Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Rodolfo Alves

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Setembro/2019

Recommended Posts

Aqui registrei 30ºC ontem, o dia mais quente do inverno, passei calor e com bastante umidade. Enquanto alguns pontos do litoral não passou de 22ºC, que beleza. E essas mínimas no oeste de SC? Mínimas entre 23/26ºC, isso que é sentir o gostinho das noites tropicais antes de começar o verão. 

• Like 5

Em Varginha ontem, o INMET registrou 15.2 ~ 30.7°C.

A estação é uma encosta, no limite da zona urbana com a zona rural. 950m. Não representa as baixadas da cidade, mas acredito que representa bem na máxima boa parte da zona urbana. 

Hoje no Inmet, mínima de 13°C. Desconfio que lá na fazenda, uma semi baixada beirando 1100m tivemos uma mínima sub-10°C.

• Like 4

A cidade de Imperatriz sudoeste do Maranhão, a interseção entre o bioma amazônia e cerrado fechou o mês de Agosto/19, com média máxima Mensal de 36º, bem bizarro e surreal. Outra curiosidade dessa cidade que apesar de ser bem quente ter uma média mensal dessa porém, contudo, todavia nunca bateu os 40º. Seu recorde é 39.8º de Outubro de 2015.
70349354_1367896293378117_36257927811899

• Like 9

15 horas atrás, Carlos Campos disse:

Se fosse há uns 4 anos atrás eu ficaria puto com isso... Onde já se viu, com o potencial de frio de baixada na região dos Campos de Palmas (Villagio Grando é uma prova disso, mas está no lado catarinense)...e vão colocar a estação num topo! Hoje nem me importo. Certas coisas incomodam por um tempo e depois não incomodam mais.

Deve estar próxima de um dakeles campos eólicos.

Isso aí. Pelo fim do baixadismo no baz. Eu adorei o local da estação de Palmas e aprecio muito a dinâmica dos topos

• Like 4
  • Thanks 2

1 hora atrás, Felipe Backendorf disse:

Isso aí. Pelo fim do baixadismo no baz. Eu adorei o local da estação de Palmas e aprecio muito a dinâmica dos topos

Novo termo baziano, cunhado por você: Baixadismo (ideologia associada à adoração pelas baixadas). Com isso, temos também o Topismo.

Brevemente, lançarei uma coletânea de neologismos e gírias criadas no fórum ao longo dessas quase duas décadas de existência. Aguardem.

• Like 1
  • Haha 8

Quais são os recordes de calor na serra catarinense para Setembro ? Será que estão ameaçados ?

Às 14h:

Lages: 31,0ºC

São Joaquim: 27,2ºC (A MÍNIMA FOI DE 19,4)

Morro da Igreja: 23,5ºC

• Like 2

Aquelas temperaturas agradáveis, próximas à media, foram pro saco.

Nesse momento (15h) faz 32°C em Belo Horizonte, valor que está 5C acima da média.

• Like 2
  • Sad 1

A estação do Boqueirão/Cetesb marcando 37,2C agora aqui em Santos. Realmente está um dia bem abafado.

Desde 2010, somente dois setembros por aqui foram abaixo da média: 2011 e 2016. Se nada mudar na segunda quinzena do mês, setembro de 2019 será mais um acima da média.

• Like 5
  • Sad 1

Temperatura na casa dos 32 a 34 em SP. Está muito quente. Abafado, mas nada igual aqueles dias tórridos de dezembro a março. 

Em Varginha, 32.3°C e 25% u.r.

• Like 4

• Calor deu uma apertada hoje, chegamos aos 32 graus em Cons. Lafaiete 
  • Mas com a umidade nos 20% o calor não incomodou muito não. Calor seco é mais suportável...chato, pero no mucho...
  • Tanto que a temperatura desce rápido. Nessa madrugada a mínima caiu aos 15 graus
  • Previsão pros próximos 10 dias segue indicando o pico do calor com 33° depois de amanhã
  • Mas chuva que é bom....no máximo uma nebulosidade maior no sábado
  • No momento faz 27,6° com aquele ventinho seco...
Edited by Enio Rezende
  • Like 2

Hoje aqui S.S.Paraíso com 17,8/34,5 e URA de 19%. 

Em outra cidade da região, Passos variou de 16,0/34,9 com URA de 17%.

Em Minas Gerais pelas automáticas do INMET, a maior máxima hoje foi em Ituiutaba no triângulo mineiro com 38,5°C.

Próximos dias serão piores, segundo o meteoblue: 

image.png.590d139c13b905e537074ecd89c3bc13.png

Quando é pra calor e secura, a previsibilidade é alta..

Edited by LucasFVenturini
  • Like 2
  • Sad 1

Após uma primeira semana fria, as médias continuam sendo destruídas em SC

Mínima de hoje no momento é 11,4°C em Água Doce e a máxima é de 36,02°C em Nova Veneza.

O calor vai até quinta pelo menos aqui no Vale do Itajaí. Até lá já devemos estar zerado em anomalias negativas ou levemente positivo.

• Like 4
  • Sad 1

Hoje o litoral paranaense ferveu, ao contrário de ontem. Salto Morato (Guaraqueçaba) registrou 38,3°C e Cachoeira de Cima (Antonina) registrou 37,1°C, ambas mais continentais (Simepar). Morretes teve 36,4°C e Antonina-Porto 33,4°C. Aparentemente o calor será mais brando que o previsto amanhã e quinta, sem chegar a 30 graus em cwb.

• Like 5

4 horas atrás, Renan disse:

Novo termo baziano, cunhado por você: Baixadismo (ideologia associada à adoração pelas baixadas). Com isso, temos também o Topismo.

Brevemente, lançarei uma coletânea de neologismos e gírias criadas no fórum ao longo dessas quase duas décadas de existência. Aguardem.

Haarpismo.. 

Coloke tbm essa...

😂

• Haha 1

4 horas atrás, Renan disse:

Seria que tem tudo isso ? Caramba quase minha idade.

Edited by Lucas Venturini
  • Like 1
  • Haha 1

18 horas atrás, EvandroPR disse:

Vai falar pro povo do Paraná que no RS está calor TB... Te chamam de loco.... O povão daqui do norte do PR , acha que aí faz frio o ano todo... Culpa de quem essa ignorância sobre o clima? 

O povo daqui de Altônia acha que qualquer outra cidade do Sul é mais fria do que aqui, até as cidades vizinhas

• Like 2

Boa noite BAZianos, recorde de calor neste segundo semestre aqui no Alphaville - Juiz de Fora - 31,4 C! Bateu facilmente os 30,8 C registrados no dia 3/9/19.

Hoje a temperatura por aqui variou entre 15,4 e 31,4C - lá no bairro Bandeirantes (@renan) houve registro de 32,2 C e na UFJF, 30,1 C.

Setembro até agora tem média das mínimas de 14,7 C e de máximas, 25,7 C. Média estimada de 19,2 C. Estes valores devem subir nos próximos dias.

No momento, venta quente e temos 25,3 C às 18h50m. A UR está em apenas 48%. 

Edited by sjmolive
  • Like 4

5 minutos atrás, edsr97 disse:

Alertas de grande perigo para onda de calor emitidos pelo INMET estão em vigor

Eu pessoalmente nunca tinha visto alerta vermelho para onda de calor

FIM.PNG

FIM2.PNG

Fonte: http://www.inmet.gov.br/portal/alert-as/

Por aqui está em vigor um alerta laranja de onda de calor. Tempos interessantes...

• Like 2

21 minutos atrás, Lucas Venturini disse:

Seria que tem tudo isso ? Caramba quase minha idade.

Se não me engano foi em 2001 a fundação. 

• Like 2

6 minutos atrás, edsr97 disse:

Alertas de grande perigo para onda de calor emitidos pelo INMET estão em vigor

Eu pessoalmente nunca tinha visto alerta vermelho para onda de calor

FIM.PNG

FIM2.PNG

Fonte: http://www.inmet.gov.br/portal/alert-as/

"DANGEROUS HEAT" EM ARAÇATUBA, PELO ACCUWEATHER....

FORA ESSE RARÍSSIMO ALERTA VERMELHO PARA ONDA DE CALOR.

002.JPG

003.JPG

004.JPG

• Like 1
  • Sad 2

EM SÃO PAULO CAPITAL, O INMET AUMENTOU O GRAU DE ALERTA PARA ONDA DE CALOR.

FOI DE AMARELO PARA LARANJA

001.JPG

• Like 4
  • Sad 1

Oi pessoal, eu tenho duas observações.

Estes alertas laranjas e vermelhos são novos, sim. Mas há de se levar em conta que isso faz parte de uma maneira nova de o Inmet comunicar a previsão de tempo. Também são novidades no inverno aqueles alertas laranjas e vermelhos que tivemos de frio... Não há tanto tempo assim que são emitidos.

Quanto as temperaturas elevadas - há de relativizar isso como consequência de aquecimento pois o ar está muito seco... abaixo da média por aqui, pelo menos. Então o conteúdo de energia na atmosfera não é tão  elevado. Temos muito calor sensível mas pouquíssimo calor latente. O que é diferente então, mais que as altas temperaturas, é a baixa UR.

Bom, esta é a situação por enquanto - vamos ver até onde vai esta onda de calor...

Edited by sjmolive
  • Like 5

Em 09/09/2019 em 09:03, Carlos Campos disse:

🔥🔥🔥🔥🌵🌵🌵☀️☀️☀️☀️

B☀️M  D🌵A, Evandro 😉

Se servir de consolo, a mínima na tua casa esteve só 1 grauzinho mais elevada do que no topo da Serra do Mar, no alto dos seus 1.500/1.600m..

Poderia ser pior (apesar q acho meio difícil 🤔 já q no Tocantins, mais precisamente em PEQUIZEIRO, à sudoeste das COLINAS DO TOCANTINS 😂 a mínima hoje foi de 21,1°C).

Pior, que eu digo, seria se vc morasse por exemplo em ESTÂNCIA PEDRO AQUINO no DEPARTAMENTO de JOSÉ F. ESTIGARRIBIA - PARAGUAI, ao sul de SÃO JOSÉ DE CHIQUITOS 😂 na BOLÍVIA, onde a mínima hoje foi de meros 🔥🔥 29,8°C 🔥🔥

Abraços calorosos 😉

Essa na minha memória sobre clima será a pior onda de calor da história... De Maringá . Entretanto é calor seco... Diferente de 2014 daquela onde de calor úmido... Que afetou todo sul do Brasil e Argentina e Uruguai 

• Like 2

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.