanho as diversas estações particulares perto da costa de Montevidéu (onde ficam os bairros mais conhecidos e também mais adensados) e nunca vi a temperatura sequer chegar perto de zero nestes locais, na maioria dos anos as mínimas mais baixas ficam pelos 3/4ºc, enquanto Carrasco (aero) tem várias negativas todos os os invernos (as primeiras já no outono); Carrasco é praticamente uma Marsilac para quem mora em bairros como Pocitos, Punta Carretas e Centro (em noites limpas com pouco vento).

 

Também nunca foi registrada uma nevada significativa na capital uruguaia, á ultima vez que nevou (extremamente fraco) foi em 1930 no início da copa do mundo, e foi única vez no século XX.  Em 1918 boa parte do Uruguai registrou neve (no mesmo evento de Buenos Aires), mas a capital ficou de fora pois a aproximação do frio pela água não deixou.  Como toda massa de ar frio atravessa água antes de chegar à cidade, o lugar é péssimo para mínimas extremas e neve, apesar de registrar vários dias com 6/10ºc no inverno e baixa sensação térmica frequente.

Wallace Rezende,

as menores mínimas de Montevidéu nas normais 1901 a 1940, que xeroquei na extinta biblioteca do Inmet/Rio, tem o mês, mas sem datas.

-4,2ºC junho de 1925

-5,0ºC julho de 1925

 

Essa temperatura de junho de 1925, pode ter sido na mesma massa polar em que Porto Alegre registrou -2,2ºC

 

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Guest Wallace Rezende
39 minutos atrás, marinhonani disse:

Wallace Rezende,

as menores mínimas de Montevidéu nas normais 1901 a 1940, que xeroquei na extinta biblioteca do Inmet/Rio, tem o mês, mas sem datas.

-4,2ºC junho de 1925

-5,0ºC julho de 1925

 

Essa temperatura de junho de 1925, pode ter sido na mesma massa polar em que Porto Alegre registrou -2,2ºC

 

Sim, aliás a mínima absoluta na estação do Prado foi de -5,6ºc em junho (não -5,4ºc como eu disse antes), e ocorreu em algum ano entre 1961 e 1990.  Na "geladeirinha" do aero já chegou a -7,7ºc uma vez (talvez no mesmo dia dos -5,6ºc do Prado).

 

No RJ o sábado foi muito agradável, lembrando um dia de outono (não fosse o sol forte desta época).  Amanheceu nublado e depois o sol saiu com força, mas o vento sudoeste deixou a temperatura agradável o dia todo, a máxima mal passou dos 25ºc aqui na frente da baía em Niterói, e com umidade sob controle (na capital máximas entre 23 e 28ºc).  A madrugada começa bem amena com 21ºc agora no Ingá.  Em áreas mais favoráveis ao resfriamento radiativo já caiu para 17/18ºc (localmente menos), mas um súbito aumento da nebulosidade agora pouco deve impedir uma queda maior.  Não é nada como a histórica madrugada de 9 de dezembro de 2018, quando o céu permaneceu limpo e fez 8,7ºc em Teresópolis, 12,2ºc e 13,9ºc na capital (Alto e Jacarepaguá auto) e até 6,1ºc no INMET de Friburgo. 

 

Em novembro, a menor temperatura dos últimos anos foi registrada em 03/11/2011, com 6,9ºc em Teresópolis e 4,9ºc em Nova Friburgo (autos/INMET), na capital chegou a 12/14ºc nos pontos mais frios e 16/17ºc em bairros mais adensados, foi o novembro mais fresco do século XXI.

 

O tempo agradável continua nos próximos dias, e a infiltração marítima deve trazer períodos de céu nublado, com gradativo aquecimento (mas saem calor intenso) a partir de meados da semana.

 

Edited by Wallace Rezende
Link to comment
Share on other sites

52 minutos atrás, Lucas Venturini disse:

Dizem ser uma cidade  mistica !

 

Não deixa de ser mesmo. Muitas histórias e causos, diversos Spas de terapias holísticas e espirituais, porém tudo isso infelizmente é perdido em meio a tanta multidão. Acredito que essa cidade seja muito muito melhor fora de feriados. 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Juzinho disse:

Eu simplesmente amo essa cidade , em todos os seus aspectos.

A região de Sobradinho , é um dos meus paraísos na Terra . 

 

Já eu, fiquei um pouco decepcionado com São Thomé, mas talvez seja por causa da imensa quantidade de turistas que impede de usufruir as coisas da melhor forma possível. Por exemplo, em uma das principais cachoeiras da cidade que é a chamada "vale das borboletas", essa era a lotação:

 

 

IMG_20191116_112241.jpg

  • Like 2
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

22 horas atrás, CloudCb disse:

 

Na noite da segunda (18) vai passar algo bem perto da costa norte.

GIF-191116_084223.thumb.gif.b619ad58e68387512245ae7183fe2204.gif

 

Pelo GFS esse troço que tem traços da ZCIT pode provocar Cbs no litoral do PI, MA e PA na terça. 

 

Edit.: Na rodada das 06Z do GFS há um pico de até 175 mm logo do lado de Fortaleza, no oceano. E quase toda a chuva cairia justo nesse dia aí da previsão que tu postou, 23. A imagem abaixo 👇 é a chuva acumulada até dia 02/12.

image.png.4296a299e09037c86b5a4c7744b9dac9.png

 

Olha ele aqui👇, no oceano, logo ao norte de Noronha.

Screenshot_20191117-092823.png.6f646b68b73f79b2714bcd1a0999ca47.png

 

Destaque também pra aquela instabilidade no sul do PI. Deve ter chovido no @Tstorm mais cedo.

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Neste Domingo esfriou mais um pouco no Vale do Itajaí. As mínimas ficaram entre 14 e 17 graus. Estava no sul da cidade e estimo que tenha feito menos por lá. Algo em torno de 13 graus. Amanhã ainda teremos uma última madrugada "fria".

 

No momento entre 27/29 graus com céu parcialmente nublado. Hoje é o terceiro dia mais seco. Foram 14 dias com alguma chuva e alguma coisa mínima na madrugada do dia 15. A chuva retorna na próxima terça.

 

Mínimas em Santa Catarina foram na região de Bom Jardim da Serra e São Joaquim. Fez 1,6°C no Mescalero Ranch, 1,7°C no Rio Porteira e 1,78°C na estação da Epagri, região central do município. Também fez 1,6°C na estação do Postinho em São Joaquim.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Ontem e hoje, tivemos sol entre nuvens e temperaturas bem amenas aqui em São Paulo.

Poderia perfeitamente ser um dia de Maio.

 

Sesc ontem variação de 13,5 a 21,8 graus 

Sesc hoje variação de 13,8 a 22 graus

 

Mirante ontem variação de 14,9 a 23,2 graus 

Mirante hoje variação de 14,4 a 25,4 graus 

 

Já foi atingida a máxima hoje no Sesc e no Mirante .

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Boa tarde! Ontem o dia comecou bem nublado em Buenos Aires e houve chuva fraca entre o fim da manha e o comeco da tarde. Depois seguiu nublado até às 15h e rapidamente o tempo abriu, ficou ensolarado e a temperatura subiu. Felizmente, nao deu tempo de esquentar muito, e a máxima foi de 25,5°C. A mínima foi de 19,4°C.

Hoje temos sol, muitas nuvens altas e faz muito calor. Agora 31,4°C, URA de 35%, vento oeste a 7 km/h e pressao de 1.008 hpa. À noite pode ser que chova. Hoje a mínima foi de 17,8°C e a máxima prevista pelo SMN é de 32°C, mas capaz suba um pouco mais. O sol nasceu às 5h39 e se poe às 19h38.

Link to comment
Share on other sites

14 horas atrás, Wallace Rezende disse:

Sim, aliás a mínima absoluta na estação do Prado foi de -5,6ºc em junho (não -5,4ºc como eu disse antes), e ocorreu em algum ano entre 1961 e 1990.  Na "geladeirinha" do aero já chegou a -7,7ºc uma vez (talvez no mesmo dia dos -5,6ºc do Prado).

 

No RJ o sábado foi muito agradável, lembrando um dia de outono (não fosse o sol forte desta época).  Amanheceu nublado e depois o sol saiu com força, mas o vento sudoeste deixou a temperatura agradável o dia todo, a máxima mal passou dos 25ºc aqui na frente da baía em Niterói, e com umidade sob controle (na capital máximas entre 23 e 28ºc).  A madrugada começa bem amena com 21ºc agora no Ingá.  Em áreas mais favoráveis ao resfriamento radiativo já caiu para 17/18ºc (localmente menos), mas um súbito aumento da nebulosidade agora pouco deve impedir uma queda maior.  Não é nada como a histórica madrugada de 9 de dezembro de 2018, quando o céu permaneceu limpo e fez 8,7ºc em Teresópolis, 12,2ºc e 13,9ºc na capital (Alto e Jacarepaguá auto) e até 6,1ºc no INMET de Friburgo. 

 

Em novembro, a menor temperatura dos últimos anos foi registrada em 03/11/2011, com 6,9ºc em Teresópolis e 4,9ºc em Nova Friburgo (autos/INMET), na capital chegou a 12/14ºc nos pontos mais frios e 16/17ºc em bairros mais adensados, foi o novembro mais fresco do século XXI.

 

O tempo agradável continua nos próximos dias, e a infiltração marítima deve trazer períodos de céu nublado, com gradativo aquecimento (mas saem calor intenso) a partir de meados da semana.

 

Renan, Wallace Rezende,

a estação automática de Coronel Pacheco ficou uns 30 dias fora do ar, voltou a reportar dados uns dias atrás, enviei um e-mail para o INMET  pedindo para calibrarem o sensor de temperaturas, mas acho que não deu tempo de lerem e informarem para a equipe de manutenção.A estação continua com temperaturas mínimas e máximas bem acima de cidades bem mais quentes e de altitudes bem menores.

As máximas ontem em algumas estações automáticas, com sol entre 14 e 15 horas.

32,9 Coronel Pacheco

28,9 Três Rios

27,5 Carmo

26,0 Valença

26,6 Viçosa

Não coloquei Muriaé e Cambuci, por não ter dado sol.

Edited by marinhonani
  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Ontem tivemos um dia agradável aqui no norte do Espirito Santo. A chuva ocorreu em algumas áreas do centro sul e norte do estado, porém de forma mais localizada e sem volumes expressivos.

A temperatura ficou amena em todo o estado, chegando nem se quer aos 30ºC.

 

Temperatura segundo o INMET:

Marilândia: 27.3ºC

Afonso Claudio: 26.8ºC

Ecoporanga: 26.7ºC

São Mateus: 26.0ºC

Linhares: 25.9ºC

 

Em questão da chuva, segundo o INMET:

Ecoporanga: 30.8 mm

São Mateus(AUTO): 19.2 mm

Nova Venécia: 15.8 mm

Venda Nova do Imigrante: 11.2 mm

 

Hoje a infiltração de ar marítimo está forte, o dia está bem nublado, com garoa em alguns momentos e temperatura amena. A chuva diminuiu bastante neste domingo, um alivio momentâneo para as áreas mais afetas pelo diluvio que ocorreu na semana passada. O modelo americano GFS continua colocando muita chuva para região nos próximos dias, o que poderia piorar ainda mais a situação do solo extremamente encharcado.

 

Projeção para os próximos 15 dias pelo modelo americano GFS:

xx_model-en-178-0_modusa_2019111712_384_15113_157.thumb.png.6e6dd8856fd76e4c196df4245fcc709f.png

 

 

  • Like 5
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Olá à todos...

Como era esperando, as nuvens baixas permaneceram sobre a nossa região durante toda a noite e ao longo da madrugada. Em alguns momentos ocorreram chuviscos e a temperatura não variou >2°C durante cerca de 12h.

As extremas de hoje ficaram entre os 13,5°C e 22,3°C e retornamos à velha e enfadonha rotina dos ventos q sopram do leste.

Algumas imagens q eu fiz nessa manhã na região próxima às nascentes do Iguaçu/represas aki em Piraquara 👇1574009052464.thumb.jpg.6a3010f9c10acd5cb5e2da6c8c83d019.jpg1574008932140.thumb.jpg.d749e5a11d9f5e27f7d78b62a3eb79af.jpg1574008978496.thumb.jpg.cb5047d02a5afc4f7a5763154ed3fa2d.jpg1574008902209.thumb.jpg.9fc6d8ac6b80e2024bda3125837c4210.jpg

Nas primeiras imagens o céu ainda está bastante nublado e sugerindo alguma possibilidade de chuviscos, q felizmente não aconteceu. A temperatura às 10h da manhã estava em 17°C nas proximidades da Serra do Mar.

1574009011161.thumb.jpg.2f7b3306c00d7b45c510fd6cb8e61b6a.jpg

Nesta última imagem 👆 as nuvens já estão bem ralas e prometendo o q de fato aconteceu depois das 11h: céu limpo no período da tarde e isso contribuiu para a elevação da temperatura até os 22°C no município e uns 24/25°C em Curitiba.

A noite promete ser fresca ou fria...isso vai depender da permanência do céu limpo, o q duvido muito...

 

  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

18 horas atrás, jean10lj disse:

Umidade bateu 15% hoje no Wolfgang/Itapiranga - SC, com variação de 12.5/33.1.

Aqui em Iporã do Oeste - SC variação de 13.6/29.1. Num geral, um dia muito aproveitável. O mês está com 131mm (média de 165mm), o ano com 1970mm (média de 2159mm).

 

20191116_143453(0).thumb.jpg.a7b707fa9b18ef76c3f9bbe92bf50058.jpg

20191116_143334.thumb.jpg.257194c77af99f1ddf558f783227acd8.jpg

 

 

 

Dia lindo e kente por aí...mas o q me deixa impressionado e não é de hoje são os elevados índices de precipitação aí na região oeste do teu estado.

Eu já estive algumas vzs aí pertinho...meus bisavós moravam em Maravilha e íamos na época de infância passar as férias "na fazenda". Depois de adulto eu fui especialmente para conhecer a cidade de Xanxerê (pq eu era muito apaixonado pelo frio/registros de temperatura e tinha os históricos da estação local -hoje não tenho mais- e akeles -11,5/-10,9/-10,6 me levaram até lá 😳

Outro fator q torna o oeste tão interessante é a intensidade e frequência das fortes tempestades (q contribuem muito para esses 2 mil milímetros anuais...

Abraço

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

21 horas atrás, Renan disse:

Estou em São Thomé das Letras-MG, cidade a 1227m de altitude, localizada num topaço com visual incrível ao redor. O ponto positivo da cidade é o clima bem gostoso, ventos em abundância e a natureza exuberante, além é claro do onipresente quartzito que compõe boa parte das ruas da cidade , além de várias casas que são construídas com esta rocha. Fica com aspecto rústico interessante.

 

Os pontos negativos ficam por conta da fraca infraestrutura para tamanha quantidade de turistas (a maioria paulistas), além das estradas de terra que são horríveis e as cachoeiras, que deixam muito a desejar se comparadas com as de cidades vizinhas como Luminárias e Carrancas. 

 

Mesmo assim, a visita vale a pena e deixo aqui algumas fotos dessa curiosa cidade. 

PANO_20191115_150721.jpg

PANO_20191116_120223.jpg

IMG_20191115_155220.jpg

IMG_20191116_120133.jpg

IMG_20191115_162639.jpg

IMG_20191115_150759.jpg

São Thomé tem uma ininfraestrutura pífia mesmo para o potencial da região que é muito bonita e exótica. Mas boa parte da turistada realmente procura esse tipo de turismo simples. A cidade  está acima de 1227m, não? Acho que boa parte está acima de 1300m. Já peguei temperaturas bem baixas a tarde nessa cidade, bem próxima de Varginha. 

 

Carrancas é muito melhor mesmo. São Thomé é hiper valorizada. Não vale tudo isso. Agora, pra quem curte um turismo roots, maconha barata etc, é o paraíso hehe. Aiuroca, Alagoa, Ibitipoca, Serra da Canastra etc, são mais interessantes. 

  • Like 4
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

17 horas atrás, Renan disse:

 

Já eu, fiquei um pouco decepcionado com São Thomé, mas talvez seja por causa da imensa quantidade de turistas que impede de usufruir as coisas da melhor forma possível. Por exemplo, em uma das principais cachoeiras da cidade que é a chamada "vale das borboletas", essa era a lotação:

 

 

IMG_20191116_112241.jpg

Isso daí é geral, Renan... Dá muito desgosto visitar essas cachoeiras e se deparar com um verdadeiro "baile do horror à beira d'água" regado à cerveja e churrasco. Hoje isso virou modinha, como tudo vira modinha pra ganhar likes nas redes. Eu tenho uma idéia de q a grande maioria da população não raciocina com inteligência e apenas segue instintos primitivos de grupo... Não existe individualismo (de opiniões) e sim coletividade (de opiniões - raras excessões) e o q um faz, todos fazem: fds é igual a TODO MUNDO NO SHOPPING ou TODO MUNDO NO PARKE ou TODO MUNDO FAZENDO O Q TODO MUNDO FAZ... (eu não vou mencionar q percebi tbm q agora todo mundo tá virando evang..e dizendo q adora JC, e q isso virou modinha tbm...pra não gerar discussão desnecessária..)

 

Quanto ao assunto q deu origem à esta citação: ainda bem q existem áreas onde não é permitido fazer esse tipo de coisa...Pelo menos aki tem áreas restritas e com visitação agendada por ser área de manancial...

  • Like 3
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 16/11/2019 em 20:14, Renan disse:

Estou em São Thomé das Letras-MG, cidade a 1227m de altitude, localizada num topaço com visual incrível ao redor. O ponto positivo da cidade é o clima bem gostoso, ventos em abundância e a natureza exuberante, além é claro do onipresente quartzito que compõe boa parte das ruas da cidade , além de várias casas que são construídas com esta rocha. Fica com aspecto rústico interessante.

 

Os pontos negativos ficam por conta da fraca infraestrutura para tamanha quantidade de turistas (a maioria paulistas), além das estradas de terra que são horríveis e as cachoeiras, que deixam muito a desejar se comparadas com as de cidades vizinhas como Luminárias e Carrancas. 

 

Mesmo assim, a visita vale a pena e deixo aqui algumas fotos dessa curiosa cidade. 

PANO_20191115_150721.jpg

PANO_20191116_120223.jpg

IMG_20191115_155220.jpg

IMG_20191116_120133.jpg

IMG_20191115_162639.jpg

IMG_20191115_150759.jpg

Já eu, estou na cidade de Capitólio, perto de Furnas. O lugar é realmente encantador, mas acredito que também carece de infraestrutura pra receber os turistas. O local se tornou destino turístico há poucos anos e ainda está se estruturando pra receber a turistada, mas tem um potencial imenso!

Edited by Wagner97
  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Variação de 21-33°, de madrugada a mudança de direção do vento dificultou a descida da temperatura, e a tarde as nuvens não deixaram a temperatura ser mais alta que ontem, quando fez 34°

 

 

Abaixo um trecho do Córrego Gavião à poucas centenas de metros de sua nascente, e o melhor, e o local é tão isolado que para chegar lá tem que vc mesmo abrir a trilha, é umas das vantagens de ter uma prefeitura que não liga para o turismo

  • Like 3
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Victor Naia disse:

São Thomé tem uma ininfraestrutura pífia mesmo para o potencial da região que é muito bonita e exótica. Mas boa parte da turistada realmente procura esse tipo de turismo simples. A cidade  está acima de 1227m, não? Acho que boa parte está acima de 1300m. Já peguei temperaturas bem baixas a tarde nessa cidade, bem próxima de Varginha. 

 

Carrancas é muito melhor mesmo. São Thomé é hiper valorizada. Não vale tudo isso. Agora, pra quem curte um turismo roots, maconha barata etc, é o paraíso hehe. Aiuroca, Alagoa, Ibitipoca, Serra da Canastra etc, são mais interessantes. 

 

Concordo plenamente. Das cidades serranas que eu já conheci e que têm essa mesma proposta que São Thomé tem, acho que São Thomé fica em último lugar. Talvez empatada com Ouro Preto, não sei. Eu simplesmente detesto falta de organização que faz com que tudo tenha filas enormes, um amontoado de gente que não está nem um pouco "zen", pelo contrário, as pessoas estavam estressadas lá. As estradas são péssimas, vi vários carros quebrados lá. As cachoeiras são sofríveis, uma vergonha a propaganda enganosa que os vendedores fazem lá, divulgando imagens Photoshopadas em seus banners. 

 

Para não ficar tão OFF essa mensagem, seguem as imagens de hoje, mostrando o tempo nublado que dominou a região até o meio da tarde. Depois veio o sol. A sensação térmica em São Thomé é muito baixa devido ao vento forte que é incansável ! Além disso, a cidade é toda topo, mas possui grandes baixadas ao redor dela. Eu mesmo fiquei numa pousada que se localiza fora da área urbana, numa bela baixada. 

 

O visual da "pirâmide" é bem bacana. Respondendo sua pergunta: Vi no Wikipedia que a altitude da prefeitura seria esses 1227m. 

 

 

PANO_20191117_112946.jpg

IMG_20191117_113027.jpg

IMG_20191117_113031.jpg

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Boa noite! O dia seguiu com muitas nuvens altas em Buenos Aires e com muito calor. A máxima chegou aos 31,6°C e a mínima foi de 17,8°C. Agora à noite o calor nao cede: faz 26,8°C com sensacao de 27,7°C ainda, terrível. A URA é de 57%, temos vento norte a 1 km/h e pressao de 1.007 hpa. Nem sinal de chuva ainda, e acho que nao vai vir mais.

Para amanha a previsao do SMN indica tempo instável, com baixa possibilidade de chuvas isoladas. Novamente bastante calor, com mínima de 22°C e máxima de 30°C. O sol nasce às 5h38 e se poe às 19h39, totalizando mais de 14 horas de claridade por dia já.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Guest Wallace Rezende

Eu também já estive em São Thomé das Letras, no início desta década, e saí com “sentimentos misturados” sobre o lugar, assim como o Renan.  A cidade fica numa posição privilegiada (aquela história sobre como Olinda PE ganhou este nome cairia como uma luva para São Thomé se o nome fosse outro), no alto de um platô com vistas amplas para as terras “altas” do sul de Minas (que dali parecem baixas), e à noite é possível ver o brilho de cidades como Três Corações e Cruzília à distância, além de um magnífico céu estrelado na parte mais alta da vila.  Um dos melhores momentos da minha visita à região foi passar mais de 1 hora neste ponto mais alto do parque, na borda do platô e perto de uma grande pedra, à noite, ouvindo um violão à distância e admirando o céu.  Também gostei de explorar uma gruta “infernal” (acho que do Carimbado), muito apertada e lama pura do teto ao chão (em nada parecida com as grutas “instagramáveis” de outros lugares), mas valeu pela aventura e pelo inusitado da experiência.  Agora as cachoeiras realmente não são nada demais, vale conhecer e tal, mas tem coisa bem melhor por aí, como nos lugares já mencionados pelos colegas aqui (além deles, posso dizer que Baependi me surpreendeu positivamente, com cachoeiras muito bonitas nos arredores).

 

O clima é muito bom e tive sorte de pegar um período bem estável já no início da estação da mais seca (finais de abril).  O sol é muito forte por lá (claro), mas as temperaturas são bem moderadas pela posição num topo (e pela própria altitude), e a cidade merece uma estação meteorológica (mas tanta cidade merece..).

 

Agora o pior de São Thomé e a vila/cidade em si, as casas de pedra e a igrejinha de pedra são muito charmosas e praça central bonitinha, mas grande parte da área urbanizada lembra as periferias de uma grande capital qualquer, com construções feitas de qualquer jeito e sem harmonia, como que pensando apenas em lucrar com o fluxo de turistas, e isto quebra boa parte do encanto do lugar.  São Thomé das Letras fica numa área muito bonita mas, como diria o carlos campos, o “bicho homem” não fez a sua parte e meio que “estragou” o lugar.  Gostei de ter conhecido (não chego nem perto de me arrepender), mas não acho que voltaria, talvez só de passagem mesmo, pois tem muito lugar mais “bem tratado” para conhecer (ou voltar) por aí.  Ibitipoca, que mencionaram aqui, é muito mais agradável apesar de também sofrer um pouco com o turismo de massa, prova de que dá para conciliar as duas coisas.

 

Voltando ao monitoramento, hoje o dia foi totalmente nublado (fora algumas aberturas pela manhã) e "sem graça" no RJ, com mínimas entre 18/21ºc e máximas entre 24/27ºc na maior parte da RM, mas "tá valendo", ao menos foi um dia agradável..  Espero que nos próximos dias possa chover com mais força no norte do ES, área que não foi afetada pelas chuvas volumosas dos últimos dias (choveu geralmente fraco) e que acumula um importante déficit pluviométrico em 2019, assim como grande parte do centro/norte de MG.

Link to comment
Share on other sites

3 horas atrás, Carlos Campos disse:

Isso daí é geral, Renan... Dá muito desgosto visitar essas cachoeiras e se deparar com um verdadeiro "baile do horror à beira d'água" regado à cerveja e churrasco. Hoje isso virou modinha, como tudo vira modinha pra ganhar likes nas redes. Eu tenho uma idéia de q a grande maioria da população não raciocina com inteligência e apenas segue instintos primitivos de grupo... Não existe individualismo (de opiniões) e sim coletividade (de opiniões - raras excessões) e o q um faz, todos fazem: fds é igual a TODO MUNDO NO SHOPPING ou TODO MUNDO NO PARKE ou TODO MUNDO FAZENDO O Q TODO MUNDO FAZ... (eu não vou mencionar q percebi tbm q agora todo mundo tá virando evang..e dizendo q adora JC, e q isso virou modinha tbm...pra não gerar discussão desnecessária..)

 

Quanto ao assunto q deu origem à esta citação: ainda bem q existem áreas onde não é permitido fazer esse tipo de coisa...Pelo menos aki tem áreas restritas e com visitação agendada por ser área de manancial...

Cara ótima colocação... E viva a vida de Gado! 

 

Da maior pena uma cachoeira bonita dessa tomada pelo povão...

Edited by EvandroPR
  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Agora, Wallace Rezende disse:

Eu também já estive em São Thomé das Letras, no início desta década, e saí com “sentimentos misturados” sobre o lugar, assim como o Renan.  A cidade fica numa posição privilegiada (aquela história sobre como Olinda PE ganhou este nome cairia como uma luva para São Thomé se o nome fosse outro), no alto de um platô com vistas amplas para as terras “altas” do sul de Minas (que dali parecem baixas), e à noite é possível ver o brilho de cidades como Três Corações e Cruzília à distância, além de um magnífico céu estrelado na parte mais alta da vila.  Um dos melhores momentos da minha visita à região foi passar mais de 1 hora neste ponto mais alto do parque, na borda do platô e perto de uma grande pedra, à noite, ouvindo um violão à distância e admirando o céu.  Também gostei de explorar uma gruta “infernal” (acho que do Carimbado), muito apertada e lama pura do teto ao chão (em nada parecida com as grutas “instagramáveis” de outros lugares), mas valeu pela aventura e pelo inusitado da experiência.  Agora as cachoeiras realmente não são nada demais, vale conhecer e tal, mas tem coisa bem melhor por aí, como nos lugares já mencionados pelos colegas aqui (além deles, posso dizer que Baependi me surpreendeu positivamente, com cachoeiras muito bonitas nos arredores).

 

O clima é muito bom e tive sorte de pegar um período bem estável já no início da estação da mais seca (finais de abril).  O sol é muito forte por lá (claro), mas as temperaturas são bem moderadas pela posição num topo (e pela própria altitude), e a cidade merece uma estação meteorológica (mas tanta cidade merece..).

 

Agora o pior de São Thomé e a vila/cidade em si, as casas de pedra e a igrejinha de pedra são muito charmosas e praça central bonitinha, mas grande parte da área urbanizada lembra as periferias de uma grande capital qualquer, com construções feitas de qualquer jeito e sem harmonia, como que pensando apenas em lucrar com o fluxo de turistas, e isto quebra boa parte do encanto do lugar.  São Thomé das Letras fica numa área muito bonita mas, como diria o carlos campos, o “bicho homem” não fez a sua parte e meio que “estragou” o lugar.  Gostei de ter conhecido (não chego nem perto de me arrepender), mas não acho que voltaria, talvez só de passagem mesmo, pois tem muito lugar mais “bem tratado” para conhecer (ou voltar) por aí.  Ibitipoca, que mencionaram aqui, é muito mais agradável apesar de também sofrer um pouco com o turismo de massa, prova de que dá para conciliar as duas coisas.

 

Voltando ao monitoramento, hoje o dia foi totalmente nublado (fora algumas aberturas pela manhã) e "sem graça" no RJ, com mínimas entre 18/21ºc e máximas entre 24/27ºc na maior parte da RM, mas "tá valendo", ao menos foi um dia agradável..  Espero que nos próximos dias possa chover com mais força no norte do ES, área que não foi afetada pelas chuvas volumosas dos últimos dias (choveu geralmente fraco) e que acumula um importante déficit pluviométrico em 2019, assim como grande parte do centro/norte de MG.

 

Perfeito, sem mais. 

 

Dia perfeito aqui em JF, o tempo ficou nublado o dia todo e agora à noite choveu um pouco, acumulando 00,6mm. Variação da temperatura dos 23,3C aos 16,2C. Até esqueci de comentar que ontem registramos a menor temperatura do mês também: 14,4C. Dados da minha estação. 

 

Interessante foi observar pela BR-267 a mudança de tempo desde Caxambu até Juiz de Fora. Sol e poucas nuvens desde Caxambu até Bom Jardim de Minas, quando justamente na borda da serra da Mantiqueira o tempo nublou e passou a chuviscar até aqui. 

Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Renan disse:

 

Concordo plenamente. Das cidades serranas que eu já conheci e que têm essa mesma proposta que São Thomé tem, acho que São Thomé fica em último lugar. Talvez empatada com Ouro Preto, não sei. Eu simplesmente detesto falta de organização que faz com que tudo tenha filas enormes, um amontoado de gente que não está nem um pouco "zen", pelo contrário, as pessoas estavam estressadas lá. As estradas são péssimas, vi vários carros quebrados lá. As cachoeiras são sofríveis, uma vergonha a propaganda enganosa que os vendedores fazem lá, divulgando imagens Photoshopadas em seus banners. 

 

Para não ficar tão OFF essa mensagem, seguem as imagens de hoje, mostrando o tempo nublado que dominou a região até o meio da tarde. Depois veio o sol. A sensação térmica em São Thomé é muito baixa devido ao vento forte que é incansável ! Além disso, a cidade é toda topo, mas possui grandes baixadas ao redor dela. Eu mesmo fiquei numa pousada que se localiza fora da área urbana, numa bela baixada. 

 

O visual da "pirâmide" é bem bacana. Respondendo sua pergunta: Vi no Wikipedia que a altitude da prefeitura seria esses 1227m. 

 

 

PANO_20191117_112946.jpg

IMG_20191117_113027.jpg

IMG_20191117_113031.jpg

Renan,

o morro no fundo da foto que tem formato de pirâmide?

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

7 horas atrás, Nicolas Fernandes disse:

Ontem tivemos um dia agradável aqui no norte do Espirito Santo. A chuva ocorreu em algumas áreas do centro sul e norte do estado, porém de forma mais localizada e sem volumes expressivos.

A temperatura ficou amena em todo o estado, chegando nem se quer aos 30ºC.

 

Temperatura segundo o INMET:

Marilândia: 27.3ºC

Afonso Claudio: 26.8ºC

Ecoporanga: 26.7ºC

São Mateus: 26.0ºC

Linhares: 25.9ºC

 

Em questão da chuva, segundo o INMET:

Ecoporanga: 30.8 mm

São Mateus(AUTO): 19.2 mm

Nova Venécia: 15.8 mm

Venda Nova do Imigrante: 11.2 mm

 

Hoje a infiltração de ar marítimo está forte, o dia está bem nublado, com garoa em alguns momentos e temperatura amena. A chuva diminuiu bastante neste domingo, um alivio momentâneo para as áreas mais afetas pelo diluvio que ocorreu na semana passada. O modelo americano GFS continua colocando muita chuva para região nos próximos dias, o que poderia piorar ainda mais a situação do solo extremamente encharcado.

 

Projeção para os próximos 15 dias pelo modelo americano GFS:

xx_model-en-178-0_modusa_2019111712_384_15113_157.thumb.png.6e6dd8856fd76e4c196df4245fcc709f.png

 

 

Nicolas Fernandes,

algumas cidades do ES, vão ter problemas sérios de alagamentos e deslizamentos até o final de novembro.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Ainda não estive em São Thomé (tenho curiosidade), mas falando sobre destinos com cachoeiras, neste feriado estive na Vila da Maromba - RJ (já dentro do Parque Nacional de Itatiaia e depois de Visconde de Mauá) e me surpreendeu positivamente. Lugar calmo, rústico, natureza bem preservada ao redor e cachoeiras acessíveis por caminhada.

 

A vila fica entre 1300 e 1400m de altitude, então pela manhã e a noite sempre predominava um friozinho delícia. No inverno provavelmente deve registrar boas mínimas.

 

Agora já estou em Santos e tenho 21,4°C na estação do Boqueirão/Cetesb. Céu bem nublado.

 

 

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

28 minutos atrás, Luiz Henrique. disse:

...neste feriado estive na Vila da Maromba - RJ (já dentro do Parque Nacional de Itatiaia e depois de Visconde de Mauá) e me surpreendeu positivamente. Lugar calmo, rústico, natureza bem preservada ao redor e cachoeiras acessíveis por caminhada.

 

A vila fica entre 1300 e 1400m de altitude, então pela manhã e a noite sempre predominava um friozinho delícia. No inverno provavelmente deve registrar boas mínimas.

Bom dia!

Aí está um lugar q eu pretendo conhecer em breve...

As temperaturas de inverno provavelmente são muito baixas, principalmente as máximas, já q o local além de serrano fica localizado mais a leste do q as principais cidades frias da região.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Terceira manhã consecutiva com registro de geada no topo da Serra Catarinense.

A estação Postinho em São Joaquim registrou hoje mínima de 2,1°C.

As mínimas anteriores no local foram 2,6°C no sábado e 1,6°C ontem.

Segunda metade de Novembro com cara de inverno na região. Isso é fabuloso!!

  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.