Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Outubro/2019


Renan
 Share

Recommended Posts

22 minutos atrás, Matheus Vinicius disse:

19:30 e 27.7 c em Curitiba.

Horrível, simplesmente chato.

Esse clima brasileiro só ajuda a dar mais depressão.

Como eu gosto de dias escuros, nublados, chuvosos e com frio e vento.

Ou ensolarado mas contanto que de uma boa geada.

Ainda vou ter muitos meses pela frente para reclamar do calor, passei reclamando do calor de dezembro 2018 até maio 2019.

Agora volto a reclamar de novo.

Espero que 2020 traga bons períodos de frio, jamais esquecerei o ano desastroso, como chamarei eternamente, o ano de 2019.

Já to vendo muita lamuria pelos próximos dias, meses e ano por aqui por causa do calor em Curitiba... Hehehehe
Eu nem ligo mais senão ia ficar chato e repetitivo, ainda sim reclamo. Mas tento ver pelo lado bom... E o que tem de bom no verão ?
As tempestades de verão, a facilidade que é para tomar um banho logo pela manha para quem precisa ou tem o costume, ou final da noite, os dias mais longo...E o principal viver a expectativa pela chegada do mês de Março.

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Em 11/10/2019 em 18:23, Matheus Vinicius disse:

Outro dia infernal de quente em Curitiba, fui obrigado novamente (Claro) a voltar da escola queimando e com coceira pelo calor e os pés literalmente cozinhando.

E como pensei no caminho, "Era numa hora dessas que eu queria estar em Oymyakon".

No momento ainda muito quente, 26.1 c em Curitiba.

 

Quando eu tinha a tua idade, passava uma parte do meu tempo olhando os gráficos e tabelas de Verkoiansky (acho q se escreve assim...faz tempo q não vejo nada sobre) e me deliciava e sonhava com os -58/-61/-69°C do inverno de lá. 

Depois vi q é simplesmente impossível sobreviver em um lugar como akele.  

Ainda depois, vi q seria impossível sobreviver (eu) em um lugar como Moscou (-25/-30°C).

Hoje tenho plena consciência de q suportaria, ainda q com um certo grau de dificuldade, viver por exemplo, em West Virginia (na área Subtropical com variações médias de -5/4°C em Janeiro e raras mínimas de -15/-20°C).

 

Mas... voltando ao calor... Hoje foi muito, mas muito kente o dia por aki. 

Neste momento (20h17) tem estação ainda reportando 27°C em Curitiba.

Aki, 22°C agora, mas moro em área rural e muito arborizada. A máxima atingiu 32,5°C.

Estações PWS curitibanas registraram hoje valores interessantes:

35,9  Orleans

35,8  Santa Felicidade

35,6  Santo Inácio

34,4  A-hu

33,8  Campo Comprido

33,6  Guabirotuba UFPr

33,4  Parke Barigui

33,0  A-hu-Boa Vista

32,7  Carmo

32,4  Pinhais

 

Litoral, tempo nublado e fresco, com máxima de 24,3°C em Guaratuba e 24,7°C em Matinhos.

 

Amanhã, terceiro dia (sequente) sob-31°C em Curitiba. 

Edited by Carlos Campos
  • Like 7
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

28 minutos atrás, Renan disse:

 

Amiguinho, em seus apenas 16 aninhos, lamento muito o fato de que cresceu na década mais quente já registrada na história brasileira, que foi a década de 2010 a 2019. Se ao menos conseguisse se lembrar  ou tivesse vivido alguns anos relativamente recentes e que tiveram o ano com Predomínio do frio ou com verões frescos, tais como 1999, 2000, 2004, 2007 e 2008, esse último com uma primavera-verão exemplar. 

 

Já nesta década que você efetivamente se lembra de tudo, ou pelo menos quase tudo, só se salvam anos como 2010, 2011, 2013... após 2013 a coisa ficou MUITO FEIA para nós, pelo menos olhando o ano inteiro no geral. 

 

Dia de calor normal para Outubro: Variamos dos 15,5C aos 30,2C aqui na baixada do bairro Bandeirantes, a 720m de altitude. 

Pior que é verdade, eu pensei nisso, eu só lembro praticamente de 2015 para cá.

Óbvio que lembro de frio e calor em anos anteriores, mas de temperatura, absolutamente nada

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Em 09/10/2019 em 18:17, Lucas Venturini disse:

Sem citar os anos que avança sobre Março e Abril. A diferença que POA tem sobre as outras localidades quente no Brasil é que é por um tempo determinado no geral passado esses 3 meses o clima é aceitável e depois no miolo do inverno é um dos melhores do país a nível de capitais e grandes cidades com mais de 500.000 habitantes.

Em Curitiba vcs precisam de ar condicionado? Durante o dia? As lojas, shoppings repartições públicas tem ar condicionado? E a noite vcs  usam ar para durmir no verão???? E Porto Alegre faço a msm pergunta... Aqui em Maringá e acho que em todo interior (oeste e norte) , não sei as outras regiões ar condicionado de setembro a março não é luxo  ė bem de sobrevivência, faço analogia a calefação no hemisfério norte , Chile, Argentina...

Edited by EvandroPR
  • Like 2
  • Haha 2
Link to comment
Share on other sites

44 minutos atrás, Carlos Campos disse:

Quando eu tinha a tua idade, passava uma parte do meu tempo olhando os gráficos e tabelas de Verkoiansky (acho q se escreve assim...faz tempo q não vejo nada sobre) e me deliciava e sonhava com os -58/-61/-69°C do inverno de lá. 

Depois vi q é simplesmente impossível sobreviver em um lugar como akele.  

Ainda depois, vi q seria impossível sobreviver (eu) em um lugar como Moscou (-25/-30°C).

Hoje tenho plena consciência de q suportaria, ainda q com um certo grau de dificuldade, viver por exemplo, em West Virginia (na área Subtropical com variações médias de -5/4°C em Janeiro e raras mínimas de -15/-20°C).

 

Mas... voltando ao calor... Hoje foi muito, mas muito kente o dia por aki. 

Neste momento (20h17) tem estação ainda reportando 27°C em Curitiba.

Aki, 22°C agora, mas moro em área rural e muito arborizada. A máxima atingiu 32,5°C.

Estações PWS curitibanas registraram hoje valores interessantes:

35,9  Orleans

35,8  Santa Felicidade

35,6  Santo Inácio

34,4  A-hu

33,8  Campo Comprido

33,6  Guabirotuba UFPr

33,4  Parke Barigui

33,0  A-hu-Boa Vista

32,7  Carmo

32,4  Pinhais

 

Litoral, tempo nublado e fresco, com máxima de 24,3°C em Guaratuba e 24,7°C em Matinhos.

 

Amanhã, terceiro dia (sequente) sob-31°C em Curitiba. 

Olha..

Eu não moraria na Sibéria, mas visitaria.

Moscow já estaria perfeito para mim.

  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Lucas Venturini disse:

Já to vendo muita lamuria pelos próximos dias, meses e ano por aqui por causa do calor em Curitiba... Hehehehe
Eu nem ligo mais senão ia ficar chato e repetitivo, ainda sim reclamo. Mas tento ver pelo lado bom... E o que tem de bom no verão ?
As tempestades de verão, a facilidade que é para tomar um banho logo pela manha para quem precisa ou tem o costume, ou final da noite, os dias mais longo...E o principal viver a expectativa pela chegada do mês de Março.

O problema do verão é o calor em sequência, os ambientes internos ficam extremamente quentes.

Mas o bom é a chuva

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

28 minutos atrás, EvandroPR disse:

Em Curitiba vcs precisam de ar condicionado? Durante o dia? As lojas, shoppings repartições públicas tem ar condicionado? E a noite vcs  usam ar para durmir no verão???? E Porto Alegre faço a msm pergunta... Aqui em Maringá e acho que em todo interior (oeste e norte) , não sei as outras regiões ar condicionado de setembro a março não é luxo  ė bem de sobrevivência, faço analogia a calefação no hemisfério norte , Chile, Argentina...

Eu preciso mesmo.

Mas não uso em casa, nem tenho

Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, EvandroPR disse:

Em Curitiba vcs precisam de ar condicionado? Durante o dia? As lojas, shoppings repartições públicas tem ar condicionado? E a noite vcs  usam ar para durmir no verão???? E Porto Alegre faço a msm pergunta... Aqui em Maringá e acho que em todo interior (oeste e norte) , não sei as outras regiões ar condicionado de setembro a março não é luxo  ė bem de sobrevivência, faço analogia a calefação no hemisfério norte , Chile, Argentina...

Em Porto Alegre tu vais precisar de ar condicionado e dos BONS tanto daqueles que servem pra esfriar e esquentar, porque se forem poucos BTU's não fazem nem cocegas naqueles vários dias seguidos com temperaturas acima dos 35º e umidade alta proporcionada pelo lago Guaíba, em sensação de calor em dias extremo, deve ser pior que no norte paraense que tem umidade relativa do ar média menor. Porém também em média o verão climático em Porto Alegre é mais curto, tirando os anos principalmente os mais recentes que há anomalias, mas no geral começa esquenta de maneira continuada em Porto a partir de Dezembro e Acaba a parte mais intensa desse calor no final de Fevereiro. E como falei é interessante no Inverno também para esquentar os ambientes a média das máximas em Porto Alegre no inverno ou seja em Junho, Julho e Agosto é mais baixa do que em Curitiba que é a capital mais fria do país, lembro que em 2013 ou 2014 POA tinha no meio da tarde temperatura variando na casa dos 5º com chuva ou seja fica claro que é uma cidade de clima extremado para padrões brasileiros, mas no geral se passa mais tempo com temperaturas agradáveis do que com com calor.

Já Curitiba tem um clima menos extremado, na normal climatológica antiga a média máxima do verão (Dezembro/Janeiro/Fevereiro) era pouco mais de 26°, ou seja bem aceitável. Acontece que ano após ano há desvios positivos impressionantes como Janeiro desse ano que rompeu a casa dos 30° de média mensal. Para mim pessoalmente é interessante ter um split aqui também em Curitiba, mas não para usar todos os dias do verão, mas muitos deles principalmente em anos recentes, e também é interessante um que sirva para frio também porque há algumas noites (e até alguns dias)  principalmente quando há umidade e fica dias com tempo fechado e úmido que o frio fica impregnado dentro de ambientes interno como as casas, portanto é bom ter. Pois é bem chato ter que dormir com mais de um edredom e ou vestido com muita roupa.

Por fim só lembrando isso é uma opinião pessoal. 

Edited by Lucas Venturini
  • Like 2
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

3 horas atrás, Moretão disse:

Confesso que esperava menos calor hoje em SC.

 

39,8°C - Braço Do Norte

39,8°C - Itapiranga

39,1°C - Urussanga

 

Aqui no Vale do Itajaí ficamos entre 32°C e 36°C.

 

Preocupadíssimo para amanhã que deve ser o ápice. 

Moretão,

acompanhe as previsões do Climaterra, ontem o Coutinho previa máximas de 38 a 41 no extremo oeste e litoral sul.

Para o domingo máximas 39 a 42 no extremo oeste e litoral sul, com recordes ou 2ª maior máximas em 50 a 100 anos em cidades de SC.

  • Like 1
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

56 minutos atrás, Carlos Campos disse:

Quando eu tinha a tua idade, passava uma parte do meu tempo olhando os gráficos e tabelas de Verkoiansky (acho q se escreve assim...faz tempo q não vejo nada sobre) e me deliciava e sonhava com os -58/-61/-69°C do inverno de lá. 

Eu tinha um livro de geografia, no primário, que citava essa cidade russa como tendo registrado a mais baixa temperatura ever (há enorme controvérsia e os russos mesmos colocam o registro em dúvida, dando Oymiakon como o lugar permanentemente habitado como o mais frio do planeta). Também tentava me imaginar vivendo lá....

 

Oymiakon nem cidade é, de fato, não tem estrutura estatal nenhuma, nem serviço de saúde, nada, mas tem estrada de ligação com Yakutski e, por causa da fama, recentemente hotéis e pousadas. Quase não passa de um entreposto de caçadores que descobriu nos tempos atuais sua vocação de turismo de extremos. Verkhoyanski não tem estradas, nem hotéis e ainda por cima, atualmente, nem fama. Está fadada ao esquecimento. Mas é uma cidadezinha com cerca de 1500 almas, com creches, igrejas, escolas, prédios administrativos, etc. A vida é duríssima, mas, creio que a população não deve ligar. Em boa parte da Sibéria asiática, em área de permafrost, as vilas e cidades são habitadas majoritariamente por povos autóctones (indígenas) plenamente adaptados ao ambiente ao redor. Na Sibéria fora da área de permafrost predomina os russos étnicos. No permafrost, a população de origem europeia, não raro, costuma ser de descendentes de prisioneiros políticos, já que, invariavelmente, todos esses lugares se tornaram gulags na época czarista e tiveram seu apogeu, em termos do número de "habitantes" e de sofrimento humano na época soviética. Todas as vilas e cidades são terrivelmente feias, principalmente no verão e na primavera. Pelas fotos e vídeos que tenho visto, Yakutski é a mais "ajeitada" e limpa. Cidades siberianas jovens, fundadas após 1918, foram criadas, quase sem exceção, como gigantescos Campos de concentração.  Caso notório de Norilsk, um lugar horrendo, em todos os sentidos. 

 

Existem apenas três cidades com mais de cem mil habitantes no permafrost euroasiático: as já citadas Norilsk e Yakutski (na Ásia) e Murmansk, na Rússia Europeia. Murmansk também é medonha, mas dizem que foi linda, uma espécie de São Petersburgo em miniatura, em termos de beleza arquitetônica. Os nazistas quase destruíram a cidade completamente na Segunda Guerra e os soviéticos a reconstruiram ao seu modo, ou seja, feia. Murmansk é realmente fria, mas sem recordes de frio, e seu verão é mais um desejo do que realidade. Já Yakutski e Norilsk tem verão de verdade, curtíssimo, mas tem, sendo que Yakutski pode ser um verdadeiro forno. Me interesso por esses lugares, como me interesso por vários outros. Mas nem penso em morar. Deve equivaler a um castigo. 

  • Like 5
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Matheus Vinicius disse:

19:30 e 27.7 c em Curitiba.

Horrível, simplesmente chato.

Esse clima brasileiro só ajuda a dar mais depressão.

Como eu gosto de dias escuros, nublados, chuvosos e com frio e vento.

Ou ensolarado mas contanto que de uma boa geada.

Ainda vou ter muitos meses pela frente para reclamar do calor, passei reclamando do calor de dezembro 2018 até maio 2019.

Agora volto a reclamar de novo.

Espero que 2020 traga bons períodos de frio, jamais esquecerei o ano desastroso, como chamarei eternamente, o ano de 2019.

 

Vi sua postagem de outro dia falando de onde mora e agora vejo essa. Procure ver pelo lado positivo. Você vê geada, mesmo que raramente. Eu precisei sair do Brasil pra ver geada, Carioca que sou. Aí em Curitiba (certo?) faz um friozinho de respeito, melhor capital pra vivenciar isso no Brasil.

 

Mas de uma forma geral, realmente, nosso clima não favorece os amantes do frio. Não é a toa que esse fórum se chama Brasil Abaixo de Zero. Lá no Canadá seria Canada Above 40 ou Canada dessus 40 rsrs

  • Like 2
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

26 minutos atrás, Lucas Venturini disse:

Em Porto Alegre tu vais precisar de ar condicionado e dos BONS tanto daqueles que servem pra esfriar e esquentar, porque se forem poucos BTU's não fazem nem cocegas naqueles vários dias seguidos com temperaturas acima dos 35º e umidade alta proporcionada pelo lago Guaíba, em sensação de calor em dias extremo, deve ser pior que no norte paraense que tem umidade relativa do ar média menor. Porém também em média o verão climático em Porto Alegre é mais curto, tirando os anos principalmente os mais recentes que há anomalias, mas no geral começa esquenta de maneira continuada em Porto a partir de Dezembro e Acaba a parte mais intensa desse calor no final de Fevereiro. E como falei é interessante no Inverno também para esquentar os ambientes a média das máximas em Porto Alegre no inverno ou seja em Junho, Julho e Agosto é mais baixa do que em Curitiba que é a capital mais fria do país, lembro que em 2013 ou 2014 POA tinha no meio da tarde temperatura variando na casa dos 5º com chuva ou seja fica claro que é uma cidade de clima extremado para padrões brasileiros, mas no geral se passa mais tempo com temperaturas agradáveis do que com com calor.

Já Curitiba tem um clima menos extremado, na normal climatológica antiga a média máxima do verão (Dezembro/Janeiro/Fevereiro) era pouco mais de 26°, ou seja bem aceitável. Acontece que ano após ano há desvios positivos impressionantes como Janeiro desse ano que rompeu a casa dos 30° de média mensal. Para mim pessoalmente é interessante ter um split aqui também em Curitiba, mas não para usar todos os dias do verão, mas muitos deles principalmente em anos recentes, e também é interessante um que sirva para frio também porque há algumas noites (e até alguns dias)  principalmente quando há umidade e fica dias com tempo fechado e úmido que o frio fica impregnado dentro de ambientes interno como as casas, portanto é bom ter. Pois é bem chato ter que dormir com mais de um edredom e ou vestido com muita roupa.

Por fim só lembrando isso é uma opinião pessoal. 

Trocaria POA por Curitiba de muito bom grado. O escritor Caio Fernando Abreu definiu, com exagero humorístico, mas com propriedade, que "Porto Alegre é Moscou no Inverno e Manaus no verão" 

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

9 minutos atrás, fsorf9rj disse:

 

Vi sua postagem de outro dia falando de onde mora e agora vejo essa. Procure ver pelo lado positivo. Você vê geada, mesmo que raramente. Eu precisei sair do Brasil pra ver geada, Carioca que sou. Aí em Curitiba (certo?) faz um friozinho de respeito, melhor capital pra vivenciar isso no Brasil.

 

Mas de uma forma geral, realmente, nosso clima não favorece os amantes do frio. Não é a toa que esse fórum se chama Brasil Abaixo de Zero. Lá no Canadá seria Canada Above 40 ou Canada dessus 40 rsrs

Sim, peguei 3 geadas esse ano.

As 3 primeiras da minha vida, porque não me lembrava de ter visto antes.

Por mais que seja a melhor capital para viver em questão de clima, odeio o calor acima de tudo.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

4 minutos atrás, João Ignacio disse:

Eu tinha um livro de geografia, no primário, que citava essa cidade russa como tendo registrado a mais baixa temperatura ever (há enorme controvérsia e os russos mesmos colocam o registro em dúvida, dando Oymiakon como o lugar permanentemente habitado como o mais frio do planeta). Também tentava me imaginar vivendo lá....

 

Oymiakon nem cidade é, de fato, não tem estrutura estatal nenhuma, nem serviço de saúde, nada, mas tem estrada de ligação com Yakutski e, por causa da fama, recentemente hotéis e pousadas. Quase não passa de um entreposto de caçadores que descobriu nos tempos atuais sua vocação de turismo de extremos. Verkhoyanski não tem estradas, nem hotéis e ainda por cima, atualmente, nem fama. Está fadada ao esquecimento. Mas é uma cidadezinha com cerca de 1500 almas, com creches, igrejas, escolas, prédios administrativos, etc. A vida é duríssima, mas, creio que a população não deve ligar. Em boa parte da Sibéria asiática, em área de permafrost, as vilas e cidades são habitadas majoritariamente por povos autóctones (indígenas) plenamente adaptados ao ambiente ao redor. Na Sibéria fora da área de permafrost predomina os russos étnicos. No permafrost, a população de origem europeia, não raro, costuma ser de descendentes de prisioneiros políticos, já que, invariavelmente, todos esses lugares se tornaram gulags na época czarista e tiveram seu apogeu, em termos do número de "habitantes" e de sofrimento humano na época soviética. Todas as vilas e cidades são terrivelmente feias, principalmente no verão e na primavera. Pelas fotos e vídeos que tenho visto, Yakutski é a mais "ajeitada" e limpa. Cidades siberianas jovens, fundadas após 1918, foram criadas, quase sem exceção, como gigantescos Campos de concentração.  Caso notório de Norilsk, um lugar horrendo, em todos os sentidos. 

 

Existem apenas três cidades com mais de cem mil habitantes no permafrost euroasiático: as já citadas Norilsk e Yakutski (na Ásia) e Murmansk, na Rússia Europeia. Murmansk também é medonha, mas dizem que foi linda, uma espécie de São Petersburgo em miniatura, em termos de beleza arquitetônica. Os nazistas quase destruíram a cidade completamente na Segunda Guerra e os soviéticos a reconstruiram ao seu modo, ou seja, feia. Murmansk é realmente fria, mas sem recordes de frio, e seu verão é mais um desejo do que realidade. Já Yakutski e Norilsk tem verão de verdade, curtíssimo, mas tem, sendo que Yakutski pode ser um verdadeiro forno. Me interesso por esses lugares, como me interesso por vários outros. Mas nem penso em morar. Deve equivaler a um castigo. 

Já vi documentários sobre Oymiakon e Yakutski. A segunda me chamoi atenção por ir a extremos absurdos, de -50 à +35. Imagina isso na mesma cidade, deve ser um negócio de louco. Como você bem disse Yakutski tem um verão curtíssimo, mas tem. Mas grande parte do ano passa sobre frio assassino. Os habitantes tem que ser bem preparados mesmo, porque turista nenhum deve ser, nem a maioria da população russa.

 

As cidades em geral são preparadas pro clima predominante durante o ano. Paris por exemplo, não tem uma estrutura pra calor mas pra frio sim, a cidade é bem preparada. Estando lá se percebe muito isso. Aí quando ocorre dias tórridos como esse ano a população estranha. Tenho uma amiga que estava em Paris no dia 25/07, quando bateu 42,6. Ela disse que estava sufocante pois a cidade fica lotada nessa época e os lugares em geral não tem ar condicionado, como grande parte dos transportes por exemplo. Aqui no Brasil somos ao contrário. Somos preparados mais pro calor, na maior parte do país.

 

Estou hoje em Jacarepaguá ao lado da Estação Pedra Branca - Cond. F. Passaredo. Agora agradáveis 23 graus mas o dia foi bem quente, sem nuvens no céu.

  • Like 2
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Eu tenho um amigo que disse que moraria em Oymyakon, e se pudesse moraria na Antártida.

Sério.

Até eu que gosto muito de frio jamais faria uma coisa dessas.

Para ele tudo é questão de adaptação e ele disse que adaptaria a esses lugares.

Bem, eu só não viveria em Oymyakon por ser uma cidade super pequena e sem nada.

Agora se fosse uma cidade grande e com tudo acessível, eu me arriscaria a viver tranquilamente.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Vocês estão olhando só pra temperaturas e esquecendo outros fatores muito mais importantes. O inverno nessa região da Sibéria é horrível não por causa dos -40º ou da neve e sim porque as cidades são feias e quase inumanas, não há vegetação nativa, quase não faz sol, há MUITA poluição e nevoeiros que podem cobrir a região durante semanas fazendo com que todo mundo tenha que usar máscara na rua.

 

0.jpg

 

Não há absolutamente nada de desejável em morar ali.

  • Like 10
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Estamos com uma noite típica de Jan/Fev em Outubro, faz 28,8. A máxima ficou nos 40,3 ºC. Eu realmente não esperava tanto calor assim tão cedo, mas ao menos vai refrescar bastante na próxima semana.

 

Eu gosto muito da classificação climática de Koppen-Geiger que considera meses realmente quentes, aqueles com temperatura média superior a 22 ºC, considerando Porto Alegre, isso acontece em Dez, Jan, Fev e Mar, então 4 meses quentes, com Novembro quase entrando na conta com seus 21,5 ºC de média. Curitiba não tem nenhum mês de média superior a 22, então tem um verão bastante brando.

Edited by LucianoD
  • Like 4
  • Thanks 1
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

2 minutos atrás, Matheus Vinicius disse:

Eu tenho um amigo que disse que moraria em Oymyakon, e se pudesse moraria na Antártida.

Sério.

Até eu que gosto muito de frio jamais faria uma coisa dessas.

Para ele tudo é questão de adaptação e ele disse que adaptaria a esses lugares.

Bem, eu só não viveria em Oymyakon por ser uma cidade super pequena e sem nada.

Agora se fosse uma cidade grande e com tudo acessível, eu me arriscaria a viver tranquilamente.

Acho que sei onde tu poderias satisfazer teus desejos: Anchorage, no Alasca. Um lugar que quero muito conhecer e que está se tornando uma metrópole em versão mais reduzida 

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

3 minutos atrás, João Ignacio disse:

Acho que sei onde tu poderias satisfazer teus desejos: Anchorage, no Alasca. Um lugar que quero muito conhecer e que está se tornando uma metrópole em versão mais reduzida 

Talvez.

Escandinávia já seria ótimo.

Frio e chuva.

Meu desejo seria viver em um local que o calor não existisse.

Tipo Grise Fiord, em Nunavut.

Entretanto lá não existe absolutamente nada, só nativo e deserto glacial.

Mas é impressionante, mal passa dos 5 c até no verão.

Caso existisse uma cidade grande com esses climas assim, ausentes de calor praticamente, eu iria.

Edited by Matheus Vinicius
  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

5 minutos atrás, DaviOlrb disse:

Vocês estão olhando só pra temperaturas e esquecendo outros fatores muito mais importantes. O inverno nessa região da Sibéria é horrível não por causa dos -40º ou da neve e sim porque as cidades são feias e quase inumanas, não há vegetação nativa, quase não faz sol, há MUITA poluição e nevoeiros que podem cobrir a região durante semanas fazendo com que todo mundo tenha que usar máscara na rua.

 

0.jpg

 

Não há absolutamente nada de desejável em morar ali.

Um dos maiores problemas das cidades de clima sub-ártico ou temperado continental extremo é, como eu disse antes, a feiura, principalmente em períodos de verão e primavera. Não raro, são locais vinculados à indústria pesada e mineração, cidades portuárias e não há muita preocupação com estética e, no caso, russo, nem com o meio ambiente l. Existem poucas exceções, todas beneficiadas por paisagens naturais espetaculares: Anchorage, Fairbanks e Juneau, no Alasca, Tromso, na Noruega, Ushuaia na Argentina e Punta Arenas, no Chile (o sul da Patagônia é todo muito bonito), Nuuk, na Groenlândia (a cidade parece feita de casinhas de bonecas, com as graciosas residências de madeira colorida) e tudo fica coberto de flores na primavera e de pequenos arbustos com frutas comestíveis no verão. Mas são exceções. Fora da área sub-ártica, existem cidades conhecidas pelos invernos longos e nevosos e que são famosas pela sua beleza (São Petersburgo, que dizem ser a cidade mais linda do planeta, Montreal e Québec e correndo por fora Talin e outra metrópole em miniatura, Reikijavik).  Mas também não são a regra. Lugares de amenos para quentes (mas principalmente os amenos) são muito mais propícios à vida humana, não há a menor dúvida. 

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

Observei de relance aqui, o radar de Santiago não tá aparecendo.

Não sei se esse radar de BSAS tá bem calibrado, tem sempre uma faixas de ecos falsos aparecendo mas.por ele, uma sequência de supercelulas parece estar atingindo regiões da Argentina e principalmente do Uruguai.

Ainda células de alta refletividade no extremo Sul do RS próximo à fronteira com o Uruguai. 

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Guest Wallace Rezende
2 horas atrás, João Ignacio disse:

Eu tinha um livro de geografia, no primário, que citava essa cidade russa como tendo registrado a mais baixa temperatura ever (há enorme controvérsia e os russos mesmos colocam o registro em dúvida, dando Oymiakon como o lugar permanentemente habitado como o mais frio do planeta). Também tentava me imaginar vivendo lá....

 

Oymiakon nem cidade é, de fato, não tem estrutura estatal nenhuma, nem serviço de saúde, nada, mas tem estrada de ligação com Yakutski e, por causa da fama, recentemente hotéis e pousadas. Quase não passa de um entreposto de caçadores que descobriu nos tempos atuais sua vocação de turismo de extremos. Verkhoyanski não tem estradas, nem hotéis e ainda por cima, atualmente, nem fama. Está fadada ao esquecimento. Mas é uma cidadezinha com cerca de 1500 almas, com creches, igrejas, escolas, prédios administrativos, etc. A vida é duríssima, mas, creio que a população não deve ligar. Em boa parte da Sibéria asiática, em área de permafrost, as vilas e cidades são habitadas majoritariamente por povos autóctones (indígenas) plenamente adaptados ao ambiente ao redor. Na Sibéria fora da área de permafrost predomina os russos étnicos. No permafrost, a população de origem europeia, não raro, costuma ser de descendentes de prisioneiros políticos, já que, invariavelmente, todos esses lugares se tornaram gulags na época czarista e tiveram seu apogeu, em termos do número de "habitantes" e de sofrimento humano na época soviética. Todas as vilas e cidades são terrivelmente feias, principalmente no verão e na primavera. Pelas fotos e vídeos que tenho visto, Yakutski é a mais "ajeitada" e limpa. Cidades siberianas jovens, fundadas após 1918, foram criadas, quase sem exceção, como gigantescos Campos de concentração.  Caso notório de Norilsk, um lugar horrendo, em todos os sentidos. 

 

Existem apenas três cidades com mais de cem mil habitantes no permafrost euroasiático: as já citadas Norilsk e Yakutski (na Ásia) e Murmansk, na Rússia Europeia. Murmansk também é medonha, mas dizem que foi linda, uma espécie de São Petersburgo em miniatura, em termos de beleza arquitetônica. Os nazistas quase destruíram a cidade completamente na Segunda Guerra e os soviéticos a reconstruiram ao seu modo, ou seja, feia. Murmansk é realmente fria, mas sem recordes de frio, e seu verão é mais um desejo do que realidade. Já Yakutski e Norilsk tem verão de verdade, curtíssimo, mas tem, sendo que Yakutski pode ser um verdadeiro forno. Me interesso por esses lugares, como me interesso por vários outros. Mas nem penso em morar. Deve equivaler a um castigo. 

 Realmente as cidades do “nortão” da Rússia são em geral bem feiosas; uma das poucas (relativas) exceções é Salekhard, na área dos Nenets, com um conjunto de prédios coloridos perto do centrinho que seguramente seria considerado cafona no Brasil, mas que cai bem num lugar onde neva com frequência em nove meses do ano (faz um belo contraste com o céu azul ou nublado e a neve), e onde no auge do inverno quase não se vê a luz do dia.  Quase me esqueci de dizer que os mosquitos da tundra estão entre os mais vorazes do mundo, o ciclo de vida é muito curto e no verão eles atacam com tudo.

 

 Mais ao sul, numa área com clima mais clemente (esta já com as quatro estações mais definidas, enquanto Salekhard só tem um projeto de verão de até 3 meses e variações de inverno no resto do ano), a cidade de Yoshkar-Ola, capital da pequena república de Mari-El, recebeu um banho de loja em algumas áreas nas últimas décadas (em especial perto do rio), e certamente merece uma visita se alguém estiver passando por perto. 

 

 Mas os lugares que eu não perderia na Rússia (além das duas maiores cidades que, como diria Thanos, são inevitáveis) são a região de Irkutsk (cidade relativamente grande e animada que fica perto do belíssimo Lago Baikal, onde dá até para "pegar uma praia" no verão), a área de Vladivostok (a partir dali pode-se visitar a costa do Mar do Japão, região muito bonita com penhascos e praias bem diferentes do que estamos habituados) e a Península de Kamtchatka, uma das minhas paisagens favoritas em todo o mundo (apesar da principal cidade local, Petropavlovsk-Kamchatshky, ser meio feiosa, só o fato de ter um imponente vulcão nevado no “skyline” já compensa a feiura da cidade).  Também adoraria conhecer a região do Cáucaso, entre Pyatigorsk e Sochi, guardada pelo Elbrus e com clima variando entre temperado brando e subtropical.  Sochi inclusive tem mínima absoluta maior que muita cidade do sul do Brasil na maioria dos invernos, destoa completamente do que se espera do inverno RUSSO.

 

Yoshkar-Ola:

sher_02.jpg

Edited by Wallace Rezende
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, LucianoD disse:

Estamos com uma noite típica de Jan/Fev em Outubro, faz 28,8. A máxima ficou nos 40,3 ºC. Eu realmente não esperava tanto calor assim tão cedo, mas ao menos vai refrescar bastante na próxima semana.

 

Eu gosto muito da classificação climática de Koppen-Geiger que considera meses realmente quentes, aqueles com temperatura média superior a 22 ºC, considerando Porto Alegre, isso acontece em Dez, Jan, Fev e Mar, então 4 meses quentes, com Novembro quase entrando na conta com seus 21,5 ºC de média. Curitiba não tem nenhum mês de média superior a 22, então tem um verão bastante brando.

Você só esqueceu de contar que todos os meses ultimamente estão bem longe dos valores que a normal  climatológica diz aqui em Curitiba. haahahaha

  • Like 2
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

4 minutos atrás, Daniel85 disse:

Imagem do satélite deste final de noite de sábado.

 

Instabilidades mais significativas apenas no oeste da Amazônia.

Enquanto isso, uma forte instabilidade se aproxima do Rio Grande do Sul (após um dia extremamente quente por lá).

 

ZOowyWS.jpg?1

No Chuí não... A temperatura por lá hoje não passou dos 18º

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, fsorf9rj disse:

 

Vi sua postagem de outro dia falando de onde mora e agora vejo essa. Procure ver pelo lado positivo. Você vê geada, mesmo que raramente. Eu precisei sair do Brasil pra ver geada, Carioca que sou. Aí em Curitiba (certo?) faz um friozinho de respeito, melhor capital pra vivenciar isso no Brasil.

 

Mas de uma forma geral, realmente, nosso clima não favorece os amantes do frio. Não é a toa que esse fórum se chama Brasil Abaixo de Zero. Lá no Canadá seria Canada Above 40 ou Canada dessus 40 rsrs

Desculpas.... Mas não é raro geada em Curitiba. É algo bem normal.

  • Like 6
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Quanto a discussão toda off-topico sobre frio extremo deveria ser transferida para o bate-papo. Acho que vocês não tem noção do que é dezenas de graus negativos por dias e semanas seguidos. Roupas congelam, as tubulações de água tem que ser feito com material especial, o que causa falta de abastecimento em muitas casas, nas regiões mais humildes, tomar um simples banho é uma verdadeira epopeia, extremidades do corpo podem ter necrose expostas por alguns poucos minutos, legumes, frutas e verduras somente na casa da elite porque a classe média e pobres não tem acesso a esses alimentos vindo até do exterior inclusive de países longe como o Brasil, na época da antiga URSS os soviéticos de alimentavam de uma sopa extremamente gordurosa porque não tinha acesso a outros alimentos e aquela alimentação que deve entupir as artérias de colesterol era algo que ajudava a eles enfrentar o frio também, e sem contar o problema do alcoolismo que é notório entre outros motivos para ajudar a aquecer o corpo, custo com vestuário bem mais alto e roupas feias, atividades físicas somente em lugares fechados durantes meses a fio, respeito a opinião, mas acho acha que essas cidades de clima extremo é sinonimo de conforto térmico acho que estão completamente enganados.
Eu que sou extremamente calorento 'arreguei' para -20º negativos em Varsóvia e passei o dia inteiro dentro do hotel, quando estive lá... Agora imagine -40, -50, -60, -70º....

Edited by Lucas Venturini
  • Like 8
  • Thanks 1
  • Confused 1
Link to comment
Share on other sites

Guest Wallace Rezende

Enquanto isso, o Rio de Janeiro teve um sábado ensolarado (nada além de uma fina camada de nuvens altas no horizonte norte) e quente, mas sem maiores destaques. Quem gosta de praia aproveitou o sol forte com uma leve brisa que, na orla da zona sul, segurou a máxima um pouco abaixo dos 30ºc.  As máximas na Região Metropolitana hoje variaram entre 27,1ºc na Praia do Pepino/capital/ZS (onde agora faz 23ºc) e 36ºc em Nova Iguaçu na Baixada Fluminense (onde agora faz 25,8ºc).  Nos aeroportos, mínima de 20ºc e máxima de 33,8ºc no Galeão (ZN) e 35,1ºc em Santa Cruz (ZO).

 

O domingo deve ser parecido, com pequenas variações para mais ou para menos (na máxima) dependendo do bairro.

 

Agora em Niterói ainda abafado com 24/25ºc no Ingá, e uma brisa bem leve que é melhor do que nada (no quente INMET/Barreto a máxima foi de 35ºc).

 

PS: eu também jamais escolheria o norte da Rússia para morar, ainda que tenha vontade de conhecer; mas eu até moraria em lugares com estações do ano bem definidas no centro/sul do país, onde dá para passar bastante tempo ao ar livre entre a primavera e o outono (e onde se concentram as cidades maiores como Moscou, Irkutsk, Novosibirsk e Vladivostok), embora reconheça o sufoco que é o inverno em especial para os mais pobres.

Edited by Wallace Rezende
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, João Ignacio disse:

Acho que sei onde tu poderias satisfazer teus desejos: Anchorage, no Alasca. Um lugar que quero muito conhecer e que está se tornando uma metrópole em versão mais reduzida 

Anchorage lugar perigosíssimo fica no chamado 'circulo de fogo' como o Japão,  em 1964 essa cidade foi desvatada por um terremoto de 9.2 de magnitude, muito provavelmente irá acontecer algo deste nível novamente ou pior.

  • Like 2
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

9 minutos atrás, Lucas Venturini disse:

Anchorage lugar perigosíssimo fica no chamado 'circulo de fogo' como o Japão,  em 1964 essa cidade foi desvatada por um terremoto de 9.2 de magnitude, muito provavelmente irá acontecer algo deste nível novamente ou pior.

Foi ano passado ou retrasado que houve um grande terremoto nos limites do município de Anchorage, mas não afetou o centro da cidade (onde há arranha céus) e nem os subúrbios próximos. No entanto, houve enormes danos em subúrbios distantes (que já foram vilarejos independentes e foram incorporados à área da cidade). Ainda assim, tenho vontade de conhecer e já tive vontade de morar. É uma das cidades que mais crescem nos Estados Unidos, com ótimas colocações para estrangeiros, principalmente pessoal das áreas de energia. 

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, DaviOlrb disse:

Vocês estão olhando só pra temperaturas e esquecendo outros fatores muito mais importantes. O inverno nessa região da Sibéria é horrível não por causa dos -40º ou da neve e sim porque as cidades são feias e quase inumanas, não há vegetação nativa, quase não faz sol, há MUITA poluição e nevoeiros que podem cobrir a região durante semanas fazendo com que todo mundo tenha que usar máscara na rua.

 

0.jpg

 

Não há absolutamente nada de desejável em morar ali.

Exato. Morar é pesadíssimo. Mas visitar bate uma curiosidade.

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Acho que todos sabem e até evitei falar para não ficar uma coisa lamurienta, mas está uma noite infernal em Porto Alegre. 25 para uma da manhã e temos 26 graus na zona norte de POA (ficou boa parte da noite nos 27). Durante o dia não coloquei o nariz pra fora de casa e felizmente não senti o horror que foi o dia. Mas agora à noite a sensação de incômodo veio com tudo. Minha irmã, que mora em Scharlau, São Leopoldo, disse que o split da sala dela (que é novo e tem trocentos milhões de BTUs) não refrigerou nada. Abriu a porta porta do quarto e ligou o split de lá também.  Aquela região registra algumas geadas fáceis no inverno, mas é muito mais abafada do que POA no verão e tem uma ausência quase total de vento. A luz começou a piscar há coisa de uns quarenta minutos e tenho receio de que tenhamos algum corte de energia. 🙄

  • Sad 7
Link to comment
Share on other sites

Madrugada kente nos topos e planaltos elevados. 

Meia noite e quarenta e três:  17°C aki na vila em Piraquara e 23°C em média no centro de Curitiba. 

Na Serra Dona Francisca/Joinville (868m), 15°C e alí perto, em Serra Smith (1.185m) 22°C.

Bom Jardim da Serra tem variações entre 11°C (1.196m) e 18°C (1.317m).

Centro de São Joaquim (>1.350m) com 22°C.

 

  • Like 4
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Guest Wallace Rezende

O calor que fez em partes do Sul neste sábado realmente foi notável; além de várias cidades de SC terem aproximado ou superado recordes mensais, Porto Alegre teve máxima 38,4ºc na convencional, e parece que foi recorde para outubro.

 

Caxias do Sul ainda registrava 29ºc na observação de 21:00!! (00Z), e deve ter quebrado o recorde de máxima para outubro também (o valor não foi divulgado).  Bagé foi outra cidade onde fez bastante calor (34,8ºc na automática, mas a convencional é mais quente e deve ter superado os 36ºc), por lá a máxima também não foi divulgada o que pode indicar recorde mensal desde 1961.  Uma PWS de Bagé que costuma ficar entre a automática e a convencional nas máximas chegou aos 36,4ºc.  Até a estação de topo em Pinheiro Machado chegou aos 31,8ºc (nas baixadas deve ter feito uns 33ºc).

Edited by Wallace Rezende
Link to comment
Share on other sites

Agora, Carlos Campos disse:

Madrugada kente nos topos e planaltos elevados. 

Meia noite e quarenta e três:  17°C aki na vila em Piraquara e 23°C em média no centro de Curitiba. 

Na Serra Dona Francisca/Joinville (868m), 15°C e alí perto, em Serra Smith (1.185m) 22°C.

Bom Jardim da Serra tem variações entre 11°C (1.196m) e 18°C (1.317m).

Centro de São Joaquim (>1.350m) com 22°C.

 

22 graus em São Quincas na madruga, numa cidade em que quase ninguém tem ventilador, é pra matar. Aliás, lembro de inúmeras noites difíceis de dormir nos verões da minha infância lá no Boqueirão (que eu acho muito mais quente no verão do que São Joaquim sede). Mas não é nada comparável com o que temos aqui, nem em sonho (no caso, pesadelo 😂). 

  • Like 1
  • Haha 2
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

45 minutos atrás, Lucas Venturini disse:

Quanto a discussão toda off-topico sobre frio extremo deveria ser transferida para o bate-papo. Acho que vocês não tem noção do que é dezenas de graus negativos por dias e semanas seguidos. Roupas congelam, as tubulações de água tem que ser feito com material especial, o que causa falta de abastecimento em muitas casas, nas regiões mais humildes, tomar um simples banho é uma verdadeira epopeia, extremidades do corpo podem ter necrose expostas por alguns poucos minutos, legumes, frutas e verduras somente na casa da elite porque a classe média e pobres não tem acesso a esses alimentos vindo até do exterior inclusive de países longe como o Brasil, na época da antiga URSS os soviéticos de alimentavam de uma sopa extremamente gordurosa porque não tinha acesso a outros alimentos e aquela alimentação que deve entupir as artérias de colesterol era algo que ajudava a eles enfrentar o frio também, e sem contar o problema do alcoolismo que é notório entre outros motivos para ajudar a aquecer o corpo, custo com vestuário bem mais alto e roupas feias, atividades físicas somente em lugares fechados durantes meses a fio, respeito a opinião, mas acho acha que essas cidades de clima extremo é sinonimo de conforto térmico acho que estão completamente enganados.
Eu que sou extremamente calorento 'arreguei' para -20º negativos em Varsóvia e passei o dia inteiro dentro do hotel, quando estive lá... Agora imagine -40, -50, -60, -70º....

Creio que nenhum extremo é bom pra se viver. No máximo passear. Falo pelo que vejo aqui no Rio. É perfeitamente possível viver durante o verão mas faz MUITO calor. Mas nada descomunal como no Saara ou no deserto Arábico. É desagradável, na minha opinião, contrariamente a enorme maioria da população carioca que curte de verdade o calor. Já diria Adriana Calcanhoto "cariocas são dourados" "cariocas não gostam de dias nublados". Sou exceção rs.

 

Da mesma forma extremos frios. Já repensei uma viajei ao Canadá em Janeiro, país com excelente estrutura, por puro medo do frio assassino de lá naquela época. Imagina morar num lugar que chega a -30, -50. Terrível!

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

@João Ignacio, tua visão poética e detalhada é impressionante. Eu não poderia deixar de dizer isso e dormir tranquilamente 🤔

Abraço e bom descanso...

 

Li outros posts bem interessantes tbm. Isso é ótimo! 

 

Eu enfrento diariamente temperaturas abaixo de -12°C e já medi algumas vzs até -21° no meu trabalho. 

De uns 5 meses para cá tenho ajudado um casal de amigos na linha de produção e armazenagem do melhor pão de keijo da região. Passo cerca de 2h por dia em média, transitando dentro de 2 grandes containers "vagão" de estocagem e sou obrigado (com alegria) a enfrentar esses dias de calor usando casacos térmicos, touca térmica e luvas próprias para frio rigoroso.

É muito divertido. Enquanto eu vejo o sol "torrando" lá fora através das grandes e grossas vidraças, meu ambiente de trabalho está permanentemente sob 10°C quando não estou na área de estocagem (-10/-20°C).

Acho q sou um pouco privilegiado e provavelmente não terei muito o q reclamar nos próximos meses quanto ao verão 😌

 

 

 

Edited by Carlos Campos
  • Like 1
  • Thanks 2
  • Haha 4
Link to comment
Share on other sites

5 minutos atrás, Wallace Rezende disse:

O calor que fez em partes do Sul neste sábado realmente foi notável; além de várias cidades de SC terem aproximado ou superado recordes mensais, Porto Alegre teve máxima 38,4ºc na convencional, e parece que foi recorde para outubro.

 

Caxias do Sul ainda registrava 29ºc na observçaão de 21:00!! (00Z), e deve ter quebrado o recorde de máxima para outubro também (o valor não foi divulgado).  Bagé foi outra cidade onde fez bastante calor (34,8ºc na automática, mas a convencional é mais quente e  deve ter superado os 36ºc), por lá a máxima também não foi divulgada o que pode indicar recorde mensal desde 1961.  Até a estação de topo em Pinheiro Machado chegou aos 31,8ºc (nas baixadas deve ter feito uns 33ºc).

Caxias do Sul, além da população, tem uma area geográfica enorme. Certa vez, ainda na época do antigo primeiro grau, nas férias de verão, fui passar umas semanas na casa de parentes de um amigo no Distrito de Vila Cristina. Não tem nada a ver com o resto de Caxias. É literalmente um buraco no Vale do Caí, todo mundo lá é alemão e o lugar (que é lindo) é terrivelmente quente, em vez de pinheiros tem muitas palmeiras.  Durante o dia, tomando banho de Cachoeira, andando pelo mato e fazendo estripulias diversas o calor é só um detalhe na diversão. Até ajuda. Mas quando chegava a noite, depois de se empanturrar de comida boa e farta, tudo perdia a graça porque era muito abafado, bem mais que são Leopoldo, onde morava com meus pais. Dormi pouquíssimo naqueles dias. Ainda assim, voltei pra casa feliz, pois eu adoro o contato com a natureza, vermelho como um camarão, nitidamente mais balofo e com olheiras. Sempre quando passo próximo da Vila Cristina me lembro daqueles dias ótimos e do desconforto das noites abafadas e mal dormidas. 

  • Like 1
  • Haha 2
Link to comment
Share on other sites

30 minutos atrás, fsorf9rj disse:

Ocorre todo inverno, mais de uma vez né? Nossa capital europeia

Se não me falha a memória, em algum ano de meados do século passado (ano seco no inverno) houve registro de 43 geadas em Curitiba entre Maio e Setembro. Mas é raro.

A média anual (invernal/outonal/primaveral 😂é de 10/12 dias. Varia de 8 a 20 em locais abertos.

Já registrei mais de 40 geadas/anual aki na vila (mínimas variando entre 5/-5°C). 

  • Like 6
  • Confused 2
Link to comment
Share on other sites

2 minutos atrás, Carlos Campos disse:

@João Ignacio, tua visão poética e detalhada é impressionante. Eu não poderia deixar de dizer isso e dormir tranquilamente 🤔

Abraço e bom descanso...

 

Li outros posts bem interessantes tbm. Isso é ótimo! 

 

Eu enfrento diariamente temperaturas abaixo de -12°C e já medi algumas vzs até -21° no meu trabalho. 

De uns 5 meses para cá tenho ajudado um casal de amigos na linha de produção e armazenagem do melhor pão de keijo da região. Passo cerca de 2h por dia em média, dentro de 2 containers de estocagem e sou obrigado (com alegria) a enfrentar esses dias de calor usando casacos térmicos, touca térmica e luvas próprias para frio rigoroso.

É muito divertido. Enquanto eu vejo o sol "torrando" lá fora através das grandes e grossas vidraças, meu ambiente de trabalho está permanentemente sob 10°C quando não estou na área de estocagem (-10/-20°C).

Acho q sou um pouco privilegiado e provavelmente não terei muito o q reclamar nos próximos meses quanto ao verão 😌

 

 

 

@Carlos Campos você é sempre muito gentil, obrigado. O detalhismo talvez venha pela frustração de não ter estudado Geografia na graduação, fui noutra direção, guiado por egos e não pelo que eu realmente queria.

 

Trabalhar a menos dez ou - 20 graus no verão brasileiro é uma benção pela qual muitos bazianos dariam o braço. 👍 Eu acho lindo o trabalho de padeiros e pizzaiolos, pelo que proporcionam a outras pessoas, mas nem no auge do inverno acho que eu conseguiria 🙁.  

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

O conhecimento e detalhamento geográfico que alguns aqui têm de certos países me impressiona. Países pouco habituais para nós, como a Rússia. O que sei daquela nação ? Só o básico...vocês conhecem cada lugarejo, detalhes das regiões... fantástico isso, parabéns. 

 

Sobre esse assunto, vou resumir minha opinião: Uma cidade com clima semelhante a Paris para mim está ótimo. Grandes variações de tempo e temperatura, e sem invernos e verões extremos. 

  • Like 6
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

8 horas atrás, Wallace Rezende disse:

O calor que fez em partes do Sul neste sábado realmente foi notável; além de várias cidades de SC terem aproximado ou superado recordes mensais, Porto Alegre teve máxima 38,4ºc na convencional, e parece que foi recorde para outubro.

 

Segundo os registros (completos e detalhados) do nosso Colega @Tomás WRuas este valor é o novo recorde de todos os tempos para Outubro (1916-2019) de Porto Alegre.                          O Recorde anterior era  38,2ºC de 1991.  Ressalto também que este valor por muito pouco não foi o maior de 2019, que é atualmente 38,5ºC de 2/1;

  • Like 6
  • Thanks 2
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Outubro segue com dias bem agradáveis aqui na Baixada Santista. Hoje faz um lindo dia de sol, com temperatura agradável e excelente para uma caminhada na praia.

Agora temos 25,8ºC e 95% URA.

 

Entrando no assunto do tópico, uma cidade que visitei e gostei muito do clima foi Santiago, no Chile. Fui durante o outono e as manhãs eram frias (sub-10) e tardes amenas (15-20ºC), o único problema de lá são as chuvas, que se concentram no inverno e o resto do ano fica bem seco, mas essa secura não chega a ser um incomodo, diferente do Atacama que é bizarro de tão seco e extremo!

  • Like 2
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Esse outubro está alienígena no sul, no histórico não tem nada parecido, primeira quinzena com anomalias de +3/+4 generalizado!!!

 

Hoje vai ser um dia infernal no leste de SC. Tubarão às 10h já marcava 37,4C!!!

 

Blumenau com aquecimento lento de manhã como usual, apenas 28,4C com 78% no momento

  • Like 8
  • Thanks 1
  • Sad 4
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.