Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Setembro/2019


Rodolfo Alves
 Share

Recommended Posts

Aqui no Alphaville JF começou o frio -  a temperatura as 21h40m está em apenas 17,3 C.

 

Interessante observar que ficamos das 8 h do dia 17/9/19 até as 19 h de hoje (21/9/19) - mais de 4 dias - com temperaturas acima de 18 C.  Um período longo para setembro e considerando nossos 910 m de altitude...

 

O vento de quadrante sul continua forte e a temperatura em queda. Estamos registrando agora a menor temperatura do dia. 

 

Quem diria, ele voltou...Um bom frio para todos! Vejam abaixo os registros horários de temperatura aqui nos últimos dias.

 

335077430_CapturadeTela2019-09-21as21_43_40.thumb.png.64589edbbfcae4b9616968176f6b8f4c.png

Edited by sjmolive
  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

Hoje a estação automática de Brasília registrou máxima de 34,9ºc (mesma máxima da convencional, que fica ao lado no mesmo terreno), igualando a temperatura máxima do dia 18/10/2015 como a segunda maior temperatura da história da estação, atrás dos 35,6ºc registrados no dia 28/10/2008 (recorde absoluto da capital federal).  Estações particulares em Brasília registraram máximas ainda maiores entre 35,7ºc e 36,1ºc (o INMET fica numa área bem aberta e ventilada do Setor Sudoeste, com exposição excelente)

 

Esta máxima de hoje também é o novo recorde para setembro na estação mais antiga do DF (na prática tão antiga quanto a cidade), superando os 34,5ºc registrados no dia 25/09/2015.  Como já comentei, a estação convencional de Brasília registrou máximas superestimadas em 1/1,5ºc desde meados de 2015 até junho de 2017, o que ocasionou o registro de vários recordes falsos de calor (35,8 em 09/2015, 36,4ºc em 10/2015) que devem ser desconsiderados.  Em 10/2008 a convencional ainda estava boa e registrou máxima de 35,8ºc no mesmo dia dos 35,6ºc da estação automática.  Até então, Brasília nunca havia superado os 34,5ºc.

 

No RJ o dia foi nublado e com temperatura em suave declínio, mas só choveu em regiões de encosta e nos locais elevados em geral (caso da Serra da Carioca), uma típica chuva orográfica que não conseguiu se espalhar para as terras baixas (21 das 33 estações do Alerta Rio não acusaram qualquer precipitação, enquanto o Alto da Boa Vista registrou 21 mm neste sábado alcançando os 177 mm no mês, valor que vai aumentar bastante ainda até o final da semana).  Agora faz 22ºc em Niterói (onde não choveu e a máxima ficou pelos 24/25ºc), e amanhã há previsão de chuva fraca ocasional com temperaturas ainda mais amenas.

Edited by Wallace Rezende
Link to comment
Share on other sites

4 horas atrás, Maicon disse:

 

Sim. Temperatura varia muito.

Na pratica, não chega (ou chegava) a fazer calor.

 

Pois a UR baixa e temperaturas de 27°C/26°C, associados a ventos de NE, moderados, tiram a sensação de calor. 

 

Mas isto ocorre na ausência de frentes frias. Com frentes fria marítimas temos ventos moderados de SE, e mais fortes a noite, com sensação de frio.

 

Nas continentais, ventos de SO. Frio diurno e noturno são maiores. Ventos são de SO ou S. Há eventuais geadas (não é verificada em todos os anos).

 

Mas o fato é que o inverno mudou muito após 99, conhecido como o primeiro ano "sem inverno", pois ficou nesta dinâmica que você descreveu, com pouquíssimas frentes frias. Dai veio 2000, com várias geadas em julho, e de 2001 em diante tornou-se comum anos "sem inverno", isto é, com pouquíssimas frentes frias.

 

Esses invernos com 10/11/12 graus na manhã e 27/28... 30 a tarde ficam popularmente conhecidos com "anos sem inverno". 

1999 não foi um ano sem inverno, o frio intenso chegou já em abril pra muitas áreas do país, maio e junho foram dentro da média nas temperaturas, julho foi morno e agosto houve uma onda de frio que chegou até a linha do Equador. No geral, foi mediano para os padrões atuais, sem quedas extremas de temperatura de um dia para o outro e sem picos intensos de calor entre uma frente fria e outra.

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

3 horas atrás, LeoP disse:

A - C - A - B - O - U   a onda de calor em Belo Horizonte. Hoje foi o último dia escaldante com 34,9C de máxima no centro.

 

Vai ser muito legal acompanhar a mudança violenta no tempo por aqui, já que a previsão é de bastante chuva e declínio muito acentuado da temperatura a partir de quarta:

 

Screenshot_2019-09-21-20-26-12.thumb.png.13c55071a0a44db1d60e5d6e59592299.png

LeoP,

na torcida que a chuva venha mesmo em boa quantidade, no centro-sul de Minas, Rio de Janeiro e Sul do ES.

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

11 horas atrás, EvandroPR disse:

Perfeita colocação.  Por que em em Maringá no inverno , sem massa de ar, de manhã sempre é normal 16/17 C e de tarde 25 / 26 C. Não é frio nem calor e pouca amplitude, de noite da até pra sair sem blusa. Aí noto essa diferenca grande amplitude...veja Barretos, Borborema , Ariranha ...as mínimas baixíssimas e de tarde 30 C. A estação de Ariranha do Inmet chega a fazer mais frio que Curitiba , quando não temos massa polar...  Será que fica em uma baixada?

 

Não sei a localização da estação de Ariranha-SP. Vou dar uma pesquisada e posto aqui.

 

 

Link to comment
Share on other sites

11 horas atrás, LeoP disse:

A - C - A - B - O - U   a onda de calor em Belo Horizonte. Hoje foi o último dia escaldante com 34,9C de máxima no centro.

 

Vai ser muito legal acompanhar a mudança violenta no tempo por aqui, já que a previsão é de bastante chuva e declínio muito acentuado da temperatura a partir de quarta:

 

Screenshot_2019-09-21-20-26-12.thumb.png.13c55071a0a44db1d60e5d6e59592299.png

 

Que marrravilha, como diz o Claude Troisgros 😃!! 

Mas essa previsão sua tá indicando queda muito mais acentuada que o Foreca. Qual é esse site, meu caro? Tomara que ele acerte e traga um dia gelado na 5a feira, com essa máxima de apenas 17 graus (O Foreca, agora cedo, deu variação de 19 a 27 graus para o mesmo dia 😞 )

Edited by Rafael MG
  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Ontem o dia foi todo ensolarado em Buenos Aires. A mínima foi de 10,4°C e durante à tarde tivemos um calor leve, de 25°C. Esteve bem seco também: a URA máxima durante as 24 horas do dia foi de 43% e a mínima de 17%.

 

Hoje, mesmas condicoes: ensolarado e sequíssimo. A mínima foi de 9,5°C, e com isso chegamos a 70 mínimas sub-10 este ano. Agora tempo ensolarado, 18,5°C, URA já em 16%, vento nordeste a 8 km/h e pressao de 1.028,6 hpa. O SMN previa máxima de só 20°C, mas parece que vai subir mais. A nao ser que o vento vire rápido mais pra leste como estao prevendo. O sol hoje nasceu às 6h43 e se poe às 18h49.

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Como é bom ter o sol de volta após uma semana inteira de nuvens, minha estação meteorológica registra 22,1C com 68% e vento de leste:

 

15691624717291982876730.thumb.jpg.e21657ce61106461cda30268569b956b.jpg

 

Hoje a mínima ficou nos 13,0C uma vez que o céu limpou pouco antes do amanhecer.

 

Os exatos 3 dias de chuva deixaram um acumulado de 108mm de água, a natureza está em festa...

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

2 minutos atrás, Lucas Venturini disse:

Domingo ensolarado em Porto Alegre. Amanheceu com 9º, irá até aos 20º.
EFEibaOXsAInLcJ?format=jpg&name=4096x409EFEr_y4WkAIcFVN?format=jpg&name=smallEFETELwXkAAFG8p?format=jpg&name=4096x409

Vento bem mais forte hoje do que ontem, assim, a sensação de frio neste domingo é ainda maior do que no sábado. Agora faz exatamente 20 graus. Accuweather indica mínima de 6 amanhã em POA, 4 em São Leopoldo e Campo Bom, o que, caso o vento pare pode indicar geada muito fraca em baixadas da grande POA. 

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Maicon disse:

MODELO ENSEMBLE PREVÊ VERDADEIRO DILÚVIO ENTRE NORTE DO PARANÁ, INTERIOR DE SÃO PAULO E TRIÂNGULO MINEIRO ENTRE QUINTA E SÁBADO.

 

Screenshot_20190922-111726.thumb.jpg.ac4c56c513d9e3ca6e78504e69c0524a.jpg

 

Screenshot_20190922-111758.thumb.jpg.00f9c5112ea41211502b887ed052f250.jpg

 

Screenshot_20190922-111825.thumb.jpg.f5e164b98af7efd31cefd43f530e624f.jpg

 

Que chova muito mesmo, pois as projeções da primeira quinzena de outubro não estão muito animadoras.

 

Que venha, umideceria bem a terra para a próxima safra

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Mais um dia garoento aqui na ZS de SP (uma bênção) , as vezes virá garoa forte e até chuva fraca .

 

Sesc bateu nos 17.5 graus de máxima e agora as 14 h tinha 16.7 graus .

 

Mais um dia perfeito , para compensar os estragos na media feitos pela onda de calor .

Edited by Juzinho
  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

3 horas atrás, Felipe Backendorf disse:

Como é bom ter o sol de volta após uma semana inteira de nuvens, minha estação meteorológica registra 22,1C com 68% e vento de leste:

 

15691624717291982876730.thumb.jpg.e21657ce61106461cda30268569b956b.jpg

 

Hoje a mínima ficou nos 13,0C uma vez que o céu limpou pouco antes do amanhecer.

 

Os exatos 3 dias de chuva deixaram um acumulado de 108mm de água, a natureza está em festa...

Cara, que coisa hein, eu vou dizer exatamente o contrário: Como é bom ter as nuvens de volta após uma semana inteira de sol 😅

  • Hoje o sol só apareceu de leve e muito rápido por volta das 11 da manhã, quando foi registrada a máxima do dia: maravilhosos 24 graus depois de tantos trintas....
  • Ainda não fez frio essa noite, mínima de 18 graus
  • Agora, 14:50, céu nublado, um pouco carregado mas a fumaça ainda não foi embora. O horizonte está completamente branco. Poderiam ser chuviscos 😃 mas acho que é só fumaça mesmo 😟
  • Meu termômetro marca fantásticos 21,7° em Conselheiro Lafaiete, uma expressiva queda depois de tantos trintas essa semana (pico de 34° na quinta e na sexta e 31° ontem)
  • Sigo esperando a chuva. O calor já foi embora, falta essa fumaceira toda e o poeirão
  • Like 3
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

Mínimas de 11/13 graus por aqui nesta MP de primavera.

 

11,8°C - Águas Claras (por mim)

11,8°C - Santa Luzia

12,1°C - Tomaz Coelho

13,3°C - Rio Branco

13,7°C - Centro

 

As máximas ficaram em 24/25. Amanhã são esperadas uma das últimas sub-10 por aqui. Depois teremos aquecimento gradual.

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Metsul divulgou agora há pouco, de forma aberta, prognóstico e tendências para a Primavera 2019 no RS, que deve ter chuva irregular, algumas ondas de calor em dezembro (super hiper mega normal) e deve seguir, em geral, bastante amena, mas com possibilidade de frio fora de época, inclusive no seu final, até com possibilidades de geada. Sinto um cheiro de temporada de verão 2018 no ar! Que beleza. A matéria é relativamente bem extensa e interessante. 

 

https://www.correiodopovo.com.br/notícias/geral/com-promessa-de-chuvas-irregulares-primavera-começa-nesta-segunda-feira-1.367362

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Olá à todos... Variação ontem de incrível 1,2°C (não, não é erro: 11,5/12,7°C foram as extremas por aki). Um dia marcado por nuvens baixas e escuras, vento constante e chuvas fracas em alguns momentos.

Hoje a variação atingiu 3,0°C (11,5/14,5°C) e novamente nuvens baixas e escuras, vento constante e chuviscos.

A foto eu fiz às 14h30 com garoa e 13°C 👇

1569185928537.thumb.jpg.aac14ce7762773745f31cf4407cbcc01.jpg

 

Pra kem se amarra no clima inglês (não é o meu caso), um dia perfeito para passear, passar frio e se molhar..., mas a perfeição do clima inglês se evidenciou mesmo no alto das nossas montanhas, onde se observou ontem uma variação térmica de 1,4°C (6,9/8,3°C) no alto do Morro do Bradador em Garuva. Hoje, como aki, a variação foi um poukinho maior com 3,6°C (6,4/10,0°C) e choveu 11,7mm.

Com um clima tão ruim, não apenas planalto e montanha registraram baixa amplitude térmica: na ilha catarinense de São Francisco do Sul a diferença mínima/máxima ontem foi de 1,5°C (15,6/17,1°C) com cerca de 5mm acumulados na parte da manhã.

E os dias q se seguirão não serão muito diferentes disso q estamos vivenciando agora. Pelo menos até sexta-feira não haverá calor primaveril e sim frio típico de inverno. A chuva poderá voltar na quarta-feira. E será novamente bem vinda... Algo q me incomoda é ver o dia passar nublado e escuro sem q a nebulosidade produza chuva.

😉

 

 

 

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Boa noite BAZianos,

 

O ar frio continua a progredir por aqui no Alphaville JF.

 

Ao contrário das previsões, já tivemos máxima sub-20 hoje: 19,6 C. Exatos 10 C  abaixo de ontem! Estas máximas sub-20 vão se repetir nos próximos dias.

 

Venta muito e chuvisca. Temos hoje o segundo dia consecutivo de mínima invertida: até agora, 18h50m, temos a mínima do dia: 16,6C.

 

O frio aumenta nos próximos dias impactando as mínimas, que ainda não desceram muito.

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Dia lindo e agradável em Maringá como os setembro de outrora..

 

Mínima de 15.5 e máxima de 27.7 . Sensação de conforto térmico 100%.  Vento gostoso o dia todo... Agora a noite o vento está friozinho...

 

Linda Maringá:

Nota na primeira foto que a represa do parque do Ingá está b abaixo do nível, aquela parte que forma uma "prainha" sempre tem água em condições normais.IMG_20190922_143352320_HDR.thumb.jpg.127dbfab9af25036fb713c676210e8c6.jpg

 

IMG_20190922_144053476_HDR.jpg

IMG_20190922_144416995.jpg

  • Like 14
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Carlos Campos disse:

Olá à todos... Variação ontem de incrível 1,2°C (não, não é erro: 11,5/12,7°C foram as extremas por aki). Um dia marcado por nuvens baixas e escuras, vento constante e chuvas fracas em alguns momentos.

Hoje a variação atingiu 3,0°C (11,5/14,5°C) e novamente nuvens baixas e escuras, vento constante e chuviscos.

A foto eu fiz às 14h30 com garoa e 13°C 👇

1569185928537.thumb.jpg.aac14ce7762773745f31cf4407cbcc01.jpg

 

Pra kem se amarra no clima inglês (não é o meu caso), um dia perfeito para passear, passar frio e se molhar..., mas a perfeição do clima inglês se evidenciou mesmo no alto das nossas montanhas, onde se observou ontem uma variação térmica de 1,4°C (6,9/8,3°C) no alto do Morro do Bradador em Garuva. Hoje, como aki, a variação foi um poukinho maior com 3,6°C (6,4/10,0°C) e choveu 11,7mm.

Com um clima tão ruim, não apenas planalto e montanha registraram baixa amplitude térmica: na ilha catarinense de São Francisco do Sul a diferença mínima/máxima ontem foi de 1,5°C (15,6/17,1°C) com cerca de 5mm acumulados na parte da manhã.

E os dias q se seguirão não serão muito diferentes disso q estamos vivenciando agora. Pelo menos até sexta-feira não haverá calor primaveril e sim frio típico de inverno. A chuva poderá voltar na quarta-feira. E será novamente bem vinda... Algo q me incomoda é ver o dia passar nublado e escuro sem q a nebulosidade produza chuva.

😉

 

 

 

Ilhas Shetland, capital: Piraquara 😂

 

  O inverno 2018 na região leste do RS (e no restante do estado foi bem mais seco) , onde está a grande POA e os Vales, foi uma coisa entre as Ilhas Orkney e as Shetlands. Eu que gosto desse clima fiquei meio "atacado".

 

Já este ano, não tivemos outono e o inverno, com seus altos e baixos, eu consideraria como "normal" (seja lá o que isso signifique). Mas isso é nessa região aqui, no entorno de POA, no Noroeste do RS foi bem seco, com grandes amplitudes térmicas. Não atentei como foi no restante, mas foi muito irregular de uma área para outra. 

 

PS: ainda assim, sempre com belíssima imagens dessa região única do PR 

Edited by João Ignacio
  • Like 2
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

8 horas atrás, Felipe Backendorf disse:

Como é bom ter o sol de volta após uma semana inteira de nuvens, minha estação meteorológica registra 22,1C com 68% e vento de leste:

 

15691624717291982876730.thumb.jpg.e21657ce61106461cda30268569b956b.jpg

 

Hoje a mínima ficou nos 13,0C uma vez que o céu limpou pouco antes do amanhecer.

 

Os exatos 3 dias de chuva deixaram um acumulado de 108mm de água, a natureza está em festa...

Não pode deixar de notar a bananeira , típica dessa parte de SC. A propósito elas queimaram com as geadas do início de julho?  As folhas das bananeiras de maringa ficaram secas por conta da geada.

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

10 minutos atrás, EvandroPR disse:

Não pode deixar de notar a bananeira , típica dessa parte de SC. A propósito elas queimaram com as geadas do início de julho?  As folhas das bananeiras de maringa ficaram secas por conta da geada.

 

Não, tive 0,9C e assim a geada é fraca demais pra causar dano nas plantas. O clima do vale é muito bom pras bananeiras, quente e muito úmido, por isso em casa somos auto-suficientes de banana.

 

Temperatura em forte queda nessa noite, após a máxima de 24,6C já faz 14,1C com 85% em Blumenau, amanhã de manhã será registrada a mínima de setembro. Algumas estações baixas do leste de santa Catarina já tem temperatura na casa dos 11/12C (detalhe, ainda não tive mínimas abaixo de 10C em setembro!)

Edited by Felipe Backendorf
  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Era grande a expectativa que Goiânia batesse seu recorde de máxima histórica nessa onda de calor que assolou a cidade nos últimos dias. Mas isso não ocorreu, hoje a máxima ficou em 38.9º e a máxima absoluta do ano fica em 39.2º que ocorreu no meio na semana. A partir de agora, ao menos por hora não há previsão de temperaturas tão extremas. Lembrando que a marca absoluta de Goiânia é 40.4º.

GYN.png

Edited by Lucas Venturini
  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, João Ignacio disse:

Ilhas Shetland, capital: Piraquara 😂

 

  O inverno 2018 na região leste do RS (e no restante do estado foi bem mais seco) , onde está a grande POA e os Vales, foi uma coisa entre as Ilhas Orkney e as Shetlands. Eu que gosto desse clima fiquei meio "atacado".

 

Já este ano, não tivemos outono e o inverno, com seus altos e baixos, eu consideraria como "normal" (seja lá o que isso signifique). Mas isso é nessa região aqui, no entorno de POA, no Noroeste do RS foi bem seco, com grandes amplitudes térmicas. Não atentei como foi no restante, mas foi muito irregular de uma área para outra. 

 

PS: ainda assim, sempre com belíssima imagens dessa região única do PR 

Vc é muito inteligente, muito observador e bem divertido. Eu gosto pra caramba disso 😳

O inverno 2018 teve basicamente as mesmas características daí (leste/nordeste gaúcho). Poucos dias extremados e muitos dias amenos.

2018 ficou devendo emoção à nós sulinos, em compensação tivemos emoção de sobra em 2019. É o q eu acho...🤔

Haverão discordâncias é óbvio.

Sobre a previsão da Metsul para o RS nos próximos meses, considero q: não é assim todo ano? Haverão discordâncias... óbvio 😉

Abraços temperados

 

Edited by Carlos Campos
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

 O domingo foi agradável, alternando chuva fraca e chuviscos na maior parte da Região Metropolitana do Rio (nas áreas mais elevadas houve períodos de chuva moderada persistente também, com 87 mm nas últimas 24 horas no Alto da Boa Vista); a mínima está sendo noturna em todos os locais.

 

 Com as chuvas de hoje, o município do Rio de Janeiro já alcançou a média de setembro com 75 mm acumulados no mês (média dos 33 pluviômetros espalhados pela cidade).  Nos locais monitorados mais chuvosos (Alto da Boa Vista e Rocinha) já choveu mais de 200 mm.  Com mais chuva prevista para o período entre quarta e sexta-feira, setembro vai seguir agosto e terminar com chuva acima da média.

 

 A noite segue encoberta em Niterói e faz 20ºc agora na área do Ingá/Boa Viagem.  O tempo melhora um pouco nos próximos dias antes do retorno da chuva na quarta, mas a temperatura não vai subir muito.  Estou ansioso para ver o ar um pouco mais limpo nos próximos dias, como na foto tirada hoje lá do Vale do Itajaí, e também esperando que as próximas chuvas (que devem ser causadas por áreas de instabilidade) não decepcionem no interior do estado (ao norte da Serra do Mar), região que não é beneficiada por chuvas orográficas como a de hoje.

 

Extremos de hoje (mínimas até agora nas PWS e até 20:00 no INMET):

 

Ilha do Fundão LAMCE PWS (ZN): 20ºc/23,4ºc

Ipanema/Lagoa PWS (ZS): 19,4ºc/22,2ºc

Morro da Urca PWS (ZS): 17,8ºc/21,1ºc

São Conrado PWS (Praia do Pepino, ZS): 19,6ºc/22,4ºc

Rampa Pedra Bonita PWS (520 m): 14,7ºc/19,4ºc

Jacarepaguá/Passaredo PWS (ZO): 17,8ºc/22ºc

Helicentro Guaratiba PWS (ZO): 18,6ºc/22,1ºc

Santa Cruz PWS (aeródromo Armando Nogueira, ZO): 19,4ºc/22,5ºc

Nova Iguaçu Adrianópolis PWS (Baixada Fluminense): 18,6ºc/22,6ºc

 

Galeão aero (ZN): 19ºc/23,2ºc

Seropédica INMET (Baixada Fluminense): 19,2ºc/22,4ºc

Duque de Caxias Xerém INMET (Baixada Fluminense): 19,1ºc/22,4ºc

Niterói INMET: 19,8ºc/24,1ºc

Marambaia INMET: 19,8ºc/22,3ºc

Jacarepaguá INMET: 19ºc/22ºc

Vila Militar INMET: 19,4ºc/23,1ºc

 

Edited by Wallace Rezende
Link to comment
Share on other sites

Depois da mínima de 9,5°C, Buenos Aires teve uma manha com rápida elevacao de temperatura. Mas a intensificacao dos ventos do rio seguraram a máxima, que nao passou de 18,7°C. Um agradável dia de outono, depois dos 25°C de ontem. Mas me surpreendeu que ainda com o vento soprando nessa direcao hoje o dia foi ainda mais seco, com URA chegando a apenas 15%.

 

Agora temos céu limpo, 14,2°C, URA mais alta, em 52%, vento nordeste a 7 km/h e pressao de 1.026,1 hpa.

Para amanha o SMN indica dia de céu parcialmente nublado, com mínima de 11°C e máxima de 21°C. O sol nasce às 6h41 e se poe às 18h50.

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Alta (1032) posicionada (segundo os 2 modelos principais) na costa sul gaúcha na manhã de segunda-feira, com negativas generalizadas na Serra Catarinense (já com <1°C nas baixadas) e negativas pontuais na Serra do Sudeste gaúcha (já com <2°C nas baixadas).

Os ventos jogam muita umidade no leste do Sudeste e mantém o clima frio tbm por lá, conforme mostrado no post do @Wallace Rezende

IMG_20190922_222218.thumb.jpg.ac7aba6ab89f8e204d879b21e85029b7.jpg

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

11 minutos atrás, Carlos Campos disse:

Alta (1032) posicionada (segundo os 2 modelos principais) na costa sul gaúcha na manhã de segunda-feira, com negativas generalizadas na Serra Catarinense (já com <1°C nas baixadas) e negativas pontuais na Serra do Sudeste gaúcha (já com <2°C nas baixadas).

Os ventos jogam muita umidade no leste do Sudeste e mantém o clima frio tbm por lá, conforme mostrado no post do @Wallace Rezende

IMG_20190922_222218.thumb.jpg.ac7aba6ab89f8e204d879b21e85029b7.jpg

Carlos Campos,

ainda bem que a semana toda vai ser de temperatura amena aqui no Noroeste do Rio.

Na quinta tive que ligar o ar durante minhas aulas, na 1ª aula liguei o ar e começei a sentir um desconforto nas narinas,fui verificar o filtro, tava imundo, retirei e lavei na torneira do pátio, não senti mais nada. Lavei também o filtro do ar nas outras 2 salas.

Aqui começou a chover ás 20 h e não parou até agora 22 h 53, uma garoa grossa, já deu para umidecer um pouco a terra.Tomara que chova o resto da noite e madrugada.

Edited by marinhonani
  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Ninguém comentou aqui ainda, mas ventou muito neste final de tarde e agora noite pelo estado de SP por conta da passagem da Frente Fria em alto-mar. 

Fui passar final de semana em José Bonifácio, e voltando pra São Paulo, principalmente de São Carlos até Campinas, o vento era bem intenso, ao ponto de jogar o carro. Assim, vim neste trecho todo a 100km/h, apesar de a via indicar velocidade de 120km/h, e segurando firme o volante.

 

 

 

Agora a noite venta muito aqui em São Paulo (bairro liberdade, 15° andar). 

 

Em Campinas a estação da Unicamp acaba de registrar rajada de quase 100km/h. Muito vento mesmo.

 

 

 

 

Screenshot_20190922-234223.jpg

Edited by Maicon
  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Carlos Campos disse:

Vc é muito inteligente, muito observador e bem divertido. Eu gosto pra caramba disso 😳

O inverno 2018 teve basicamente as mesmas características daí (leste/nordeste gaúcho). Poucos dias extremados e muitos dias amenos.

2018 ficou devendo emoção à nós sulinos, em compensação tivemos emoção de sobra em 2019. É o q eu acho...🤔

Haverão discordâncias é óbvio.

Sobre a previsão da Metsul para o RS nos próximos meses, considero q: não é assim todo ano? Haverão discordâncias... óbvio 😉

Abraços temperados

 

Lisonjeado, Carlos, ainda mais vindo de ti. Obrigado. Elogios são raros nesses tempos de meu Deus! Mesmo que talvez eu não os mereça. 

Então, ano passado o leste (região metropolitana e vales) não teve picos de frio e calor, mas teve uma constância úmida e fria (mas o RS como um todo não foi úmido) As previsões diziam "hoje sol em todo o RS, com grande amplitude térmica". E acontecia. Mas a geografia plana e de vales da região favorece nevoeiros, inclusive aqueles que custam a dissipar ou mesmo que não dissipam. Isso ocorreu muito em 2018 e quase nada, nada mesmo, nesse ano. Houve outros fenômenos e, como leigo total, eu ignoro o porquê: em 2018, no inverno e início da primavera tivemos ocorrência bem alta de ventos muito unidos de leste. Resultado, enquanto todo o estado tinha frio, sol e céu azul, em Porto Alegre e vales tínhamos uma garoa modorrenta e muito persistente, por dias a fio, fazendo a amplitude térmica ser quase nula em certos dias. Essa umidade morria na encosta da serra. Eram os dias em que amanhecia com frio e Sol e uma considerável amplitude em Canela, por exemplo, o clima que muitos bazianos consideram como de um certo conforto térmico, enquanto Porto Alegre apodrecia num clima britânico, com mínimas de 12 e máximas de 13 ou 14 graus, o que faz com que a sensação seja realmente miserável. Eu não sei porque mas neste inverno praticamente não tivemos esse tipo de ocorrência. E, ao que eu lembre, nenhum dia em que o nevoeiro não dissipou por completo, bem diferente do ano passado. Esse ano tivemos as massas polares, que impactaram todo o estado, tivemos a chuva, que foi irregular, os picos de calor, mas foi tudo meio generalizado, como costuma ser (fazendo a ressalva de que as coisas na Campanha são um tanto diferentes, como todos sabem) Por que sofremos tanto com esse clima ruim, no ano passado, especificamente na região de POA e vales? Oceano mais frio? (não estava) Neutralidade no Pacífico? Perturbações na Costa Africana? Não faço ideia. Guardadas as devidas proporções PARECE com o que acontece em Piraquara. Mas aí isso é normal, pela geografia, altitude e proximidade do mar. No leste do RS isso não é exatamente comum (é em São Francisco de Paula, mas já é Serra e São Chico é muito diferente das demais cidades da Serra justamente pela umidade). Para mim, 2018, em Porto Alegre teve um inverno cinza, úmido e frio. Nenhum extremo, nada de notável ou digno de nota. Foi dureza de aguentar. Pergunte a alguém na Serra (que não seja São Chico), a poucos quilômetros de distância de Porto Alegre e essa pessoa vai lembrar de muitos dias de céu azul no inverno passado.  

 

Quanto à previsão da primavera, frio tardio, inclusive com risco de geada, entrando quase em dezembro está longe de ser comum. Novembro costuma marcar uma virada na chave (bem desagradável) por aqui. Minha minha irmã faz aniversário nesse mês. Temos uma coleção de fotografias de gente derretendo de calor nas festas dela desde a juventude. 😂 Curioso é que nos últimos anos realmente o clima tem sido de ameno a frio. Tanto que é algo que se tem comentado em família. Acho ótimo kkk. Uma onda de calor em um dezembro de clima ameno pra mim é lucro, já que o normal é que dezembro já seja um forno horrível por aqui. Por isso fiquei tão animado com a projeção da Metsul. Oxalá se mantenha. Grande abraço! 

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Mesmo com essa semana de temperaturas abaixo da média, Setembro ainda assim vai fechar ridiculamente quente aqui em MG, padrão que se tornou lugar-comum para o mês nesta década. O estrago nas médias de Setembro vai ser tão feio, mas tão feio, que na nova normal 91-2020 o mês deve aparecer com média compensada de 18,3ºC aqui na estação do INMET-JF (aumento inadmíssível de 00,5ºC em relação à normal 81-2010). 

 

Nem aquecimento global explica isso sozinho. Houve uma profunda mudança na dinâmica atmosférica brasileira para esse mês, que antes tinha mais cara de inverno mas hoje em dia tem mais cara de primavera. 

 

Repito: Essa vai ser uma ótima semana de temperaturas abaixo da média, mas muito distante de compensar o padrão ridículo e anormal durante a maior parte do mês.

Edited by Renan
  • Like 5
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

17 horas atrás, João Ignacio disse:

Metsul divulgou agora há pouco, de forma aberta, prognóstico e tendências para a Primavera 2019 no RS, que deve ter chuva irregular, algumas ondas de calor em dezembro (super hiper mega normal) e deve seguir, em geral, bastante amena, mas com possibilidade de frio fora de época, inclusive no seu final, até com possibilidades de geada. Sinto um cheiro de temporada de verão 2018 no ar! Que beleza. A matéria é relativamente bem extensa e interessante. 

 

https://www.correiodopovo.com.br/notícias/geral/com-promessa-de-chuvas-irregulares-primavera-começa-nesta-segunda-feira-1.367362

 

Eles fizeram um vídeo com o prognóstico para o resto do país tbm, pelo visto será uma primavera de bloqueios , já que boa parte do sudeste e centro oeste tem prognóstico de chuva abaixo do normal.

O CPTEC INPE deve lançar suas análises esta semana, vamos ver se bate.

Na minha opinião eu ja acho complicado já ter uma visão de Novembro e Dezembro, ano passado a primavera foi bem tranquila e amena, porém em Dezembro a situação mudou dando início aquele calor incomum no sudeste, mesmo para o verão que depois entrou Janeiro adentro.

 

 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, RafaelBHZ disse:

Aqui em Belo Horizonte, após mais de uma semana, enfim os ventos ajudaram a limpar a fumaça e a qualidade do ar melhorou muito!

 

Vento chegou a 47km/h na Pampulha e a 85km/h na ZS de BH! Agora, às 11h, temos céu nublado na capital, uma brisa e 23°C.

 

A previsão de chuvas entre quarta e domingo continua, sendo que 1 ou 2 dias serão de tempo fechado/chuvoso. Quanto às temperaturas, tudo indefinido, ora apontam friozinho, ora apontam apenas condições frescas. De qualquer forma, a primavera começa com as mudanças que esperamos após um inverno seco.

 

Sobre floração, a cidade tá toda colorida de rosa, um verdadeiro show de ipês por todos os lados: amarelos, brancos e uma infinidade de ipês rosa. A medida que as flores caem, formam aquele tapete colorido embaixo.  Foto tirada perto de casa sábado:

 

20190921_162335~2.jpg

 

Mas não associo isso à primavera, pois:

 

1°- aqui não seguimos o padrão comumente difundido das estações temperadas; temos nossas próprias características, inclusive da vegetação.

2°- os ipês florescem o inverno inteiro;

3º - com as chuvas, as flores todas caem, então a primavera acaba com nossas flores de ipê aqui 😂

Edited by LeoP
  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

11 horas atrás, Maicon disse:

Ninguém comentou aqui ainda, mas ventou muito neste final de tarde e agora noite pelo estado de SP por conta da passagem da Frente Fria em alto-mar. 

Fui passar final de semana em José Bonifácio, e voltando pra São Paulo, principalmente de São Carlos até Campinas, o vento era bem intenso, ao ponto de jogar o carro. Assim, vim neste trecho todo a 100km/h, apesar de a via indicar velocidade de 120km/h, e segurando firme o volante.

 

 

 

Agora a noite venta muito aqui em São Paulo (bairro liberdade, 15° andar). 

 

Em Campinas a estação da Unicamp acaba de registrar rajada de quase 100km/h. Muito vento mesmo.

 

 

 

 

Screenshot_20190922-234223.jpg

 

Sim. Moro em Limeira (vc passou por aqui no seu trajeto relatado) e a ventania foi intensa a noite com rajadas fortíssimas.

 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.