Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Rodolfo Alves

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Setembro/2019

Recommended Posts

GFS depois de duas rodadas consciente, voltou a loucura em 06Z. Por ele, o calor teria uma pausa de dois dias e depois iria até o dia 25 com picos de calor recordes no interior do país. Aqui chegaríamos a 38°C por dois dias consecutivos. Não acredito nele totalmente, deixando claro, mas a tendência é clara: O calor não vai dar trégua. O Foreca, ou seja, o Europeu aponta um cenário até pior que o GFS, mínima de 22°C e máxima de 36°C para cá no dia 19.

Hoje mínima de 16,5°C e agora às 11h da manhã com 33,5°C, URA de 20%.

• Like 1

Em BH, passos largos para o setembro mais quente da história (ou bem perto disso). O calor intenso não tem data pra passar...

645232017_Screenshot_2019-09-11-11-49-252.thumb.png.ed098733bbc4ff6b4f3b9db7fb342aff.png

Edited by LeoP
  • Like 2
  • Sad 4

58 minutos atrás, Renan disse:

Alguma chance de recorde no Mirantão, ou pelo menos um top-5 de maiores máximas já registradas em Setembro ?

Na atualização das 11h, 31,2ºC por lá....

Está bem mais quente que eu imaginava ._.

• Like 2

5 minutos atrás, Guto Cesar disse:

Está bem mais quente que eu imaginava ._.

Atualizou meio dia com 32,6ºC.

VEM, RECORDE !

• Like 1

Varginha até o momento, variação de 13.6°~ 30.8°C às 13:00. 

Em S. Paulo um calor chatíssimo. CGE Mooca,34.2°C. Sé, 33.7°C. Vamos aos 35°C fácil fácil. 

• Sad 2

2 horas atrás, Renan disse:

Atualizou meio dia com 32,6ºC.

VEM, RECORDE !

Alphaville, JF, 900 m - 32,2 C - já é recorde do segundo semestre...

É o nosso 11 de setembro meteorológico rsrsrs

• Like 3

SÃO PAULO HOT

ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DA SÉ, OPERADA PELO CGE, QUEBROU AGORA POUCO SEU RECORDE DE CALOR PARA SETEMBRO.

A ESTAÇÃO CHEGOU A 35,5ºC.  O RECORDE ANTERIOR ERA 34,7ºC REGISTRADO EM 19/09/2015.

OUTRA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA, UMA DAVIS QUE FICA EM UM HELIPONTO EM SÃO CAETANO DO SUL, NA RMSP, QUEBROU TAMBÉM SEU RECORDE PARA SETEMBRO.

POR LÁ A TEMPERATURA CHEGOU A 35,2ºC AGORA A TARDE. O RECORDE ERA 35,1ºC DE 19/09/2015.

• Like 5
  • Sad 5

Vamos aguardar a atualização do Mirantão às 15h. Acho que vai vir com SOB-35

Últimas 2 últimas rodadas do GFS, principalmente a 12z que acabou de sair, mostra que a chuva finalmente poderá retornar no Brasil central no final do mês, incluindo até mesmo o oeste da Bahia e norte de Minas.

É algo bem provável de acontecer, pelo que se tem observado na maioria dos anos.

• Like 10
  • Thanks 1

Aqui em Lafaiete hoje tá bem parecido com ontem. A mínima subiu um pouco e foi pra 16 graus mas a máxima ficou estável e faz 31.2° no momento.

Sem previsão de mudanças pros próximos dias, só um pouco mais de nebulosidade no fim de semana.

Quanto ao calor, não me espanta. Setembro e outubro sempre foram os meses mais propensos a recordes de calor. O recorde absoluto de 35° foi em um outubro e a temperatura nunca subiu além de 34° em algum mês que não fosse setembro ou outubro

• Like 1

19 minutos atrás, Renan disse:

Vamos aguardar a atualização do Mirantão às 15h. Acho que vai vir com SOB-35

Não veio. Manteve os 34,3ºC de máxima, mas o nível de umidade está crítico. Níveis incrivelmente baixos em Sampa nesta tarde, a URA bateu 14% !

• Like 1

2 minutos atrás, Enio Rezende disse:

Aqui em Lafaiete hoje tá bem parecido com ontem. A mínima subiu um pouco e foi pra 16 graus mas a máxima ficou estável e faz 31.2° no momento.

Sem previsão de mudanças pros próximos dias, só um pouco mais de nebulosidade no fim de semana.

Quanto ao calor, não me espanta. Setembro e outubro sempre foram os meses mais propensos a recordes de calor. O recorde absoluto de 35° foi em um outubro e a temperatura nunca subiu além de 34° em algum mês que não fosse setembro ou outubro

Suas temperaturas máximas são mais amenas que a estação mais próxima que é em Ouro Branco com 1048m de altitude, por lá bateu nos 32,2ºC. Você mora distante do centro e em topo ?

Estações do Butantã, Mooca e Perus nos 35°C ou acima desse valor. 

Pinheiros 37.6°C, mas absolutamente fora da casinha. 

• Confused 1

Eu não esperava que São Paulo tinha esse potencial de calor, por causa da altitude e tal. Agora aprendi que basta o corredor do vento noroeste ficar livre e pleno que aqui chega a 35 graus sem problemas em Setembro.

A est. Butantã/Cge chegou a 35,7°C. Ela está bem instalada, no gramado. 

• Like 2

Enquanto São Paulo está fervendo, aqui em Santos ainda não passamos dos 26ºC nas estações do Boqueirão e Ponta da Praia/Cetesb, aliás, todo o litoral paulista está tendo um dia bem ameno. O dia todo foi bem encoberto.

Para amanhã, a previsão é de voltarmos a ultrapassar os 30ºC. A gangorra climática continua!

• Like 6

44 minutos atrás, Renan disse:

Suas temperaturas máximas são mais amenas que a estação mais próxima que é em Ouro Branco com 1048m de altitude, por lá bateu nos 32,2ºC. Você mora distante do centro e em topo ?

IMG_20190911_155518603.thumb.jpg.64516c20f92901588f637b8aa5aa8508.jpg

@Renan a vista da janela do meu quarto. 4° andar, altitude 1000 metros, topo do morro e o centro é lá naqueles prédios. Essa vista é para o leste e o vento vem de lá bem na minha cara, ventilador natural o tempo todo, nem tenho ventilador aqui em casa rsrsrs

As temperaturas aqui batem bem com o Inmet de Ouro Branco, sempre muito próximas. Às 15 horas fazia 31.2° aqui e lá. Lá hoje chegou aos 32° e aqui não, mas já aconteceu várias vezes de aqui ficar mais quente que lá. Não tem uma lógica muito certa não rsrsrs

Agora 16h em ponto aqui tá 30.6°,daqui a pouquinho sai a atualização do INMET mas não deve dar mta diferença não.

Daqui lá são 13 km em linha reta, nenhum morro expressivo pra atrapalhar, 48 metros de diferença na altitude, lá é minha base pra observação muito mais que meu termômetro tabajara na janela do meu AP, ele é mais uma referência tanto que nem costumo anotar os dados dele. Serve só pra base mesmo, mas pelo menos não destoa muito do INMET

Edited by Enio Rezende
  • Like 4
  • Thanks 2

8 minutos atrás, Enio Rezende disse:

IMG_20190911_155518603.thumb.jpg.64516c20f92901588f637b8aa5aa8508.jpg

@Renan a vista da janela do meu quarto. 4° andar, altitude 1000 metros, topo do morro e o centro é lá naqueles prédios. Essa vista é para o leste e o vento vem de lá bem na minha cara, ventilador natural o tempo todo, nem tenho ventilador aqui em casa rsrsrs

As temperaturas aqui batem bem com o Inmet de Ouro Branco, sempre muito próximas. Às 15 horas fazia 31.2° aqui e lá. Lá hoje chegou aos 32° e aqui não, mas já aconteceu várias vezes de aqui ficar mais quente que lá. Não tem uma lógica muito certa não rsrsrs

Agora 16h em ponto aqui tá 30.6°,daqui a pouquinho sai a atualização do INMET mas não deve dar mta diferença não.

Daqui lá são 13 km em linha reta, nenhum morro expressivo pra atrapalhar, 48 metros de diferença na altitude, lá é minha base pra observação muito mais que meu termômetro tabajara na janela do meu AP, ele é mais uma referência tanto que nem costumo anotar os dados dele. Serve só pra base mesmo, mas pelo menos não destoa muito do INMET

Interessante, obrigado. Nas baixadas deve fazer bem mais calor então, na cota dos 800m / 900m.

Tanto é verdade que a estação de São João del Rei, que fica a 933m, é em baixada e esquenta bem mais que nos topos próximos. Sempre que vou a BH, onde eu realmente sinto uma profunda diferença de temperatura em relação a JF é quando passo de Congonhas e começa a subir bastante até a Lagoa dos Ingleses.

• Like 1

12 minutos atrás, Renan disse:

Interessante, obrigado. Nas baixadas deve fazer bem mais calor então, na cota dos 800m / 900m.

Tanto é verdade que a estação de São João del Rei, que fica a 933m, é em baixada e esquenta bem mais que nos topos próximos. Sempre que vou a BH, onde eu realmente sinto uma profunda diferença de temperatura em relação a JF é quando passo de Congonhas e começa a subir bastante até a Lagoa dos Ingleses.

Verdade. INMET de São João del Rei dá um show nas mínimas, sempre deixa os de Barbacena e Ouro Branco no chinelo, nesse último inverno vimos muito disso. Por outro lado as máximas são bem mais disparadas. São João del Rei reflete bem o que acontece em Congonhas onde o centro está a 890 metros de altitude e é cercada por morros. Congonhas é como uma grota onde sempre sinto mais calor do que Lafaiete ou Ouro Branco. Depois vem aqueles altos caminhos pra BH, aquela região dos condomínios batendo a altitude de 1300m onde sempre tem um oásis de frescor.

No geral a gente que mora nessa região não pode reclamar muito não...

Edited by Enio Rezende
  • Like 3

Variação 13.6°C ~ 33.8°C em Varginha. 

Umidade na casa dos 20%. P.O 6.3°C. 

33.8 é muito calor para Varginha, altitude média de 980m. 

• Like 4
  • Sad 2

21 minutos atrás, Enio Rezende disse:

Verdade. INMET de São João del Rei dá um show nas mínimas, sempre deixa os de Barbacena e Ouro Branco no chinelo, nesse último inverno vimos muito disso. Por outro lado as máximas são bem mais disparadas. São João del Rei reflete bem o que acontece em Congonhas onde o centro está a 890 metros de altitude e é cercada por morros. Congonhas é como uma grota onde sempre sinto mais calor do que Lafaiete ou Ouro Branco. Depois vem aqueles altos caminhos pra BH, aquela região dos condomínios batendo a altitude de 1300m onde sempre tem um oásis de frescor.

No geral a gente que mora nessa região não pode reclamar muito não...

Já fui a Lafaiete no verão, é bastante tolerável, semelhante a Juiz de Fora. Não sei a altitude do centro aí, mas achei as temperaturas bem parecidas. Já em Ouro Preto é outro mundo, verão fresquíssimo, temperaturas extremamente comportadas. Aquele mirante conhecido como "topo do mundo" é incrivelmente agradável a temperatura lá em cima. Todo local a mais de 1000m no centro-sul do estado tem verão muito tolerável. Esse é a nossa cota de altitude para um verão realmente fresco. Minha cidade fica abaixo dessa cota, altitude média de 700 / 750 metros, então faz um calor moderado a forte por aqui. No entanto, verão intenso mesmo em MG, só nas cidades baixas da zona da mata, Jequitinhonha e norte. A maior parte de Minas possui um verão mediano. 

• Like 5

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.