Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Augusto Goelzer

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Agosto/2019

Recommended Posts

25 minutos atrás, Wagner97 disse:

Pinheiro Machado é outro mundo né minha gente? 

Se tratando de "Brazil", sim... A região é favorecida pela posição geográfica e um pouco mais de altitude do q as vizinhanças. É alcançada por praticamente todas as massas polares q conseguem subir até a Região Sul e ainda tem o fator da proximidade com o Atlântico q atenua o forte akecimento verificado no interior.

Blokeios atmosféricos também não são muito comuns, como ocorrem com maior frequência na latitude 28°S.

Mas particularmente, não gosto muito de paisagens "monótonas", com morros baixos e vegetação miúda.

Urupema tem grandes araucárias e montanhas com até ~1.700m. Me parece mais interessante, além do fato de registrar geadas com frequência até mesmo em meses de verão.

Gosto disso...

É preferência pessoal...

• Like 9

2 horas atrás, Carlos Campos disse:

Eu não duvidaria tanto... O grosso do frio já está recuando e abrindo espaço para uma fortíssima pré-frontal.

Aki no leste nem esfriou (aliás, em termos de mínima, eskentou nas baixadas [ 9°C ontem e 12°C hoje]).

Abraço

Acho que você está certo, já está com 24°

• Haha 1

15 minutos atrás, Carlos Campos disse:

Se tratando de "Brazil", sim... A região é favorecida pela posição geográfica e um pouco mais de altitude do q as vizinhanças. É alcançada por praticamente todas as massas polares q conseguem subir até a Região Sul e ainda tem o fator da proximidade com o Atlântico q atenua o forte akecimento verificado no interior.

Blokeios atmosféricos também não são muito comuns, como ocorrem com maior frequência na latitude 28°S.

Mas particularmente, não gosto muito de paisagens "monótonas", com morros baixos e vegetação miúda.

Urupema tem grandes araucárias e montanhas com até ~1.700m. Me parece mais interessante, além do fato de registrar geadas com frequência até mesmo em meses de verão.

Gosto disso...

É preferência pessoal...

Em emoção não tem comparação.. Urupema leva fácil.

Eu diria que Pinheiro Machado é Londres e Urupema é Moscow brasileiros em emoção.

• Thanks 2

Bom dia! Na sexta-feira tivemos tempo chuvoso, ventoso e muito frio o dia todo em Buenos Aires. A mínima foi de 7,3°C e a máxima nao passou de 11,3°C, a terceira menor do ano. A máxima, na verdade, foi no comeco do dia meteorológico, na noite de quinta, porque durante a tarde de sexta nao passou de gelados 10,2°C.

Ontem o dia foi ensolarado e com grande amplitude térmica. O dia amanheceu bem frio, com apenas 3,4°C e a máxima chegou a 17,5°C. Foi a 45a. mínima de um dígito este ano, ou seja, já um mes e meio amanhecendo abaixo de 10°C.

Hoje temos sol e poucas nuvens. A mínima foi de 7,5°C e agora temos 13,8°C, URA de 51%, vento norte a 7 km/h e pressao de 1.015,6 hpa. A máxima prevista para hoje é de 18°C. O sol nasceu às 7h38 e se poe às 18h19.

• Like 3

Médias e desvios em Buenos Aires no período de 1 a 10 de agosto:

Média das mínimas: 8,5°C (- 0,3°C)
Média das máximas: 17,2°C (- 0,4°C)
Média simples: 12,9°C (- 0,3°C)

Por enquanto um agosto bom aqui.

• Like 5

38 minutos atrás, Carlos Campos disse:

Gosto disso...

É preferência pessoal...

Todos os biomas brasileiros são bonitos. A amazônia, o Cerrado, a mata atlântica. Mas pessoalmente para mim nenhum é tão bonito quanto ao Pampa.  Climaticamente diferente do que nosso amigo falou acima a última coisa que o clima de Pinheiro é sem emoção e monótono, muito pelo contrário é a região no Brasil em que a atmosfera é mais instável.

Não vamos esquecer que nesse curto período de observação dos -8 negativos, das máximas extremamente baixas sub-5, mais de 6 meses sem a temperatura chegar sequer em 24 graus, das rajadas de vento se aproximando de 160KM/H e do registro de neve mesmo que maneira rala durante 3 anos seguidos. 
3552731927_342fe5041b_b.jpg908214326_e4aa23102b_b.jpg2460459538_bf7a4c577d_b.jpg5878771321_76c35a14a6_b.jpghttps://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1730858frio-santana-rs-g.jpg4313803786_3f926c1a87_b.jpg

• Like 7

Hedspa voltou com força hoje hehe

Mas parabéns , vc realmente sempre nos alertou sobre essa região de Pinheiro Machado .

• Like 5

Eu curto bastante a região favorita do Hedgspa. E Pinheiro Machado é claramente mais fria que sua irmã gêmea Canguçu. 

A paisagem, o clima temperado, a cultura que mistura o Brasil com o Uruguai... Um lugar que eu moraria com certeza. 

Mas eu ainda prefiro a Mantiqueira e a serra catarinense, muito devido aos fatos que o Kim apresentou: as araucárias, as montanhas, as paisagens que são ainda mais deslumbrantes. Mas gosto é gosto.

Em Juiz de Fora, calorão de 29,9°C (máxima até agora). Certeza que passa dos 30, a segunda máxima desse quilate em Agosto. 

• Like 4
  • Thanks 2

29 minutos atrás, Lucas Venturini disse:

Todos os biomas brasileiros são bonitos. A amazônia, o Cerrado, a mata atlântica. Mas pessoalmente para mim nenhum é tão bonito quanto ao Pampa.  Climaticamente diferente do que nosso amigo falou acima a última coisa que o clima de Pinheiro é sem emoção e monótono, muito pelo contrário é a região no Brasil em que a atmosfera é mais instável.

Não vamos esquecer que nesse curto período de observação dos -8 negativos, das máximas extremamente baixas sub-5, mais de 6 meses sem a temperatura chegar sequer em 24 graus, das rajadas de vento se aproximando de 160KM/H e do registro de neve mesmo que maneira rala durante 3 anos seguidos. 
3552731927_342fe5041b_b.jpg908214326_e4aa23102b_b.jpg2460459538_bf7a4c577d_b.jpg5878771321_76c35a14a6_b.jpghttps://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1730858frio-santana-rs-g.jpg4313803786_3f926c1a87_b.jpg

As imagens são lindas, porém continuo achando monótona a paisagem e não sou muito fã de criação de animais para consumo humano. Os grandes rebanhos destroem a natureza e isso já foi comprovado em inúmeras reportagens e matérias científicas. 

Vc citou a emoção das variações climáticas na região e absolutamente concordo! É indiscutível....

• Thanks 2

Curioso...após o pico de 29,9°C às 12:12, mesmo com sol forte lá fora e quase sem nuvens a temperatura começou a cair. Estando em 27,6°C agora. Pelo visto não chegará a 30, e deve ter haver com o fraco ar polar que chegaria entre hoje e amanhã. 

• Like 2

1 hora atrás, Lucas Venturini disse:

Lucas Venturini/ Curitiba,

muito bonita as fotos, totalmente diferente do Brasil.

Coitado do garoto de calça preta, batendo o queixo de frio, poderia ter colocado um capuz ou gorro(mas os colegas devem encarnar se colocar gorros ou outros apetrechos para o frio.

• Haha 3

16 horas atrás, Renan disse:

Ou seja: em nada representa a verdadeira BH e o que seus moradores sentem.

Em termos de temperatura, deve representar 10 - 15% da cidade, mas a ventania é muito restrita aos pés da serra. O grosso de BH é bem representada pela Pampulha.

Sobre biomas, cada um tende a achar bonito aquele com o qual conviveu. Eu sempre tive vontade de conhecer a taiga, em 2017 conheci a versão argentina do bioma (inclusive com neve no solo), achei lindo, mas nada supera a paisagem de cerrado, com seus contrastes entre as épocas do ano e, claro, as montanhas. Enxergamos com mais carinho aquele bioma que nos é íntimo.

As nuvens atrapalharam o aquecimento previsto pra cá e não chegamos aos 30 graus. Máxima de 29. Previsão de queda moderada de temperatura na quarta em diante.

• Like 4

1 hora atrás, Renan disse:

Eu curto bastante a região favorita do Hedgspa. E Pinheiro Machado é claramente mais fria que sua irmã gêmea Canguçu. 

A paisagem, o clima temperado, a cultura que mistura o Brasil com o Uruguai... Um lugar que eu moraria com certeza. 

Mas eu ainda prefiro a Mantiqueira e a serra catarinense, muito devido aos fatos que o Kim apresentou: as araucárias, as montanhas, as paisagens que são ainda mais deslumbrantes. Mas gosto é gosto.

Em Juiz de Fora, calorão de 29,9°C (máxima até agora). Certeza que passa dos 30, a segunda máxima desse quilate em Agosto. 

Renan,

tem um clima excelente no verão, mas venta frio demais no outono/inverno, acho horrível vento frio.

• Like 3

O Alto da Serra do Botucaraí quase no paralelo 30 é um microclima intermediário...mais baixa que Urupema...no entanto mais alta que Pinheiro Machado...contudo bem mais continental que as duas...então Pinheiro Machado tem a seu favor a latitude e relativa altitude se comparada com as demais do sul do RS...embora tenhamos locais ao sul da região em que as massas de ar avançam com certa frequência...outro aspecto, temos baixadas com mais desnível que PM...sem comparar, apenas verificar a realidade...

• Like 4

O GFS aumentou a potência para essa próxima MP e colocou de volta uma mais forte no dia 24 .

O Europeu das 0 h  enfraqueceu um pouco para cá nessa próxima .

E continuamos essa dança do cavalo manco desses modelos meteorológicos hehe .

• Like 2

3 horas atrás, LucasFVenturini disse:

Em emoção não tem comparação.. Urupema leva fácil.

Eu diria que Pinheiro Machado é Londres e Urupema é Moscow brasileiros em emoção.

Oposto... Urupema é completamente monótona em relação a Pinheiro Machado. Digo em todos os sentidos, nem precisa ser temperatura apenas, posso citar dinâmica de ventos, tempo severo e etc. Latitude faz o seu trabalho.

E não levem em conta o buraco que a estação de Urupema fica em relação a sua cidade, os extremos são bem menores na área urbana.

• Like 3
  • Thanks 1

4 horas atrás, Lucas Venturini disse:

De novo essa história. ? Enfim pode achar que sou o irmão da Peppa Pig também que para mim não altera nada.

Não precisa negar o que todo mundo já sabe....kkkkkkkkkkkkk

• Like 3
  • Haha 2

5 minutos atrás, Augusto Goelzer disse:

Oposto... Urupema é completamente monótona em relação a Pinheiro Machado. Digo em todos os sentidos, nem precisa ser temperatura apenas, posso citar dinâmica de ventos, tempo severo e etc. Latitude faz o seu trabalho.

E não levem em conta o buraco que a estação de Urupema fica em relação a sua cidade, os extremos são bem menores na área urbana.

Então é uma impressão falsa que eu tenho. Admito quando estou errado e creio q agora estou redondamente errado.

• Like 7

43 minutos atrás, Augusto Goelzer disse:

No quesito calor e temporais a região fronteiriça RS ganha no histórico anual. Percebe-se que nesta época de inverno as duas regiões tem uma média próxima, tendo Pinheiro Marcado máximas menores e mais chuvas pelas FF. Porém  tendo Urupema mínimas menores e menos chuvas. No entanto no verão Urupema tem mínimas e máximas menores, com chuvas bem distribuídas na estação. 

• Like 3

Em Belo Horizonte o sol predomina nesta tarde de temperaturas próximas aos 30°C. A oeste da capital o tempo está bem fechado, ameaçando inclusive alguma chuva isolada aqui entre Contagem e Betim. Dia com cara de primavera. 

• Like 1

Buenas!

Em Florianópolis ontem tivemos um dia muito interessante. A noite foi com intensa advecção de vento norte. Ao amanhecer, o incomum vento oeste entrou na ilha trazendo um forte aquecimento adiabático. No Canto dos Araçás e na Avenida das Rendeiras, a máxima ficou na casa dos 28°C. À medida que o adiabático ia amainando, tivemos alguns momentos de calmaria entre as 10h e 14h, tudo com muito calor. Logo depois das 14h, o vento sul da MP que nos influencia hoje entrou com tudo, derrubando a temperatura pra casa dos 18°. Isso causou o fenômeno curioso que o @VitorVM comentou: enquanto o norte da Ilha registrava 32°, a Lagoa da Conceição já estava na casa dos 19°.

image.png.f778bd760cb8d7e1d59e6af1ec019e7a.png

As máximas ontem, claramente definidas pela latitude (timing da frente):

• 32,1° Carijós
  • 31,8° Santo Antônio de Lisboa
  • 31,4° Ratones
  • 31,4° São José/Inmet
  • 30,5° Itacorubi
  • 28,1° Aeroporto Hercílio Luz
  • 28,0° Canto dos Araçás
  • 27,7° Avenida das Rendeiras
  • Like 7

1 hora atrás, Fernando Keiser disse:

Não precisa negar o que todo mundo já sabe....kkkkkkkkkkkkk

Como já falei você pode achar o que bem entender. Já me mandou um e-mail perguntando isso eu já falei já respondi mas enfim

• Confused 1

Posted (edited)

Não entrando na discussão sobre preferências climáticas, que é extremamente relativo, mas li certas coisas que estão erradas. Primeiro sobre a definição de dinâmica. A região de Pinheiro Machado sem dúvidas é mais dinâmica que Urupema, principalmente no Verão, que é quando há picos de calor e também o famoso verão mais seco da campanha, que em determinadas ocasiões causa geadas em baixadas. Neste pouco tempo de estação, já foram anotadas temperaturas sub5 em Pinheiro Machado em Fevereiro. E o inverno é constantemente frio, com picos isolados de mínimas mais altas. Julho 2019 é perfeito para ilustrar isto, porque terminou na média na região de Bagé. Abaixo, PM BAIXADA(que é o justo pra comparar com outra baixada) neste último mês:
image.png.af118861746086a4e9f50a4bf9c9c869.png

Percebemos claramente o que acabei de citar, se tem algo que a pessoa não irá morrer nesta região, é de tédio.

Edited by VitorVM
  • Like 7
  • Thanks 2

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.