Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Setembro/2019


Rodolfo Alves
 Share

Recommended Posts

15 minutos atrás, Victor Naia disse:

Show de bola. Não tinha olhado as temperaturas, mas eu chutaria uns 18°C agora, pelo menos aqui na Paulista. Sensação de frio pequena. Sem vento. O maximo seria uma máxima sub15 na quinta-feira. 

Para saber quantos graus tá na região da Paulista ...vc pode usar a estação Sé CGE como referência,  já que a estação está muito próxima a esta .

Agora 16.7 graus na Sé CGE .

 

O Sesc até as 15 h , tinha como máxima 16.9 graus registrados na madruga ...e de ontem para hoje choveu 42 MM .

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

19 horas atrás, Nowcasting disse:

QUE DESASTRE E ASSOMBROSO ESSA PREVISAO PRA GOIANIA!!!

 

Lembrando que hoje lá chegou a 37ºC de novo.

 

Namorando um recorde histórico na previsão. Se não me engano de 40ºC em 2015. Atentos pra quarta e quinta-feira!! Pode vir surpresas.

 

485019810_CapturadeTela2019-09-01s21_00_20.thumb.png.5e789fdd24a7c5f9d49a836aeba66c84.png

 

700 metros de altitude anulados com sucesso! Tá fazendo cosplay de Cuaiabrasa, essa sim numa planície. 

RM de Goiânia tb tá esse Vale das Sombras?

  • Haha 3
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, LeoP disse:

5 dias consecutivos ao redor dos 40C em Cuiabá, sendo previsto 41°C na sexta.

 

103746110_Screenshot_2019-09-02-14-42-172.thumb.png.d6df5a3f81c157f1cdab6d08b969332f.png

 

 

Por que desde meados de agosto só passam frentes frias pelo litoral e as vezes sobem até a Bahia, mas não conseguem penetrar no interior do País e do Continente😓? De repente a estrada polar Patagônia-Amazônia  só será reaberta em 2020! Que o El Niño assim não volte no próximo ano😠! Então que abra logo o corredor de umidade Amazônia-Sudeste, pra assim trazer as chuvas para o Centro-Oeste. 

Link to comment
Share on other sites

Meu desejo antecipado para 2020 é que o El Niño não retorne, e que o Oceano Pacífico se mantenha frio ao longo do ano, La Niña ou neutralidade de viés frio, pra que com isso faça mais frio, com direito a tardes sub-20 em Cuiabá e Primavera, mas para agora eu quero simplesmente que comece logo a chover 

Edited by Leandro Leite
  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

3 horas atrás, Renan disse:

 

Bem mais frio até. Os modelos estão errando nas previsões de temperatura máxima para hoje. São Paulo tem ao redor dos 15 / 16 graus agora à tarde, ou seja, uma tarde de alto inverno. 

 

Apesar que São Paulo hoje teve comportamentos distintos na zona norte e no resto da cidade.

 

Na zona norte, onde fica a estação do INMET-Mirante de Santana, tivemos um solzinho fraco na 1ª metade da manhã, o que ocasionou um pico de temperatura mais elevado.

 

INMET-Mirante de Santana (Aut): 15,1°C / 19,6°C

INMET-Mirante de Santana (Conv): 15,2°C / 19,6°C

INMET-SESC/Interlagos: 14,1°C / 16,9°C

IAG: 14,3°C / 17,2°C

 

INMET-Barueri: 14,3°C / 17,7°C

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

58 minutos atrás, Moretão disse:

Nem posso reclamar muito quando vejo estas previsões de calor em pleno Setembro no GO/MS/MT...

 

Em quase todo Brasil Central, as maiores máximas são registradas nessa época (Agosto, setembro, outubro...).

A partir de final de outubro/novembro começam as chuvas e aí as máximas dão uma "maneirada".

 

 

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

O brobro mal começou e já há registros de pancadas de chuva típicas da época na região.

Vídeo (feito por Jackson Douglas) de Jucurutu (RN) deste fim de tarde.

image.png.3a4516989325314f57f521bfcade104b.png

Imagem do radar de Natal mostrando os núcleos no município.

 

Jucurutu (RN) tem média de 4 mm em setembro.

 

 

Interessante que no ano passado, no mesmo dia (02/09), ocorreu um evento de precipitação (forte para a época) no Vale do Piancó: https://is.gd/ERzxnm

  • Like 5
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

27 minutos atrás, Nowcasting disse:

MÁXIMA DE 41,6ºC EM PALMAS.

 

MAXIMA DE 37,0ºC EM GOIÂNIA.

 

E OLHA QUE O PIOR AINDA VAI VIR.

 

 

Cuidado com os dados da convencional de Palmas

 

Em dias mais quentes os dados se tornam imprecisos. Ela salta para níveis além da compreensão. Isso se deve, entre outros fatores a localização da estação.

 

Desde o ano passado não tabelo mais a estação e continuarei assim até aquela estação ser mudada de local. 

 

O que ouço falar pelos corredores é que o INMET está lentamente trabalhando para resolver o problema. Sem mais detalhes no momento. 

 

Prefiro meu termômetro em casa,  a automática (tem a circulação de ar nela), ou até mesmo o aeroporto que está condições melhores. 

IMG_20190902_175501890.jpg

 

Automática teve máxima de 40,0.

Edited by edsr97
  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Olá, ...depois da chuvarada dos últimos 2 dias, o tempo "enfadoso" voltou a reinar por aki.

Já estava no script, era esperado... mas nc há uma forma de se preparar para isso. A única maneira de se livrar "disso" seria fugir para o interior do interior.

Ontem até q foi interessante, com a chuva caindo quase q sem intervalos em boa parte da manhã e depois do anoitecer. Foram cerca de 35mm que somados aos 15mm do sábado já nos forneceram 40% do q esperamos ao longo dos 30 dias. Mas hoje não está fácil suportar o clima sombrio, com ausência total do sol e sem chuva. A temperatura máxima não chegou aos 15°C (14,4°C), quase o mesmo valor registrado ontem (14,7°C).

Vejam isso (15h30 de hj) 👇1567457648373.thumb.jpg.1a96caaecd14ffcd8d424843aa2851db.jpg

 

As flores do pasto de inverno pelo menos dão uma melhoradinha na paisagem:

1567457616481.thumb.jpg.1c850a4dace786f622d435ed1bafbf0c.jpg1567457583508.thumb.jpg.9124de5d1773df57f0a07d9aa524cad2.jpg

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

28 minutos atrás, Carlos Campos disse:

Olá, ...depois da chuvarada dos últimos 2 dias, o tempo "enfadoso" voltou a reinar por aki.

Já estava no script, era esperado... mas nc há uma forma de se preparar para isso. A única maneira de se livrar "disso" seria fugir para o interior do interior.

Ontem até q foi interessante, com a chuva caindo quase q sem intervalos em boa parte da manhã e depois do anoitecer. Foram cerca de 35mm que somados aos 15mm do sábado já nos forneceram 40% do q esperamos ao longo dos 30 dias. Mas hoje não está fácil suportar o clima sombrio, com ausência total do sol e sem chuva. A temperatura máxima não chegou aos 15°C (14,4°C), quase o mesmo valor registrado ontem (14,7°C).

Vejam isso (15h30 de hj) 👇1567457648373.thumb.jpg.1a96caaecd14ffcd8d424843aa2851db.jpg

 

As flores do pasto de inverno pelo menos dão uma melhoradinha na paisagem:

1567457616481.thumb.jpg.1c850a4dace786f622d435ed1bafbf0c.jpg1567457583508.thumb.jpg.9124de5d1773df57f0a07d9aa524cad2.jpg

 

Vou ser bem sincero contigo, sem falsidade: Estou preferindo o calorzinho de quase 30C aqui a esse tempo triste e frio em Curitiba. 

  • Like 1
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

48 minutos atrás, Renan disse:

 

Vou ser bem sincero contigo, sem falsidade: Estou preferindo o calorzinho de quase 30C aqui a esse tempo triste e frio em Curitiba. 

Prefiro 50 dia sem ver o sol do que temperaturas acima dos 26º. E Curitiba está apenas voltando para a sua normalidade que eu particularmente gosto bastante, e obvio que preferia um friozinho com sol, mas entre calor e esse tempo mais modorrento sem dúvida alguma que prefiro a segunda opção.

Edited by Lucas Venturini
  • Like 3
  • Thanks 1
  • Haha 2
Link to comment
Share on other sites

@Renan, quando eu falava (nas Temporadas 12 -16, aki no fórum) que preferia mil vzs o clima da Mantiqueira ao invés das serras e planaltos do Sul, não era sem motivo pessoal... Não era pra agradar os colegas do Sudeste. Era motivo pessoal mesmo! 

Sem falsidade tbm, o clima curitibano é uma desgraça! Com raras exceções, e posso contar uns 10 dias no mês, de qualquer mês, a coisa melhora... E digo um pouco mais: Se o akecimento global fosse algo verídico eu nem me importaria, primeiro pq se realmente algo desse tipo acontecesse a culpa seria nossa e teríamos q aceitar as consequências dos erros e, segundo, talvez essas mudanças decorrentes do akecimento trouxessem um pouco de tropicalidade à Curitiba. Eu já estou nakela fase de não me importar tanto com a qualidade dos invernos... Chega uma hora na vida em q tudo o q mais keremos é um lugar ao SOL haha..

É claro q estou dizendo isso com uma certa dose de rancor por tudo o q já passei aki, pelo q não passei em outros lugares e tbm pelos muitos dias sombrios q irei passar (e isso é fato previsto) nesta semana...

Só espero q ao menos a previsão do retorno da chuva amanhã se concretize. Vou gostar!

Abraço

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

5 minutos atrás, Carlos Campos disse:

@Renan, quando eu falava (nas Temporadas 12 -16, aki no fórum) que preferia mil vzs o clima da Mantiqueira ao invés das serras e planaltos do Sul, não era sem motivo pessoal... Não era pra agradar os colegas do Sudeste. Era motivo pessoal mesmo! 

Sem falsidade tbm, o clima curitibano é uma desgraça! Com raras exceções, e posso contar uns 10 dias no mês, de qualquer mês, a coisa melhora... E digo um pouco mais: Se o akecimento global fosse algo verídico eu nem me importaria, primeiro pq se realmente algo desse tipo acontecesse a culpa seria nossa e teríamos q aceitar as consequências dos erros e, segundo, talvez essas mudanças decorrentes do akecimento trouxessem um pouco de tropicalidade à Curitiba. Eu já estou nakela fase de não me importar tanto com a qualidade dos invernos... Chega uma hora na vida em q tudo o q mais keremos é um lugar ao SOL haha..

É claro q estou dizendo isso com uma certa dose de rancor por tudo o q já passei aki, pelo q não passei em outros lugares e tbm pelos muitos dias sombrios q irei passar (e isso é fato previsto) nesta semana...

Só espero q ao menos a previsão do retorno da chuva amanhã se concretize. Vou gostar!

Abraço

E o que tu me diz de Curitiba está com anomalia positiva todos meses deste ano... De Janeiro ser o mês mais quente da histórica climatológica da cidade, com um desvio positivo de mais de 3º, do mês anterior Dezembro/18 ter ficado entre os 10 meses mais quentes da história e de Fevereiro pra cá anomalias um pouco menor mas mesmo assim bem altas e repito todos os mês mais quente que o normal.

Eu acho o exato oposto de ti, naturalmente Curitiba já teria sua certa dose de tropicalidade, e de uns tempos pra cá ta parecendo uma cidade do Centro-Oeste, com alta amplitude térmica, umidade muito baixa, porém contudo, todavia, aquele tempo modorrento do leste paranaense e do nordeste catarinense não iria sumir de uma hora pra outra... 

Edited by Lucas Venturini
  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

8 minutos atrás, Lucas Venturini disse:

E o que tu me diz de Curitiba está com anomalia positiva todos meses deste ano... De Janeiro ser o mês mais quente da histórica climatológica da cidade, com um desvio positivo de mais de 3º, do mês anterior Dezembro/18 ter ficado entre os 10 meses mais quentes da história e de Fevereiro pra cá anomalias um pouco menor mas mesmo assim bem altas e repito todos os mês mais quente que o normal.

Lucas, se é um fato Curitiba estar sofrendo climaticamente o efeito da expansão urbana não há como negar. Em uma metrópole erguida sobre um planalto, sem grandes massas de água ao redor, não haveria como esperar outra coisa a não ser anomalias térmicas positivas, ano após ano. 

Nas décadas remotas, quando as médias da cidade foram calculadas a situação era outra.

Se a média do mês mais frio (é só um exemplo) passou dos 12,5°C nos anos 1950 para 14,5°C nos dias atuais (não tenho certeza disso, médias nc foram meu forte), as mudanças foram praticamente imperceptíveis pra kem mora nos bairros e municípios afastados. Todos os anos é a mesma lamentação do povo q saí de manhã pra trabalhar e precisa enfrentar baixas temperaturas e geadas no inverno. Recentemente, em 2016 a geada apareceu em Abril e seguiu até Setembro. No passado, mais precisamente em 1977, Curitiba teve 17°C de média em Julho e nenhuma geada nakele mês, considerado o mais frio do ano.

Em 1985 a temperatura atingiu 35,2°C no Inmet.

Enfim, nem sei pq fui mencionar esses dados... 

Eu entendo o q vc diz... 

Abraço

 

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

56 minutos atrás, Moretão disse:

 

Sobre Palmas já falaram. E sobre Goiânia já falaram tempos atrás: essa estação sofre um aquecimento anormal.

Desconsiderem por completo a estação convencional de  Goiânia. Se guiem apenas pela automática. O próprio recorde histórico de 40.4º vejo com muitas reservas.

Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Aldo Santos disse:

 

Em quase todo Brasil Central, as maiores máximas são registradas nessa época (Agosto, setembro, outubro...).

A partir de final de outubro/novembro começam as chuvas e aí as máximas dão uma "maneirada".

 

 

Na região que vai do oeste da Bahia, passando pelo estado de Rondônia, Mato Grosso, Goiás, até o centro-norte de Minas e norte do Mato Grosso do Sul o pico de calor e secura ocorre nos meses de agosto e setembro; em outubro começam as chuvas e as máximas em dias de muita precipitação diminuem para 28, 29 graus. No centro-oeste somente o norte do MT e centro-sul do MS que conseguem ter chuvas em setembro, o resto só mês que vem.

Em grande parte do Nordeste (exceto o oeste/sul da BA, MA e PI que começam a ter chuvas em outubro, a faixa litorânea) o período chuvoso começa em novembro, até lá predomina o calor abrasador de 42/43 graus no interior.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

5 minutos atrás, Lucas Venturini disse:

Desconsiderem por completo a estação convencional de  Goiânia. Se guiem apenas pela automática. O próprio recorde histórico de 40.4º vejo com muitas reservas.

Goiânia pode ter máximas anuais de 35/36 graus tranquilamente, agora mais que isso ou é algo histórico ou a estação meteorológica está com problemas.

Link to comment
Share on other sites

hoje o dia foi frio a ameno, extremas de 9,0 ºC a 20,4 ºC

 

entre amanhã e quinta teremos algo que odeio, que é um reforço de ar frio, que prolonga os dias de temperatura abaixo da média, não é tão comum de isso ocorrer já em setembro. O frio vai ser mais intenso do RS pra baixo, especialmente Uruguai e Argentina com uma alta de 1037 hPa centrada no litoral argentino por volta de 40 ºS na manhã de quinta.

Edited by LucianoD
  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Moretão disse:

 

Sobre Palmas já falaram. E sobre Goiânia já falaram tempos atrás: essa estação sofre um aquecimento anormal.

 

Sinceramente pq duvidar da estacão de Goiânia? Alguma prova com dados?

 

A automatica registrou 36.1ºC.....37ºC não é muito diferente. E a previsão indicava algo parecido.

 

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

59 minutos atrás, klinsmannrdesouza disse:

Goiânia pode ter máximas anuais de 35/36 graus tranquilamente, agora mais que isso ou é algo histórico ou a estação meteorológica está com problemas.

 

exagero afirmar isso com base apenas no achismo, desculpa. Se os dados estivessem discrepantes poderia levar em consideração, mas não esta tão discrepante assim. Isso pra quem não conhece a cidade. Ainda mais quando o Foreca indica 39ºC pra cidade. E sim essa onda de calor tem potencial histórico - estou pegando os dados do aeroporto tb e os próprios modelos que estavam indicando há vários dias a onda de calor.

 

 

 

Edited by Nowcasting
  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

2 minutos atrás, Nowcasting disse:

 

exagero afirmar isso com base apenas no achismo, desculpa. Se os dados estivessem discrepantes poderia levar em consideração, mas não esta tão discrepante assim. Isso pra quem não conhece a cidade.

 

 

Você não entendeu o que eu disse, então vou destrinchar claramente: 35, 36 graus são temperaturas corriqueiras para Goiânia nos meses mais quentes do ano dadas as condições típicas de tropicalidade, com estação seca definida aliada com a ocorrência de bloqueios atmosféricos quentes e secos. 37 graus ou mais são temperaturas pontuais, que não ocorrem com frequência, e portanto são os extremos de máximas do ano. A densa urbanização de Goiânia potencializa o calor desta época do ano,.

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

1 minuto atrás, klinsmannrdesouza disse:

Você não entendeu o que eu disse, então vou destrinchar claramente: 35, 36 graus são temperaturas corriqueiras para Goiânia nos meses mais quentes do ano dadas as condições típicas de tropicalidade, com estação seca definida aliada com a ocorrência de bloqueios atmosféricos quentes e secos. 37 graus ou mais são temperaturas pontuais, que não ocorrem com frequência, e portanto são os extremos de máximas do ano. A densa urbanização de Goiânia potencializa o calor desta época do ano,.

 

pois faço o mesmo, caso vc não tenha conferindo os modelos sugiro FORTEMENTE a dar uma olhada. Enquanto vc não vir aqui me provar COM DADOS que a estação esta viciada seus argumentos são meros ACHISMO. Tenho dito.

 

  • Confused 1
Link to comment
Share on other sites

4 minutos atrás, LeoP disse:

Goiânia (GO) - máximas

 

Estação automática x estação convencional

 

31/08:  36,6 x 36,5

01/09:  37,3 x 36,7

02/09:  36,1 x 37,0

Você já esteve em Goiânia. ?Já viu a Convencional de Goiânia ? Totalmente fora dos parâmetros não há o que discutir em relação a isso.

Eu já: Fica no Meio da Avenida Paranaíba com a Av. Tocantins uma das principais vias de Goiânia, que devem passar centenas de milhares de carro por hora, envolta de prédios altos. Uma verdadeira ilha de calor.

No dia que Goiânia registrou 5º, na automática, a convencional caiu levemente abaixo dos 10º. Isso numa cidade onde o relevo é quase todo plano.

Edited by Lucas Venturini
  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

10 minutos atrás, Lucas Venturini disse:

Você já esteve em Goiânia. ?Já viu a Convencional de Goiânia ? Totalmente fora dos parâmetros não há o que discutir em relação a isso.

Eu já: Fica no Meio da Avenida Paranaíba com a Av. Tocantins uma das principais vias de Goiânia, que devem passar centenas de milhares de carro por hora, envolta de prédios altos. Uma verdadeira ilha de calor.

 

Não fiz julgamento. Só postei os dados.

 

A daqui é assim também. Com o agravante de estar do lado de um grande viaduto.

 

Edited by LeoP
  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Lucas Venturini disse:

Desconsiderem por completo a estação convencional de  Goiânia. Se guiem apenas pela automática. O próprio recorde histórico de 40.4º vejo com muitas reservas.

 

Concordo.

 

40°C a 720/750 metros de altitude não "rola" naturalmente. Tem que ter alguma coisa artificial ajudando.

  • Like 3
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

13 minutos atrás, Lucas Venturini disse:

Você já esteve em Goiânia. ?Já viu a Convencional de Goiânia ? Totalmente fora dos parâmetros não há o que discutir em relação a isso.

Eu já: Fica no Meio da Avenida Paranaíba com a Av. Tocantins uma das principais vias de Goiânia, que devem passar centenas de milhares de carro por hora, envolta de prédios altos. Uma verdadeira ilha de calor.

No dia que Goiânia registrou 5º, na automática, a convencional caiu levemente abaixo dos 10º. Isso numa cidade onde o relevo é quase todo plano.

 

Mas pelo que vi, é padrão. Então os valores são reais, ah não ser que o termo/abrigo estiver errado. Estar no meio de avenida não invalida A ou B não invalida os dados.

 

 

goy.PNG

  • Like 2
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

3 horas atrás, Lucas Venturini disse:

Prefiro 50 dia sem ver o sol do que temperaturas acima dos 26º. E Curitiba está apenas voltando para a sua normalidade que eu particularmente gosto bastante, e obvio que preferia um friozinho com sol, mas entre calor e esse tempo mais modorrento sem dúvida alguma que prefiro a segunda opção.

Fica difícil saber o que é pior! A verdade é que nada em excesso é bom, monotonia é uma droga, precisa haver dinamismo. 

  • Like 3
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Noite com tempo encoberto em São Paulo.

 No momento, temos 14-16 graus nas estações do CGE.

KP4Fr43.png

 

 

Pela previsão do Foreca de hoje (12z do europeu), amanhã as temperaturas devem subir bastante e haverá chances de pancadas de chuva.

Já na quarta, o tempo volta a ficar cinzento.

E está mantido o calorão para o início da outra semana.

RR2gobD.png

  • Like 2
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Guest Wallace Rezende

Urbanização excessiva afeta mais as mínimas que as máximas (a não ser que o abrigo esteja colado em alguma fonte artificial de calor, como acontecia na antiga convencional da Praça Mauá no Rio, que ficava ao lado de uma parede que recebia o sol da tarde).  A estação convencional do RJ foi fechada quando o prédio onde ficava foi demolido, ou seja por motivo de força maior; se dependesse do INMET teria ficado ali por conveniência.  O INMET se mudou para outro endereço, mas desistiu de manter uma estação climatológica principal na cidade.

 

Sobre Goiânia, me lembro bem que em outubro de 2015 a automática de Goiânia registrou 40ºc num dia em que a máxima na convencional foi de 39,8ºc, e isso foi poucos dias depois da máxima absoluta da convencional chegar a 40,4ºc (mas neste dia do recorde na convencional a automática registrou 39ºc e não sei quantos décimos).  Enfim, em situações extremas Goiânia pode alcançar os 39ºc/40ºc.

 

Já Brasília tem recorde válido de 35,8ºc em outubro de 2008.  Na capital do Brasil é possível descartar o registro da convencional de 36,4ºc em 2015 e também os 35,8ºc de setembro do mesmo ano.  Motivos?  A automática, que em Brasília fica ao lado da convencional (não é a situação de Goiânia onde ficam em pontos diferentes da cidade), registrou uma máxima 1,5ºc menor que a convencional no dia do recorde, o que ocorreu rotineiramente entre o segundo semestre de 2015 e o primeiro de 2017 mas não ocorria antes, e o próprio INMET trocou o termômetro de máxima da convencional (quase dois anos depois em junho de 2017) reconhecendo o erro.  Depois disso, as diferenças entre automática e convencional de Brasília voltaram para a casa dos 0/0,5ºc em mais de 80% dos dias.

Edited by Wallace Rezende
Link to comment
Share on other sites

18 horas atrás, Guto Cesar disse:

Quinta-feira promete ser o pico do frio, Foreca promete variação 7-8°C, Accuweather 8-10°C para cwb.

Meu chute: máxima de 9,5°C no inmet curitiba, 8,4°C em Colombo. Região mais a leste, como Piraquara/Quatro Barras devem apreciar máxima de 7°C/6°C dependendo até da altitude.

Bom dia... Dia cinzento com máxima entre 7/9°C é interessante he he

Em compensação, na próxima segunda-feira vamos às alturas com 32°C.

Vou fc feliz com esse tipo de malukice climática!

Abraço

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Foreca insiste no calor abrasador (dando até certa razão para as "maluquices" do GFS) e agora coloca 6 dias consecutivos na casa dos 40°C em Cuiabá, com pico incrível de 43°C. Nunca tinha visto tal previsão, ainda mais faltando 3 semanas para o solstício de primavera. 

 

542756712_Semttulo.png.e5dd90bb05ca336e3d54bcbfb71453bc.png

 

Situação merece monitoramento, devido à possibilidade real de quebra de recordes históricos. 

Edited by LeoP
  • Like 3
  • Sad 4
Link to comment
Share on other sites

30 minutos atrás, LeoP disse:

Foreca insiste no calor abrasador (dando até certa razão para as "maluquices" do GFS) e agora coloca 6 dias consecutivos na casa dos 40°C em Cuiabá, com pico incrível de 43°C. Nunca tinha visto tal previsão, ainda mais faltando 3 semanas para o solstício de primavera. 

 

542756712_Semttulo.png.e5dd90bb05ca336e3d54bcbfb71453bc.png

 

Situação merece monitoramento, devido à possibilidade real de quebra de recordes históricos. 

 

Algum motivo específico para os modelos mostrarem tal situação extrema ainda dentro do inverno ? Porque isso costuma acontecer somente em Outubro, e mesmo assim só em eventos raros. Estaríamos diante de um Setembro ainda mais quente e ainda mais bizarro do que 2015 no Brasil ?

 

Para boa parte do Brasil eu digo, exceto o Sul e partes do MS. Aliás, no RS tem tudo para ser um Setembro gélido.

  • Like 3
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

12 horas atrás, Moretão disse:

 

Concordo.

 

40°C a 720/750 metros de altitude não "rola" naturalmente. Tem que ter alguma coisa artificial ajudando.

Na situação de Goiânia, temperaturas superiores a 35 graus são normais em picos de calor nos meses de agosto e setembro, a altitude superior a 700 metros suaviza um pouco o clima impedindo que ocorram máximas de 38 ou mais, que são comuns no Brasil Central. O valor absoluto de 40.1C aconteceu numa onda de calor extrema, de caráter histórico, aumentado pela ilha de calor urbana da cidade.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

12 horas atrás, Moretão disse:

 

Mas pelo que vi, é padrão. Então os valores são reais, ah não ser que o termo/abrigo estiver errado. Estar no meio de avenida não invalida A ou B não invalida os dados.

 

 

 

A foto é bem favorável a argumentação que não há nada de errado na localização da estação, mas acredite há. Essa avenida das 04:30 até as 07:30 fica completamente congestionada de carros sobre um sol abrasador e asfaltos de todos os lados, mais prédios que não favorecem a ventilação do lugar, junto isso o fato de milhares de carros ao seu redor por horas parados exatamente no horário em que normalmente é registro o pico de calor, para quem não sabe Goiânia tem a maior proporção de veículos automotores x habitantes do brasil entre as capitais. Entendo o que tu diz que não parece haver nada de errado, se refere ao abrigo e tals, compreendo, mas todos os fatos que listei por mais quem a estação esteja padronizada ali no seu quadradinho todo o entorno não favorece nem um pouco.

Link to comment
Share on other sites

12 horas atrás, LucianoD disse:

Estações em buracos no meio do nada p registrar as temperaturas mais baixas possíveis, tudo ok. Estações padronizadas em meio da cidade, onde vivem as pessoas, nos eventos de extremos de calor, seguidamente tem seus dados contestados rs.

Não, filho você não entendeu. Pouquíssimas pessoas vivem a ilha de calor em Goiânia em que essa estação está, que é sobre o cruzamento de duas grandes avenidas que no meio da tarde junto engarrafamentos quilométricos, sol, pouco ventilação, asfalto para tudo quando é lado. Isso definitivamente não represente o clima de uma localidade.
Nada pode ser o extremo. Quando a cidade cresceu absurdamente a estação deveria ter sido mudada para um local mais 'arejado' ao menos. Exemplo a estação de Curitiba, Porto Alegre são exemplos de boa localização nem 8 nem 80.

  • Like 2
  • Thanks 1
  • Confused 1
Link to comment
Share on other sites

Desde meados de agosto não esfria no Centro-Oeste, Campo Grande teve em 15 de agosto a última mínima sub-15, as frentes frias vão até a Bahia, mas mal atingem o Mato Grosso do Sul, parece que existe um sistema de alta pressão que bloqueia as frentes frias não as deixando subir pelo interior do continente e as desvia tudo para o litoral, além de bloquear o ar úmido da Amazônia, será que temos no Brasil uma jet-stream igual nos EUA, lá há anos que o ar polar ártico ou siberiano escoa mais para leste e em outros anos escoa mais para oeste, no Brasil tem anos que o frio tem uma tendência mais continental, mais a oeste, o que afeta também os países vizinhos de forma mais intensa, mas há outros que as frentes frias tem uma tendência mais litorânea, há anos que Cuiabá tem sub-15 e Campo Grande tem sub-10 à tarde, não perdendo pra Curitiba em tarde mais fria, ou até ganhando (vide 2009), já este ano Ponta Porã empata tecnicamente com Sampa em menor máxima à tarde, mas se temos por exemplo neve em abundancia nas estações de esqui da Califórnia, a mesma se torna mais escassa em Nova York, já em invernos que a neve é abundante em Nova York, as estações de esqui da Califórnia saem no prejuízo, bom, o Pacífico Central agora negativou, parece um pouco tarde, se tivesse acontecido isso há uns dois meses um inverno mais frio pra cá seria certo, agora tomara que essa anomalia negativa dure por todo 2020 e além, aí aqui terá mais frio no ano vindouro. 

Edited by Leandro Leite
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, klinsmannrdesouza disse:

Na situação de Goiânia, temperaturas superiores a 35 graus são normais em picos de calor nos meses de agosto e setembro, a altitude superior a 700 metros suaviza um pouco o clima impedindo que ocorram máximas de 38 ou mais, que são comuns no Brasil Central. O valor absoluto de 40.1C aconteceu numa onda de calor extrema, de caráter histórico, aumentado pela ilha de calor urbana da cidade.

 

Sim, com ilha de calor acredito que seja possível. Ainda mais com o sol forte do Brasil Central, que tende a maximizar o efeito destas ilhas. "Naturalmente", sem ilha de calor acho improvável.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.