Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Augusto Goelzer

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Agosto/2019

Recommended Posts

38 minutos atrás, Ivan disse:

A maior parte da área urbana de JF não seria CwA, Renan?

Então, isso é uma polêmica, Ivan. Na época de faculdade, nas aulas de meteorologia e climatologia, havia essa discussão sobre onde encaixar o clima de JF. Se considerar a estação convencional do INMET, temos aqui um autêntico CwB. Pois:

C = "temperatura média dos 3 meses mais frios entre -3ºC e 18ºC" (Ok, média do JJA é 16,7ºC)

w = "chuvas de verão" (Ok, maior precipitação compreendida entre Dezembro e Março)

B = verão temperado, "temperatura média no mês mais quente < 22ºC" (OK, média de Fevereiro é de 21,8ºC)

Veja você, porém, como que JF fica NO LIMITE entre um verão temperado e um verão quente. Além disso, é sabido que a estação do INMET da cidade fica numa altitude não condizente com a maior parte da realidade da cidade. Dessa forma, a maior parte da população com certeza sente um Fevereiro com médias superiores aos 22ºC, e assim se encaixaria no verão quente. No final das contas, é tudo uma burocracia danada. Considero o verão daqui fresco se comparado com a maior parte do território nacional, mas ainda assim não dá para dizer que não seja quente.

Para mim, só as terras acima dos 1200m no Sudeste e dos 800m no Sul é que possuem verão temperado de verdade.

• Like 5
  • Thanks 1

Projeções de dados brutos para Juiz de Fora nesta semana:

GFS: 6ºC

Euro: 8ºC

Em ambos os casos, seria a menor mínima para Agosto desde 2011. VEM, MP !

• Like 4

Caruaru no PE tem incríveis 17.2 graus as 16 h 

E teve máxima de apenas 21.3 graus .

Incrível esse frio por lá em plena tarde .

• Like 7
  • Thanks 1

15 minutos atrás, Juzinho disse:

Caruaru no PE tem incríveis 17.2 graus as 16 h 

E teve máxima de apenas 21.3 graus .

Incrível esse frio por lá em plena tarde .

O que está causando esse frio ? Realmente digno de nota !

• Like 4

Posted (edited)
2 horas atrás, GabrielG. disse:

Realmente.

O que me intriga é que a dinâmica atmosférica ta bem maluquinha e para o nosso lado e por consequência sempre somos afetados.

Meses e meses acima da média.

Para a minha região a última vez que registrei um mês abaixo da média foi agosto do ano passado.

Os episódios de calor são completamente normais para a nossa região, porém não tanto na frequência que ocorre hoje.

E na questão do clima tropical ter migrado, eu falo em algumas características como: Sequência de dias ensolarados, baixíssima precipitação acumulada no mês e dia com grandes variações térmica devido ao tempo aberto, infelizmente ou felizmente dependemos muito de MPs para manter a temperatura baixa e principalmente em dias ensolarados.

Mas espero que essa dinâmica mude e tudo volte aos conformes.

Abraços.

Minha memória climática é péssima e eu sempre me recrimino por isso! Invejo akeles q geralmente se lembram de aspectos interessantes e descrevem isso detalhadamente aki no fórum.

Não é o meu caso, mas faço um esforço... Eventos anteriores a 2001 eu consigo me recordar bem, talvez por ser mais aficionado por meteorologia na época. Claro q me lembro de muita coisa deste século kk

A forte onda de calor de Março/2002, o próprio episódio de Julho/2000... Todo o inverno 2013, 2016... 

Não me recordo absolutamente nada do terrível blokeio em Agosto/2012 e tive q estudar na internet como foi, isso q eu vivi a situação 🙄

Enfim, dependo de peskisar históricos e minhas próprias anotações pessoais pra poder recordar certas coisas, porém observo muito tudo e fotografo... E nisso tudo minha intuição geralmente me informa se as coisas estão normais ou não. E eu digo q alguns acontecimentos estão fora da normalidade, porém num geral ainda estamos, como eu direi? Dentro de um padrão aceitável? Acho q é isso... 

Acredito q a situação mudará e Setembro trará chuvas e o tempo horroroso q vc sente falta e eu não 😂

Abraço, meu amigo 😉

Edited by Carlos Campos
  • Like 1

Posted (edited)

Esta primeira quinzena de agosto está interessante no Vale do Piancó, no sertão da PB:

image.thumb.png.fbbfbde4e80c0e5bb3dac56b2c74f55a.png

Edited by CloudCb
  • Like 2

1 hora atrás, LeoP disse:

Não canso de me surpreender com a atmosfera e seu comportamento multifatorial. Essa localidade, embora vc tenha classificado como subtropical, tem latitude muito semelhante a Belo Horizonte (menos de 2° a mais), mas ambas possuem climas muito diferentes.

Ganadera/Boquerón apresenta mínimas bem menores que a capital mineira, em contrapartida máximas bem maiores. A diferença de dinamismo é discrepante. No verão, imagino que a região não seja muito atingida pelos canais de umidade e que chova bem menos e esquente mais que aqui. 

Te respondo depois... 

Kero discutir isso com vc. Tem coisas interessantes, acredito...

Abraço

• Like 1

Em 08/08/2019 em 22:56, Wallace Rezende disse:

E 1924 realmente foi um ano muito chuvoso na maior parte do RJ, pois além do recorde...

1924 foi anormal. Aquele ano não existiu no Nordeste. Kkkkk. Foi um ano absurdo de chuvas.

Olha alguns dados de cidades do sertão da PB daquele ano:

image.thumb.png.1f8e838066a6e079a8072706bb77c1f3.png

• Like 5

1 hora atrás, Renan disse:

Projeções de dados brutos para Juiz de Fora nesta semana:

GFS: 6ºC

Euro: 8ºC

Em ambos os casos, seria a menor mínima para Agosto desde 2011. VEM, MP !

Renan, como foi a MP de agosto do ano passado aí em JF no INMET e sua estação? Digo isso pq aqui foi a MP mais forte do ano passado.

• Like 1

Infelizmente não estou botando tanta fé nesse frio. Hoje bateu 32°C, tempo bastante seco, agravado pelas queimadas e as mínimas também na casa de 18°C, bastante alto pra época do ano. Vai refrescar um pouco essa semana, mas muito pouco pelo que previram. 

• Like 2

Hoje o dia foi o mais quente em muito tempo, a maior média horária foi de 33,8° as 15h e 16h, mas a máxima deve ter passado dos 34,5°, e talvez dos 35°, e com o céu parcialmente nublado! Pelo o que me recordo esse é o dia mais quente desde Fevereiro

• Like 4
  • Sad 2

Diferença interessante nos aeros de cwb:

SBCT: 12°C/29°C

SBBI: 11°C/27°C

PWS's (máximas muito semelhantes):

Rio de Una/São José dos Pinhais: 13,0°C/28,9°C

Parque Barigui: 11,1°C/28,8°C

Pilarzinho: 10,0°C/28,8°C

Boqueirão: 12,2°C/28,7°C

Ahú: 12,4°C/28,6°C

Campo Comprido: 12,3°C/28,0°C

Nas est. inmet:

Cwb: 11,6°C/28,8°C

Colombo: 11,5°C/27,4°C

• Like 5

Boa noite, doutores. 

INMET, às 19h, já confirma mínima invertida aqui, pouco ao Norte de Porto Alegre. 

6DEYI2.jpg

Metsul diz que amanhã teremos mínima invertida novamente. 

• Like 2

Dentro das variações normais dessa gangorra climática de agosto, hoje esquentou um pouco menos, mínima de 14°  e máxima de 26° com sol, céu azul e  nenhuma variação em relação a ontem. Amanhã ainda quente, quarta e quinta devem ser de friozinho

• Like 2

Posted (edited)
27 minutos atrás, Felipe S Monteiro disse:

Hoje o dia foi o mais quente em muito tempo, a maior média horária foi de 33,8° as 15h e 16h, mas a máxima deve ter passado dos 34,5°, e talvez dos 35°, e com o céu parcialmente nublado! Pelo o que me recordo esse é o dia mais quente desde Fevereiro

Provavelmente ficou nos 34,5°C..

Várias estações do oeste e até do sudoeste registraram máxima ~34°C.

Aki na região de Curitiba, como já foi mencionado detalhadamente pelo @Guto Cesar, ficamos com máxima em torno dos 29°C. É muito calor, porém nada espetacular, levando em conta q já houve registro no passado de 31°C em Agosto. Datas, não lembro e teria q peskisar... Se não houvesse separação entre os meses como aparece no calendário, teríamos máxima de 34°C apenas 1 semana após o final de Agosto, mas como vivemos em um mundo onde tudo tem q ser separado, catalogado e definido como "assim e assado", o 34°C entra como se fosse "um mês depois do mês de Agosto", já na entrada da primavera. 

Senti calor hoje... Não gostei muito do horário entre 13 e 16h, pq saí no sol e o vento kente fazia a poeira grudar na pele.

Mas a frente fria já adentrou no estado e novamente sem chuvas abundantes, pra variar. As imagens de satélite estão a cada dia mais vazias e só vemos traços brancos descontínuos onde seria a área de nebulosidade frontal: não vejo mais nebulosidade cobrindo o Paraguai, por exemplo. É uma secura generalizada.

Teremos, entre amanhã e quarta-feira o tão esperado declínio das temperaturas, aki, bem acentuado... Haverá, pelo q tudo indica uma keda de 17°C na máxima em 48h...wow ... De 29°C iremos para 12°C q é a máxima prevista na quarta, ou se preferir, de 29°C para 4°C, q é a mínima prevista, também na quarta.

Aí no noroeste infelizmente não tem muito resfriamento previsto. Espero q estejam enganados. Abraço

Dona Francisca/Joinville hoje foi a 28,9°C e Serra Smith, tbm Joinville registrou vento NW de 64 km/h.

Aki os ventos chegaram a algo em torno de 45 km/h.

Hoje foi e ainda está sendo um dakeles dias em q tenho a sensação de q algo está errado e qualker som meio alto ao longe, assusta, sem explicação razoável... ha ha 

Edited by Carlos Campos
  • Like 2

46 minutos atrás, Guto Cesar disse:

Diferença interessante nos aeros de cwb:

SBCT: 12°C/29°C

SBBI: 11°C/27°C

O Afonso Pena (29°) fica numa área descampada, sem vegetação alta, apenas gramado e cimento.

Já o Bacacheri (27°) é bem arborizado e olhando dá a impressão de ser um local bem fresco, no geral.

Abraço

• Like 1

Posted (edited)
36 minutos atrás, Carlos Campos disse:

Provavelmente ficou nos 34,5°C..

Várias estações do oeste e até do sudoeste registraram máxima ~34°C.

Aki na região de Curitiba, como já foi mencionado detalhadamente pelo @Guto Cesar, ficamos com máxima em torno dos 29°C. É muito calor, porém nada espetacular, levando em conta q já houve registro no passado de 31°C em Agosto. Datas, não lembro e teria q peskisar... Se não houvesse separação entre os meses como aparece no calendário, teríamos máxima de 34°C apenas 1 semana após o final de Agosto, mas como vivemos em um mundo onde tudo tem q ser separado, catalogado e definido como "assim e assado", o 34°C entra como se fosse "um mês depois do mês de Agosto", já na entrada da primavera. 

Senti calor hoje... Não gostei muito do horário entre 13 e 16h, pq saí no sol e o vento kente fazia a poeira grudar na pele.

Mas a frente fria já adentrou no estado e novamente sem chuvas abundantes, pra variar. As imagens de satélite estão a cada dia mais vazias e só vemos traços brancos descontínuos onde seria a área de nebulosidade frontal: não vejo mais nebulosidade cobrindo o Paraguai, por exemplo. É uma secura generalizada.

Teremos, entre amanhã e quarta-feira o tão esperado declínio das temperaturas, aki, bem acentuado... Haverá, pelo q tudo indica uma keda de 17°C na máxima em 48h...wow ... De 29°C iremos para 12°C q é a máxima prevista na quarta, ou se preferir, de 29°C para 4°C, q é a mínima prevista, também na quarta.

Aí no noroeste infelizmente não tem muito resfriamento previsto. Espero q estejam enganados. Abraço

Dona Francisca/Joinville hoje foi a 28,9°C e Serra Smith, tbm Joinville registrou vento NW de 64 km/h.

Aki os ventos chegaram a algo em torno de 45 km/h.

Hoje foi e ainda está sendo um dakeles dias em q tenho a sensação de q algo está errado e qualker som meio alto ao longe, assusta, sem explicação razoável... ha ha 

A máxima aqui foi alta, foi até que expressiva mas em 2017 fez 39° no começo de Agosto, e acho que 3 ou 4 dias depois de um dia com máxima sub 10.

E a respeito da próxima MP, ela vem sem o resfriamento forte mas com a pré-frontal forte, mas perto de hoje qualquer máxima abaixo dos 25° já tá muito bom

Edited by Felipe S Monteiro
  • Like 1

2 horas atrás, LucasFVenturini disse:

Renan, como foi a MP de agosto do ano passado aí em JF no INMET e sua estação? Digo isso pq aqui foi a MP mais forte do ano passado.

Acredito que a MP dessa semana será bem mais forte pra cá do que aquela. Eu me lembro bem desse evento, ele chegou de uma forma extremamente seca para cá, uma grande bolha seca mas sem sustentação em altura suficiente. O resultado foram mínimas normais no INMET e boas na minha estação, mas nada extraordinário.

No INMET: 10,2C dia 11/08

Em casa: 07,4ºC nesse mesmo dia.

Mas as máximas foram altas: 25,9 aqui em casa e 22,5 no INMET.

• Like 3

A Rede RBS/Gaucha e ZH estão cravando que neva no RS. Lembrando que o meteorologista que instrui esse grupo de mídia é o Cleo Kuhn.  Alguém sabe me dizer se realmente é algo 100% garantido ?

• Like 2

Posted (edited)

Em Belém do Pará depois de um máxima atingindo 35º com 56% de U.R.A.... (Imagina a sensação térmica disso...)
Um pancadão de chuva com acumulado de 22mm, causou transtorno na capital paraense.

Belém.png

Edited by Lucas Venturini
  • Sad 2

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.