Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Augusto Goelzer

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Agosto/2019

Recommended Posts

Posted (edited)
1 hora atrás, JOÃO MARCOS disse:

No dia seguinte deu neve granular em Guarapuava, e no dia 26 a maior geada que eu já vi.

Eu me recordo bem desse evento...

No dia 25 eu estava em Curitiba, no centro da cidade e chovia muito durante a tarde com apenas 5°C nos termômetros de rua. Ao anoitecer, a chuva já era fraca e o vento SW parecia congelar as mãos e o rosto.

Morávamos já em Piraquara, numa casa grande de madeira... Lembro q na manhã seguinte abri a janela e contemplei a maior geada repentina da minha vida no Paraná: em menos de 10h após a chuva, tudo estava coberto de gelo.

A temperatura atingiu algo em torno de -5°C. Em Curitiba a mínima oficial beirou -3°C. 

Nakele dia 26 de Agosto, pude observar a neve nos topos do Maciço Paraná. Mesmo de longe dava pra observar o branco reluzindo na manhã de sol.

Foi mais ou menos nessa época q passei a de fato, me apaixonar pela meteorologia (depois disso, minha vida se tornou uma escravidão nesse aspecto 😞)...

Alguns dados interessantes dos aeros nas 3 capitais do Sul:

Dia 25/8: 

Florianópolis:  8,4/12,4°C

Porto Alegre:  3,4/17,4°C (máxima noturna, provavelmente)

Curitiba:  3,4/12,4°C (máxima noturna ou pela manhã)

Dia 26/8:

Florianópolis:  5,4/13,4°C

Porto Alegre:  4,8/14,2°C

Curitiba:  -1,2/13,4°C

Dia 27/8:

Florianópolis:  5,0/18,4°C

Porto Alegre:  4,8/16,8°C

Curitiba:  -1,8/15,4°C

Os dados acima 👆 são dos aeroportos locais. Oficialmente os dados (Inmet) podem ser diferentes... 

Edited by Carlos Campos
  • Like 8
  • Thanks 1

Posted (edited)

Nebulosidade veio durante a madrugada e oficialmente fiquei sem sub-10 aqui. Todas as mínimas foram no começo da madrugada.

10,1°C - Santa Luzia/Tomaz Coelho

11°C - Centro

11,3°C - Rio Branco

Registrei 10°C as 07:09 em um conhecido local frio, quando fazia 11,1°C e 11,2°C no Santa Luzia e Tomaz Coelho. Lá possivelmente sub-10.

IMG-20190825-WA0008.jpg

Passaremos por um período quente agora. Sem previsão confiável para uma próxima sub-10.

Edited by Moretão
  • Like 4
  • Sad 1

4 horas atrás, João Tur POA disse:

A METSUL lembrou ontem dos 35 anos da neve em Porto Alegre,  em 24/08/1984.

Foi um dia que entrou para a história da cidade,  permanecendo na memória dos porto-alegrenses, assim como eu, que tiveram o privilégio de vivenciar aquele acontecimento. Eu tinha 12 anos de idade na época. 

20190825_090446.jpg

Uma curiosidade que me deixa intrigado: parece que há muito mais registros da neve em Curitiba, quase dez anos antes, do que em Porto Alegre. Onde estavam as pessoas com câmeras?? 

• Like 2

3 horas atrás, Renan disse:

E vamos a outro dia muito agradável, nessa longa sequência que deve ir até Quinta-feira. 

Amanheceu com 11,7°C no Bandeirantes e 11,8°C no INMET, além de 11,5°C no Samuel. Ou seja, nessa noite pouco importaram as altitudes, isso se deve à relativa estabilização da atmosfera. Digo relativa porque, com céu bem aberto e parado, minha estação sempre tem as menores mínimas dentre as estações.

Agora parcialmente nublado, e 19,4°C.

Renan,

na PWS em Pedro Teixeira-MG(fica ao sul de Bias Fortes) a mínima foi de 9,3, parece que lá fica numa  baixada, altitude de 789 metros.Em dias de frio seco costuma ter amplitude acima de 20ºC.

• Like 2

51 minutos atrás, Daniel Lisboa disse:

Uma curiosidade que me deixa intrigado: parece que há muito mais registros da neve em Curitiba, quase dez anos antes, do que em Porto Alegre. Onde estavam as pessoas com câmeras?? 

Possivelmente pq a neve teve boa acumulação em toda a região metropolitana de Curitiba...o q não ocorreu em Poa...

1566754223205_1.jpg.72f6aed2740595c3771251fbc16f774b.jpg1566754275978_1.jpg.8a4bf825c1b6c520459deb570253fa0d.jpg1566754267558_1.jpg.352b32f2e9682f1ac40e2f5e4189b42d.jpg

• Like 5

Boa tarde. Mês de Agosto com pouca chuva em Natal, temperaturas um pouco acima da média também.

Apesar do céu quase limpo temos névoa úmida nessa tarde escondendo um pouco o sol, no momento 27,5ºC e a máxima bateu 28,8ºC. Venta bastante, rajadas de SE em 43 km/h.

aeIDUx5.png

• Like 6
  • Thanks 1

9 minutos atrás, DaviOlrb disse:

Boa tarde. Mês de Agosto com pouca chuva em Natal, temperaturas um pouco acima da média também.

Apesar do céu quase limpo temos névoa úmida nessa tarde escondendo um pouco o sol, no momento 27,5ºC e a máxima bateu 28,8ºC. Venta bastante, rajadas de SE em 43 km/h.

aeIDUx5.png

Aqui tá desse mesmo jeito, o céu. Com essa massa esbranquiçada, como se fosse uma sujeira. Há mais de uma semana. Às vezes penso que é poeira.

• Like 1

SP Capital ZN/Centro solzão maravilhoso. Aqui no ABC nebulosidade xexelenta.

Sem_título.png

• Like 4
  • Haha 2

Inmet Varginha, encosta 950m no limite entre área rural e urbana, registrou mínima de 9.7°C. Máxima bateu 25.6°C. 

Na fazenda, beirando 1100m em semi baixada, no distrito de Martins na zona rural, mínima de 7.4°C. Desconheço a máxima por lá. Boa mínima. 

• Like 3

30 minutos atrás, marinhonani disse:

Renan,

na PWS em Pedro Teixeira-MG(fica ao sul de Bias Fortes) a mínima foi de 9,3, parece que lá fica numa  baixada, altitude de 789 metros.Em dias de frio seco costuma ter amplitude acima de 20ºC.

Essa estação tem mínimas realmente boas, Nani. Fica perto de Rosário de Minas, um distrito de Juiz de Fora onde dou aulas, e apesar da altitude semelhante com da minha estação, lá faz mais frio nitidamente. 

• Like 1

Alta polar com até 1052hpa no Pacífico, beliscando a Patagônia, no início de Setembro. 

Se tiver uma baixa bem posicionada para puxar essa monstruosidade aqui pro norte ...

• Like 6
  • Haha 1

Situação extrema em Goiânia/GO. 
Na meio da tarde deste domingo a umidade relativa do ar, cai a 12% na capital goiana com 34º de temperatura. Amanha inclusive completa 100 dias que não cai uma gota de chuva em Goiânia.
Nesse momento está ocorrendo uma partida no estádio Serra Dourada entre Goiás EC x SC Internacional nessas condições climáticas. Coitado dos jogadores !!!

• Like 3

Acho que vale o registro de que hoje completamos quase uma semana de sensação de frio constante em SP. 

Sim, não é nada de outro mundo, mas isso é cada vez mais raro, ainda mais no final de agosto. 

• Like 7

26 minutos atrás, Daniel Lisboa disse:

Acho que vale o registro de que hoje completamos quase uma semana de sensação de frio constante em SP. 

Sim, não é nada de outro mundo, mas isso é cada vez mais raro, ainda mais no final de agosto. 

Tivemos 6 máximas sub 20 no Sesc, e uma máxima de 20.7 graus .

Melhor semana do ano , para frio a tarde .

• Like 7

Setembro vai começar com muito calor em São Paulo.

Chama a atenção a grande diferença de temperatura prevista pelo Foreca no dia 3:

image.png.446ff350693cdd91fb62ac8d655d5be3.png

Lembrando que o recorde de setembro é 35,5°C(só que naquela ocasião as mínimas no dia do recorde eram muito altas, as maiores já registradas)

• Like 2

Posted (edited)

Dia muito bonito em Curitiba/PR, digamos uma perfeição climatológica. Dia frio o dia inteiro (10º ~ 17º), seco com U.R.A em torno dos 50%, e bastante sol o dia inteiro. Tudo isso me incentivou eu dar uma banda de bike de 45km pela cidade.

1.jpg

2.jpg

3.jpg

Edited by Lucas Venturini
  • Like 8
  • Thanks 1

Ainda estou duvidando dessa possibilidade de SP beliscar 35°C ou até mesmo passar ccm mínima de 15°C. Que fará calor a partir de sexta que vem é fato, mas acredito em 32/33 no  máximo. 

• Like 3

3 minutos atrás, Darley disse:

Setembro vai começar com muito calor em São Paulo.

Chama a atenção a grande diferença de temperatura prevista pelo Foreca no dia 3:

image.png.446ff350693cdd91fb62ac8d655d5be3.png

Lembrando que o recorde de setembro é 35,5°C(só que naquela ocasião as mínimas no dia do recorde eram muito altas, as maiores já registradas)

Não seria nada espantoso essa temperatura no início de setembro, se considerarmos que já fez mais de 33°C no fim de agosto em 1955 o_0

• Like 2

Posted (edited)
1 hora atrás, Daniel Lisboa disse:

No Rio também, a maioria dos bairros não supera os 25ºc desde domingo passado, quando fez até 33/34ºc.  Em nenhum dia desta última semana o "frio" foi digno de nota, mas trata-se do mais longo período com temperaturas amenas do ano.  Nos próximos dias vai esquentar um pouco e os 25ºc voltam a ser alcançados em boa parte das áreas (mais por conta dos maiores períodos com sol), mas pelas previsões não vai fazer calor até o dia 29 ou 30 pelo menos.

Passando também para dizer que com as pancadas esparsas ocorridas entre a noite de ontem e a manhã de hoje o índice pluviométrico na cidade do Rio de Janeiro alcançou os 88,7 mm no mês, superando por quase nada os 88,5 mm do ano passado e se tornando o segundo agosto mais chuvoso desde o início dos registros de toda a cidade em 1997.  2003 continua imbatível no primeiro lugar.  Lembrando que em 2019 o Rio de Janeiro saiu do janeiro mais seco (55 mm) para o fevereiro mais chuvoso (276 mm), sempre partindo de 1997 que foi o ano de início do monitoramento mais detalhado das chuvas na cidade, permitindo o cálculo da média municipal.  Março e abril de 2019 também alcançaram (cada um) o segundo lugar na lista dos mais chuvosos, perdendo apenas para março de 2010 e abril (também!) de 2010.  O bimestre mar/abr de 2010 foi excepcionalmente chuvoso

Alto da Boa Vista (302,2 mm), Rocinha (255,4 mm) e Jardim Botânico (206,2 mm) foram os bairros mais chuvosos dentre os monitorados pelo Alerta Rio neste mês de agosto, e Penha e Irajá (23 mm e 27,8 mm) os mais secos.  Niterói/INMET registrou 69,4 mm desde o início do mês.

Na PWS da Ilha do Fundão a temperatura variou entre 18,1ºc e 21,4ºc neste domingo e no INMET Niterói entre 18,3 e 22,8ºc.  Dia muito agradável com predomínio de céu nublado, mas houve brechas nas nuvens e períodos de sol fraco/mormaço.

Edited by Wallace Rezende
  • Like 5

1 hora atrás, Juzinho disse:

Tivemos 6 máximas sub 20 no Sesc, e uma máxima de 20.7 graus .

Melhor semana do ano , para frio a tarde .

E alguém tem ideia de como está a média do mês até aqui? Algo me diz que a Climatempo passou vergonha... 

• Like 2

Domingo muito agradável na região de Conselheiro Lafaiete. Nublado de manhã, mínima de 11 graus. Ensolarado de tarde, máxima de 22 graus.

Esse tempinho ameno fica a semana toda e muda bem no próximo fim de semana onde as máximas beliscam os 30 graus

• Like 2

Não sou fã dessas reportagens da grande mídia, mas pelo menos achei interessante

• Like 2

2 horas atrás, Daniel Lisboa disse:

Agosto do ano passado também tivemos um frio mais duradouro.

O frio durou de forma praticamente ininterrupta entre o dia 1 e o dia 20. Tínhamos apenas um ou outro dia com um pouco mais de calor.

Como a grande maioria de nossas casas não tem um isolamento térmico decente, essa persistência do frio acaba incomodando. Ruim ter que lidar com uma interna de 16-19 graus todos os dias.

Dessa forma, acho até bom que as temperaturas subam um pouco.

O problema vai ser no próximo final de semana, quando o calor ganhará muita força.

• Thanks 1

Posted (edited)
9 horas atrás, Renan disse:

E vamos a outro dia muito agradável, nessa longa sequência que deve ir até Quinta-feira. 

Amanheceu com 11,7°C no Bandeirantes e 11,8°C no INMET, além de 11,5°C no Samuel. Ou seja, nessa noite pouco importaram as altitudes, isso se deve à relativa estabilização da atmosfera. Digo relativa porque, com céu bem aberto e parado, minha estação sempre tem as menores mínimas dentre as estações.

Agora parcialmente nublado, e 19,4°C.

Completando... a tarde tivemos máxima de 21,4 C aqui na Cidade Alta (JF) contra 21,0 C na UFJF e 22,7 C no Bandeirantes (Renan). Depois de 5 dias, voltamos a registar maximas acima dos 20 C.

Hoje completo doze dias de medições nesta minha nova estação, segue resumo:

Médias Cidade Alta (JF) 14-25/8/19, 910 m

Mínimas: 11,4 C

Máximas: 20,6 C

Est Méd.: 15,0 C

Comparando com UFJF, 930 m - Mínimas: 12,0 C (+0,6); Máximas 20,1 C (-0,5)

Comparando com Renan, 720 m- Mínimas 11,7 C (+0,3), Máximas 22,3 C (+1,7)

Conforme previsto pelo @Renan, aqui temos temperaturas próximas à UFJF mas com maior amplitude.

Estou surpreso por ter médias das mínimas ligeiramente inferiores ao @Renan, esperava o efeito baixada predominando a favor da estação dele. Acredito que esta situação se reverterá em períodos mais prolongados de estabilidade atmosférica e forte perda radiativa noturna. O que não tem sido o caso destes ultimos dias em que foi frequente a advecção de ar frio.

No momento, 19h25m, céu parcialmente nublado e 14,7 C.

Vejam o belo por do sol que tivemos aqui, hoje.20190825_171810.thumb.jpg.29ee2f0255885db8accaa2384bd70ca5.jpg

Edited by sjmolive
  • Like 4
  • Thanks 1

Foto do satélite mostra novamente núcleos de chuva atuando no sul da Amazônia e também áreas da Bolívia e Mato Grosso.

Vai ajudar a diminuir as queimadas.

cn4Kirr10.jpg.5e2a94c4d72bf768f9e9883d38fb6e18.jpg

• Like 5

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.