Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Augusto Goelzer

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Agosto/2019

Recommended Posts

Temperaturas bem baixas essa manhã com chuva no RS. 

Se eu fosse apostar...como sempre, apostaria no Morro da Igreja como sendo o pinico da neve neste evento. Será lá, mais uma vez, o destaque. 

• Like 1

35 minutos atrás, Moisés Alexandre disse:

Estamos no dia D, comentado e como tudo na vida, experiência, agora observação dos dados em tempo real.

Modelos se acomodaram, as temperaturas acomodadas estão 2-4C menores que estimadas pelas últimas projeções. Onde temos uma condição de possibilidade de precipitação de inverno para região RS-SC-PR. Situações  limítrofes acima dos 700/800m planalto RS 800-900m oeste, meio oeste e planalto SC e 900-1000m planalto sudoeste PR. Quiçá possibilidade de precipitação de inverno na região metropolitana Curitiba.

Em Lages tempo fechado, tivemos  pancadas de chuva, vento sudoeste, alguns momentos vento forte, temperatura em 9C.

Surpresas 🤣🤣🤣🤣 em Caxias 5 graus.

O modelo europeu vou com projeção pra neve em São Joaquim, urupema, São José dos Ausentes e Bom  Jardim da Serra. 

Screenshot_20190802-081140_Windy.jpg

• Like 1

11 minutos atrás, geovane gomides disse:

O modelo europeu vou com projeção pra neve em São Joaquim, urupema, São José dos Ausentes e Bom  Jardim da Serra. 

Screenshot_20190802-081140_Windy.jpg

Surpresas? Agosto 2013 rssss? 

Posted (edited)

Em Canela, muita chuva e 03,6ºC agora. É a típica "TPN" (Tensão Pré Neve).

Em Ausentes, 03,1C e chuva.

Em Sâo Joaquim, 03,9C e chuva. Morro da Igreja com 03,1...e o grosso do frio nem chegou por lá ainda.

Venha !

Edited by Renan
  • Like 1
  • Haha 2

Temperatura abaixo do esperado em São Chico, já estamos com apenas 3° C e com chuva constante.

No limite para um bom evento.

Screenshot_20190802-084236_meteoblue.jpg

• Like 3

Bom dia bazianos, a Metsul acaba de publicar no seu facebook um video de chuva congelada em Farroupilha. 

• Like 4

2 minutos atrás, Valdir disse:

Bom dia bazianos, a Metsul acaba de publicar no seu facebook um video de chuva congelada em Farroupilha. 

Conexão geoclima informa chuva congelada e neve granular em Gramado... Não estaria ocorrendo mais cedo que o previsto? 

Eu já ia postar "daqui a pouco começam os relatos de chuva congelada", mas eis que já começaram.

O ambiente me parece mais propício que o previsto pelos modelos. Acho que vamos ter surpresas positivas.

• Like 1
  • Thanks 2

É comum a neve vir já durante a passagem da frente fria? O normal não é vir depois, quando o ciclone se aproxima da costa?

10 minutos atrás, Valdir disse:

Começou #Paraguaia

RPHY08L.png

• Haha 9

6 minutos atrás, Wagner97 disse:

É comum a neve vir já durante a passagem da frente fria? O normal não é vir depois, quando o ciclone se aproxima da costa?

Nem sempre, a neve as vezes pode vir na rabeira da frente fria quando o ar polar encosta na umidade que fica para trás. A situação a que você se refere é a situação com atuação de um cavado que vem depois... Aliás, não sei se tem cavado vindo... me parece que o ciclone não terá um segundo pulso pelo distanciamento que terá...

• Like 3

A chuva congelada indica que ainda há uma camada de inversão térmica em altitude, agora é torcer para que ela seja eliminada e a neve caia até o solo sem descongelar nenhuma vez. Estou na torcida.

• Like 3

3 minutos atrás, Renan disse:

A chuva congelada indica que ainda há uma camada de inversão térmica em altitude, agora é torcer para que ela seja eliminada e a neve caia até o solo sem descongelar nenhuma vez. Estou na torcida.

O tempo tem seus aspectos de imprevisibilidade... em 2013 lembro do Caio reportando os meteogramas do aeroporto de POA que não permitiam queda de neve, mas ela acontecia em abundancia na serra gaúcha... agora não dá mais para olhar modelos, mas sim, snowcast!!! Boa sorte aos caçadores...

• Like 3

Posted (edited)

67667463_2194851080642342_14545679412520

Atualização da Metsul agora a pouco ampliando o mapa da região com chance de chuva congelada...

Edited by Valdir
  • Like 4

1 minuto atrás, Felipe Pelisari disse:

Os modelos erram e está bem mais frio que o projetado, creio que irá nevar

Eu diria que vamos ter um evento bonito, vamos ter imagens de neve fofa acumulando ao menos no Morro da Igreja. Vamos torcer.

• Like 3

Posted (edited)
7 minutos atrás, Felipe Pelisari disse:

Os modelos erram e está bem mais frio que o projetado, creio que irá nevar

Espero que esse erro atinga nós aqui no PR.

Os modelos subestimam o frio aqui na minha região, a minha esperança é que errem como de costume e caia uma chuvinha congelada ou até neve.

A previsão é que a chuva pegue no fim da tarde/começo da noite e que pendure durante a madrugada onde tem a projeção de chuva com 4°C.

Espero registrar belas fotos

Edited by GabrielG.

Acho que vem chuva congelada pra Curitiba também. 

Coutinho reporta chuva misturada a neve em SJ neste momento.

• Like 2

5 minutos atrás, Renan disse:

Coutinho reporta chuva misturada a neve em SJ neste momento.

tá começando melhor do que o esperado....:) 

• Like 2