Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Augusto Goelzer

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Agosto/2019

Recommended Posts

Mais um dia de boas mínimas nas automáticas do Inmet na PB:

• Monteiro: 14.3°C
  • Cabaceiras: 14.7°C
  • São Gonçalo: 15.1°C
  • Itaporanga: 15.7°C

A mínima de 15.1°C em São Gonçalo é a menor para agosto desde a instalação da estação (em 2007). A anterior era de 15.4°C em 2014.

• Like 11

Ar frio começando a entrar em SC com calor no litoral. No momento 9,6°C em Iporã Do Oeste e 29,9°C em Jaraguá Do Sul.

Mínima provisória deste Sábado é de 8,1°C em Água Doce, seguido de 8,3°C em Lebon Régis e 8,45°C em Curitibanos. 

• Like 6

Pelas rodadas dos últimos dois dias, teremos no ES a onda de frio mais intensa dos últimos anos, especialmente na região serrana e Caparaó. 
O destaque é a temperatura em 850hPa, que vai chegar em torno de 4ºC. A região mais fria do ES está em torno de 1000 metros de altitude, entre 2 belos topos, o Forno Grande com 2039 metros e  a Pedra das Flores com 1909 metros... Acho que o frio vai bater com força nessa região e poderemos ter registro de 0°C por lá na sexta. A mínima oficial desse ano no ES é de 3ºC.
Pico da Bandeira nem se fala. Vai fazer muito frio por lá....

meteogram_14day_hd.png

• Like 9

Posted (edited)
6 minutos atrás, Everton dos Santos disse:

Pelas rodadas dos últimos dois dias, teremos no ES a onda de frio mais intensa dos últimos anos, especialmente na região serrana e Caparaó. 
O destaque é a temperatura em 850hPa, que vai chegar em torno de 4ºC. A região mais fria do ES está em torno de 1000 metros de altitude, entre 2 belos topos, o Forno Grande com 2039 metros e  a Pedra das Flores com 1909 metros... Acho que o frio vai bater com força nessa região e poderemos ter registro de 0°C por lá na sexta. A mínima oficial desse ano no ES é de 3ºC.

meteogram_14day_hd.png

Everton dos Santos,

na torcida para ser a onda de frio mais forte desde agosto de 2010, que fez muito frio na região serrana do ES.Na época acompanhava o site do Incaper.

Edited by marinhonani
  • Like 2

La vamos nos de novo:

GFS indicando forte frio na semana que vem.

2003513668_CapturadeTela2019-08-10s11_34_34.thumb.png.6953ca2431711d2b3cfb647d1f65f5d9.png

• Like 3

1 hora atrás, Everton dos Santos disse:

meteogram_14day_hd.png

Tem tudo para ser a MP mais forte do ano no ES, RJ e eu não descartaria até da zona da mata mineira. 

Ah, e também será a mais forte para a Bahia. Porto seguro vai ter uns dias nublados e friozinhos. A temperatura cai até em Salvador. Os ventos mudam para o quadrante Sudeste em todas as capitais nordestinas voltadas para o leste. 

Acho que o principal destaque será a forte advecção. A temperatura em 850hpa deve baixar para 3 graus aqui em JF. Acredito que tem chance do INMET quebrar sei recorde do ano. Na minha estação, creio que não. A chance de geada vai depender do tempo colaborar. 

• Like 5

Se confirmar teremos mais um dia de máximas bem baixas aqui em SP:

image.png.c4a380dca25d89ef3aadf19eb69480d3.png

Julho e Agosto realmente estão se esforçando para compensar o péssimo Mai-Jun.

• Like 2

Posted (edited)
1 hora atrás, Renan disse:

Tem tudo para ser a MP mais forte do ano no ES, RJ e eu não descartaria até da zona da mata mineira. 

Ah, e também será a mais forte para a Bahia. Porto seguro vai ter uns dias nublados e friozinhos. A temperatura cai até em Salvador. Os ventos mudam para o quadrante Sudeste em todas as capitais nordestinas voltadas para o leste. 

Acho que o principal destaque será a forte advecção. A temperatura em 850hpa deve baixar para 3 graus aqui em JF. Acredito que tem chance do INMET quebrar sei recorde do ano. Na minha estação, creio que não. A chance de geada vai depender do tempo colaborar. 

Renan,

na rodada 00Z do Cosmo/Inmet, mantém o frio na semana que vem, a temperatura em 850 hPa estaria abaixo de 4,0ºC ás 6 h do dia 16, em todo Rio de Janeiro, região de Barbacena e 80% da Zona da Mata.

Eu queria que estivesse de 24 h a 36 h do evento, mas a realidade é que está muito longe ainda.

Edited by marinhonani
  • Like 4

Boa tarde galera. Hoje na Baixada Santista estamos tendo um dia digno de janeiro ou fevereiro. Um bafo extremamente quente e desconfortável, nem a sombra está resolvendo. Agora está marcando 34℃ em Santos.

• Like 2
  • Sad 1

19 horas atrás, CloudCb disse:

Sem dúvidas! Esses janeiros foram ótimos, sobretudo o de 2004. Inclusive o recorde mensal de chuva de Pombal pertence ao janeiro daquele ano.

Outro janeiro interessante foi o de 2002, que pouco é citado em questão de extremos na nossa região. Kkkk.

Uma comparação do janeiro de 2002 com o janeiro de 2016 no Inmet de São Gonçalo - PB (a mais próxima daqui):

image.png.d8c452654f42124972adf786f0d4c8ca.png

Pois é, janeiro de 2002 também foi muito bom. Vários municípios do Ceará terminaram o mês com mais de 300 milímetros acumulados. 

6DDA9F9F-4589-452E-BFE9-FE98A338CD9A.jpeg

• Like 2

31 minutos atrás, Luiz Henrique. disse:

Boa tarde galera. Hoje na Baixada Santista estamos tendo um dia digno de janeiro ou fevereiro. Um bafo extremamente quente e desconfortável, nem a sombra está resolvendo. Agora está marcando 34℃ em Santos.

Aqui 800 m acima , não está muito melhor não .

Sesc já bateu nos 29.8 graus e o Mirante nos 28.8 graus .

• Sad 2

Gangorra excelente das temperaturas no centro-sul. Não ligo de ter dias acima da média, o problema é quando os dias são só acima, como tem sido muito frequente nos ultimos anos.

A tarde é de um calor agradável em Belo Horizonte, com 28C entre 14 e 15h. No entanto, semana que vem teremos vários dias se aproximando dos 10C novamente.

Inverno bom!

• Like 4

37 minutos atrás, LeoP disse:

Gangorra excelente das temperaturas no centro-sul. Não ligo de ter dias acima da média, o problema é quando os dias são só acima, como tem sido muito frequente nos ultimos anos.

A tarde é de um calor agradável em Belo Horizonte, com 28C entre 14 e 15h. No entanto, semana que vem teremos vários dias se aproximando dos 10C novamente.

Inverno bom!

Exatamente, eu até gosto dessas variações de temperatura, pois nossas casas não estão adaptadas ao frio, então depois de alguns dias com temperaturas baixas, fica muito ruim de ficar em casa. 

Com essas variações, fica numa média agradável em casa.

E quanto ao inverno, eu pessoalmente já o considero superior a muitos deste século. Inclusive melhor que o de 2017 pois, apesar das temperaturas médias baixas em MG, não houve nenhum evento extremo de frio decente. Frio moderado xoxo constante. Neste ano está diferente, são dias quentes intercalados com dias gelados.

Estou adorando esse inverno desde o início de Julho, nas é uma pena que maio tenha sido tão tenebroso. Agora é torcer para que se confirme uma primavera com cara de inverno (esse indicativo existe).

• Like 9

15,5°, essa é a segunda ou terceita tarde mais fria desse ano, e o estranho é que as 14h tava 17°, parece que um segundo pulso que chegou aqui

Capture+_2019-08-10-15-56-20-1.png

• Like 3
  • Thanks 1

O GFS das 6 h estava perfeito ,aumentando esse pulso e mostrando um outro mais forte lá para o dia 20 . Mas a rodada das 12 h cagou tudo .

O Europeu das 0 h estava mais ruim e agora das 12 h melhorou .

Eu tô é ficando maluco com esses dois modelos hehe 

• Like 2
  • Haha 4

5 horas atrás, Renan disse:

No Meteoblue, o frio ficou ainda mais intenso. CPTEC indicando 7°C para Cachoeiro de Itapemirim. Já começo a acreditar em uma temperatura levemente negativa aqui no ES.

• Like 3

Sabado de sol e calor em Cons. Lafaiete, mínima de 13° e máxima de 28°

Quinta dia 15 tá com previsão de 5°/19°, acho que não vai ter nada extraordinário por aqui não, mas só desses dias estarem dinâmicos já tá valendo

• Like 2

Dia de verão em SP. 30°C nesta época do ano é tolerável andando na rua. O melhor, é poder sair de bermuda e chinelo. Estava com saudade. Torcendo para uma primavera cheia de emoções climatológicas, dinâmica. 

• Like 3

O Simepar é muito bom em acertar as previsões, mas para minha sorte ele sempre erra em dias com máximas baixas, hoje a máxima foi de 18° e no começo da madrugada, 6° à menos do que na previsão

Capture+_2019-08-10-18-40-37-1.png

• Like 2

Noite começando com altas temperaturas em grande parte de São Paulo e umidade baixa (na casa do 30% e 40%).

o que chama a atenção é grande contraste em relação a Marsilac (com apenas 15 graus e 100% de umidade).

Estações - CGE

idOBSa5.png

• Like 3
  • Thanks 1

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.