Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Augusto Goelzer

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Agosto/2019

Recommended Posts

13 horas atrás, Renan disse:

Eu sei, isso assusta, mas infelizmente é absolutamente normal para a época. A transição para a estação chuvosa não ocorre senão de forma vagarosa aqui no Sudeste, na verdade ela só "firma em definitivo" mesmo quando chega Novembro, considerado por mim o "mês infalível das chuvas". É um excelente mês, pois ainda ocorrem alguns dias amenos e a chuva JAMAIS FALHA, eu disse JAMAIS.

Em toda a série histórica no novo local da estação do INMET (1973-2019), a menor precipitação mensal para Novembro foi de 100,6mm em 1974. Ou seja, NUNCA um mês de Novembro fechou com menos de 100mm (só Dezembro também possui esse feito).

Exato. O que alivia é de essa época do ano ser normal ter algum mês que não caia uma gota.

Preocupante seria aquela situação em que o modelo prevê menos de 30 mm para os próximos 10 dias em plena época chuva, com os reservatórios bem baixos.

E realmente novembro ultimamente tem sido um excelente mês, sucedendo os tórrido outubro (com seus bloqueios e temperaturas passando dos 40 graus no interior do país) e antecedendo o irregular dezembro (com o surgimento daqueles bloqueios de verão que duram mais de 2 semanas sobre o sudeste).

Nos últimos 20 anos, apenas novembro de 2002 e 2009 que têm sido a exceção.

• Like 3

Noite abafado nas áreas urbanizadas de São Paulo. Temperaturas em 22/23 graus.

Já nos locais com pouca ou nenhuma interferência urbana, as temperaturas estão bem mais agradáveis. Entre 13 e 18 graus.

Estações - CGE

wLn4beQ.png

• Like 4

1 hora atrás, Renan disse:

Acredito que a MP dessa semana será bem mais forte pra cá do que aquela. Eu me lembro bem desse evento, ele chegou de uma forma extremamente seca para cá, uma grande bolha seca mas sem sustentação em altura suficiente. O resultado foram mínimas normais no INMET e boas na minha estação, mas nada extraordinário.

No INMET: 10,2C dia 11/08

Em casa: 07,4ºC nesse mesmo dia.

Mas as máximas foram altas: 25,9 aqui em casa e 22,5 no INMET.

Renan,

na rodada de 12Z o modelo Cosmo/Inmet, mantendo manhãs bem frias aí, na quinta, sexta, sábado.A manhã mais fria na sexta, indicando de 6ºC a 8ºC.

Aqui para Laje do Muriaé, mínima de 8 a 10ºC na sexta e no sábado de 10 até 12ºC.

• Like 4

20 minutos atrás, Carlos Campos disse:

La Dulce, Necochea, Buenos Aires 👇FB_IMG_15656581705600546.thumb.jpg.638af76d49998eb7168bcdcf3afc24d2.jpgFB_IMG_15656581795588085.thumb.jpg.c0dabfa975c2994f520b3b6722e9f075.jpg

Loberia, Buenos Aires 👇

Carlos Campos,

que maravilha, parece que a neve adiantou na província de Buenos Aires.Na MetSul tinha informado que a neve chegaria na terça.

• Like 3

Agora, marinhonani disse:

Renan,

na rodada de 12Z o modelo Cosmo/Inmet, mantendo manhãs bem frias aí, na quinta, sexta, sábado.A manhã mais fria na sexta, indicando de 6ºC a 8ºC.

Aqui para Laje do Muriaé, mínima de 8 a 10ºC na sexta e no sábado de 10 até 12ºC.

Então está mantendo o frio, Nani. GFS concorda com ele, e o Europeu indica 8C no dado bruto (ele indicava 7C no dado bruto naquela MP do início de Julho).

Ao que parece, vamos mesmo ter a menor temperatura para Agosto desde 2011. Acredito que muitas cidades da zona da mata e interior do RJ entram na mesma tendência.

• Like 5

3 minutos atrás, Paulo Henrique disse:

O MBAR coloca pressão de 1037,5 hpa...aqui em cima....caramba

Paulo Henrique,

estou na maior expectativa para acompanhar a queda da temperatura no fim da tarde e noite de amanhã nas estações de Soledade e da serra gaúcha.A MetSul informou que vai ter muito vento e frio de bater queixo.

• Like 3

A localização da estação automática de Nova Friburgo/Salinas, as vezes surpreende na queda da temperatura pela noite e madrugada, ontem marcou 25,2 de máxima, como o céu ficou estrelado até o fim da madrugada de hoje, a temperatura despencou para 3,6ºC entre 6 e 7 da manhã, amplitude de 21,6ºC.

Amanhã novamente deve registrar uma mínima baixa, hoje a tarde a umidade esteve na faixa de 32% e a máxima foi de 24,3º

• Like 3

Boa noite! Ontem o dia foi de sol e poucas nuvens em Buenos Aires, com mínima de 7,5°C e máxima de 18,1°C.

Hoje tivemos muitas nuvens e fez mais frio: máxima de 14,4°C e mínima de 8,8°C finalizando o dia meteorológico. Agora faz apenas 7,6°C e com sensacao de 6,9°C. Temos URA de 64%, vento sudeste a 5 km/h e pressao de 1.027 hpa.

Amanha o dia vai ser gelado, com possibilidade de termos sensacao térmica em torno de 0°C de manha e a tarde pode ser a mais fria do ano: mínima de 3°C e máxima de 10°C. O dia será de sol e nebulosidade variável. O sol nasce às 7h36 e se poe às 18h20.

• Like 3

Como voces já relataram, está nevando na província de Buenos Aires nesta noite. O fenomeno está acontecendo em várias áreas da parte sul e sudeste da província e pode chegar a mais cidades logo mais, inclusive Mar del Plata, que tem agora céu nublado e 4,5°C. A previsao do SMN pra lá está assim:

Hoje:

image.png.fcf3eab795ca2972881b883333c5b680.png

Amanha:
image.png.04a68a8d61d47dfa008063062cc66929.png

• Like 5

Posted (edited)

Me chama a atencao, embora me pareca exagerada a previsao, que o SMN indica possibilidade de neve em todas as cidades de praia na provincia de Buenos Aires, até San Clemente del Tuyu, que é a mais ao norte (mapa pra voces entenderem melhor):

image.png.0f31d9645bbd1ad9a8c49608fc9eb4ce.png

Edited by Fábio De Nittis
  • Like 5

Posted (edited)

Com o evento bem próximo, já posso especular que algumas estações da Região Metropolitana do Rio de Janeiro tem chance de registrar a mínima do ano após a próxima frente fria, o que não seria muita coisa já que a menor mínima de 2019 não baixou dos 10ºc sequer nas estações mais frias da capital.  Caso a mínima baixe dos 10ºc em alguma estação da cidade do Rio (possiblidade média, eu diria, até sábado cedo), vai ser a primeira vez que isso acontece em agosto desde 2014, quando a Vila Militar foi aos 9,4 e 9,5ºc nos dias 7 e 8 sob calmaria e ar seco em altura, tanto que Nova Friburgo INMET igualou os -1,1ºc de 09/2011 em 08/08/14 (o frio mesmo não foi grande coisa, a menor máxima do evento na VM foi de 24 graus, e na serra também a tarde mais fria foi bem fraca..).  Amanhã teremos uma manhã quente, seguida pela entrada do vento sudoeste frontal (com rajadas localmente fortes), e o dia deve terminar com chuva fraca em vários pontos e temperatura amena.

Hoje o abafamento voltou a ser sentido em grande parte da RM

Ilha do Fundão CENPES PWS (ZN): 21,2ºc/27,5ºc

São Conrado PWS (Praia do Pepino, ZS): 20,4ºc/24,6ºc

Rampa Pedra Bonita PWS (520 m): 17,8ºc/27ºc

Helicentro Guaratiba PWS (ZO): 16,9ºc/31,8ºc

Santa Cruz PWS (aeródromo Armando Nogueira, ZO): 19,4ºc/30,8ºc

Nova Iguaçu cidade PWS (Baixada Fluminense): 20,8ºc/32,9ºc

Nova Iguaçu Adrianópolis PWS (semi-rural, Baixada Fluminense): 16,5ºc/33,1ºc

Niterói INMET: 19,7ºc/30ºc

Duque de Caxias Xerém INMET (semi-rural, Baixada Fluminense): 15,4ºc/30,7ºc

Seropédica INMET (semi-rural, Baixada Fluminense): 17,9ºc/32,9ºc

Marambaia INMET: 18,3ºc/31,8ºc

Jacarepaguá INMET: 17,5ºc/31,1ºc

Vila Militar INMET: 18ºc/32,1ºc

Edited by Wallace Rezende
  • Like 6

7 horas atrás, Lucas Venturini disse:

A Rede RBS/Gaucha e ZH estão cravando que neva no RS. Lembrando que o meteorologista que instrui esse grupo de mídia é o Cleo Kuhn.  Alguém sabe me dizer se realmente é algo 100% garantido ?

MetSul postou um vídeo sobre isso no canal do YT, praticamente confirmaram que a chance é muito pequena e q apenas uma minoria dos modelos concordam com a possibilidade, segundo eles não haverá suporte de umidade e temperatura suficiente, mas n descartam uma chuvinha congelada.

• Like 2

Posted (edited)

Olá à todos...

Nesta manhã, uma linha de instabilidade associada ao sistema frontal q avança pelo Sul, já provoca chuva e trovoadas em uma ampla e estreita faixa, cruzando o Paraná de oeste ao sudeste do estado.

Aki na região de Curitiba deve chover de forma rápida antes do final da manhã e, de fato, temos nuvens médias e uma névoa alta se deslocando como baixos stratus. No momento, 15°C.

Imagem do radar (descargas atmosféricas) do Simepar (7h45)

IMG_20190813_074851.thumb.jpg.9bc0928135679eddba3477fbb07ab581.jpg

Possivelmente, como já comentei em outro post, teremos uma tarde muito fria amanhã, quarta-feira, com valores em torno dos 9/10°C às 15h00.

O leste de São Paulo, sul de Minas e nordeste catarinense (planalto/serra) também com baixas temperaturas.

Impressiona a possibilidade de temperaturas de apenas 8/10°C em muitos pontos do sul, leste e nordeste de SP, bem como no sul de Minas Gerais e áreas serranas do RJ 👇IMG_20190812_205552.jpg.ae629770d152810ecf594f6a9e4e6b18.jpg

Na região serrana catarinense, temperaturas próximas dos 5/6°C na tarde de amanhã.

No interior dos estados de Santa Catarina, Paraná e SP a keda de temperatura será sentida de forma suave, inclusive as máximas no interior do Paraná poderão superar 25°C. É um grande contraste oeste/leste.

Na quinta-feira o frio perde força e as temperaturas voltam a se "normalizar", mas ainda fará um pouco de frio no leste dos estados, com máxima de 16/18°C em Curitiba 👇

IMG_20190812_210435.jpg

Edited by Carlos Campos
  • Like 5

Posted (edited)

Mais um dia de sol e temperaturas altas no norte do PR, vamos chegando ao 28° dia sem chuva por aqui, e ao olhar a previsão para os próximos dias essa sequência não terá fim tão breve o que leva a crer que podemos superar recordes. Em 2018 tivemos uma dupla seca, uma de 43 e outra de 47 dias, o que pode ser normal para alguns, mas nada comum aqui, tivemos em 10 ocasiões nesses 14 anos de registro períodos acima de 30 dias sem chuva, vamos entrar na 11° vez agora.

Edited by Jean Carlo
  • Like 2

6 minutos atrás, Everton dos Santos disse:

Modelo do INMET projetando frio para todo o ES, principalmente na região serrana.

web_SE_TempMinimaV10m_201908130000_+81.png

Impressiona a extensão do frio em MG. Uma boa parte do estado sentirá os efeitos do ar frio de forma intensa, exceto no Triângulo que deverá ser um peidinho e no noroeste onde geralmente nunca chega nada mesmo.

26 minutos atrás, Carlos Campos disse:

Olá à todos...

Nesta manhã, uma linha de instabilidade associada ao sistema frontal q avança pelo Sul, já provoca chuva e trovoadas em uma ampla e estreita faixa, cruzando o Paraná de oeste ao sudeste do estado.

Aki na região de Curitiba deve chover de forma rápida antes do final da manhã e, de fato, temos nuvens médias e uma névoa alta se deslocando como baixos stratus. No momento, 15°C.

Imagem do radar (descargas atmosféricas) do Simepar (7h45)

IMG_20190813_074851.thumb.jpg.9bc0928135679eddba3477fbb07ab581.jpg

Possivelmente, como já comentei em outro post, teremos uma tarde muito fria amanhã, quarta-feira, com valores em torno dos 9/10°C às 15h00.

O leste de São Paulo, sul de Minas e nordeste catarinense (planalto/serra) também com baixas temperaturas.

Impressiona a possibilidade de temperaturas de apenas 8/10°C em muitos pontos do sul, leste e nordeste de SP, bem como no sul de Minas Gerais e áreas serranas do RJ 👇IMG_20190812_205552.jpg.ae629770d152810ecf594f6a9e4e6b18.jpg

Na região serrana catarinense, temperaturas próximas dos 5/6°C na tarde de amanhã.

No interior dos estados de Santa Catarina, Paraná e SP a keda de temperatura será sentida de forma suave, inclusive as máximas no interior do Paraná poderão superar 25°C. É um grande contraste oeste/leste.

Na quinta-feira o frio perde força e as temperaturas voltam a se "normalizar", mas ainda fará um pouco de frio no leste dos estados, com máxima de 16/18°C em Curitiba 👇

IMG_20190812_210435.jpg

Agosto é realmente o mês dos extremos...estou muito curioso com o frio de amanhã, acho que pode surpreender !

• Like 3

Algumas massas polares "agostinas" inesquecíveis para minha cidade:

16/08/1978: mínima de 05,4ºC nesse dia, segundo anotações da convencional. 

02 a 08 de Agosto de 1983: Uma grande e duradoura massa polar, a mínima nesse período ninguém sabe, pois na tabela do anotador marca 04,3ºC no dia 4, enquanto no BDMEP mostra 06,9ºC. 

Agosto de 1984 também foi muito especial aqui em Juiz de Fora. Aconteceu a menor máxima já registrada para um mês de Agosto: 10,9ºC no dia 27-08. Na verdade, durante essa MP, ficamos quase 5 dias seguidos sem passar dos 15 graus: Desde 09,8ºC durante a tarde do dia 26 até a máxima de 14,7C no dia 30. Nesse mês, a primeira quinzena foi seca e quente, e a segunda quinzena gelada e úmida.

Agosto de 2000 também merece atenção aqui: De 11/08 a 15/08, fortíssima MP que trouxe 3 mínimas sub-7 e 2 mínimas sub-10. A mínima absoluta ficou em 06,3C.

E finalmente a dupla de Agostos de 2010 e 2011, que também trouxeram as mínimas absolutas para os respectivos anos: 07,2C e 06,6C.

• Like 3
  • Thanks 1

E o tempo já apresenta sinais de mudança aqui na capital paulista. 

Depois de uma noite toda de ventos continentais , temos ventos marítimos e céu já bem fechado aqui na ZS .

Temos 17.7 graus agora no Sesc .

Quanto a essa MP , não crio muita expectativa  ...creio q não será destaque nem na máxima e muito menos na mínima , mas vou curtir bem esses 3 dias mais frios .

• Like 3

Posted (edited)

Bom dia!

Tempo secou em Porto Alegre,  com vento gelado e sol no momento.  

Nosso lindo Lago Guaíba está com algumas ondas hoje. 

Bela paisagem desse dia de inverno.

Esse 13 de agosto me faz lembrar 13/08/99. Eu era estudante de Turismo na PUC/RS naquela época.  Uma turma que já estava se formando, justamente nessa data, onde eu tinha alguns amigos,  comentava da noite fria no dia da formatura. Foi uma intensa massa polar em agosto daquele ano, que trouxe muita neve para as serras gaúcha e catarinense. Fazendo exatamente 20 anos hoje! Eu tinha 27 anos. Tempo passa.... kkkkk

Próxima madrugada promete ser muito gelada aqui em Porto Alegre. 

Uma terça-feira de PAZ a todos nós! 

20190813_091827.jpg

Edited by João Tur POA
  • Like 5

Lembro no meu tempo de guri que brincávamos em cima do Guaíba congelado, era uma festa! Lembro de ver aquela neve caindo e a gente fazendo boneco de neve. Hoje em dia o inverno está cada vez mais fraco e não gosto mais tanto do frio por causa do meu reumatismo e a dor que sinto nas pernas. Para esse inverno acredito em uma ou duas MPS mais fortes mas o inverno será xoxo. Abraços amigo 👏👍🙏

• Like 3
  • Haha 5
  • Sad 1