Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Renan

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Outubro/2019

Recommended Posts

A instabilidade de hoje provocou alguns volumes no sertão do RN.

696090244_ScreenHunter3665.png.2148ad2d32f4fa7a6d46fe9924ed09e8.png

Estações do Cemaden do RN.

A média de Açu para outubro é de 2 mm.

image.png.011a56e99fc7649d7de1f127f41bf877.png

Satélite das 18h.

image.png.cc0d1e194ac28f9024dde6510cb4760f.png

Foto de Ítalo Rodrigues, de Viçosa, no sertão do RN.

Edited by CloudCb
  • Like 4
  • Thanks 4

Enquanto isso Iguape, no litoral sul de São Paulo, foi outra cidade que teve uma sexta-feira bastante abafada.  O dia começou com chuva fraca entre o final da madrugada e o início da manhã (mesma área de instabilidade que atingiu o RJ ainda mais enfraquecida no meio da manhã, se deslocou com muita rapidez), mas ainda pela manhã o sol saiu e o abafamento tomou conta, com direito a máxima de 31,4ºc e umidade acima dos 60%.

O destaque de 2019 em Iguape tem sido a chuva, a estação automática do INMET (que fica numa área verde fora da cidade, mesmo local onde funcionou a última convencional já fechada) já acumula 2969,4 mm no ano, maior valor dentre as automáticas do centro-sul do Brasil no ano.  Fevereiro foi o mês mais chuvoso, pouco menos de 700 mm, mas março e maio também superaram os 500 mm, e apenas junho registrou (só um pouco) menos que 100 mm.

Esta semana, enquanto grande parte do estado de São Paulo viu pouca ou até nenhuma chuva, Iguape registrou 150,6 mm em 24 horas, quase tudo entre a tarde e o final da noite de quarta-feira.

• Like 9

Boa noite! Choveu até com moderada intensidade de manhã em boa parte de São Paulo. Depois o sol apareceu e tivemos calor úmido e pegajoso, como os colegas relataram. Pelo menos ficamos longe de ter temperaturas tãão altas, com máximas entre 31 e 32ºC. No fim da tarde voltou a chover aqui na zona leste (no centro antigo, onde estava, não choveu nada). Agora 21,5ºC na Penha e 20,9ºC no Aricanduva. Amanhã começa a refrescar.

• Like 3

Boa tarde. Faz calor em S. Paulo. Mais quente que o previsto. Modelos erraram ontem e hoje. Previam 34/35°C, e a máxima ficou na casa dos 31 aos 33 com umidade, ou seja, abafado. 

Hoje, foreca dava 25°C, e já passamos de 30°C em muitos lugares. 

• Like 7

Boa tarde à todos...

Nada de calor por aki .. Dia bem agradável, um pouco úmido e com uma brisa suave soprando do leste.

A instabilidade da noite de ontem produziu boas trovoadas e pouca chuva. 

A manhã de hoje foi nublada, com algum chuvisco 👇WipeOut49_19_2019_124903.219000.thumb.jpg.d72c447938789a4321b90a04c1b29cd4.jpg

Começo da tarde, com sol e 22°C 👇

1571499981529.thumb.jpg.c034f9e56f499a8e7e1640b9a2875ad9.jpg

Possivelmente ocorrerão chuvas no final da tarde...assim espero...

• Like 9

Aproveitando a pausa depois do almoço aki na chácara (de um casal de amigos) fui caminhar entre as centenas de araucárias q tem ao redor da casa e não pude deixar de registrar este grande exemplar centenário. Deve ter, sei lá...uns 50 metros de altura e uns 200 anos. É muito encorpada... (existem umas 20 iguais à essa dentro do terreno de aproximadamente 4.000 m2...) Tentei imaginar pela milésima vez: quantas nevadas ou ondas de frio históricas deve ter presenciado? .... Por qtos anos sobreviverá aos "novos tempos"?

Edited by Carlos Campos
  • Like 9

Impressionante o enorme conjunto de Cumulonimbus sobre a capital do Mato Grosso do Sul neste início de tarde.

Screenshot_20191019-140154.thumb.jpg.0231978a67ec267efeddb91523dc5208.jpg

Já aqui em São Paulo, temperaturas nas alturas. Contudo, rajadas fortes da direção sul já são verificadas no centro da cidade, não obstante céu com poucas nuvens. Pelo jeito, não deve chover como previsto. 

No satélite já vemos muitas nuvens no sul da capital paulista. Destaque para a Shelf cloud em alto mar.

IMG-20191019-WA0003.thumb.jpg.aabae4ce716ce633b5b6d98da1ddffae.jpg

Edited by Maicon
  • Like 8

• Em Conselheiro Lafaiete, tarde de sábado típica de um pré-frontal. Tenho agora 31 graus e céu parcialmente nublado
  • A possibilidade de chuva essa tarde é bem baixa, a previsão indica apenas 20% de probabilidade de chuva
  • Mas o radar já indica vários núcleos de chuva pipocando entre o Sul de Minas/Vertentes/Centro-Oeste Mineiro e alguns desses núcleos estão a cerca de 40 km daqui
  • Espero que venha chuva volumosa. O calor até estava tolerável essa semana, esquentou mais ontem e hoje obviamente pela pré-frontal, mas o que vem me incomodando é essa escassez/irregularidade de chuvas, que já vem desde o início do ano. Precisamos demais de água em abundância.
  • E enquanto escrevo esse post o céu vai fechando mais um pouquinho, espero que esses 20% de chance de chuva pra hoje se concretizem. Senão, pra amanhã e principalmente segunda, o cenário é bem mais animador
  • Like 4

2 horas atrás, Victor Naia disse:

Boa tarde. Faz calor em S. Paulo. Mais quente que o previsto. Modelos erraram ontem e hoje. Previam 34/35°C, e a máxima ficou na casa dos 31 aos 33 com umidade, ou seja, abafado. 

Hoje, foreca dava 25°C, e já passamos de 30°C em muitos lugares. 

Depende de qual lado de SP você tá falando. Para a ZS ele acertou , já para as outras regiões , errou feio hehe .

Sesc teve máxima de 25,9 graus , já o Mirantão chegou nos 30,5 graus .

Quando o vento prevalece marítimo , a represa mais fria , dá uma ajudada aqui para o extremo Sul .

• Like 4

O simepar chegou à colocar máxima de 39° em Altônia hoje, mas o que vem acontecendo é diferente, agora está com 31,7° e 50% de UR, mas não é muito ruim, já que está ventando muito, e este vento tá fresco, talvez por conta da chuva de ontem

Ontem 17h depois da chuva com um pouco de chuvisco naquele momento

20191018_165727.thumb.jpg.056fff694b52db5e8bbc4f81da129c74.jpg

Montanha russa da temperatura, veja que ontem às 15 h estava fazendo perto 38°, e logo depois caiu para próximo de 22°

1371877297_Capture_2019-10-19-15-26-24-1.thumb.png.ce85351ab3fb47beff0afb24c6f97ef2.png

Edited by Felipe S Monteiro
  • Like 11

A mudança do tempo em Curitiba aconteceu de maneira seca, ou seja nada de acumulados de chuva, apenas muitas nuvens ameaçadoras, raios, mais água de verdade apenas alguns pingos isolados. Hoje dia relativamente agradável com temperatura variando entre 17º  ~ 24º .

IMG_20191019_150200792.jpg

• Like 5

Valores extremos de chuva previstos pelo GFS nos próximos 15 dias:

xx_model-en-178-0_modusa_2019101912_384_15113_157.thumb.png.d3190064ee4f3ed81017ae2b6117cb58.png

• Like 12

Tem uma extensa linha de instabilidade passando desde a zona da mata até próximo de BH neste momento, no sentido da BR-040, começando em Santos Dumont e indo até Congonhas mais ou menos. Em JF nada, acho que vamos ficar chupando o dedo. 

• Like 5

Amigos, com imensa alegria informo nesse momento chuva moderada com raios e trovoadas em Cons Lafaiete!!!

Recebi agora SMS da defesa civil com alerta até pra granizo nas próximas 2 horas. 

Temperatura caiu pra 19 graus, cemaden já passa dos 7mm

Edited by Enio Rezende
  • Like 6

1 hora atrás, Nowcasting disse:

xx_model-en-178-0_modusa_2019101912_384_15113_157.thumb.png.d3190064ee4f3ed81017ae2b6117cb58.png

Excelente previsão.

Curiosamente, uns dias atrás, o GFS (junto com o europeu) indicava uma grande redução das chuvas no Brasil central junto com um grande aquecimento para os últimos dias de outubro e início de novembro (um repeteco de 2012), mas agora as últimas rodadas estão prevendo o contrário.

Europeu 12z para os próximos 10 dias - chuva

z3oGEbb.png

z3oGEbb.png

• Like 3

1 hora atrás, Nowcasting disse:

Nowcastin,

seria uma benção, se essa projeção do GFS continuasse nos próximos dias

• Like 4

Araucária deve ter até em belo Horizonte, agora grandes e saudáveis como as do Planalto serrano já é outra história...

• Like 2

Transitando pela RMBH, peguei chuvas isoladas de até moderada intensidade. Nada de muito significativo, mas representa uma enorme mudança na atmosfera que os pessimistas institutos que seguem o europeu não indicaram. 

Sobre araucárias, tem em BH mesmo. Já vi uma na zona sul e várias na UFMG.

A previsão para os próximos 10 dias coloca muitas nuvens e chuvas de diferentes intensidades em todos os dias. A região metropolitana ta precisando, além do ano seco, a estação úmida está atrasada. O que se vê são gramados amarelados cobrindo as colinas e até árvores dando sérios sinais de estresse hídrico. 

Fortes ventos, céu carregado e alguns raios na ZS da cidade nesse começo de noite. Possibilidade de chuvas até fortes. O europeu coloca chuva só amanhã e ainda assim 2mm. Ta precisando acordar pra realidade...

Edited by LeoP
  • Like 3

Fim de tarde com neblina e muita garoa em São Paulo.20191019_181531.thumb.jpg.23eaceadb359cca18547d3031487942b.jpg

• Like 6
  • Sad 1

CFS (média das últimas 12 rodadas) melhorou um pouco sua previsão para novembro no Brasil central.

Anomalia de chuva

K8xXtJO.png?1

Anomalia de temperatura

49ndOTr.png?1

• Thanks 1

Eu posso estar viajando na maionese, mas quando era piá , as cigarras cantavam lá pelo mês de dezembro.... Nas férias da escola. Agora elas já estão cantando em outubro. Alguém notou isso?

• Like 2

49 minutos atrás, EvandroPR disse:

Eu posso estar viajando na maionese, mas quando era piá , as cigarras cantavam lá pelo mês de dezembro.... Nas férias da escola. Agora elas já estão cantando em outubro. Alguém notou isso?

Não está viajando, não... Domingo passado, fazendo o percurso do "Caminho Trentino" aki em Piraquara eu ouvi o canto de algumas cigarras em um determinado trecho. Estava calor e o sol ardia. No dia seguinte esfriou e não tenho como saber se continuaram a cantoria ha ha

Geralmente (antigamente) eu ouvia muito essas cigarras entre Dezembro e Fevereiro. O som era sempre associado à tardes muito kentes de verão... mas todas as coisas eram diferentes de hoje. Os lugares em q eu vivi ao longo da minha vida tinham um certo en(canto) misterioso e o barulho desses animais fazia parte disso tudo.

Hoje só há mistério en(cantador) nas minhas recordações, infelizmente.

Acho q muitas coisas já se perderam para sempre... 

Logo, serão as abelhas q desaparecerão, com a implantação do 5G, à exemplo do q está ocorrendo na Europa, principalmente no Reino Unido e nos EUA.

Edited by Carlos Campos
  • Like 3
  • Sad 1

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.