Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Renan

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Outubro/2019

Recommended Posts

3 horas atrás, Tavares disse:

Ampla e poderosa essa LI. Vai desde o Paraguai até o Atlântico 

sy3z9by.png

OWglMFB.jpg

Screenshot_20191027-164223-01.jpeg

Que calor em SP. Eu dava 50 mango pra essa linha chegar em SP, mas vai ser difícil 

• Like 2
  • Thanks 1

Linha de instabilidade bem ativa segue atravessando o sul do Brasil, choveu com raios em Blumenau, 22mm acumulados na minha estação. Descargas elétricas na última hora:

Screenshot_20191027-201854.thumb.jpg.2984e0ffba7ea50d3707863a1bd6e731.jpg

• Like 5

Mês até agora em Maringá simepar

São 20 máximas acima de 30 C...

São 7 acima de 35 C...

Screenshot_20191027-204154.png

• Like 3
  • Sad 6

Na região da campanha gaúcha, algumas localidades já tem aproximadamente 300mm acumulados até agora. O Chuí já acumulou 251mm, e com uma ótima dinâmica climática no mês que permanece nos próximos dias.
Pegando o gancho da informação trazida de Maringá/PR, em comparação no Chuí  neste mês de Outubro são apenas 4 dias com máximas acima dos 25º, 14 dias com máxima abaixo dos 20°, menor máxima 13º, e minima absoluta de 9º.

Sorte de quem mora na região!

Edited by Lucas Venturini
  • Like 5
  • Thanks 1
  • Confused 1

3 minutos atrás, Lucas Venturini disse:

Na região da campanha gaúcha, algumas localidades já tem aproximadamente 300mm acumulados até agora. O Chuí já acumulou 251mm, e com uma ótima dinâmica climática no mês que permanece nos próximos dias.
Pegando o cacho da informação trazida de Maringá/PR, em comparação no Chuí  neste mês de Outubro são apenas 4 dias com máximas acima dos 25º, 14 dias com máxima abaixo dos 20°, menor máxima 13º, e minima absoluta de 9º.

Sorte de quem mora na região!

Clima mais parecido com Uruguay e Argentina... Onde vc acha no RS que o clima já começa a ficar mais com cara do Brasil? Não leve minha pergunta pra lado científico, mas pela sua percepção ou conhecimento do assunto...

Boa noite,

hoje o calor não me fez bem, mas devido principalmente às muitas horas exposto ao Sol intenso.

Foram aproximadamente 6h de pedalada e 2h30 subindo/descendo a montanha.

No caminho, algumas imagens da manhã aki no município 👇1572221364055.thumb.jpg.f849d20dc683a3426052209ce6087245.jpg1572221436738.thumb.jpg.4e9b649ae859d6b031d10c32f2577213.jpg1572221397639.thumb.jpg.87cf644c93507fb6cddb1d5eb9860735.jpg

A tarde chegou com seus 30°C e nuvens altas já sinalizando mudanças.

Eu estava fraco o suficiente para não fazer nenhum registro fotográfico mas pude observar nuvens bem interessantes tanto ao norte quanto à oeste.

Agora (21h20) há muitos relâmpagos ao sul e oeste e o céu ronca constantemente.

A linha de tempestade está próxima...

• Like 13
  • Thanks 2

14 minutos atrás, EvandroPR disse:

Clima mais parecido com Uruguay e Argentina... Onde vc acha no RS que o clima já começa a ficar mais com cara do Brasil? Não leve minha pergunta pra lado científico, mas pela sua percepção ou conhecimento do assunto...

Eu acho que o extremo Noroeste do RS, região de Santa Rosa, Palmeira das Missões, Frederico Westphalen e Iraí, onde as chuvas são mais irregulares, e é a parte mais quente do estado também.
Já a parte sul principalmente mais próximo possível do Uruguai, é a antítese disso, com chuvas super bem distribuída durante todos os meses do ano, mais umidade, e há uma dinâmica bem interessante do clima, não há aqueles períodos de estiagem por muito tempo com é normal em boa parte do país, ou de nebulosidade por vários dias como é tipico do Nordeste catarinense e leste do Paraná, ou chuvas, tem tudo isso mas sempre alternando entre um estado e outro.
Como tu falaste é um clima se destoa muito do restante do país. Alias dias atrás vendo o Google Maps me atentei uma curiosidade bem interessante: Quem mora no Chuí está a apenas 215km de Punta Del Este/UY um dos destinos de praias mais famosos da America do Sul, cidade essa que está mais ao Sul que Montevidéu e Buenos Aires.

• Like 1

2 minutos atrás, Carlos Campos disse:

Boa noite,

hoje o calor não me fez bem, mas devido principalmente às muitas horas exposto ao Sol intenso.

Foram aproximadamente 6h de pedalada e 2h30 subindo/descendo a montanha.

No caminho, algumas imagens da manhã aki no município 👇1572221364055.thumb.jpg.f849d20dc683a3426052209ce6087245.jpg1572221436738.thumb.jpg.4e9b649ae859d6b031d10c32f2577213.jpg1572221397639.thumb.jpg.87cf644c93507fb6cddb1d5eb9860735.jpg

A tarde chegou com seus 30°C e nuvens altas já sinalizando mudanças.

Eu estava fraco o suficiente para não fazer nenhum registro fotográfico mas pude observar nuvens bem interessantes tanto ao norte quanto à oeste.

Agora (21h20) há muitos relâmpagos ao sul e oeste e o céu ronca constantemente.

A linha de tempestade está próxima...

Que represa é essa Kim? Lindas imagens, parabens

• Like 2
  • Thanks 1

17 minutos atrás, EvandroPR disse:

Olha o clima em Lá paz na Bolívia para os próximos dias  e a média do ano..

Screenshot_20191027-210213.png

Screenshot_20191027-211023.png

É um clima frio, melhor do que passar calor. Mas é um clima monótomo, seco quase todo o ano, seu frio é em virtude unicamente da sua altitude bizarra (3.640mts), sem contar seu sol venenoso, radiação solar em La Paz em virtude da sua altitude é muito perigoso quem tem pre-disposição de um câncer de pele tem que passar longe de um lugar deste. Prefiro Ushuaia no extremo sul argentino.

cwb.png

• Like 4
  • Thanks 1

3 minutos atrás, Joao disse:

Que represa é essa Kim? Lindas imagens, parabens

Boa noite João..

São as represas "Piraquara 2 e 3" se não me engano.. Na vdd tem muitas por aki.

É água q nc acaba. Piraquara é conhecida como "manancial da Serra".

• Like 3

O final da tarde foi de amplas áreas de tempestade, tanto no Paraná quanto em Santa Catarina:

IMG_20191027_212244.jpg

• Like 5
  • Thanks 2

Chuva torrencial em Curitiba. Mas não muda nada, amanha mais um dia de muito calor. Padrão total de verão aqui em Curitiba.

Com granizo agora.

• Like 2
  • Sad 2

Previsão de chuva para os próximos 10 dias

Europeu bem desanimador pro sudeste.

Já o GFS, um pouco melhor.

Apesar disso, é consenso que o norte de Minas infelizmente voltará a ficar um bom tempo sem chuva.

Europeu 12z

IrNKYjs.png

GFS 18z

NxhgrQm.png

• Like 1
  • Sad 6

Média anual 

Lá Paz Mín 1 e Máx 13 e média 7,3

Bogotá Min 9 e Max 19.6 e média 14.4

Quito Min 9.3 e Max 19.6 e media 13.7

Santiago Min 7.7 e Max 22.7  média 14.2

Buenos Aires Min 13.5 e Max 22.5

Média17.7

Curitiba Min 13.4 e Máxima 23.5 Média 17.4

Fonte Wikipedia 

Edited by EvandroPR
  • Like 2

7 horas atrás, Lucas Venturini disse:

Tu é comissário de bordo ?

Quem me dera. Atualmente eu trabalho com transportes, mais precisamente com logística. 

• Like 1

37 minutos atrás, Daniel85 disse:

Previsão de chuva para os próximos 10 dias

Europeu bem desanimador pro sudeste.

Já o GFS, um pouco melhor.

Apesar disso, é consenso que o norte de Minas infelizmente voltará a ficar um bom tempo sem chuva.

Europeu 12z

IrNKYjs.png

GFS 18z

NxhgrQm.png

Historicamente o Europeu sempre leva a melhor. Estamos ferrados! 

Mais do que o norte de MG, me chama atenção o Centro-oeste também estar na pior neste ano. Quando se trata de uma simples atuação da ASAS, a chuva não consegue avançar por toda Minas Gerais mas pelo menos o Centro-Oeste consegue ser agraciado pela chuva em sua maioria. Mas hoje, nem isso. 

Sobre Belo Horizonte, acho que fecharemos o ano bem abaixo de 1000 milímetros. Não lembro quanto choveu em 2014 inteiro, mas certamente devemos quebrar o recorde negativo. 

• Sad 3

1 hora atrás, EvandroPR disse:

Mês até agora em Maringá simepar

São 20 máximas acima de 30 C...

São 7 acima de 35 C...

Screenshot_20191027-204154.png

Aonde vc consegue estes dados ?

37 minutos atrás, RafaelBHZ disse:

Historicamente o Europeu sempre leva a melhor. Estamos ferrados! 

Mais do que o norte de MG, me chama atenção o Centro-oeste também estar na pior neste ano. Quando se trata de uma simples atuação da ASAS, a chuva não consegue avançar por toda Minas Gerais mas pelo menos o Centro-Oeste consegue ser agraciado pela chuva em sua maioria. Mas hoje, nem isso. 

Sobre Belo Horizonte, acho que fecharemos o ano bem abaixo de 1000 milímetros. Não lembro quanto choveu em 2014 inteiro, mas certamente devemos quebrar o recorde negativo. 

Pelo visto, infelizmente nesse ano novembro irá falhar um pouco.

2019 está tão ruim que até mesmo o melhor mês da primavera/verão no Brasil central poderá ter maior incidência de bloqueios.

Imagem só um novembro ruim emendando com um dezembro novamente com pouca chuva, além de janeiro seco (o que tem sido tendência desde 2012)?

---------------------------------------------------------

Noite infelizmente abafada nas áreas mais urbanizadas de São Paulo.

Já no extremo sul, está mais agradável.

Estações - CGE

bds0XYX.png

• Sad 1

Isso só pode ser castigo.

Previsão pouco animadora para o Brasil central nos próximos 14 dias (tempo.com baseada na 12z do Euro).

Muito calor e pouca chuva.

BH (essa doeu demais)

PeESrkU.png

Brasília

gAhbewg.png

São Paulo

3UL4G2Y.png

Alguém aí ainda se arriscaria apostando em dezembro com chuvas regulares?

Eu não! Para mim, é o mesmo que acionar um interruptor num ambiente onde está havendo vazamento de gás.

Edited by Daniel85
  • Sad 4

Alguém sabe como está as médias de outubro até o momento em São Paulo(máxima, mínima e compensada)? Se essa previsão até quinta se confirmar São Paulo poderá ter um dos outubros mais quentes já registrados. A previsão até quinta vai simplesmente detonar a média do mês, nenhum dia abaixo dos 30 graus.

Qual é o recorde atual de média máxima, mínima e compensada para o mês de outubro no Mirante, desde 1943?

Edited by Darley

17 minutos atrás, Daniel85 disse:

Isso só pode ser castigo.

Previsão pouco animadora para o Brasil central nos próximos 14 dias (tempo.com baseada na 12z do Euro).

Muito calor e pouca chuva.

BH (essa doeu demais)

PeESrkU.png

Brasília

gAhbewg.png

São Paulo

3UL4G2Y.png

Alguém aí ainda se arriscaria apostando em dezembro com chuvas regulares?

Eu não! Para mim, é o mesmo que acionar um interruptor num ambiente onde está havendo vazamento de gás.

Simplesmente terrível essa previsão do Europeu, é o quadro máximo e absoluto da dor, sofrimento e mudanças climáticas. Nada podemos fazer a não ser torcer para que esteja errado. Infelizmente. 

• Like 1
  • Sad 5

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.