Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Rodolfo Alves

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Setembro/2019

Recommended Posts

Em 02/09/2019 em 16:35, Moretão disse:

Nem posso reclamar muito quando vejo estas previsões de calor em pleno Setembro no GO/MS/MT...

CALOR EM PELNO SETEMBRO NO CENTRO OESTE E PARTE DO SUDESTE...ORAS BOLAS, NORMAL, ESTÃO NO VERÃO TÉRMICO DELES!

• Like 6

Vamos separar as coisas. Calor nessa época todo mundo espera, não é novidade. Mas existe o calor normal (que pode ser forte) e o calor fora de qualquer padrão. Vejam a previsão para os próximos 10 dias em BH (que o Renan postou) e comparem com a média (ja atualizada) de 17/27 graus... A previsão para Cuiabá é ainda mais impressionante.

Outro exemplo: janeiro desse ano. Não é porque é verão em Curitiba que é normal a cidade ter dias a fio acima de 30 graus.

A análise deve ser por anomalias.

• Like 7
  • Thanks 1

5 minutos atrás, LeoP disse:

Vamos separar as coisas. Calor nessa época todo mundo espera, não é novidade. Mas existe o calor normal (que pode ser forte) e o calor fora de qualquer padrão. Vejam a previsão para os próximos 10 dias em BH (que o Renan postou) e comparem com a média (ja atualizada) de 17/27 graus... A previsão para Cuiabá é ainda mais impressionante.

Outro exemplo: janeiro desse ano. Não é porque é verão em Curitiba que é normal a cidade ter dias a fio acima de 30 graus.

A análise deve ser por anomalias.

Se essa previsão se confirmar, e não houver compensações na segunda quinzena, poderá ser um dos Setembros mais quentes da história, porque acho que DIFICILMENTE algum Setembro supera o de 2015. E isso não é normal, considerando que nem sequer estamos sob El-niño ou com o Atlântico fervendo igual estava. 

Acredito eu, que devido às mudanças climáticas HUMANAS, existem anomalias no padrão atmosférico em larga escala que estão aumentando os casos extremos de calor em algumas regiões do planeta, e o Brasil tem sido um dos mais atingidos.

• Like 6

Enquanto o calor não vem, vamos curtindo o tempo fresco. No momento, extremamente agradáveis 20,4ºC na minha estação e apenas 18ºC no INMET e no Alphaville. 

Tempo bem nublado e chuviscos esparsos.

• Like 5

Segundo o europeu, Cuiabá tem grande chance de bater seu recorde absoluto de calor amanhã, com a previsão de bizarros 43°C. Caso o wikipedia esteja correto, a maior temperatura da história lá é 42,3°C.

E, olhando a previsão, Fornobrasa (Fornobá + Cuiabrasa) vai continuar bem próximo do seu atual recorde absoluto (40 - 42C) ATÉ O FINAL DA GRADE!

Edited by LeoP
  • Like 3

Estamos caminhando para o quarto dia seguido sem a temperatura sequer passar dos 20ºC em Santos/SP. Nas últimas 96 horas, choveu cerca de 53mm na estação da Ponta da Praia/CEMADEN.

No momento temos apenas 16,4ºC na estação do Boqueirão/Cetesb.  A partir de sábado deve começar a esquentar.

• Like 6

5 minutos atrás, LeoP disse:

Segundo o europeu, Cuiabá tem grande chance de bater seu recorde absoluto de calor amanhã, com a previsão de bizarros 43°C. Caso o wikipedia esteja correto, a maior temperatura da história lá é 42,3°C.

E, olhando a previsão, Fornobrasa (Fornobá + Cuiabrasa) vai continuar bem próximo do seu atual recorde absoluto (40 - 42C) ATÉ O FINAL DA GRADE!

Léo, pelo dado bruto do Europeu é 41 graus em Cuiabá amanhã. O Foreca indica 43, mas não saberia dizer qual fica mais próximo da realidade local. Prefiro acreditar que não haverá quebra de recorde.

• Like 2
  • Thanks 1

2 minutos atrás, Luiz Henrique. disse:

Estamos caminhando para o quarto dia seguido sem a temperatura sequer passar dos 20ºC em Santos/SP. Nas últimas 96 horas, choveu cerca de 53mm na estação da Ponta da Praia/CEMADEN.

No momento temos apenas 16,4ºC na estação do Boqueirão/Cetesb.  A partir de sábado deve começar a esquentar.

Belo frio na baixada Santista, hein! 

Em S. Paulo a manhã começou com temperatura na casa dos 14/15°C. Ela foi abaixando lentamente e, agora, as temperaturas variam entre 11 e 14°C. 

Estou na zona sul, Brooklin Novo, termômetro do carro aponta 12°C. 

• Like 7

São Paulo está tendo um dia gélido hoje .

Será o 36 dia com máximas abaixo de 20 no Sesc , e temos real chance de ter a 8 máxima abaixo dos 15 graus do ano .

A máxima no Sesc foi na madrugada com 13.9 graus 

As 13 h temos 13 graus e aqui mais ao Sul temos uma variação de garoa forte e chuva fraca de infiltração .

• Like 7

41 minutos atrás, Juzinho disse:

São Paulo está tendo um dia gélido hoje .

Será o 36 dia com máximas abaixo de 20 no Sesc , e temos real chance de ter a 8 máxima abaixo dos 15 graus do ano .

A máxima no Sesc foi na madrugada com 13.9 graus 

As 13 h temos 13 graus e aqui mais ao Sul temos uma variação de garoa forte e chuva fraca de infiltração .

Magnífico ! Mais uma sub-15 pra conta do Mirantão. Os primeiros 7 dias do mês devem ficar com temperatura abaixo da média pro mês. Só que depois devem aumentar...

• Like 3

17 horas atrás, ricardosilva disse:

É aquela história, a grama do vizinho é sempre mais verde...eu por outro lado estou bem contente da cidade estar escapando (até o momento) da fornalha de Setembro.

Amanhã estou confiante que haverá uma máxima invertida, ficando nos 12° à tarde, o que seria lindo se tratando desse mês, porém não vi nenhum modelo para dar suporte a esse achismo.

Agora faz 14,5° no CGE da Sé e 12,8° no de Marsilac.

A grama de Taubatexas, no caso, é meio verde. Tem seus prós e contras em comparação com o centrão expandido de Sampa.

Mas a grama de Marsilac, essa sim, é bem verdinha... :) 

• Like 1
  • Haha 4

Falando em calor e recordes absolutos (q não acredito q irão se concretizar, desculpem alguns colegas, é apenas especulação minha), o q nos falta hoje por aki é exatamente: calor!

Se não é a tarde mais gelada de 2019, chega perto disso...

14h50 e a temperatura estava em 8,4°C. A máxima ocorreu no início da madrugada com 10,4°C.

Toda a região do planalto metropolitano de Curitiba abaixo dos 10°C. Uma tarde sombria e com começo de precipitação no município. 

Geralmente não gosto do clima frio e marítimo, mas hj há uma atmosfera misteriosa... Céu escuro, vento assobiando no arvoredo e vapor saindo com a respiração...

1567705873597.thumb.jpg.2a9b55b6deac9f0afbb1853f5f95081d.jpg

Um curto vídeo q eu fiz agora a pouco quando começaram a cair os primeiros pingos gelados:

Ainda mais intenso o frio na região serrana, com chuva contínua desde a madrugada no alto do Quiriri e nas montanhas da divisa com Santa Catarina.

No Bradador a temperatura máxima ocorreu à meia-noite com 5,4°C.. depois disso, keda constante, uma leve subida até 4°C e no momento 3,3°C:

IMG_20190905_145854.jpg.01e830bd38f2e04a13c2f7f295e53168.jpgIMG_20190905_145830.jpg.354c007d56cac18da994e43079d1db32.jpg

No planalto de Santa Catarina, Serra Smith está com 5,7°C e Serra Dona Francisca com 7,2°C. 

A máxima em SDFrancisca atingiu 9,2°C.

• Like 11

Uma pergunta: qual temperatura vocês imaginam que terá S. Paulo amanhã, especialmente, zona sul da cidade? 

Posso esperar mais uma tarde gelada ou apenas friazinha?

• Like 1

3 minutos atrás, Victor Naia disse:

Uma pergunta: qual temperatura vocês imaginam que terá S. Paulo amanhã, especialmente, zona sul da cidade? 

Se o vento continuar marítimo, mais uma máxima abaixo de 20 na ZS .

De agora até Novembro, em alguns dias veremos diferenças nas máximas fortes entre o Mirante e o Sesc .

• Like 5

Impressiona a manutenção da baixa temperatura no leste da Serra Geral catarinense.

Ambas estações Rio do Rastro em Bom Jardim da Serra (1.385m e 1.420m) com 3°C nesta tarde. A máxima atingiu 3,3°C. 

É a mesma situação observada na região serrana do nordeste catarinense, com nuvens baixas e muito vento.

Lembro de ter passado 1 Setembro em Silveira/São José dos Ausentes/RS e ter enfrentado frio parecido, com dias nublados e tardes com temperaturas oscilando entre 3/5°C. Não dá pra descrever a tristeza q eu senti nessas ocasiões, tendo q trabalhar como empregado não remunerado numa das fazendas do distrito (Silveira) em troca de morada e alimentação, apenas pra poder fazer meus registros climáticos. Foi uma verdadeira loucura e me lembro bem de algumas vzs ter chorado quase em desespero por não poder simplesmente sumir dakele lugar e nc mais voltar. O gado estava morrendo de fome e as pastagens secas devido às geadas q foram intensas todo o inverno, além dos 3 episódios de neve entre Julho e Agosto... Um horror...

• Like 6

10 minutos atrás, Victor Naia disse:

Friazinha...Parece q vai eskentar uns 3°C.

1 hora atrás, Renan disse:

Magnífico ! Mais uma sub-15 pra conta do Mirantão. Os primeiros 7 dias do mês devem ficar com temperatura abaixo da média pro mês. Só que depois devem aumentar...

Mirante ao que parece vai ter uma sub 15 tmb , a máxima foi de 14.7 graus .

Mas a contagem que eu coloquei no outro post , refere se ao Sesc Inmet .

Sesc as 15 h , tinha a sua mínima  do dia ...apenas 12.5 graus . Muita garoa aqui na ZS de SP .

• Like 5

Porque nos jornais as pessoas tem medo de dizer que vai se formar uma frente quente no RS amanhã? ta me irritando isso 

• Haha 3

6 minutos atrás, PabloMartins disse:

Porque nos jornais as pessoas tem medo de dizer que vai se formar uma frente quente no RS amanhã? ta me irritando isso 

kkkkkk

Uma baita frente kente, diga-se...

Eu queria saber o que acontecem com as estações em Pinheiro Machado/RS. Assim como os nossos correspondentes aqui naquela região também sumiram...

• Like 2

6 minutos atrás, Lucas Venturini disse:

Eu queria saber o que acontecem com as estações em Pinheiro Machado/RS. Assim como os nossos correspondentes aqui naquela região também sumiram...

Vai encontrar só no weatherlink..

Baixe o app e digite na busca "Pinheiro Machado"

Quanto aos ocupantes da nave PM, não tenho idéia para qual galáxia foram passar o inverno...

IMG_20190905_163253.jpg.9512b2056d65413818e3d543512356fe.jpgIMG_20190905_163211.jpg.4910b402520aa8f4e0edd1b7f24fb3f0.jpgIMG_20190905_163230.jpg.3a00ab35254248a25d69fb495266f717.jpg

• Like 4

Em Goiânia/GO, mais um dia quente e seco, hoje foi só até aos 37º com U.R.A em 11%. Alias somando o dia de hoje já são 110 dias sem chuvas na capital do Cerrado.

GYN.png

GYN.png

Edited by Lucas Venturini
  • Like 2
  • Thanks 1
  • Sad 5

QUE TARDE INCRÍVEL POR AKI!

👇👇👇            

CHUVA, RELÂMPAGOS E  7,6°C

😱😱😱

• Like 8

13 minutos atrás, Carlos Campos disse:

QUE TARDE INCRÍVEL POR AKI!

👇👇👇            

CHUVA, RELÂMPAGOS E  7,6°C

😱😱😱

CHUVA ?

• Like 1

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.