Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Augusto Goelzer

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Agosto/2019

Recommended Posts

Bom dia, em Santa Catarina o mês de agosto tem sido de uma dinâmica admirável, dificilmente estamos tendo dias consecutivos com mesma condição do tempo. Em Florianópolis, segundo meus cálculos, a diferença média entre dias consecutivos até ontem era 4C, valor bem alto pras nossas latitudes.

Ontem foi registrada mínima de 5,7C na estação da epagri no Itacurubi e hoje 9,4C. No momento faz 18C com céu nublado no aeroporto de Florianópolis.

Em Blumenau reegistrei ontem mínima de 6,1C devido ao péssimo timing da chegada da secura polar e hoje devido ao tempo nublado, 9,7C. (Ainda faz 17C lá)

Já no oeste minha estação na linha catres (Mondaí) teve 2,2C ontem e hoje, devido ao vento, apenas 5,5C. Em itapiranga, sem vento, a estação do Sr. Wolfgang Lengert marcou 0,4C e novamente houve registro de geada.

Segundo últimas rodadas do modelo europeu agosto seguirá no bom caminho com alternância entre frio e períodos mais quentes. Se seguir o previsto, na Segunda feira teremos as primeiras máximas sub15 nas baixitudes do leste de SC e junto delas o aguardado RETORNO DAS CHUVAS.

• Like 9

Curioso eu estar falando sobre retorno das chuvas uma vez que não temos estação seca, mas tem sido recorrente a existência de um período seco nos invernos daqui, os últimos 3 ou 4 períodos JJA foram bem secos. Na região metropolitana de Florianópolis o abastecimento de água já é prejudicado pelo baixo nível dos rios que abastecem a região, algo que não é comum nessa época de baixa evapotranspiração.

• Like 4
  • Sad 4

11:00 em Maringá Pr e outras cidades que acompanho. já esquentou mais está ótimo para  dia ensolarado de agosto, depois dos expcionais 6 C.

Screenshot_20190815-114057.png

• Like 3

1 hora atrás, Victor Naia disse:

YR apostando em 1 semana inteira de máximas sub 20 em SP semana que vem, com possibilidade de 2 sub 15. Mínimas, não deverão baixar dos 11/12.

A previsão do Euro está boa demais. Se estiver correta, vai sacramentar a reviravolta desse inverno, que começou tão ruim e melhorou tanto depois de Junho...

• Like 5

Tarde fria no litoral baiano. Essas eram as temperaturas às 13h:

- Porto Seguro: 19,7ºC , com chuva e rajadas de 46Km/h;

- Abrolhos: 22,8ºC

- Una: Chuva e 20,7ºC

- Em Salvador o vento é de Sul / Sudeste e temos 25,4ºC

• Like 8

Fez muito calor no Chile no dia 13 de Agosto devido ao aquecimento adiabático.

Em alguns locais a máxima quase se aproximou do recorde histórico.

EB91XmBWsAIXrBl?format=png&name=small

• Like 6
  • Thanks 1
  • Sad 1

Boa tarde!

Temperatura muito agradável nessa tarde de quinta-feira em Porto Alegre! No momento, no Centro Histórico da cidade, faz 19°c. Bem menos frio do que ontem!

Previsão indica um forte aquecimento no sábado, antecedendo a chuva do domingo (que pela previsão deve ser de volume baixo). De domingo para segunda entrará outra massa de ar frio, mas com intensidade bem menor do que essa que aqui estava até hoje pela manhã.

Abraços, com votos de muita paz a todos do fórum! 

• Like 1

Hoje o tempo está completamente ao contrário de ontem .

Temos sol desde cedo , apesar da madrugada toda nublada .

Sesc variou de 10 a 18.1 graus 

Mirante variação de 10.4 a 21.3 graus 

A previsão do Europeu das 0 h está muito bom 

Já o GFS das 12 h está não muito legal .

Posted (edited)

Em virtude da atuação do Distúrbio de Leste, Triunfo (PE) registrou 33.4 mm de ontem pra hoje.

Com isso, o acumulado deste agosto pula agora para 80.3 mm, contra uma média mensal de 50.6 mm (1981/2010).

O saldo deste inverno no município está negativo. Serão necessários 23 mm para suprir a deficiência:

image.png.d6fa609750ea807a15619aabf0e083d1.png

Edited by CloudCb
  • Like 2

2 horas atrás, Pedro Victor P. disse:

Climatempo flopada. O layout novo do site deles ficou ó... 👎🏼

Mudou de novo? Já tinha achado uma porcaria o anterior...

• Like 1

O dia começou nublado com mínima de 10 graus em Cons. Lafaiete. Por volta de meio-dia as nuvens começaram a ir embora e temos uma tarde super ensolarada. Mas não esquentou não, máxima de 19 graus. Agora o céu tá super limpo, faz 18.6° aqui em casa. Tá ventando demaaaais. Foreca prevê mínima de 4 graus pra amanhã de manhã mas eu não acredito não, tá ventando muito. De qualquer forma vai ser uma noite bem fria

• Like 1

Posted (edited)

Boa tarde, faz 16°C agora com Céu limpo, poucas nuvens no céu na area urbana de Friburgo. A mínima aqui em casa foi de 10°C. Parece que teremos friozinho por um bom tempo no Sudeste.  Ta lembrando até 2011 esse agosto. 😍

Edited by Rafael

Tivemos sol entre nuvens o dia todo, a máxima ficou em adoráveis 20,9C em casa e foi sub-20 no INMET e no @sjmolive . O auge do frio dessa MP acontece entre essa noite e amanhã cedo. Estou na torcida para que o INMET baixe de 9,0ºC. Isso será o suficiente para termos então a menor mínima "oficial" desde 2011 para o mês.

A propósito, a mínima de 07,3ºC em Julho no INMET, foi a menor para o mês desde Julho-2007.

Realmente tem sido um inverno com bons registros de mínimas.

• Like 4

Posted (edited)
21 horas atrás, Wallace Rezende disse:

Eu lembro de ter lido em algum comunicado uma vez que a estação do IAG/USP na zona sul de São Paulo registrou uma máxima de 6,?ºc em agosto de 1936 (certamente numa massa de ar frio fortemente bloqueada como a de 2013, são essas que favorecem máximas menores).  Pena que não consigo encontrar mais.

Pelos dados que tenho, as menores máximas (24 horas) registradas na estação do IAG são:

7,2°C (11/07/1942)

8,5°C (05/07/1942)

8,6°C (24/07/2013)

9,0°C (31/07/1955)

9,0°C (10/07/1976)

9,4°C (10/07/1942)

9,6°C (12/07/1988)

9,6°C (06/07/1989)

9,7°C (30/07/1955)

9,8°C (09/08/1936)

9,9°C (12/07/1942)

9,9°C (14/08/1978)

10,0°C (07/07/1956)

Notem que em julho de 1942, a temperatura ficou 3 dias seguidos abaixo de 10°C, nos dias 10, 11 e 12.

Em julho de 1955 foram 2 dias seguidos: 30 e 31.

Para quem se interessar, no tópico abaixo tem mais informações sobre a estação do IAG (Localização, etc)

Edited by Aldo Santos
  • Like 6
  • Thanks 1

1 hora atrás, Rafael disse:

Boa tarde, faz 16°C agora com Céu limpo, poucas nuvens no céu na area urbana de Friburgo. A mínima aqui em casa foi de 10°C. Parece que teremos friozinho por um bom tempo no Sudeste.  Ta lembrando até 2011 esse agosto. 😍

Rafael,

a estação da Uerj, está com problemas direto.

• Sad 1

Mínima hoje decepcionou, até as 23h de ontem a queda de temperatura estava em um ritmo muito bom, com 12,7°, mas na madrugada teve muito vento e a mínima foi de só 9,5°, foi uma das mínimas mais altas do estado do PR, só perdendo para alguns municípios do norte e do litoral

Olá à todos... Dia nada agradável hoje, com garoa em vários períodos entre a madrugada e a manhã e vento constante. Houve a tão temida elevação de temperatura ao longo da madrugada, com a mínima ocorrendo exatamente à 0h00 com 7,3°C e algo em torno dos 9°C ao clarear do dia. (hj e provavelmente em muitas outras ocasiões, utilizarei dados da estação automática mais próxima, porém, em situações de forte resfriamento noturno, utilizarei os dados da minha estação convencional).

Como era de se esperar, a nebulosidade baixa não nos abandonou e o Sol pouco apareceu... Com isso, mesmo tendo o forte ar polar se afastado para alto mar, a temperatura não se elevou muito, e a máxima ficou nos 15,4°C 👇

IMG_20190815_174231.jpg.800c55b789e4537a18433e14e86d39e6.jpg

Não verifikei Curitiba, mas as máximas nas estações municipais devem ter atingido valores não muito diferentes, já q a nebulosidade cobriu uma área extensa da nossa região 👇

IMG_20190815_174803.jpg.24d1310bfd107d6ff86fe2dcc2dd4336.jpgIMG_20190815_174601.jpg.df94e7760610ac4528565f7b7b523f63.jpg

As temperaturas q aparecem acima são das 15h00, horário das máximas de um modo geral. 

Um dia sem alegria e monótono e nem o poente com suas cores conseguiu melhorar meu "humor climático".

Espero q isso acabe logo..1565902811307.thumb.jpg.7bd584ebe3d2eb41fb963965e9497940.jpg

• Like 2
  • Sad 1

Belo entardecer dessa quinta-feira,  15 de agosto, em Porto Alegre,  prenunciando mais um lindo dia amanhã,  onde teremos uma temperatura máxima à tarde em torno de 24°c ou 25°c.

Boa noite a todos! 

20190815_182430.jpg

• Like 2

Posted (edited)

CHUVA NAS CAPITAIS NA PRIMEIRA QUINZENA DE AGOSTO:

Porto Alegre: 48,7mm

Florianópolis: 3,7mm

Curitiba:  7,2mm

São Paulo: 3,2mm

Belo Horizonte: 0

Vitória: 34,1mm

Brasília: 0

Goiânia: 0

Cuiabá: 0

Campo Grande: 0

Rio Branco: 4,7mm

Porto Velho: 0

Manaus: 8,9mm

Boa Vista: 231,3mm

Macapá: 82,1mm

Belém: 77,7mm

Palmas: 0

São Luís: 2,4mm

Teresina: 0

Fortaleza: 18,2mm

Natal: 56,3mm

João Pessoa: 52,8mm

Recife: 157,4mm

Maceió: 142mm

Aracaju: 70,9mm

Salvador: 40mm

Apenas Boa Vista(RR) já superou a média de chuva em agosto nesta primeira quinzena.

Já é o quarto mês seguido com chuva acima da média na capital de Roraima. Nos quatro primeiros meses do ano praticamente não teve chuva, incluindo um abril extremamente abaixo do esperado. Mas em maio, tudo mudou: desde 01/05 Boa Vista já acumulou quase 1500mm, e a média anual por lá é em torno de 1711mm.

Agora eu quero ver o que vai acontecer nos próximos 15 dias. Será que vai ter algo que vai mudar completamente o acumulado do mês em algum lugar do Brasil?

Edited by Darley
  • Like 3

Posted (edited)

Darley, o Rio de Janeiro também já superou a média (e pelo quarto agosto consecutivo); o acumulado do mês na cidade até agora (levando em conta 33 pluviômetros do Alerta Rio espalhados por todas as zonas da cidade) está em 62 mm para uma média 1997/2018 de 43 mm, abaixo os acumulados médios na cidade registrados desde 2003.  Estes dados representam muito melhor as áreas habitadas da cidade como um todo que qualquer estação isolada (ponto no espaço).  Mas se pegarmos pontos com série mais longa o centro da cidade está um pouco abaixo da média (Saúde x média Aterro INMET+Saúde), Santa Cruz (ZO) já passou bem da média e o Alto da Boa vista já se aproxima do dobro da média (para 1981/2010).

pluv.png

Hoje o sol voltou a aparecer entre nuvens e a tarde foi bem agradável com vento "friozinho" na sombra, a estação da Ilha do Fundão registrou extremos de 16,2ºc e 20,9ºc, Niterói INMET foi de 16ºc até 22,6ºc e a Vila Militar/INMET variou entre 15,5ºc e 23,4ºc.  Devido ao excesso de umidade, a chance de registrarmos a mínima do ano na próxima madrugada nos pontos mais frios da região me parece nula.

Obrigado pelos dados Aldo, provavelmente o informe que consultei não levava em conta os registros das 24 horas do dia, deve ter ocorrido uma máxima invertida neste agosto de 1936, o que é muito comum em São Paulo e aqui também quando entra ar frio.

Edited by Wallace Rezende
  • Like 2

1 hora atrás, Darley disse:

CHUVA NAS CAPITAIS NA PRIMEIRA QUINZENA DE AGOSTO:

Porto Alegre: 48,7mm

Florianópolis: 3,7mm

Curitiba:  7,2mm

São Paulo: 3,2mm

Belo Horizonte: 0

Vitória: 34,1mm

Brasília: 0

Goiânia: 0

Cuiabá: 0

Campo Grande: 0

Rio Branco: 4,7mm

Porto Velho: 0

Manaus: 8,9mm

Boa Vista: 231,3mm

Macapá: 82,1mm

Belém: 77,7mm

Palmas: 0

São Luís: 2,4mm

Teresina: 0

Fortaleza: 18,2mm

Natal: 56,3mm

João Pessoa: 52,8mm

Recife: 157,4mm

Maceió: 142mm

Aracaju: 70,9mm

Salvador: 40mm

Apenas Boa Vista(RR) já superou a média de chuva em agosto nesta primeira quinzena.

Já é o quarto mês seguido com chuva acima da média na capital de Roraima. Nos quatro primeiros meses do ano praticamente não teve chuva, incluindo um abril extremamente abaixo do esperado. Mas em maio, tudo mudou: desde 01/05 Boa Vista já acumulou quase 1500mm, e a média anual por lá é em torno de 1711mm.

Agora eu quero ver o que vai acontecer nos próximos 15 dias. Será que vai ter algo que vai mudar completamente o acumulado do mês em algum lugar do Brasil?

Das capitais do Sul e do Sudeste, me parece q só a capital gaúcha está dentro da normalidade. 

BH eu não estou por dentro de como é o regime pluvial em agosto... provavelmente abaixo dos 40mm, mas acima dos 30mm suponho..

Situação preocupante...IMG_20190815_200246.thumb.jpg.b526f4773fa87600fa846cd210b646ae.jpg

• Like 2

Boa noite, já estamos com muito frio nesse início de noite, faz apenas 11,6°C lá em casa e mais frio ainda aqui no distrito rural onde dou aula chamado "Rosário de Minas", meu termômetro digital acusa 08,5°C. Fiquei surpreso com esse dado. 

• Like 5

Agora, Carlos Campos disse:

@Renan, provável mínima sub-7°C amanhã? Nuvens?...

Somente nuvens altas esparsas. Temperatura caindo consistentemente. 

Se continuar assim, podemos sim ir a uns 6C ou 7C...

• Like 3

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.