Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Rodolfo Alves

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Setembro/2019

Recommended Posts

Goiânia bateu 38ºC com 10% de umidade.

Em BH a temperatura parou de subir, acho que a máxima vai ficar em 36,4ºC mesmo no INMET Pampulha. Minha estação repetiu ontem com 35,6ºC, mas a temperatura esta próxima dos 35ºC desde as 11:30 da manhã.

O recorde de Setembro (36,6ºC - 2015) PROVAVELMENTE não foi batido. Mas sem dúvida vai ficar entre as maiores temperaturas já registradas para o mês.

Edited by Nowcasting
  • Like 6

São Romão no norte de Minas atingiu 41,8ºC:

depois de uma mínima de 13ºC. outras cidades semelhantes chegaram a 39ºC.

949928359_CapturadeTela2019-09-13s15_18_16.thumb.png.e50dec849178e5d9b185445914eab74f.png

Edited by Nowcasting
  • Like 11
  • Thanks 2
  • Sad 1

GFS 12Z foi horrível, tirou boa parte da chuva e coloca temperaturas dentro da média após o dia 22, mas manteve firme e forte todo o calorão e secura da semana que vem.

Vamos ver como sai o Europeu. Neste momento, minha torcida toda vai para o retorno das chuvas. Frio só ano que vem agora.

Edited by Renan
  • Like 3
  • Sad 2

Depois do calorão dos dias anteriores com 30ºC, hoje o frio trouxe uma tarde excelente e fria com tempo fechado, tenho 11,9ºC, pelo Inmet 13,5ºC e não deve passar disso.

• Like 5

Varginha/MG: 16.9 ~ 34.8°C. 

Não foi desta vez o recorde da estação, que imagino estar entre 35 e 36°C. 

Quem sabe, quinta ou sexta que vem. 

• Like 6

Situação complicada ter que comemorar os 33,7°C de máxima hoje hahaha, fresco perto do que se preve para os próximos dias.

• Like 4
  • Haha 1

Os paulistas tb devem se preparar para semana que vem. Europeu 12z mostrando até 38ºC na cidade, 39ºC nas redondezas.

xx_model-en-178-0_modez_2019091312_174_38636_147.thumb.png.204a25abd0ed4e14cbdff83eb7b1086b.png

Edited by Nowcasting
  • Like 3
  • Sad 2

42 minutos atrás, Victor Naia disse:

Varginha/MG: 16.9 ~ 34.8°C. 

Não foi desta vez o recorde da estação, que imagino estar entre 35 e 36°C. 

Quem sabe, quinta ou sexta que vem. 

36ºC em Outubro de 2014.

*Machado teve 37ºC e Lavras 36,2ºC.

Lambari não tinha dados de 2014, porém já registrou 35ºC algumas vezes.

Edited by Felipe F
  • Like 4

43 minutos atrás, Jean Carlo disse:

Situação complicada ter que comemorar os 33,7°C de máxima hoje hahaha, fresco perto do que se preve para os próximos dias.

Também comemorei os 28,6ºC de temperatura máxima de hoje na minha estação, kkkkkkkkkk.

Europeu 12Z mantém a agressividade pra próxima OC (Onda de Calor), colocando 35 graus no dado bruto pra cá dia 18. 

• Like 3
  • Haha 1

Saíram as máximas:

41,9ºC Palmas

39,2ºC Goiânia.

35,5ºC BH

Edited by Nowcasting
  • Like 7

52 minutos atrás, Nowcasting disse:

Os paulistas tb devem se preparar para semana que vem. Europeu 12z mostrando até 38ºC na cidade, 39ºC nas redondezas.

xx_model-en-178-0_modez_2019091312_174_38636_147.thumb.png.204a25abd0ed4e14cbdff83eb7b1086b.png

Em compensação deve refrescar na última semana do mês...tá com cara de pré-frontal 

Edited by ifreitasrosa

48 minutos atrás, Felipe F disse:

36ºC em Outubro de 2014.

Acredito que essas marcas podem ser quebradas semana que vem, todas elas. JF também, o recorde atual para Setembro na convencional (e mais confiável) é de 35 graus em Setembro-2007. Tem uma marca de 35,3ºC em Setembro-2015, porém nessa época a estação convencional já estava apresentando superaquecimento, então eu não considero.

Edited by Renan
  • Like 4

1 hora atrás, Felipe F disse:

36ºC em Outubro de 2014.

Obrigado, Felipe. Na fazenda eu registrei  cerca de 35. E como o dia foi seco, imaginei que a diferença fosse a habitual mesmo de 1.0 ,1.5 e até 2°C. 

Para você ver, como essa onda de calor foi forte. Essa temperatura deve estar nas top-5 da cidade. A sorte dos sulmineiros é que às 20/21/22, já está bem mais maneira a temperatura. 

Espero um dia acima dos 35°C semana que vem! Ao contrário do Renan, acho que os recordes serão difíceis de serem batidos, mas chegaremos perto. 

Edited by Victor Naia
  • Like 1

A chamada "greve geral pelo clima", que no Brasil ocorrerá na próxima Sexta (20), não tinha dia melhor para ser executada, bem no auge da futura onda de calor nas áreas mais populosas do país, hehehe.

• Like 1
  • Confused 1

19 horas atrás, EvandroPR disse:

Aqui em Maringá derrubaram araucárias nativas para construção de prédios de luxo... Que tristeza..... Já que aqui elas são em menor número em comparação com a região de Ctba... Eu estou plantando pinhão em casa em caixa de leite e quando chegam a um tamanho bom, planto as mudas .... o pinheiro do Paraná é símbolo nosso estado e não pode morrer.... Jamais.

Aqui em Altônia nunca existiram araucárias naturalmente, mas existem algumas dezenas delas plantadas em quintal de casa, boca de carreador, etc, curioso que aonde tem araucárias nativas derrubam, e aqui que não tem elas são plantadas

• Like 3

48 minutos atrás, Felipe S Monteiro disse:

Aqui em Altônia nunca existiram araucárias naturalmente, mas existem algumas dezenas delas plantadas em quintal de casa, boca de carreador, etc, curioso que aonde tem araucárias nativas derrubam, e aqui que não tem elas são plantadas

Nossa , mas não tinha mesmo? Aqui em Maringá mais aí norte tem... Principalmente em fundos de vale... No meio de plantações também se destacam algumas poucas é vdd... Em Cianorte no cinturão verde se não me engano tinha bastante , quando vou ao Paraguai vejo também em Umuarama....e parecem nativas...  Região de Londrina , Rolândia , Arapongas e Apucarana tem bastante araucária TB... A estrada entre Maringá e Londrina é repleta...

Edited by EvandroPR
  • Like 2

3 horas atrás, Jean Carlo disse:

Idem Maringá 32,9 foi uma benção .não sei se choro ou dou risada.

• Haha 4

4 horas atrás, Nowcasting disse:

São Romão no norte de Minas atingiu 41,8ºC:

depois de uma mínima de 13ºC. outras cidades semelhantes chegaram a 39ºC.

949928359_CapturadeTela2019-09-13s15_18_16.thumb.png.e50dec849178e5d9b185445914eab74f.png

Doido isso....  Essa estação está certinha???? Regulada? 

4 horas atrás, Renan disse:

GFS 12Z foi horrível, tirou boa parte da chuva e coloca temperaturas dentro da média após o dia 22, mas manteve firme e forte todo o calorão e secura da semana que vem.

Vamos ver como sai o Europeu. Neste momento, minha torcida toda vai para o retorno das chuvas. Frio só ano que vem agora.

ainda mostra chuva, tem que considerar que é comum os modelos tirarem e porem chuva nessa época do ano toda hora

prec8-4.thumb.png.f3d61da7092a5f76b52e5bd283333b39.png

Edited by Nowcasting
  • Like 4

Boa noite BAZianos. Aqui no Alphaville JF máxima amena de apenas 24,5 C. Agora as 19h50m temos a minima do dia: 16,8 C.  Não estou na cidade. Acredito que deve estar soprando a brisa marinha, do sul.

Edited by sjmolive
  • Like 2

47 minutos atrás, EvandroPR disse:

Nossa , mas não tinha mesmo? Aqui em Maringá mais aí norte tem... Principalmente em fundos de vale... No meio de plantações também se destacam algumas poucas é vdd... Em Cianorte no cinturão verde se não me engano tinha bastante , quando vou ao Paraguai vejo também em Umuarama....e parecem nativas...  Região de Londrina , Rolândia , Arapongas e Apucarana tem bastante araucária TB... A estrada entre Maringá e Londrina é repleta...

Aqui nada de araucária nativa, só plantada, aqui perto em Palotina tem algumas que eu acho que são nativas  no fundo de um vale antes de chegar na C-vale, mas aqui só plantada e muito novas, as mais altas não passam dos 20m

Edited by Felipe S Monteiro

Estou no sertao do Ceará. Quixadá. A maxima hj aqui 34 C e a baixa UR 30% foram proximos ao valores registrados ontem nos pontos mais altos de Juiz de Fora. Tempo doido!!20190913_164009.thumb.jpg.8660c6c821712c9e83db1ae58198d9ad.jpg

• Like 11
  • Thanks 2

2 minutos atrás, sjmolive disse:

Estou no sertao do Ceará. Quixadá. A maxima hj aqui 34 C e a baixa UR 30% foram proximos ao valores registrados ontem nos pontos mais altos de Juiz de Fora. Tempo doido!!20190913_164009.thumb.jpg.8660c6c821712c9e83db1ae58198d9ad.jpg

Simplesmente paradisíaca essa paisagem. Adorei. 

• Like 2

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.